Vous êtes sur la page 1sur 38

CONDUTA CIENTFICA, FILOSFICA E TICA PARA ECOVILEIROS

[ Mdulo I: Os fundamentos bsicos]


Por Benhur Smeha

O que esse documento?

Trata-se de um texto para reflexo e discusso contendo alguns apontamentos sobre o fenmeno que no Brasil vem alternando crescimento e retrao desde o incio do sculo XXI que engloba o uso do termo Ecovila por diferentes tipos de organizaes, o planejamento, a constituio dessas organizaes e especialmente o perfil das pessoas que se envolvem nesse fenmeno. O documento foi elaborado a partir do ponto de vista cientfico-tecnolcico, filosfico e tico, utilizando como fontes primrias e secundrias para estudo e anlise alguns conceitos de metodologia cientfica, textos antigos, clssicos e modernos de diversos filsofos e diversos documentos comumente utilizados na orientao de ecovilas, como o Terra Comum - Cdigo de Findhorn, o Manifesto de Tamera, Relatos de Auroville, Movimento Zeistgeist, Estatutos de Ecovilas, Textos de Vine Deloria Jr., de Dieter Duhm entre outros, alm das experincias e prticas de quase cinco dezenas de ecovilas brasileiras e seus ecovileiros. O que se espera obter com as reflexes e discusses propostas aqui?

O Brasil ainda uma criana em termos de desenvolvimento e experincia em ecovilas, sendo assim, muitas organizaes vem utilizando modelos e conceitos de outras culturas, da Europa e at do oriente. Espera-se com este documento proporcionar resultados mais adaptados ao perfil dos brasileiros, sua realidade e diversidade. Como ficaria na prtica uma ecovila brasileira em caso de sucesso na implantao e adoo dos conceitos apresentados nesse documento?

Cada caso um caso, mas em termos gerais pelo menos algumas das metas listadas abaixo poderiam se tornar realidade: Adotar o conceito estrito de ecovila, como um assentamento humano auto-sustentvel e auto-gerido democraticamente, uma comunidade intencional baseada antes de tudo em empatia, respeito e amor pelo outro e pelo meio-ambiente; Muito alm de mero empreendimento imobilirio, campo de testes, refgio ou morada para ecologistas ou modelo para futuro. Adotar critrios bem definidos, claros, transparentes e pblicos para a aceitao de novos pretendentes, com processo inicial de triagem, vivncia e experincias, deciso democrtica e de maneira anterior a qualquer tipo de pagamento, cota, propriedade ou direito de ingresso e posse. Convvio dos integrantes em atitude de tribo-famlia e no como amigos, colegas ou vizinhos, mas sem perder a individualidade, o pensamento crtico, a pluralidade. Em termos de hierarquia de compromisso e vnculo, a tribo-famlia da ecovila deve vir sempre antes de qualquer compromisso com poltica, religio, sistema soteriolgico, espiritualidade ou ideologia; O sujeito deve sempre tomar a deciso que melhor para sua tribo-famlia, mesmo que seja em detrimento de suas convices polticas, religiosas, espirituais ou ideolgicas. Na medida do possvel, uma vida mais saudvel para todos, no apenas no biolgico, mas no emocional, no psicolgico considerando o ser humano como um todo (viso holstica e sistmica). Segurana realista e eficaz contra ataques de origem humana externa de qualquer tipo, garantindo a integridade fsica da famlia-tribo. Uso racional e de baixo impacto ecolgico ou at com impacto positivo do conhecimento, dos materiais e dos mtodos disponveis pela cincia e tecnologia. Sistema de gesto e soluo de conflitos maduro e baseado em pessoas com experincia nesse campo; Possibilidade de deciso democrtica para desintegrao/expulso de membro(s) diante de necessidade ou vontade da maioria. Sistema de trabalho produtivo, justo e equilibrado para todos, sem contratao permanente de mo de mo de obra externa; No h empregados. Independncia total ou parcial em termos alimentares e energticos, alm da manuteno de pelo menos um sistema ambulatorial e de transporte para emergncias de sade.

1. INTRODUO 1.1 Porque sair das cidades capitalistas/consumista rumo s ecovilas? Apesar de este documento ser destinado especialmente para quem j ecovileiro ou est decidido a ser, pareceu interessante discutir alguns pontos sobre os motivos possveis para se desejar abandonar as atuais cidades do sistema capitalista/consumista e viver em uma ecovila. Nesse sentido se faz necessrio discutir o fato de que no se trata apenas de uma mudana geogrfica espacial, como mudar-se para um belo condomnio ecolgico desses que as imobilirias e especuladores esto oferecendo, e sim uma mudana radical de atitude, de valores, de estilo de vida, que apesar de ser radical no tem necessariamente que ser imediata ou instantnea. Em segundo lugar importante discutir que apesar de geralmente falar-se em motivos catastrficos e previses terrveis para o futuro das cidades capitalistas/consumistas, pode no ser essa a essncia motivadora dessa mudana, mas sim as coisas que j esto acontecendo a um bom tempo, no uma questo de previso ou profecia, mas sim de observao e aprendizado com a realidade presente no dia a dia. 1.1.1 O que mudar-se para uma ecovila?

Certamente que isso implica em um translado geogrfico, em uma transferncia fsica de residncia, mas essa no a parte mais importante. necessrio antes mudar os pensamentos, conceitos, valores e atitudes, adotar outro estilo de vida, pois no ser possvel colher frutos diferentes fazendo o mesmo que sempre se fez. Mudar-se assim, para adotar e ser adotado por uma tribo/famlia significa adotar a simplicidade, a humildade, o senso de coletivo, renegar o egocentrismo, o egosmo e outros defeitos banalizados j considerados normais no sistema capitalista/consumista. Apesar dos romnticos falarem mais em amor terra, natureza e ao outro, trata-se tambm de querer sobreviver e conseguir faz-lo com qualidade de vida, sentindo-se bem, sentindo-se seguro. preferir o ser no lugar do ter, o compartilhar no lugar do possuir. preciso saber sentir-se igual aos outros membros da tribo/famlia, entender que digno de ter os mesmos trabalhos, tarefas e funes, sem diferenas de casta, de classe, de tradio, de importncia, de diferenas de roupas, de ateno ou privilgios, assumir-se como mero sujeito, como mero ser humano, nem mais e nem menos que isso. Essa uma das mudanas radicais em relao aos costumes atuais das cidades capitalistas/consumistas.

1.1.2

Motivos de previses catastrficas ou motivos reais presentes?

O uso constante da palavra futuro nas discusses, nos discursos e at no material institucional sobre ecovilas, apesar de ter algum fundamento, pode ser uma abordagem reducionista e simplista, que por intermdio de certos efeitos colaterais induz as pessoas deixarem para depois, a pensarem que ainda h tempo, e especialmente a dependerem de confiana e credibilidade em previses, normalmente catastrficas, sejam de cunho cientfico ou sobrenatural e espiritual. Ao mesmo tempo, uma abordagem que exige do sujeito certo conhecimento para poder compreender o que est sendo previsto, como funciona e o que pode ou no pode acontecer. H o risco implcito de se entrar em um crculo interminvel de discusses, polmicas e choques de opinio, com alguns acreditando e ou outros no. Essa abordagem, s vezes, ocupa tanto a mente e a preocupao das pessoas, que elas ficam mais concentradas na busca dos sinais e sintomas das possveis catstrofes anunciadas, e acabam nem percebendo outros sinais e sintomas muito evidentes do dia a dia e que j so motivos mais que suficientes para abandonar as cidades capitalistas/consumistas. Tambm comum que estas pessoas sejam mais ligadas ecologia, natureza e a um estilo de vida mais intelectualizado pelo qual no costumam sintonizar suas televises em canais populares de notcias policiais e criminais ou buscar informaes sobre isso na Internet, ou pior ainda, podem ser pessoas que moram em cidades muito pequenas ou em crescimento onde ainda no podem observar to evidentemente esses sinais e sintomas nas ruas, no dia a dia.

