Vous êtes sur la page 1sur 38

TRANSCRIO DO G1 - 14HS 17-06-13 MODERADORA FAZ APRESENTAO DA PESQUISA E DO AMBIENTE, E PEDE PARA O GRUPO SE APRESENTAR. E AI, GENTE?

SABE O QUE NS VAMOS FALAR? DA IMPRESSO DE VOCS. COMEANDO PELA VIDINHA DE VOCS. COMO QUE T A VIDA DE VOCS, COMO QUE VOCS PERCEBEM A VIDA DE VOCS NESSE MOMENTO; AT PODE FAZER, ASSIM, COMPARANDO COM ANOS ANTERIORES, A 2 ANOS ATRS, COMO QUE VOCS PERCEBEM? A VIDA T INDO?... t piorando (@) ...T MELHORANDO, T PIORANDO? desculpa(@) FALE AI DJEANE t piorando, esse governo ai s t piorando, e daqui a pouco vai todo mundo morrer, de fome, no sei de que, mas eu acho que eles esto querendo acabar mesmo com a gente (@) COMO ASSIM? O QUE QUE VOC PERCEBE? ai, a gente no est sabendo escolher. Eu acho que o povo brasileiro no est sabendo escolher. Por isso que eu decidi nem escolher mais. (@) MAS A VIDA MUDOU EM QUE SENTIDO? VOC PERCEBE DE 2 ANOS ATRS... acho que...de 2 anos pra c? Posso at falar de mais tempo ainda, mais anos. Ai eu acho que t tudo pior: emprego, falam ah, tem, no tem; salrio, t l em baixo; alimento, l em cima, tudo, o preo de tudo t subindo; a Dilma s t ajudando a quem tem muito filho, quem no tem filho que se ferre; eu no tenho, mas ela s ajuda a quem tem um monto de filho; parece que s t piorando, acho que ela quer encher de pobre, no sei se para matar depois...(@) no bem assim. (parte inaudvel) (@) o bolsa famlia, n isso? (@) Tambm (@) geralmente eles do para aquelas pessoas que realmente no gostam de trabalhar...(@) isso mesmo (@)

...porque quem tem uma, quem realmente se preocupa com filho no t conseguindo essa bolsa famlia. (@) verdade (@) eu por exemplo, tenho 3 filhos, minha renda no grande, mas eu no cubro; minha parte cobre pro minha casa, minha vida. A voc v pessoas que no trabalham e sobrevivem atravs desse dinheiro...(@) verdade (@) mas por que? Elas no tem renda.(@) alguns tem (@) (confuso de vozes) o salrio, um salrio mnimo. Porque na minha famlia tem gente que recebe, como ela falou, no trabalha. No tem nenhuma renda. Mas gente que tem renda, vou dar um exemplo, a carteira assinada, dependendo do salrio, ela no consegue (@) Mas ai eu pergunto pra voc, a pessoa vai ter um monte de filho...(@) (confuso de vozes) EU NO SEI SE A DJEANE TERMINOU, MAS SE SIM, EM RELAO A SUA VIDA VOC SENTE QUE ENTO... olha s, eu sempre procuro me informar muito...(@) A VIDA PESSOAL... ...estudar, mas eu vejo que t indo tudo por gua abaixo, porque s to exigindo mais....a vida pessoal? Eu acho que eu s no to pior porque, graas a deus, eu no tenho filho, porque do jeito que t melhor no ter. Maluco quem t tendo filho hoje em dia. (@) AGORA ELA CONCLUIU N? QUEM MAIS QUER CONTAR COMO QUE T PERCEBENDO A SUA PROPRIA VIDA, COMPARANDO COM ANOS ANTERIORES, PELO MENOS UNS 2 ANOS, COMO QUE T? eu vou completar...(@) ARMANDO? ARMANDO VAI FALAR no sei, porque alguns anos atrs eu era bancrio, ento a expectativa do povo brasileiro, igual ao meu, ter uma economia estvel. Ela no inicio estava estvel, e agora, hoje em dia, ela est fugindo; e ela est prejudicando no s a mim como a todo povo brasileiro; eu no sou brasileiro, sou naturalizado brasileiro...(@) VOC FALA ELA, QUEM?

a Dilma! A Dilma pode controlar a inflao. E tambm os governantes de cada estado, hoje em dia, eles esto se preocupando mais com as competies que vo acontecer aqui no Brasil...(@) verdade (@) ...tanto que a parte da zona norte e zona sul esto sendo melhoradas, e a zona oeste est sendo esquecida. Aonde eu moro, tem um rio l que qualquer temporal muito brabo, enche onde eu moro vira um rio de gua. Ento os governantes esto se esquecendo; eles esto se preocupando mais com pra onde vai o turista, do que com o povo do subrbio. E a inflao est ficando descontrolada. A presidente est falando que a inflao t controlada, e ela no est controlada; ela est perdendo a noo e t tapeando o povo brasileiro, porque a inflao no essa (@) VOC DIZ COMO SE AS PESSOAS ESTO COMENTANDO ISSO QUE VOC T FALANDO? t, por que onde j se viu? Um tomate que custava a quase 2 anos atrs custava 1 real, hoje em dia voc j beirou ai o tomate a quase 15, 20 reais o quilo. O QUE QUE VOCS ESTO ACHANDO DAS IMPRESSES DELE, DO ARMANDO? , verdadeira, por que ao invs de aumentar o salario de mdico, a pessoa vai no hospital no tem mdico, nem numa clinica tem mdico, ningum mais quer exercer essa funo; professor, ganha pssimo, porque ela poderia estar mais preocupada com esse lado, mas no t preocupada com a copa, com isso, com aquilo outro. Quando chegar mesmo a poca, ela vai tirar os pobres da rua, capaz de virar at feriado, para no ter pobre na rua, e fica tudo lindo e maravilhoso(@) QUEM MAIS QUER CONTAR A VIDINHA PESSOAL? MELHOROU? COMO QUE T A VIDINHA? O WASHINGTON QUER FALAR. a nossa segurana aqui no vale nada; a gente faz segurana aqui pros gringos que vem de fora...(@) VOC FAZ SEGURANA PROS GRINGOS, ? no, eu digo o governo. Essa semana a copa das confederaes, as olimpadas, a copa do mundo, vai encher de exercito ai, e a gente que paga imposto, nada. Dentro de casa, a gente corre risco dentro de casa. (@) E COMO VOC PERCEBE A SUA VIDA? D SEU DEPOIMENTO a minha vida hoje em dia, no t boa, mas melhor do que antigamente.(@) VOC FALA, ASSIM, A QUANTOS ANOS ATRS? 2? uns 10 anos atrs. (@)

H 10 ANOS. MAS DE UNS 2 ANOS PRA C, COMO QUE T? t razovel, como ele falou ai. A passagem do nibus t mais alta do que a inflao. Por isso que eles to fazendo isso a, daqui a pouco vai virar uma revoluo (@) VOC ACHA? O QUE QUE VOCS ESTO ACHANDO DISSO QUE ELE T FALANDO? j comeou, so Paulo, rio, j foi pra belo horizonte, j foi pra Turquia, quer dizer, daqui a pouco vai pegar no mundo todo isso a(@) MUITO BEM, E A NOSSA AMIGA LUCIANA, COMO VAI A VIDA PESSOAL? dentro da minha casa, tranquila, mas como eles esto falando: ndice inflacionrio, salrios baixos, isso prejudica dentro de casa, n? Porque, como eu disse, eu tenho 3 filhos e eu procuro dar o melhor pros 3. Como eu trabalho fora e sou separada eu procurei colocar divertimento pra eles, dentro de casa; botei internet, TV por assinatura, at sem condies, mas pra poder prender meus filhos dentro de casa. Casa, colgio, e colgio-escola, e vice-versa, pra poder evitar ficar na rua; o que o que acontece? Esse tipo de servio que eu adotei pra prender as minhas filhas adolescentes em casa, um valor alto. (@) UMA ESTRATGIA CARA? , mas vale a pena(@) T, E LEVI, O QUE QUE VOC DIRIA? minha vida pessoal, eu diria que melhorou bastante. Porque sa do aluguel; de 3 anos pra c sa do aluguel e consegui minha prpria casa, que minha famlia no muito grande. Sou separado, tenho um filho. Depois fui trabalhando e conquistando as coisas, pra mim t bom. Quer dizer, podia melhorar cada vez mais, mas t indo bem(@) E O ADRIANO? t bem. A questo que eu queria apontar, que eu sou morador de realengo, e eu vejo que de uns anos para c, (inaudvel), eu no vou falar tambm dessa questo de polcia, porque tanto a populao quanto a polcia so vitimas do sistema, n? Ento eu vejo que igual agora, na copa do mundo, das confederaes, muito dinheiro rolando, muito dinheiro aplicado no estdio, n? Mas eu vejo tambm que eles no investem nas reas necessrias para o povo brasileiro. Eu vejo realengo abandonada, a questo essa. Eu particularmente tento no ficar transitando a noite, porque fica perigoso; h lugares no Rio, no s realengo, que voc v que est mal iluminado, uma coisa bsica e eles no fazem isso. Eu vejo que um descaso do prprio governo.(@) ENTO VOC SENTE QUE T PARADO, OU T PIORANDO? olha, eu no vou ser pessimista, mas eu acho que t indo de mal a pior. Por isso que eu vejo esse manifesto como uma coisa positiva, pelo menos o brasileiro v que tem o poder de tentar mudar esse pas, entendeu? (@)

