Vous êtes sur la page 1sur 14

DIR.

ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


1 DIREITO ADMINISTRATIVO 1.1 NATUREZA JURDICA E CONCEITO O direito tradicionalmente dividido em dois grandes ramos: o direito pblico e o direito privado. O direito Pblico tem por objeto principal a regulao dos interesses da sociedade como um todo, a disciplina das relaes entre esta e o estado, e das relaes das entidades e rgos estatais entre si. Tem como caracterstica marcante do direito pblico a desigualdade nas relaes jurdicas por ele regidas, tendo como prevalncia do interesse pblico sobre os interesses privados. Exemplo de direito pblico: o direito constitucional, o direito administrativo, o direito tributrio, o direito penal etc. Por outro lado, o direito privado tem como abrangncia principal a regulao de interesses individuais, como forma de possibilitar o convvio das pessoas em sociedade e uma harmoniosa fruio de seus bens. Tem como caracterstica marcante a existncia de igualdades jurdica entre os plos das relaes por ele regidas.Exemplo de direito privado: o direito civil e o direito comercial. Assim, conforme antes afirmado, o DEIREITO ADMINISTRATIVO um dos ramos do DIREITO PBLICO, uma vez que rege a organizao e o exerccio de atividades do Estado voltadas para satisfao dos interesses pblicos. Da, o ilustre doutrinador Celso Antnio Bandeira de Mello evidencia o CONCEITO DE DIREITO ADMINISTRATIVO como sendo o ramo do direito pblico que disciplina a funo administrativa e os rgos que exercem.
1. OBSERVAO: O Estado, s vezes, pratica atos tpicos de DIREITO PRIVADO (Ex: contrato de locao, abertura de conta corrente na CEF S/A). O que no possvel alguma atuao do Estado, em qualquer campo, ser regida exclusivamente pelo direito privado, com total excluso ou afastamento de normas e princpios de direito pblico. Assim , o Estado pode integrar relaes jurdicas regidas exclusiva ou predominantemente pelo direito pblico (ocorre na maioria das situaes ) e pode integrar relaes jurdicas regidas predominantemente pelo direito privado (quando atua no domnio econmico, por exemplo).

AULA 01
1.2 FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO O direito administrativo tem sua formao norteada por quatro fontes: a lei, a jurisprudncia, a doutrina e os costumes. LEI (sentido amplo): abrange todas as espcies normativas: Constituio, LO, LC, LD e at mesmo a MP. a norma posta pelo Estado. a fonte primordial do direito administrativo. JURISPRUDNCIA: traduz a reiterao dos julgamentos dos rgos do judicirio num mesmo sentido. fonte secundria do direito administrativo, influenciando a construo e a consolidao desse ramo de Direito.
OBSERVAO: Embora as decises judiciais no tenham eficcia geral, ou seja erga omnes (efeito vinculante), isto , somente se aplicam de forma obrigatria s partes que integram o processo, h de ressaltar que nosso ordenamento jurdico atribui efeito vinculante geral a toda administrao pblica (inclusive ao Poder Judicirio) a algumas decises: Aes Diretas de Inconstitucionalidade (ADIN), Aes Declaratrias de Constitucionalidade (ADECON) e Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) CF art. 102, 1 e 2. SMULAS VINCULANTES CF art. 103-A

Por ter efeito geral alguns doutrinadores consideram que decises de efeitos vinculantes so fontes principais ou primrias do direito administrativo.

DOUTRINA: a lio dos mestres e estudiosos do direito, formando o sistema terico de princpios aplicveis ao direito positivo. fonte secundria do direito administrativo. COSTUMES/PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO: alicerces do ordenamento Jurdico. So regras bsicas, explcitas ou implcitas. So critrios maiores, s vezes at no escritos, percebidos pela lgica ou por induo.

2.

1.3 REGIME JURDICO ADMINISTRATIVO. O regime jurdico-administrativo um regime aplicvel aos rgos e entidades que compes a Administrao Pblica e atuao de rgos e agentes em geral.

3.

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


Baseia-se na idias de existncia de poderes especiais, contrabalanceados com a existncia de restries especiais atuao dessa mesma administrao. Assim, o regime jurdico-administrativo formado por dois princpios bsicos: SUPREMACIA DO INTERESSE PBLICO: fundamenta-se na existncia das prerrogativas ou poderes especiais da Administrao Pblica. Ou seja, o poder pblico restringe ou limita alguns direitos individuais tendo em vista o interesse da sociedade e a finalidade pblica. (Ex: desapropriao, modificar unilateralmente clusulas de contratos celebrados com particulares e etc.). INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PBLICO: a Administrao somente pode atuar quando houver lei que autorize ou determine sua atuao, e nos limites impostos por essa lei. Tal princpio decorre do fato de que a Administrao no proprietria da coisa pblica, mas sim o povo que manifesta sua vontade por meio de seus representantes no momento da elaborao de leis. (De tal princpio decorre a obrigatoriedade de realizar concurso pblico e da obrigatoriedade de licitar obras, por exemplo)

