Vous êtes sur la page 1sur 11

Exclusivo: Joseph Farah desmascara doutrina maligna se enraizando na igreja Joseph Farah Compreendo por que Israel cada

a vez mais odiado pelo resto do mundo. Compreendo mesmo. Compreendo o crescente antissemitismo nos EUA e no mundo inteiro. Se voc um cristo ou judeu que cr na Bblia, isso no mistrio. Alis, isso foi predito. O que no entendo por que alguns cristos professantes rejeitam Israel. Pois rejeitar os judeus e sua nao rejeitar o prprio alicerce do Cristianismo. At mesmo ser morno no que se refere aos judeus e Israel fundamentalmente rejeitar a oliveira na qual fomos enxertados como um galho de oliveira brava, conforme explica Romanos 11:24. O que muitos cristos de hoje testemunharam como o renascimento de Israel em sua vida descrito na Bblia como um milagre maior do que a diviso do mar Vermelho, o man do cu, a entrega da lei no monte Horebe e todas as outras obras de Deus associadas com o xodo e a entrada dos filhos de Israel na Terra Prometida. isso o que aprendemos em Jeremias 23:7-8. Contudo, uma doutrina maligna conhecida como Teologia da Substituio, em todo aspecto to repugnante quanto a Teologia da Libertao, se enraizou na igreja. Lamento dizer, mas voc tem de descartar ou alegorizar boa parte da Bblia para adotar uma dessas opinies e ainda se chamar de cristo. Enquanto isso, crianas judias esto sendo executadas a sangue frio e sendo filmadas na Frana. Alguns dos cristos mais conhecidos nos EUA esto tentando encontrar pontos em comum com os muulmanos, que afirmam que adoram o mesmo deus. Boicotes a Israel esto sendo organizados por pessoas que afirmam ser crists. A ONU continua a aprovar mais resolues contra Israel do que contra todo o resto das naes do mundo juntas. O mundo assiste de braos cruzados enquanto um pas que

jurou aniquilar Israel e os judeus do mundo prepara armas nucleares e sistemas de lanamento de msseis. E voc sabe que o mundo condenar Israel se Israel levantar um dedo para se proteger. Tenho um problema com isso. Tenho um problema porque vejo cristos demais do lado errado ou em cima do muro. O antissemitismo extremamente venenoso em nosso mundo hoje. Est alcanando propores nunca vistas desde o Terceiro Reich. Onde est a igreja? Obviamente, no est lendo a Bblia. A Palavra de Deus no s predisse o retorno dos judeus a Israel, mas tambm prediz que o caminho para Jerusalm se tornaria uma pedra incmoda para o mundo inteiro (Zacarias 12:3). Mas tambm prediz que Israel triunfar sobre toda a adversidade e que as pessoas e as naes sero julgadas sobre como trataram Israel (Miquias 4) a menina dos olhos de Deus (Zacarias 2:8). O mundo odeia Israel porque seu prncipe odeia Israel (Joo 16:11). Mas e quanto aos cristos? Ser que eles tm lido a Bblia? Em parte alguma de suas pginas, a Bblia indica que a igreja substituiu as promessas de Israel. Alis, a Bblia declara categoricamente o oposto. Deus no muda de ideia. Ele o mesmo ontem, hoje e amanh. Os cristos tm suas promessas apenas porque foram adotados como filhos adotivos de Abrao, Isaque e Jac por meio da f no Messias judeu. Esse um estudo da Bblia que pode com facilidade ser longo. Mas permita-me concluir com Isaas 62: Por meu amor misericordioso para com Sio, no deixarei de agir, por compaixo a Jerusalm no descansarei enquanto a sua justia no resplandecer como o romper da aurora, e a sua salvao como as chamas de uma grande tocha. (Isso significa que Deus nunca vai desistir de Israel.)