Para no alongar muito esta introduo, ser apresentada didaticamente uma lista de tpicos com alguns bons motivos reais e estatsticos comuns do dia a dia, especialmente nas cidades de mdio e grande porte, e que so motivos mais que suficientes para se abandonar essas cidades: Engarrafamentos com filas de quilmetros que fazem um pequeno trajeto de 20 ou 30 minutos ser feito em 3, 4 ou mais horas, independente de vias alternativas; Alto nvel de estresse, calor, nervosismo, barulho, acidentes, violncia, assaltos de mergulho, gases txicos e outros problemas durante esses engarrafamentos; Todos os tipos de abuso no trnsito, motivados por pressa, produtividade para lucros, egos gigantescos, condutores ignorantes, drogados, alcoolizados e irresponsveis em um inferno de asfalto; Grande dificuldade de estacionar, flanelinhas, vigias de carros, corrupo, perigos e inconvenincias que tornam qualquer passeio desagradvel; Crescimento exponencial da frota de veculos em circulao sem o crescimento compatvel da infra-estrutura; Furtos, roubos e assaltos sem sequer o anncio, sem chance de sobreviver, onde o ladro atira primeiro e depois da vtima cada ele pega o que quer; Falha total e diria de todos os sistemas de segurana incluindo vtimas fatais, inclusive os mais caros: carros blindados, cercas eltricas, cmeras, alarmes, guardas de segurana, cofres, etc. Altos nveis de poluio direta ou indireta no solo, no ar e nos recursos hdricos. Os testes da gua tratada e potvel de diversas cidades assustador; Total ausncia de tica e empatia por parte dos produtores, industriais e comerciantes de alimentos. De maneira independente do que se coma, o sujeito estar ingerindo diversas substncias estranhas, que vo desde venenos e cancergenos a hormnios e produtos disfaradores e desnecessrios. Desonestidade, deslealdade e enganao com base no que est dentro do que a legislao permite. Isso se aplica a rtulos de produtos, anncios, contratos de adeso de servios, planos de sade, contratao de profissionais liberais, etc. Ausncia de tica que causa erros mdicos, desabamento de construes, falhas nos servios pblicos, explorao pelas instituies financeiras, explorao trabalhista e outros; Farmcias que se tornaram supermercados, farmacuticos que se tornaram vendedores, muitas vezes escolhidos pela aparncia e pela lbia; Mortes perfeitamente evitveis ocorrendo caminho, no corredor ou mesmo durante o atendimento nos hospitais e pronto-socorros; Sentimento de solido, de estar s no mundo para o enfrentamento dos problemas, falta de assistncia, de humanidade, de caridade; Altos nveis de depresso, de doenas psicossomticas, sndrome do pnico, agorafobia e outros problemas relacionados ao modo de vida. Conceito de amizade, onde no se percebe que ao chamar alguns de amigos, porque todos os demais no o so; Desemprego estrutural, fome, misria, favelas. Constantes disputas judiciais, penses alimentcias, heranas, causa trabalhistas, danos morais e materiais, etc.; Terrorismo, ataques de revoltados, sociopatas, psicopatas e outros; Penitencirias superlotadas, poucas chances de reabilitao; Comandos e estados paralelos, empoderamento do crime organizado, novas drogas, escravido e explorao sexual, pedofilia; Religies alienantes de massas com explorao descarada, as garagens dos bairros de classe mdia e pobre esto todas virando pequenas igrejas neo-pentecostais; Desperdcio descabido de recursos, alimentos, gua, energia. Descontrole do comportamento das crianas, adolescentes e jovens, que acabam em condutas perigosas, desrespeitosas, egostas, vivendo uma vida vazia e prejudicial a si e aos outros com descaso ou at cobertura dos pais; Abandono, preconceito, discriminao e at violncia contra minorias, de idosos, de doentes e portadores de necessidades especiais; Pessoas morrendo de fome enquanto toneladas de alimentos estragam e so jogados fora. Medicamentos e equipamentos mdicos falsos, contaminados ou com validade remarcada tanto nas farmcias quanto nos hospitais privados e pblicos da rede de sade.

Charlatanismo, vigarice.

claro que esses motivos no forem suficiente para voc querer sair dessas cidades, voc pode sair apenas porque um dia elas vo causar e/ou sofrer algum tipo de catstrofe. O que realmente faz a gente refletir, que a grande maioria dos ecologistas, espiritualistas e pessoas preocupadas com a natureza, parecem estar envolvidas na causa e chegam a falar de viver em ecovilas de maneira mais associada a essas previses catastrficas. Ser ento que se no existissem tais previses elas continuariam concordando em viver nas cidades? Fazendo parte dessa lista de coisas ruins? Seriam apenas vtimas delas ou seriam tambm responsveis por algumas?

2. A METODOLOGIA CIENTFICA

2.1 Importncia da metodologia cientfica para ecovileiros

O querer e o saber so coisas distintas. Se eu quiser salvar a vida de um irmo de tribo/famlia, mas tiver um conhecimento diferente daquele realmente necessrio para isso, posso acabar por mat-lo ou causar-lhe mais sofrimento. H um antigo ditado, que diz que de bem intencionados o inferno est cheio. Nos ltimos sculos o conhecimento cientfico desenvolvido e acumulado pela humanidade avanou muito tornando possvel uma vida de qualidade para todos, isso s no acontece porque no so todos que desejam utilizar esse conhecimento dessa maneira, muitos preferem utiliz-lo para obter lucro a qualquer custo, em detrimento do meio ambiente e das geraes futuras. Da mesma forma, no adianta que muitos queiram ter e dar ao outros uma vida melhor se ficarem desprovidos do contedo desse conhecimento ou pelo menos das formas e mtodos de obt-lo, geri-lo e dissemin-lo. Existem milhares, talvez milhes de exemplos prticos no dia a dia e podem ocorrer em qualquer lugar aonde haja pessoas vivendo. Apenas para ilustrar, vejamos um exemplo desse contedo: Em junho de 1974 o mdico estadunidense Henry Jay Heimlich publicou um artigo cientfico apresentando o que ficaria conhecido como Manobra de Heimlich. Tratava-se de um mtodo para desobstruir as vias areas superiores de pessoas que estivessem entrando em estado de choque, e com morte iminente em poucos minutos devido presena de um corpo estranho alojado na garganta obstruindo a respirao, um fato comum conhecido popularmente como engasgar ou entalar e que ocorre no raramente na hora da alimentao de adultos (especialmente carnes, pes, algumas frutas e at comprimidos, ocorrendo com onvoros, vegetarianos e veganos) ou por pequenos objetos e doces engolidos por crianas. Do incio da civilizao humana at meados de 1974 a prtica e as recomendaes nos principais manuais internacionais de sade, primeiros-socorros e medicina de urgncia/emergncia, eram dar pequenos socos ou tapas nas costas da vtima. Esse mtodo ora funcionava e ora falhava (mais falhava), resultando em situaes banais de morte evitvel de adultos e crianas na frente de parente e amigos que se sentiam impotentes, apenas assistindo e testemunhando perplexos e horrorizados a perda de uma vida. Com base em estudos sistemticos e exausto de anatomia e fisiologia durante quase meio sculo, um dia o Dr. Heimlich publicou em seu artigo um mtodo simples, que mudava a estatstica de salvamento nesses casos de cerca de 35% ou 40% para bem mais de 90%. No mesmo ano, Isaac Piha, um aposentado dono de restaurante que leu o artigo, salvou uma vida com o mtodo de Heimlich, o que foi noticiado em um grande jornal de Seattle. A partir da, os manuais internacionais passaram a combinar instrues dos dois mtodos e a partir de 1976 os tapas e

socos nas costas desapareceram dos manuais, ficando apenas a Manobra de Heimlich. A manobra de Heimlih baseada em um conhecimento prvio, o de que o pulmo sempre mantm uma quantidade de ar mesmo quando a pessoa acabou de expirar, sendo assim, em caso de obstruo das vias areas por objeto estranho, esse ar pode ser usado para causar um efeito do tipo canho impulsionando o objeto para fora. A forma mais eficiente para adultos, como mostra a figura 01 posicionar-se por trs da vtima, cruzar firmemente as mo na altura de seu abdome e subitamente pressionar com toda a fora uma ou mais vezes at que o corpo estranho seja expulso. No caso de crianas com menos de 1 ano indicado que ela seja deitada em decbito ventral (Barriga para baixo) sobre a perna ou o antebrao do adulto, e aplicar a fora de impacto com a dobra do pulso espalmado nas costas, como mostra a figura 02.

Figura 01 Manobra de Heimlich em adultos e crianas maiores de 1 ano

Figura 02 - Manobra de Heimlich em bebs

De volta ao que dissemos sobre o querer e o saber serem coisas distintas, basta constatar que as pessoas que no adquiriram ainda esse conhecimento sobre a manobra de Heimlich, costumam tentar abrir a boca da vtima para desobstruir com os dedos ou com pinas e outros objetos, o que alm de demorar geralmente aloja ainda mais o corpo estranho, resultando em bito. H ainda quem continue dando tapas nas costas, oferecendo um copo de gua e h at mesmo os que fazem oraes e processos energticos ou ficam gritando, enquanto a vtima morre em sua frente. Obviamente todos gostariam de salvar aquela vida, so muito bem intencionados, pessoas de luz, paz e amor, mas como dissemos, o querer e o saber so coisas distintas. Faa uma reflexo: se houvessem duas ecovilas iguaiszinhas, sendo a nica diferena a de que em uma delas a manobra de Heimlich conhecida, disseminada e praticada por todos e na outra no. A qual delas voc gostaria de se integrar? Bom, se escolheu a que tem a manobra, saiba que voc tem a mesma obrigao de salvar seus parceiros de tribo/famlia, portanto, capacite-se. Mas leve discusso a seguinte questo: se a manobra de Heimlich apenas um exemplo dentre milhares e milhes de outros... Em que mais podemos estar ignorantes no sentido de saber salvar e melhorar as vidas de nossos companheiros de tribo/famlia?

A proposta deste texto, no exatamente a de que voc passe a estudar como um louco todo o conhecimento disponvel que possa ser utilizado para esse fim, apesar de que isso seria bem vindo, mas sim a de que voc e seus companheiros adotem uma postura de vida, uma atitude o mais cientfica possvel, buscando conhecer a realidade atravs desse mtodo, assunto do prximo tpico. uma forma de tentar alinhar a sua boa inteno, disposio e boa vontade de salvar e melhorar a vida dos outros com sua capacitao para isso.