AULA 01
decorrncia lgica das disposies constitucionais referentes atuao da Administrao Pblica em geral. Dentre os princpios norteadores da atividade administrativa, avultam em importncia aqueles expressos no caput do art. 37 da Constituio. Aps a promulgao da emenda Constitucional n 19/1998, cinco passaram a ser esses princpios explcitos, a saber: Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia (este ltimo acrescentado pela emenda referida). 2.1 PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS EXPRESSOS ( ART. 37, Caput) L I M P E 2.1.1 PRINCIPIO DA LEGALIDADE a base de um Estado Democrtico de Direito porque sua atuao est integralmente sujeita ao ordenamento jurdico, ou seja, vigora o imprio da lei. A Constituio de 1988 no estabeleceu um enunciado especfico para o princpio da legalidade administrativa. Entretanto, pode-se afirmar que, no mbito do direito administrativo, como decorrncia do regime de direito pblico (j explicado), a legalidade traduz a idia de que a Adm. Pblica somente tem possibilidade de atuar quando exista lei que o determine (atuao vinculada) ou autorize (atuao discricionria), devendo obedecer estritamente ao estipulado em lei, ou, sendo discricionria a atuao, observar os termos, condies e limites autorizados na lei. Essa a principal diferena do princpio da legalidade para os particulares e para a administrao. Os particulares podem fazer tudo o que a lei no proba, j a Administrao Pblica s pode fazer o que a lei determina ou autoriza. 2.1.2 PRINCPIO DA IMPESSOALIDADE Os autores tratam do princpio administrativo da impessoalidade sob dois prismas, a saber: a) Como determinante da finalidade de toda atuao administrativa (Interesse pblico/isonomia). A impessoalidade da atuao administrativa impede, portanto, que o ato administrativo seja praticado visando a interesses do agente ou de

OBSERVAO A CF, ao tratar da ADM. PB, no traz expressos os princpios da supremacia do interesse pblico e da indisponibilidade do direito pblico. Entretanto o caput do art. 37, enumera alguns dos mais importantes princpios administrativos que deles decorrem: Legalidade Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia nos quais sero estudados mais frente.

2 PRINCPIOS FUNDAMENTAIS ADMINISTRAO PBLICA

DA

Os princpios determinam o alcance e o sentido das regras de um dado subsistema do ordenamento jurdico, balizando a interpretao e a prpria produo normativa. Os princpios fundamentais orientadores de toda a atividade da Administrao Pblica encontram-se, explicita ou implicitamente, no texto da constituio de 1998. Muitas leis citam ou enumeram princpios administrativos; todos, evidentemente, encontram-se expressos ou so

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


terceiros. (dessa forma impede perseguies favorecimentos, discriminaes benficas ou prejudiciais ao administrado ex. remover servidor para outra localidade com inteno de puni-lo ou a prtica de nepotismo).
OBSERVAO: Qualquer ato praticado com objetivo diverso da satisfao do interesse pblico ser nulo por desvio de finalidade.

AULA 01
2.1.4 PRINCPIO DA PUBLICIDADE O princpio da publicidade tambm apresenta uma dupla acepo em face do sistema decorrente da constituio de 1988, a saber: a) a exigncia de publicao em rgo oficial como requisito de eficcia dos atos administrativos gerais que devam produzir efeitos externos ou onerem o patrimnio pblico; Nesta concepo, a publicidade no est ligada validade do ato, mas sua eficcia, isto , enquanto no publicado, o ato no est apto a produzir efeitos ( ex: a lei 8.666/93 estabelece como requisitos indispensvel de eficcia de contrato administrativo a publicao resumida do seu instrumento na imprensa oficial). b) exigncia de transparncia da atuao administrativa. Essa acepo, diz respeito exigncia de que seja possibilitado, de forma mais ampla possvel, o controle da Administrao Pblica pelos administrados. 2.1.5 PRINCPIO DA EFICINCIA A EC n. 19 incluiu a eficincia como princpio expresso, no caput do art. 37 da Constituio, ao lado dos quatro princpios anteriormente estudados. Para a professora Maria Sylvia Di Pietro o princpio em destaque salienta dois aspectos: a) Relativamente forma de atuao dos agentes pblicos, espera-se o melhor desempenho possvel de suas atribuies, a fim de obter os melhores resultados; Como exemplo tem-se a exigncia de avaliao especial de desempenho para a aquisio da estabilidade e a perda de cargo por servidor estvel mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar (CF, art. 41). Outro exemplo a possibilidade de os entes pblicos promoverem cursos de aperfeioamento de seus servidores (CF, art. 39, 2). b) Quanto ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a administrao pblica, exige-

