Vous êtes sur la page 1sur 26

TABELA PERIDICA

Tabela Peridica
Tabela de Mendeleyev e Meyer
Em 1869, o cientista alemo Julius L. Meyer (baseando-se em propriedades fsicas) e o cientista russo Dimitri I. Mendeleyev (baseando-se em propriedades qumicas), trabalhando independentemente, propuseram tabelas semelhantes para a classificao dos elementos qumicos. Mendeleyev realizou um trabalho mais detalhado, onde verificou atravs de suas anlises que havia uma repetio peridica das propriedades quando os elementos qumicos eram colocados em ordem crescente de suas massas atmicas. Naquela poca eram conhecidos cerca de 60 elementos, que foram dispostos em 12 linhas horizontais, em ordem crescente de suas massa atmicas, e na mesma vertical os elementos com propriedades qumicas semelhantes, como mostra a tabela a seguir:

1 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Nesta tabela, publicada em 1869 na revista alem Zeitschrift fr Chemie, podemos observar a existncia de algumas lacunas, referentes a elementos desconhecidos, mas cuja existncia foi prevista por Mendeleyev. O ponto de interrogao indica a incerteza em relao ao valor da massa atmica.

Tabela Peridica
Podemos observar que Mendeleyev deixou algumas lacunas na tabela que deveriam ser preenchidas medida que os elementos fossem descobertos. De fato, a Histria provou que ele estava certo, pois, em 1875 foi descoberto o elemento glio (68), em 1879, o escndio (44) e em 1886, o germnio (72). O trabalho realizado por Mendeleev foi to profundo e minucioso que acabou sendo utilizado como base da tabela peridica moderna, chegando a prever a existncia de elementos ainda no conhecidos na poca, como o glio (chamado por ele de Ekaalumnio) e o germnio (Eka-silcio), prevendo suas propriedades com grande preciso.

2 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Para estimar a massa atmica do germnio, ele tomou a mdia das massas do Si (massa atmica = 28) e Sn (massa atmica = 118).

Comparando a tabela formulada por Mendeleev e a tabela peridica atual, encontramos trs situaes nas quais os elementos se encontram fora da seqncia crescente em relao massa atmica: O argnio (39,948) antecede o potssio (39,098); o cobalto (58,933) antecede o nquel (58,693); e o telrio (127,60) antecede o iodo (126,90).

Tabela Peridica
Estas anomalias foram resolvidas, em 1914, por um ingls, H. G. J. Moseley, que, a partir do estudo dos espectros de emisso de vrios elementos, determinou o nmero de prtons de cada elemento qumico. Com a determinao do nmero de prtons (nmero atmico Z) de cada elemento, ele pde comprovar que as propriedades peridicas eram em funo do nmero atmico crescente e no da massa atmica, como tinha sido estabelecido por Mendeleev.

3 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Lei Peridica estabelecida nestes termos: As propriedades dos elementos qumicos so uma funo peridica do nmero atmico

Isso significa que, quando os elementos so ordenados em ordem crescente de nmeros atmicos, observa-se uma repetio peridica de suas propriedades.

Tabela Peridica
Tabela Peridica Moderna Os elementos encontram-se dispostos em ordem crescente de nmero atmico.

Assim, a tabela peridica atual formada por: a) sete linhas horizontais: chamadas de perodos. Cada perodo, exceto o primeiro, comea com um metal alcalino e termina, exceto o ltimo, que ainda se encontra-se incompleto, com um gs nobre.