ENTENDI. E O ANDERSON? bom, a minha vida pessoal, de uns 2 anos pra c, deu uma melhorada. No posso afirmar que chegou a 100%, mas uns 70% do que era, t melhor. Minha vida pessoal, com muito esforo, trabalhando de segunda a segunda, alguns bens que eu no tinha, que eu nem tinha perspectiva de ter, ento podemos dizer que nesses 2 anos a minha vida pessoal teve uma melhora. (@) T VENDO, O ANDERSON TEM UM OUTRO... BOM QUANDO TEM GENTE PENSANDO IGUAL E DIFERENTE, N? E VOC, ROBERTA? a minha vida pessoal, melhorou bastante, de anos atrs. Porque, eu tenho hoje coisas que eu no tinha.(@) VOCS PODEM, OS DOIS, DAREM EXEMPLOS? a minha foi a condio por exemplo. Eu trabalhava com faxina, consegui fazer um curso, e hoje estou como vigilante. E devido a ganhar um pouquinho mais que eu consegui comprar muitas coisas. Minha filha tem 12 anos e eu tenho conseguido dar a ela muitas coisas que eu nunca tive na minha vida. Eu acho que melhorou bastante (@) TO ENTENDENDO ROBERTA. E O MIGUEL? bom, posso dizer que de 2 anos para c, h exatamente 2 anos eu tive 2 enfartes com um espao de 2 semanas e eu posso dizer que, realmente, a sade pblica uma porcaria. Que se eu dependesse da sade pblica, eu tinha morrido, pelo menos aqui na capital, n? Eu tive que ir pro interior pra ter um tratamento melhorzinho(@) INCRIVEL, GENTE. CADA RELATO, N? na verdade eu me tratava no instituto do corao, em laranjeiras, e quando eu tive o segundo enfarto, eu precisei entrar numa fila que eu ia esperar 1 ano para fazer uma cirurgia cardaca. E no interior eu consegui em 1 semana. (@) GENTE, INCRIVEL AS HISTORIAS. MAS EU FIQUEI CURIOSA AGORA, DAQUI PRA FRENTE. O QUE VOCS ACHAM QUE VAI ACONTECER? AGORA VAMOS PR 2014, N? VOCS ACHAM QUE A SITUAO VAI MELHORAR, OU NO? eu acho que no governo atual no. No tem chance. (@) VOC DIZ EM QUAL GOVERNO? o governo do PT, no tem como voc tem melhora, se eles no fazem questo de melhorar. Isso que eles fizeram, de construir estdio em tudo quanto canto, um absurdo. Estdio onde no tem nem futebol. Depois da copa, vai fazer o que com aquilo? Colocar tudo no cho? Um estdio que custou mais de 1 bilho, vai pro cho? E quem foi que pagou? (@) e foi (inaudvel) do maracan, ein? (@)

No, eu no falo nem do maracan, eu falo onde no tem futebol. Voc v no acre, voc v no mato grosso, no tinha necessidade. Ento se gastou muito dinheiro onde poderia se gastar por exemplo na sade, onde tem um monte de gente deitada no corredor, esperando por um leito, que no tem. (@) e fora as gestantes, n? Esto todas morrendo os bebs (@) mas o problema que eles no esto pensando na gente(@) enquanto eles estiverem tentando tirar o poder de quem t investigando isso, no caso o STF e o Ministrio Pblico, a situao s vai piorar, no vai melhorar se eles no deixam (@) O QUE VOCS ESTO ACHANDO? VOCS SABIAM DESSA HISTRIA DA POLICIA FEDERAL E DO MINISTRIO PBLICO? a PEC 37, no isso?(@) isso um absurdo, os caras esto todos soltos a, tudo condenado e t no congresso a, como a gente vai pra frente num lugar desse?(@) o que ela quer dizer que vo tirar os 2 poderes que esses 2 rgos federais tem, eles no vo poder investigar mais nada, nem deputado, nem senador, nem presidente, nem ningum. Se tiver uma coisa errada, a competncia da justia, a justia que pode opinar(@) como que voc pode punir um corrupto se ele que faz a lei? verdade(@) E OS OUTROS, O QUE ACHAM QUE VAI ACONTECER NO FUTURO, NO ANO QUE VEM, COMO VAI T A VIDA? agora, tem que chegar no ano que vem no dia de votar, e lembrar de tudo isso(@) eu nem quero votar mais(@) no adianta ficar brigando na rua por causa de 20 centavos e quando chegar na prxima eleio, todo mundo vota no PT de novo(@) era isso que eu ia falar(@) (confuso de vozes) a maior parte do povo brasileiro assim, eles sabem das suas necessidades, mas fica quieto e o governo faz tudo isso ai, investe bilhes em estdios pra mostrar as pessoas que podem, e ai quando eles veem que a situao, quando o povo v que a situao est se apertando, o que o governo faz, na minha concepo, botam um feriado de 3, 4 dias direto, botam um showzinho de pagode ali, a populao que comea a se revoltar, cai no

pagode, no samba, na cerveja, todo mundo se esquece do problema, e assim os anos vo se passando e nada resolve. MAS, EM 2014 VOCS ACHAM QUE AS COISAS VO PIORAR OU MELHORAR? vo piorar(@) (todos concordam) vai de mal a pior(@) e por isso que as pessoas falam, ah, voc no vai ter filho?, nunca! Pra piorar? (@) VOCS J FALARAM DE TANTA COISA. VAMOS TENTAR JUNTAR. O QUE QUE T NO RUMO CERTO, E O QUE T COMPLICADO EM NOSSO PAS? a sade, t muito precria (@) a educao (@) (confuso de vozes) DEIXA EU VER SE PEGUEI, TRANSPORTE, N? segurana tambm(@) SEGURANA, SADE, O QUE MAIS? educao(@) educao principalmente(@) a criana acaba o antigo ginsio sem saber ler, nem escrever(@) e tambm o servio pblico(@) a aprovao automtica, n?(@) a criana no est sabendo nem ler e t passando de srie.(@) s ela no faltar que ela sabe(@) TODO MUNDO T SABENDO DISSO AQUI? (anuncia geral) quando eu fique sabendo, fiquei horrorizada(@) ELE FALOU SERVIO PBLICO AQUI, QUAL O SERVIO QUE VOC T FALANDO?