2.2 Afinal o que cincia? Para comear, no existe cincia, isso apenas um apelido popular colocado em um conjunto de diferentes mtodos que apresentam algumas caractersticas em comum. Mas para facilitar nossa reflexo, vamos aceitar provisoriamente o apelido nesse documento e falar desse conjunto de mtodos como cincia. Infelizmente maior o nmero de pessoas no mundo que no sabem exatamente o que cincia ou desenvolvem idias incompletas e distorcidas. H at quem atribua cincia o status de uma entidade, de um ser vivo com vontade prpria cincia m e perigosa, a cincia destri a natureza, cincia inimiga da religio, a cincia fria e calculista e etc. Infelizmente tambm h fundamentalistas mais radicais que tm preconceito, restries e at proibio de coisas cientficas e tecnolgicas. O termo cincia se refere apenas a um dos quatro mtodos de se buscar conhecer a realidade (Cincia, filosofia, arte e religio/espiritualidade). extremamente importante compreender que cincia no o que fazem pessoas de jaleco branco em um laboratrio cheio de instrumentos complexos, e nem o que fazem sujeitos excntricos que tm diversas lousas cheias de frmulas nas paredes. Eles tambm utilizam cincia, mas no devem ser nossa imagem e esteretipo de primeira escolha. Adotar a postura cientfica algo que qualquer um pode fazer (inclusive voc), at o mais ignorante e semi-analfabeto matuto em sua vida isolada na roa distante. Trata-se apenas da adoo de um conjunto de mtodos para construir hipteses, e teorias sempre provisrias (nunca dogmticas ou verdades absolutas) e estar sempre as testando junto com outros interessados, buscando aperfeio-las, no para alinh-las com a nossa opinio individual ou sentimento, mas de acordo com os fatos que os dados revelam. uma coisa trabalhosa, contnua, que pode levar exausto. Buscar o conhecimento assim pode envolver lidar com grandes quantidades de coisas, por perodos de tempo maiores que uma vida, de maneira sistemtica e rigorosa. Vejamos um exemplo de conhecimento cientfico atravs de uma divertida historinha, para relaxar. Nosso personagem central ser o Chico Bento, nosso matuto que tomaremos emprestado do cartunista Maurcio de Souza. Certos de que ele no vai achar ruim, j que este documento de circulao gratuita e por uma boa causa. A histria de Chico e a cincia Chico, no apenas precisava de peixes, para se alimentar e sobreviver no mato em que vivia como tambm gostava muito desse tipo de carne. Sendo assim, desde pequeno pegava sua vara de pesca e ia para o riozinho perto de sua casa, onde conseguia vez ou outra pegar seu almoo. Um dia, Chico parou para pensar se no havia uma maneira de conseguir pegar mais

peixes, peg-los mais vezes e conseguir peg-los o ano todo. Ento a primeira coisa que fez, foi reunir mentalmente tudo que sabia sobre pesca, e foi fazendo sua lista mental mais ou menos assim: Sei que vivem na gua do rio Sei que gostam de minhocas Sei que colocando um ganchinho pontudo na minhoca posso fisg-los Sei que tendo uma linha amarrada nesse ganchinho posso pux-los para fora da gua Sei que a linha estando amarrada na ponta de uma vara, fica mais fcil jogla mais longe e tambm puxar com mais impulso

Ento se perguntou: como posso melhorar isso? Ser que h algum conhecimento faltando? Sua primeira idia foi fazer perguntas para outras pessoas que pescam, e que pescam com grande sucesso, para comparar seu conhecimento ao delas. Durante muitos dias Chico viajou e foi conversando com outras pessoas que pescavam, cuidadosamente anotou tudo que lhe disseram, pediu para demonstrarem, fez questo de v-los pescando, anotou suas observaes, pesou os peixes, anotou os horrios, as caractersticas da gua e tudo mais. Chegou a sua casa todo empolgado, tinha a forte impresso que suas anotaes continham algo valioso, apesar de no saber exatamente o que. Quando viu o caderno que havia levado, percebeu que estava uma baguna total, causava at confuso sobre quem disse o qu, aonde e quando. Ento decidiu dar uma arrumada naquelas informaes antes de compar-las com as suas. A primeira idia que teve, foi a de passar tudo a limpo em outro caderno novinho, mas percebendo que a confuso e a dificuldade de interpretar persistia, resolveu passar a limpo reorganizando a disposio das coisas por categoria. Primeiro, criou mentalmente as categorias (coisas do peixe, coisas da gua, coisas da isca, coisas do anzol, coisas do tempo, coisas do lugar e assim por diante). Ficou surpreso ao ver que seu novo caderno estava bem mais compreensvel e que s de dar uma breve olhadela j se enchia de idias. Na verdade Chico gostou tanto dos resultados desse processo de reorganizao, que antes de analisar os dados resolveu passar a limpo em outros cadernos reorganizando tudo novamente de outras maneiras, com outras categorias e de outras formas. No final ele tinha aproximadamente 14 cadernos. Para facilitar a escolha de qual caderno pegar mais rapidamente, resolveu colocar um ttulo na capa de cada caderno como, por exemplo: Por pessoas, por viagens que fez, por anos em que viajou, por ordem alfabtica, por ordem de importncia, etc. Agora sim, Chico estava se sentindo mais confiante para comear o trabalho de comparar o conhecimento dos outros com o seu, e se ps a ler os cadernos atenciosamente.

Para quem estivesse assistindo Chico trabalhar, podia ficar at difcil entender o que ele estava fazendo. Pegava um caderno, admirava, balbuciava alguma coisa incompreensvel, trocava de caderno, fazia cara de espanto, depois pegava dois ao mesmo tempo e olhava l e c, parava alguns minutos com o olhar perdido no horizonte, quase babando, ento retomava, e assim por diante. Mas Chico sentiu uma coisa que achou muito ruim no dia seguinte. Ficou com a forte impresso de que enquanto estava olhando para os cadernos no dia anterior teve muito mais concluses e idias do que conseguiu guardar na memria para hoje. Ento resolveu pegar mais um caderno em branco e ir anotando essas concluses e idias. Logo na primeira vez ele escreveu algumas assim: Os peixes no so iguais em quase nada, diferem no tamanho, peso, fora, comportamento, hora de dormir e coisas que tem medo; Como no sei nem se existe nome para essa peixaiada toda colocarei um nmero em cada tipo; O nmero 26 desaparece entre janeiro e julho e um dos mais fortes, arrebentando linhas mais fracas O seu Antnio usa uma linha que agenta o peixe 26 O peixe 61 no precisa vera minhoca. De alguma forma que no sei como, ele a pressente e abocanha OS peixes 22, 27 e 53 no ligam para minhoca As pessoas que visitei pegam quantidades diferentes de peixes

Agora Chico ficou assustado e maravilhado ao mesmo tempo. Observando o novo caderno com suas concluses, percebeu que elas seriam muito teis, mas que algumas precisavam ser conferidas, testadas, confirmadas e reconfirmadas, logo ele teria que fazer mais viagens, mais perguntas e desta vez, arriscaria at pescar tambm com essas pessoas para ver se algumas coisas funcionariam do jeito que ele imaginou. Uma coisa boa que aconteceu, que apesar de ter que refazer muitas viagens, Chico s as fez para os casos em que queria fazer testes prticos no local, pois chegou a sua rocinha uma pequena agncia dos Correios e telgrafos, ento quando eram s perguntas, ele resolvia por cartas, escrevendo para os outros pescadores. O tempo foi passando e Chico foi aperfeioando bastante sua pesca, j conseguia pegar um volume maior de peixes, dos peixes que queria e praticamente quando queria. Passou a evitar desperdcios e se livrar de peixes perigosos. A prpria organizao de tudo que ele fazia, o levou a perceber que ele constantemente alterava alguns fatores para obter os resultados esperados, a esses fatores ele colocou o apelido de varivel, por exemplo, a isca era uma varivel, e ele j tinha uma tabelinha com os tipos ideais de isca para pegar cada um dos 384 peixes diferentes que j conhecia. Havia outras variveis, como o lugar, o barulho, a luz, a profundidade e etc. Mas chegar a isso no foi fcil, foram anos a fio testando, escrevendo, pensando, testando de novo, errando, acertando e por a vai.

Das centenas de pessoa que Chico visitou ou se comunicou por cartas, 3 adoraram o que ele estava fazendo e disseram que queriam fazer a mesma coisa. Ora, Chico sabendo que seu mtodo era bo mesmo, no hesitou em ajudar seus companheiros e passou a ensin-los como fazer, divulgando seus resultados. Mas esse ensino implicou na necessidade de colocar apelidos em algumas coisas, at mesmo pra poder se referir a elas. Ento Chico passou a chamar aquelas anotaes iniciais como as do primeiro caderno de dados brutos, e a sua ao de viajar pela primeira vez para colher esses dados chamou de pesquisa exploratria, o processo de passar os dados a limpo por categoria para outros cadernos ele apelidou de tratamento inicial de dados, olhar para todos os cadernos e fazer comparaes ficou sendo tabulao de dados, desconfiar de alguma coisa e ter idias d e como ela ou funciona ficou sendo hiptese, ir l no ribeiro ver se assim mesmo ficou sendo teste, ensaio, experimento ou pesquisa, suas concluses mais acabadas e que explicavam como algo funciona foram sendo chamadas de teorias, as coisas que se repetiam sempre e invariavelmente mesmo em bilhes de testes e experimentos por ele e por seu companheiros ele chamou de leis. A essa coisa toda, a esse jeito de buscar conhecer e saber, Chico colocou o apelido de Cincia. Com mais alguns anos, Chico ficou mais sofisticado ainda. Alm de todos aqueles mtodos, Chico percebeu que era importante, alm de sua malcia que permitia desconfiar de como as coisas eram para formular hipteses, usar tambm um pouco de matemtica, que ele aprendeu na escola, assim ele viu que os resultados, as hipteses, teorias e leis no continham apenas resultados absolutos, mas as vezes apenas certa chance, a esse fenmeno e aos clculos para chegar aos resultados apelidou de estatstica probabilstica. Chico tambm percebeu que este mtodo de alguma forma trouxe mudanas para sua vida muito alm da pesca. Ele notou que fazer esse processo para gerar novo conhecimento e reavaliar constantemente o antigo e especialmente fazer isso de maneira colaborativa com outros pesquisadores era to gostoso quanto pescar em si. Muitas vezes Chico esteve no rio apenas para fazer experimentos, sem nem pegar ou levar peixe algum, apenas querendo colaborar com os outros. Bacana mesmo foi uma pergunta que Chico se fez um dia: se isso funciona to bem na pesca, em que mais posso usar? Pouco tempo depois Chico descobriu que havia outras pessoas usando a tal cincia em diversas outras coisas, e como ele conhecia bem o mtodo cientfico, passou a ter mais confiana nas informaes obtidas por ele, do que de outras formas. Em pouco tempo teve uma revoluo na vida de Chico. Ele passou a filtrar a gua que bebia, tomar vacinas, usar calados, lavar as mos, usar energia renovvel e limpa e fazer uma srie de modificaes em seu estilo de vida que resultavam em menor impacto ecolgico ou at em impactos positivos. Chico sabe bem que cincia no uma coisa complicada e difcil, o que pode ser complexo e de difcil entendimento so alguns dos conhecimentos ou contedos j acumulados por esse mtodo como, por exemplo, fsica quntica, que Chico no entendeu at hoje. Mas a cincia enquanto mtodo uma coisa fcil de compreender, apesar de ser rdua de se praticar no dia a dia. No entanto, h quem prefira caminhos mais fceis e rpidos para buscar o conhecimento da realidade.