Eis que as naes contemplaro a sua justia, e todos os reis e governantes da terra, a sua glria; tu, Israel, sers chamada por um novo nome que a prpria boca de Yahweh te conferir! Sers um maravilhoso diadema nas mos do Eterno, uma coroa real na mo do seu Deus. Israel, tua terra no mais ser chamada Desprezada nem Abandonada. Tu sers honrada e chamada Hefzib, O Meu Prazer Nela Est; e sua terra: Beul, Casada, porquanto o SENHOR ter grande prazer em ti, e a tua terra estar desposada! Do mesmo modo como um jovem se casa com sua noiva, assim teus filhos se casaro contigo; e, da mesma maneira como o noivo se alegra da noiva, assim tambm o teu Deus se alegrar de ti. Jerusalm, coloquei sentinelas sobre os teus muros, que jamais deixaro de estar atentos, dia e noite, sem descansar. Para vs, vigias, que clamais incessantemente a Yahweh, no h trgua! Tambm no deixes que o Eterno descanse, at que tenha reconstrudo Jerusalm, fazendo dela uma cidade elogiada no mundo todo. Yahweh jurou pela sua destra e pelo seu brao forte: No tornarei a dar o teu trigo como alimento aos teus inimigos, nem os estrangeiros tornaro a beber do teu vinho, aquele com que tu te afadigaste produzindo. Entretanto, aqueles que ceifaram o trigo o comero, louvando a Yahweh, aqueles que juntaram as uvas delas bebero alegremente nos ptios do meu Templo, os meus trios sagrados! Passai, passai pelos portes! Preparai um caminho para o meu povo. Constru, constru a estrada, removei as pedras. Erguei uma bandeira para as naes! Em verdade, Yahweh faz ouvir a sua voz at os confins da terra: Dizei Filha, cidade de Sio: Eis que o teu Salvador est chegando, eis com ele a sua recompensa e o seu galardo est seguro em sua mo. Eles sero chamados Povo Santo, Redimidos de Yahweh; e tu sers chamada Querida, Cidade No Desprezada! (Isaas 62:1 -12 KJA) (A propsito, cristos, isso ainda no aconteceu. E Deus no trai suas promessas.)

Exclusivo: Joseph Farah repreende os cristos que no so gratos pelo fato de que o Salvador judeu Joseph Farah Se voc acredita na Bblia, como eu acredito, o retorno de Israel como nao depois de 2.000 anos um milagre maior do que o milagre que ocorreu com a sada do povo de Israel do Egito. isso o que Deus diz em Jeremias 16:14-15: Portanto, eis que dias vm, diz o SENHOR, em que nunca mais se dir: Vive o SENHOR, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito. Mas: Vive o SENHOR, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lanado; porque eu os farei voltar sua terra, a qual dei a seus pais. Pense nisso. A restaurao da nao de Israel em 1948 e o ajuntamento dos judeus dispersos de todas as partes do mundo um milagre maior do que todos os seguintes milagres: * a diviso do mar Vermelho; * o man do cu; * a gua das rochas; * a entrega da lei no monte Sinai. Penso que a maioria dos cristos e judeus do sculo 21 no aprecia de modo pleno o que significa serem testemunhas de tal milagre estupendo. s vezes quando lemos a Bblia zombamos da cegueira que o povo do passado demonstrava para o que estava ocorrendo na poca. Mas acho que somos to culpados quanto eles talvez at mais. O milagre do ajuntamento maior do que os milagres da sada do povo de Israel do Egito. Quem diz isso no sou eu. o Senhor quem diz isso. E um milagre que tivemos o privilgio de experimentar de primeira mo. Mas esse privilgio vem com uma responsabilidade a responsabilidade de reconhecer o que Deus est fazendo e reconhecer sem demora que foi uma obra poderosa.

Os Estados Unidos tm hoje muitos cristos que no entendem isso. Eles no esto ficando do lado dos filhos de Israel, nossos irmos cuja aliana experimentamos e vivemos pela virtude de sermos enxertados, como Paulo explica no livro de Romanos. Os cristos que no mostram gratido por estarem conectados a esse milagre so cristos que em ltima anlise no so gratos pelo presente da salvao e redeno oferecido ao mundo inteiro. Eles no so completamente gratos por quem seu Senhor e Salvador por que Ele veio e que Ele est voltando!

Eles no so gratos pelo lugar que Ele escolheu para voltar. Ele no estar indo para Washington, D.C., para governar o mundo. Ele estar indo para Jerusalm. Quando e por que Ele estar vindo? Ele estar vindo num tempo em que Israel estar enfrentando desastre, e Ele estar vindo para salvar Israel. A teologia da substituio no apenas uma teologia perigosa. uma teologia rasa uma teologia que tentou interpretar a maior parte da Bblia como irrelevante e retratar Deus como um quebrador de alianas que muda de ideia e at Sua personalidade. Mas hoje boa parte das igrejas est confusa sobre quem somos como crentes e a rica herana bblica que serve como o alicerce da nossa f e nossa esperana. Alguns cristos no tm certeza se nosso Salvador estar mesmo voltando sem mencionar que duvidam que Ele estar voltando para salvar e preservar Israel. Alguns cristos esto confusos sobre se o moderno milagre de Israel verdadeiramente uma manifestao proftica. Alguns cristos at veem mais conexo entre sua f e o islamismo do que veem entre sua f e o judasmo, muito embora o Cristianismo no faa sentido fora do contexto da promessa messinica do Deus de Abrao, Isaque e Jac. Cabe a todos ns como crentes ler e estudar as ricas e abundantes passagens das Escrituras que lidam com a Segunda Vinda, pois suspeito que haver crentes despreparados e pegos de surpresa.