de todos eles, porque sou inventariante no frum, meu pai tem 11 anos que faleceu. Para andar com documento dentro da justia, voc tem que chegar com o caf, o almoo, para o processo sair de um lugar e ir pro outro. (@) voc acredita que eu fiz minha cirurgia tem 1 ano e meio, mais ou menos, e at hoje eu no recebi o auxlio benefcio? Nem com essa cicatriz toda no peito?(@) e tem gente que nem precisa, e consegue (@) GENTE, E AGORA, DO QUE VOCS FALARA, O MESMO PESO? O QUE MAIS PESADO, A SADE, A SEGURANA, A EDUCAO, ALGUM DELES MAIS ASSIM... mais a sade, mesmo (@) (maioria) porque, , tem UPA perto da minha casa, e eu precisei 2 vezes e chegando l no tinha mdico.(@) ENTO SE A GENTE PRECISASSE SE LEMBRAR DA IMPRESSO DE VOCS, AQUI NO ESTADO DO RIO, O QUE VOCS ACHAM QUE INCOMODA MAIS NAS PESSOAS? a sade, com certeza(@) com a populao, a sade. Voc vai no hospital, sabe o que eles falam pra voc, s baleado, atropelado e esfaqueado(@) as pessoas que no tem dinheiro pro plano de sade...(@) mesmo pagando plano, voc chega l muitas vezes e parece um hospital pblico(@) (confuso de vozes) eu vou falar uma experincia pessoal minha, eu gostaria que vocs escutassem isso, vocs esquecem uma coisa, mdico brasileiro so formados, os salrios so to baixos que eles preferem criar um consultrio particular, por que? Eu vou fazer mais de 2 anos que tive um problema gravssimo. Eu tive reteno urinria por causa de uma bactria que eu tenho, est se lutando pra ser retirada essa bactria, que do intestino, ento onde eu moro, padre Miguel, bangu, tudo virou clnica da famlia, e tem um boliviano l, fiz o exame, ele pediu o PSA, eu fiz, deu muito alto, pediu a biopsia, fiz, ficou no meio termo, no sei se foi o laboratrio que recolheu material insuficiente, deu problema, ele falou pra mim, se eu fosse cliente particular dele, ele me operava, porque eu tava com o cncer na prstata, tem 3 meses que (termo ininteligvel) fiz a biopsia, fiz o PSA, deu baixo, a doutora. Pediu que eu fizesse a biopsia, porque a tendncia de em mim aumentar, poderia ocasionar alguma coisa, e no deu nada.(@) PARECE QUE TODOS VOCS ESTO CONCORDANDO QUE A SADE O QUE MAIS (CONFUSO DE VOZES)...

, porque tem mdico vindo de fora e a gente no sabe em que ele formado. Tanto que quando eu fui fazer os exames, que voc tem que passar primeiro pelo clnico mdico, e depois fui pro especialista, era ele mesmo(@) sabe o que acontece, eles gastam muito dinheiro na faculdade, os mdicos, as vezes nem dorme estudando, pra chegar na hora de ganhar uma mixaria ningum quer(@) OH ADRIANO, VOC FALOU UM POUCO DE REALENGO, E AS PESSOAS NO CONTARAM DE ONDE ELES SO, ENTO, NO BAIRRO DE ONDE VOCS SO, COMO QUE ? eu sou de realengo tambm, no sei em que parte ele mora, mas na parte que eu moro a parte de segurana no to assim, no sei onde que voc mora, em que parte de realengo voc mora? (ininteligvel) eu tambm, moro ali prximo ao Carrefour, ento quer dizer, no assim, eu no vejo muito essa..eu tenho filhos adolescentes que saem toda hora. Tem o perigo normal de todo bairro(@) ENTO QUER DIZER, NOS BAIRRO QUE VOCS MORAM SO DIFERENTES, N? COMO QUE ESTO AS PROBLEMTICAS, OU AS COISAS QUE MELHORARAM NOS BAIRROS DE VOCS? eu aqui, Ndia, eu sou de l e l eles colocaram UPA, que ao meu ponto de vista foi numa grande coisa que fizeram, infelizmente da forma como o governo paga os mdicos, eles se afastam, por exemplo, l no tem pediatria, mas l no bairro onde eu nora, Vila Kennedy, eles to muito em cima dos esportes, s pensa nisso.(@) e o Eduardo Paes ele faz muito pela Vila Kennedy, no faz?(@) ele s colocou UPA (@) E AS VEZES NO TEM O MDICO. E VOC MORA AONDE? E COMO QUE T L? eu moro em bangu, mas l no tem... (@) COMO QUE T O BAIRRO? no mudou nada, no tem iluminao, ningum luta por nada, que nem eu to falando, eu j morei l, eu sei que o Eduardo Paes faz muita coisa pela rua porque ele amigo do padre Lino, l n? Ele faz muito e onde eu moro ele no faz nada, l todo mundo acomodado, ningum faz nada, as vezes no tem nibus, conduo difcil.(@) E ROBERTA, COMO ? eu moro em bangu, mas a parte que eu moro, no Jaborandi tem mais segurana, porque tem muitos policiais que moram naquela rea ali, colocaram UPA l na pedra branca

que nunca tem mdico, a clinica da famlia que pode fazer um pr-natal, mas o que acontece, eles marcam para voc fazer uma consulta daqui a 3 meses, falam que vai te ligar e ningum te liga (@) ANDERSON, DE QUE BAIRRO VOC ? Senador Camar. Eu tenho 32 anos de idade, e desde os meus 7 anos de idade eu moro l, a nica coisa boa que teve naquele bairro foi a UPA que colocaram l, mas s fachada, porque as pessoas, inclusive eu, quando precisam de um atendimento de urgncia, tem uma pessoa na porta que te indica pra outro bairro, pra outra UPA que voc chega l nunca tem mdico, quer dizer, segurana no existe.(@) na verdade a UPA fraca na parte ambulatorial (@) segurana no tem l.(@) FALTA O LEVI CONTAR COMO O BAIRRO DELE a parte que eu moro teve uma melhora, fizeram uma praa l, tem um posto perto de casa. SEM RECLAMAES VOC, N LEVI? AGORA O NOSSO AMIGO ARMANDO FALOU UM POUCO DO GOVERNO FEDERAL... faltou o meu bairro.(@) AI, VERDADE, DESCULPA. ONDE QUE VOC MORA? eu moro no santssimo. L melhorou bastante, a iluminao, (ininteligvel) passa perto de casa, asfaltaram a rua, isso tudo na eleio...por que depois.. , esses caras s aparecem na eleio, ento se a gente quiser alguma coisa vai ter que ser ano que vem, porque a zona oeste s consegue alguma coisa na poca da eleio(@) OLHA, ELE AQUI, O WASHINGTON NO ACABOU... minha esposa est com problema de operao, vai ter que operar, foi aqui naquele hospital, o Gama Filho, ela pegou (ininteligvel) do mdico pra ir pra clinica da famlia poder fazer, chegou l no pode fazer, porque no tem como, no tem mdico.(@) ENTO ALGUMAS COISAS CONTINUAM PRINCIPALMENTE NA REA DA SADE? , na sade..(@) O MEU AMIGO ARMANDO FALOU DA DILMA E DO GOVERNO FEDERAL, VOC ESTAVAM CALADOS, O QUE QUE VOCS TO ACHANDO DO DESEMPENHO DA DILMA COMO NOSSA PRESIDENTE? AINDA PRECARIAS,

t terrvel(@) votei nela e me arrependo pelo resto da minha vida. (@) eu at tinha esperana, mas agora...(@) ela ficou igual aos outros presidentes(@) (confuso de vozes) UM DE CADA VEZ. com lula a gente conseguia ter as coisas, mas com ela...(@) (confuso de vozes) com lula se conseguiu ter uma televiso, um carrinho, (confuso de vozes) o lula fez com que tivesse, e ela?(@) oh, na minha casa, minha filha t com 24 anos, e eu fui colocar um piso na minha casa depois do lula (@) ENTO VOCS CONCORDAM...QUAL O GRANDE PROBLEMA DO GOVERNO FEDERAL? at na poca do lula dava para comprar um imvel, j hoje no(@) t faltando credibilidade(@) T FALTANDO CREDIBILIDADE? muita! O QUE VOC QUER DIZER COM ISSO? eu quero dizer que o final do governo lula, com o escndalo no final do governo lula, com o mensalo, o Dirceu, o Genoino, isso a abalou a credibilidade do PT de l pra c, acabou. E eles tambm no fazem nada para melhorar, tudo que eles fazem tentando um acobertar o outro e continua a mesma roubalheira(@) ESSA A SENSAO DE VOCS? (silncio) a minha no, eu acho que ela t dando continuidade ao governo lula.(@) ento ele j era ruim (risos)(@) no, ele no era ruim. Voc comparando o governo do lula pra c, com o da Dilma, voc v que muita coisa mudou;(@)

o que, por exemplo?(@) tipo a inflao, ela veio ser controlada no governo lula(@) , isso verdade(@) (confuso de vozes) e a Dilma t mantendo isso(@) Aonde? Aonde que uma inflao que era estima 0,5 ao ms, que daria 6% ao ano, voc chega em 15 dias voc vai no mercado, com seu salrio, e tenta achar a promoo.(@) O BARATO NESSES GRUPOS QUANDO TEM GENTE QUE PENSA IGUAL E GENTE QUE PENSA DIFERENTE, NO ADIANTA UM TENTAR CONVENCER O OUTRO. AGORA COMO QUE VOCS ESTO VENDO O GOVERNO DO ESTADO? na verdade eu no to vendo o governo do estado, no existe governo do estado. Aqui no Rio no existe. isso que eu disse senhora, ele t se preocupando junto com o governo municipal...(@) QUEM O GOVERNADOR AQUI? Sergio Cabral(@) nem aparece(@) (confuso de vozes) ELE NO TEM APARECIDO? no (@) (confuso de vozes) S NAS ELEIES a ultima vez que eu me lembro dele ter aparecido foi no acidente de helicptero que morreu um amigo dele(@) o governo federal, estadual e municipal, que a senhora vai perguntar, eles esto no mesmo rolo, to se preocupando com a copa; no porque do mesmo partido, porque esto pensando em enfeitar para a copa, ento a concentrao deles so o que, a zona sul , quando voc passa o tnel pra zona sul voc j t em outro mundo, voc v policia militar em todo canto, voc j no v buraco, voc v o transporte pblico elevado(@)