2.2.1 Ento o que tecnologia? Assim como cincia tecnologia outra palavra que muitas pessoas no sabem exatamente o que ou desenvolvem idias incompletas e distorcidas. Assim como a cincia, a tecnologia algo bem simples e est presente em diversas espcies do mundo real, inclusive no primata humano. Com origem no grego Tekn significa basicamente o conjunto de mtodos, jeitos de se fazer alguma coisa, podendo englobar tambm as ferramentas (fsicas ou mentais) para se fazer essa coisa. Para no recorrer novamente a uma historinha ilustrativa com o Chico Bento, imagine uma pessoa qualquer que quer comer uma fruta que se encontra no p, imagine tambm que a primeira vez. O sujeito olha a situao e percebe que seus braos, no alcanam a fruta, ento ele tenta uma maneira, um mtodo, uma tcnica que consiste em pular de maneira coordenada com o movimento dos braos, e no instante em que seu pulo chega maior altura ele pega a fruta. Pronto, j temos a uma tecnologia, que pode no somente ser utilizada pelo seu inventor como pode ser ensinada a outras pessoas. Em outra ocasio, ele inventa a tcnica de balanar a rvore, e a fruta cai. Em outro momento, dependendo da fruta, da rvore e da distancia, ele cria a tcnica de jogar uma pedra, que atua como ferramenta. Falando em ferramenta, em outra ocasio ele usa um pedao de bambu para derrubar a fruta. Isso tecnologia, o uso de tcnicas, mtodos e ferramentas para um fim especfico. Toda tecnologia tem limites, vantagens e desvantagens, que dependendo do que o sujeito quer e o que no quer, podem ser escolhidas entre diferentes opes. A tcnica de pular no alcana frutas mais altas, balanar a rvore derrubas mais frutas do que ele consegue comer, e elas sobram e se estragam deixando ele com fome depois. Dependendo da fruta pode machuc-lo se cair sobre ele. O bambu tem o problema de conseguir uma vara adequada, alm de ter que carreg-la consigo. Jogar pedras pode ser perigoso, quando no se sabe aonde vo cair, alm disso, causa estragos na fruta. A escolha da tecnologia mais adequada para cada caso deve ser feita com base na metodologia cientfica que discutimos no item anterior, assim como tambm atravs da filosofia que implica em virtudes, empatia, cuidado e amor para com o outro e com o meio ambiente. Mas muito importante, muito importante mesmo, sempre levar em conta que em alguns casos, a melhor maneira de cuidar do outro e do meio ambiente justamente com alguma tecnologia. Tome como exemplo a grande quantidade de tecnologias que foram necessrias para esse texto ser produzido e chegar at voc. Rejeitar categoricamente uma tecnologia independente de sua aplicao e efeitos uma atitude consideravelmente ignorante, e deve ser evitada, por amor aos seus companheiros de tribo/famlia. No mundo real, diversas espcies alm do primata humano utilizam milhes de diferentes tecnologias, de mtodos, tcnicas e ferramentas.

O problema no a tecnologia, a escolha dela e especialmente o critrio de preocupao e cuidado com o outro e com o meio ambiente. Uma enxada uma ferramenta tecnolgica, pode ser usada para produzir alimentos, para causar eroso ou at para matar algum. Telefones, televisores e Computadores podem ser usados para salvar vidas, para educar, se comunicar ou para alienar e tornar ainda mais individualista o sujeito. Proibir de cara alguma tecnologia, antes de tudo causa o impedimento de voc conhecer o sujeito realmente, ele no vai utiliz-la apenas porque voc mandou. Um caminho muito mais interessante ensinar e conscientizar o sujeito sobre os usos, os efeitos, de maneira racional e com base em dados. Seno voc corre o risco de ter a mesma conduta de um rei ou imperador tirano. 2.3 Uma postura mais cientfica Assumir uma postura mais cientfica no tornar-se um rob, nem assemelhar-se ao famoso Senhor Spock da srie Jornada nas Estrelas ou aos nerds da comdia The Big Bang Theory, muito menos se opor religio e espiritualidade, nada disso. Trata-se apenas de ter maior zelo pelos companheiros de tribo/famlia a ponto de buscar constantemente o conhecimento para ajud-los e evitar as informaes improcedentes - sim isso tambm muito importante, amar no o bastante, porque como j vimos, quem ama quer ajudar e fazer o bem, mas o querer e o saber so coisas distintas. Para sermos mais didticos, vamos fazer abaixo uma reviso das principais caractersticas e fundamento de uma postura, uma atitude ou estilo de vida mais cientfico: 2.3.1 Ter extremo cuidado com o meme-meme: O ser humano, por sua condio inerente gentica, biolgica, fisiolgica e mental dotado de alguns instintos que promovem, reforam e provocam certa constante troca social de conversas na maioria das vezes fiadas, ou seja sem utilidade aparente. Em 1976 Richard Dawkins denominou a menor unidade bsica de memria como meme, e teorizou que alguns desse memes se comportam como verdadeiros vrus, se reproduzindo e se espalhando entre as pessoas. Alguns memes alm de no terem utilidade podem ser consideravelmente negativos, resultando na propagao de conceitos, comportamentos, doutrinas e ideologias de alta periculosidade e que causam mal s pessoas. Milhares de anos antes dos memes serem teorizados por Dawkins, avisos preventivos contra seus perigos j era observados na filosofia Sufi dentro do islamismo assim como tambm o filsofo Scrates a quase 2.500 anos atrs falava das trs peneiras:
A primeira peneira a Verdade. O que voc quer contar um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por a mesmo. Suponhamos, ento, que seja verdade. Deve agora passar pela segunda peneira: a Bondade. O que voc vai contar coisa boa? Ajuda a construir ou destruir

o caminho, a reputao do prximo? Se o que voc vai contar verdade, e coisa boa, deve passar ainda pela terceira peneira: a Necessidade. Convm contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

Apesar de belo, vamos deixar esse aspecto filosfico para o prximo captulo e voltar questo dos princpios cientficos. O meme-meme , portanto, um fenmeno natural, uma tendncia, uma fora interna que impulsiona de maneira latente e constante as pessoas a conversarem. At a tudo bem, mas para assumir uma postura mais cientfica na vida o sujeito deve antes de tudo estar ciente dessa fora e de sua tendncia natural. A abordagem da cincia que ajuda a controlar o meme-meme se chama referenciao. Funciona mais ou menos assim: tudo que voc disser e que no for mera banalidade, sentimento, testemunho pessoal ou conveno como bom dia, acho que vai chover, eu te amo, vi o carro passar por aqui hoje, gosto de laranjas etc. Deve ser acompanhado de referncias. Referncias so as fontes, as origens claras, precisas e acessveis da informao atravs das quais se pode confirmar o que foi anunciado. preciso tomar cuidado para no confundir referencia com pseudo-referencia. Veja os seguintes exemplos: - Pseudo-referencias Cientistas alemes desenvolveram uma vacina contra a psorrase. Todo mundo sabe que isso funciona dessa maneira; Sempre foi assim O pessoal ta falando que...

- Referncias Oliveira e Castro (2006) realizaram testes da endomaxina em 63 sujeitos adultos sadios do sexo masculino para verificar alteraes nos nveis de testosterona. Constaram que a aplicao endovenosa de 5 ml de soluo de endomaxina a 03mg/ml trs vezes ao dia durante duas semanas obteve um pico mximo de testosterona srica 53% maior que o normal mensurado antes do teste. OLIVEIRA, Jos Carlos; CASTRO, Wilson Martins. Efeitos da endomaxina sobre o nvel srico de testosterona. Revista Brasileira de Andrologia, v, 22, n. 7, Jun. 2006, p. 26-33. Penso que essa madeira queima muito depressa, constatei isso atravs de minha experincia pessoal com meu fogo de lenha, que venho operando nos ltimos 5 anos, pelo menos duas vezes ao dia. Tenho algumas peas que voc pode queimar e comparar com as demais. Antonio, Laura, Rodrigo e Alencar,que so residentes desta ecovila, acreditam que a permacultura est funcionando bem at agora.

