Vous êtes sur la page 1sur 17

17 TAREFAS para PARAR O MUNDO e depois VER Relendo Viagem a Ixtlan confirmamos o que quase todo mundo sabe,

que um livro central do Ensinamento. T quase tudo ali. Tem trabalho pra vida toda (24 horas X 365). O cerne do livro so os 17 requisitos a serem compreendidos e praticados para quem quer Parar o mundo e depois Ver. (Curioso que o nmero 17 o nmero de componentes de cada grupo do Nagual). E o interessante que muitos praticantes ainda no leram o livro. Talvez porque esteja esgotado. Se eu fosse preso (nunca se sabe) ou exilado e pudesse escolher s um livro para levar para a priso, eu escolheria pelo menos uns quinze, e entre eles o Viagem a Ixtlan! Ento pra quebrar a rotina da Leitura Transversal em que estvamos, e dos arquivos que mandvamos todo o ms, mudamos um pouco e mandamos este que no leitura transversal. direta. Fizemos o seguinte: - Pegamos os 17 ttulos dos captulos (que so as coisas atrabalhar) e os adaptamos um pouco, para ficar claro que no so apenas ttulos de leitura. So tarefas, uma forma de trabalho para quem se interessar. - Depois, coletamos em cada captulo (tarefa), todas as frases, passagens e conceitos que julgamos importantes naquele tpico, para caracterizar a essncia de cada um deles como pr-requisitos de Parar o mundo, e permitir fazer (boa idia), at uma agenda de trabalho diria para quem quiser arregaar as mangas. - Fizemos algumas pequenas mudanas (poucas) nas frases, para permitir juntar conceitos e compactar frases longas ou esparsas. Algumas poucas vezes as frases no esto exatamente grafadas como no livro, mas o significado est igualzinho. Desta forma, como se tivssemos resumido o livro no que ele tem de mais central e ficou uma redao mais densa, dramtica e prtica. Com isso as pessoas que no tem o livro tero uma viso boa do assunto de que trata o livro, e ao mesmo tempo a gente no vai preso por violar direitos autorais, j que o arquivo enviado s um resumo de frases. A coisa algo assim: ____________________________ 17 tarefas --> Parar o Mundo --> Ver ____________________________ As tarefas so: PARAR O MUNDO (17 tarefas): 1 OBTER CONFIRMAES DO MUNDO QUE NOS RODEIA 2 - APAGAR A HISTRIA PESSOAL 3 - PERDER A IMPORTNCIA PRPRIA 4 USAR A MORTE COMO CONSELHEIRA

5 - ASSUMIR A RESPONSABILIDADE PELO QUE FAZ 6 - TORNAR-SE UM CAADOR 7 - SER INACESSVEL 8 - ROMPER AS ROTINAS DA VIDA 9 FAZER DE CADA ATO A LTIMA BATALHA NA TERRA 10 - TORNAR-SE ACESSVEL AO PODER 11 ADQUIRIR A DISPOSIO DE GUERREIRO 12 - BATALHAR PELO PODER 13 CONHECER A LTIMA POSIO DE UM GUERREIRO 14 PRATICAR O PASSO DO PODER 15 PRATICAR O NO FAZER 16 - DESENVOLVER SEU CRCULO DO PODER 17- PROCURAR UM ADVERSRIO DE VALOR PARAR O MUNDO 1 OBTER REAFIRMAES DO MUNDO QUE NOS RODEIA As plantas so vivas e sentem, - disse ele -. Neste instante o vento sacudiu o deserto. As folhas e o vento concordam comigo. Fumar e beber no significam coisa alguma se quisermos deixar, disse ele. A gua fervente na cafeteira fez um barulho. Escute isso. A gua est concordando comigo, disse ele. O homem pode obter concordncia de tudo que o cerca. S h uma coisa indispensvel em tudo o que fazemos. Chama-se esprito.

2 - APAGAR A HISTRIA PESSOAL Como a pessoa pode largar a histria pessoal? Primeiro preciso ter o desejo de larg-la. Depois, harmoniosamente, cort-la pouco a pouco. A circunstncia de eu saber ou no que sou um ndio, no torna isso histria pessoal. S quando outra pessoa sabe isso, que tal fato se torna histria pessoal. Voc alimenta a sua histria pessoal contando a seus pais, parentes e amigos, tudo o que faz. Se no tiver histria pessoal, no h necessidade de explicaes. Ningum fica zangado nem desiludido. Ningum o prende com os pensamentos deles. Ningum conhece a minha histria pessoal. Ningum sabe o que eu sou nem o que eu fao. Nem mesmo eu. Seu problema agora que voc real demais. Seus esforos e seu estado de esprito tambm. No se fie tanto nas coisas. Voc precisa comear a se apagar.