VOCS FALARAM TANTAS COISAS, E EU PERGUNTO O QUE FOI QUE ESSE GOVERNO DO SRGIO CABRAL FEZ DE MELHOR E DE PIOR nada(@) (confuso de vozes) DE MELHOR NADA ele s apareceu na poca da eleio e sumiu(@) e de pior que ele continua a fazer nada(@) ele s aparece quando o governo federal vem aqui inaugurar alguma coisa, e ele t ali no meio(@) ENTO AGORA VAMOS MEMORIA DE VOCS, COMPARANDO COM OUTROS GOVERNADORES, COMO QUE VOCS FAZEM ESSA COMPARAO? ah, antigamente faziam, n?(@) QUEM FAZIA? a Rosinha, no caso, n? QUALQUER GOVERNADOR , a Rosinha, antigamente as crianas do menos favorecido recebia o leite, a primeira coisa que o Serio Cabral fez foi tirar o leite; acho que era o bolsa famlia.(@) era o cheque cidado(@) , o cheque cidado, a primeira coisa que ele fez foi tirar o cheque cidado, e fez o que? Colocou esse bolsa famlia para enganar o povo, porque uns tem e outros no tem. no meu caso, eu tenho uma memoria de quando eu era criana, a minha famlia tinha uma situao financeira muito boa, tinha comida no prato(@) EM QUE GOVERNO ISSO? no militarismo(@) AH, ISSO A MUITO TEMPO ATRS muitas pessoas falam mal do governo militar, mas voc no via bandido encarando a polcia, voc no tinha escola ruim pro povo.(@)

e agora eles s se preocupam com o bolsa famlia, com o passe do idoso pra passear. Eles no se preocupam com uma vida digna; na poca do militarismo todo mundo pagava a mesma passagem e no passava fome AGORA VAMOS ATUALIZAR ISSO, PORQUE ISSO MUITO ANTIGO, N? VAMOS TENTAR PENSAR EM 10, 20 ANOS ATRS ento, na minha poca de votar, vamos dizer, 20 anos atrs, educao, poxa, muito melhor. eu me lembro de um tempo que ningum precisava sair de seu bairro pra estudar. a educao era muito boa na poca do Mario Covas, que o vice era professor, melhorou bastante. A poca do Brizolo, ento depois que o Brizola saiu do governo piorou muito, at porque o vice dele era professor e cuidava disso, ento depois que ele saiu, porque tem isso, quando um governo entra, faz questo de esquecer tudo que o outro fez de bom(@) V SE EU TO ACOMPANHANDO VOCS, LEMBRARAM DA ROSINHA, QUE FEZ AES SOCIAIS, DO GOVENRO MILITAR E DO BRIZOLA Na poca do Brizola era bom, voc entrava de manh e s saia de tarde, tinha alimentao, tudo de bom(@) Tinha professor(@) E ningum repetia. J apanhava por nada assim de professor.(@) QUER DIZER QUE EM 20 ANOS MUDOU MUITO N? muito, bastante(@) A MAIORIA ACHA QUE O BRIZOLA FOI BOM, N? E VOC FALOU DO GAROTINHO? pra mim Anthony Garotinho foi o melhor(@) ELE FOI GOVERNADOR? O QUE FOI QUE ELE FEZ? foi sim, ele fez bastante coisa, que beneficiava pessoas de menos condies; restaurante popular, farmcia popular, o cheque cidado(@) eu s acho que o garotinho deixou muito a desejar na poca dele na parte de segurana(@) hoje em dia voc vai na farmcia popular e no tem remdio(@) eu acho assim, ele abandonou as comunidade. Voc no tinha segurana em comunidade nenhuma na poca dele. Eu tenho parentes que so da PM e eles eram proibidos de entrar nas favelas nessa poca(@)

(confuso de vozes) PERI, O PROGRAMA ATUAL NO EST AJUDANDO? ento hoje voc tem uma UPP.(@) a UPP no t sendo respeitada por ningum hoje no, cara. To dando tiro na polcia dentro da comunidade. O que tem uma fachada. (@) (confuso de vozes) PERAI, O MIGUEL T FALANDO ALI na poca do garotinho a segurana era muito pior, praticamente no existia, tanto que naquela poca, isso de hoje voc no precisar parar no sinal de transito de 10 da noite a 6 da manh foi com o Garotinho que comeou, porque era perigoso voc parar(@) ALGUM ACOMPANHA O MIGUEL NESSA IMPRESSO DELE? verdade(@) ento ele fez coisas boas, fez, mas segurana no fez nada(@) (confuso de vozes) agora t pior, liga a TV, a polcia t morrendo, t morrendo dentro de casa(@) (confuso de vozes) ELA T DIZENDO O QUE? isso tudo pela extrema misria, a gente no t vendo mas a famlia t l passando fome, eles descem pra pista para arranjar dinheiro. E desse jeito, assaltando, matando(@) h uns 25 anos atrs no se via o bandido com fuzil, andando pela rua. Hoje em dia eles andam, e confrontam com a polcia(@) na avenida brasil, todo dia usurio de crack atropelado, saa na TV, a tiraram eles de l, e eles voltaram, usam crack do lado do posto policial, e a polcia no pode fazer nada(@) OLHA QUANTA COISA VOCS ESTO ME CONTANTO, VOCS CAIRAM AGORA NA CIDADE, ENTO ME FALEM UM POUCO DA CIDADE, A UPP DO GOVERNO OU DA CIDADE? a UPP do governo do estado(@) a UPP foi criado justamente para acabar com o problema dentro da comunidade(@)

pra resolver os problemas do sul, n? (confuso de vozes) por isso que eu acho que uma grande fachada, voc tira os policiais da rua, leva pra favela, e os bandidos esto saindo da favela pra outro lugar, quer dizer, resolve o que? (@) eles esto indo pra zona leste, pra baixada fluminense, pros lagos, eles esto indo pra onde no vai envolver olimpada, copa, ento eles cumpriram o que se propuseram a fazer, ou seja, tirar daquela rea que vai ter turista. Assim funciona, se eles quiserem fazer no estado todo(@) agora eu vou explicar uma coisa, vocs sabem como um salrio de um policial?(@) horrvel, isso todo mundo sabe.(@) no horrvel, por que o policial no pode combater muito o bandido, por que que nem o militar, ele tem o soldo e tem as gratificaes, eu to falando por que tenho meu parente policial, ele no se aposentou, ele t no meio termo, ele disse que se se aposentar, ele s ganha o soldo, que pequeninho, a gratificao que aumenta o salario. Ento o policial quando ver o bandido, se puder vai fugir, porque ele vai deixar a famlia dele s com o soldo, que pequeno(@) sabe o que vai acontecer, olha no governo do garotinho no tinha segurana, mas ele criou a farmcia e o restaurante popular, a entra o prximo governo e acaba, quando o prximo governo entrar a a UPP acaba(@) VOC ACHA? como acabou tambm o restaurante popular(@) ENFIM, GENTE. S UMA SAPEADA AGORA, PORQUE ESTAMOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO... se for fazer um balano, tambm negativo(@) voc tem poca que bom, que ruim(@) na zona sul muito bom se estourar um cano de gua na zona sul, em 3, 4 horas consertam, na zona oeste fica semanas o cano estourado. O servio publico na zona sul, parece outro pas.(@) na zona oeste, onde t o povo que precisa do transporte pblico e da sade, no existe(@) AGORA GENTE, PARECE QUE TEM POLITICOS QUE MERECEM SER IMITADOS, QUAIS SO ELES?