Ter cuidado com o meme-meme evitar que informaes desrreferenciadas passem para frente, no vender o peixe como foi comprado. As afirmaes devem ser referenciadas de forma completa, clara, legvel, disponvel e acessvel a quem quiser conferir diretamente. No pode ser algo que s voc tem acesso, ou que se extraviou, ou que s corre e observvel em um lugar e momento inacessvel. Talvez no seja possvel cumprir isso risca, sendo assim, importante pelo menos se esforar nesse sentido, buscar esse ideal. 2.3.2 Eliminar falcias e sofismas de sua vida Falcias e sofismas so argumentos com uma estrutura que induz ao erro de pensamento, a concluses, percepes e noes erradas, sendo que quando isso ocorre acidentalmente uma falcia, e quando ocorre intencionalmente porque algum quer convencer outra pessoa na marra, denominado de sofisma.

Falcias e sofisma no tm nenhum lado positivo, nenhum benefcio, apenas induzem ao erro. No coisa para se relativizar, pior que cncer, tem que ser prevenido e combatido com todas as foras. A nica maneira de eliminar falcias e sofismas estud-los e conhec-los bem, para poder detect-los e identific-los, seja no discurso alheio ou no seu prprio, e interromp-lo ou desacredit-lo de maneira imediata. Interromper ou desacreditar uma falcia ou sofisma, no tem que ser necessariamente de forma grosseira ou desrespeitosa, ao contrrio, deve ser visto como um ato de amor, e para o bem de todos na tribo/famlia. Felizmente h bons estudos sobre os principais tipos de falcias e sofismas, vou disponibilizar uma lista redundante de sites na Internet com esse material, para o caso de alguns estarem fora do ar.

http://ceticismo.wordpress.com/ceticismo/logica-falacias/ http://logoshp.6te.net/TTguia.htm http://www.mnecho.com/dicascomofalarempublico/logica.pdf http://www.pucrs.br/gpt/falacias.php http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/f_litto/index.htm http://ateus.net/artigos/ceticismo/logica-e-falacias/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia

Uma das falcias mais simples que voc encontrar nos sites acima listados conhecida como Ad hominem. Funciona assim: diante do argumento de algum, o outro tenta desacreditar esse argumento no por intermdio da anlise ou refutao do prprio argumento, mas simplesmente lanando algum ataque pessoal que desacredite o autor. Argumento: O alcoolismo um vcio grave, deve ser evitado, causa doenas e pode levar morte. Falcia: Como voc pode dizer algo sobre esse assunto? Voc bebe! Argumento: Acho que no se deve espancar as crianas, Falcia: ra, vamos, voc nem tem filhos. Argumento: Gente, o prdio ta pegando fogo! Falcia: Calma pessoal, t tudo bem esse cara s um drogado. 2.3.3 Olho nas emoes Uma parte importante da conduta cientfica ter ateno sobre o grupo de instintos bsicos dos animais, especialmente dos primatas e do primata humano. Antes de falar diretamente disto, vou ilustrar com um fato que me ocorreu. (Por favor, entende que no estou falando de anular emoes, isso impossvel e indesejvel, estou falando de conhec-las bem e estar atento.) Nas minhas aventuras com informtica, h um bom tempo atrs, desenvolvi um programinha para atender minhas necessidades de cruzamento e tabulao de dados. O programa exigia bastante da mquina em termos de processamento e acelerao de grficos. Fui melhorando o programa at chegar a um ponto que julguei atender minhas necessidades, mas um belo dia, a mquina simplesmente desligou. Como eu entendia um pouco de hardware e eletrnica abri o gabinete e chequei as tenses na fonte, na placa, etc. tudo estava normal. Depois de alguns minutos religuei a mquina e ela funcionou normalmente. Mais frente, quando rodei meu programa ela desligou novamente. (Note que no estou falando de travar ou reiniciar e sim de desligar). Cheguei a pensar que havia algo errado nas instrues e rotinas do meu programinha, revisei tudo, mas tudo estava bem. Fiquei assim por dias, sem descobrir o mistrio. Um dia, sem querer, analisando a placa-me, percebi que havia um chip que eu no conhecia bem, lendo sobre ele, constatei que sua funo era a de BIOS, ou Basic Imput Output System. Tratava-se de um programinha, assim como o meu, mas com a grande diferena de que ele rodava no fundo (Guarde esse conceito), quer dizer que no era possvel atingi-lo atravs de programao comum de usurio, que no havia nem como eu l-lo ou sab-lo, mas que ele tinha poderes sobre o comportamento da mquina. O fabricante simplesmente colocou programas ocultos sem me deixar acesso e controle sobre eles! Descobri junto ao fabricante, que uma pequena parte dessa BIOS podia ser vista e at alterada segurando a tecla DEL e ligando a mquina com ela pressionada. Ento a gente entrava numa tela especial em que a BIOS permitia algumas escolhas para o usurio, mas outras no. Uma das coisas que BIOS fazia e que at permitia

alteraes, era desligar a mquina se temperatura do processador atingisse 60 graus. Como meu programa exigia muito processamento, a mquina esquentava um pouco e era automaticamente desligada. Mudei a sensibilidade da BIOS para 75 graus e assim pude utilizar meu programa tranquilamente. Segundo a biologia, as espcies de vida na terra, invariavelmente so dotadas de um dispositivo semelhante BIOS dos computadores, no sentido de terem poder sobre seu comportamento, de poderem ser alteradas em pequena parte apenas, e de rodarem no fundo, ou seja, no so processos conscientes, decididos e s vezes nem sequer percebidos. O primata humano, apesar de ter desenvolvido o raciocnio, no diferente das outras espcies no sentido de que dotado de um complexo conjunto de instintos. So muito e podem ser divididos em classes e categorias. Uma parte considervel dos instintos gera um grupo de diferentes fenmenos que denominamos genericamente de emoes. Alm, de sua gerao, os fenmenos emocionais tambm sofrem influncias de diversos elementos qumicos presentes nos fluidos corporais devido existncia das sinapses, que so pontos em que o sistema nervoso utiliza comunicao qumica entre os neurnios. devido essa influncia qumica, que foi possvel desenvolver medicamentos que acalmam, deprimem, excitam e at aumentam o prazer e a alegria, alm claro das drogas que causam vcio e dependncia. Diante disso, no exagero dizer que voc um primata humano dotado de um sistema oculto e muitas vezes imperceptvel que no s permite como impulsiona a ocorrncia de emoes, e que essas emoes podem ser afetadas de maneira positiva ou negativa, reforadas ou atenuadas de acordo com a sua qumica corporal naquele momento, e o mais importante, tudo isso roda no fundo. s vezes voc nem percebe, s vezes percebe, mas no consegue controlar, e s vezes percebe, mas nem tem vontade de controlar. Os romnticos costumam cometer o erro fatal de se referir s emoes como algo necessariamente e invariavelmente positivo, belo, maravilhoso e que diferencia o homem dos outros animais (ledo engano, diversas espcies tm emoes). Mas as emoes tanto podem desencadear o amor, a compaixo, a caridade, a empatia e at o altrusmo, assim como podem desencadear o dio, a violncia, a rispidez, o mau-humor, a ironia e diversas ouras coisas ruins. So emoes que impulsionam em parte a pessoa que doa um rim, igualmente impulsionam o patriota que vai para a guerra. Lembro-me dos meus tempos de criana, dos arrepios e dos meus olhos cheios de gua quando cantava o hino nacional olhando para bandeira do Brasil no ptio da escola com a mo sobre o corao. O presidente da repblica era um general do exrcito e eu estive prontinho para morrer e matar por aquela bandeira. Somente hoje, depois de muita conduta cientfica e filosfica, que percebo o que rodava no fundo e a qumica envolvida, e encaro bandeiras apenas como perigosos pedaos de pano. No peo a voc que tenha controle total de suas emoes, isso para os grandes monges que trilham um caminho actico muito rduo, mas pelo menos que procure

ter cincia delas, perceb-las, identific-las e usar sua razo para prever as conseqncias imediatas e de mdio prazo de cada uma. Em minha vida pessoal, tenho exercitado a prtica de detectar emoes prejudiciais interromper imediatamente o que estou fazendo ou falando e me desculpar em tom de brincadeira dizendo algo como Credo! acho que um esprito ruim passou por aqui, em mim... sa de mim coisa ruim, sai. Nessa brincadeira ganho tempo para recomear ou me afastar e refletir. Emoes podem ser como inimigos internos e tenho muito respeito por essa classe de inimigos, pois de certa forma eles so eu mesmo. Falaremos mais disso, bem mais, no captulo sobre filosofia.

