Vous êtes sur la page 1sur 36

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser


Jos Crisstomo de Souza*

Resumo: Nietzsche vale-se nada extemporaneamente de uma ambiciosa narrativa histrico-dialtica, tipicamente jovem hegeliana, para enquadrar/valorar a Modernidade, elevar sua prpria filosofia a uma altura incontrastvel e encontrar para si um lugar absolutamente superior e nico, que lhe autorize como Crtico absoluto e Destino, tendo em ltima anlise como alvo principal (tpico do seu tempo alemo) o filisteu, o indivduo humano comum e aquilo que politicamente lhe corresponde: a sociedade civil e a democracia. O que no exclui nosso interesse por sua notvel crtica da cultura, seu naturalismo no-reducionista, romntico, sua contribuio crtica do platonismo e do cartesianismo. Palavras-chave: autorizao transcendental - filosofia da histria/filosofia narrativa - dialtica antittica - modernidade e democracia

Parte da filosofia mais tpica da Europa do sculo XIX (e mesmo do sc. XX) emoldura-se com ambiciosas narrativas gerais, de pretenso universal, que seus autores usam para enquadrar/valorar a Modernidade europeia, e definir seu sentido. Para pr-se de acordo com ela e eventualmente faz-la avanar, qui ajustando-a; ou para pr-se em oposio a ela, neg-la, super-la. No caso dos alemes, muitas vezes cada filsofo definindo expressamente, no mesmo movimento, o alcance superior, absolutamente novo, epocal, s vezes at final, em todo caso extraordinrio, de sua prpria filosofia narrativa e mesmo de seu destino pessoal, em relao
* Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bahia, Salvador, Brasil. E-mail: jose_crisostomo@uol.com.br.

cadernos Nietzsche 32, 2013

73

Souza, J. C. de

s outras expresses de pensamento que lhe antecederam como negao ou superao mais acabada, destas ltimas e de todo o passado. De um modo que frequentemente catapulta a figura do prprio filsofo para alturas inauditas e sumo-sacerdotais, muito alm do comum dos mortais, como supremos e inditos profticos - matres--penser, no apenas em relao a gente como voc e eu, mas, ao fim e ao cabo, em relao a toda a humanidade1. Tal o caso, em maior ou menor grau, de algumas das verses de (anti-) hegelianismo e crtica da Modernidade, em disputa, que compema esquerda hegeliana ou movimento jovem hegeliano - de David Strauss, Bruno Bauer, Ludwig Feuerbach, Max Stirner, Friedrich Engels, Karl Marx e outros. Suas filosofias envolvendo grandes teorias histricas, que se pode dizer que apenas hegelianizam segundodistintas variaes de narrativas doadoras de Sentido. O que sucede mesmo no caso das que se caracterizam de anti-hegelianas e pretendem chegar a concluses radicais, inteiramente diversas, inversas, das de Hegel - ou de toda a filosofia at aqui, da metafsica toda, da filosofia clssica inteira, de dois mil anos de civilizao, etc., etc. Posso at arriscar, para a maioria delas, apesar de tudo, um mesmo inimigo, das mais e menos romnticas: em diferentes verses, o filisteu, o filistesmo da Modernidade, a acanhada subjetividade do homem comum, ou ainda aquilo que politicamente lhe corresponde: a sociedade civil e a democracia burguesa. Tambm a posio anti-hegeliana e anti-platnica de Nietzsche, sobre a Modernidade e a Histria, sobre seu tempo e sobre a condio epocal, decisiva, nica, de sua filosofia, embora pretendendo ser algo de tipo inteiramente diverso e incomum (o que justamente o mais tpico e comum), parece no fugirdesse modelo bsico, hegeliano/anti-hegeliano. E pode ainda ser lida o que
1 A Humanidade passa ao largo, mas tampouco ns, na nossa finitude, precisamos lev-los inteiramente a srio. Como entendo, Hegel e hegelianos, Nietzsche e nietzschianos, Heidegger e heideggerianos, tm desde ento, de um modo ou de outro, jogado esse jogo auto-transcendentalizante.

74

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

vou fazer aqui como integrando, at exponencialmente, a mesma famlia de filsofos atestas-histricos, radicalmente crticos, histrico-crticos, dialticos e inversores, do sc. XIX alemo. Isso ainda que os mais astutos e autoconscientes deles, justamente como Nietzsche e Marx, no deixem de procurar escapar, brava e engenhosamente, a esse enquadramento comum, que contraria o seu prprio. Isto , ainda que no deixem de se esforar por construir e impor outro, especialmente talhado por eles para consagrar sua absoluta diferena e superioridade de matres--penser. Entre esses alemes, ao fim e ao cabo, mutatis mutandis, essencialmente o mesmo esquema (como entendo, levado por fim, por Nietzsche, ao exagero), esquema mais ou menos dialtico/antittico, de uma progresso histrica, negativamente caracterizada como descaminho, do acirramento da deformao a envolvida, de uma Crise denunciada, e de umNovo Tempo anunciado, totalmente diverso, inverso (daquele em que vivemos), cujas condies, no obstante, preparam-se ali onde o Mal se acentua no grau mximo, e por essa mesma acentuao. Ou seja, mais uma vez, uma filosofia do futuro - sempre com maior ou menor nostalgia do passado2 - que d o sentido desvendado da Histria e da Modernidade, como Crise, para apontar para algo muito alm e extraordinrio. Uma filosofia nova (ou at uma no-filosofia) que se apresenta como deixando tudo mais para trs, inclusive e especialmente suas rivais mais prximas - que, de outro modo, arriscariam fazer-lhe parecer como mais do mesmo. O que , alis, essa pretenso de dernier-cri, um cacoete tipicamente moderno.

2 No caso de Nietzsche, trata-se de uma nostalgia da Grcia antiga, mas em termos: no de uma realidade particular, emprica, mas de uma das variantes da tpica fantasia de identificao romntico-alem com a Grcia, diante da qual, naturalmente, a Modernidade, para dizer o menos, empalidece. Nietzsche obviamente considerava-se a si prprio absolutamente heleno, ao tempo em que considerava no-gregos (at egpcios) alguns gregos notrios. De qualquer modo, o papel dessa nostalgia filosfico-potica absolutamente central: o de confrontar a Modernidade por contraste, produzindo sobre ela o juzo mais severo, cheio de pesadas consequncias normativas - negativas.

cadernos Nietzsche 32, 2013

75

Souza, J. C. de

Isso tanto mais verdadeiro para o caso do hegelianismo mais radical e virulento, aquele mais dialtico-dramtico. No caso hiperblico do hiperblico Nietzsche (por esse lado, um jovem hegeliano tardio), a histria tem sido basicamente a progresso do Niilismo, ori gi nariamente implcito, como avesso dialtico, na prpria Crena (crist), no Ideal Asctico negador do Mundo e da Vida. Um Mal (digno de maiscula) que encontra na Modernidade (por isso, condenada) seu prolongamento e explicitao, revelados por trs de uma aparncia de ruptura v.g. com o Cristianismo. Uma ruptura falsa representada por seu falso contrrio: a cincia, o racionalismo moderno, a moral humana, a poltica igualitarista, os ideais modernos. Ao mesmo tempo, esse prolongamento disfarado de ruptura tem tambm o carter de um acirramento extremo do Erro originrio, da Grande Calamidade e Corrupo. De um acirramento que prepara, ento, por essa qualidade de expresso-limite (do Niilismo/ Ascetismo, para Nietzsche),dialeticamente, de dentro (via niilismo forte, niilismo perfeito), sua negao/ inverso catastrfica. Ou seja, no caso de Nietzsche, um acirramento que prepara a recuperao da possibilidade de valores inteiramente outros (valores de sinal contrrio, os nicos finalmente no-ascticos, no-igualitaristas, afirmativos), valores aristocrtico-escravistas, como inverso da inverso originria, judeo-platnico-crist. Esse basicamente, em verso nietzschiana, o senso comum da ideologia alem radical do sculo XIX, a lngua franca do insupervel radicalismo filosfico alemo, ateu e hegeliano - do qual Nietsche pelo visto faz parte, exemplar e nada extemporaneamente. Por isso, por esse parentesco bsico, por essa estrutura compartilhada, que, por exemplo, os que saem de Marx para Nietzsche podem faz-lo com relativa facilidade, em certa medida trocando seis por meia dzia. Por isso que h quem escolha simplesmente misturar, ou pelo menos aproximar, os dois - do que tem resultado um recriado Nietzsche de esquerda, ou mesmo, ps-marxianamente, um mal-arranjado filsofo anarquista da diferena.

76

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

Ainda que referida a outra figura que no exatamente a do sujeito clssico (consciente, racional, universal), at mesmo a tpica, recorrente no jovem hegelianismo, da alienao/hipostatizao de uma mera criao dos homens (no caso, os valores), e de sua sucessiva reapropriao (recuperao, com consequncias absolutamente revolucionrias, da sua verdadeira autoria), no deixa de encontrar a, em Nietzsche, uma de suas verses. Como para outros jovens-hegelianos, a existncia dos homens at agora, antes do seu providencial e extraordinrio Anncio, Boa Nova, Revelao, tem sido, universalmente, completa alienao de si, de sua conscincia, de sua corporeidade, naturalidade e mundanidade, de sua individualidade, distino e diferena, ou, simplesmente, da Vida (o que quer que isso seja). Para os (anti-) hegelianos mais dramticos e pirotcnicos (v.g. Bauer e Nietzsche), porm, o anncio da Boa Nova tambm teolgica, apocalipticamente - o anncio de uma Catstrofe tremenda, de uma Crise sem igual, de um verdadeiro Juzo Final ento, que se interpe como vestbulo para o Novo Tempo, para o Futuro inteiramente outro anunciado pelo filsofo sumo-sacerdotal. fcil ver que a grandeza, terribilidade e dramaticidade da negao/inverso pretendida por Nietzsche crescem na exata medida da grandeza e terribilidade que ele empresta ao Objeto que declara negar/inverter. Do mesmo modo, outro tipo de relao com o objeto, para a sua Crtica, que no a de completa negao/inverso, tampouco proviria o mesmo efeito grandioso3.

