Vous êtes sur la page 1sur 32

Alunas: Ana Flvia S., Dbora G. Bohrer, Larissa P. de Souza, Maria Helena S., Maria Jlia G.

Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Tecnologia da Edificao I Contedo: Trabalho sobre Coberturas Assessoramento Anderson Claro ander@arq.ufsc.br

COBERTURAS

ndice
1- Definio. pg 3 2- Estrutura bsica do telhado Sadas de gua, isolantes, mantas, inclinao (citando tipos de telhas)

pg 4
3- Estrutura bsica de coberturas planas Sadas de gua, isolantes, mantas, inclinao (citando tipos de materiais)

pg 9
4- Ventilao. pg 11 5- Iluminao. pg 14 6- Energia Solar. pg 17 7- Captao da gua da chuva. pg 19 8- Telhado verde. pg 21 9- Esttica e Tecnologia pg 23 Madeira Laminada Colada Abbada Portico Estrutura Pneumatica Cobertura de Bambu Arquitetura Enterrada Pagode Cobertura tranparente Painel de cobertura

10- Referncias Bibliogrficas pg 32

1. Definio
A cobertura funciona como principal elemento de abrigo para os espaos internos de uma edificao proporcionando conforto trmico, protegendo contra o ingresso da radiao solar, controlando passagens de vapor de gua e escoando gua da chuva e da neve derretida um sistema de drenos, calhas e condutores. Assim como os pisos, as coberturas devem ser estruturadas para vencer vos e suportar seu peso prprio, alm do peso de qualquer equipamento anexo. Alm de cargas de gravidade, os planos de cobertura precisam resistir a solicitaes laterais impostas por ventos e abalos ssmicos e transferir tais foras para sua estrutura de apoio. O tipo de estrutura da cobertura tem grande impacto na imagem externa da edificao. Alm de ser um componente estrutural, ela tambm um componente funcional e esttico que deve se adequar a linguagem de toda a edificao.

2. Estrutura Bsica do Telhado


-tesoura: recebe e distribui os esforos verticais do telhado e das cargas externas para a estrutura do edifcio. constituda por: Banzo inferior ou linha(viga) e banzo superior ou empena, pendural ou oito, diagonais e pontalete.

- trama: estrutura que sustenta a telha. formada por: TERAS: seu espaamento depende da dimenso dos caibros

CAIBROS: Deve ser espaado de acordo com a dimenso e o espaamento das ripas

RIPAS: As ripas devem ser espaadas de acordo com o tamanho da telha.

Telhas: a inclinao do telhado depender basicamente da telha escolhida.

Telhas mais utilizadas no Brasil:

TELHAS CERMICAS - Telha portuguesa

inclinao: 36% ou 20 - Telha Francesa

Inclinao: 40% ou 22 - Telha Marselhesa

Inclinao: 40% ou 22 - Telha Romana

Inclinao: 36% ou 20

-Telha S

Inclinao: 36% ou 20

- Telha Americana

Inclinao: 30% ou 16 TELHAS DE CONCRETO

Inclinao:

30%

ou

16

Inclinao: 50% ou 26

TELHA METLICA

Inclinao: no mnino 5%

Sadas de gua:

So condutores que escoam as guas, tais como: Calhas: cano ao longo do beiral do telhado que capta a gua da chuva, conduzindo-a para tubos de descarga. Pode ser utilizada na reutilizao da gua da chuva. Rufos: chapa entre parede e telhado que impede a penetrao de gua nas construes Rinces: estrutura de captao de gua no encontro das guas do telhado. Isolantes:

materiais que propiciam barreiras ao som, calor e etricidade. -L DE VIDRO um dos isolantes mais utilizados na construo civil Possibilita conforto trmico e acstico So incombustveis, evitando a propagao das chamas e o risco de incndio Sua capacidade isolante no diminui com o passar do tempo nem com a maresia http://www.metalica.com.br/la-de-vidro-isolamento-termico-e-acustico