em que termos? (@) O JEITO DE GOVERNAR, DE SER, DE PENSAR, QUEM PODERIA SE RIMITADO, QUAIS OS BONS GOVERNANTES DO ESTADO? Anthony Garotinho(@) Brizola(@) O QUE DEVERIAM IMITAR DO ANTHONY GAROTINHO? (confuso de vozes) a gente reclamava no tempo dele, e a gente era feliz e no sabia(@) MAS O QUE DEVERIA SER IMITADO? visar o pobres(@) eu sinceramente no me lembro de nada de bom do Anthony Garotinho(@) ENTO, OLHA SE EU PEGUEI, O ANTHONY GAROTINHO VISAVA OS POBRES, E ELE FEZ ALGUNS PROGRAMAS AQUI QUE ALGUNS ACHAM POSITIVO. O BRIZOLA. (confuso de vozes) NA EDUCAO. O QUE FOI QUE ELE INVESTIU NA EDUCAO? ele criou o horrio integral, e bom, porque a criana e o adolescente no vo pro mau caminho, ele quando sai do colgio vai ter que fazer seu dever de casa, pra no outro dia estar no colgio de novo, ento tem pouco tempo de lazer, o Brizola tentou fazer isso, mas os seguintes no, porque teriam mais crianas pra educar, ento no meio do caminho acabou se criando o que? Os semi-analfabetos. (@) AGORA GENTE, QUEM MAIS? BRIZOLA, GAROTINHO, ELA LEMBROU DO CONDE. QUEM MAIS? o Mrio Covas, que foi vice do Brizola, e o Brizolo foi ideia dele e no do Brizola AGORA DELES, QUEM FOI QUE SE PREOCUPOU MESMO COM OS POBRES? Brizola e Garotinho que criou restaurante popular, que o preo 1 real, isso bom pra classe baixa, que no tem dinheiro pra pagar VOCS LEMBRAM DISSO? (anuncia geral)

sim, at hoje eu almoo l(@) ainda tem na central do Brasil ENTO NO ACABARAM COM ESSE PROGRAMA? no, s piorou o servio(@) (confuso de vozes) no tem um governante que d continuidade(@) EU DESCONHECIA QUE ESSE PROGRAMA CONTINUAVA continua, mas o servio e a qualidade caram muito, mas continua. Em alguns bairros ainda tem a farmcia popular tambm.(@) (confuso de vozes) QUEM PARECE CONFIVEL PARA VOCS? pode ser at bem intencionado, mas...(@) ningum, a partir do momento que eles se misturam com a banda podre(@) ALGUM DELES TEM VISO DE FUTURO? no, acho que no.(@) talvez tenha uma poltica, que a Marina Silva, mas ela no tem nem partido, ento...quando ela quase conseguiu fazer alguma coisa boicotaram de tudo que era jeito.(@) ENTO VOC TEM ESSA IMPRESSO DELA? tenho, inclusive, a impresso de que ela tenha uma boa ndole. QUEM MAIS COMPARILHA ESSA VISO COM ELE? ela uma pessoa simples, n?(@) agora, voc t esquecendo uma coisa, voc fala da pessoa, mas ns temos 2 casos dentro do Brasil, o Tancredo Neves que parecia que ia fazer alguma coisa pelo pas, e o Sarney acabou assumindo, e o Ulisses Guimares que sumiu, no acharam o corpo. Voc no pode esquecer, o poltico vai tentar, porque ele tem o congresso nacional pela frente. Os presidentes, governadores, e prefeitos tem o congresso nacional, o senado federal, os vereadores, e se essa parte abaixo deles no permitirem, eles no fazem nada.(@) (confuso de vozes)

AGORA GENTE, COMPETENTE?

ALGUM

DESSES

TEM

CARA

DE

QUE

olha s, posso concluir? Realmente o presidente s faz o que o congresso que, entre aspas, ele pode se recusar a assinar e volta pro congresso de novo.(@) TEM ALGUM QUE PARECE SER COMPETENTE? a marina, parece(@) eu sempre me decepciono(@) a gente acreditou tanto no lula e na Dilma, n?(@) eu vejo assim, que o Freixo pode ser um bom candidato (@) E OS PIORES, SEMPRE TEM N? QUAIS SO OS PIORES? todos eles(@) a gente vai ficar aqui o dia todo falando(@) prefeito do rio de janeiro, Csar Maia(@) era maluquinho(@) Marcelo Alencar que gostava de tomar muita cachaa(@) (confuso de vozes) s que vocs s esto lembrando de governador, ali na nossa regio tem Jairinho, Marcelinho de Almeida, Tiago Pampolha, tem o cara cassado, Andr Luiz; so vereadores e deputados estaduais(@) (confuso de vozes) todo mundo promete na eleio, e no faz nada, campanha de voto. Agora, durante os 4 anos, vai procurar um vereador e voc no acha ningum(@) AGORA VAMOS PENSAR NOS MELHORES, HOJE, QUE DO SRGIO CABRAL? tudo ruim, pior(@) indo de mal a pior(@) ns nem conhecemos eles(@) se o governador no aparece, imagina os abaixo dele(@)

AGORA, QUEM T FAZENDO OPOSIO AO GOVERNADOR? eu(@) DE POLTICOS o Freixo a oposio ELE DE QUE PARTIDO? PSOL, n isso? MAIS ALGUM FAZ OPOSIO? abertamente no, s ele(@) E ELE APARECE ONDE? FALA ONDE? bem pouquinho, na televiso (confuso de vozes) ele fala muitas coisas que os outros no tem coragem de falar (@) AGORA QUEM VOCS ACHAM QUE VAI SAIR PRA CANDIDATO ANO QUEM VEM PRA GOVERNADOR? tem aquele negcio, eles no podem se pronunciar antes do tempo tem um a fazendo campanha, no sei se pra prefeito ou governador. Pezo(@) (confuso de vozes) ele o candidato de srio cabral(@) ONDE OS RAPAZES VIRAM ISSO QUE AS MULHERES NO VIRAM? telefonaram pra minha casa pra saber se conhecia o Pezo(@) minha me me disse tambm que ligaram pra ela pra perguntar(@) E VOC, FICOU SABENDO COMO? no dia de So Jorge, do lado da igreja tinha uma faixa enorme j anunciando ele como candidato(@) eu j vi ele aparecer em mesa de debate de programa esportivo na TV(@) eu j tinha sabido dele, pela conversa de rua

lula t querendo voltar, para presidente. Vai depender da autorizao mdica E O PT, VAI APOIAR QUEM PARA CANDIDATO? eu acredito que seja aquele Lindiberg Faria, ex-prefeito de nova Iguau(@) ele fez alguma coisa l por nova Iguau, que eu soube(@) pela baixada ele trabalhou, e at hoje trabalha como senador(@) eu tenho vrios amigos da baixada que no gostam dele no, e acham que o governo dele foi pssimo(@) mas ele deve vir mesmo como candidato (@) PODE SER, J OUVIRAM FALAR DELE? j, infelizmente (@) j E ESSE PV? O SIRKIS DE QUE PARTIDO? do PV E ELE VAI SE LANAR COMO DEPUTADO? vai sim, toda vez se lana quando ele no vem pra governador...(@) (confuso de vozes) ELE SEMPRE VEM COMO CANDIDATO? quando no pra governador pra prefeito, pra deputado...(@) E O GAROTINHO SER QUE VEM? no pode vir, ele t brequado por processo eleitoral, inelegvel por 8 anos, ou mais(@) VOCS SABIAM DISSO? sabia sim eu no E O QUE FOI QUE ACONTECEU?