2.4 Natureza real e romantismo 2.4.1 O que natureza? Se no tpico 2.2 apresentamos a polmica afirmao que cincia no existe, agora temos outra afirmao ainda mais bombstica: natureza no existe. O que existe o mundo real e nico, o minsculo planetinha terra perdido em algum ponto do universo. Nele diversas espcies vivem e constroem coisas, sendo que uma em particular, o primata humano ou Homo sapiens sapiens desenvolveu uma linguagem complexa que permite abstraes, nomes e apelidos, e resolveu apelidar tudo que no foi planejado e construdo por ele de natureza. Apesar de parecer uma coisa inofensiva, atribuir esse apelido algo perigoso como muitos recursos lingsticos so pois entre outras coisas, ele cria e d sustentao idia de que o primata humano no faz parte dessa coisa, ou que suas obras tambm no. Dividir o mundo entre natureza e civilizao algo to inslito e incongruente que d a impresso que no 50 andar de um edifcio no h natureza. Uma olhadela mais cuidadosa pode nos mostrar enormes populaes e at verdadeiros ecossistemas nas tubulaes e reservatrios de gua e esgoto do prdio, nos dutos de ventilao e gabinetes de condicionadores de ar, nos colches, almofadas, tapetes e cortinas, nas mangueiras e caixas do sistema eltrico, no telhado, nas roupas, na geladeira e at nos foges e fornos. Ali a vida viceja com diversos reinos, famlias e espcies, fungos, insetos, bactrias, vrus, vermes, protozorios, rpteis, aves e muito mais. Na verdade nem precisa do prdio, no prprio corpo do primata humano h uma enorme flora e uma gigantesca fauna. Mesmo que homem e natureza fossem coisas diferentes, ele jamais estaria fora ou longe dela. Essa diviso imaginria do mundo tambm traz a iluso ou o falso conceito de que na natureza tudo natural, enquanto as criaes do primata humano so sintticas ou artificiais. Sintetizar significa compor algo a partir de outras substncias atravs de um processo. Ora, nesse sentido tenho que lembrar ao leitor que sem sntese no h vida, todas as espcies, incluindo os vegetais, sem exceo sintetizam diversas substncias o tempo todo, desde clorofila a hormnios,

desde venenos a cidos, desde calmantes a anestsicos, desde lubrificantes a explosivos, desde tintas a vernizes, e o fazem a bilhes de anos, o primata humano, mesmo com todo seu esforo, o que menos sintetiza coisas no mundo, seja agora ou de maneira cumulativa. A questo outra, que algumas coisas (apenas algumas, no todas) que o primata humano sintetiza, especialmente pela escala industrial, causam impactos ambientais negativos. Outro termo mal colocado o artificial. Muito antes de existirem os homens na terra , diversas espcies j utilizavam artifcios, inclusive ferramentas. A viso mais realista no parece ser separar entre homem e natureza ou entre natural e sinttico, talvez a melhor abordagem seja no utilizar apelidos e analisar individualmente e de maneira cuidadosa cada coisa, cada substncia, cada processo, e ter em mente que no um ativism o pela natureza e sim pelo mundo, pelo planeta como um todo. Outro termo que freqentemente me incomoda o verde, ele induz a um a nfase em plantas, pior ainda: em algumas partes de algumas plantas, como se elas pudessem sobreviver sem as demais espcies, alm disso, a realidade mostra o planeta visto na cor azul e no verde, alm de ser o planeta gua e no terra ou pedra, e com milhes de cores. Provavelmente o uso indiscriminado do termo verde, veio da falsa ecologia de algumas dcadas atrs, quando as pessoas pensavam que bastava plantar rvores para salvar o mundo. Hoje, sabe-se que plantar uma rvore de qualquer maneira pode causar uma catstrofe local ou regional, atravs do fenmeno da invaso biolgica. Por exemplo, diversas prefeituras verdes no Brasil, que se diziam ambientalmente responsveis plantaram Casuarina equisetifolia, ficou muito bonitinho, mas ela matou toda a vegetao nativa no entorno, especialmente em orlas martimas, o trabalho para mitigar e recuperar o estrago est sendo hercleo. Preocupo-me com as palavras porque elas so os tijolos do pensamento, e o pensamento norteia nossas aes. Palavras mal colocadas podem levar a atos perigosos. Uma parte enorme dos problemas que tenho visto tem origem em meras palavras que do sustentao aos conceitos e s ideologias. Proponho que no falemos mais de natureza e sim de mundo, de meio ambiente, de vida, e de muitas cores alm do verde. Ento comecemos a propor o conhecimento do mundo. No prximo tpico. 2.4.2 O mundo real Desta vez, vou dar as informaes antes, e meus comentrios depois. Ol amigo, seja bem vindo ao planeta que tem 71% de gua em forma lquida em sua superfcie, mas se chama terra, porque o primata humano adora colocar apelidos mal colocados nas coisas. Alis, o primata humano se acha tanto, que por muito tempo acreditou e teve certeza absoluta de que esse planetinha era o centro do universo, era chato e que estando imvel, tudo mais girava ao redor dele. Nesse se achismo, claro, estava

includa a idia de que o planeta era especial apenas porque o primata humano morava nele. Quem discordou dessa teoria foi queimado vivo ou condenado recluso perptua. Com quase 4 bilhes e meio de anos de idade o planetinha apenas um entre outros oito que orbitam ao redor de uma estrelinha brilhante, que o primata humano apelidou de sol, sendo um milho e trezentas mil vezes menor que essa estrelinha. O sol, por sua vez, uma estrelinha minscula entre outros duzentos bilhes de estrelas gigantescas que formam uma nuvenzinha que o primata humano apelidou de via lctea. A via lctea uma galaxiazinha entre aproximadamente duzentos bilhes de outras. Essas galxias todas formam apenas um dos universos possveis. Ainda assim, h quem continue pensando que o primata humano muito importante de alguma maneira, ou que alguma fora csmica ou deuses e deusas criaram isso tudo apenas em funo do planetinha e para os primatas humanos existirem ali. Essas pessoas acreditam tambm, por extenso que, logo, deve haver certa estabilidade, harmonia, justia, equilbrio no universo e no tal planetinha, o mundo. Ao fazer isso acabam ignorando o mundo real, ou pelo menos as evidncias, os fatos incontestveis, em prol dessa viso romntica. Entre os fatos e evidncias ignorados, pode-se listar pelo menos quatro: O planeta ser engolido pelo sol daqui 4,5 bilhes de anos quando ele virar uma gigante vermelha, evaporando toda gua e acabando com a vida; Se o planeta no for engolido, sobreviver apenas mais um bilho de anos at o sol virar uma an branca, se apagando; O planeta pode ser atingido a qualquer momento por um corpo celeste de tamanho suficiente para acabar com a vida, como j aconteceu com diversos outros planetas; Catstrofes naturais sempre ocorreram, e tiraram muitas vidas de diversas espcies, extinguindo algumas.

O mundo real em que vive o primata humano demonstra por si mesmo que est longe de ser a natureza que alguns romantizam e consideram como sagrada. Diversas espcies alm do homem, para citar poucos exemplos: Usam ferramentas (Tursiops aduncus; Amphioctopus marginatus; Butorides striatus, Corvus cornix e quase todos os primatas) Fazem artes plsticas (Elephas SP), Pescam com isca (Butorides striatus e Corvus cornix), Usam linguagem complexa (Cynopithecus Nger entre outros), Emitem 18% dos gases do efeito estufa (Familia Bovidae em geral) Usam venenos, toxinas paralisantes e desrruptoras celulares (Famlias Ophidia e Arachnidia em geral, alm de outras) Criam gado, escravizam e fazem agricultura (alguns membros das famlias Vespoidea e Formidae),

Usam de falsidade, engodos e golpes e se camuflam (Alguns membros da ordem Hymenoptera entre outros) Usam armas (garras, ferres, presas, esporas, espinhos, chifres, etc.), Fazem armadilhas (membros da ordem Aranae entre outras), Comem carne (Diversos em todos reinos e filos), Estupram (Se estupro significa sexo sem consentimento e/ou sob coao e violncia), Caam por prazer, sem consumir a presa (Alguns primatas e felinos), Ficam bbados (Elefantes e macacos que comem frutas em decomposio que gera lcool no estmago), Matam filhotes (Panthera leo entre outros) Fazem represas (Castos fiber) Fazem exploses qumicas de perxido de hidrognio com hidroquinona (Brachynus crepitans).

Diversas espcies utilizam mtodos extremamente brutais, dolorosos e com grande prolongamento da dor. Algumas injetam substncias paralisantes no sistema nervoso da presa, de modo que ela no consegue se mover, apesar de estar perfeitamente consciente e sentindo tudo, ento, dependendo da espcie, pode implantar ovos ou larvas para que cresam comendo a vtima ao poucos, ao longo de vrios dias. Certos encontros de presas e predadores resultam na amputao gradual de alguns membros. Veja alguns vdeos do youtube (cenas fortes). Se voc j sabe do que estou falando, pule essa parte. Vespa controlando quimicamente barata para sua larva com-la viva http://www.youtube.com/watch?v=DHAqNXhgmiU&feature=related Hienas comendo presa viva http://www.youtube.com/watch?v=4Bwf006294A&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=t83jYC3ewUc&feature=related Planta comendo joaninha http://www.youtube.com/watch?v=9sggQQuBU40&feature=related Lacraia comendo um rato http://www.youtube.com/watch?v=HZIKRHTzD3g&feature=related Vaca comendo pinto http://www.youtube.com/watch?v=AMMlkip4qis Pelicano comendo pomba http://www.youtube.com/watch?v=DdicBFcvEzY

Pra falar a verdade, os mtodos mais rpidos e com menor sofrimento para o abate de presas so utilizados justamente por algumas indstrias tcnicas do primata humano (no todas) que j tiram completamente em uma frao de segundo os sentidos do animal com uma pistola pneumtica que perfura o crebro, e os piores,

por indstrias comprometidas com algumas religies/espiritualismos, como os alimentos Kosher, para o judasmo ou o abate Halal dos muulmanos. (vdeos no Youtube sobre isso. Abates tcnicos

http://www.youtube.com/watch?v=JszcqP7tDmo

http://www.youtube.com/watch?v=OXKG50H9ntk

ATENO: cenas muito fortes com sofrimento prolongado dos animais) Abates Kosher http://www.youtube.com/watch?v=4HZnQmc3U9I http://www.youtube.com/watch?v=2smFj6iJt54 http://www.youtube.com/watch?v=OdJwdJ_SR6g&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=ECJwRKngYBs&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=Bhs9dH8i2Po Abate Halal http://www.youtube.com/watch?v=_Hhyfr1rOq8 http://www.youtube.com/watch?v=W2wppTS5Yz4 http://www.youtube.com/watch?v=quhVxLUwiBw&playnext=1&list=PL08F52B7AF62 8B972 Certamente o planeta no um sistema de paz e amor, e sim um sistema complexo de elementos interdependentes. No temos que julg-lo como bom ou ruim, mas apenas como complexo. A maneira de tentar preservar esse mundo, esse sistema, implica antes de tudo em conhec-lo muito bem, pois como j dissemos muitas vezes, o querer e o saber so coisas distintas. Por favor, no confunda meu discurso com permisso para destruir ou no cuidar, pelo contrrio, meu maior desejo e sonho o de que sejamos competentes e eficazes para cuidar.

