Vous êtes sur la page 1sur 11

Nas questes de 1 a 50, marque, em cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando.

Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova.

PROVA OBJETIVA
QUESTO 1 QUESTO 4

O corpo humano composto por trilhes de clulas. Com relao estrutura e funo das clulas eucariontes, assinale a opo correta. A A membrana plasmtica dos leuccitos rica em peptideoglicanos. B As mitocndrias so organelas responsveis pela produo energtica da clula e sintetizam todas as protenas necessrias para realizar a sua funo. C Bactrias captadas pelas clulas por endocitose so digeridas nos peroxissomos. D A srie de mudanas que uma clula sofre desde sua formao at sua diviso denominada ciclo celular. E O retculo endoplasmtico liso stio de sntese protica.
QUESTO 2

Com relao aos msculos da cabea e do pescoo, julgue os itens abaixo. I O msculo masseter eleva a mandbula, cobre a face lateral do ramo da mandbula e inervado pelo nervo facial. II A funo principal do msculo genioglosso de retrair a lngua. III O msculo digstrico atua principalmente no processo de deglutio e da fala, porm tambm participa no processo de mastigao. IV O bucinador um msculo fino e horizontal superficial ao msculo masseter. V Os msculos pterigoide medial e lateral so responsveis pelos movimentos de ranger e de moer durante a mastigao. A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

Com relao aos tecidos bsicos do organismo humano, julgue os itens a seguir. I II III IV V O tecido epitelial um tecido avascular e inervado e possui uma alta capacidade de regenerao. As glndulas salivares so glndulas excrinas do tipo mercrinas. Os fibroblastos so as clulas que sintetizam a matriz extracelular do tecido conjuntivo propriamente dito. Os ostecitos so clulas que residem em lacunas no interior da matriz ssea. As fibras musculares so clulas cilndricas com um nico ncleo.

QUESTO 5

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

Com relao ao quinto par craniano, julgue os itens a seguir. I O nervo trigmeo um nervo sensitivo. superior. III Os nervos alveolares superiores inervam a polpa e o periodonto dos dentes molares superiores. IV O nervo lingual inerva os dois teros anteriores da lngua, a mucosa da regio sublingual e a gengiva lingual de todos os dentes inferiores.

II O nervo maxilar penetra no crnio a partir da fissura orbital

QUESTO 3

Com relao anatomia dos ossos do crnio ou da face, assinale a opo correta. A Todos os ossos do crnio so firmemente unidos pelas suturas. B O forame estilomastoideo, localizado nos ossos parietais, da passagem aos nervos cranianos VII. C Os seios paranasais so compostos pelos ossos frontal, esfenide, etmide e pelas duas maxilas. D A lmina cribriforme local de passagem do nervo craniano V. E Os ossos zigomticos formam as proeminncias das bochechas e parte das fossas nasais.
UnB/CESPE SES/DF

Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

Prova 14 opo: 111 Especialidade: Cirurgia Bucomaxilofacial

QUESTO 6

QUESTO 9

Com relao embriologia da face e cavidade oral, julgue os itens a seguir. I O tecido conjuntivo embrionrio de qualquer parte do organismo derivado do mesodermo. II Os processos maxilares crescem medialmente e se aproximam dos processos nasais laterais e mediais, mas permanecem separados por sulcos distintos. III As fissuras lbio-palatinas resultam de defeitos de desenvolvimento do palato secundrio. IV A mandbula e a maxila se formam a partir dos tecidos do primeiro arco branquial. Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

Com relao a mucosa bucal, julgue os itens a seguir. I Os dois principais componentes da mucosa oral so o epitlio oral e a lmina prpria. II As papilas filiformes recobrem toda a parte anterior da lngua. III O epitlio da mucosa de revestimento queratinizado. IV Os melancitos se encontram na camada espinhosa e sua funo a sntese a e secreo de melanina. Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

