Vous êtes sur la page 1sur 10

SUSTENTABILIDADE: A GARANTIA DA CONTINUIDADE DA ATIVIDADE TURSTICA NO DELTA DO PARNABA/PI.

Jos Geraldo da Silveira Jnior 1 Jos Maria Alves da Cunha2 Marcos Roberto Silva Carvalho3

RESUMO A sustentabilidade atualmente est presente em todos os segmentos e aparece como soluo para a continuidade das atividades do homem na Terra. Ela, como no poderia ser diferente, tambm est presente no turismo e parece ter um peso maior pelo fato da atividade turstica em sua grande maioria envolver aspectos naturais. Neste trabalho, iremos abordar a sustentabilidade no Delta do Parnaba atravs de entrevistas com empresrios do setor e referncias bibliogrficas que do base e sustentao para este estudo. Tpicos afins sero abordados como a capacidade de carga, desenvolvimento sustentvel, impactos do turismo e outros, para que o tema seja compreendido em sua totalidade. Para finalizar, sero mostradas algumas solues que contemplem a atividade do ecoturismo no Delta do Parnaba de maneira sustentvel. PALAVRAS-CHAVE: Delta do Parnaba. Sustentabilidade. Impactos do turismo.

INTRODUO
A expanso do mercado turstico evidente em todo o mundo, o que atrai olhares cada vez maiores de investidores para a rea. Com isso, o aumento de visitantes nos pontos tursticos passa a ser uma preocupao para todo o sistema, pois j est comprovado que essa visitao tem uma ao sobre o produto turstico visitado. Os pontos tursticos naturais merecem um olhar especial, j que atualmente este um segmento que est em alta e cresce a nveis surpreendentes em todo o mundo, principalmente no Brasil.
1

Bacharelando em Turismo pela UFPI, Campus Universitrio de Parnaba E-mail: jucemane@hotmail.com


2

Bacharelando em Turismo pela UFPI, Campus Universitrio de Parnaba E-mail: jmacunha1@hotmail.com


3

Bacharelando em Turismo pela UFPI, Campus Universitrio de Parnaba E-mail: marcosmr23@gmail.com

A sustentabilidade nesses ambientes imprescindvel em virtude da necessidade de haver uma perfeita harmonia entre homem e natureza, onde os dois possam estar se beneficiando da atividade turstica de modo sustentvel, a natureza com sua preservao e conservao e o homem com a descoberta de uma fonte de renda inesgotvel se bem planejada. Alguns pontos devem ser analisados para que esta harmonia de fato ocorra. Conhecer bem a atividade e implantar mtodos de gesto eficientes baseados em estudos e anlises de casos importante para que aes e projetos sejam elaborados na inteno de alcanar a to desejada sustentabilidade que a tendncia do turismo atualmente.Ento, com base nos estudos feitos, buscou-se aperfeioar e profissionalizar os meios de explorao dos recursos naturais que o Delta do Parnaba pode oferecer, de forma com que futuras geraes tambm possam estar fazendo uso e tirando seu sustento do Delta do Parnaba.

DELTA DO PARNABA Antes de encontrar com o mar, o rio Parnaba se divide em cinco braos, entre os estados do Maranho e Piau, com isso, forma-se o nico delta em mar aberto das Amricas, o Delta do Parnaba. A cidade de Parnaba, no Piau, o municpio que possui melhor infraestrutura e meios de hospedagem dentre os que abrangem a rea de Proteo Ambiental (APA) do Delta do Parnaba. Pelos caminhos do rio Parnaba, o viajante encontrar praias desertas, povoados tranquilos, manguezais e 73 ilhas, entre as quais, destaque paraa ilha Grande do Paulino, do Caju, Canrias e de Santa Isabel, somando as reas apenas destas 04 ilhas, juntas ocupam cerca de 80 000 hectares, o equivalente a mais de dezesseis vezes a rea urbana da cidade de Teresina/PI. Estimativas apontam que 35% do territrio do delta esto no Piau e o restante (65%), em territrio maranhense. (JORNAL DA PARNABA, 2012). Quanto a histria do lugar, o blogJornal da Parnaba (2012) cita:
Os mais remotos relatos dessa regio, ainda selvagem, devem-se ao portugus Nicolau de Resende, salvo de um naufrgio pelos ndios tabajaras em 1571. Alm da cordialidade da tribo, Resende deixou registrada em suas anotaes a descoberta de um acidente hidrogrfico raro: a foz do Parnaba, na forma de delta (a Quarta [zig] grega, representada por um tringulo), que se divide em cinco ramificaes ou braos e d origem ao nico delta em mar aberto.