4 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Tabela Peridica Moderna b) As 18 colunas verticais so denominadas de grupos ou famlias. Os elementos que pertencem a uma mesma famlia apresentam propriedades semelhantes. As famlias so designadas pelas letras A e B e denominadas de subgrupo; o grupo indicado por algarismo romano de I a VIII. Por exemplo, o Sc pertence ao grupo III, subgrupo B, ou simplesmente IIIB, enquanto o Boro pertence ao grupo III, subgrupo A, ou simplesmente IIIA. Recentemente, a American Chemical Society recomendou a substituio dos algarismos romanos por nmeros de 1 a 18, para indicar as famlias da tabela peridica. Por exemplo: o magnsio pertence a famlia IIA ou 2; o carbono, famlia IVA ou 14. Algumas famlias recebem denominaes especiais: IA ou 1 = metais alcalinos IIA ou 2 = metais alcalinoterrosos VIA ou 16 = calcognios VIIA ou 17 = halognios VIIIA ou 18 = gases nobres

Tabela Peridica
Tabela Peridica Moderna c) Elementos naturais: so encontrados na natureza. d) Elementos artificiais: so produzidos em laboratrios. Os elementos artificiais so classificados em: cisurnicos: apresentam nmero atmico abaixo do urnio (Z = 92). Apenas dois: o tecncio (Z = 43) e o promcio (Z = 61). transurnicos: apresentam nmero atmico acima do urnio (Z = 92). O urnio o ltimo elemento natural, portanto todos os elementos com nmero atmico acima do urnio so artificiais.

5 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Tabela Peridica Moderna d) Os elementos, na tabela peridica, tambm podem ser classificados como: metais: correspondem a 80% dos elementos conhecidos. So bons condutores de calor e eletricidade e sua condutividade eltrica diminui com o aumento da temperatura; so dcteis e maleveis; slidos temperatura ambiente, com exceo do mercrio que lquido.

Tabela Peridica
Tabela Peridica Moderna semi-metais: designao clssica e genrica de elementos qumicos que exibem tanto caractersticas de metais quanto de ametais, quer nas propriedades fsicas, quer nas qumicas. Encontram-se nos estados fsicos slido, lquido e gasoso, em condies ambientes. no-metais (ametais): com poucas excees, esse elementos no conduzem corrente eltrica ou calor (so isolantes). Encontram-se nos estados fsicos slido, lquido e gasoso, em condies ambientes.

6 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Distribuio Eletrnica na Tabela Peridica Perodos Os elementos que pertencem ao mesmo perodo apresentam o mesmo nmero de camadas eletrnicas. Portanto, todos os elementos de um dado perodo tm em comum a camada de valncia, e o nmero quntico principal desta camada igual ao nmero do perodo. Assim: elementos do 1 perodo possuem 1 nvel de energia ocupado por eltrons. elementos do 2 perodo possuem 2 nveis de energia ocupados por eltrons. elementos do 7 perodo possuem 7 nveis de energia ocupados por eltrons. Exemplo

O Na se encontra no 3 perodo, pois possui 3 nveis ocupados por e, e nmero quntico principal, n = 3, para a camada de valncia.

Tabela Peridica
Famlias Os elementos pertencentes a uma mesma famlia apresentam propriedades qumicas semelhantes, pelo fato de possurem o mesmo nmero de eltrons na camada de valncia. Exemplos Para a famlia A, o nmero da famlia, em algarismo romano, indica o nmero de eltrons na camada de valncia. Por exemplo: IA = 1e na camada de valncia IIA = 2 e na camada de valncia. A exceo fica com 2He = 1s2, que pertence famlia VIIIA.

Tambm pode ser utilizada a numerao das famlias 1, 2 e de 13 a 18, onde a encontramos: Famlia 1 = 1 e na camada de valncia Famlia 2 = 2 e na camada de valncia A partir da famlia 13, subtrair 10 do nmero do grupo para encontrar o nmero de eltrons de valncia. Por exemplo: Famlia 13 = 13 10 = 3 e na camada de valncia. valncia

7 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Distribuio Eletrnica TOMOS NEUTROS Os elementos de uma mesma famlia apresentam diferentes graus de semelhana em suas propriedades qumicas. Na famlia A, a variao de tais propriedades mais regular, o que confere a esses elementos o nome de representativos. Neles, o eltron mais energtico encontra-se num subnvel s (IA e IIA) ou p (IIIA a VIIIA).