que a base dele em Campos, e l tem muita mutreta ele saiu de la como prefeito, n? E J T COMPROVADO? t comprovado desde a poca dele como governo do estado, extravio de dinheiro pblico ou seja, eles entram pro governo, ai inventam coisas boas, e quando saem embaixo de escndalos e desvio de verba O QUE VOC QUER DIZER COM ISSO? a maioria deles, suponhamos, agora estamos em poca de arrumar a cidade pra eventos futuros, ento eles fazem obras superfaturadas e quando chega a hora deles sarem o outro poltico que entra ele meche em tudo e descobre os desvio e roubos (@) ENTO, O QUE ACONTECEU AO GAROTINHO DIFERENTE DO QUE PODE ACONTECER HOJE? NO MUITO

no muito diferente do que certamente vai acontecer com Sergio Cabral, Eduardo Paes(@) eu sou rodoviria, e todo mundo aqui sabe que a situao do transporte est precria, com preos altos e transportes em pssimas condies; a primeira coisa que eles fizeram foi o curso carioquinha, tnhamos de saber fala francs, ingls e espanhol. O onibus com a roda caindo, mas era isso o necessrio, que fizssemos o curso por causa da copa.(@) ENTO VAMOS FALAR UM POUCO DO PEZO, O QUE VOCS ACHAM DELE? (confuso de vozes) OLHA, TO DIVIDIDOS, QUEM ACHA QUE SIM FALA PRIMEIRO, QUEM ACHA QUE NO FALA DEPOIS eu acho que ele pode ter chance porque ele t vindo empurrado pelo Sergio Cabral(@) e j t fazendo muita propaganda dele, dizendo o que ele fez, e isso influencia muito(@) J T FAZENDO PROPAGANDA, AGORA O MIGUEL ACHA QUE NO eu acho que no, ele tem aparecido muito, na aba dos outros, ento todo mundo sabe que ele no tem feito nada. Ento apesar do povo hoje votar errado, eu no acho que o povo bobo, eles sabem que ele no fez nada, nem vai fazer, como sergio cabaral no fez(@)

eu acho que a maioria boba(@) ele t indo na onda dos outros e no d.(@) ALGUM ACHA DIFERENTE? eu acho que a maioria boba, vamos ser realistas? Porque o Eduardo Paes se reelegeu de novo, os ambulantes estavam em bangu, enquanto estava em eleio ele deixou todo mundo l, quando conseguiu ele tirou todo mundo. E O SIRKIS? O QUE VOCS ACHAM DELE SAIR CANDIDATO? (confuso de vozes) no duvide no(@) MAS VOCS ACHAM QUE ELE TERIA CHANCE SE CONCORRER? o Sirkis s seria prefeito do Jardim Botnico, o Rio no d pra ele no; (confuso de vozes) tudo sem lgica, ele no tem plano de governo(@) E O CESAR MAIA, ELE VOLTA? cesar maia vem sim, e ele at consegue ainda(@) Com certeza, o povo...ai ai(@) ele foi um bom administrador, ele s foi meio doidinho, quando ele saiu da prefeitura, tinha uma verba boa em caixa. Mas ele falou muita bobagem, muita besteira.(@) ele parecia prefeito s da zona sul(@) o cara ali falou de dinheiro no caixa, mas claro, ele s sabia privatizar as coisas(@) O QUE VOCS ACHAM DE PRIVATIZAO? eu acho que dar o que nosso pros outros administrarem eu penso da seguinte forma, o banco do brasil foi privatizado e hoje d lucro, a CSN foi privatizada e hoje d lucro, ento no adiante voc ter uma empresa pblica que no d lucro e vira cabide de emprego; melhor privatizar do que tirar do nosso bolso pra pagar salrio de poltico(@) mas a voc v, gastaram 1 Bilho para reformar o Maracan e deram pro Eike Batista administrar, ele vai ganhar em cima dos cariocas, que foi construdo com nosso dinheiro(@)

durante 35 anos, ne?(@) O QUE VOCS ESTO ACHANDO DESSA HISTRIA DE PRIVATIZAR O MARACAN? agora, a privatizao, todo mundo tem que saber que se continuasse na mo dos governantes no iriam crescer, tanto que TV e telefonia foi assim, tanto que os contratos falam das melhorias, ento o governo tem que chegar em cima e cobrar, se no tiver melhoria, tem que ter multa, etc. ento privatizam, os governos no fiscalizam e o cara acaba s fazendo dinheiro, sem as melhorias.(@) (confuso de vozes) TEM DOIS AQUI QUE SE DIVIDEM, N? E AS MULHERES? No acho que seja bom (@) eu acho que perdemos um patrimnio nosso(@) AGORA GENTE, VAMOS IMAGINAR, CESAR MAIA, PODE SER QUE APAREA, E TEM CHANCE? tem, por esse motivo, o povo j ouviu falar dele, no vai lembrar o que ele fez ou no fez ele bate de frente com pezo, eu acho E SER QUE O GAROTINHO PODE SE CANDIDATAR? no, ainda no ele t impedido MAS SE ELE PUDESSE? TERIA CHANCE? ele voltava ser? ele teria chance porque o governo dele marcou por causa da ajuda ao pobre e os oprimidos tem obras dele que permanecem at hoje TEM GENTE QUE ACHA QUE SE ELE VOLTAR TEM CHANCE eu acho assim, que ele marcou mas muita gente vai lembrar do tempo que no era tudo isso

mas o povo tem memoria curta, no iria lembrar MAS POR VOCS AQUI AGORA, ELE TERIA CHANCE? eu acho que no PRA QUEM ELE TERIA CHANCE, POR QUE? E PRA QUEM ELE NUNCA TERIA CHANCE, POR QUE? pra mim teria chance pelas coisas que ele fez, bota antes e agora na verdade assim, tudo que causou o impedimento dele, seria muito explorado pelos outros candidatos, e muita coisa E O QUE VOCS LEMBRAM? tem muitas coisas, envolvimento com construtoras, desvio de verbas (@) (confuso de vozes) mas a funo do adversrio lembrar a memoria curta Fernando Collor disse em rede nacional que lula, assim que tomasse posse iria confiscar o dinheiro do pobre, e quem fez isso foi ele. Ento a gente no tem como confiar, porque o que acontece? Ele continua l ele tomou um impeachment nacional..(@) eu e os bancrios todos sabamos 1 ms antes dele fazer isso, e fomos tirando o dinheiro de todas as aplicaes e deixando s um pouco l pra no dar bandeira(@) pede o impeachment da Dilma tambm(@) OH, GENTE. AFINAL FALAMOS DO PEZO, QUE VEM COM O APOIO DO SRGIO CABRAL, DO SIRKIS, DO CESAR MAIA, MAS DO LINDEMBERG NINGUEM FALOU AINDA, FALAMOS DO GAROTINHO... o Lindemberg nunca fez nada no Rio Mas na baixada...a propaganda a alma do negcio ele saiu com a imagem to manchada de lagoa sul que eu no sei se ele conseguiria no mas tem aquela jogada de marketing, ah, a Dilma do PT ento vem um governador do PT para ser alinhado mas se esse for o argumento ele t ferrado, porque todo mundo t insatisfeito com a Dilma

ser? Ser que o povo t insatisfeito com o governo dela? BOM GENTE, NESSE MIX QUE VOCS FIZERAM AQUI, SE ESTIVESSEM DISPUTANDO, QUEM GANHARIA? o garotinho, porque dentre todos esses, ele j foi governador e fez, ento teria chance de voltar e porque ele perdeu? foi um governo bom, e depois veio a mulher dele, e se o povo no concordasse no dava continuidade com a mulher dele E OS OUTROS, O QUE ACHAM? o garotinho, porque ele fez mesmo ele tem chance, mas Pezo tem mais chance que ele, porque o Garotinho j passou, e Pezo nunca chegou quais as obras de Pezo? eu acho que o povo vai querer arriscar E VOC, QUAL SEU PALPITE? voc botou o freixo ai? Ele tem chance eu tambm, com uma margem pequena, mas freixo chega eu acho que cesar maia vem como candidato pelo que as pessoas do meio politico tem falado eu acho que cesar maia vem candidato em tem chance, porque ele acabou com imposto predial da maioria, por decreto lei, mais na zona oeste e os idosos tambm mas o povo no t preocupado com imposto, o povo t preocupado em querer ver alguma coisa pelos pobres AGORA, QUAL DELES FARIA UM BOM GOVERNO, E PORQUE? eu no tenho ningum eu tambm no tenho ningum, s ignorante vou anular meu voto QUANTOS VO ANULAR O VOTO? eu