Para apagar a sua histria pessoal, comece com coisas simples, assim como no revelar o que voc realmente faz. Depois abandone as pessoas que o conhecem realmente bem. Construa uma nvoa em torno de si. Mostre s pessoas o que quiser, porm sem nunca dizer exatamente como o fez. Se apagarmos a nossa histria pessoal criamos um estado emocionante e misterioso. Ningum sabe de onde sair o coelhinho. Nem mesmo ns.

3 - PERDER A IMPORTNCIA PRPRIA Nas caminhadas, a forma correta de andar com as mos livres (usando uma mochila ou tiracolo), os dedos das mos enroscados e beber pouca gua. Voc se leva a srio demais. muito importante na sua concepo. Acha que tem razo para se aborrecer com qualquer coisa. Acha que pode ir embora se as coisas no lhe agradam. Que isso demonstra fora de carter. Voc fraco e convencido. A importncia prpria outra coisa que tem de ser abandonada, alm da histria pessoal. O mundo que nos cerca muito misterioso. No revela seus segredos to facilmente. Enquanto voc achar que a coisa mais importante do mundo, no pode realmente apreciar o universo em torno de si. O homem que colhe plantas deve se desculpar todas as vezes que as apanha, e deve garantir-lhes que um dia seu prprio corpo servir de alimento para elas. Fale com a plantinha insistiu diga-lhe que no se sente mais importante. Cheguei a ajoelhar diante da planta, mas no consegui falar. Senti-me ridculo e ri.

4 USAR A MORTE COMO CONSELHEIRA A morte nossa eterna companheira. Est sempre nossa esquerda, distncia de um brao. Como que algum pode se sentir to importante quando sabe que a morte est no seu encalo? O que se deve fazer quando se impaciente virar-se para a esquerda e pedir conselhos sua morte. Voc perder uma quantidade enorme de mesquinhez se sua morte lhe fizer um gesto, ou se a vir de relance, ou se tiver a sensao de que ela est ali, vigiando-o.

Toda a vez que sentir, como sente sempre, que est tudo errado e que voc est prestes a ser aniquilado, vire-se para a morte e pergunte se verdade. Ela dir que voc est errado; que nada importa realmente... Um de ns dois tem de pedir conselhos morte e largar as malditas mesquinharias que so prprias dos que vivem a sua vida como se a morte nunca os viesse a tocar.

5 - ASSUMIR A RESPONSABILIDADE PELO QUE FAZ que havia de errado com voc quando o vi, e o que ainda h de errado agora, o fato de voc no gostar de assumir responsabilidades pelo que faz. Quando um homem resolve fazer alguma coisa, tem que ir at o fim. Mas tem de assumir a responsabilidade daquilo que faz. Tudo o que fao minha resoluo e minha responsabilidade. Num mundo em que a morte o caador, meu amigo, no h tempo para remorsos nem dvidas. S h tempo para decises. Assumir a responsabilidade por nossas decises significa que estamos dispostos a morrer por elas. 6 - TORNAR-SE CAADOR Para achar um bom lugar para repousar basta envesgar os olhos. A imagem dupla d a oportunidade de avaliar as modificaes no ambiente, que os olhos normalmente no conseguiam perceber. Olhar aos pouquinhos (rpido) para alguma coisa, permite aos olhos destacarem vistas incomuns. No importa o que voc v. O que voc sente o importante. A questo sentir com os olhos. Uma vez que voc aprenda a separar as imagens e comece a ver cada coisa em dobro, deve localizar sua ateno na rea entre as duas imagens. Qualquer modificao digna de nota deve processar-se ali. Para ser caador preciso estar em equilbrio com tudo o mais. preciso mudar o modo de vida para se tornar caador. Um caador deixa muito pouca coisa ao acaso.

Antigamente caar era um dos atos mais notveis que o homem podia praticar. Todos os caadores foram homens poderosos. Disse que eu estava sendo fresco por outras pessoas. Que no estava travando minhas prprias batalhas, e sim as batalhas de gente desconhecida.