3 Posso entender que outro tipo de Crtica, distanciamento e diferenciao, que no a negao ou inverso, no implicaria na mesma escala de engrandecimento para sua filosofia. E que a negao ou inverso de qualquer outro objeto - por exemplo, apenas do idealismo alemo, ou mesmo do cristianismo inteiro como algo que no a Grande Corrupo no lhe daria o mesmo porte. Nem faria, acrescente-se, o seguidor de Nietzsche-como-matre--penser sentir-se como participando de destino to superior, privilegiado e epocal. Tratar a alteridade como contrariedade, binariamente, porm, no d qualquer chance diversidade, ao pluralismo e democracia, nem, segundo nos parece, a um perspectivismo consequente.

cadernos Nietzsche 32, 2013

77

Souza, J. C. de

Por tudo isso, no surpreende que a filosofia afirmativa, do irrestrito Sim Vida, de Nietzsche, tenha, apesar de tudo, e at mais acentuadamente, o mesmo pathos - de negao, de negatividade absoluta - de suas parentas mais reconhecidamente dialticas, hegelianas, crticas. Que, a propsito, ainda o mesmo pathos, dramtico, do cristianismo apocalptico, milenarista/messinico, que, desconfio, marcou indelevelmente o imaginrio poltico-religioso alemo desde as assim chamadas Guerras Camponesas (v.g. Thomas Mntzer), e encontrou, compreensivelmente, seu retorno triunfante na conjuntura alem ps-Revoluo Francesa, filosoficamente travestida. As concluses variam, mas a estrutura, ao fim e ao cabo, basicamente a mesma; sob muitos aspectos, no conjunto, Nietzsche parece um jovem hegeliano at mais exemplar, mais exagerado e fanfarro (bufo, como ele quase - chega a dizer de si mesmo), do que os outros assim nomeados. Ele aparece, desse modo, como um radical hegeliano tardio, que resgata o esprito do jovem hegelianismo (abandonado na segunda metade do sculo XIX), em verso mais abertamente romntica e dramtica, agora com seus traos e cacoetes ainda mais hiperbolicamente concentrados e exagerados, a servio de sua mais absoluta e epocal singularizao pessoal. Pondo de lado, ento, nesse nosso breve ensaio de provocao, seus protestos de extemporaneidade, peguemos nosso niilista perfeito, nosso empenhado candidato a matre--penser, pela sua moldura histrico-dialtica tipicamente jovem-hegeliana, com que ele, precisamente, como entendo, se autoriza. Nietzsche poderia ser pego tambm, complementarmente, diga-se de passagem, por sua biologia especulativa, tpica do sculo XIX alemo, inteiramente envolvida na recepo/ refutao romntico-alem de um pseudo-Darwin, influenciada por gente como Wilhem Roux, Michael Foster e William Rolf4 - mas disso no vamos nos ocupar aqui.

4 Tal envolvimento, que qualquer um pode constatar na obra de Nietzsche, encontra-se documentado detalhadamente por Gregory Moore, em Nietzsche, Biology and Metaphor.

78

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

Seu para mim desajeitado empenho em buscar corroborao - e mesmo fundamentao - cientfica (em certa cincia natural do seu tempo) para sua crtica ao ascetismo da Modernidade,5 um cacoete tpico do sculo XIX, deixa-o, de todo modo, na posio vulnervel de uma espcie de Friedrich Engels de si mesmo (entendido Engels, aqui, como degradao cientfico-naturalista da crtica histrica feita por Marx), um Engels que recorreria a uma cincia natural romntico-heroica, vitalista, escravista, ao invs de moderna, positivista-utilitarista, liberal, inglesa, ou materialista-dialtica, comunista, la o Engels original mesmo. * O prprio Nietzsche, no Ecce homo, admite ter comeado sua obra hegelianizando, por um texto que traz no seu mago, at chocantemente, a clara marca do hegelianismo. O Nascimento da Tragdia, diz ele, apresenta basicamente uma Ideia, a oposio entre dionisaco e apolneo, transposta para o metafsico, expe a prpria Histria como desenvolvimento dessa Ideia, e, finalmente, apresenta, na Tragdia, aquela oposio [dionisaco-apolneo] elevada a sua Unidade (EH/EH, O nascimento da tragdia, 2, KSA. 6.311-2)6. A pode-se ver algo de hegeliano e de filosofia hegeliana da Histria, sem dvida, e d para perceber que Nietzsche sabe do que est falando. Contanto que se entenda por hegeliana (como se deve) tambm uma narrativa que, ao contrrio do que normalmente se concebe como Hegel, fundamenta um horizonte ainda

5 Nietzsche acha mesmo que sua Genealogia da moral uma pea cientfica, e que seu eterno retorno a mais cientfica das hipteses. Parece-me um caso da tradicional confuso entre Crtica e Cincia, tpica do sculo XIX alemo. 6 A traduo para o portugus, em que me baseio, de Paulo Csar de Souza, tambm no caso de outros textos de Nietzsche por mim referidos (da Editora Companhia das Letras), com exceo do volume pstumo A Vontade de Potncia, para o qual recorro edio crtica de Walter Kaufmann, em ingls, e ainda do Zaratustra, traduo de Mrio da Silva, e das Consideraes extemporneas, traduo de Lemos de Azevedo. .

cadernos Nietzsche 32, 2013

79

Souza, J. C. de

por alcanar, alm de distinto, oposto, Modernidade at aqui - em especial, deve ser dito, oposto quela Modernidade alem, a meias, tingida de Ancien Rgime, validada (n.b. criticamente) por Hegel, e no muito alterada ainda no tempo de Nietzsche. Eu no recomendaria, entretanto, buscar o hegelianismo de Nietzsche nem apenas nem principalmente ali onde ele prprio o aponta, como descuido de iniciante, logo deixado para trs. Como ele o aponta num momento em que, ademais, quer, retroativamente, contrabalanar as influncias, mais bvias, incontestes, de Wagner e Schopenhauer, seus verdadeiros mestres-pensadores de juventude. Eu no o faria, em especial no caso de um autor to afetado ao modo mais plebeu e moderno - em proclamar (e construir) a qualquer custo a prpria originalidade e novidade absolutas. E isso ainda que pudssemos dizer mais sobre aquela sua deixa autocrtica; afinal, o par de opostos dialetizado no Nascimento da tragdia (dionisaco-apolneo) em muito comparvel ao par dominante da dialtica do movimento jovem hegeliano original: substncia e autoconscincia7. No momento, eu apenas registraria que os cuidados de Nietzsche em des-hegelianizar-se deveriam t-lo prevenido de se representar como realizando, no s a no Nascimento da tragdia como tambm alhures, grandiloquentemente, tarefas histrico-universais. E de pleitear reiteradamente, depois, em plena maturidade, para si mesmo e para obras suas, ainda no Ecce Homo, esse alcance e essa medida,8 reivindicando um horizonte que o prprio Hegel em geral se contentava em definir mais modestamente como histrico-mundial.

7 Tambm a oposio entre Objetividade (Potncia em si) e Personalidade (Conscincia de si) , que Nietzsche desenvolve na segunda Considerao Intempestiva, oferece-se a tal tipo de leitura, de prolongamento da tematizao jovem-hegeliana anterior. Sobre as variaes e extrapolaes da dialtica substncia-autoconscincia, no jovem hegelianismo, ver a parte II de meu Ascenso e Queda do Sujeito no Movimento Jovem Hegeliano. 8 Ver, por exemplo, no Ecce homo, os captulos sobre O Nascimento da Tragdia ( 4), sobre as Extemporneas ( 3), e sobre o Humano, demasiado humano ( 6).

80

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

A supostamente completa e inconteste distncia nietzschiana de Hegel e do que hegeliano,9 pretendida pela opinio de comentadores apologticos, estaria principalmente construda, alm de alardeada, por Nietzsche, logo em seguida ao Nascimento da tragdia, na segunda das suas Consideraes extemporneas, Da Utilidade e Desvantagem da Histria para a Vida. A tnica do nosso autor, a, denunciar uma representao da histria que deixa o presente (e o Estado Prussiano) como seu apogeu; uma perspectiva que v o gnero humano como finalmente chegado, como diz Nietzsche, ao seu tipo tardio, maduro, e ao conhecimento de si mesmo; uma perspectiva que v o processo universal como chegado sua meta, ao Juzo Final (expresses de Nietzsche). Para a Segunda extempornea, esse tipo de historicismo caracteriza uma crena triste e paralisante, e mesmo terrvel e destruidora, que acostumou os alemes a justificarem sua prpria poca como o resultado necessrio desse processo; este historicismo caracteriza uma cincia que destronou em proveito prprio a arte e a religio. Assim concebido, aponta Nietzsche ironicamente, o processo histrico universal - como percurso e desenvolvimento do Esprito Absoluto, de Deus, ou do Gnero Humano - tornou-se transparente e inteligvel a si mesmo no interior da caixa craniana de Hegel, de tal modo que sua culminncia coincide com a prpria existncia berlinense deste (HL/Co Ext II 8, KSA 1.302-311).10 Tal pretenso Nietzsche definitivamente no admitiria a Hegel. Ainda na Segunda considerao extempornea, ele insiste em que essa representao e essa valorao da Histria como Potncia (objetiva, em si, i.e., posso dizer, Substncia) promovem
9 Outro distanciamento sintomtico tambm digno de meno: aquele em relao ao romantismo. Nietzsche faz com a noo de romantismo tudo o que bem entende, quer ou precisa (Epicuro e Jesus Cristo esto entre seus romnticos). Para tanto ele tem sobejos recursos, e no h por que lhe negar esse direito de poeta. 10 A Segunda extempornea, Da Utilidade..., est publicada, em portugus, na forma de trechos escolhidos, no volume Nietzsche da Coleo Os Pensadores, e, como texto completo, includa em Escritos Histricos de Nietzsche, a ambos os quais tambm recorro.