eu tambm JURA? 1, 2, 3...QUEM MAIS? 4.. eu no anularia, porque entre esses eu ainda apostaria no Anthony garotinho, por tudo que ele fez , pela obras dele GENTE, VOC J SABEM QUE ALGUNS DELES J ESTO SE COMUNICANDO, UM PASSARINHO VERDE ME CONTOU, VOCS VIRAM PROPAGANDA DE QUEM? do pezo dizendo que ele era o novo candidato (@) no ele no pode dizer(@) (confuso de vozes) telefonando tambm ALGUM MAIS? s ele, mas ningum a gente v propaganda, mas sem candidato, falando do partido, contra o partido as vezes ligam l pra casa perguntando se eu to gostando das obras do Paes OH GENTE, O QUE A GENTE FAZ NESSE ESTUDO, A GENTE MOSTRA COMUNICAES QUE A GENTE PEGOU NA TV SOBRE ESSES POTENCIAIS CANDIDATOS OU NO, MAS QUE APARECEM COM ESSES ARGUMENTOS DO PARTIDO E PRA VOCS FOI SORTEADO...(A MEDIADORA EXPLICA O MTODO E O CANDIDATO) APRESENTAO DA PRIMEIRA PEA E AI, O QUE VOCS ACHARAM? concordo, foi o que discutimos aqui n? De privatizao no concordo com ele no, acho que tem que ser privatizado sim, mas no concordo com o tipo de contrato feito ento a privatizao uma despesa a menos no estado, que j no tem dinheiro pra educao, transporte, imagina pro estado, ento privatizao sim; s que quem administra tem que pagar um valor que aquilo tem realmente eu no gostaria que fosse privatizado, a gente t perdendo um patrimnio nosso. uma perda total de um direito nosso

eu contra a privatizao, como ele falou, eu no sou a favor sobre pagar um valor simblico, ento pagando o preo devido eu sou a favor da privatizao eu acho que, como j falamos, ele tem que ser privatizado, mas tem que ser fiscalizado, o maracan no tem s o dinheiro do estado, mas o federal tambm, ento tem que saber se a parte do governo federal no est pressionando pra privatizar WASHINGTON, O QUE VOC ACHOU? eu no concordo no, porque cad o dinheiro do restante que foi privatizado ai? Vai pra onde? QUANTOS AQUI SO A FAVOR DA PRIVATIZAO? 3 HOMENS...A MAIORIA ACHA QUE NO TEM QUE PRIVATIZAR, ENTO CONCORDA COM O DISCURSO QUE APARECEU ALI. E VOC? eu acho que no, como ele falou ali, ah o povo, o problema deles achar que pra ajudar o povo.. UM TEMA IMPORTANTE O QUE ELE T FALANDO ALI? eu acho que no ELA ACHA QUE NO, MAS OS OUTROS ACHAM QUE... eu acho que sim, pois o maracn sempre pertenceu ao rio, e porque agora vai ser do empresrio? VOC VIU O QUE ELE FALOU? SEMPRE PERTENCEU AO RIO, ELE FALOU ALGO QUE APARECEU ALI NA PROPAGANDA? foi no FOI UMA FRASE PARECIDA? ENTO O QUE FICOU DO COMERCIAL? que o maracan nosso O QUE MAIS APARECEU? ALGUEM J VIU? J? POR QUE ME DISSERAM QUE PASSOU AQUI NO RIO. 2 HOMENS VIRAM, ENTO IMAGINA QUE TEM UMA AGENCIA QUE CRIOU ESSA PROPAGANDA, O QUE MARCOU? na minha concepo o que marcou foi o que ele frisou uma verdade, que o maracan sempre pertenceu ao povo, ao governo do estado, e agora querem tirar pra dar a um empresrio VOCS LEMBRAM DO QUE APARECEU NO INICIO?

foi o maracan foi o maracan sendo construdo, o garotinho sempre com o engenheiro da obra ali, e depois s ele S APARECEU O GAROTINHO? apareceu mais algum, que deve ser o engenheiro da obra tem um rapaz falando que o maracan nosso COMEOU COM O DEPOIMENTO DIZENDO QUE O MARACAN NOSSO, E DEPOIS? no lembro.. T VENDO QUE INTERESSANTE, POR ISSO QUE EU PERGUNTO O QUE FICOU NA CABEA DE VOCS ele tava conversando com o engenheiro PARECIA QUE TAVA CONVERSANDO COM O ENGENHEIRO OU O MESTRE DE OBRAS, MAS ELE ACHA QUE UM CIDADO. E DA FALAVA O QUE? sobre a privatizao do maracan ele fala que contra a privatizao porque o maracan sempre pertenceu ao cidado carioca E O FINAL, ALGUM LEMBRA? no a privatizao TAVA ESCRITO ISSO? junto com a sigla do partido QUAL O PARTIDO DO GAROTINHO? o PR eu acho que o politico que contra a privatizao ele se prevalece do que as pessoas pensam que privatizou, perdeu. Mas no perde, continua nosso, apenas muda a administrao. Ento ele declara isso, pra conseguir apoio. (confuso de vozes) mas o que acontece, quem foi a favor da privatizao dos royaltes do petrleo?

VAMOS VOLTAR PRA COMUNICAO? EU ACHO QUE S 2 VIRAM ESSA, MAS PASSOU MESMO N? ENTO VOU PASSAR OUTRA AQUI AGORA, ENTO PRESTEM A ATENO. Apresentao da segunda pea E ESSA, ALGUM TINHA VISTO? j, essa j. eu j vi DUAS PESSOAS, VAMOS COMENTAR? ele falou o obvio, n? no falou nada de novo (confuso de vozes) SE NO NOVIDADE, CHAMA A ATENO? Chama, porque um problema do povo eu acho que no ser? (confuso de vozes) PERA, UM DE CADA VEZ. PRA ELE FOI IMPORTANTE. PRA VOCE? eu no acredito. Ele sabe que o maior problema a sade publica, ento a gente sabe que ele promete e depois no vai cumprir, e outra. Isso j era problema na poca que ele governava mas a sade agora t pior ainda essa clinica da famlia, s pode ir na clnica do bairro, e quando chega l no tem mdico antes dessa UPA e da clinica da famlia, preferia o hospital publico VAMOS FALAR DA PROPAGANDA? mas estamos falando da propaganda, disso que ela fala, da sade pblica, que t precria ele quer voto, porque ele no vai melhorar

eu acho que o Eduardo Paes piorou, tinham muitos hospitais bons e que foram fechados pra mim a propaganda fala na alma do povo, porque o povo sofre com esse problema de sade a. E o que ele fala uma realidade, porque a gente que trabalha fora e passa mal, perde o dia l, quando atendido, e se for atendido VOC T FALANDO ALGUMA COISA QUE APARECEU ALI? aquela senhora ali falou isso (confuso de vozes) vera lcia falou ali manicure ELE MEMORIZOU UMA FRASE, VOCS VIRAM ISSO? ele t falando ali de uma situao cotidiana nossa ELE ACHA QUE EST FALANDO NA ALMA DO POVO, VOCS ACHAM ISSO? no t sabe por que? Aquele negcio, ele t usando um problema conhecido pra se promover todos fazem isso ele t falando ali na propaganda. Quando ele se candidatou ele sabia que o Rio tem o problema de sade, e ele sabe, porque ele j tinha visto antes de ser governador, ele conhece, s que agora ele pode enganar o mais pobre. ELE PODE TER PROPOSTAS PRA SADE? tem, sempre teve sabe o que vai acontecer? Daqui pra uns anos na frente o povo vai esquecer quem foi que fez isso com eles. GENTE, ENTO NESSA O QUE O GAROTINHO DISSE? focando o problema da sade dentro do Rio dizendo que ia melhorar isso na minha opinio ele est mostrando que o governo atual esta mesclando a sade, tipo assim, enfeitando a cidade e o que bsico pra gente no tem E A FRASE FINAL, O QUE ELE FALA?