Recurso natural para a prtica do ecoturismo, o Delta do Parnaba um produto de suma importncia para o desenvolvimento sustentvel do turismo na regio nordeste do Brasil, em especial aos estados do Piau e Maranho. O modo como o turismo est sendo explorado pelas agncias de turismo (na sua maior parte) na regio do Delta do Parnaba que causa preocupao, por isso existe a necessidade de uma ateno maior para com essa atividade. Levando em conta que a prtica do turismo atualmente na regio do Delta (e podemos at radicalizar) basicamente a explorao econmica sem a preocupao com o social, o cultural e o ambiental, isso revela a inexistncia de uma preocupao em preservar e trabalhar a atividade turstica de forma sustentvel na regio que compreende o delta. As mais antigas agncias de turismo deixam perceber que sua maior perturbao com a obteno do lucro em curto prazo, ocasionado problemas e quebra da estrutura de

sustentabilidade, pois em muitos casos no h controle de defesa do meio ambiente, no h interao nem incluso social com os autctones, no se pratica a valorizao de traos culturais, deixando a merc da sorte os nativos que so os filhos do delta, os quais necessitam desse ecossistema para garantir seu sustento e de suas famlias. As pessoas que moram na regio do delta precisam estar mais conscientes em relao a preservao do meio ambiente, do contrrio, eles mesmos acabaro com o local. Hoje, a maior degradao no Delta do Parnaba causada pelos prprios moradores locais, logo eles no tm conscincia do crime que cometem e tambm tem ainda a questo de estarem fazendo isso por motivos apenas de sobrevivncia, o que dificulta ainda mais o processo de tir-los da destruio e apresentar-lhes um novo meio de ganhar dinheiro, ou melhor, de sobreviver. Em entrevista, o ex-catador de caranguejo do delta e hoje turismlogo e microempresrio do ramo de turismo, Adilson Silva de Castro, 24 anos, relata:
Muitos cortam os manguezais para obter madeira para depois produzirem carvo, outros aplicam pesticidas na plantao de arroz, alguns catam o caranguejo e outros animais de forma predatria e o maior agravante o aumento considervel da populao na cidade de Ilha Grande do Piau que contribui ainda mais para o aumento desses problemas, uma vez que se os mesmos no tiverem outras oportunidades na vida, a no ser a explorao do delta, iro degradar ainda mais o ecossistema frgil como o Delta do Parnaba que a potencial oferta turstica em Parnaba.

CAPACIDADE DE CARGA NO TURISMO O termo capacidade de carga por si s j nos faz pensar em um limite suportado por algo. No turismo esse limite seria o de pessoas visitando um determinado atrativo turstico. Para Costa (2002, apud SANTIAGO et al, 2012, p. 12) um conceito relativo que envolve diferentes consideraes e juzos cientficos, apresentando uma variedade de valores os quais devem ser associados aos objetivos de manejo especfico para cada rea. J os tipos e as definies especficas so bem subjetivos, pois dependem de que ngulo observado e por quem. Um turista pode no se importar com determinada quantidade de pessoas em um ambiente, mas um morador local pode ficar incomodado com essa mesma quantidade de pessoas ocupando a regio onde mora. O certo que estudiosos do assunto afirmam que h sim um limite no s no aspecto fsico mais tambm no social, econmico e at psicolgico e que esse limite deve ser analisado com cautela e frequncia para que no passe a ser motivo de degradao de todo o sistema turstico. A massificao do turismo em determinadas reas, nem sempre afeta o ambiente receptor de forma negativa, conforme explicou em entrevista Adilson Silva de Castro:
Muitas vezes, a massificao de um produto turstico pode trazer pontos positivos, pois se essa massa estiver consciente sobre a atividade turstica, ela pode causar menos impactos negativos se comparados a um grupo de poucas pessoas que no tm noo alguma de sustentabilidade e quando no h um controle eficaz sobre os mesmos, acaba gerando os impactos negativos do turismo.