Muitas pessoas no compreenderam nem enxergaram a primeira vinda dEle porque estavam antecipando um rei conquistador. Suspeito que muitos cristos no reconhecero o rei conquistador quando Ele voltar porque estaro antecipando, em vez disso, um servo sofredor. O que Yeshua vai fazer quando voltar? A Bblia nos diz que Ele estar voltando para fazer justia. Suas vestes estaro com manchas de sangue. Ele vai destruir naes. Ele vai impor Sua vontade com vara de ferro. Estamos preparados para esse Yeshua? Ele vai julgar indivduos e naes, conforme lemos em Mateus 25. As naes sero divididas em naes de ovelhas e naes de bodes em grande parte com base no modo como trataram Seu precioso Israel. Ele abenoar aqueles que abenoam Israel e amaldioar aqueles que o amaldioam. Nossa f crist e nossa prpria redeno foi construda num alicerce de promessa feita pelo Deus de Abrao, Isaque e Jac. Sem uma compreenso e apreciao dessa conexo, nossa f nem faz sentido. Nosso Salvador no apareceu de repente certo dia em Belm 2.000 anos atrs sem nenhuma expectativa. Ele veio como o messias judeu h muito tempo esperado, o Rei dos Judeus, da linhagem de Davi, e Ele no final reinar no trono de Davi por 1.000 anos no futuro. A propsito, Ele no veio para comear uma nova religio chamada Cristianismo. Ele veio para cumprir a lei e os profetas e oferecer salvao aos judeus e aos no judeus igualmente.

Se voc cr que a Bblia a infalvel Palavra de Deus, voc tambm reconhecer que quando Ele voltar voc, eu e outros crentes vamos guardar o Sbado e observar a Festa dos Tabernculos. Estaremos visitando Jerusalm regularmente e se no visitarmos, no haver chuva alguma. Acho que alguns cristos vo ficar chocados com o fato de que, no reino de mil anos, o centro de nossa vida ser Israel.

Quantos cristos nos Estados Unidos hoje realmente compreendem a realidade de que nosso Deus e Salvador judeu? Ele no estar comendo sanduches de presunto nas lanchonetes das igrejas. Quantos de ns O reconheceremos quando Ele voltar?

O Congresso da Basilia e suas conseqncias Naqueles memorveis dias de 29 a 31 de agosto do ano de 1897, reuniramse na cidade sua s margens do Reno, pela primeira vez depois da destruio do Estado judeu h quase 2.000 anos, 197 representantes de 17 pases para participarem do Primeiro Congresso Sionista. Aos congressistas reunidos no centro de convenes, o jornalista e escritor judeu Theodor Herzl falou em seu emocionante discurso: "Somos um povo. Todos os povos tm uma ptria. Precisamos de uma ptria nacional para nosso povo. Por isso queremos lanar a pedra fundamental para a casa que um dia vai abrigar a nao judaica". Quando terminou seu discurso, Herzl foi entusiasticamente aplaudido. Muitos viam nele um "predestinado por Deus" e outros o novo "rei dos judeus". Muitos chegavam a consider-lo o Messias. Ao seu final, o Primeiro Congresso Sionista publicou um manifesto intitulado "O Programa da Basilia", onde se l, entre outras coisas, que: "O sionismo almeja para o povo judeu a criao de uma ptria na Palestina com garantias pblicas e legais" (naquela poca, a terra de Israel, sob domnio turco, era chamada dessa forma). Trs dias mais tarde, em 3 de setembro de 1897, Theodor Herzl escreveu em seu dirio: "Se eu resumir o Congresso da Basilia em uma nica frase que evitarei falar publicamente ela seria: na Basilia fundei o Estado judeu. Se hoje eu fosse falar isso em voz alta, uma zombaria universal viria como resposta. Talvez em cinco anos, mas certamente em 50 anos, cada um o ver." Com essas palavras, que soavam utpicas na poca, Herzl parecia um verdadeiro profeta de Israel. Inconscientemente ele preparou o caminho para o cumprimento de grandiosas promessas bblico-profticas. Por isso, quando Herzl faleceu em 3 de julho de 1904, aos 44 anos de idade, o ideal sionista no morreu, nem desapareceu com ele a idia de estabelecer outra vez, em terras bblicas de Israel, um Estado judeu. Pois exatamente 50 anos mais tarde, em 29 de novembro de 1947, as Naes Unidas decidiram repartir a "Palestina", a terra bblica de Israel, em um Estado judeu e um Estado rabe. Com isso, a fundao de direito do Estado de Israel era um