7 - SER INACESSVEL Acreditar que o mundo s como voc pensa burrice. O mundo um lugar misterioso. Especialmente no crepsculo. Nessa hora do dia, no crepsculo, no existe vento. S existe o poder. No faz diferena se a presso seja um dois ou dez; se voc vivesse aqui no serto, saberia que durante o crepsculo, o vento se torna poder. Um caador digno desse nome sabe disso e age de acordo. Se for conveniente para ele, o caador se esconde do poder cobrindo-se e ficando imvel at passar o crepsculo, e o poder o ter selado dentro de sua proteo. A proteo do poder sela voc como dentro de um casulo sem que nenhuma ona, coiote ou inseto ou verme o apoquente. Uma ona pode cheir-lo e se o caador no se mexer ela vai embora. Posso garantir-lhe isso. Eis a o segredo dos grandes caadores. Mostrar-se e esquivar-se no momento exato. Voc deve aprender a tornar-se propositadamente disponvel e no disponvel. Tendo em vista sua vida atual, voc est sempre disponvel, sem querer. Ele disse que eu no tinha entendido, e que no estar disponvel no queria dizer esconder-se ou ser misterioso, e sim ser inacessvel No faz diferena esconder-se, se todos sabem que voc est se escondendo. Voc a perdeu porque estava acessvel. Estava sempre ao alcance dela e sua vida era uma rotina. Ser inacessvel significa que voc toca o mundo moderadamente. Come pouco. No danifica as plantas sem necessidade. No se expe ao vento. No espreme as pessoas. No estar disponvel significa que voc propositadamente evita esgotar-se a si e aos outros Um caador sabe que atrair a caa vrias vezes para a sua armadilha, de modo que no se preocupa.

Preocupar-se se tornar acessvel. Sem o saber. Ento se agarra a qualquer coisa em desespero. E esgota a quem ou o que estiver agarrando. Um caador usa seu mundo com parcimnia e ternura, sem considerar se o mundo de coisas, plantas, animais, pessoas ou poder. Um caador trata intimamente com seu mundo e, no entanto inacessvel a esse mesmo mundo. Ele est inacessvel porque no est espremendo o mundo at este perder a forma. Ele o toca de leve, fica o tempo que precisa, e depois passa adiante rapidamente, quase sem deixar marca.

8 - ROMPER AS ROTINAS DA VIDA Don Juan ensinou-me a fazer armadilhas. Explicou que um caador tem que gastar tempo para observar os locais onde comiam e faziam seus ninhos, para localizar as armadilhas. Tudo o que voc faz rotina. Preocupa-se com comida a essas horas, mesmo que no esteja com fome. Seu esprito est treinado para trabalhar a um sinal. Um caador conhece a rotina da presa. isso que o torna um bom caador. Um caador digno desse nome no apanha a caa porque prepara as armadilhas, ou porque conhece a rotina de sua presa, e sim porque ele mesmo no tem rotina. livre, fluido, imprevisvel. A fim de ser um bom caador, voc tem que romper as rotinas de sua vida. Estou falando da caa, portanto refiro-me s coisas que os animais fazem; os lugares onde comem; o lugar, o modo e o tempo que dormem; onde fazem seus ninhos; como caminham; So essas rotinas que lhe estou indicando, para voc poder tomar cincia delas no seu prprio ser. Ns nos comportamos como a presa que perseguimos. Isso naturalmente nos torna presa para alguma coisa ou algum. Ora, o cuidado do caador que sabe de tudo isso, deixar de ser uma presa ele mesmo. H certos tipos de veados que um caador de sorte poderia encontrar por sorte uma vez na vida. Eles no tem rotinas. isso que os torna mgicos. Um caador, quando anda de tocaia no mato, nunca entra num lugar sem verificar seus pontos de proteo e, portanto, ele imediatamente pode se abrigar.

Assim, em presena do veado mgico, eu rapidamente fiquei de pernas para o ar, e comecei a gemer baixinho; cheguei a chorar, soluando por tanto tempo que pensei desmaiar.