Levando em conta a seriedade do tema, vamos colocar aqui alguns tipos de capacidade de carga e suas definies para que nossa anlise em relao rea especfica do Delta do Parnaba fique bem ntida. A capacidade de carga fsica a de mais fcil entendimento, pois seria o limite de pessoas que um local turstico suporta para que a qualidade do atendimento e acomodao no seja afetada e o prprio local no sofra danos em funo dessa visitao. A capacidade de carga social est ligada ao aspecto da interao do turista com a populao local e ao bom relacionamento entre as
4

duas partes. A econmica procura a melhor relao custo/benefcio que se pode tirar de um ponto turstico. Se essa capacidade for calculada de forma errada teremos problemas como a degradao do meio ambiente, queda na qualidade de recepo do turista e, no nosso entendimento um dos piores efeitos: a no aceitao do turista por parte do morador local e consequentemente o sentimento do visitante de no estar sendo aceito. O Delta do Parnaba, sendo um dos mais visitados produtos tursticos do Piau, tambm sofre com o efeito dessa dificuldade de se estabelecer uma quantidade de pessoas que traga equilbrio entre a preservao do meio ambiente e o economicamente vivel, ou seja, a sustentabilidade. Conforme todas as consideraes feitas sobre capacidade de carga de extrema importncia um estudo que procure definir esses limites, que nem sempre so fceis de serem mensurados, principalmente nessa regio que compreende o Delta do Parnaba, para que haja um trabalho com a inteno de diminuir a concentrao de visitantes e/ou de aumentar a conscientizao sobre a conservao do ambiente que esto visitando.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL Definido pela maioria dos estudiosos como sendo o desenvolvimento capaz de atender as necessidades das pessoas de sua gerao de forma que as geraes seguintes tambm possam usufruir desse direito, o

desenvolvimento sustentvel, porm, envolve muitos outros pontos alm da preservao do ambiente, como os aspectos sociais, econmicos e at culturais que devem estar em harmonia para que esse objetivo seja alcanado. A sustentao desse trip: ambiental, social e econmico o desafio a ser vencido, conforme mostram estudos e pesquisas. Esses conceitos aplicados ao turismo gerou o termo turismo sustentvel, que conforme uma de suas definies a atividade que satisfaz as necessidades do turista e as necessidades socioeconmicas das regies receptoras, enquanto a integridade cultural, a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biolgica so mantidas para o futuro. Brasil (2007,apud SANTIAGO et al, 2012, p.08). Procurando entender um pouco mais essa definio, podemos dizer que no se chega a um turismo sustentvel sem
5

que haja um envolvimento direto dos moradores locais com as atividades, reconhecendo assim que so parte integrante desse processo e que os lucros obtidos venham a ser suficientes para sua manuteno e de sua famlia. Para fechar esse crculo, vem em seguida a preservao dos costumes locais, que devem ser vistos, e na verdade so, atraes tursticas e a partir da preservao do meio ambiente que vai possibilitar que toda essa engrenagem permanea em funcionamento. No podemos deixar de comentar que tudo isso tem uma dependncia fundamental das aes governamentais, sejam nas esferas municipal, estadual ou federal. Ento, toda a regio do Delta do Parnaba obtm as caractersticas para que uma poltica de turismo sustentvel seja aplicada e que no nosso entendimento duas aes so de suma importncia: a insero e a conscientizao do morador local nesse circuito, porque sem isso impossvel se chegar ao desenvolvimento sustentvel.