- L DE ROCHA Est disponvel em vrios formatos: manta, painel, forro e flocos. Pode ser aplicada em coberturas, forros, telhas metlicas, paredes e dutos e ar condicionado. Muito utilizado em isolamento trmico e acstico - ALUMNIO Baixa emissividade No deve entrar em contato com a superfcie de outro material de contruo para no perder suas caractersticas de isolante trmico. Deve estar associado a uma camada de ar

3. Coberturas Planas
Coberturas planas podem proteger de maneira eficiente uma edificao de qualquer dimenso horizontal e tambm podem ser estruturadas para servirem como espaos de uso externo (terraos). preciso que haja uma inclinao mnima de 2%, a qual pode ser obtida inclinando-se os elementos estruturais de um tabuado de madeira ou reduzindo-se gradualmente a espessura da camada de isolante trmico. Este caimento geralmente leva a condutores internos para o escoamento pluvial. A estrutura de uma cobertura plana pode consistir de: lajes de concreto armado, vigas-trelia ou trelias planas de ao ou madeira, vigas de madeira ou perfis de ao cobertos por um tabuado, e vigotas de madeira ou ao cobertas por painis.

Camada de proteo mecnica: protege a cobertura da suco de vento e da abraso mecnica 1. Camada de drenagem: permite o livre escoamento da gua para os drenos do telhado. 2. Membrana: a camada de impermeabilizao da cobertura, deve ter a inclinao mnima de 2% para levar a gua da chuva para os drenos do telhado. 3. Isolamento trmico: d a proteo necessria contra ganhos e perdas trmicas atravs da cobertura, pode ser instalado em trs lugares diferentes: sob a laje de cobertura, entre a laje e uma membrana de impermeabilizao ou sobre esta proteo.

(http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_20021/Isolamento_Termico/index.html) 4. Barreira de vapor: reduz a difuso da umidade para a camada de isolamento da estrutura de cobertura (indicada em localidades nas quais a temperatura mdia externa pode ser abaixo de 4C). 5. Laje ou tabuado de cobertura: deve ser rgido o bastante para manter a inclinao desejada sob as condies de carga previstas, e deve ser liso, limpo e seco para a fixao adequada do isolamento rgido ou membrana de cobertura.

4. Ventilao
Para uma manuteno passiva de temperatura, diferentes tticas devem ser adotadas, de acordo com o clima local e com as variaes de cada estao do ano, aproveitando-se a temperatura externa sempre que isso for vantajoso. H diversas formas de trabalhar com o calor solar e com a ventilao natural combinando-os adequadamente. Uma maneira que a cobertura pode ajudar na ventilao do ambiente , em climas quentes, criar aberturas na parte superior e inferior do ambiente, pois o ar quente sair pela parte superior e o ar frio entrar pela abertura inferior, esfriando o ambiente por conveco, criando uma corrente que dissipa o calor do local.

As diferenas de presso exercidas pelo ar, sobre uma construo, que podem ser causadas:

- Pelas ao dos ventos; - Pela diferena de densidade do ar interno e externo (efeito chamin); - Ambas simultaneamente.

EFEITO CHAMIN

- Elevao da temperatura do ar interior, diminuio da densidade do ar, ascenso; - Ar interno sai pelas aberturas mais altas e ar externo penetra pelas aberturas mais baixas.

Quando se deseja um sistema de ventilao natural eficiente em uma edificao, recomenda-se a conjugao da ao do vento com o efeito de chamin. Para que isto ocorra, fundamental que a configurao do fluxo de ar, no exterior do prdio, originria da ao do vento, isoladamente, e o sentido do escoamento proveniente das diferenas de temperatura, possam se compor, dando a resultante mais favorvel ao sistema de ventilao natural.

Em questo mais especfica, a Telha de Ventilao TOPTELHA foi desenvolvida para neutralizar o efeito das variaes dirias de temperatura, atravs de um conceito extremamente simples. Quando alinhadas, permitem a criao de uma corrente de ar sob a cobertura e a conseqente retirada do ar quente (no causa o resfriamento, e sim, o equilbrio com a temperatura ambiente), evitando a condensao do

vapor de gua embaixo das telhas e seus efeitos, como a deteriorao do madeiramento.