cadernos Nietzsche 32, 2013

81

Souza, J. C. de

uma conformista e paralisante admirao do sucedido, uma idolatria do factual. Elas introduzem uma tirania da realidade, diante da qual tal como, antes, o homem religioso - o homem histrico (inartstico, mero espelho objetivo), de joelhos, prostra-se e se nega, e tudo compreende-justifica (compreender-justificar tambm a expresso de Marx, na Ideologia Alem, para o que faria o hegelianismo de direita). Nietzsche chama essa viso, com muito cabimento, de religio da potncia histrica, e v a uma submisso chinesa (HL/Co. Ext II 8, KSA 302-11) isto , justamente, em hegelians, Substncia. Ora, embora se possa entender (com boa vontade) o que Nietzsche quer dizer nesse ensaio, no deixa de ser curioso ver Hegel, um filsofo em geral acusado de idealista ultra-especulativo (em especial por sua filosofia da histria), um filsofo tradicionalmente criticado por violar e desprezar a realidade concreta, particular, finita, i.e., os fatos histricos particulares, ser denunciado agora, por Nietzsche, como parece ser o caso, como expoente ou responsvel de uma excessiva preocupao positivista, cientificista, bem alem (!?), de demasiadamente levar em conta os fatos [histricos]. De todo modo, dessa imagem nietzschiana de Hegel, o que primeiro se pode dizer que ela retrata/critica essencialmente o Hegel quietista, conservador, da direita hegeliana. E por essa via apenas reitera, tardiamente, com sotaque romntico mais acentuado, a clssica crtica jovem hegeliana ao Gro-Mestre, segundo a qual ele, conciliadoramente, detm artificialmente o devir histrico-dialtico (inexorvel) no presente, por ele agora transfigurado/ justificado, apaziguadas especulativamente suas contradies. Ora, se apenas tal imagem fosse tudo o que Hegel e hegeliano, o prprio Nietzsche sequer teria direito de usar o termo para referir-se a seu correspondente e admirador, o jovem hegeliano Bruno Bauer (j velho), expoente da radicalssima Crtica pura, ou Crtica crtica, aquela que justamente, soberana, no se detm diante de nenhuma positividade, dogma, ou objetividade substancial. Nem teria Nietzsche o direito de apontar como hegeliano o suposto vcio

82

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

dialtico de seu prprio Nascimento da tragdia, texto francamente crtico do seu tempo burgus-filisteu. Hegel, entretanto, para seus contemporneos, nunca foi apenas um s; ele tem muitos vus e mscaras (como foi dito dele j no seu tempo, bem antes de ser dito de Nietzsche), alm daqueles de conciliador e substancialista. Os primeiros jovens hegelianos, ou hegelianos de esquerda, nos comeos do movimento, cuidaram de desvelar, como verdadeiro, um Hegel cripto-radical, um mal-disfarado jacobino (sic) da filosofia11 no limite, literalmente, Ateu e AntiCristo. Depois que preferiram, cada qual sua maneira e uns contra os outros, desenvolver, como coisa prpria, o potencial radical dialtico, do hegelianismo, contra Hegel, como anti-hegelianismo12 - talvez para melhor tomar o lugar de Hegel, no para definitivamente desocup-lo. Todos os jovens hegelianos radicais, no apenas Nietzsche, so, por fim e por suposto, jovens anti-hegelianos, que disputam entre si, tal como Nietzsche, a palma do ultra-radicalismo, a coroa de Crtico mais verdadeiro, Ateu mais completo, Destruidor mais acabado do Cristianismo13. Genericamente falando, todos
11 O proto jovem hegeliano Heinrich Heine j havia des-mascarado o pacato Kant, com quem tudo comeou, como um verdadeiro Robespierre filosfico, e o resto da filosofia clssica alem em linha semelhante. Remisses a um tronco comum que Heine no por acaso, heri, ao mesmo tempo, de Nietzsche (com reticncias) e de Marx s no sero exploradas aqui para no tornar o texto mais extenso e desnecessariamente erudito. 12 Tambm sobre isso, ver meu j referido Ascenso e Queda do Sujeito. Para caracterizar Nietzsche como hegeliano, ser sempre o caso de enfrentar melhor a questo o que Hegel, por certo para alm do que dele possam dizer o prprio Nietzsche e alguns nietzschianos. Um atalho de aproximao ao Hegel que quero evocar aqui, contornando esforos maiores, v-lo pelos olhos do Marcuse de Razo e Revoluo, que busca em Hegel um Hegel de esquerda - justamente o poder do pensamento negativo, para a crtica radical do presente, crtica cujo gume teria sido perdido no positivismo e no marxismo positivista. Sobre o rapprochement Nietzsche-Hegel, ver o interessante e valioso The Hegel-Nietzsche Problem, de Daniel Breazeale, que tem um foco bem diferente deste meu ensaio, e com o qual tenho ntida discordncia. 13 Muitas vezes esquece-se de que o projeto mais abrangente de Nietzsche (tal como o de Marx, Bauer ou Hegel) um Projeto de Crtica - de uma crtica em quatro volumes: a do Cristianismo, a da Filosofia, a da Moral e, por fim, como coroamento, sua Filosofia do Eterno Retorno. Deleuze, por mais que queira fazer de Nietzsche o anti-hegeliano por excelncia, empenha-se, curiosamente, em lhe garantir o ttulo de, finalmente, Crtico Verdadeiro.

cadernos Nietzsche 32, 2013

83

Souza, J. C. de

eles buscam sair do hegelianismo (enquanto conciliao com o status quo, com a religio e com o Estado velho) para uma radical filosofia do futuro, reorientando o cumprimento das promessas dialticas, hegelianas, de superao e culminncia, repaginadas, do presente para o porvir em benefcio de tal ou qual (anti-)Ideal, radical-hertico, seu. Todos eles, finalmente, sustentando o artigo de f hegeliano de que vivem numa poca extraordinria, dramtica, de transio, vspera ou antevspera de uma Grande Virada,14 da qual, podemos entender, a Revoluo Francesa, os modos moderno-burgueses de pensamento, etc., mostram-se ao mesmo tempo como toscos ensaios e dissimuladores escamoteamentos. Quanto a isso, alis, a paisagem filosfica radical ps-hegeliana chega a ser montona, embora seja Nietzsche quem obtm disso tudo os mais espetaculares efeitos, os mais dramticos, levando a dialtica ainda um pouco mais longe, mais frente, mais acima. Por certo poderamos dizer aqui outras coisas, mais simpticas, sobre aqueles (anti-)hegelianos radicais, em seu conjunto, incluindo Nietzsche, com relao ao que representam. Como, principalmente, que procuram escapar do alcance metafsico e teolgico da histria especulativa de Hegel, em vis mais terreno, para longe do Esprito Absoluto, bem como do carter abstrato e atemporal da filosofia anterior a Hegel, na direo do histrico simplesmente humano, concreto, prtico-mundano, contingente, e de uma filosofia histrico-crtica - para o que nos legaram finalmente a filosofia como narrativa. Mas eles ainda estavam uns mais, outros menos - demasiado impregnados de exaltao romntica e de inflada especulao alem, para faz-lo da melhor forma para nosso tempo, isto , de forma no-teolgica. Pensadores de transio o que, ento, sugiro possam ser esses destruidores de moinhos de vento (para ns, hoje,

14 No difcil ver diz o bordo de Hegel na Fenomenologia do Esprito que nosso tempo um tempo de nascimento e trnsito para uma nova poca. Todos os jovens hegelianos partiram da.

84

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

quero dizer), alm de muitas vezes, desnecessariamente, ferrenhos adversrios da Modernidade democrtica. Voltando, porm, obra de Nietzsche, o que em segundo lugar pode-se dizer da crtica nietzschiana de Hegel no Da Utilidade e Desvantagem da Histria que ela, em seu desenvolvimento, nos tons mais especficos que assume, anti-straussianos (v.g. a denncia da Potncia objetiva da Histria, a favor da Personalidade), aproxima-se - no obstante seu renovado solo romntico, seu elemento schopenhaueriano-wagneriano - das posies mais caractersticas de uma das alas do movimento jovem hegeliano originrio. No por acaso aquela de Bruno Bauer, representante mximo da Crtica crtica, no seu tempo o Arqui-inimigo da Substncia (a tal Potncia objetiva) e, tambm, como Nietzsche gostaria, arqui-inimigo da Massa (includos a a filisteia burguesia e o rebanho em geral); Bruno Bauer que, tal como Nietzsche, e muito antes dele, entrou na cena filosfica ps-hegeliana (no incio como hegeliano de direita) precisamente como crtico de David Strauss, que tambm o objeto da crtica de Nietzsche na primeira de suas Consideraes extemporneas;15 Bruno Bauer que coroou sua radicalizao hegeliana com um bem tecido desmascaramento de um Hegel concebido como ateu e Anticristo, na Trombeta do Juzo Final.16 No aqui, porm, que vamos desenvolver esses elementos
15 curioso que, no sendo David Strauss, o Crente e o Escritor (Intempestiva de nmero um) a sua primeira produo publicada, Nietzsche, no Ecce homo, refira-se a ela como sua entrada na sociedade, cuidadosamente estudada, contra o primeiro livre pensador alemo o primeiro jovem hegeliano ou hegeliano de esquerda, ele poderia ter dito. Com relao ao qual, no s Nietzsche, todos os outros participantes desse movimento vo primeiro definindo e desenvolvendo suas posies. O processo de decomposio do sistema hegeliano comeou com Strauss, reconhece Marx no primeiro pargrafo da Ideologia Alem. Teria, ento, esse processo e essa decomposio (e no qualquer coisa de infinitamente maior e extraordinria) terminado com Nietzsche (seno com Stirner)? 16 Ateu e Anticristo a adjetivao com que Bruno Bauer completa o ttulo do seu panfleto annimo, A Trombeta do Juzo Final contra Hegel, de 1841, onde Hegel burlescamente denunciado (como que por um alarmado cristo) como jacobino, alm de consumador da morte de Deus (!) na filosofia. Em alemo: Die Posaune des jngsten Gerichts ber Hegel, den Atheisten und Antichristen: Ein Ultimatum.