b) Como vedao a que o agente pblico valhase das atividades desenvolvidas pela Administrao para obter promoo pessoal. Quanto a este segundo desdobramento do princpio da impessoalidade tem por inteno proibir a vinculao de atividades da Administrao pessoa dos administradores, evitando que estes utilizem a propaganda oficial para a promoo pessoal. 2.1.3 PRINCPIO DA MORALIDADE O princpio da moralidade torna jurdica a exigncia de atuao tica dos agentes da Administrao Pblica. A moralidade administrativa liga-se idia de probidade e de boa-f. Assim, para atuar observando a moral administrativa no basta ao agente cumprir formalmente a lei na frieza de sua letra. necessrio que se atenda letra e ao esprito da lei, que ao legal junte-se ao tico. Foi grande a preocupao da Constituio de 1998 com a moralidade administrativa, e o princpio se encontra resguardado em diversos dispositivos: Art. 37, 4, cuida da leso moralidade, referindo-se improbidade administrativa. Art. 85, inciso V, tipifica como crime de responsabilidade os atos do Presidente da Repblica que atentem contra a probidade administrativa. Art. 5, inciso LXXIII, evidencia a ao popular como remdio constitucional destinado a anular ato lesivo moralidade administrativa.
OBSERVAO: Em conseqncia, o ato contrario moralidade administrativa no deve ser revogado, e sim declarado nulo. Mais importante, como se trata de controle de legalidade ou legitimidade, este pode ser efetuado pela Administrao e, tambm, pelo Poder Judicirio (desde que provocado).

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


se que este seja o mais racional possvel, no intuito de alcanar melhores resultados na prestao de servios. O objetivo do princpio da eficincia e assegurar que os servios pblicos sejam apresentados com adequao s necessidades da sociedade que os custeia. A eficincia, alis, integra o conceito legal de servio pblico adequado (Lei n 8.987/1995, art. 6, 1). 2.2 PRINCPIOS (IMPLCITOS) NA CF. NO EXPRESSOS

AULA 01
OBSERVAO: So decorrncias do princpio da continuidade dos servios pblicos: 1- O fato de a CF tratar a greve dos servidores pblicos no como um direito auto-exercitvel, de forma plena, independente de regulamentao legal, mas sim como um direito a ser exercido nos termos e limites definidos em lei especfica. 2- O art.39, pargrafo nico, da lei n. 8.987/95, disciplina a impossibilidade de o particular prestador de servio pblico por delegao interromper sua prestao, mesmo que o poder concedente descumpra os termos do contrato que tenha celebrado com ele.

2.2.1 PRINCPIO DA AUTOTUTELA O princpio da autotutela instrumenta a administrao para a reviso de seus prprios atos, consubstanciando um meio adicional da Administrao Pblica, e no que respeita ao controle de legalidade, reduzindo o congestionamento do poder judicirio. Diz-se que o princpio da autotutela autoriza o controle, pela administrao, sob dois aspectos: a) De legalidade, em que a Administrao pode, de ofcio ou provocada anular os seus atos ilegais. b) De mrito, em que examina a convenincia e oportunidade de manter ou desfazer um ato legtimo, nesse ltimo caso mediante a denominada revogao. 2.2.2 PRINCPIO DA CONTINUIDADE DOS SERVIOS PBLICOS Os servios pblicos, como seu nome indica, so prestados no interesse da coletividade, sob o regime de direito pblico. Por esse motivo, sua prestao deve ser adequada, no podendo sofrer interrupes. A interrupo de um servio pblico prejudica toda a coletividade, que dele depende para a satisfao de seus interesses e necessidades.

2.2.3 PRINCPIOS DA RAZOABILIDADE E DA PROPORCIONALIDADE O princpio da razoabilidade tem por objetivo aferir a compatibilidade entre os meios empregados e os fins visados na prtica de um ato administrativo, de modo a evitar restries aos administrados inadequadas, desnecessrias, arbitrrias ou abusivas por parte da Administrao. J o princpio da proporcionalidade impede que a Administrao restrinja os direitos do particular alm do que caberia, do que seria necessrio, pois impor medidas com intensidade ou extenso suprfulas, desnecessrias, induz ilegalidade do ato, por abuso de poder. O princpio da proporcionalidade importante no controle de atos sancionatrios.

A noo intuitiva: uma infrao leve deve receber uma sano mais branda; uma falta grave deve receber uma sano severa. Os ilustres Administrativistas Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino formulam um exemplo para tornar bem ntida a aplicao desses princpios: Imagine um fiscal de vigilncia sanitria de um municpio, em visita a um grande supermercado, encontrasse uma prateleira alguns pacotes de uma determinada marca de biscoitos uns dois ou trs dias fora do prazo de validade. O agente ento, com sano administrativa, decreta a interdio do estabelecimento por 15 dias. Uma lei do hipottico municpio determina como possveis sanes para estabelecimentos que ofeream populao alimentos inadequados ao consumo, aplicveis a critrio da autoridade administrativa, conforme a gravidade e as conseqncias da infrao: (a) multa; (b) apreenso e

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


destruio das mercadorias imprprias; interdio do estabelecimento. e (c)