9 FAZER DE CADA ATO A LTIMA BATALHA NA TERRA Um caador deve viver como caador a fim de aproveitar ao mximo a sua vida. s vezes, leva anos para se convencer da necessidade de mudar. Creio que para mim o mais difcil foi querer realmente me modificar. Um bom caador muda sua maneira de ser tantas vezes quantas so necessrias. Um caador deve no s conhecer os hbitos de sua presa, como tambm saber que h foras no mundo que dirigem os homens e os animais e tudo o que vivo. Sempre se sente forado a explicar seus atos, como se fosse o nico homem no mundo a errar. seu sentimento de importncia. Para voc o mundo fantstico porque se no est caceteado com ele, est com raiva dele. Para mim o mundo fantstico porque estupendo, assombroso, misterioso, insondvel. Voc deve assumir a responsabilidade de estar aqui, neste mundo maravilhoso, neste deserto maravilhoso, nessa poca maravilhosa. Queria convenc-lo de que deve fazer todos os atos contarem, j que s vai ficar aqui pouco tempo; na verdade, tempo de menos para presenciar todas as suas maravilhas. o melhor que posso fazer. No. Voc no sabe o que o melhor que pode fazer. Estou fazendo o que posso. Novamente errado. Pode fazer muito melhor. S h uma coisa errada com voc... pensa que tem muito tempo. Se no, o que est esperando? Porque a hesitao em modificar-se? Isso, ou o que quer que esteja fazendo agora, pode ser seu ltimo ato neste mundo. Pode ser sua ltima batalha. No h poder que garanta que voc vai viver mais um minuto. Est desperdiando o seu ltimo ato na terra em um estado de esprito estpido... Em vez de concordar to prontamente, o que voc tem que fazer agir a respeito. Aceite o desafio. Modifique-se.

A modificao a que me refiro nunca se d aos poucos; acontece de repente. E voc no est se preparando para esse ato repentino que trar uma modificao total. H pessoas que tem muito cuidado com a natureza de seus atos. Sua felicidade agir com a plena conscincia de que no tem tempo. Portanto seus atos tem um poder especial. Os atos tem poder. Especialmente quando a pessoa que age sabe que esses atos so sua ltima batalha. H uma estranha felicidade em se agir com o pleno conhecimento de que o que quer que se esteja fazendo pode bem ser o ltimo ato sobre a terra. Concentre sua ateno no elo entre voc e sua morte, sem remorsos, nem tristeza, nem preocupao. Focalize sua ateno sobre o fato de que voc no tem tempo e deixe que os seus atos sigam de acordo. Deixe que cada um de seus atos seja sua ltima batalha na terra. Ser tmidos impede que examinemos e exploremos a nossa situao de homens. Um caador d sua ltima batalha o seu devido respeito. mais que natural que o seu ltimo ato na terra seja o que h de melhor nele. agradvel, assim. Amortece o seu medo.

10 - TORNAR-SE ACESSVEL AO PODER Um guerreiro, por outro lado, procura o poder, e um dos caminhos para o poder o sonhar. Voc os chama de sonhos porque no tem poder. Um guerreiro, sendo um homem que busca o poder, no os chama de sonhos, mas sim realidade. Sonhar real para um guerreiro porque nisso ele pode agir deliberadamente, pode escolher ou recusar, pode escolher dentro de uma variedade de itens os que conduzem ao poder e depois pode manipul-los e utiliz-los. Num sonho comum ele no pode agir deliberadamente. No sonhar voc tem poder; pode modificar as coisas; pode descobrir uma infinidade de fatos ocultos; pode controlar o que quiser. A princpio o poder uma coisa incrvel e rebuscada. Depois torna-se um assunto srio. A pessoa sabe que h algo ali que antes no era observado. Em seguida se manifesta como uma coisa incontrolvel que acontece pessoa. No nada mas faz maravilhas aos seus olhos. Por fim controla os atos da gente mas obedece ao nosso comando. O primeiro passo para o poder organizar-se para sonhar.

Organizar-se para sonhar significa ter um controle preciso e pragmtico sobre a situao geral do sonho. Comece com alguma coisa bem simples. Hoje nos seus sonhos, deve olhar para suas mos. O truque no s olhar para as coisas, mas manter a viso delas. Sonhar real quando voc consegue focalizar tudo. Depois no h diferena entre o que voc faz quando dorme e quando est acordado. Deixe o seu mundo civilizado para l. No precisa olhar para as suas mos. Escolha o que quiser. Quando suas mos no sonho comearem a mudar de forma, voc deve desviar o olhar delas e escolher outra coisa, e depois voltar. Leva muito tempo para aperfeioar essa tcnica. Ele disse que a verdadeira vitria seria eu me largar e seguir o poder at o mundo deixar de existir. O poder era uma fora devastadora, que podia facilmente conduzir uma pessoa sua morte Ser acessvel ao poder era coisa que devia ser feita sistematicamente, mas sempre com muito cuidado. Ser acessvel ao poder implicava em se mostrar por uma atividade ruidosa, seguida de silncio prolongado e total. Um rompante controlado e uma quietude controlada eram a marca de um guerreiro. Parar o mundo uma tcnica praticada por aqueles que estavam caa do poder, em virtude da qual o mundo, como o conhecemos, era levado a se desmoronar.