5. Iluminao
A iluminao e a ventilao atravs das coberturas foi necessria a partir do momento em que as janelas nas fachadas j no eram suficientes ou em grandes espaos cobertos. Algumas solues clssicas so: Shed: muito utilizado em galpes e fbricas

Lanternins: abertura da parte superior do telhado, excelente para ventilao dentro de ambientes quentes e de p-direito alto. trio: o espao central aberto ou com cobertura translcida. Geralmente fica na parte mais reservada das casas, porem abertas em seu topo.

Cpulas

Clarabias

Essa iluminao d-se pela incidncia da luz natural com maior intensidade sobre as superfcies inclinadas ou horizontais e uniformemente sobre o ambiente. As aberturas so menores em relao s da fachada, ao mesmo tempo em que favorece a ventilao no interior da edificao, podendo ser de vidro, acrlico ou plstico. Algumas prefeituras permitem a reduo de aberturas destinadas a ventilao e iluminao quando so aberturas zenitais, mas tambm bem utilizada em locais onde no h janelas ou pouco iluminado. No h restries quanto sua utilizao. Com a popularizao e o desenvolvimento desses sistemas, a utilizao de aberturas zenitais passou a ser vivel para qualquer edificao.

6. Energia solar
Energia solar aquela proveniente do Sol (trmica e luminosa). Esta energia captada por painis solares, formados por clulas fotovoltaicas, e transformada em energia eltrica ou mecnica. A energia solar tambm utilizada, principalmente em residncias, para o aquecimento da gua.

Energia Solar Fotovoltaica: A energia fotovoltaica se baseia no princpio do efeito fotoeltrico, que consiste na utilizao dos ftons, partcula contida na luz, para gerar energia eltrica. Esta energia est pronta para ser utilizada por qualquer equipamento eletroeletrnico. A capacidade de gerao depende da incidncia de luz na regio, e no do calor.

1.Gerador fotovoltaico. 2.Caixa de juno (equipada com dispositivos de proteo e interruptor de corte principal DC), 3.Cabos AC-DC, 4.Inversor, 5.Mecanismo de proteo e instrumentao.

Energia Solar Trmica: No aquecimento solar, as placas, chamadas de coletores, captam o calor proveniente do Sol e aquece gua. Esta gua quente ento utilizada para banhos, piscinas ou processos industriais.

Vantagens

A energia solar no polui durante sua produo. As centrais necessitam de manuteno mnima. Os painis solares so a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. A energia solar excelente em lugares remotos ou de difcil acesso. Em pases tropicais a utilizao da energia solar vivel em praticamente todo o territrio.

Desvantagens

Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. Os preos so muito elevados em relao aos outros meios de energia. Existe variao nas quantidades produzidas de acordo com a situao atmosfrica, alm de que durante a noite no existe produo alguma. Alguns locais sofrem quedas de produo durante o inverno. Outros com frequente cobertura de nuvens, sofrem alteraes dirias na produo. As formas de armazenamento da energia solar so pouco em comparao a outras formas de energias.

7. Captao de gua da chuva


As tecnologias para captao e reutilizao da gua da chuva so relativamente simples e podem ser incorporadas em praticamente todas as construes, novas ou no. Este sistema considerado simples e econmico pois consiste na coleta, armazenamento e tratamento simplificado da gua da chuva para uso no potvel. A viabilidade desse sistema depende dos ndices pluviomtricos da regio, da determinao da rea de coleta e da demanda dos pontos de consumo de gua. O telhado e as calhas so utilizados como captadores de gua da chuva, a qual dirigida para um filtro autolimpante que remove detritos, e levada para uma cisterna (reservatrio de gua subterrneo ou externo). Como nos sistemas comuns de gua, uma bomba de recalque joga a gua para uma caixa no telhado que especfica para abastecer as descargas dos banheiros a mquina de lavar roupa e as torneiras externas num sistema separado da gua da rua. importante que o sistema da gua da chuva e o da rua no sejam misturados j que trabalham com tipos diferentes de gua. Esse sistema pode poupar de 30 a 50% de gua encanada proveniente de empresas de abastecimento.

Coberturas planas necessitam de drenos internos ou de calhas ao longo do seu permetro.

Coberturas moderadamente inclinadas drenam a gua das chuvas facilmente.