AULA 01
Segundo a literalidade do caput do art. 37 da Constituio de 1988, a Administrao pblica obedecer, entre outros, ao princpio da a) proporcionalidade. b) razoabilidade. c) igualdade. d) moralidade. e) boa-f. 02 - Prova: FCC - 2012 - MPE-AP - Tcnico Ministerial - Auxiliar Administrativo O Prefeito de determinado Municpio, a fim de realizar promoo pessoal, utilizou-se de smbolo e de slogan que mencionam o seu sobrenome na publicidade institucional do Municpio. A utilizao de publicidade governamental para promoo pessoal de agente pblico viola o disposto no artigo 37, 1o , da Constituio Federal, ora transcrito: A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. O fato narrado constitui violao ao seguinte princpio da Administrao Pblica, dentre outros: a) Eficincia. b) Publicidade. c) Razoabilidade. d) Impessoalidade. e) Supremacia do Interesse Particular sobre o Pblico. 03 - Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) Tcnico Judicirio - rea Administrativa Pode-se, sem pretender esgotar o conceito, definir o princpio da eficincia como princpio

Neste exemplo fica claro que o meio utilizado pelo agente - interdio do estabelecimento desatendeu aos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. Embora a finalidade da atuao fosse a defesa do interesse pblico, ele possusse competncia para tanto e supondo que houvesse atendido s formalidades legais, podemos dizer que houve inadequao do instrumento utilizado para obteno do fim visado. Assim, dentre as possibilidades de atuao que poderiam apresentar o mesmo resultado, o agente escolheu aquela mais gravosa ao particular e at a coletividade.
OBSERVAO: O ato que fira a razoabilidade ou proporcionalidade um ato ilegtimo (no meramente inconveniente ou inoportuno), e deve ser anulado (no cabvel cogitar revogao sob o fundamento de que o ato seja desarrazoado ou desproporcional).

BIBLIOGRAFIA: ALEXANDRINO, Marcelo & PAULO. Direito Administrativo.16 Edio. Editora Mtodo. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 20 Edio. So Paulo: Atlas 2007. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 32 Edio. So Paulo: Editora Malheiros, 2006. MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 22 Edio. So Paulo: Editora Malheiros, 2007.
EXERCCIOS

BATERIA I - FCC 01 - Prova: FCC - 2012 - TST - Tcnico Judicirio rea Administrativa

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


a) constitucional que rege a Administrao Pblica, do qual se retira especificamente a presuno absoluta de legalidade de seus atos. b) infralegal dirigido Administrao Pblica para que ela seja gerida de modo impessoal e transparente, dando publicidade a todos os seus atos. c) infralegal que positivou a supremacia do interesse pblico, permitindo que a deciso da Administrao sempre se sobreponha ao interesse do particular. d) constitucional que se presta a exigir a atuao da Administrao Pblica condizente com a moralidade, na medida em que esta no encontra guarida expressa no texto constitucional. e) constitucional dirigido Administrao Pblica para que seja organizada e dirigida de modo a alcanar os melhores resultados no desempenho de suas funes. 04 - Prova: FCC - 2012 - TJ-RJ - Analista Judicirio - Execuo de Mandados O Poder Pblico contratou, na forma da lei, a prestao de servios de transporte urbano populao. A empresa contratada providenciou todos os bens e materiais necessrios prestao do servio, mas em determinado momento, interrompeu as atividades. O Poder Pblico assumiu a prestao do servio, utilizando-se, na forma da lei, dos bens materiais de titularidade da empresa. A atuao do poder pblico consubstanciou-se em expresso do princpio da a) continuidade do servio pblico. b) eficincia. c) segurana jurdica. d) boa-f. e) indisponibilidade do interesse pblico. 05 - Prova: FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Judicirio - Enfermagem A eficincia, na lio de Hely Lopes Meirelles, um dever que se impe a todo agente pblico de

AULA 01
realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional. o mais moderno princpio da funo administrativa, que j no se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros. (Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo, Malheiros, 2003. p. 102). Infere-se que o princpio da eficincia a) passou a se sobrepor aos demais princpios que regem a administrao pblica, aps ter sua previso inserida em nvel constitucional. b) deve ser aplicado apenas quanto ao modo de atuao do agente pblico, no podendo incidir quando se trata de organizar e estruturar a administrao pblica. c) deve nortear a atuao da administrao pblica e a organizao de sua estrutura, somando-se aos demais princpios impostos quela e no se sobrepondo aos mesmos, especialmente ao da legalidade. d) autoriza a atuao da administrao pblica dissonante de previso legal quando for possvel comprovar que assim sero alcanados melhores resultados na prestao do servio pblico. e) traduz valor material absoluto, de modo que alcanou status jurdico supraconstitucional, autorizando a preterio dos demais princpios que norteiam a administrao pblica, a fim de alcanar os melhores resultados. 06 - Prova: FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo - Oramento e Finanas De acordo com a Constituio Federal, os princpios da Administrao Pblica aplicam-se a) s entidades integrantes da Administrao direta e indireta de qualquer dos Poderes. b) Administrao direta, fundacional, exclusivamente. autrquica e

c) s entidades da Administrao direta e indireta, exceto s sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica.