fato consumado dentro do direito internacional. Alguns meses mais tarde, em 14 de maio de 1948 (5 de yiar de 5708 segundo o calendrio judaico), foi proclamado em Tel Aviv o novo Estado de Israel como continuao do Israel bblico. Foi o acontecimento do sculo. Um acontecimento de mais significado e expresso na histria mundial, no Plano de Salvao e no contexto dos tempos finais do que a chegada do homem Lua. importante refletir sobre as origens bblicas do sionismo e sua concretizao histrica no sculo passado, bem como questionar seu significado atual e futuro. Pois, para ns cristos, eles so extraordinariamente importantes em nosso posicionamento em relao aos judeus e ao Estado de Israel. O que sionismo? A palavra "sionismo" no se encontra na Bblia. Ela foi usada, pela primeira vez, pelo escritor judeu Nathan Birnbaum no ano de 1890 em uma revista hebraica. Apesar disso, o sionismo tem forte base bblica. Ele o retorno do povo judeu a Sio cumprindo o propsito divino:

"Assim diz o Senhor Deus: Hei de ajunt-los no meio dos povos, e os recolherei das terras para onde foram lanados, e lhes darei a terra de Israel" (Ez 11.17). "...vos levarei a Sio" (Jr 3.14). "Os resgatados do Senhor voltaro e viro a Sio com cnticos de jbilo; alegria eterna coroar a sua cabea; gozo e alegria alcanaro, e deles fugir a tristeza e o gemido" (Is 35.10). "...e habitaro na sua terra" (Jr 23.8).

Deus , portanto, o verdadeiro motivador do sionismo (bblico). E Theodor Herzl foi Seu "profeta" na virada do sculo passado e contribuiu decisivamente para a realizao do sionismo. Pois, o sionismo a volta prometida e desejada por Deus do povo judeu para Sio. Onde ou o que Sio? Segundo a Bblia, Sio primeiramente um monte. Ele se encontra em Jerusalm e o monte do templo. Nele Deus habita (Is 8.18; 18.7). Desde ento, o monte o "axis mundi", o eixo, o centro mais sagrado do mundo. Em um sentido mais amplo, Sio tambm Jerusalm. Deus fundou a cidade como refgio e ptria para Seu povo escolhido (Is 14.32). Desde ento, Seu povo Israel habita ali (Is 10.24; 18.7). Jerusalm tambm a

cidade do culto a Deus em Israel (Is 33.20a). Nos tempos finais, os exrcitos das poderosas naes mundiais vo lutar contra Sio (Is 29.8). Mas o Messias de Deus ser o vitorioso e estabelecer Sua residncia em Sio (Is 24.23). Afinal, de Sio sairo a paz, a sabedoria, a justia e os ensinamentos divinos para toda a humanidade (Is 2.3). Alm disso, Sio tambm toda a terra de Israel entre o Mediterrneo e o Jordo. a terra de Deus, o visionrio centro do povo judeu, o santo ponto de partida e de chegada de todos os caminhos de Deus pelos quais Ele dirige Seu povo e todos os demais povos da terra. Resumindo: Sio a expresso de toda a esperana judaica, que aguarda o Messias nestes finais dos tempos e que anseia pelo Seu reinado de paz. Por isso o final do hino nacional de Israel, a "Hatikva" (Esperana), diz: "...em Sio, terra de Jerusalm". O amor a Sio se torna movimento de libertao Desde sempre o sionismo legtimo se expressa em amor a Sio. Esse amor demonstrado no anseio em voltar para a Terra Prometida. Ele comparvel com a espera por Cristo que est voltando. Ambos exprimem confiana e f nas promessas de Deus. Seu alvo comum a salvao plena. O sionismo sempre encontrou sua forma visvel nos movimentos de libertao nacional do povo judeu. Quando os judeus, h 2.500 anos, foram expulsos de sua terra pela primeira vez, e choraram s margens dos rios da Babilnia e, em orao e na prtica, buscaram caminhos e meios de voltarem para sua ptria, comeou o movimento sionista. O hino desses primeiros sionistas est gravado no Salmo 137.1-6: "s margens dos rios da Babilnia, ns nos assentvamos e chorvamos, lembrando-nos de Sio. Nos salgueiros que l havia, pendurvamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canes, e os nossos opressores, que fssemos alegres, dizendo: Entoainos algum dos cnticos de Sio. Como, porm, haveramos de entoar o canto do Senhor em terra estranha? Se eu de ti me esquecer, Jerusalm, que se resseque a minha mo direita. Apegue-se-me a lngua ao paladar, se me no lembrar de ti, se no preferir eu Jerusalm minha maior alegria." Quando os judeus, depois de um levante macio contra o exlio, voltaram para a terra de seus antepassados, reconstruram o templo e restabeleceram o seu pas, isso foi sionismo posto em prtica.

