Vous êtes sur la page 1sur 2

IDENTIFICANDO UM POSSVEL METEORITO

Meteoritos so vestgios de matria espacial que atravessam nossa atmosfera, provocando um efeito luminoso, meteoro; e que conseguem chegar at a superfcie. Constantemente somos bombardeados por matria espacial, porm nem todos os meteorides, conseguem chegar at a superfcie, pois so muito pequenos para sobreviverem a passagem atmosfrica. Os meteoritos so vestgios da formao e evoluo do nosso sistema, por isso, o estudo dessas rochas espaciais muito importante para a cincia. O estudo dos meteoritos est relacionado identificao dos meteoritos, por isso, por meio desse simples guia prtico vamos falar um pouco da identificao dessas rochas.

METEORITOS SO MAIS PESADOS


Uma das primeiras coisas que pode notar ao pegar um meteorito seu peso. Meteoritos podem ser muito ou pouco mais denso que as rochas terrestres. (Um meteorito ferroso cerca de 3 vezes mais pesado por ser constitudo praticamente de ferro).

METEORITOS SO ESCUROS S POR FORA


Os meteoritos vo exibir uma fina e escura camada por fora, em geral preta. Isso resultante da queima do material ao entrar na atmosfera. Porm meteoritos nunca sero pretos por dentro.

MAGNETISMO
Quase todos os meteoritos so atrados por m, a atrao por m mais forte nos meteoritos ferrosos.

PRESENA DE FERRO E NQUEL


Quando lixados, iro apresentar o interior com flocos/pintinhas prateadas ou inteiramente cor de ao (semelhante cor ao inox).

REGMAGLITOS
Os meteoritos nunca so lisinhos por fora, apresentam sulcos e depresses, ou regmaglitos. Em alguns tipos de meteoritos, os regmaglitos so mais visveis.

FORMA
No possuem forma definida, porm nunca so redondinhos.

INTERIOR
O interior pode ser mais claro, com pintinhas prateadas quando lixadas, ou com o interior cor de ao podem ainda apresentar pintinhas cor de ferrugem.

RESUMO
1-Meteoritos so pouco ou muito mais pesados do que uma rocha terrestre de tamanho similar. 2-Meteoritos no so pedras pretas por dentro. Possuem o interior mais claro (ou cor de ao),pode haver pintinhas de cor ferrugem. 3-Meteoritos possuem crosta de fuso por fora,ou seja,uma fina camada escura proveniente da queima na entrada da atmosfera.Em geral na tonalidade preta. 4-Meteoritos iro exibir,em uma superfcie polida,o interior cor de ao,ou com flocos e pintinhas prateadas. 5-Meteoritos no so polidos por fora.Apresentam sulcos e depresses,alguns se parecem com marcas de dedos deixados em uma massa de modelar. 6-Meteoritos no so redondos,nem possuem superfcies bem pontudas,no so finos e longos ou com o exterior lisinho (polido) 7-Meteoritos so compactos.No apresentam vesculas (buracos por dentro) como uma esponja. Meteoritos podem trazer informaes muito importantes sobre o espao. So vestgios da formao do nosso sistema. Alguns tipos de meteoritos possuem a idade do nosso sistema. Os meteoritos ainda podem vir da Lua ou de Marte, e tambm so fontes de informaes super importantes, principalmente rochas de Marte, que nunca puderam ser trazidas diretamente para estudo aqui na Terra. Em geral, o nmero de meteoritos no Brasil bem pequeno se comparado ao nmero de meteoritos encontrados em pases de tamanho territorial semelhante ao nosso. por isso que precisamos de olhos atentos para a identificao dessas rochas espaciais.

Mais informaes sobre meteoritos e sua identificao acesse o site Meteoritos Brasil: http://meteoritosbrasil.weebly.com/

Vous aimerez peut-être aussi