o que bom pra um, bom para todo mundo... teoricamente, n? VOC NO LEMBRA DIREITO? VOC ACHOU O QUE DESSA FRASE? FALA DE NOVO... mas na sade publica ele tem que pensar em todo mundo e a frase o que bom pra um, bom pra todos VAMOS VER O PRXIMO. Apresentao da pea 3 eu no voto nesse homem mesmo, no adianta eu tenho raiva s de olhar pra ele E AI? um soco no olho POR QUE? ele t fazendo os outros de idiota, ele t fantasiando pro povo s o jeito dele falar j d raiva ele t falando pro povo, ele foi governador e sabe como as coisas so e fala como... (confuso de vozes) ele quis dizer que a maquiagem feita e s mostra o pessoal da zona sul o rapaz falou que isso pra zona sul, e pro pessoal daqui, o pobre. Ento ele vai fazer propaganda pra quem? Pro pobre E VOC GOSTOU, NO GOSTOU? eu no acredito, s isso; ele diz que maquiagem o que o governo faz, mas ele que faz eu no gostei no eu tambm no eu acho que mais uma vez ele usa um problema que vem desde o tempo que ele era governador

o povo no vive so de restaurante popular, tem vrias ruas que no tem calamento, saneamento, etc. desde o tempo dele e da mulher dele E VOC, O QUE ACHOU? achei enganoso, por que eu conheo gente que infiltrado em alguns partidos polticos, e ningum sabe, mas Garotinho tinha um projeto pra mudar o encanamento da zona oeste, a eles querem dizer...ele tinha o projeto e ele veio falar que a zona oeste, como algumas partes est sendo tapeada, e desde o tempo dele tapeado VOC CONCORDA COM O MIGUEL. E VOCS? eu to cansada de caridade do governo, s isso E COMO PROPAGANDA? ele t sugerindo reeleger, deu um soco no olho do Eduardo Paes, falando dessas obras faranicas pra turista ver, e colocando propostas ilusrias ai. CHAMARAM DE FANTASIOSAS, ILUSORIAS, E PRA O LEVI? ele t fazendo uma maquiagem no comercial sabe quem vai votar nele? Os adolescentes de 16, 17 anos. Sinceramente o povo que votar nele porque gosta de sofrer ele t usando uma ferramenta que outros polticos usaram, apontar os defeitos de um governo, a desigualdade existe desde sempre, e s tem aumentado. Eu acho que ele no vai fazer nada pra mim a propaganda t perfeita. QUE ELEMENTOS VOC ACHA INTERESSANTES? coisas que foram faladas aqui na sala, que os governantes se preocupam com a zona sul e o turista, quando com o que tinham que se preocupar, no se preocupam. Ns falamos isso, abordamos esses temas, mas agora ningum concorda com o que ele t falando. (confuso de vozes) na verdade a gente no concorda com a inteno dele. Se fosse outro, poderia falar a mesma coisa mas na propaganda ele no fala que vai mudar, ele mostra a situao do Rio de Janeiro ele mostra o partido dele (confuso de vozes)

OLHA, VEJAM O QUE VOCS TO FAZENDO. VOCS FALARAM POXA, A GENTE FALOU SOBRE A PRIVATIZAO DO MARACAN, A GENTE FALOU DA ADMINISTRAO DO ESTADO MAIS PRA ZONA SUL, O ARGUMENTO FOI ESSE, ELE FALA ARGUMENTOS QUE NS FALAMOS AQUI NO GRUPO, ENTO O QUE DEIXA VOCS TAO REVOLTADOS? a pessoa O FATO DO GAROTINHO FALAR ISSO? ele j ter sido o governador do estado, ele vir pra um reeleio e tocar nas mesmas feridas, ele venha pra outra coisa DE ALGUMA MANEIRA ESSA AGNCIA DE PUBLICIDADE DETECTOU PROBLEMAS QUE SO REAIS? so reais, mas por que como ela disse, por que no colocaram Tarciso Meira ali pra falar? Mas ele foi espero, colocou o povo se colocasse pezo ali, que nunca foi governador.. a tambm seria um risco PEZO TERIA SENTIDO, PORQUE? VOC QUER DIZER QUE COMO PEZO NUNCA ADMINISTROU... ai faria sentido, porque ele nunca governou VOC VIU O QUE O LEVI FALOU? SE FOSSE UM CANDIDATO QUE NUNCA GOVERNOU FARIA SENTIDO, VOCS CONCORDAM? sim, com certeza que ele t abordando um problema que ele j passou por l e no fez ele t jogando conversa fora eu acho que ele um cara de pau ser que ele quer uma segunda chance? ele tem direito a uma segunda chance, como todo mundo tem, mas a gente tem que acreditar nisso ele ali no est se colocando como candidato, est apresentando o partido que pode ter como candidato outra pessoa. t sim, t se colocando sim

ele que o presidente do partido, ele t fazendo propaganda do partido. A gente no falou aqui que ele no pode se candidatar? Ento ele t mostrando uma realidade do Rio de Janeiro, apresentando um partido dele que provavelmente vem com outro candidato por que no colocou algum deputado, ou vereador? (confuso de vozes) o povo fica revoltado s de ver a cara dele ali acho que se ele no pretende ser candidato, era um motivo pra no aparecer mas ele o presidente do partido, ele tem que apresentar o partido O QUE VOC ACHA? eu acho que ele t queimando o prprio partido e o prprio candidato dele, se ele no fez por que o candidato vai fazer? POSSO MOSTRAR O ULTIMO? Apresentao da ultima pea; E AI PESSOAL? mais uma bobagem que ele falou. Se voc conhece Campos, tem parente l, como eu tenho, voc vai ver que nem na cidade dele ele fez nada, na cidade mal tem onibus. Eu to falando onde o lugar que base dele, onde a mulher dele prefeita. Ento voc no tem estrada l, no tem transporte, ento o que ele fala ali conversa fiada. e a mulher dele conseguiu se reeleger mas isso por que? Por causa disso tome aqui isso pra voc comer, e me d seu voto l no dia tal todos eles e principalmente no interior, ainda tem muito isso, votam de acordo com o que o pai e o av vai votar concordo com ele ai. O pessoal vota de acordo com a propina MAS O QUE A PELA FALOU ALI? falou da desigualdade da capital pro interior, e que isso no vai mudar, nem ele entrando, nem outro ENTO, DE NOVO UMA REALIDADE? uma realidade que ele pensa que conhece, mas...

mais uma vez fica provado que ele sabe qual o problema, mas no faz quando voc chega na prefeitura voc descobre que a sua rua que de barro, t l como asfaltada, isso um crime GENTE, NS VIMOS UM CONJUNTO DE PROPAGANDAS...VAMOS TENTAR CONTINUAR FALANDO DA PROPAGANDA. ele falou ali que ele presidente, no . Ele liderana do partido, presidente outra coisa. Se botar Garotinho de frente vai queimar o partido TEM ALGUNS QUE ACHAM QUE ELE QUEIMA A IMAGEM DO PARTIDO? queima s pegar o exemplo do PT, ele cresceu por causa do Lula, ele era tipo o garoto propaganda mas ele criou o PT. EU MOSTREI 4 COMERCIAIS, ALGUNS J TINHAM VISTO? no MAS PASSOU? NO HORRIO NOBRE INCLUSIVE...AGORA VOCS VO LEMBRANDO QUE VIRAM, POR QUE VOCS ACHAM QUE NO LEMBRAVAM QUE TINHAM VISTO? pode ser falta de interesse eu no vi mesmo quando fala de candidato, a gente no d nem a mesma quando fala que vai comear o jornal nacional em 5 minutos, a hora que eu vou tomar banho pra que? Ouvir as mesmas lorotas? NO CONJUNTO, O QUE VOCS ACHARAM DESSE CAMINHO DE COMUNICAO? TODAS TINHAM O MESMO FORMATO, COMO COMEAVA? tinha um depoimento de algum do povo eu acho que o caminho esse. TINHA UM DEPOIMENTO, E DEPOIS? ai entra o que o partido pensa do problema

(confuso de vozes) AI COLOCAM O GAROTINHO FALANDO O QUE O PARTIDO PENSA DAQUELAS COISAS eu acho que a ideia colocar que aquele partido vai resolver as coisas QUAL O PARTIDO? PR E A FRASE FINAL? o que bom pra um, bom para todos O QUE VOCS ACHAM DESSA FRASE? acho timo, se fosse desse jeito MAS VOC PODE DIZER UMA COISA DE VRIOS JEITOS, DIZENDO DESSE JEITO... dizendo como se fosse verdade.. mas nunca bom pra todos se fosse com um politico do partido, uma pessoa desconhecida, teria mais credibilidade MAS UMA BOA FRASE? uma boa frase (todos) (confuso de vozes) PASSA O QUE ESSA FRASE? nunca vi o que bom pra um pra todos. Tudo que bom pra mim, bom pra vocs? No sei se a frase certa. boa no contexto, na sade, na educao, boa fala da desigualdade do Rio, ento bem melhor essa frase, porque o que bom pra zona sul bom pra zona oeste ALGUMA IMAGEM DOS 4 QUE EU PASSEI FICOU MAIS NA CABEA DE VOCS a senhora falando da sade

eu acho que a imagem que ficou foi a da me com o filho no colo, entrando no hospital foi, verdade que a da sade MAIS ALGUMA? DEIXA EU PERGUNTAR PRA NIZIA SE TEM ALGUMA PERGUNTA? A mediadora agradece e termina o grupo.

Vous aimerez peut-être aussi