cadernos Nietzsche 32, 2013

85

Souza, J. C. de

histrico-biogrficos, e outros igualmente eruditos, com o fim de arguir a favor de algum parentesco entre Nietzsche e Bauer, por exemplo, e de ambos com outros jovens hegelianos, agora em termos no apenas de sua estratgia ou forma dialtica, narrativa, mais ou menos comum, mas de algumas de suas teses, como comparveis. O que vamos fazer agora, em vez disso, ainda que resumidamente, apresentar alguns dos traos caractersticos da hegelianamente anti-hegeliana narrativa histrico-dialtica de Nietzsche, dramtica como deve ser uma narrativa que quer seduzir e impressionar vivamente o leitor, como seu autor sabe mais do que qualquer outro fazer. * Por dever de justia, comeo fazendo registro de uma apresentao sinttica da viso nietzschiana da histria pelo que eu chamaria de um comentador apologtico, aquele que toma seu pensador como matre--penser, que basicamente se ocupa em tomar tudo o que Nietzsche diz que faz como estando sempre e inteiramente de acordo com o que ele realmente faz. Aquele que, como pano de fundo, assume a srio todas as suas alegaes mais ambiciosas sobre si mesmo e sobre seus pontos de vista - de inaudita originalidade, extemporaneidade, epocalidade, superioridade, radicalidade, e o que mais seja. Queiram-me desculpar pela extenso da citao, com que, no obstante pequenos cortes, procuro respeitar a letra do comentrio:
A histria do homem no uma totalidade, mas uma pluralidade de processos de ascenso e declnio simultneos, que no obedece, portanto, a qualquer sucessividade, a quaisquer ordem, plano, razo ou fim. (...) Como poderia haver uma razo e um sentido universal na histria, se os povos possuem culturas diferentes (...)? Como poderia haver fins universais na histria, se os ideais humanos foram sempre contraditrios? Na verdade, para Nietzsche, o mundo, assim como a

86

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

histria, so determinados por uma potncia cega (...). Se h na histria uma necessidade, trata-se da necessidade do acaso (...). A histria no pode comprovar a existncia de fins; ao contrrio, o que ela prova que os resultados alcanados estavam em contradio e eram incompatveis com o que se desejava previamente [o que uma mxima do prprio Hegel (JCS)]. Todas as tentativas realizadas para estabelecer um fim para a humanidade pressupunham de antemo um conceito de homem. No entanto, diz Nietzsche, os termos homem e humanidade so abstraes, generalizaes, simplificaes, pois somente existem de fato os indivduos concretos e reais [creio que Nietzsche pode ser qualquer coisa menos um nominalista consequente a esse respeito (JCS)]. Quando se coloca a prioridade no destino da humanidade como um todo, ao mesmo tempo se criam obstculos para a expresso de indivduos excepcionais que poderiam apontar uma nova direo para os homens. Quer dizer: no h uma histria universal e no h tambm um fim universal, ou pelo menos no possvel conhec-lo (...). Nenhuma ideia abstrata pode promover a histria ou lev-la a um termo.(...) Todos os fins foram destrudos17.

bom saber disso tudo, pois, como entendo, o que o nosso anti-hegeliano filsofo da transmutao de todos os valores mais precisaria ele prprio ouvir. Pois, cabe perguntar, ser mesmo essa a concepo da Histria de Nietzsche? Para mim, quase que ao contrrio, parece que ele, boa parte do tempo, v na Histria um percurso geral, basicamente nico, para o homem. Ele oferece sua prpria e ambiciosa Grande Narrativa Alem, para, entre outras coisas, obter o mesmo efeito, tradicional, de produzir e separar, tipicamente, os costumeiros dois lados nicos, os dois partidos, em luta desde sempre, do Bem e do Mal, do Certo
17 Trecho de Apresentao e Comentrio, de Noli C. de M. Sobrinho, para Escritos sobre Histria de Nietzsche, So Paulo: Edies Loyola, 2005, p. 38-39. No estarei polemizando com esse comentrio, do qual apresento aqui um breve excerto, fora de contexto e com recortes, apenas como recurso ilustrativo, genericamente tomado.

cadernos Nietzsche 32, 2013

87

Souza, J. C. de

e do Errado, do Verdadeiro e do Falso, do Inferior e do Superior (sempre com maisculas, naturalmente).18 E, na verdade, por praticamente toda a sua obra, esgrime a torto e a direito as noes de homem e humanidade, em sentido nada nominalista, mas como grandes abstraes ou generalizaes; tanto quanto esgrime repetidamente a categoria mesma de universalidade (como, alis, tambm as de essncia e conceito).19 Por fim, parece que Nietzsche - tanto quanto qualquer asctico cristo tradicional - considera seu mundo, o mundo existente, como essencialmente (metafisicamente, epocalmente) errado. E, mais do que isso, ao modo teolgico-apocalptico mais tpico, como mundo simplesmente invertido, mundo de cabea para baixo, mundo virado. Essa a sua Revelao.20 Depois disso, em maus termos com o devir, de modo at pior do que Hegel, nosso filsofo junker fecha, na sua Super-Narrativa Histrica, no apenas o Passado e o Presente (como, supostamente, Hegel faria), mas tambm o Futuro, dos prximos sculos e mesmo milnios, antecipando-o como passado. E o faz com mais autoridade do que lhe daria o Esprito Absoluto, ou o Esprito Santo,

18 Ou seja, Nietzsche, como outros filsofos crticos da Modernidade, oferece-nos uma filosofia da histria plena de implicaes normativas, no sentido mais fundamentalista, transcendental, de ntida separao binria entre Certo e Errado, Bom e Mau, Verdade e Mentira, etc. 19 Estou certo de que uma posio nominalista consistente criaria grande dificuldade para o efeito grandiloquente que Nietzsche busca para sua posio. Nominalistas no impressionam muito como candidatos a matres--penser, nem do grandes Crticos no sentido alemo do termo . 20 Reitero, en passant, que a caracteristicamente dialtica reduo, da relao entre duas coisas diferentes, a uma sucesso por inverso - tem todo o ar de uma estratgia binarista avessa diferena e alteridade, as quais no constituem, ento, assim, uma multiplicidade e uma diversidade irredutveis, mas em vez disso recebem, ao fim e ao cabo, sinal negativo, atravs justamente de uma binarizao: no caso de Nietzsche, o partido da Vida versus todo o resto, isto , versus, ento, entendamos, o partido contra a Vida. Por isso Nietzsche vai poder dizer, dos valores do Cristianismo, que so valores opostos aos nicos favorveis Vida (grifos JCS). Ora, nada mau filiar a Vida ao prprio partido (outros filiam o Bem, a Verdade...) a qual, no entanto, pode nisso sair perdendo (ns tambm): ela passa a ter a um s tipo de valores, os de Nietzsche, com os quais vem junto a partie honteuse, que no queremos, da sua filosofia poltica.

88

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

ou qualquer outra figura metafsica ou teolgica, hipertrofiada, delirante, de Sujeito, de grande Sujeito. Nietzsche aparentemente faz com o futuro o que acusa Hegel de fazer com o passado; at mesmo mais do que outras filosofias que se apresentam apenas como filosofias para o futuro (v.g. Feuerbach), ele quer este futuro como algo desde j definido e narrvel na sua filosofia como passado. E como conduzindo necessariamente, atravs de uma inaudita Catstrofe, a algo de heroico, desigual, grandioso e, claro, em se tratando de Nietzsche, cruento. Surpreende-me que haja estudiosos que o acompanhem at o fim, sem restries, em tudo isso. certo que Nietzsche, como se fosse preciso diz-lo, no s isso, e que continuaremos a l-lo pela riqueza dos seus sugestivos insights, de psicologia e moral, sugestivos para a crtica da cultura e para a auto-criao pessoal. Insights que esto misturados, porm, preciso reconhecer, a toda essa autorizao histrico-dialtica, transcendental, de uma interpretao radical especulativa da Histria, narrada em maravilhosos tons de Sturm und Drang, cheios de sound and fury (em mais de um sentido) e de poesia. Pois entendo que essa gasta moldura jovem hegeliana que ele no resiste a (re-)construir e dramatizar - que vai autorizar suas mais hiperblicas pretenses de maitre--penser (e insupervel bad boy apocalptico da filosofia europeia), pretenses que, infelizmente, alguns ainda tomam, desavisadamente, por palavra do evangelho. Nietzsche mesmo, entretanto, diga-se a seu favor, l para as tantas admite franca e provocativamente, para seus leitores: Talvez eu seja um bufo. Ao que proponho que arrisquemos responder agora: Sim, de fato, Nietzsche, de um lado podemos concordar com voc nisso - pelo tom apocalptico-epocal com que voc, como outros radicais alemes do sculo XIX, trata de tingir suas posies potico-filosficas; tanto como por suas alegaes de cientificidade e por suas pretenses de constituir-se a si prprio como Destino. De outro lado, no queremos abrir mo dos preciosos elementos anti-platnicos e anti-cartesianos, potencialmente destranscendentalizantes, que voc oferece elaborao contempornea de
cadernos Nietzsche 32, 2013

89

Souza, J. C. de

pensamento, especialmente em Para alm de bem e mal, primeiro captulo, e Crepsculo dos dolos (primeiros captulos), uma verdadeira virada antimetafsica, prtico-mundana, da filosofia, com insuperveis recursos romnticos e alemes: processo, histria, natureza contra a moral e o conhecimento transcendentais e a imagem abstrata e racional-mentalista do homem e da cultura.21 Dito isso, voltemos Histria, que tem sido at aqui, para Nietzsche, no a histria da luta de classes como para Marx (salvo se com sinal trocado), nem somente a histria da desnaturao do homem pelo cristianismo, como para Feuerbach, nem simplesmente a do apequenamento e sujeio do homem na religio, na filosofia dogmtica e na poltica particularista, como para Bruno Bauer, mas a histria do Niilismo e de sua escalada. Ou, mais precisamente, a histria do Ideal Asctico, da sua ascenso e falncia, no Niilismo como lgica da Decadncia, no Niilismo como avesso ocultado da Crena (i.e. do Ideal Asctico), que, com a Morte de Deus, finalmente revela-se s escncaras e flagela, cada vez mais abertamente, o nosso tempo. Trata-se de uma Histria que aponta para algo como dois milnios de antinatureza e violao do homem, como Nietzsche diz no Ecce homo (EH, I, 1);22 ou histria da grande Corrupo interior e da imortal desonra da humanidade, como no Anti-Cristo ( 62). Trata-se, em todo caso, de uma Narrativa segundo a qual o homem, a humanidade, percorre um largo rodeio, digamos, de alienao, de estranhamento, como que de si mesma e de seu carter natural. Pois, embora alienao/ estranhamento no seja o termo a que Nietzsche (como tampouco o Marx maduro) recorre, isso no significa que no se trata de algo parecido.