Coberturas muito inclinadas tm uma rpida drenagem da gua da chuva, e se o ngulo de inclinao for maior de 60 tambm podem eliminar a neve por escorregamento.

8. Telhado Verde
Telhado verde uma tcnica de arquitetura que consiste na aplicao e uso de solo e vegetao sobre uma camada impermevel, geralmente instalada na cobertura de edificaes. Etapas de construo de um telhado verde: Membrana a prova dgua para a impermeabilizao. 2. Camada de drenagem para reter e drenar a gua. 3. Solo ou substrato - para absorver a gua e dar nutrientes para a vegetao. 4. Cobertura para impedir a eroso. 5. Vegetao.
1.

Recomenda-se utilizar plantas de porte baixo, razes no profundas, crescimento lento e que no necessitem de muita manuteno. O ideal utilizar plantas nativas ou que j estejam adaptadas ao clima local. Vantagens do telhado verde:

- Criao de novas reas verdes, principalmente em regies de alta urbanizao; - Diminuio da poluio ambiental; - Ampliao do conforto acstico no edifcio que recebe o telhado verde; - Melhorias nas condies trmicas internas do edifcio; - Aumento da umidade relativa do ar nas reas prximas ao telhado verde; - Melhora o aspecto visual, atravs do paisagismo, da edificao. Desvantagens do telhado verde:

- Custo de implantao do sistema e sua devida manuteno; - Caso o sistema no seja aplicado de forma correta, pode gerar infiltrao de gua e umidade dentro do edifcio.

ESTTICA E TECNOLOGIA
Madeira Laminada Colada

Cobertura de madeira laminada colada: - Permite grandes vos. No caso, o maior de 20m - feita de madeira de eucalipto e pinus, que so materiais renovveis - A estrutura foi moldada em formato de folha para proteger todos os cmodos da casa - Uma das caractersticas da madeira laminada colada a capacidade de moldar-se nas mais diversas formas, dando liberdade de criao para a cobertura
Etapa de construo com madeira laminada colada. Arquitetura: Mareines e Patalano Arquitetura Fundaes e estrutura metlica: Abilit projetos Estrutura de madeira: Andreas Hsch (Esmara Estruturas de Madeira) Local : Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil

Abbada

Abbada formada por uma

casca

parabolide

de concreto armado. estrutura, cobertura e fechamento ao mesmo tempo. O uso de alvenarias dispensvel.
Igreja So Francisco de Assis da Pampulha, de Oscar Niemeyer, em Belo Horizonte - MG

Prticos

prtico

projetado por Oscar Niemeyer na cidade de Niteri cumpre a funo de

cobertura e espao para abrigar o sistema de segurana e vigilncia da cidade.

No estdio, 60 semi-prticos de ao do sustentao cobertura e estrutura de concreto. O objetivo do uso destes elementos diminuir as vibraes na estrutura.

Estdio Castelo Fortaleza

Estruturas pneumticas

Quadra de tnis construda apartir de

membrana pneumtica

sustentada porar pressurizado no interior de elementos de construo inflados, osquais so moldados para suportar cargas de uma forma tradicional,enquanto o volume encerrado de ar de construo se mantm presso atmosfrica normal.

Este sistema permite vencer grandes vos livres, sem o uso de colunas internas, tesouras ou tirantes, com isso, possibilita o total aproveitamento do espao. O baixo custo, flexibilidade de uso e facilidade da montar e desmontar so outras vantagens dessa tcnica construtiva.

Cobertura de bambu

A estrutura de
bambu permite leveza e
flexibilidade cobertura. Sua execuo, geralmente costuma estar associada com outros materiais. O aeroporto de Madrid possui uma estrutura mista de madeira e bambu e as telhas so confeccionadas com argamassa de cimento e partculas do prprio bambu.

Aeroporto de Madrid Barajas Arquiteto: Richard Rogers http://www.arquitetonico.ufsc.br/construcoes-bambu

Arquitetura enterrada

cobertura

da casa

confunde-se com o terreno, oferecendo um timo isolamento trmico e acstico.