QUESTO 10

QUESTO 7

Com relao estrutura ou funo das glndulas salivares, julgue os itens a seguir. I A glndula partida uma glndula mucosa que secreta a amilase. II As glndulas salivares menores esto presentes na submucosa em toda a cavidade oral. III Os ductos estriados que recebem a saliva primria dos ductos intercalares constituem a maior parte do sistema de ductos salivares. IV Xerostomia uma frequente queixa clnica causada pela diminuio da secreo da saliva. Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

Com relao ao desenvolvimento dentrio, assinale a opo correta. A As clulas da papila dentria tm origem ectodrmica. B Na fase de campnula tardia, formam-se os ns do esmalte, grupos de clulas que vo orientar a formao das futuras cspides. C As clulas do epitlio interno do rgo do esmalte se diferenciam em ameloblastos. D Os molares permanentes se formam a partir de uma extenso lingual da lmina dentria. E Os tecidos que formam a raiz do dente derivam da papila dentria.
QUESTO 8

Com relao a formao, a estrutura e a classificao dos ossos maxilares e da mandbula, julgue os itens seguintes. I II III IV V Os ossos maxilares, exceo dos cndilos mandibulares, se formam por meio de ossificao intramembranosa. O colgeno tipo I a protena principal da matriz extracelular ssea. Os osteoblastos so clulas multinucleadas que regulam a sntese e a mineralizao do osso. O processo alveolar consiste em uma cortical vestibular e lingual, osso esponjoso e osso alveolar. A formao e remodelao do osso basal dos maxilares no depende da presena de dentes.

QUESTO 11

Com relao estrutura ou s bases moleculares do periodonto de insero, assinale a opo correta. A B C As evidncias recentes demostram que o cemento celular e o acelular so tecidos fenotipicamene distintos. O ligamento um tecido conjuntivo rico em colgeno tipo I e XII e em fibras oxitalnicas. A juno amelo-cementria mais frequentemente observada aquela em forma de encaixe de topo entre o cemento e o esmalte. O cemento celular se estende da margem cervical da raiz do dente at o tero apical e sua funo principal de ancoragem. A sialoproteina ssea e a osteopontina so protenas envolvidas no desenvolvimento do ligamento periodontal.

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5. D

UnB/CESPE SES/DF

Prova 14 opo: 111 Especialidade: Cirurgia Bucomaxilofacial

QUESTO 12

QUESTO 15

Com relao ao ecosistema bucal, julgue os prximos itens. I II III IV V Algumas horas aps o nascimento da criana, a sua boca comea a ser infectada por espcies aerbias e anaerbias facultativas. A aderncia interbacteriana ou coagregao a responsvel por conferir volume a microbiota, sendo de grande importncia na maturao do biofilme dental. A descamao do epitlio oral um fator regulador que permite compensar o nmero de bactrias, mantendo a microbiota em nveis compatveis com a integridade dos tecidos. A lisozima uma enzima que tem efeito bactericida porque hidrolisa o lipopolissacardeo das bactrias gram-negativas. Na regio subgengival dos dentes, a saliva o principal regulador da microbiota existente.

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

Com relao aos conceitos bsicos de imunologia, julgue os itens a seguir. I A linhagem mielide d origem aos moncitosmacrfagos e aos linfcitos. II A defesa contra microrganismos e substncias estranhas no infecciosas so mediadas, inicialmente, pela imunidade inata e, posteriormente, pela imunidade adquirida. III Os plasmcitos so clulas especializadas na produo de citocinas, sendo geralmente restritos aos tecidos e rgos linfoides secundrios e medula ssea. IV Os antgenos do complexo de histocompatibilidade principal (MHC) possuem particular importncia nos fenmenos de rejeio de transplantes. Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

QUESTO 13

Com relao aos componentes bacterianos da microbiota bucal, assinale a opo correta. A As Porphyromonas gingivalis so cocobacilos gram-negativos, anaerbios estritos, que esto associados etiopatogenia das periodontites agressivas. B As Veillonella atypica so cocos gram-negativos de pequena dimenso sem aparente patogenicidade, e so encontradas em todos os habitats da boca. C A Treponema denticola habitante do sulco gengival e seu nmero aumenta em gengivites. D Steptococcus sobrinus so estreptococos relacionados com a progresso da doena crie em humanos. E Actinomyces naeslundi pouco frequente no biofilme dental devido a sua incapacidade de aderir superfcie dentria e a outras bactrias.
QUESTO 14