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


d) Administrao direta, integralmente, e indireta de todos os poderes e s entidades privadas que recebem recursos pblicos, parcialmente. e) Administrao direta, exclusivamente, sujeitando- se as entidades da Administrao indireta ao controle externo exercido pelo Tribunal de Contas 07 - Prova: FCC - 2012 - TJ-PE - Tcnico Judicirio - rea Judiciria - e Administrativa Tendo em vista os princpios constitucionais que regem a Administrao Pblica INCORRETO afirmar que a a) eficincia, alm de desempenhada com legalidade, exige resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros. b) lei para o particular significa pode fazer assim, e para o administrador pblico significa deve fazer assim. c) moral administrativa o conjunto de regras que, para disciplinar o exerccio do poder discricionrio da Administrao, o superior hierrquico impe aos seus subordinados. d) publicidade no elemento formativo do ato; requisito de eficcia e moralidade e) impessoalidade permite ao administrador pblico buscar objetivos ainda que sem finalidade pblica e no interesse de terceiros. 08 - Prova: FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judicirio - rea Judiciria No que concerne s fontes do Administrativo, correto afirmar que: Direito

AULA 01
c) embora no influa na elaborao das leis, a doutrina exerce papel fundamental apenas nas decises contenciosas, ordenando, assim, o prprio Direito Administrativo. d) tanto a Constituio Federal como a lei em sentido estrito constituem fontes primrias do Direito Administrativo. e) tendo em vista a relevncia jurdica da jurisprudncia, ela sempre obriga a Administrao Pblica. 09 - Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) Tcnico Judicirio - rea Administrativa O servio pblico no passvel de interrupo ou suspenso afetando o direito de seus usurios, pela prpria importncia que ele se apresenta, devendo ser colocado disposio do usurio com qualidade e regularidade, assim como com eficincia e oportunidade. Trata-se do princpio fundamental dos servios pblicos denominado a) impessoalidade. b) mutabilidade. c) continuidade. d) igualdade. e) universalidade. 10 - Prova: FCC - 2011 - TRT - 1 REGIO (RJ) Analista Judicirio

a) o costume no considerado fonte do Direito Administrativo. b) uma das caractersticas da jurisprudncia o seu universalismo, ou seja, enquanto a doutrina tende a nacionalizar-se, a jurisprudncia tende a universalizar-se.

No tocante Administrao Pblica, o direcionamento da atividade e dos servios pblicos efetividade do bem comum, a imparcialidade, a neutralidade, a participao e aproximao dos servios pblicos da populao, a eficcia, a desburocratizao e a busca da qualidade so caractersticas do princpio da a) publicidade. b) legalidade. c) impessoalidade. d) moralidade.

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


e) eficincia. 11 - Prova: FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea Judiciria A conduta do agente pblico que se vale da publicidade oficial para realizar promoo pessoal atenta contra os seguintes princpios da Administrao Pblica: a) razoabilidade e legalidade. b) eficincia e publicidade. c) publicidade e proporcionalidade. d) motivao e eficincia. e) impessoalidade e moralidade. 12 - Prova: FCC - 2011 - TRT - 1 REGIO (RJ) Tcnico Judicirio Analise as seguintes proposies, extradas dos ensinamentos dos respectivos Juristas Jos dos Santos Carvalho Filho e Celso Antnio Bandeira de Mello: I. O ncleo desse princpio a procura de produtividade e economicidade e, o que mais importante, a exigncia de reduzir os desperdcios de dinheiro pblico, o que impe a execuo dos servios pblicos com presteza, perfeio e rendimento funcional. II. No texto constitucional h algumas referncias a aplicaes concretas deste princpio, como por exemplo, no art. 37, II, ao exigir que o ingresso no cargo, funo ou emprego pblico depende de concurso, exatamente para que todos possam disputar-lhes o acesso em plena igualdade. As assertivas I e II tratam, respectivamente, dos seguintes princpios da Administrao Pblica: a) moralidade e legalidade. b) eficincia e impessoalidade. c) legalidade e publicidade. d) eficincia e legalidade. e) legalidade e moralidade.

AULA 01

13 - Prova: FCC - 2011 - TRT - 23 REGIO (MT) Tcnico Judicirio - rea Administrativa O Jurista Celso Antnio Bandeira de Mello apresenta o seguinte conceito para um dos princpios bsicos da Administrao Pblica: De acordo com ele, a Administrao e seus agentes tm de atuar na conformidade de princpios ticos. (...) Compreendem-se em seu mbito, como evidente, os chamados princpios da lealdade e boa-f. Trata-se do princpio da a) motivao. b) eficincia. c) legalidade. d) razoabilidade. e) moralidade. 14 - Prova: FCC - 2011 - DPE-RS - Defensor Pblico Na relao dos princpios expressos no artigo 37, caput, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, NO consta o princpio da a) moralidade. b) eficincia. c) probidade. d) legalidade. e) impessoalidade. 15 - Prova: FCC - 2010 - TRE-RS - Analista Judicirio - rea Administrativa A publicidade, como um dos princpios bsicos da Administrao, a) deve ser observada em todo e qualquer ato administrativo, sem exceo. b) elemento formativo do ato. c) a divulgao oficial do ato para conhecimento pblico e incio de seus efeitos externos.