11 ADQUIRIR A DISPOSIO DE GUERREIRO Qualquer guerreiro pode se tornar um homem de conhecimento. Um guerreiro um caador impecvel que caa o poder. Se ele tiver xito em sua caada, pode se transformar num homem de conhecimento. Os guerreiros se enterram (com a cabea para o leste), para o esclarecimento e poder Procurar a perfeio do esprito do guerreiro o nico empreendimento digno da nossa virilidade. Por mais que voc sinta pena de si mesmo, vai ter que mudar isso. No condiz com a vida de um guerreiro. No adianta ficar triste, queixar-se, e justificar isso achando que algum est nos fazendo alguma coisa. Ningum faz nada a ningum, muito menos a um guerreiro.

A autocomiserao no condiz com o poder. A disposio de um guerreiro exige controle sobre si, e ao mesmo tempo exige que ele se entregue. Os sonhos comuns ficam muito ntidos quando a pessoa est se organizando para sonhar. O passo seguinte em organizar-se para sonhar aprender a viajar. Primeiro estabelea um lugar onde queira ir. Depois obrigue-se a ir l. Quando dominar essa tcnica, tem que controlar o tempo exato da viagem. Apontou para as rvores e disse que por ali havia gua. Retesou o corpo e comeou a cheirar o ar como um animal. Eu via os msculos da barriga dele se contraindo em espasmos curtos e rpidos inspirando pelo nariz muito depressa. Depois de cinco minutos minhas narinas limparam e eu senti o cheiro dos salgueiros do rio. No faz diferena se era uma ona ou minhas calas. O que conta so suas sensaes naquele momento. Para escalar aquele paredo no escuro, voc teve que se segurar e se entregar ao mesmo tempo. isso que eu chamo de esprito de um guerreiro. Foi o medo que o deixou na disposio de guerreiro, mas, agora que voc sabe a respeito, qualquer coisa pode deix-lo nesse estado de esprito. Olhe para si. Tudo o ofende e perturba. Geme e reclama e acha que todo mundo est abusando de voc. uma folha merc do vento. No existe poder na sua vida. Um guerreiro um caador. Calcula tudo. Isso controle. Terminados os clculos, ele age. Entrega-se. Isso abandono. Um guerreiro preparado para sobreviver. E ele sobrevive da melhor maneira possvel. Um guerreiro pode ser ferido, mas no ofendido. Para um guerreiro no h nada de ofensivo nos atos de seus semelhantes, enquanto ele estiver agindo dentro da disposio correta.

12 - BATALHAR PELO PODER No h planos quando se caa poder. Caar poder ou caa a mesma coisa. Um caador caa sempre o que se apresentar a ele. Assim ele deve estar sempre num estado de preparao. impossvel precisar o poder ou dizer o que ele realmente . uma sensao que a gente tem sobre certas coisas. O poder pessoal. Pertence s gente.

O poder assim. Comanda a pessoa e, no entanto, obedece ela. Um caador de poder o apanha e depois armazena-o, como seu achado pessoal. Assim ele cresce. E pode haver um guerreiro que tem tanto poder pessoal, que se torna um homem de conhecimento. Sou to jovem quanto queira ser. uma questo de poder pessoal. Se voc armazenar poder, seu corpo pode executar faanhas incrveis. Se desperdiar, fica gordo e velho num instante Voc deve usar uma tira na cabea para dormir (para sonhar). Voc mesmo tem que faz-la depois que tiver uma viso dela no sonhar ou em estados despertos. Sonhar fica mais fcil quando se usa um objeto de poder em cima da cabea. Um caador de poder vigia tudo. E tudo lhe conta algum segredo. A fim de possuir o poder preciso conviver com ele. Existem mundos sobre mundos, bem aqui na nossa frente. Se tiver poder, pode evoc-los. O poder um negcio muito misterioso. A fim de possu-lo e comand-lo, preciso domin-lo de sada. Ou armazen-lo aos pouquinhos at a pessoa ter o suficiente para se suster numa batalha de poder. A morte est sempre espreita, e quando o poder do guerreiro definha, ela simplesmente o toca. Aventurar-se pelo desconhecido sem poder burrice. A pessoa s encontra a morte. O mundo um mistrio. O mundo muito mais do que existe. infindvel. Voc agora no pode pensar num motivo para querer o poder. Mas, se conseguir armazenar suficiente poder, ele mesmo lhe dar um bom motivo. Parece coisa de louco, no ? Sabe, uma das artes de um guerreiro, fazer o mundo desmoronar por um motivo especfico. Depois restaur-lo para continuar a viver. Ensine o seu esprito a ser impassvel. Nada deve revelar os seus sentimentos.