QUESTO 16

Com relao virologia e micologia de interesse para a odontologia, julgue os itens a seguir. I O desequilbrio da microbiota oral devido a fatores fisiolgicos, antibioticoterapia prolongada, corticoterapia prolongada ou doenas crnicas que debilitam o hospedeiro pode provocar uma candidose ou candidase. Microscopicamente, as hifas de Candida e de leveduras podem ser identificadas pela colorao de rotina hematoxilina-eosina em preparados de citologia exfoliativa. A paracoccidiomicose uma infeco fngica profunda, de frequncia maior em homens, e pode se manifestar na cavidade bucal como ulceraes com aspecto de amora. A manifestao bucal primria do vrus do herpes simples tipo 1 (HSV-1) a gengivoestomatite herptica e ela geralmente observada em crianas. A principal via de transmisso do vrus da hepatite C a sangunea.

II

Com relao s repercusses sistmicas das doenas infecciosas da boca, julgue os itens a seguir. I A endocardite infecciosa caracteriza-se pela infeco e pela colonizao das vlvulas cardacas ou do endocrdio mural por um agente microbiolgico, levando formao de vegetaes extensas e friveis. II Pacientes portadores de vlvulas cardacas protticas, com histrico de endocardite, cardiopatias cianticas congnitas complexas ou desvios cirrgicos sistmico-pulmonares so considerados pacientes de alto risco para endocardite infecciosa. III Pacientes com mdio e baixo risco para endocardite infecciosa necessitam de antibiticos antes de se submeterem a qualquer procedimento odontolgico. IV Mais da metade dos casos de endocardite infecciosa atribuvel a Actinobacillus actinomycetemcomitans. Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV. III

IV

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

UnB/CESPE SES/DF

Prova 14 opo: 111 Especialidade: Cirurgia Bucomaxilofacial

QUESTO 17

QUESTO 19

Com relao ao controle de infeces em odontologia, assinale a opo correta. A O Mycobacterium tuberculosis presente na saliva e no escarro transmitido principalmente pela tosse e no sobrevive em superfcies secas. B A degermao cirrgica das mos visa potencializar o efeito antimicrobiano sobre as microbiotas transitrias. C Na esterilizao pelo calor mido, a presso aumentada destri os microrganismos. D Todo profissional de sade deve ser vacinado contra hepatite A, B e C. E Acidentes com instrumentos perfurocortantes devem ser tratados como emergncia mdica.
QUESTO 18
Fonte: J. Daskalogiannakis et al., 2006.

Observando a radiografia acima, verifica-se que o paciente apresenta dentes supernumerrios, devido a uma condio hereditria denominada A osteognese imperfeita. B amelognese imperfeita. C displasia cleidocraniana. D neutropenia cclica. E sndrome Papillon Lfvre.
QUESTO 20

A fotografia apresentada a seguir ilustra uma leso gengival diagnosticada como fibromatose gengival. Os fatores etiolgicos dessa alterao incluem I leucemia.

Com relao aos cistos e tumores odontognicos, julgue os itens abaixo. I O cisto dentgero definido como um cisto originado pela separao do folculo da coroa de um dente incluso. II Ceratocistos odontognicos na regio anterior da maxila podem imitar um cisto do ducto nasopalatino. III Os tumores odontognicos epiteliais so compostos de epitlio odontognico sem a participao do ectomesenquima odontognico. IV O ameloblastoma perifrico um tumor incomum e provavelmente se origina de restos de lmina dentria abaixo da mucosa bucal. V Os odontomas so os mais comuns dos tumores odontognicos e, quando completamente desenvolvidos, consistem principalmente em esmalte e dentina, podendo-se
Fonte: Kather et al., 2008.

II alteraes hormonais. III mutaes genticas. IV uso de bloqueadores de clcio. V uso de anticonvulsionantes.

observar tambm cemento e dentina. A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.