IMPACTOS DO TURISMO O modelo da atividade turstica desenvolvida atualmente baseado, quase que exclusivamente explorao dos recursos naturais, atravs de suas paisagens naturais. Esse modelo contribui de forma negativa e positiva para diversos impactos resultantes do turismo, principalmente o de massa, causados no apenas ao ambiente, mas tambm aos demais setores que envolvem o turismo como o econmico, o social e o cultural. Esses impactos ocorrem quando uma ao ou um conjunto de aes incide sobre determinado aspecto no ambiente, originando uma transformao no seu comportamento ao longo do tempo. (BRASIL, 2007, p.46). Como estes impactos so causados e sentidos pelos diversos setores da atividade do turismo, o controle dos mesmos no depende apenas de tmidas aes, mas sim de um efetivo aparato de recursos, para que se possa atravs de um estudo detalhado obter informaes sobre a viabilidade ou no da atividade turstica em determinados ambientes propcios prtica do turismo, como no caso do Delta do Parnaba, objeto de estudo desse trabalho. O turismo tem um papel muito importante no que diz respeito proteo do meio ambiente de maneira sustentvel. Manter o trip funcional desta
6

atividade de modo equilibrada nos d a garantia da continuidade da explorao turstica em determinados locais receptores, uma vez que quando a atividade turstica passa por um processo de planejamento e gesto eficiente, os setores econmico, social, ambiental e cultural passam por uma justaposio em seu modo de agir, pois, com isso haver sempre uma manuteno desta atividade baseada na conservao do mesmo, contribuindo ento para a garantia da atividade turstica de forma permanente em quaisquer ambientes por tempos considerveis infinitos. Sendo que, medida que est havendo a preservao do meio ambiente, est existindo tambm a garantia da continuidade do turismo naquele destino por um perodo de longo prazo, trazendo com isso um maior desenvolvimento econmico, social e cultural tambm, meios esses que so imprescindveis para prover o turismo baseado na sustentabilidade. A atividade turstica a maior geradora de impactos ao ambiente natural nos locais receptores, sendo eles positivos e/ou negativos. Estes impactos devem sofrer um estudo aprofundado, a fim de se chegar a um consenso de como se fazer para garantir o turismo de modo sustentvel e de forma infinita visando seu proveito sempre a longo prazo. Apresentar solues para acabar, ou minimizar, os impactos negativos que a atividade do turismo gera em determinados ambientes necessrio para que tenhamos um desenvolvimento turstico de forma inclusiva, transformando e levando novos valores e diminuindo barreiras para uma atividade moderna e que muito precisa da colaborao e conscientizao dos moradores locais e dos turistas para sua viabilidade. Segundo Brasil (2007, p. 49), os impactos negativos do turismo so mais numerosos e apresentam resultados mais rpidos. Isso implica em dizer que temos muito para fazer e pouco tempo para agir. Os impactos negativos so diversos, onde os mais comuns podem ser: poluio, sob vrias as formas; uso de forma excessiva dos recursos naturais, efeito esse causado quando o ambiente perde sua capacidade natural de se recompor; uso indevido do solo, principalmente para a construo de resorts e o uso das margens para diversas outras construes; sequestro da fauna silvestre motivado pela aproximao das pessoas; e em casos mais isolados e de grande prejuzo, o vandalismo. Para que isto no ocorra, ou para que se possa minimizar estes impactos,
7

necessrio propor solues viveis atravs de um bom planejamento e de uma gesto eficiente para que a atividade do turismo deixe de gerar tais impactos, os quais so nocivos ao trip da sustentabilidade. Controlar atravs do planejamento estratgico a anulao desses impactos negativos estar contribuindo para a disseminao do turismo, continuao, expanso e melhorias na sua qualidade (BRASIL, 2007). Os impactos positivos ganham destaque no turismo por sua real importncia frente ao setor socioeconmico, garantindo que a atividade esteja funcionando de forma adequada e planejada. Esses impactos podem ser percebidos atravs de um maior investimento em conservao e manuteno do ambiente e sua posterior melhoria ambiental; gerao de emprego e renda; escolha e uso de tecnologias ambientalmente responsveis; conservao, preservao, proteo e recuperao dos ambientes naturais, agregando valor turstico ao destino, principalmente em ambientes frgeis como o ecossistema do Delta do Parnaba; sensibilizao dos turistas para as questes ambientais, ganhando com isso mais preservao e conservao do ambiente visitado. Agindo assim, ambientes naturais propcios ao turismo como o Delta do Parnaba, ganharo, pois o uso sustentvel desta atividade gerando o mximo de impactos positivos e o mnimo de impactos negativos contribui de forma eficaz para assegurar o trip funcional do desenvolvimento sustentvel, somando valor e garantindo a eterna continuidade do turismo naquele ambiente natural (BRASIL, 2007). Por tudo isso, so apresentados meios viveis para uma explorao do turismo em ambientes ecolgicos frgeis de forma sustentvel. No Delta do Parnaba, local de estudo, esta viabilidade pode se tornar real a partir da observao e implantao deste estudo a fim de combater a massificao e/ou aumentar a conscientizao dos turista se apresentar novas oportunidades de vida aos autctones inserindo-os nas atividades tursticas. Para isso, deve haver um demasiado investimento e um eficaz modelo de planejamento estratgico e gesto para trabalhar a questo da incluso socioeconmica, oferecendo meios para que os nativos (potenciais destruidores do delta) possam tirar proveito da atividade do turismo. A manuteno e o resgate cultural podem ser meios viveis para resolver e/ou amenizar este problema.
8