O Hlio possui nmero atmico z = 2, portanto encontramos:

Tabela Peridica
Distribuio Eletrnica ONS A distribuio eletrnica de ons semelhante dos tomos neutros. Um on formado a partir da perda (ction) ou ganho (nion) de eltrons que ocorre com um tomo e que os eltrons sero retirados ou recebidos sempre da ltima camada eletrnica (mais externa), chamada camada de valncia, e no do subnvel mais energtico, teremos, por exemplo, as seguintes distribuies: Para os ctions 2s2 2p6 3s1 quando perde 1e da camada de valncia ficar: + 2 2 6 11Na : 1s 2s 2p
11Na: 1s 2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6 perde 2e da camada de valncia 2+ 2 2 6 2 6 6 26Fe : 1s 2s 2p 3s 3p 3d 26Fe: 1s 2

Para a distribuio do on Fe3+, necessria a retirada de um eltron do subnvel d. 3+ 2 2 6 2 6 5 26Fe : 1s 2s 2p 3s 3p 3d

8 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Distribuio Eletrnica Para os nions
17Cl:

1s2 2s2 2p6 3s2 3p5

ganha 1e na camada de valncia


17Cl :

1s2 2s2 2p6 3s2 3p6

Tabela Peridica
Propriedades Aperidicas So propriedades que tm seus valores s aumentando ou s diminuindo quando colocadas em funo do nmero atmico crescente. So poucas as propriedades aperidicas e, dentre elas, temos, por exemplo: a massa atmica, que aumenta com o aumento do nmero atmico.

9 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Propriedades Peridicas

So aquelas que apresentam variao peridica na tabela, crescendo e decrescendo, medida que o Z aumenta.

Tabela Peridica
Propriedades Peridicas I. Raio Atmico

muito difcil medir o raio de um tomo isolado, pois a eletrosfera no apresenta um limite bem definido. Mas, quando tomos de um elemento empacotam-se em slidos, so encontradas distncias definidas de um ncleo ao outro. Portanto, vamos considerar o raio atmico como sendo a metade da distncia entre os ncleos de dois tomos vizinhos.

10 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Propriedades Peridicas I. Raio Atmico

Nas famlias (coluna vertical) os raios atmicos aumentam de cima para baixo, pois, nesse sentido, aumenta o nmero de nveis de energia dos tomos. Por exemplo: um tomo do 1o perodo tem apenas um nvel de energia, portanto ter menor raio atmico que um tomo do 2o perodo (da mesma famlia) que tem dois nveis de energia. Nos perodos (linha horizontal), conforme caminhamos para a direita, aumenta o nmero atmico (nmero de prtons) para tomos de mesmo nmero de nveis de energia, portanto aumenta a atrao do ncleo pela eletrosfera, diminuindo o tamanho do tomo e conseqentemente o raio. Assim, o raio atmico cresce da direita para a esquerda nos perodos. Esquema:

11 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
II. Raios Inicos Raio de Ction Quando um tomo perde eltron, a repulso da nuvem eletrnica diminui, diminuindo o seu tamanho. Inclusive pode ocorrer perda do ltimo nvel de energia e quanto menor a quantidade de nveis, menor o raio. Portanto: raio do tomo > raio do ction

Tabela Peridica
Raio do nion Quando um tomo ganha eltron, aumenta a repulso da nuvem eletrnica, aumentando o seu tamanho. Portanto: raio do tomo < raio do nion

12 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Energia (ou Potencial) de Ionizao a energia necessria para retirar um eltron de um tomo (ou on) isolado no estado gasoso. X(g) + energia X+(g) + e Quando retiramos um eltron de um tomo eletricamente neutro (1a energia de ionizao) gasta-se uma certa quantidade de energia, a qual, geralmente, expressa em eltrons-volt (eV). Se formos retirar um segundo eltron (2a energia de ionizao), gasta-se uma quantidade maior de energia, pois, medida que cada e- retirado, o raio atmico diminui. Exemplo:

Tabela Peridica
Energia (ou Potencial) de Ionizao Nas famlias e nos perodos, a energia de ionizao aumenta conforme diminui o raio atmico, pois, quanto menor o tamanho do tomo, maior a atrao do ncleo pela eletrosfera e, portanto, mais difcil retirar o eltron.