21 A apreciao, positiva, dessa outra parte de Nietzsche, desinflada, ser objeto de uma segunda Considerao Tempestiva nossa. 22 Quanto Histria desses filsofos, o problema no est apenas no predicado que se ape a tal Sujeito, mas nesse Sujeito uno e nico mesmo, cujo nome caberia ento escrever sempre no singular e com maiscula. Mas no o caso de discutir isso agora.

90

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

A humanidade no segue por si o caminho reto, diz ele; foi o instinto de dcadence que a governou [at aqui] (EH, VII, 79). Trata-se, portanto, da histria de um Erro, de uma existncia universalmente em Erro, uma existncia submetida a uma verdadeira Inverso. Em contraste com a qual, Nietzsche, como veremos adiante, pe-se nada menos que como o Caminho reto e a Medida da Verdade para a Humanidade - qual expressamente se dirige, e qual quer, sim, como educador, melhorar.23 Apenas isso, mas com que tremenda qualidade potica, dramtica, teatral! O Ideal Asctico desprezo e negao da vida e do corpo, da natureza e desse mundo; do sensvel pelo inteligvel, do presente pelo Alm futuro, etc., etc. Ele expresso de decadncia, de enfraquecimento, de prevalncia dos fracos, dos reativos, dos negadores do devir e do mundo; ele aquilo que os judeus, o cristianismo e o platonismo nos impuseram ou melhor, que nos impuseram os sacerdotes e os mais dbeis e doentes, os mais numerosos. A esse respeito, o que o discurso de Nietzsche traz para primeiro plano sua histria filosfico-especulativa da Europa e do Ocidente, numa interpretao cheia de carga normativa anti-moderna e de drama. Mas, embora ele muitas vezes fale em Europa e Ocidente, no que seu diagnstico, seu combate e seu remdio dispensem uma pretenso de universalidade trans-europeia (de outro modo ele no poderia falar tanto, com relao a isso, em homem e humanidade). Nietzsche reconhece, no seu tempo, dois grandes
23 Nietzsche, como qualquer bom jovem hegeliano (com a notvel exceo de Max Stirner ver O nico e sua Propriedade), toma como referncia, quase o tempo todo, enfaticamente, Homem e Humanidade (e Histria), em sentido universal, genrico, at substancializado, como Sujeito como tpico da filosofia europeia do sculo XVIII e XIX. O fato de Nietzsche reservar para a maioria dos homens a execrao e a escravido, e de se interessar apenas por seus tipos superiores ou mximos (ao florescimento dos quais a organizao da vida social toda e todos os demais homens devem unicamente servir, como meios), no lhe faz menos um filsofo da Humanidade e de sua Realizao Superior (realizao superior do homem, como ele prope repetidamente). Do mesmo modo, Nietzsche pe-se, sim, como o verdadeiro Educador que quer efetivamente melhorar a humanidade mas segundo seu Ideal, no no sentido de torn-la boazinha ao gosto de seus cristos e modernos.

cadernos Nietzsche 32, 2013

91

Souza, J. C. de

movimentos niilistas, universais, no s o cristianismo como tambm o budismo (VP 220), ambos ascticos, que desembocam igualmente em niilismo explcito ( 19, 23).24 Fora suas consideraes adicionais sobre os monotesmos judaico e islmico, o que no cristianismo e budismo no existe nem lhe interessa; nem mesmo o que poderia ser considerado pago em nosso tempo (parte da frica, por exemplo), pois, para Nietzsche, paganismo, politesmo, s o da Grcia. De acordo com ele, as duas religies universais, o budismo e o cristianismo, so ambas expresso de um adoecimento da vontade, de uma vontade negativa, do desejo de um tu-deves (FW/GC 347, KSA 581-583). Mais do que isso, no obstante as supra-aludidas culturas diferentes, ele se permite proclamar que a Terra inteira (sic) possivelmente a estrela asctica por excelncia, um canto de criaturas descontentes, que jamais se livram de um profundo desgosto de si, da terra, de toda a vida. Tambm a figura do sacerdote asctico, essa espcie hostil vida, justamente o zeloso criador, propagador e beneficirio do Ideal Asctico, floresce em toda parte, com regularidade e universalidade (GM/GM III 11, KSA 5.361-3),25 seu Ideal sendo definido por Nietzsche como o nico oferecido aos homens at aqui. Isso no obstante o Cristianismo ser um caso especial e privilegiado do ascetismo, o mais agudo e mais ativo, ainda que tambm o mais grosseiro; que garante, entretanto, uma tenso crescente, capaz aparentemente de apontar para uma superao mais radical e completa do seu mal. Detenhamo-nos ainda um pouco na Genealogia da moral, na noo nietzschiana de Ideal Asctico, ideal que ofereceu, nas palavras de Nietzsche, o nico Sentido (geral, supremo, suponho) para o

24 VP refere-se ao livro Vontade de Potncia. Para esse volume, valho-me, como j disse, da excelente edio norte-americana de Walter Kaufmann. 25 Vicenzo di Matteo, por exemplo, entende poder dizer que para Nietzsche o Ascetismo uma pandemia [que] se alastrou sobre a Terra (Nietzsche, pensador da modernidade, em Cadernos Nietzsche, n 27, So Paulo, 2010, p. 123).

92

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

homem at aqui: uma finalidade para sua existncia na Terra, um sentido para o seu Sofrimento; um ideal que prevaleceu por falta de concorrncia, j que qualquer Sentido melhor do que nenhum. Com o Ideal Asctico, apesar de tudo, a porta se fechava para todo niilismo suicida, e o homem decadente podia ento querer algo: uma vontade de nada melhor do que um nada de vontade26. Ao mesmo tempo, porm, aquele Ideal, ainda que provendo o conforto de um sentido para a existncia, trouxe consigo novo sofrimento, mais profundo, mais nocivo vida. Pois ele se orienta pelo dio ao que o humano, animal, material, por um horror aos sentidos, por um medo da felicidade e da beleza e, finalmente, pelo anseio de afastar-se do que seja aparncia, mudana, morte, devir, desejo, anseio (GM/GM III 28, KSA 5.411-2), anseio de afastar-se, em ltima anlise, do que seja Vida. Para Nietzsche, a mentira do Ideal foi at agora a Maldio sobre a Realidade (a qual, entretanto, tampouco o vejo bendizer). Atravs do Ideal, a Humanidade tornou-se mentirosa e falsa, a ponto de adorar valores inversos aos nicos [destaques meus, JCS] que lhe garantiriam o florescimento, o futuro, o elevado direito ao futuro (EH/EH, Prlogo, 2, KSA 6.257-8). No coisa a que se possa ficar indiferente. Atravs do Ideal (platnico-cristo), queixa-se Nietzsche, o mundo real sensvel, existente, tal como ele se apresenta, foi depreciado em benefcio do Outro Mundo, do Alm, do Ideal, ficando este outro, pelo menos entre os filsofos metafsicos e entre os cristos, como Mundo Verdade ou Verdadeiro Mundo; enquanto o nosso-mundo-realmente-existente, sensvel, foi declarado errado, falso, enganosa aparncia.27 Nossa vida real , para o

26 Tambm Nietzsche, em sua particularmente difcil existncia, pode agora querer Algo (que no o suicdio): a Negao daquela Negao. Em Nietzsche, pelo visto, nosso querer continua ainda prescrito e nico. 27 O tema do Mundo Invertido e da Duplicao do Mundo em verdadeiro, suprassensvel, e aparente, sensvel, referida a Plato e ao cristianismo, mas tambm cincia moderna, j encontra lugar em Hegel, na Fenomenologia do Esprito, cap. III, Fora e Entendimento.

cadernos Nietzsche 32, 2013

93

Souza, J. C. de

Cristianismo, uma existncia falsa e degradada (VP 224), e diante dela Nietzsche pode dizer, como supremo matre--penser: Antes de mim tudo estava de cabea para baixo, eu sou o primeiro a ter nas mos o metro da Verdade, ningum antes de mim conhecia o Caminho reto (EH/EH, Aurora, 1 e 2, KSA 6.329-32). Ora veja-se, ento, tambm Nietzsche parece estar disposto a decretar a inutilidade e o erro essenciais do mundo, mas, ele esclarece, do mundo moderno, no do mundo da existncia (VP 34) - o que quer que esse novo dualismo possa significar. O fato que, de qualquer modo, com base em seu dramtico diagnstico binrio, Nietzsche descarrega, sobre nossas pobres ombros e cabeas, nosso frgil ser finito, pesadas tarefas do Amanh, verdadeiras Aufgaben filosfico-alems, penosas misses epocais, universais histricas, que nos afastam de ns mesmos e dos outros, orientadas por um tremendo Ideal (o seu), como aquele de ser uma corda estendida para o Super-Homem. Como me aparece, ento: sempre o futuro como um mais alm inteiramente outro, sempre o ser-para-alm (seno para-o-alm), sempre a tradicional Jenseitigkeit caracterstica do pensamento teolgico e da atitude religiosa levados demasiado a srio: o mundo como , esse que est a, tambm para Nietzsche, no vale nada. A mesma Grande Recusa tambm fazem outros hegelianos e no hegelianos, sculo XX a dentro. Ser que s assim a vida, ou, pelo menos, a filosofia, hoje, pode ficar, digamos, interessante como uma luta, asctica, sempre em maus termos com o mundo? * Como o grande e milenar Erro pretensamente descoberto por Nietzsche teria comeado? Foram os judeus que realizaram esse milagre da inverso de valores, ele denuncia; o que foi tambm o comeo da rebelio escrava na moral (JGB/BM 195, 5.116-7). Foi esse o comeo de tudo de ruim que teve em seguida seu curso no