Dessa forma, estaria contribuindo para a conservao e eliminando a degradao causada anteriormente, fazendo com que o sistema sustentvel (econmico, social, cultural e ambiental) esteja em equilbrio, o que garantir a continuidade da atividade turstica no Delta do Parnaba.

CONSIDERAES FINAIS Ao estudar a viabilidade e a sustentabilidade do turismo em ecossistemas, fica claro em primeiro lugar a necessidade da conscientizao do ambiente pelos prprios moradores locais, haja vista que a partir da percepo pelos turistas do ambiente visitado que eles podem adquirir noes de preservao e de participao para a manuteno da atividade turstica. No Delta do Parnaba isso no diferente. Percebemos o sofrimento e o apelo que faz esse ecossistema frente as degradaes que ele recebe. Isso consequncia da falta de gesto que possa estar absorvendo esses moradores locais nas atividades tursticas, fazendo com que os maiores predadores sejam anulados, uma vez que s com a valorizao e a insero dos mesmos nessas atividades o turismo sustentvel no Delta do Parnaba venha a ser a soluo de salvaguarda e proteo contra as constantes ameaas que este ecossistema recebe. Ento, para esse caso, a melhor ao para a preservao e conservao do delta seria a insero dos nativos na atividade turstica, pois com novas oportunidades eles deixariam de corroborar com a destruio do delta e consequentemente com sua morte de maneira predatria. Por tudo isso, o envolvimento da comunidade importantssimo para a preservao e manuteno do delta para as futuras geraes. Apoiar a insero da comunidade na atividade turstica; implantar junto as agncias de turismo meios de controle e conscientizao aos turistas; distribuio de novas rotas tursticas para que no haja danos ambientais pelo uso demasiado de apenas um canal de explorao no delta, o que causa sufocamento do mesmo; qualificao da mo de obra existente para que se faa o turismo de maneira correta e sustentvel; participao pblico/privada na adoo de medidas preservacionistas, oferecendo novas alternativas que no sufoquem o delta atravs de outros segmentos do turismo, como o cultural no centro turstico da Praa da Graa, o praia e sol na Pedra do Sal, o histrico no Porto das Barcas,
9

dentre outros. Essas so algumas das vrias solues que poderiam reduzir os impactos negativos causados diariamente no delta, esse maravilhoso ecossistema, rico em belezas naturais, fauna e flora e que o principal carto postal de Parnaba.

REFERNCIAS BRASIL. Ministrio do Turismo. Roteiros do Brasil: Turismo e Sustentabilidade. Braslia: 2007. 126p. QUAL o melhor nome para divulgar o delta: Delta das Amricas ou Delta do Parnaba?Disponvel em: <http://jornaldaparnaiba.blogspot.com.br/2012/11/dunas-rio-parnaiba-evegetacao-de.html?spref=fb> Acesso em: 14 nov. 2012. SANTIAGO, C.M.A.; OLIVEIRA, G.A.; NUNES, V.R.; MOURA F, M.A.B.; COSTA NETO, A.F.; MOURA, L.S. Desenvolvimento do turismo e seus impactos na APA do Delta do Parnaba.Teresina, 2012.

10

Vous aimerez peut-être aussi