A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.


UnB/CESPE SES/DF

Prova 14 opo: 111 Especialidade: Cirurgia Bucomaxilofacial

QUESTO 21

QUESTO 23

Com relao aos conceitos bsicos das neoplasias, julgue os itens a seguir. I Todos os tumores benignos e malignos tm dois componentes bsicos: clulas neoplsicas proliferantes que constituem o parnquima e um estroma de suporte feito de tecido conjuntivo e vasos sanguneos. II Os tumores malignos originrios de clulas epiteliais so denominados carcinomas. III Os tumores benignos geralmente metastatizam. IV As evidncias indicam que o cncer bucal tem um forte componente hereditrio. Esto certos apenas os itens A I e II. B I e III. C II e III. D II e IV. E III e IV.
QUESTO 22

A inflamao fundamentalmente uma resposta de proteo, cujo objetivo livrar o organismo tanto da causa inicial da agresso celular quanto das consequncias da agresso. Com relao inflamao ou ao reparo, assinale a opo correta. A B C D O pus um exsudato inflamatrio rico em macrfagos e restos celulares parenquimatosos. A destruio tecidual persistente observada durante a inflamao crnica. A diapedese leucocitria caracterizada pela liberao de enzimas por macrfagos e neutrfilos derivados da acumulao de leuccitos no foco inflamatrio. Nos seres humanos, a histamina considerada o principal mediador da fase imediata do aumento da permeabilidade celular na resposta inflamatria e secretada principalmente pelos eosinfilos. Um granuloma uma rea focal de inflamao granulomatosa que consiste em uma agregao de neutrfilos, cercada por um colar de leuccitos mononucleares e plasmcitos.

QUESTO 24

Com relao aos frmacos anti-inflamatrios, assinale a opo correta. A B C A irritao gstrica, que pode variar desde um simples desconforto at a formao de uma lcera um dos efeitos adversos dos anti-inflamatrios no-esteroides. Os anti-inflamatrios no-esteroides diminuem a produo de leucotrienos que causam a sensibilizao dos nociceptores e mediadores inflamatrios. Os anti-inflamatrios no-esteroides suprimem a dor, o edema e o aumento do fluxo sanguneo associados inflamao por meio da inibio da migrao leucocitria e da inibio da produo de radicais de oxignio txicos. A dexametasona um anti-inflamatrio que tem um efeito antipirtico importante. A interrupo sbita de glicocorticoides aps tratamento prolongado pode resultar em insuficincia renal aguda.

Com relao farmacologia dos anestsicos locais em odontologia, julgue os itens a seguir. I Todos os anestsicos locais do tipo ster so potentes vasoconstritores. II A velocidade de absoro dos anestsicos locais aps administrao parenteral relacionada tanto com a vascularizao do local da injeo quanto com a vasoatividade da droga. III Os anestsicos locais atravessam facilmente a barreira hematencfalica e sua ao farmacolgica no sistema nervoso central a depresso. IV O local primrio de biotransformao dos anestsicos locais do tipo amida nos rins. Esto certos apenas os itens A I e II. B I e III. C II e III. D II e IV. E III e IV.
UnB/CESPE SES/DF

D E

QUESTO 25

Com relao aos frmacos antibacterianos, julgue os itens a seguir. I II III IV V Todos os antibiticos lactmicos interagem na sntese do peptideoglicano da parede celular bacteriana. A administrao de tetraciclina durante o perodo de desenvolvimento dentrio pode induzir o desenvolvimento de hipoplasias do esmalte. Os plasmdeos so componentes genticos extracromossmicos que podem transportar genes que codificam a resistncia a antibiticos. A clindamicina um antibitico pertencente classe das cefalosporinas que tem mecanismo de ao semelhante ao das penicilinas. O metronidazol um potente agente antiprotozorio e no recomendado como antibitico.