94

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

platonismo e no cristianismo; o comeo de tudo que encontrou sua mundanizao na Modernidade, cujas consequncias alcanaro o apocalptico pice ainda em sculos por vir. O Cristianismo e Plato, diz Nietzsche, so os fiis herdeiros e continuadores daquela megalomania judaica (VP 202), aquela Grande Inverso a ser agora Invertida, aquela Grande Negao a ser agora Negada. Plato, acha nosso surpreendente poeta-filsofo, o instintivo semita e anti-heleno (VP 195), o grande veculo de corrupo, j marcado por um fanatismo judaico (- no Egito?) (VP 202). O Cristianismo que, j sabemos, platonismo para o povo apenas retoma o combate [judeo-platnico] contra o Ideal clssico e nobre, apenas retoma o antipaganismo (VP, 196), a fim de promover o mesmo Ideal Asctico. Para acompanhar Nietzsche, porm, no fiquemos s no Cristianismo, nem num ponto singular do Passado remoto, da Antiguidade. Dividir o mundo em dois, um verdadeiro e um aparente, seja ao modo do Cristianismo [ou de Plato], seja ao modo de Kant, apenas uma sugesto de dcadence, um sintoma da vida que declina (CD/CI, A razo na filosofia, 6, KSA 6.78-9). Ou seja, toda a histria posterior, a filosofia posterior, inclusive e principalmente a moderna, tambm padece do mesmo vcio, que tem assim uma progresso, uma escalada, ameaadora e bem ordenada. Nietzsche apresenta, em poucas linhas, com botas de sete lguas, a sua genial condensao da histria dessa filosofia (e do Esprito), uma brilhante e plausvel Narrativa do desenvolvimento do Grande Erro, que ao mesmo tempo a histria de sua Dissoluo. Recapitulando o notvel trecho do Crepsculo dos dolos: O verdadeiro mundo [o outro mundo] comea acessvel ao sbio, devoto, virtuoso - com a proposio eu, Plato, sou a verdade. Depois ele se torna prometido, para aps a morte, no Cristianismo, e, mais adiante, apenas kantianamente postulado, como hipottico e indemonstrvel. Para em seguida chegar a ser mesmo no-obrigatrio, nada nos impondo (como, supostamente, no positivismo). Por ltimo, ele declarado intil, suprfluo, e ,
cadernos Nietzsche 32, 2013

95

Souza, J. C. de

pena, simplesmente descartado. Finalmente livres dele, podemos ns, os espritos livres - abraar de novo esse nosso mundo terreno, aparente, como o nico. Para os espritos livres, esse o fim do mais longo dos erros, o ponto alto da Humanidade, um radioso Meio-Dia (CD/CI, Como o Mundo Verdadeiro tornou-se finalmente uma Fbula: a Histria de um Erro, 1-6, KSA 6.80-1), embora, infelizmente, para outros, para a imensa maioria, seja, possivelmente, em vez disso, o comeo de uma noite escura e fria, sob a sombra do niilismo, do desalento, do vazio, do desespero. Com o fim do mundo verdade e com a morte de Deus, acha Nietzsche, estamos destinados, no a uma alegre mundanidade, ou a uma cultura mais interessante porque no-asctica, mas, em primeiro lugar, ao niilismo completo, que nos aguarda ali frente, como consequncia necessria dos ideais at aqui sustentados. Entrementes, transitoriamente, ainda viveremos no meio de um niilismo incompleto (VP 28) um melanclico purgatrio a caminho de outra coisa. A morte de Deus, o maior acontecimento recente, o fato de que Deus est morto, de que a crena no Deus cristo perdeu o crdito, comea a lanar suas primeiras sombras sobre a Europa - prope Nietzsche, preparando o terreno para sua costumeira intensificao e dramaticidade. Tudo ir desmoronar agora que esta crena foi minada, porque tudo estava sobre ela construdo. Esta longa sequncia de ruptura, declnio, destruio, cataclismo, que agora iminente, ser um eclipse solar tal como provavelmente jamais houve sobre a Terra (FW/GC 343, KSA 3.573-4 passim).28
28 Nietzsche faz-se anunciador da Morte de Deus como antessala da Grande Hecatombe, no estilo dramtico-hiperblico que sustenta sua pose de profeta, e pinta isso em tons de gravidade e terribilidade inauditas, convocando-nos a responsabilidades sobre-humanas. Essa sua dramaturgia, esses so seus efeitos especiais, mas seu sentimento parece antes ter a ver com o alcance disso para sua prpria existncia torturada e para o pesado esprito teolgico alemo do sc. XIX, que ele carrega. Na verdade, quem imagina que a morte de Deus nos trar inauditos e gigantescos flagelos no lembra bem do que Ele se mostrou capaz quando ainda vivo. Mais de um sculo depois de Nietzsche, pode-se entender que, com aquela morte (no to definitiva ou completa assim), os homens, olhando menos para cima e mais em torno, esto dispostos a encontrar sentidos e motivos para viver, florescer e sustentar valores, nesse

96

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

J agora, porm, em plena Modernidade, no s ainda estamos longe de ter superado o Ideal Asctico (do que no duvido), como, de certo modo, estamos pior, estamos piorando; pois, com efeito, nem a cincia nem o atesmo modernos so verdadeira negao/ superao/ libertao coisa nenhuma. A cincia no o antagonista natural do Ideal Asctico; no expressa o Ideal oposto [destaque meu, JCS: sempre dois ideais, e opostos]. Ambos, Cincia e Ideal Asctico, acham-se no mesmo terreno, na mesma superestimao da Verdade. A Cincia pisa no mesmo cho que o Ideal Asctico: um certo empobrecimento da vida o pressuposto, em um caso como no outro (GM/GM III 25, KSA 6.402-5). Em vez disso, a Arte [que] se ope mais radicalmente (do que a Cincia) ao Ideal Asctico: assim percebeu o instinto de Plato, esse grande inimigo da Arte e nisso podemos concordar com Nietzsche. Plato contra Homero: eis o verdadeiro, o inteiro antagonismo (ibidem), a dramatizada luta de classes nietzschiana dos ltimos dois mil e tantos anos. Nietzsche sublinha aqui (trata-se da Genealogia da moral) uma tripla implicao. Na Modernidade, a) no samos do domnio do Ideal Asctico, b) ele agora mais insidioso e dissimulado, e c) ele na verdade fortaleceu-se e se agravou. Ainda que falta dizer - isso signifique que ele agora est mais prximo do seu fim, que a Modernidade mesmo o fim da picada. A Cincia moderna no momento a melhor aliada do Ideal Asctico, entende o nosso romntico heroico, por ser a mais involuntria, inconsciente, secreta, subterrnea (...); nela o Ideal Asctico no foi de maneira alguma vencido, tornou-se antes mais forte. (ibidem). De modo semelhante, o mais tpico atesmo moderno, enquanto outro lado da suposta negao/
mundo mesmo no to retumbantes, transcendentais, como Nietzsche gostaria. De outro lado, interessante ver que os temores antinietzschianos de filsofos como Jrgen Habermas em boa medida convergem com o alarmismo de Nietzsche, o de que transformaes ps-platonistas da cultura precipitem-nos no irracionalismo, e no, no Ocidente, como possibilidade, numa mais interessante e renovada cultura secular, potica, democrtica. Gostaria de sugerir que o que ainda preocupa Habermas (e com que Nietzsche ainda nos quer assombrar, como se fssemos crianas) talvez no deva mais nos preocupar tanto assim.

cadernos Nietzsche 32, 2013

97

Souza, J. C. de

superao do Cristianismo dogmtico, na Modernidade, dispensa Deus, dispensa o Ideal Asctico em sua forma tradicional, mas no dispensa a sua Vontade de Verdade - que , entretanto, o mesmo Ideal em sua formulao mais estrita. E, claro, para Nietzsche a vontade de verdade no tanto o resto como o mago do Ideal Asctico; donde o atesmo, mesmo aquele incondicional e reto, no est em oposio ao Ideal Asctico, como parece primeira vista (GM, III, 27) na verdade, nem perto disso. * Pronto, o jogo dialtico est jogado, e Nietzsche pode concluir: O atesmo [o dos outros, JCS] uma das ltimas fases do desenvolvimento do Ideal asctico, uma de suas formas finais e consequncias internas (GM/GM III 27, KSA 6.408-11). Estamos agora, com Nietzsche, no topo do topo, altura tremenda em que um Goethe e um Shakespeare no saberiam respirar sequer um instante (EH/EH, Assim falava Zaratustra, 6, KSA 6.335-49). Como prometido mais acima, temos aqui, sem nuances, o modelo tipicamente jovem hegeliano da escalada, da intensificao, da denunciada falsa superao, na Modernidade, do Erro pelo qual o mundo enveredou.29 A dissoluo/ mundanizao/ escalada/ realizao do Ideal Asctico entendida pelo nosso extemporneo, em seus vrios aspectos, ao modo costumeiro, dialtico, dos jovens hegelianos (mais de uns do que de outros), nas mos dos quais a dialtica se radicaliza apocalipticamente em antittica. Pois, em Nietzsche, na sua filosofia da histria como percurso/ processo, no faltam as dimenses de necessidade lgica e de (auto-)superao, de tipo
29 O mesmo se poderia dizer, mutatis mutandis, da Histria marxiana, do que esta apresenta como grande Erro. De um lado, a ciso (autolacerao) da sociedade pela diviso do trabalho e a dominao dos homens pelas circunstncias e por outros homens; de outro, sua falsa superao, verdadeira agudizao, com a Revoluo burguesa e a Modernidade capitalista. Por fim, a iminncia de uma Crise final (do Capitalismo), e o salto para um Futuro afinal inteiramente novo e radicalmente superior.