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


d) obrigatria apenas para os rgos a Administrao direta, sendo facultativa para as entidades da Administrao indireta. e) tambm pode ser usada para a promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos, salvo no perodo eleitoral. 16 - Prova: FCC - 2010 - DPE-SP - Defensor Pblico A capacidade da Administrao Pblica de poder sanar os seus atos irregulares ou de reexamin-los luz da convenincia e oportunidade, reconhecida nas Smulas 346 e 473 do Supremo Tribunal Federal, est em consonncia direta com o princpio da a) moralidade. b) autoexecutoriedade. c) indisponibilidade do interesse pblico. d) segurana jurdica. e) autotutela. 17 - Prova: FCC - 2007 - MPU - Analista Oramento A reiterao dos julgamentos num mesmo sentido, influenciando a construo do Direito, sendo tambm fonte do Direito Administrativo, diz respeito a) jurisprudncia. b) doutrina. c) prtica costumeira. d) analogia e) lei. 18 - Prova: FCC - 2008 - MPE-RS - Assessor - rea Administrao Sobre os princpios do Direito Administrativo, correto afirmar que a) o princpio da autotutela diz respeito ao controle que a Administrao direta exerce sobre as entidades da Administrao indireta.

AULA 01
b) pelo princpio da finalidade, impe-se Administrao Pblica a prtica, e to s essa, de atos voltados para o interesse pblico. c) o princpio da supremacia do interesse pblico no significa que o interesse pblico deva prevalecer sobre o interesse privado. d) pelo princpio da publicidade obrigatria a divulgao de atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela Administrao pblica, mesmo que relacionados com a segurana nacional ou declarados sigilosos pela autoridade. e) nenhum outro princpio deve ser observado pela Administrao Pblica alm daqueles expressamente previstos na Constituio Federal. 19 Prova: FCC - 2009 - TJ-SE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa So princpios da Administrao Pblica expressamente previstos na Constituio da Repblica Federativa do Brasil: a) especialidade, moralidade e autotutela. b) legalidade, razoabilidade e supremacia do interesse pblico. c) publicidade, supremacia do interesse pblico e veracidade. d) veracidade, eficincia e razoabilidade. e) eficincia, legalidade e publicidade. 20 - Prova: FCC - 2009 - TJ-SE - Tcnico Judicirio rea Administrativa

A regra geral de proibio de greve nos servios pblicos, a faculdade de a Administrao utilizar equipamentos e instalaes de empresa que com ela contrata, e a necessidade de institutos com a suplncia, a delegao e a substituio, so consequncias do princpio da a) continuidade do servio pblico. b) autotutela. c) legalidade.

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


d) supremacia do interesse pblico. e) moralidade administrativa. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 D D E A C A E D C E E B E C C E A B E A

AULA 01
04 - Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - rea Administrativa - Cargo 1 O direito administrativo, ao reger as relaes jurdicas entre as pessoas e os rgos do Estado, visa tutela dos interesses privados. 05 - Prova: CESPE - 2008 - TST - Tcnico Judicirio - rea Administrativa Considere que, ao avaliar a execuo das determinaes descritas no texto, o chefe da diviso de segurana tenha observado que um dos agentes de segurana a ele subordinados atuava com racismo e preconceito, fazendo verificao cuidadosa de determinadas pessoas e, sistematicamente, deixando outras pessoas passarem sem qualquer tipo de verificao. Em funo disso, o chefe tomou as providncias cabveis para possibilitar a instaurao de sindicncia que apurasse a referida situao. Tendo em vista essa situao hipottica, julgue os itens abaixo. O referido agente de segurana atuou em desconformidade com os princpios constitucionais da administrao pblica e praticou infrao administrativa disciplinar. 06 - Prova: CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo Os costumes sociais tambm podem ser considerados fonte do direito administrativo, sendo classificados como fonte direta, pois influenciam a produo legislativa ou a jurisprudncia. 07 - Prova: CESPE - 2011 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo Apesar do princpio da legalidade, que norteia toda a administrao pblica, o presidente da Repblica pode dispor, por meio de decreto, sobre a organizao e o funcionamento da administrao federal se isso no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos. 08 - Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas Segundo o princpio da continuidade do servio pblico, os rgos da administrao pblica so estruturados de forma a criar uma relao de coordenao e subordinao entre eles, cada qual com suas atribuies previstas em lei.

BATERIA II - CESPE 01 - Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Tcnico Ministerial - rea Administrativa - Cargo 10 O princpio da impessoalidade em relao atuao administrativa impede que o ato administrativo seja praticado visando a interesses do agente pblico que o praticou ou, ainda, de terceiros, devendo ater-se, obrigatoriamente, vontade da lei, comando geral e abstrato em essncia. 02 - Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - rea Administrativa - Cargo 1 A supremacia do interesse pblico o que legitima a atividade do administrador pblico. Assim, um ato de interesse pblico, mesmo que no seja condizente com a lei, pode ser considerado vlido pelo princpio maior da supremacia do interesse pblico. 03 - Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - rea Administrativa - Cargo 1 O princpio da moralidade pretende tutelar o descontentamento da sociedade em razo da deficiente prestao de servios pblicos e de inmeros prejuzos causados aos usurios