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

Prova 14 opo: 111 Especialidade: Cirurgia Bucomaxilofacial

QUESTO 26

QUESTO 28

Uma criana de 3 anos de idade foi levada ao consultrio pela primeira vez necessitando de atendimento odontolgico. No exame clnico/radiogrfico foram observadas leses cariosas oclusais nos molares inferiores bilateralmente. A me relata ser a criana de difcil relacionamento, havendo muita dificuldade para instituir hbitos de higienizao e de alimentao saudvel. Com relao a esse tema, julgue os itens a seguir. I A utilizao da tcnica do ART no indicada, em funo da idade da criana. II indicado aconselhamento da me no que diz respeito aos hbitos dietticos e de higiene da criana. III indicado o monitoramento da atividade da doena em intervalos mais curtos (2 a 3 meses) at o seu controle. IV indicada a introduo de bochechos dirios de NaF a 0,5% para controle da atividade da doena. Esto certos apenas os itens A I e II. B I e III. C I e IV. D II e III. E III e IV.
QUESTO 27

Uma paciente, leucoderma, de 22 anos de idade, com queixa de mobilidade acentuada em molares e incisivos, superiores e inferiores, relatou apresentar sade geral normal, sem queixas sistmicas; ser nofumante e no etilista e ter boa higiene. Relatou ainda fazer higienizao dentria diria (3 a 4 vezes por dia), sem usar qualquer enxaguatrio bucal. Informou ser portadora de doena periodontal h cerca de sete anos. Relatou que sua me e sua tia materna tambm apresentavam o mesmo problema e afirmavam ter perdido muitos dentes quando jovens. No exame radiogrfico, observou-se grande perda ssea vertical localizada na regio de molares e incisivos, conforme ilustrado abaixo.

Com base nessas informaes, pode-se afirmar que o diagnstico provvel nesse caso de A B C D E displasia ectodrmica. periodontite. periodontite agressiva. sndrome de Crouzon. sndrome de Turner.

Um paciente de 25 anos de idade procura a urgncia, queixando-se de dor no localizada na regio superior da face. Julgue a conduta a ser tomada, visando a construir uma hiptese diagnstica. I II III IV V Examinar a cavidade bucal incluindo tecidos moles e duros. Fazer uma radiografia panormica. Fazer teste de vitalidade dos dentes da regio afetada. Fazer a histria clnica. Fazer radiografias periapicais da regio afetada.

QUESTO 29

Considere o caso hipottico de um paciente que apresenta: clinicamente, presena de coroa com morfologia e colorao normal na dentio decdua e permanente e de abscessos frequentes e radiograficamente, razes curtas na dentio decdua e permanente. Nessa situao, correto afirmar que a descrio acima corresponde aos aspectos clnicos e radiogrficos de A B C D E dentinogenese imperfeita tipo I. dentinogenese imperfeita tipo II. displasia dentinaria tipo I. displasia dentinaria tipo II. dentinognese imperfeita tipo III.

A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.


UnB/CESPE SES/DF

Prova 14 opo: 111 Especialidade: Cirurgia Bucomaxilofacial

QUESTO 30

QUESTO 33

Julgue os itens a seguir acerca dos aspectos radiogrficos e das implicaes clnicas associados aos implantes endsseos. I Imagem de fina rea radiotransparente acompanhando o arcabouo do implante sugere falha na integrao do implante com o osso adjacente. II Imagem de perda da crista ssea alveolar ao redor da placa na poro coronal do implante revela ostete resultante de pouco controle da placa, sobrecarga ou ambos. III Imagem de aumento do espao do ligamento periodontal mais prximo ao pilar natural (dente) revela carga no axial resultando em uma angulao imprpria do implante. IV Imagem de migrao apical do osso alveolar para um lado do implante sugere pouca distribuio do estresse, resultante de inadequada biomecnica do sistema prtese-implante. Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. I e IV. II e III. II e IV.

Com base na imagem apresentada e considerando o caso hipottico de um paciente de 20 anos de idade que apresenta morfologia alterada do dente 12 e uma leso periapical no peripice, sugestiva de granuloma, correto afirmar que essa anomalia um caso de A B C D E dens invaginatus. odontoma complexo. odontoma composto displasia odontorregional. cisto dentgero.