13 CONHECER A LTIMA POSIO DE UM GUERREIRO Disse que, se eu pudesse andar nas pegadas dele, o poder que ele dissipava ao caminhar seria transmitido para mim. Eram onze da noite. Fixe tudo isso em sua memria. Esse ponto seu. Hoje de manh voc viu , e foi esse o pressgio. Voc encontrou esse ponto vendo. Voc vai caar poder, que queira, quer no.

Fixe em sua memria todas as imagens deste morro. a este lugar que voc vir ao sonhar. o lugar onde encontrar os poderes, onde os segredos um dia lhe sero revelados. Este o lugar onde voc morrer. Este morro como est agora, ser o local da sua ltima dana. Se voc sonhar noite, dever ser noite no sonho. Seno ser apenas um sonho comum. Voc pode voltar aqui enquanto sonhar, recordando qualquer coisa daqui. mais fcil viajar sonhando quando se pode focalizar num lugar de poder, como este. Este o lugar da sua ltima posio. Voc morrer aqui, no importa onde esteja. Todos os guerreiros tem um lugar onde morrer. Um lugar de sua predileo, encharcado de recordaes inesquecveis, acontecimentos poderosos, maravilhas, onde os segredos foram revelados, e armazenou seu poder pessoal. Um guerreiro tem a obrigao de voltar quele lugar de sua predileo cada vez que toca o poder, a fim de armazen-lo ali. Ou ele vai caminhando ou sonhando. E por fim, no dia em que termina o seu prazo de estada na terra e ele sente o toque da morte em seu ombro esquerdo, seu esprito, que est sempre pronto, voa para o lugar de sua predileo, e ali o guerreiro dana at a sua morte. A morte no pode alcanar o guerreiro que est contando a luta de sua vida pela ltima vez, at ele terminar sua dana. o gesto da morte para aquele que possui o esprito impecvel A morte um negcio monumental. mais do que esticar as pernas e ficar duro. Quando voc chegar ao fim da sua dana, olhar para o Sol, pois nunca mais o ver, desperto ou sonhando, e ento sua morte apontar para o sul. Para a vastido.

14 PRATICAR O PASSO DO PODER Um homem de conhecimento sabe que a morte a ltima testemunha, porque ele v. A morte no como uma pessoa. mais uma presena. Mas tambm poderia se dizer que ela no nada e no entanto todo. A morte o que se queira. A maneira pela qual o guerreiro v a sua morte um assunto pessoal. Pode ser qualquer coisa... Um pssaro, um arbusto, uma luz, uma pessoa, uma pedra, um pedao de nvoa, uma presena desconhecida. O homem apenas a soma do seu poder pessoal. Isso determina como ele vive e como morre.