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


09 - Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas De acordo com o princpio da autotutela, a administrao pblica pode exercer o controle sobre seus prprios atos, com a possibilidade de anular os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos. 10 - Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 1 De acordo com o princpio da legalidade, a administrao pblica somente pode fazer o que a lei lhe permite. 11 - Prova: CESPE - 2007 - TCU - Tcnico de Controle Externo Em obedincia ao princpio da publicidade, obrigatria a divulgao oficial dos atos administrativos, sem qualquer ressalva de hipteses. 12 - Prova: CESPE - 2008 - PC-TO - Delegado de Polcia O princpio da vinculao poltica ao bem comum , entre os princpios constitucionais que norteiam a administrao pblica, o mais importante. 13 - Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - Administrao - Especficos Com referncia aos princpios aplicveis s licitaes e aos contratos da administrao pblica, julgue os itens subsecutivos. O princpio da legalidade est relacionado ao fato de o gestor pblico agir somente de acordo com a lei. 14 - Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - Administrao - Especficos O princpio da impessoalidade trata da incapacidade da administrao pblica em ofertar servios pblicos a todos os cidados. 15 - Prova: CESPE - 2010 - INSS - Engenheiro Civil O direito administrativo o conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem rgos, agentes e atividades pblicas que tendem a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado. 16 - Prova: CESPE - 2010 - INSS - Engenheiro Civil

AULA 01
Apenas a lei, em sentido lato, pode ser tida como fonte de direito administrativo. 17 - Prova: CESPE - 2011 - FUB - Secretrio Executivo - Especficos Tanto na administrao pblica quanto na particular, o administrador, para que rgo pblico ou a empresa alcance os objetivos pretendidos, goza de liberdade para fazer o que for necessrio, desde que a lei no proba. 18 - Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Papiloscpico - Especficos O concurso pblico para ingresso em cargo ou emprego pblico um exemplo de aplicao do princpio da impessoalidade. 19 - Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Perito Papiloscpico - Especficos O princpio da eficincia no est expresso no texto constitucional, mas aplicvel a toda atividade da administrao pblica. 20- Prova: CESPE - 2009 - DETRAN-DF - Auxiliar de Trnsito A administrao pblica regida pelo princpio da autotutela, segundo o qual o administrador pblico est obrigado a denunciar os atos administrativos ilegais ao Poder Judicirio e ao Ministrio Pblico. 21 - Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) Analista Judicirio - rea Judiciria A possibilidade de encampao da concesso de servio pblico constitui um dos exemplos da aplicao do princpio da continuidade do servio pblico. 22 - Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Tcnico Judicirio - rea Administrativa - Especficos Os princpios elencados na Constituio Federal, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, aplicam-se administrao pblica direta, autrquica e fundacional, mas no s empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica. 23 - Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Tcnico Judicirio - rea Administrativa - Especficos

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


Contraria o princpio da moralidade o servidor pblico que nomeie o seu sobrinho para um cargo em comisso subordinado. 24 - Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Escrivo de Polcia - Especficos Os princpios que informam o processo administrativo so os mesmos que informam o processo judicial, aplicando-se, com a mesma intensidade, em um e outro processo. 25 - Prova: CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Administrao - Especficos Uma das manifestaes do princpio da eficincia est nas rotinas de controle de resultados a que se submete o poder executivo. 26 - Prova: CESPE - 2011 - STM - Analista Judicirio - Administrao - Especficos O princpio da razoabilidade refere-se obrigatoriedade da administrao pblica em divulgar a fundamentao de suas decises por meio de procedimento especfico. 27 - Prova: CESPE - 2010 - ABIN - AGENTE TCNICO DE INTELIGNCIA O princpio da impessoalidade decorre, em ltima anlise, do princpio da isonomia e da supremacia do interesse pblico, no podendo, por exemplo, a administrao pblica conceder privilgios injustificados em concursos pblicos e licitaes nem utilizar publicidade oficial para veicular promoo pessoal. 28 - Prova: CESPE - 2010 - ABIN - AGENTE TCNICO DE INTELIGNCIA Se determinada unidade da Federao constituir grupo de trabalho para avaliar a situao funcional dos professores da rede pblica de ensino e esse grupo, contrariando a legislao de regncia, colocar, equivocadamente, inmeros servidores em padres superiores queles a que fariam jus, a administrao, to logo verifique a ilegalidade, deve, antes de desfazer o equvoco cometido, dar aos servidores indevidamente beneficiados a oportunidade do exerccio do direito ao contraditrio e ampla defesa. 29 - Prova: CESPE - 2009 - DETRAN-DF - Todos os Cargos - Conhecimentos Bsicos