The Hole House, executada


em Vals, na Sua, resultado da parceria entre os escritrios SeARCH e Christian Mller Architects.
Imagens: http://www.lovemaegan.com/2010/01/holehouse-swiss-village-of-vals.html

Simon Dale, habitante de Wales, no Reino Unido, no arquiteto nem engenheiro, mas construiu sua prpria casa, com ajuda de seus familiares. A casa est

escavada em uma encosta.

Arquitetura dos Pagodes

A arquitetura dos

pagodes

tpica da China e do Japo. Ela representa, desde a Antiguidade, os propsitos religiosos budistas nesses pases. Trata-se de uma estrutura simples feita naquela poca de madeira, argila, cobre, junco, pedra e tijolo. Sua estrutura formada por vigas de madeira construda na base do encaixe ao invs de pregos ou cola. O telhado de duas guas
Pagode em Kiyomizu-dera, Quioto,Japo.

Coberturas Transparentes

As coberturas transparentes
valorizam a obra, mantm a iluminao e protegem de interpries naturais como vento e chuvas. Elas podem ser de POLICARBONATO que um material de alta transparncia e resistncia a impactos. Mais leve que o vidro, pode ser curvado a frio e tem proteo contra raios ultravioleta. As CHAPAS DE ACRILCO apresentam uma grande versatilidade quanto as formas, cores e usos, embora sua resistncia ao amarelamento seja baixa uma material que possui manuteno e instalao menos arriscada por ser mais leve que o vidro. O VIDRO possui alta durabilidade, porm bem mais pesado, mais frgil e sua manipulao mais difcil As TELHAS DE FIBRA DE VIDRO proporcionam a passagem de vrios nveis de luz de acordo com sua cor, mas so telhas translcidas e no apresentam o aspecto de brilho semelhante ao policarbonato ou vidro.

Painis de Cobertura

Os Painis de Cobertura
so constitudos por painis de l de rocha, revestidos em ambas as faces por chapa pr-lacada e/ou galvanizada. Suas principais vantagens so o isolamento trmico e acstico com um s painel, a resistncia ao fogo e a no agressividade ao meio ambiente.

10. Referncias Bibliogrficas:


http://www.adda-arquitetura.com.br/cobertura-impecavel/ http://www.ziegel.com.br/2009/portugues/manuais_concreto.php http://www.metalica.com.br/la-de-vidro-isolamento-termico-e-acustico http://pt.wikipedia.org/wiki/Isolante http://www.maxtherm.com.br/ http://www.isolatec.com.br/la-de-rocha.html http://www.aecweb.com.br/inercia-termica-a-chave-do-conforto/tematicos/artigos/1499/6 http://www.edifique.arq.br/iluminacao_zenital.htm http://arqteturas.blogspot.com.br/2010/07/iluminacao-zenital.html#.T83-P7D2Zjp http://www.casosdecasa.com.br/index.php/reforma-e-construcao/para-iluminar-grandesespacos-va-de-iluminacao-zenital/ http://estudosdeenergia.blogspot.com.br/2010/11/energia-solar.html http://www.ecodebate.com.br/2009/07/10/geracao-de-eletricidade-solar-nos-telhados-dasedificacoes-urbanas-artigo-de-heitor-scalambrini-costa-e-silvio-diniz/ http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_solar.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar
http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2002-1/Coberturas_Transparentes/index.htm http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2008-1/transparencia/Topico5.htm http://metalica.com.br/coberturas-de-policarbonato

http://www.blue-sol.com/index.php/energia-solar http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2001-2/energia_renovavel/index1.htm http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2007-1/pluviais/index.htm http://www.ecocasa.com.br/produtos.asp?it=1212 http://pt.wikipedia.org/wiki/Telhado_verde http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/telhado_verde.htm http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2006-1/teto_jardim/index.htm http://www.toptelha.com.br/instalacao_ventilacao.php http://www.agr.feis.unesp.br/mjafj/ventilacao_notas_aula http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2007-1/recursos/ventilacao/ventilacao.html http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15540/000684593.pdf?sequence=1 Livro: Tcnicas de Construo Ilustradas quarta edio Autor: Francis D.K. Ching Editora: bookman

Vous aimerez peut-être aussi