QUESTO 31

Considere o caso hipottico de um paciente de 10 anos de idade que procura atendimento no servio odontolgico da rede pblica do DF apresentando leso cariosa nas faces mesioclusodistal e vestibular com perda da cspide mesiovestibular do dente 36. A profundidade da cavidade mdia e o teste de vitalidade positivo. Levando em considerao o local do atendimento e o custo-efetividade do tratamento, assinale a opo que indica o tratamento mais adequado para esse caso. A B C D E restaurao de amlgama complexa onlay de porcelana restaurao de resina composta direta coroa total de porcelana onlay de cermero

QUESTO 34

As vantagens da utilizao da tomografia computadorizada reformatada no auxlio colocao de implantes incluem I II III IV V mnima sobreposio de imagens ampliao de imagem uniforme medidas exatas dentro de 1 mm avaliao de todos os stios de implante possveis simulao do procedimento com programa de computador

QUESTO 32

A quantidade de itens certos igual a A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

QUESTO 35

A radiografia apresentada acima indica que a hiptese diagnstica mais provvel de A B C D E sndrome de Gorlin Goltz. sndrome de Gardner. displasia fibrosa. doena de Paget. displasia cementria periapical.

Alguns materiais odontolgicos podem apresentar efeitos adversos, tais como os ons metlicos. Com relao aos ons metlicos, correto afirmar que A B C D E no apresentam reao alrgica. apresentam hipersensibilidade do tipo I. apresentam hipersensibilidade do tipo II. apresentam hipersensibilidade do tipo III. apresentam hipersensibilidade do tipo IV.

UnB/CESPE SES/DF

Prova 14 opo: 111 Especialidade: Cirurgia Bucomaxilofacial

QUESTO 36

QUESTO 39

A capacidade de um material permitir osteointegrao est intimamente relacionada com a sua biocompatibilidade. Entre os materiais listados a seguir, no permite a osteointegrao A o titnio comercial puro. B a liga de titnio-alumnio-vandio. C o tntalo. D a liga de alumnio-tntalo. E diferentes tipos de cermica.
QUESTO 37

indicada a troca de restauraes de amlgama por resina composta quando I os preparos cavitrios conservadores esto presentes.

II a largura intercuspdea metade da largura V-L. III o paciente possui outras restauraes metlicas provocando galvanismo. IV o paciente tem hbitos parafuncionais. Esto certos apenas os itens A B C D E I e II. I e III. I e IV. II e III. III e IV.

As luvas de ltex so rotineiramente utilizadas na pratica odontolgica, porm a hipersensibilidade ao ltex um problema tanto para profissionais quanto para pacientes. Quanto s possveis reaes s luvas de ltex, julgue os itens a seguir. I II III IV V dermatite das mos edema angioneurtico dor no peito erupo cutnea no pescoo e no peito crise asmtica

QUESTO 40

As injrias dentrias causadas pelos traumatismos atingem principalmente as crianas. importante examinar todos os dentes nas reas traumatizadas, em ocluso, e tambm os dentes antagonistas. Julgue os itens abaixo acerca dos fatores a serem observados e seu significado clnico. I O grau de mobilidade deve ser observado no sentido horizontal e vertical. A mobilidade de vrios dentes em bloco leva suspeita de fratura do processo alveolar. II Som metlico alto percusso indica dano ao ligamento periodontal. III Som suave percusso indica que a injria esta localizada no osso. IV A descolorao pode aparecer quase que imediatamente aps a injria. V Em crianas de 1 a 3 anos de idade usualmente impossvel obter informaes confiveis acerca dos testes de vitalidade pulpar. A quantidade de itens certos A B C D E 1. 2. 3. 4. 5.

A quantidade de itens certos igual a A 1. B 2. C 3. D 4. E 5.


