Vous êtes sur la page 1sur 6

CENTRO UNIVERSITRIO DE MARING CESUMAR PS-GRADUAO "LATO-SENSU" EM AUDITORIA E CONTROLADORIA

ERICKSON SCHLEMPER

A SUSTENTABILIDADE COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA

JARAGU DO SUL 2013

ERICKSON SCHLEMPER

A SUSTENTABILIDADE COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA

Atividade Interdisciplinar apresentada ao CESUMAR - Centro Universitrio de Maring, como requisito parcial da avaliao, referente ao mdulo 42 2013.

JARAGU DO SUL 2013

Geralmente quanto se toca no assunto sustentabilidade, diversos profissionais demasiadamente ortodoxos criticam esse conceito, por causa de um possvel vis produtivo e econmico em contrapartida da adoo de um modelo sustentvel. Isto ocorre, principalmente em setores extrativistas, no entanto o conceito de sustentabilidade esta ligado diretamente ao conceito de produtividade, uma vez que ser sustentvel produzir sem consumir ou destruir as fontes de recursos originrias e poder ser prolongada sem ser nocivo a vida no planeta. Conforme Zeidan (2013), poucos empresrios entendem que seu empreendimento relevante para toda a sociedade (empresas pagam impostos, contratam pessoas, usam recursos ambientais e sociais de todos) e que uma empresa somente ser sustentvel se combinar o retorno econmico com suas obrigaes sociais e ambientais. O prprio retorno econmico, preocupao natural dos empresrios, somente existir no longo prazo se a empresa conseguir obter uma vantagem competitiva que permita sua sobrevivncia e crescimento. A questo competitiva tambm est relacionada positivamente a sustentabilidade das empresas. Ainda de acordo com Zeidan (2013), o grande desafio das empresas, no futuro prximo, ser combinar a sustentabilidade socioambiental econmica. Embora muitos empresrios acreditem que a sustentabilidade socioambiental gere mais custos para as empresas, no s possvel como tambm estratgico combinar os lucros com a sustentabilidade. A busca por novas tecnologias e inovao de produtos e processos que sejam sustentveis vai, cada vez mais, atrair os consumidores e ser fonte de receita para as empresas. Zeidan (2013) completa que, o grande desafio das empresas, no futuro prximo, ser combinar a sustentabilidade socioambiental econmica. Embora muitos empresrios acreditem que a sustentabilidade socioambiental gere mais custos para as empresas, no s possvel como tambm estratgico combinar os lucros com a sustentabilidade. A busca por novas tecnologias e inovao de produtos e processos que sejam sustentveis vai, cada vez mais, atrair os consumidores e ser fonte de receita para as empresas.

Dentre os diversos exemplos nos mais diversos campos de atuao econmica pode se ter a lendria fbrica flutuante de celulose que o magnata Daniel Ludwig instalou nas margens do Rio Jari, na dcada de 60, finalmente se transformou num exemplo de empreendimento sustentvel no meio da floresta. O Grupo Orsa, que atualmente est no comando da indstria, investiu 200 milhes de dlares em sua modernizao tecnolgica e ambiental. Foram implantados filtros para reduo de poluentes e equipamentos que

proporcionam reutilizao da gua. A companhia desenvolve tambm um projeto de manejo florestal numa rea de mata nativa e se submete a auditorias peridicas comandadas pela ONG alem Forest Stewardship Council (FSC). Juntos, os empreendimentos criaram 3 500 empregos diretos e so responsveis por cerca de 80% da movimentao econmica de uma regio habitada por mais de 100 .000 pessoas. A companhia desenvolve programas de gerao de renda para pequenos agricultores que moram em comunidades localizadas na ampla rea que est sob sua administrao. Depois da implantao desses projetos, o desmatamento ilegal foi reduzido drasticamente na regio (EDWARD, 2009). Um outro exemplo a ser citado, tambm no Brasil, o aeromvel de Porto Alegre, que apresenta um sistema de transporte magnifico, alm de ser extremamente eficiente. Desenvolvido pelo Grupo Coester, de So Leopoldo (RS), o Aeromovel um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veculos leves, no motorizados, com estruturas de sustentao esbeltas. Sua propulso pneumtica o ar soprado por ventiladores industriais de alta eficincia energtica, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veculo, que se movimenta sobre rodas de ao em trilhos (TRENSURB, 2013). A primeira linha da tecnologia Aeromovel em operao comercial no mundo interligar a Estao Aeroporto ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional. Os veculos suspensos, movidos a ar, permitiro integrao e acesso rpido e direto dos usurios ao terminal aeroporturio. O trajeto de 814 metros, com duas estaes de embarque, ser percorrido em 90 segundos. A linha contar com dois veculos - um com capacidade para 150

passageiros, outro para 300 -, que estaro em funcionamento conforme a demanda do perodo. O projeto, orado em aproximadamente R$ 37,8 milhes, tem previso de operao para o segundo semestre de 2013 (TRENSURB, 2013). Um ltimo exemplo a ser citado pode ser a Amanco, uma das maiores fabricantes de tubos e conexes do mundo, que recebeu no ano passado o selo ambiental Sustentax, que atesta produtos sustentveis. O selo foi obtido aps a empresa modificar a frmula de um adesivo plstico utilizado para unir tubos e conexes. No lugar do tolueno, uma substncia que pode causar dependncia qumica ao trabalhador que inala seus vapores, a Amanco passou a usar solventes de menor impacto, que emitem 50% do limite aceitvel para a emisso de gases txicos. Essa no foi a nica mudana promovida pela Amanco na formulao de seus produtos. A empresa tambm trocou os estabilizantes base de chumbo por outros que utilizam clcio e zinco, eliminando os riscos de intoxicao por metal pesado (EXAME, 2010). Essas mudanas exigiram um esforo da rea de engenharia de materiais da Amanco para no provocar um aumento nos custos. No caso da substituio dos estabilizantes, o custo inicial do novo produto era 6% superior ao do que era utilizado. Por meio de ajustes nas formulaes, uso de matriasprimas alternativas e melhoria de processos, a Amanco obtm agora o novo estabilizante a um custo equivalente ao do antigo. A reformulao de produtos foi possvel porque a Amanco conta com um sistema de gerenciamento para monitorar todas as matrias-primas utilizadas no processo de produo. Os insumos e tambm os fornecedores passam por uma rigorosa anlise. Para a presidente da empresa, Marise Barroso, esse um bom exemplo da busca constante de um equilbrio social, ambiental e econmico (EXAME, 2010).

Referncias Bibliogrficas EDWARD, J. Empresas-Modelo. Guia Exame Sustentabilidade 2010. Disponivel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/empresasmodelo-melhores-alcoa-sustentavel-guiaexame-632936.shtml. Acesso em: Jul de 2013. EDWARD, J. Trs exemplos de riqueza sem devastao. Revista Veja Especial Amaznia 09 de 2009. Disponvel em: http://planetasustenta vel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/tres-exemplos-riqueza-devastacao561871.shtml. Acesso em: Jul de 2013.
TRANSURB. Governo Federal do Brasil. 2013. Disponvel em: http://www.trensurb. gov.br/paginas/galeria_projetos_detalhes.php?codigo_sitemap=87. Acesso em: Jul de 2013.

ZEIDAN, R. Por que seu negcio deve ser sustentvel. Revista Exame, 2014. Disponvel em: http://exame.abril.com.br/pme/dicas-deespecialista/noticias/por-que-seu-negocio-deve-ser-sustentavel. Acesso em: Jul de 2013.

Vous aimerez peut-être aussi