3 FILOSOFIA E TICA 3.1 Afinal o que filosofia? Como vimos no item 2.2 existem 4 formas utilizadas pelo homem para buscar conhecer a realidade: a cincia, a filosofia, a arte e a religio/espiritualidade. Naquele item expusemos de maneira simples e clara o que a cincia, como um conjunto de mtodos diferentes com algumas coisas em comum, e que podem ser utilizados para conhecer a realidade. A filosofia no muito diferente disso, talvez a grande diferena sejam as fontes que utiliza e a maior liberdade para usar o raciocnio correto, silogismo e abstrao, ao invs de se ater apenas a anlise de dados observados. Grande parte dos autores, prefere usar o termo filosofia apenas para o mtodo desenvolvido na Grcia antiga, e discorda do uso indiscriminado da palavra filosofia para referir ao conjunto de saberes de diferentes civilizaes ou pessoas, falando em filosofia oriental , filosofia rabe, minha filosofia, filosofia crist, etc. O que ocorre que essas coisas ficam melhor definidas se chamadas de sabedoria, por exemplo a sabedoria rabe, a sabedoria oriental ou de ideologia, opinio, postura, atitude, etc. a minha ideologia, a minha postura, e assim por diante. H quem aponte at exemplos de filosofias diferente das grega como o Yoga, sendo que na verdade o Yoga no filosofia, um sistema soteriolgico. Neste texto, adotaremos justamente esta postura, que o conjunto de mtodos conhecido como filosofia, aquele originalmente desenvolvido na Grcia antiga. Fica portanto, declarado por extenso, que filosofia, tambm no um sistema soteriolgico, no religio e nem um conjunto de fundamentos para a conduta humana, como taosmo, budismo, islamismo, Perfect Liberty, cultura racional, Nova Era, hindusmos, logosofia, vodu, meditao, Rastafari, ou qualquer coisa semelhante. Talvez a melhor forma de entender seja revisarmos como nasceu a filosofia, assim ser fcil perceber que ela vai praticamente na contramo desses outros fenmenos que s vezes chamamos erroneamente de filosofia, e que ela tem fundamentos exclusivos na razo e no na espiritualidade. Nossa histria vai comear por volta do sculo VII A.C. nas colnias gregas da sia Menor, especialmente na Jnia. Naquela poca e lugar, as explicaes para tudo, desde o universo at os menores atos da vida individual de cada homem, vinham de duas fontes: de mitos ou da revelao divina de orculos, deuses e deusas atravs de sacerdotes, como seus representantes na terra. Assim, se algum quisesse saber se era amado, ou se deveria se casar, ou comprara ou vender algo, perguntava a essas fontes, e se quisesse explicaes sobre o mundo e sobre como as coisas so ou funcionam, bastava se referir mitologia, que explicava como tudo foi criado, quem eram os deuses, os semideuses e suas histrias. De maneira lenta e gradual, alguns homens, no necessariamente contemporneos, foram ficando insatisfeitos com essas explicaes e com essas fontes. Partiram da premissa que sendo igualmente homens assim como os sacerdotes, e sendo dotados de pensamentos, seriam capazes de raciocinar p si prprios e tomar suas decises, ao invs de confiar cegamente nas revelaes sacerdotais. Na medida em que iam aumentado o nvel de complexidade das coisas para as quais decidiam

racionalmente, as notcias iam causando impacto em outros homens, que tambm passavam a adotar essa atitude. Com o passar do tempo as revelaes sacerdotais foram ficando apenas para as coisas que a razo no era capaz (ainda) de saber, como por exemplo: quando vai chover?, quando meu pai morrer?, serei feliz nesta cidade?, etc. Um dos motivos que criou as condies ideais para o nascimento desse movimento foi o fato de que na Grcia antiga a escravido era institucional, assim, alguns homens, tinham praticamente o dia e as noites inteiramente livres de obrigaes, j que estas eram feitas por escravos, e podiam ento se dedicar integralmente arte de pensar. Alguns chegaram a viver uma vida de mais de 70 anos apenas pensando, ora, isso muita contribuio para a filosofia. No exagero dizer que a filosofia nasceu dos mitos, das religies e espiritualidades, mas no como filha e sim como reao, como alternativa,e ao contrrio do que muitos pensam, a filosofia no algo essencialmente terico mas sim que envolve prtica e tem resultados prticos. Provavelmente o que fez a filosofia sobreviver at hoje como um dos quatro mtodos de se buscar a realidade foram algumas caractersticas que a diferenciavam da religio/espiritualidade: Os filsofos no tm fiis, mas apenas aprendizes, alunos e companheiros, e a relao no envolve nenhum tipo de pagamento, contribuio, servio ou voluntariado; El apode ser praticada por qualquer um que queira, desde crianas a idosos, no h escolhidos, no h dons, no h nenhum impedimento, exceto doenas mentais severas e incapacidades. A filosofia no tem nenhum dogma ou coisa sagrada, ao contrrio, seu contedo extremamente provisrio e deve ser constantemente revisado (como o ), no se deve aceitar e perpetuar as coisas prontas ou como so; At o banal, comum e corriqueiro (que todo mundo sabe) deve ser repensado e revisitado. Se pedssemos a um filsofo o melhor conselho que pudesse nos dar para trilharmos a filosofia e conhecermos a realidade ele diria algo como Pensa por ti mesmo, tu dotado de razo como eu; A filosofia trabalha mais atravs de perguntas, sendo que muitas vezes no tem respostas, mas as perguntas certas costumam ser suficientes para o sujeito ver por si mesmo a realidade que no viu durante muito tempo antes dessa perguntas.

Outra forma de explicar o que a filosofia, seria dizer que enquanto os gladiadores faziam exerccios regulares com o corpo para melhorar sua fora, velocidade e resistncia, os filsofos faziam a mesma coisa com suas mentes, para melhorar seu pensamento, sua razo, seu raciocnio. Enquanto os gladiadores inventavam novas ferramentas como armas e defesas, os filsofos inventavam ferramentas mentais ou virtuais. A filosofia no se preocupa com o contedo do pensamento do sujeito, por exemplo, se ele pensa que a terra achatada ou redonda. O objetivo dela o como ele

chegou a essa concluso, verificar se utilizou os melhores processos mentais, se esse processo esta livre de erros, enganos e iluses. Para mais uma abordagem sobre o que seja a filosofia, vamos recorrer a trechos de um pequeno texto da filsofa Marilena Cahu: Quando pergunto "que horas so?" ou "que dia hoje?", minha expectativa a de que algum, tendo um relgio ou um calendrio, me d a resposta exata. Em que acredito quando fao a pergunta e aceito a resposta? Acredito que o tempo existe, que ele passa, pode ser medido em horas e dias, que o que j passou diferente de agora e o que vir tambm h de ser diferente deste momento, que o passado pode ser lembrado ou esquecido, e o futuro, desejado ou temido. Assim, uma simples pergunta contm, silenciosamente, vrias crenas no questionadas por ns. Quando digo "ele est sonhando", referindo-me a algum que diz ou pensa alguma coisa que julgo impossvel ou improvvel, tenho igualmente muitas crenas silenciosas: acredito que sonhar diferente de estar acordado, que, no sonho, o impossvel e o improvvel se apresentam como possvel e provvel, e tambm que o sonho se relaciona com o irreal, enquanto a viglia se relaciona com o que existe realmente. Acredito, portanto, que a realidade existe fora de mim, posso perceb-la e conhec-la tal como , sei diferenciar realidade de iluso. Como se pode notar, nossa vida cotidiana toda feita de crenas silenciosas, da aceitao tcita de evidncias que nunca questionamos porque nos parecem naturais, bvias. Cremos no espao, no tempo, na realidade, na qualidade, na quantidade, na verdade, na diferena entre realidade e sonho ou loucura, entre verdade e mentira; cremos tambm na objetividade e na diferena entre ela e a subjetividade, na existncia da vontade, da liberdade, do bem e do mal, da moral, da sociedade. Imaginemos, agora, algum que tomasse uma deciso muito estranha e comeasse a fazer perguntas inesperadas. Em vez de "que horas so?" ou "que dia hoje?", perguntasse: O que o tempo? Em vez de dizer "est sonhando" ou "ficou maluca", quisesse saber: O que o sonho? A loucura? A razo?