AULA 01
Considere a seguinte situao hipottica. Joo servidor pblico responsvel por gerenciar obra pblica levada a efeito pela entidade em que exerce suas funes. Ocorre que Joo, nos limites de sua competncia administrativa, determinou a pavimentao de uma rua, sem que houvesse previso no contrato administrativo, em local que beneficia um imvel de propriedade de sua me. Nessa situao, Joo praticou conduta abusiva com desvio de finalidade. 30- Prova: CESPE - 2010 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo O princpio da autotutela possibilita administrao pblica anular os prprios atos, quando possurem vcios que os tornem ilegais, ou revog-los por convenincia ou oportunidade, desde que sejam respeitados os direitos adquiridos e seja garantida a apreciao judicial. 31 - Prova: CESPE - 2010 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade esto expressos no texto da CF. 32 - Prova: CESPE - 2009 - ANATEL - Analista Administrativo - Direito Governadores de estado devem obrigatoriamente observar o princpio da moralidade pblica na prtica de atos discricionrios. 33 - Prova: CESPE - 2009 - SECONT-ES Auditor do Estado Tendo em vista o princpio da continuidade do servio pblico, na hiptese de resciso do contrato administrativo, a administrao pblica detm a prerrogativa de, nos casos de servios essenciais, ocupar provisoriamente bens mveis, imveis, pessoal e servios vinculados ao objeto do contrato. 34 - Prova: CESPE - 2009 - SECONT-ES Auditor do Estado Como decorrncia do princpio da impessoalidade, a CF probe a presena de nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas de rgos pblicos. 35 - Prova: CESPE - 2009 - SECONT-ES Auditor do Estado Somente se legitima a fixao de limite de idade para inscrio em concurso pblico quando prevista em lei e possa ser justificada pela natureza das atribuies do cargo a ser preenchido. 36 - Prova: CESPE - 2008 - ABIN - Agente de Inteligncia Com base no princpio da publicidade, os atos internos da administrao pblica devem ser publicados no dirio oficial. 37 - Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal Delegado de Polcia - Nacional A possibilidade de reconsiderao por parte da autoridade que proferiu uma deciso objeto de recurso administrativo atende ao princpio da eficincia. 38 - Prova: CESPE - 2004 - Polcia Federal A veiculao do ato praticado pela administrao pblica na Voz do Brasil, programa de mbito nacional, dedicado a divulgar fatos e aes ocorridos ou praticados no mbito dos trs poderes da Unio, suficiente para ter-se como atendido o princpio da publicidade. 40- Prova: CESPE - 2009 - TCU - Analista de Controle Externo Quando o TCU emite uma certido, ele evidencia o cumprimento do princpio constitucional da publicidade. 41 - Prova: CESPE - 2007 - TCU - Analista de Controle Externo A declarao de sigilo dos atos administrativos, sob a invocao do argumento da segurana nacional, privilgio indevido para a prtica de um ato administrativo, pois o princpio da publicidade administrativa exige a transparncia absoluta dos atos, para possibilitar o seu controle de legalidade.

AULA 01
42 - Prova: CESPE - 2007 - TCU - Analista de Controle Externo A probidade administrativa um aspecto da moralidade administrativa que recebeu da Constituio Federal brasileira um tratamento prprio. 43 - Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio O edital de um concurso pblico pode estabelecer limite mnimo de idade para candidato, desde que exista expressa previso legal que autorize essa exigncia. 44 - Prova: CESPE - 2008 - STJ - Tcnico Judicirio - rea Administrativa A exigncia de que o administrador pblico atue com diligncia e racionalidade, otimizando o aproveitamento dos recursos pblicos para obteno dos resultados mais teis sociedade, se amolda ao princpio da continuidade dos servios pblicos. 45 - Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judicirio - rea Administrativa Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade esto previstos de forma expressa na CF. 46 - Prova: CESPE - 2009 - TCU - Analista de Controle Externo O regime jurdico-administrativo fundamenta-se, conforme entende a doutrina, nos princpios da supremacia do interesse pblico sobre o privado e na indisponibilidade do interesse pblico. 47 - Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Analista Administrativo A insero de nome, smbolo ou imagem de autoridades ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios ou campanhas de rgos pblicos fere o princpio da impessoalidade da administrao pblica. 48 - Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Analista Administrativo O princpio da razoabilidade impe administrao pblica a adequao entre meios e fins, no permitindo a imposio de obrigaes,

DIR.ADMINISTRATIVO p/ TRE PROFESSOR FRANCISCO NETTO


restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. 49 - Prova: CESPE - 2009 - TCU - Analista de Controle Externo O direito administrativo, como ramo autnomo, tem como finalidade disciplinar as relaes entre as diversas pessoas e rgos do Estado, bem como entre este e os administrados. 50- Prova: CESPE - 2004 - TRE-AL - Tcnico Judicirio - rea Administrativa De maneira geral, eficincia significa fazer acontecer com racionalidade, o que implica medir os custos que a satisfao das necessidades pblicas importam em relao ao grau de utilidade alcanado. Assim, o princpio da eficincia orienta a atividade administrativa no sentido de se conseguirem os melhores resultados com os meios escassos de que se dispe e a menor custo. Rege-se, pois, pela regra de consecuo do maior benefcio com o menor custo possvel. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

AULA 01
GABARITO C 26 E 27 E 28 E 29 C 30 E 31 C 32 E 33 C 34 C 35 E 36 E 37 C 38 E 39 C 40 E 41 E 42 C 43 E 44 E 45 C 46 E 47 C 48 E 49 C 50

E C E C C E C C C C E E E C E C C E E C C C C C

Vous aimerez peut-être aussi