O poder pessoal um sentimento. Uma coisa como ter sorte. Ou um estado de esprito. Uma coisa que se adquire sem consideraes de sua origem. Estou lhe ensinando a ca-lo e armazen-lo. A dificuldade de se convencer. Um homem de conhecimento aquele que seguiu fielmente as provaes do aprendizado e que sem se precipitar nem se deter, foi to longe quanto possvel para decifrar os segredos do poder pessoal. Caar poder um fato estranho. Primeiro tem de se ter uma idia e depois tem de ser organizado, passo a passo, e depois, bum! Acontece. No fao nada (exerccio). Meu corpo se sente bem, s isso. Eu me cuido muito e, portanto, no tenho motivo para me sentir cansado ou mal disposto. O segredo no o que voc faz consigo, mas no que no faz. O poder no pertence a ningum. Alguns de ns podem junt-lo e dar diretamente a outra pessoa. Neste caso, somente se ela utilizasse para a sua prpria busca de poder pessoal. Tudo o que o homem faz depende do seu poder pessoal. preciso ter poder mesmo para apenas conceber o que poder Um guerreiro age como se soubesse o que est fazendo, quando na verdade no sabe nada. Um guerreiro impecvel quando confia no seu poder pessoal, sem considerar que ele seja grande ou pequeno. O passo do poder para correr de noite. A chave deixar o poder pessoal correr livremente para poder fundir-se com o poder da noite. Uma vez que o poder tomasse conta no haveria a hiptese de um deslize. Disse que eu tinha de me entregar ao poder da noite e confiar no pouco poder pessoal que eu tinha, seno eu nunca conseguiria mover-me com liberdade, e que a escurido s me atrapalhava porque eu confiava na viso para tudo, sem deixar que o poder fosse o guia. O passo do poder semelhante a procurar um lugar para descansar. Ambos exigem um sentido de abandono e confiana. O passo do poder exigia que a pessoa grudasse os olhos no cho frente. Inclinar o corpo ajudava a baixar a vista. Levantar o joelho at o peito ajudava a dar passos curtos e seguros. A princpio eu ia tropear. Com a prtica, ia correr depressa e seguro como durante o dia.

O grau de concentrao (no passo do poder) na rea bem defronte, tinha de ser total. Qualquer olhar para o lado alterava o fluxo. S h um meio de aprender... fazendo as coisas. S falar do poder no adianta. Se voc quer saber o que poder, e quer armazen-lo tem que tratar de tudo voc mesmo. O poder tem a peculiaridade de passar despercebido quando est sendo armazenado. Voc tem feito a vontade de todo mundo sempre, e isso o coloca automaticamente acima de todos e de tudo. uma atitude falsa e o reduz a uma dimenso mesquinha. Voc deve esticar o corpo muitas vezes durante o dia. Quanto mais vezes melhor. Mas s depois de um longo perodo de trabalho ou de repouso. Seu corpo precisa do temor, do escuro e do vento. Do passo do poder, do poder, do poder pessoal. Seu corpo volta para me ver porque eu sou amigo dele. Agora chegou a hora de voc no fazer o que faz sempre. Fique aqui sentado e no faa. No fazer o que voc sabe fazer, a chave do poder. Ao invs de olhar as folhas da rvore, olhe as sombras. O primeiro passo propositado para armazenar o poder pessoal permitir ao corpo no fazer.

15 PRATICAR O NO FAZER No tenha remorsos por nada que fez. Isolar nossos atos como sendo maus, feios ou mesquinhos dar uma importncia exagerada a si mesmo. O bem-estar uma condio que a gente tem de cultivar, uma condio que se tem de conhecer a fim de procur-la. Propositadamente. Para conseguir a faanha de ser infeliz voc tem de trabalhar intensamente. Ou a gente se faz infeliz ou se faz forte. O trabalho o mesmo. No fazer to difcil e to possante que voc nem deve mencion-lo. S pode fazlo quando tiver parado o mundo. A pode falar livremente. Fazer o que torna aquela pedra uma pedra e um arbusto um arbusto. Fazer o que torna voc voc e eu eu. Tome aquela pedra por exemplo. Olhar para ela fazer, mas v-la e no fazer.

