Vous êtes sur la page 1sur 4

A SNDROME DO PAGANISMO CRISTO Jan Duarte

Embora eu tenha praticamente desistido de participar de listas de discusso sobre neopaganismo e outros temas ligados de alguma forma ao esoterismo, uma vez ou outra ainda surgem no meu email algumas mensagens bastante caractersticas, que me mantm a par das digamos assim ltimas tendncias. Bem, vou reformular a frase: eles me mantm a par das tendncias, uma vez que estas no so exatamente novas e acabam confirmando uma srie de consideraes que venho fazendo h um bom tempo. Na verdade, descobri que no se pode traar um panorama coerente do neopaganismo no Brasil a partir das elucubraes dos estudiosos do assunto como eu mesmo, alis. O arrazoado dos estudiosos acaba se perdendo num palavrrio que no reflete o arrazoado dos praticantes. Ocorre, nesse caso, um processo de dissociao semelhante ao que pudemos constatar, recentemente, no nosso Congresso, entre a opinio pblica e a vontade popular. A opinio pblica feita por uma minoria que escreve em jornais, ao passo que a vontade popular no est nem a... Mas passemos a um caso concreto e voltemos ao foco, j que essa dissociao pode perfeitamente ser tema de um outro artigo. H alguns dias, tive a oportunidade de ler um email bem interessante. Nele, uma jovem wiccana comeava por fazer uma clara associao entre a Deusa e a Natureza, ressaltando que isso no reside nos livros e nos autores (na opinio pblica?), mas sim no fato que ela a criadora de tudo. Prosseguia relatando o fundamento de sua crena: ela precisou da ajuda da Deusa numa determinada questo (judicial), direcionou seus pensamentos, foi abenoada por Ela e, compreensvel e inelutavelmente, venceu sob a beno da Deusa. O testemunho de nossa jovem amiga irrepreensvel. A ela no importa se, no caso em questo, ela tinha ou no razo, se a vitria era certa, se o sistema judicirio do pas funciona ou no. Ao se sentir ameaada nos seus direitos, sem razo para confiar na justia humana, ela apelou para a Deusa, e obteve aquilo que desejava. Talvez, se eu tivesse feito a mesma coisa, mais alguns deputados tivessem sido cassados, mas pelo

visto a Deusa est muito ocupada com situaes individuais e no tem tempo de fazer justia numa escala global, ainda mais em um pas cristo. Ah! Um pas cristo... Chegamos ao cerne da questo. Num pas onde a constituio separa religio e Estado, mas os plenrios das cortes tm crucifixos pendurados atrs das mesas diretoras, e onde uma substancial maioria das pessoas se autodefine como tendo uma determinada religio, mas no sendo praticante, algumas incoerncias so perfeitamente aceitveis. Vamos ento olhar, parte a parte, o email de nossa amiga. Primeiro, a parte perfeitamente aceitvel como pag: a deusa uma expresso da natureza, uma divindade ctnica e imanente. O paradoxo de ser criadora de tudo e ser, ela mesma, no-criada, est convenientemente presente em muitas religies pags. A antiqssima Gaia dos pr-gregos j tinha essa caracterstica, e foi preciso inventarem Cronos, o Tempo muito tempo depois para separ-la de Urano, o cu estrelado. Mas o paganismo da mensagem acaba por a. Judeus e depois cristos fizeram questo absoluta de deixar essa deusa da terra, da natureza, por baixo... Deus ficou por cima, nessa relao bem papai-e-mame, e ocupou as regies do cu, enquanto aqui embaixo ficou o que no prestava. Nossa amiga, que reconhece o fato da Deusa ser a natureza, olha para o cu, no entanto, para encontrar o apoio divino que precisava. Um breve parntese... Antes da jovem mudar o foco de seu discurso da terra para o cu, surge o fato. O fato que no est nos livros nem na opinio dos estudiosos. Fica claro que o fato, na opinio de nossa colaboradora acidental, reside na f. Ela acredita que a Deusa isso e aquilo, apesar das opinies que possam ser contrrias, por mais embasadas que sejam. Mas voltaremos a esse ponto depois. Olhando para o cu, nossa amiga v a Deusa. Aquela mesma que ainda h pouco estava aqui embaixo, na natureza. Ento ela direciona seu pensamento, ou seja: ela reza. Reza para a Deusa que est l no cu para que ela lhe ajude na sua questo judicial, aqui embaixo. Talvez faa uma traduo literal, do tipo me nossa que ests no cu para obter a Sua beno, e finalmente atendida. Aquilo que era improvvel se tornou provvel. Ou aquilo que era provvel se tornou improvvel para ser revertido sob o signo divino. Ela venceu sob a beno da Deusa!

Incoerente? Claro que no! Perfeitamente coerente, uma vez que o que temos aqui o retrato de um certo paganismo nacional, que nada mais do que um catolicismo travestido. E nisso eu no estou fazendo nenhum tipo de crtica, ou querendo invalidar a crena de ningum. Acho at bonito as pessoas acharem que no precisam tomar conta das prprias vidas e se entregarem de corpo e alma a uma divindade que eles supem que exista. Isso uma prova de abnegao que eu no seria capaz de dar. S no consigo entender porque insistir em chamar de paganismo uma f religiosa que se baseia na adorao de uma divindade personificada, milagreira, qual se dirigem oraes em busca de bnos e graas individuais. O cerne do paganismo consiste na aceitao dos prprios atos e de suas conseqncias. Pagos sejam eles celtas imaginrios, ou ndios brasileiros bem reais voltam-se para os seus deuses em busca do que no puderam prever, e no em busca da mudana do previsvel. Sua magia e suas oraes se direcionam a evitar a tempestade que no pode ser prevista ou a proteg-los da ira do inimigo que pode enfeiti-lo, mas no ao que pode ser resolvido pelos parmetros legais, culturais ou convencionais do dia-a-dia. Nenhum ndio ora aos deuses para que lhe proteja da preguia que lhe fez no cultivar a sua lavoura... O email da nossa amiga involuntria no difere do discurso das igrejas evanglicas, que to criticado. Ela nega o raciocnio, o conhecimento, a elucubrao com bases lgicas e cientficas, em prol de um fato que se baseia apenas na f. Esse fato no pode ser negado, uma vez que deriva do sentimento, o resultado emprico de uma falcia. Ela transmuta a sua divindade onipresente em um deus localizado, que est disposto a lhe fazer as vontades, a derramar sua bno, independentemente dela estar certa ou errada. Ela confia nesse deus (ou deusa) servial, nesse hedonista csmico que tudo faz para quem lhe agrada, e para quem a noo de fidelidade significa mais do que a noo de justia. Ela acredita ter sido escolhida, pois agradou Deusa, exatamente da mesma forma que catlicos e evanglicos se acham, cada um por seu turno, escolhidos por bajularem o seu Deus. Enquanto no paganismo real os objetivos do culto so coletivos, nesse simulacro pago moldado no cristianismo e impregnado dos valores da sociedade de consumo, os objetivos so total e completamente individualistas.

Essa a sndrome do paganismo cristo. Os abenoados da Deusa so iguaizinhos aos abenoados pelo Senhor Jesus, com a nica diferena que buscam vestir saias naquele que, se existiu, morreu pelado. Se o incrvel Jesus - o nico judeu louro de olhos azuis - na sua agonia, disse perdoa-os, pois no sabem o que fazem, a incrvel e tremendamente terrena Diana, de olhos verdes de gazela e natureza, daria uma grande risada e diria: esquece-os, eles no sabem nem em que terreno pisam.

Vous aimerez peut-être aussi