QUESTO 38

Assinale a opo correta acerca da polimerizao das resinas compostas. A Na polimerizao qumica, o iniciador geralmente uma amina aliftica. B As aminas aromticas conferem ao material maior estabilidade de cor do que as alifticas. C Para uma polimerizao mxima, com grau de converso entre 50% e 60% dos monmeros, necessrio 16.000 milijoules/cm de energia radiante para uma camada de 2 cm de resina. D A luz emitida pelos LEDs, diferentemente daquela emitida pelos aparelhos halgenos de quartzotungstnio, no causa danos retina. E As lmpadas que emitem luz de alta intensidade polimerizam mais rpido e em profundidade maior, sem efeitos adversos.
UnB/CESPE SES/DF

Prova 14 opo: 111 Especialidade: Cirurgia Bucomaxilofacial

QUESTO 41

QUESTO 44

Algumas doenas da infncia se manifestam na cavidade oral. Entre elas, tem como manifestao as manchas de Koplik A a rubola. B o sarampo. C a coqueluche. D a escarlatina. E a varicela.
QUESTO 42

Acerca dos processos patolgicos que acometem o sistema estomatogntico, assinale a opo correta. A Os fibromas ameloblsticos representam os tumores odontognicos mais comuns dos maxilares, somando cerca de 22% de todas essas neoplasias. Os odontomas no tm uma etiologia definida, entretanto, o trauma e a infeco tm sido apontados como possveis responsveis pelo distrbio do mecanismo biolgico que controla o desenvolvimento dentrio. O fibroma ameloblstico radiograficamente aparece como uma rea radiolcida uni ou multilocular contendo no seu interior estruturas radiopacas que podem lembrar pequenos dentes rudimentares. O odontoameloblastoma tem sido descrito radiograficamente de vrias formas, variando desde uma pequena rea radiolcida at uma extensa leso multilocular envolvendo a hemimandibula, sendo a variante multilocular mais usual. Na displasia cleidocraniana, diversas alteraes dentais tm sido relatadas, dentre elas a oligodontia.

O diabetes melito (DM) na infncia traz implicaes sade oral das crianas. Assinale a opo incorreta com relao s manifestaes orais do diabetes ou ao atendimento clnico desses pacientes. A O agendamento das consultas para tratamento desses pacientes deve ser preferencialmente feito para o perodo da manh, quando o nvel de glicose sanguneo estvel. B Os pacientes com DM tm taxa de secreo salivar menor. C A concentrao da glicose na saliva e no fluido crevicular pode estar aumentada. D Os pacientes com DM so considerados de alto risco com relao doena crie. E A prevalncia e a severidade da doena periodontal so maiores em pacientes com DM.
QUESTO 43

QUESTO 45

Acerca das alteraes da secreo salivar, assinale a opo correta. A B C D A causa mais comum dos sintomas de boca seca a sndrome de Sjgren. Ocorre uma reduo de cerca de 30% em todo epitlio salivar com o envelhecimento. Sintomas de xerostomia so percebidos j a partir de uma reduo de 10% na produo de saliva. Um infiltrado inflamatrio com predomnio de polimorfonucleares o achado caracteristicamente encontrado nas glndulas salivares dos pacientes com sndrome de Sjgren. Os pacientes com sndrome de Sjgren apresentam um risco trinta vezes maior de desenvolvimento de qualquer tipo de sarcoma.

Acerca da pericoronarite, do seu diagnstico ou do seu tratamento, assinale a opo incorreta. A A pericoronarite no decorrente de espcies incomuns, mas sim do aumento da virulncia de bactrias j existentes no local. B A etiologia da pericoronarite est relacionada presena de microorganismos anaerbios gramnegativos, embora haja forte correlao com fatores estressantes, trauma e infeces prvias. C O tratamento da pericoronarite necessariamente inclui a exodontia do dente envolvido. D No tratamento da pericoronarite aguda, indicada a antibioticoterapia para proporcionar rpido controle da infeco, diminuindo, assim, o risco de complicaes srias. E Na pericoronarite crnica observada dor obtusa ou desconforto moderado, que pode durar um ou poucos dias, e entrecortado por perodos de remisses que duram muitos meses.
UnB/CESPE SES/DF