Esquema:

13 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Afinidade Eletrnica ou Eletroafinidade a quantidade de energia liberada quando um tomo neutro, isolado no estado gasoso, recebe um eltron. X(g) + eX -(g) + energia A eletroafinidade pode ser entendida como a medida da intensidade com que o tomo captura o eltron. Nas famlias e nos perodos, a eletroafinidade aumenta com a diminuio do raio atmico, pois, quanto menor o raio, maior a atrao exercida pelo ncleo. Esquema:

Tabela Peridica
Eletronegatividade

a capacidade que um tomo possui de atrair para si o par de eltrons, compartilhado com outro tomo. Nas famlias e nos perodos, a eletronegatividade cresce conforme o elemento apresenta o menor raio atmico, com exceo dos gases nobres, pois a atrao do ncleo pela camada de valncia ser maior. Esquema:

14 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Volume Atmico o volume ocupado por 1 mol de tomos (6,0 1023 tomos) do elemento no estado slido. Assim, o volume atmico depende, alm do volume dos tomos, do espaamento que ocorre entre eles. Nas famlias, o volume atmico aumenta de acordo com o aumento do raio.

Nos perodos, o volume atmico aumenta de acordo com o aumento do raio, mais ou menos do centro da tabela para a esquerda; j do lado direito, a variao oposta, isto , devido ao maior espaamento que ocorre entre os tomos, principalmente nos metais. Esquema:

Tabela Peridica
Densidade Absoluta Densidade (d) de um elemento a razo entre sua massa (m) e seu volume (V).

Nas famlias, a densidade aumenta de cima para baixo, pois, nesse sentido, a massa cresce mais que o volume. Nos perodos, a densidade aumenta das extremidades para o centro, pois, quanto menor o volume, maior a densidade, j que a variao de massa nos perodos muito pequena. Esquema:

15 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Tabela Peridica
Pontos de Fuso e de Ebulio Os pontos de fuso e ebulio so, respectivamente, as temperaturas nas quais o elemento passa do estado slido para o lquido e do estado lquido para o gasoso. Nas famlias, os pontos de fuso e de ebulio aumentam de acordo com a densidade, pois, quanto mais denso e compacto o retculo cristalino, mais difcil a separao dos tomos. Nas famlias dos metais alcalinos e dos alcalinoterrosos, o crescimento oposto ao das demais. Nos perodos, os pontos de fuso e de ebulio aumentam tambm com o aumento da densidade. Esquema:

Tabela Peridica
Reatividade Qumica Um elemento considerado muito reativo, quando perde ou ganha eltrons com facilidade. Portanto, para os metais, a reatividade aumenta medida que diminui o potencial de ionizao; para os ametais, a reatividade aumenta medida que aumenta o potencial de ionizao. Esquema:

16 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

ANEXOS GERAIS

17 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

18 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

19 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

20 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

21 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

B = [He] 2s2 2p1


He B

O = [He] 2s2 2p4


He O

22 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Br = [Ar] 4s2 3d10 4p5


Ar Br

At = [Xe] 6s2 4f14 5d10 6p5

Xe At

23 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

RESUMO: Raio atmico:

24 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

RESUMO: Potencial de ionizao:

RESUMO: Eletropositividade:

25 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

RESUMO: Afinidade eletrnica e eletronegatividade:

26 PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Vous aimerez peut-être aussi