Em 132 d.C., quando [os judeus] se desvencilharam das foras de ocupao romanas pela ltima vez, na rebelio de Bar Kochba, e fundaram um novo Estado judeu, isso foi sionismo autntico. Quando, em 1882, os olim (imigrantes) comearam a regressar a Sio em dezenas e at centenas de milhares nos grandes movimentos de imigrao (ali), vindos principalmente de pases rabes, africanos e asiticos, e quando lutaram contra a resistncia de turcos, ingleses, nazistas e rabes, voltando a Sio, isso foi sionismo dentro da vontade de Deus. Quando, desde 1990, mais de 650.000 judeus dos pases ex-comunistas e, a partir de 1991, mais de 140.000 judeus etopes, os assim chamados "filhos de Salomo" (falashas), vieram a Israel em meio a grandes aventuras pelo caminho, isso foi sionismo messinico, mesmo que cada regresso a Sio tenha tido sempre um componente poltico. E esse sionismo continua. Pois ele parte integrante e muito especial do plano divino no final dos tempos e de toda a histria da salvao. Muitas pessoas, inclusive crists, afirmam que o sionismo est morto. Dizem que as promessas de Deus abrangem tambm uma terra (biblicamente, "montes de Israel") que pertence aos palestinos. Mas o firme propsito de Deus continua de p e muito explcito em relao continuidade do sionismo: "Assim diz o Senhor Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda congregarei outros aos que j se acham reunidos" (Is 56.8). Isso significa que os judeus que ainda se encontram espalhados pelos pases do mundo tambm voltaro a Israel. por isso que a saudade por Sio, o anelo por Sio, to vvido no corao e na mente de todo judeu religioso. Quando vai comer, agradece pela comida e, ao mesmo tempo, pela terra que Deus deu a seus antepassados; agradece pela terra de Israel. No incio de cada novo dia, ele ora a Deus e pede misericrdia para com Jerusalm, Sio, a morada de Sua glria, e, que os judeus possam voltar inclumes para sua terra. Quando um judeu clama por chuva em Nova Iorque, Moscou ou Berlim, isso acontece na poca em que os campos da Judia precisam de gua. Quando o judeu se rejubila nas festas de ao de graas, ele o faz na poca em que se colhem os primeiros frutos em Israel. Em um casamento judeu, o noivo esmigalha uma taa com os ps, simbolizando que nenhuma alegria sobre a terra pode ser perfeita enquanto Sio no tiver ressurgido. E o ponto culminante de cada festa de pessah (pscoa) a orao repetida todos os anos: "No prximo ano em Jerusalm!"

Por detrs dessa nostalgia por Jerusalm, por Sio, esconde-se uma saudade profunda e um anseio por Deus, pelo Messias, pela salvao de Israel. Assim a saudade por Sio e a volta a Sio sempre tm traos messinicos. Elas tm relao com o Salvador, o Messias. E por isso, que todo judeu religioso ora a Deus trs vezes ao dia: "Que nossos olhos vejam quando voltares a Sio!" O que so sionistas cristos? Sionistas cristos so pessoas:

que crem no Senhor Jesus Cristo. que tm razes espirituais inseparavelmente ligadas com o povo de Israel. que promovem e incentivam a volta do povo judeu a Sio com todos os meios disponveis (orao, recursos, dilogo). que amam e visitam Jerusalm e a terra de Israel (Sio), para aprofundarem a sua f e sua relao com Israel. que se empenham pelo direito existncia do povo e da terra de Israel entre o Mediterrneo e o Jordo e que demonstram amor e solidariedade para com pessoas judias (Is 62.1ss). que usam a estrela de Davi como sinal de reconhecimento e solidariedade para com Israel.

Estes sionistas cristos so os nicos amigos autnticos de Israel! Somos desafiados hoje a nos posicionarmos de maneira inequvoca ao lado da vontade de Deus e de Seu plano, e de sermos fiis a Israel, Seu povo escolhido at que, de Sio, venha o Messias e Salvador: Jesus Cristo! Ento "...o Senhor ainda consolar a Sio!" (Zc 1.17). (Fritz May Christen fr Israel,

Vous aimerez peut-être aussi