QUESTO 46

A radiao iozinante em doses letais para clulas neoplsicas provoca mudanas inevitveis nos tecidos adjacentes. Em relao a esse tema, assinale a opo correta. A B C D A mandbula apresenta maior risco para osteorradionecrose do que a maxila. O risco para a osteorradionecrose ocorre at seis meses aps a concluso do tratamento radioterpico. Uma avaliao criteriosa permite prevenir com segurana o risco de osteorradionecrose espontnea. O risco de desenvolver osteorradionecrose menor em quem tem os dentes naturais e aumenta se forem removidos dentes no local do tratamento, aps a irradiao. A osteoradionecrose deve ser tratada cirurgicamente independentemente da evoluo clnica e radiogrfica.

Prova 14 opo: 111 Especialidade: Cirurgia Bucomaxilofacial

QUESTO 47

QUESTO 49

As doenas osteometablicas e a teraputica devem ser bem compreendidas, devido a suas repercusses na cavidade bucal. Assinale a opo correta quanto a esse assunto.

Acerca das associaes entre leses que afetam o periodonto e o peripice, julgue os itens subsequentes.

I A Os achados odontolgicos permitem distinguir o hiperparatireoidismo primrio do secundrio. B O hipoparatireoidismo adquirido causa descolorao dentria. C O hiperparatireoidismo secundrio deve ser

Manifestaes agudas de infeces radiculares podem resultar em destruio rpida e extensa do aparato de insero.

II Aps a terapia endodntica das infeces radiculares agudas, a reparao periodontal esperada. Entretanto, geralmente ocorre um defeito periodontal persistente. III As leses inflamatrias no tecido periodontal induzidas e mantidas por infeco no canal radicular tm extenso limitada ao redor do peripice ou do orifcio do canal lateral. IV Os sintomas do abscesso periapical e do periodontal diferem fundamentalmente no tipo e na intensidade da sintomatologia dolorosa.

considerado como possibilidade diagnstica se na radiografia dentria houver perda completa ou parcial da lmina dura. D O sobrecrescimento mandibular e a m-ocluso so manifestaes bucais comumente encontradas nos casos de hiperparatireoidismo primrio. E A osteonecrose de mandbula no ocorre em decorrncia do tratamento para osteoporose com o uso de bifosfonatos orais.
QUESTO 48

Esto certos apenas os itens A B C D E

I e II. I e III. I e IV. II e III. II e IV.

Acerca dos abscessos periodontais, assinale a opo incorreta. A O tratamento do abscesso periodontal de modo geral abrange dois estgios: o controle da leso aguda e o tratamento da leso original ou residual. B A disseminao de bactrias, oriundas de abscessos periodontais, pode causar abscessos cerebrais, fascite cervical necrosante e celulites em pacientes com cncer de mama. C Entre todas as condies dentais que necessitam de tratamento emergencial, os abcessos periodontais apresentam alta prevalncia e ocorrem mais

QUESTO 50

Acerca do tratamento preventivo no invasivo da doena crie, assinale a opo incorreta. A B O processo desmineralizao-remineralizao pode ser evitado com medidas de controle efetivas. O controle da doena compreende influenciar a formao e o desenvolvimento do biofilme e(ou) modificar a cintica da dissoluo das apatitas. C D A avaliao do risco/atividade da doena um pr-requisito para o plano de tratamento adequado. O controle mecnico/qumico da placa, o uso do flor, a composio da dieta e a composio e o fluxo salivar apresentam papel relevante para o diagnstico e o planejamento do tratamento. E O objetivo do tratamento controlar a velocidade de progresso da doena.

frequentemente na regio dos molares. D A microflora encontrada em abscessos periodontais polimicrobiana, dominada por no-mveis, grampositivos, anaerbios estritos e bastonetes. E Os sinais clnicos geralmente incluem dor de intensidade varivel, fragilidade da gengiva, tumefao e sensibilidade a percusso.
UnB/CESPE SES/DF

Prova 14 opo: 111 Especialidade: Cirurgia Bucomaxilofacial

10

Vous aimerez peut-être aussi