98

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

especificamente dialtico, e, mais ainda, no caso dele, de radical e teatral dramaticidade explcita. Pois Nietzsche entende que, como todas as grandes coisas, o Cristianismo, o Ideal Asctico, e tambm o prprio Niilismo, perecem por obra de si mesmas, por um ato de auto-superao. Assim quer, segundo ele, nada menos do que a lei da Vida (que suponho pretende ser melhor que uma lei da Histria la Marx ou Engels): a necessria auto-supresso est na essncia mesma da Vida (GM/GM III 27, KSA 6.408-411). E aqui Nietzsche introduz (e aparentemente biologiza) a mais hegeliana das noes, expressa nessa endeusada palavrinha alem, Aufhebung, precisada, ainda mais hegelianamente, como Selbstaufhebung, auto-superao, auto-supresso - dialtica30. Dessa maneira, segundo nosso contador de Histria, pereceu o Cristianismo como dogma: por obra de si mesmo, por obra de sua prpria Moral. Resta ainda, pelo menos restava no tempo de Nietzsche, que o Cristianismo perea como Moral. E no limiar desse acontecimento que se encontrava seu tempo-lugar o daquela Alemanha junker que, semelhana ao da Rssia feudal-czarista de Dostoivski, talvez no tenha mais muito a ver com o nosso. Depois que a veracidade crist tirou uma concluso aps outra, ela tira enfim sua mais forte concluso, aquela contra si mesma, quando se coloca a questo: que significa toda vontade de verdade? (ibidem). interessante constatar, ento, que Nietzsche se aplica a retratar o movimento histrico como um movimento lgico (alm de dramtico, por certo), no faltando sua narrativa sequer a hegeliana Tomada de Conscincia, final, prpria das filosofias do sujeito histrico e da (Auto-)conscincia, aqui envolvida em flagrante hipostatizao explcita: A vontade de verdade toma em ns conscincia de si mesma como problema. Naquela sucesso de concluses, e nessa gradual Conscincia de si, perecer a moral

30 Hegel, a propsito, nos seus escritos de juventude, comea chamando de Vida o que vai depois chamar de Esprito.

cadernos Nietzsche 32, 2013

99

Souza, J. C. de

segundo o nosso dramaturgo, no mais terrvel dos espetculos, num espetculo em cem atos reservados para os prximos dois sculos da Europa (ibidem). Trata-se do conhecido movimento dialtico, imanente e necessrio: a prpria necessidade que opera aqui, revela Nietzsche no Vontade de Potncia (VP pref. 2). Trata-se mesmo de uma necessidade lgica e inexorvel; o advento do Niilismo necessrio, pois a consequncia final dos nossos valores at agora: o Niilismo a concluso lgica final de nossos grandes valores e ideais (VP pref. 4). E, bem dialeticamente, a negao mais completa pressupe necessariamente o que negado: O evangelho do futuro de Nietzsche (o termo dele), a prometida transvalorao de todos os valores (que, no futuro, tomar o lugar do niilismo perfeito), pressupe lgica e psicologicamente esse niilismo perfeito, e por certo s pode vir depois dele e de dentro dele. (VP pref. 4). Depois do Cristianismo, da Grande Calamidade, a Transmutao de Todos os Valores (AC/AC 62, KSA 6.172). por isso que nosso filsofo-profeta pode dizer: O que conto a histria dos prximos dois sculos - ou seja, o futuro j definido como passado, a narrao antecipada do ainda no ocorrido, tomado como certo. Pode parecer estranho esse tipo de profecia, mas os efeitos dramticos so insuperveis. Nem Hegel, entretanto, imps a tal ponto ao devir sua (Oni)Potncia da Histria; nem to longe levou a ambio transcendental do pensamento, de um pequeno crebro e de uma finita existncia humana, mesmo alem, berlinense ou no. Faz algum tempo que toda a nossa cultura europeia est-se movendo para uma Catstrofe; descrevo o que no pode vir de modo diferente: o advento do Niilismo; essa histria pode ser contada mesmo agora; pois a prpria necessidade que opera aqui (VP pref. 2). E o que vem por a, segundo Nietzsche, depois da intensificao do Niilismo e do colapso de tudo mais, a Transvalorao de Todos os Valores, que vir como Catstrofe, como uma Grande Guerra do Fim do Mundo, como a conjurao do Dia da Deciso (EH/EH, Para alm de bem e mal, 1, KSA. 6.350) de um Juzo Final, entendamos. Uma Crise

100

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

jamais vista sobre a Terra, a mais profunda Coliso de conscincias, e uma Deciso conjurada. (EH/EH, Por que sou um destino, 1, KSA 6.370-1). Hegel, de seu lado, para o bem ou para o mal, nunca achou que o filsofo pudesse tratar o futuro como passado, muito menos um futuro de sculos e milnios, fundindo de forma to estreita, providencial e ultra-jovem-hegeliana, prescrio e previso. Nem quis ele nos assustar com to graves tons de Assombrao. Na Grande Narrativa de Nietzsche, ao final, uma Tomada de Conscincia dos homens lhes permitir fazerem agora a Histria deliberadamente (no como Massa, por certo, mas, bem entendido, tampouco em Marx), trazerem finalmente a Histria para seu controle. Iluminados por seu pensamento, claro: Minha tarefa preparar para a Humanidade um instante de suprema Tomada de Conscincia (EH/EH, Aurora, 2, KSA 6.330-2). A Transvalorao de todos os valores em ltima anlise um ato de suprema Auto-Gnose da Humanidade, que em mim se fez gnio e carne (EH, Por que sou um destino, 1, KSA 6.365-6). Assim, tambm no caso de Nietzsche, a Histria e a Humanidade tornam-se transparentes a si mesmas no seu pensamento, no seu tempo; e, nele, a primeira poder passar ao controle deliberado e consciente da segunda, dos homens. Quero me dirigir Humanidade com a mais alta exigncia que jamais lhe foi colocada (EH/EH, Prlogo, 1, KSA 6.257). Ou ainda: Quero ensinar ao homem o futuro do homem como sua vontade, como dependente de uma vontade humana, e preparar grandes empresas de disciplinamento e cultivo, para desse modo pr um fim ao pavoroso domnio do acaso e do absurdo que at o momento se chamou Histria (JGB/BM 203, KSA 5.126-8).31 Pr fim ao domnio do acaso na Histria no coisa pouca; comea por conceb-la mesmo como uma Coisa, como Substncia (digna de ser escrita com maiscula e apta a ser apropriada por um Sujeito), vcio caracterstico do sculo XIX alemo, a histria compreendida
31 Para coisa to radical, Marx escolheu a expresso fim da pr-histria do homem.

cadernos Nietzsche 32, 2013

101

Souza, J. C. de

ento como um Devir dotado de uma Lgica e de um Sentido, de uma Providncia, teologicamente, entendamos.32 Dois mil anos depois do Senhor Jesus (o papel que parece capturar a imaginao de Nietzsche e de mais jovens hegelianos, sem falar de alguns filsofos posteriores), e algumas dcadas depois do Esprito Absoluto de Hegel, nosso poeta filsofo est preparado para reger o mundo. Como chega a dizer, expressamente, em passagem no includa na verso final do Ecce Homo: Desde que o velho Deus est abolido, estou preparado para reger o mundo. Seu fiel amigo Peter Gast refere-se a Nietzsche, em carta ao prprio, como Esprito regente do Mundo, ttulo que o prprio Nietzsche reserva a si mesmo (EH/ EH, Assim falava Zaratustra, 6, KSA 6.343-5). Engels, apesar de tudo, nunca chamaria Marx dessa coisa; e Hegel, em sua particular existncia berlinense, jamais pretendeu tanto para si. * Por isso tudo que podemos dizer que Nietzsche um pensador mais tipicamente confinado do que qualquer outro nos horizontes do pensamento alemo do sculo XIX (da transio alem de Ancien Rgime a Modernidade), que emoldura seu romantismo aristocrtico-heroico, hierrquico-de-casta, enfaticamente antimoderno, antidemocrtico, com uma Meta-Narrativa histrico-dialtica exemplarmente hegeliana mais especificamente, jovem hegeliana a seu servio. Podemos dizer que a ela, junto com seu biologismo
32 Como os filsofos ( la tradio europeia, alem) podem ter superioridade e regncia num mundo que sempre muda? Muito simples: tratam de dar a Regra dessa Mudana, e o Sentido desvendado de seu Devir, como Histria. Que o devir no possa ser subordinado a um grande Sentido, que ele seja simplesmente um passar que de nada seja propriamente Realizao (ou Colapso), ser possivelmente insuportvel a indivduos (ao prprio Nietzsche) que eu no chamaria, la Nietzsche, genericamente, de rebanho ou de fracos, nem de modernos, mas de menos engenhosos, menos artsticos - necessitados por isso daquele alento religioso, teolgico. Politicamente, a trivializao do devir deveria, quem sabe, dar forma a uma sociabilidade mais interessante, prpria de indivduos corajosa e criativamente conciliados com sua e dos demais - finitude e contingncia. No parece ser esse o caso de Nietzsche.

102

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

romntico-vitalista, tambm tpico do sculo XIX, que ele recorre para autorizar o carter superior, inflado, retumbante, ultra-epocal, que deseja atribuir aos seus juzos. Para coroar-se, monarquicamente, eficazmente, como Matre--penser, como o Anticristo lui-mme, como o Primeiro Imoralista (para quem no conhece Max Stirner), como incontrastado bad boy da filosofia ocidental - perfil de que, entretanto, dedicados comentadores apologticos querem inadvertidamente priv-lo. Segundo o que sugerimos, sua Narrativa Histrica, teolgico-apocalptica, intensamente dramatizada, que sustenta o tom normativo dogmtico, alm de irado, de sua filosofia racialista;33 ela que sustenta e acentua as empobrecedoras (mas absolutamente impactantes) distines binrias, maniquestas, que marcam o conjunto de seu pensamento. com a ajuda daquela narrativa dramtico-dialtica (e de um cientificismo, a meu ver, pelo menos hoje, risvel) que nosso filsofo junker trata de deformar, metafsica e teologicamente, a oportunidade de renovao que se ofereceu ao pensamento europeu depois do colapso da metafsica e da teologia (e, logo, mais adiante, do Ancien Rgime). Oportunidade cujo bom aproveitamento havia-se esboado precursoramente em perfis mais desinflados, de autores como Montaigne, Rabelais, Voltaire ou La Rochefoucauld (para tomar ao p da letra o cumprimento de Nietzsche cultura francesa), alm de alemes menos exaltados.