O mundo o mundo porque voc conhece o fazer necessrio para torn-lo mundo. Para poder parar o mundo voc tem de parar de fazer. Fazer o leva a separar a pedrinha da pedra maior (quando olha para elas). Se quiser aprender a no fazer, digamos que voc tem de uni-las. Um guerreiro sempre tenta mudar a fora de fazer transformando-o em no fazer. O homem comum se importa em saber se as coisas so verdadeiras ou falsas (para agir ou no). O guerreiro no. Ele age nos dois casos. Fazendo ou no fazendo. As linhas mais durveis que o homem de conhecimento produz partem do meio do corpo. Mas ele tambm as pode fazer com os olhos. A pessoa que est no fazendo sente o mundo por essas linhas. A parte mais difcil do modo de vida de um guerreiro entender que o mundo uma sensao. Quando a pessoa est no fazendo , sente o mundo, e o consegue por meio dessas linhas. No fazer muito simples, mas muito difcil. No uma questo de entender, mas de dominar a coisa. Ver a realizao final de um homem de conhecimento, e s conseguido quando a pessoa parou o mundo pela tcnica de no fazer. Uma vez que a pessoa alcanou um certo nvel de poder pessoal, os exerccios ou qualquer tipo de treinamento no so necessrios, pois a nica coisa que se precisa para estar numa forma impecvel empenhar-se em no fazer. A sombra a pedra e, no entanto no . Observar a pedra a fim de saber o que a pedra fazer. Observar a sombra no fazer. As sombras so como portas. As portas de no fazer. Um homem de conhecimento, por exemplo, sabe dos sentimentos mais ntimos dos homens observando as suas sombras. Acreditar que as sombras so apenas sombras fazer. Essa idia um pouco burra. O que as torna sombras apenas o nosso fazer. Ao procurar um local de repouso, a pessoa tinha que olhar sem focalizar, mas, ao observar as sombras, era preciso olhar atravessado (envesgando), conservando porm focalizada uma imagem ntida, deixando as imagem se superporem. Podia-se perceber que uma sensao emanava das sombras. Sonhar o no fazer dos sonhos. medida que voc progredir em seu no fazer, progredir tambm no sonhar. Procure as mos no sonho, mesmo no acreditando que aquilo faa sentido. Enquanto voc agir sem acreditar, estar no fazendo.

Voc deve continuar a lutar. Se no sob o seu prprio poder, sob o impacto de um adversrio valoroso, ou com o auxlio de algum aliado. Um guerreiro aplica o no fazer a tudo no mundo. Deve deixar que o seu corpo descubra o poder e a sensao de no fazer. Se voc acha que no presta, isso o seu fazer. Minta para si mesmo dizendo que o oposto. Ambos os fazeres so mentirosos.

16 - DESENVOLVER SEU CRCULO DO PODER Quando nascemos, trazemos um crculo de poder, que posto em uso quase que imediatamente. Assim, cada um de ns est preso desde que nasce. Ele est ligado aos dos outros, e ao fazer do mundo a fim de formar o mundo. Um homem de conhecimento, por outro lado, desenvolve um outro crculo de poder. o crculo de no fazer, com o qual ele pode fazer girar outro mundo. O problema com voc que ainda no desenvolveu seu crculo de poder extra e seu corpo no conhece o no fazer.

Quer dizer que no vestiu nenhuma fantasia? S liguei o meu crculo de poder no seu prprio fazer. Voc fez o resto e os outros tambm. Ns fomos ensinados a concordar sobre o fazer. Voc no tem idia do poder que isso acarreta. Felizmente o no fazer igualmente milagroso e poderoso Coisas muito drsticas tem de lhe acontecer para que o seu corpo aproveite tudo o que aprendeu. Seu mundo aquele, e apontou a rua movimentada. O que um guerreiro faz transformar o seu mundo em seu terreno de caada. Como caador, um guerreiro sabe que o mundo foi feito para ser usado, e usa cada pedacinho dele. como um pirata que pega e usa o que quiser. Mas no se importa, nem se sente insultado quando utilizado e apanhado ele mesmo.

17- PROCURAR UM ADVERSRIO DE VALOR Eu tivera uma horrenda confrontao com uma feiticeira, com risco de vida. Ele disse que foi uma brincadeira, uma armao com o intuito de me prender. Se no fssemos logrados, nunca aprenderamos. O trabalho de um benfeitor nos conduzir at a borda. Ele s pode apontar o caminho e lograr.

Quando um guerreiro encontra o seu adversrio e este no um ser humano comum, ele tem de tomar posio. essa a nica coisa que o torna invulnervel. Um adversrio valoroso pode empurr-lo para a frente. Um guerreiro vive a sua vida estrategicamente. Seu adversrio est atrs de voc e, pela primeira vez em sua vida no pode agir intempestivamente. Tem de aprender um fazer totalmente diferente, o fazer da estratgia. Se conseguir sobreviver aos assaltos de seu adversrio, um dia ter de agradec-la por t-lo obrigado a modificar seu fazer. Quando tem que agir com seus semelhantes, um guerreiro segue o fazer da estratgia, e nesse fazer no h vitrias nem derrotas. S existem atos. No fazer da estratgia a gente no fica merc das pessoas. A gente pratica um ato determinado. A batida do coelho o primeiro movimento da dana que um guerreiro aperfeioava e expandia durante sua vida toda, e depois executava em sua ltima posio na terra.

Vous aimerez peut-être aussi