33 curioso que em geral baste a constatao de que Nietzsche no um antissemita vulgar (como haveria de s-lo?) para que se decrete que o seu no um pensamento racista (ou racialista). Eu imaginaria que pelo menos entre seus estudiosos brasileiros houvesse uma sensibilidade mais exigente para o assunto (que garanto no deveramos temer nos fizesse menos filosficos). Na Genealogia da moral, o advento da democracia na Europa entendido como uma espcie de retorno, como que por atavismo, da raa de cabelos negros, antes vencida pelos louros arianos (GM/GM I 5, KSA 5.251-2). Na mesma obra, no mesmo aforismo, referindo-se a classes de homens (para seu binarismo, sempre duas), Nietzsche trata abertamente de associar escuro (mellus) a mau (mallus) e a comum (como desprezvel). At mesmo por respeito ao autor, no vejo por que suas categorias de alcance poltico deveriam ser empurradas procustianamente para dentro uma interpretao politicamente depurada, como se isso fosse o cumprimento que devemos sua genialidade, e fosse absurdo e equivalesse a perd-lo - desafi-lo criticamente e cham-lo pelo nome que merece nesses casos.

cadernos Nietzsche 32, 2013

103

Souza, J. C. de

O que marca jovem-hegelianamente sua Metanarrativa Histrica e lhe d sua funo fundacionista transcendental (e sua disposio binarizante) ento essencialmente, como vimos, a ideia de um Erro epocal inicial (o Ideal Asctico), caracterizado como Grande Inverso/Negao (da Vida), confrontado ento por sua Crtica Absoluta, esta como uma igualmente epocal Negao da Negao, ou Inverso da Inverso. E tambm, antes dessa Ausgang, a ideia do desenvolvimento daquele Grande Mal, num percurso lgico-dialtico, imanente, necessrio, tomado como uma escalada, que desemboca ento naquilo que j se encontrava desde sempre, em germe, na prpria Crena original: seu aparente contrrio, o Niilismo, agora explcito. A marca autorizadora jovem-hegeliana de Nietzsche est, por fim, na ideia do seu prprio tempo (a peculiar Modernidade centro-europeia do sc. XIX) como um tempo de dramtica agudizao do Ascetismo e dolorosa precipitao do Niilismo (enganosamente disfaradas, como ele aponta, de sua superao), na direo de uma Crise/Hecatombe sem precedentes sobre a Terra, um dramtico Juzo Final como vspera do Reino dos aristocrticos e cruentos valores transvalorados. Como sugerimos no incio, embora referida a uma figura que no a do sujeito clssico, at a tpica, comum a todo o jovem hegelianismo, da hipostasiao de uma criao dos homens (no caso, valores e normas), e da sua reapropriao, da retomada de sua Autoria, com consequncias hiper-revolucionrias, encontra em Nietzsche uma de suas verses, melhor dizendo, sua verso mais dramtica, bombstica. A sua , ento, mais uma filosofia do futuro, no seu caso antecipado como passado, e um pensamento aparentemente em maus termos com o devir, com a finitude, com a contingncia. Que, em registro ainda teolgico, coloca a si mesmo, e, para isso, tambm ao seu tempo, como um absoluto e singularssimo divisor de guas da Histria, e, por isso, sustenta a prpria existncia finita, individual, de Nietzsche, como Destino, como destino histrico-universal, sobre-humano, gargalo de uma ampulheta pela qual devem obrigatoriamente passar as vastas areias do tempo.

104

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

A inverso, a inverso da inverso, a lgica determinante do desenvolvimento histrico por vir, permitem a Nietzsche, mais do que hegelianamente, como weltregierender Geist, adivinhar o futuro e narr-lo como passado, dominado, pode-se entender, pelo movimento dialtico da Potncia Objetiva da Histria. Depois disso, no vejo como a ideia nietzschiana do Eterno Retorno, a concepo fundamental do Zaratustra, modifique efetivamente esse quadro, ou resgate o que ele tem, digamos, de problemtico. E, isso, mesmo se seu Eterno Retorno quiser representar a moldura cosmolgica dessa moldura histrica autorizadora, e no, principalmente, como a maior parte do tempo, para Nietzsche, apenas uma ideia desafiadora, a mais desafiadora e pesada, adequada sua (da Histria at aqui) consumao. Como no poderia deixar de ser para o nosso hiperblico dramtico-heroico Nietzsche, uma Ideia horripilante e paralisadora, o pensamento mais pesado; ao tempo em que, de outro lado, o mais completo amor fati e sim vida - por isso tambm o que de mais divino se poderia ouvir de um demnio. Tratar-se-ia da ideia de fundo (melhor, a clef de vote da sua construo), sobre o tempo, exigida para sustentar a mais acabada e final transmutao de todos os valores, para a passagem ao pensamento do admirvel mundo novo de Nietzsche: o fim mais acabado para todo titubeio com relao mais completa afirmao da Vida (ou do sem sentido da Vida). Onde nenhum vestgio mais restaria de Cristianismo, de Ideal Asctico, ou de suas veladas sobrevivncias modernas; uma ideia onde niilismo e anti-niilismo se combinam e se superam. Desejar o Eterno Retorno ficando assim como a mxima afirmao dessa vida, dessa vida individual de cada um; sendo nisso uma espcie de exerccio espiritual adequado ao empenho de autocriao (audaz, desafiadora, artstica) buscado por alguns de ns. No vejo o que essa ideia de Eterno Retorno poderia ganhar da fundamentao cientfica que Nietzsche, por outro lado, em dado momento, acha que deve buscar para ela; vejo o que possa perder. uma ideia interessante que prefiro medir com outra, que diz
cadernos Nietzsche 32, 2013

105

Souza, J. C. de

respeito diretamente a nossa finitude comum, e que combina com um dar de ombros mais do que com apocalpticas tarefas histrico-universais. A de que todos morremos, de que nosso tempo no precisa ser em nada essencial e epocalmente especial, nem nosso papel de qualquer modo salvador; que o mundo no se acaba (ou que se acaba o tempo todo), que ns que simplesmente passamos. Acho que essa ideia, sim, pode melhor favorecer o desenvolvimento de indivduos inquietos, interessantes e artsticos, aqui e agora, inclusive entre leitores de Nietzsche. No rumo de um desinflamento do filsofo, perderamos, quem sabe, algo do arrojo e da audcia do seu romantismo heroico e cruento, de seus tons mais espetaculares e dramticos. Mas, por outro lado, com ele (digo, com tal rumo desinflador), haveria como contemplar, recriadas, as inclinaes democrticas que porventura queiramos sustentar, na verdade enriquecidas e renovadas pelos elementos antiplatnicos, anti-essencialistas, agonsticos, de sua filosofia.34 Sem perdermos mais tempo nem mais nos embaraarmos com a partie honteuse e o lado cansativamente fanfarro do pensamento de Nietzsche. Sem perdermos tampouco sua poesia.
Abstract: Nietzsche, by no means extemporaneously, resorts to an ambitious historic-dialectical narrative, typically young Hegelian, to frame/ evaluate Modernity, elevate his own philosophy to unmatchable heights and find for himself an absolutely superior, unique position which authorizes himself as absolute Critic and Destiny, having ultimately as his main target (typical of his German times) the philistine, the common human individual, and that which politically corresponds to her/him: civil society and democracy. That does not exclude our interest in his remarkable cultural criticism, his non-reductionist, romantic, naturalism, his

34 Eu recomendaria, para a satisfao de tais inclinaes, justamente uma leitura agonstica (nietzschiana) da democracia, e confrontaria Nietzsche e nietzschianos integristas com suas vantagens: a democracia como regime da diferena irredutvel, do florescimento pessoal, do conflito ineliminvel e, oxal, da livre emulao e das hierarquias no fixadas, no burocrticas, tanto quanto ademais, junto com isso, queira Nietzsche me desculpar, regime de um certo tipo de solidariedade.

106

cadernos Nietzsche 32, 2013

Considerao tempestiva I: Nietzsche como jovem hegeliano e matre--penser

contributions to the critique of Platonism and Cartesianism. Key-words: transcendental authorization - philosophy of history/narrative philosophy - antithetic dialectics - modernity and democracy

referncias bibliogrficas
BAUER, B. Die Posaune des jngsten Gerichts ber Hegel, den Atheisten und Antichristen: Ein Ultimatum. In: LWITH, K (org.). Die hegelsche Linke. Stuttgard: Friedrich Fromman Verlag, 1962. BREAZEALE, D. The Hegel-Nietzsche Problem. In: Nietzsche-Studien. Berlim/Nova York, n. 18, 1984, p. 146-164. HEGEL. G. Fenomenologia do Esprito. Petrpolis: Ed. Vozes, 1999. MATTEO, Vicenzo di. Nietzsche, Pensador da Modernidade. In: Cadernos Nietzsche, n.27, 2010, So Paulo, p. 123. MOORE, G. Nietzsche, Biology and Metaphor. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. NIETZSCHE, F. Alm do Bem e do Mal. Trad. Paulo Csar Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. _______. O Anti-Cristo. Trad. Paulo Csar Souza. So Paulo: Companhia das Letras. 2007. _______. Crepsculo dos dolos. Trad. Paulo Csar Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. _______. Consideraes Intempestivas. Lisboa: Editorial Presena, Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1976. _______. Ecce Homo. Trad. Paulo Csar Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. _______. A Gaia Cincia. Trad. Paulo Csar Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. _______. Genealogia da Moral. Trad. Paulo Csar Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. _______. Humano, Demasiado Humano. Trad. Paulo Csar Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. _______. O Nascimento da Tragdia. Trad. J. Guinsburg. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. _______. Nietzsche: Obras Incompletas. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho.. So Paulo, Abril Cultural, 1983 (Coleo Os Pensadores). _______. The Will to Power. Trad. Walter Kaufmann. New York: Vintage Books, 1968. cadernos Nietzsche 32, 2013

107

Souza, J. C. de

_______. Assim Falou Zaratustra. Trad. De Mrio da Silva. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. SOBRINHO, N. Apresentao e comentrio. In: NIETZSCHE, F. Escritos Histricos de Nietzsche. So Paulo: Edies Loyola, 2005. _______. Escritos Histricos de Nietzsche. So Paulo: Edies Loyola, 2005. SOUZA. J. C. Ascenso e Queda do Sujeito no Movimento Jovem Hegeliano. Salvador: Editora da UFBA, 1992. STIRNER, M. Der Einzige und sein Eigentum. Stuttgart: Philipp Reclam, 1972. Artigo recebido em 12/08/2012. Artigo aceito para publicao em 20/09/2012.

108

cadernos Nietzsche 32, 2013

Vous aimerez peut-être aussi