Se essa pessoa fosse substituindo sucessivamente suas perguntas, suas afirmaes por outras: "Onde h fumaa, h fogo", ou "no saia na chuva para no ficar resfriado", por: O que causa? O que efeito?; "seja objetivo", ou "eles so muito subjetivos", por: O que a objetividade? O que a subjetividade?; "Esta casa mais bonita do que a outra", por: O que "mais"? O que "menos"? O que o belo?

Em vez de gritar "mentiroso!", questionasse: O que a verdade? O que o falso? O que o erro? O que a mentira? Quando existe verdade e por qu? Quando existe iluso e por qu?

Se, em vez de falar na subjetividade dos namorados, inquirisse: O que o amor? O que o desejo? O que so os sentimentos?

Se, em lugar de discorrer tranqilamente sobre "maior" e "menor" ou "claro" e "escuro", resolvesse investigar: O que a quantidade? O que a qualidade?

E se, em vez de afirmar que gosta de algum porque possui as mesmas idias, os mesmos gostos, as mesmas preferncias e os mesmos valores, preferisse analisar: O que um valor? O que um valor moral? O que um valor artstico? O que a moral? O que a vontade? O que a liberdade?

Algum que tomasse essa deciso, estaria tomando distncia da vida cotidiana e de si mesmo, teria passado a indagar o que so as crenas e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, nossa existncia. Ao tomar essa distncia, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que so nossas crenas e nossos sentimentos. Esse algum estaria comeando a adotar o que chamamos de atitude filosfica. Assim, uma primeira resposta pergunta "O que Filosofia?" poderia ser: A deciso de no aceitar como bvias e evidentes as coisas, as idias, os fatos, as situaes, os valores, os comportamentos de nossa existncia cotidiana; jamais aceita-los sem antes hav-los investigado e compreendido. A primeira caracterstica da atitude filosfica negativa, isto , um dizer no ao senso comum, aos pr-conceitos, aos pr-juzos, aos fatos e s idias da experincia cotidiana, ao que "todo mundo diz e pensa", ao estabelecido.

A segunda caracterstica da atitude filosfica positiva, isto , uma interrogao sobre o que so as coisas, as idias, os fatos, as situaes, os comportamentos, os valores, ns mesmos. tambm uma interrogao sobre o porqu disso tudo e de ns, e uma

interrogao sobre como tudo isso assim e no de outra maneira. O que ? Por que ? Como ? Essas so as indagaes fundamentais da atitude filosfica.

A face negativa e a face positiva da atitude filosfica constituem o que chamamos de atitude crtica e pensamento crtico.

A Filosofia comea dizendo no s crenas e aos preconceitos do senso comum e, portanto, comea dizendo que no sabemos o que imaginvamos saber; por isso, o patrono da Filosofia, o grego Scrates, afirmava que a primeira e fundamental verdade filosfica dizer: "Sei que nada sei". Para o discpulo de Scrates, o filsofo grego Plato, a Filosofia comea com a admirao; j o discpulo de Plato, o filsofo Aristteles, acreditava que a Filosofia comea com o espanto.

Admirao e espanto significam: tomamos distncia do nosso mundo costumeiro, atravs de nosso pensamento, olhando-o como se nunca o tivssemos visto antes, como se no tivssemos tido famlia, amigos, professores, livros e outros meios de comunicao que nos tivessem dito o que o mundo ; como se estivssemos acabando de nascer para o mundo e para ns mesmos e precisssemos perguntar o que , por que e como o mundo, e precisssemos perguntar tambm o que somos, por que somos e como somos. Essas indagaes fundamentais no se realizam ao acaso, segundo preferncias e opinies de cada um de ns. A Filosofia no um "eu acho que" ou um "eu gosto de". No pesquisa de opinio maneira dos meios de comunicao de massa. No pesquisa de mercado para conhecer preferncias dos consumidores e montar uma propaganda.

As indagaes filosficas se realizam de modo sistemtico. Que significa isso?

Significa que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lgicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idias obtidos por procedimentos de demonstrao e prova, exige a fundamentao racional do que enunciado e pensado. Somente assim a reflexo filosfica pode fazer com que nossa experincia cotidiana, nossas crenas e opinies alcancem uma viso crtica de si mesmas. No se trata de dizer "eu acho que", mas de poder afirmar "eu penso que".

Filosofia fundamentao terica e crtica dos conhecimentos e das prticas. A Filosofia, cada vez mais, ocupa-se com as condies e os princpios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e o contedo dos valores ticos, polticos, artsticos e culturais; com a compreenso das causas e das formas da iluso e do preconceito no plano individual e coletivo; com as transformaes histricas dos conceitos, das idias e dos valores. A Filosofia volta-se, tambm, para o estudo da conscincia em suas vrias modalidades: percepo, imaginao, memria, linguagem, inteligncia, experincia, reflexo, comportamento, vontade, desejo e paixes, procurando descrever as formas e os contedos dessas modalidades de relao entre o ser humano e o mundo, do ser humano consigo mesmo e com os outros. Finalmente, a Filosofia visa ao estudo e interpretao de idias ou significaes gerais como: realidade, mundo, natureza, cultura, histria, subjetividade, objetividade, diferena, repetio, semelhana, conflito, contradio, mudana, etc.

Sem abandonar as questes sobre a essncia da realidade, a Filosofia procura diferenciar-se das cincias e das artes, dirigindo a investigao sobre o mundo natural e o mundo histrico (ou humano) num momento muito preciso: quando perdemos nossas certezas cotidianas e quando as cincias e as artes ainda no ofereceram outras certezas para substituir as que perdemos.

Em outras palavras, a Filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a histrica (o mundo dos homens) tornam-se estranhas, espantosas, incompreensveis e enigmticas, quando o senso comum j no sabe o que pensar e dizer e as cincias e as artes ainda no sabem o que pensar e dizer.

3.2 tica para ecovileiros: a eudaimonia Mrio Srgio Cortella, um dos maiores filsofos brasileiro das atualidade, educador da USP, diz que o mundo no est passando por uma crise econmica, energtica ou de outra espcie, e sim um crise tica. Mas o que exatamente tica? A filosofia e seus mtodos acabaram dando origem ou pelo menos reforando e impulsionando a diversas outras coisas, entre elas a cincia (a metodologia cientfica), a lgica formal e a tica. Scrates considerado um divisor de guas na histria da filosofia. Isso se deve a diversos motivos, desde a questo historiogrfica - a partir de Scrates e de Plato

que se conta com registros mais completos - at o emergir de um novo paradigma na filosofia. Antes desse marco, os filsofos que viveram na Grcia antiga e suas colnias so conhecidos como pr-socrticos, vivendo entre VII e V a.C. Pelo menos doze se tornaram populares ou conhecidos o suficiente, e/ou tiveram seu pensamento preservado atravs de fragmentos ou reproduo de outros pensadores para que seus nomes chegassem at a atualidade. Em ordem alfabtica eles so:

Anaxgoras (Entre 499 a 428 a. C, discpulo de Anaxmenes) Anaximandro (Entre 610 a 547 a. C, discpulo de Tales de Mileto) Anaxmenes (Entre 588 a 524 a. C, discpulo de Anaximandro) Demcrito (Entre 460 a 370 a.C, discpulo de Leucipo) Empdocles (Entre 490 a 435 a. C) Herclito (Entre 540 a 470 a. C, considerado o mais importante pr-socrtico) Leucipo de Mileto (Sc. V a.C.) Parmnides (Entre 544 a 450 a. C, discpulo de Xenfanes) Pitgoras (Sc. VI a.C. Criador da palavra Filosofia) Tales de Mileto (Entre 640 a 548 a. C) Xenfanes (Sc. VI a. C) Zeno de Elia. (Sc. V a.C, discpulo de Parmnides) A maioria das idias pr-socrticas conhecidas se encontram na doxografia de Aristteles, Plato, Simplcio e na obra de Digenes Larcio (sculo III d. C), Vida e obra dos filsofos ilustres. Inspiraram ao pensamento de muitos filsofos. As primeiras referncias filosficas ocidentais sobre tica, ainda que no formal e no sistemtica comearam ainda com os filsofos pr-socrticos, em meados do sculo V ou VI a.C. e consistiam mais em indagaes sobre como o ser humano poderia ter condutas mais condizentes com o logos, ou seja, com a razo. Os pr-socrticos no foram to profcuos em tica quanto seus sucessores - como Scrates que deu o contorno e os limites da tica como o estudo que trata das aes humanas - mas j davam sinais claros de observaes e especulaes de costumes de seu tempo, suas cidades, incluindo crenas religiosas. Esses sinais podem ser considerados mais como preceitos de moralidade do que essncia da filosofia tica sobre a conduta humana, esta, viria mesmo a partir de Scrates. sobre a tica que vamos falar agora, e o primeiro passo verificar como essa palavra tem sido utilizada atualmente. Se gente buscar em dicionrios, livros e artigos possvel encontrar trs grandes definies ou significados principais para a palavra tica. A primeira uma cincia, assim como existe a fsica, qumica, sociologia, antropologia e outras, e cada uma estuda certos objetos e fenmenos especficos, a tica seria a cincia que estuda as atitudes humanas, a moral, os costumes. O segundo significado, que o mais conhecido e utilizado atualmente, o de um conjunto de normas e regras de procedimento, geralmente para classes ou grupos especficos de profissionais, de pessoas de uma mesma funo.

O terceiro, mais antigo, foi desenvolvido a mais de 2.500 anos na Grcia, significa um jeito, uma maneira de viver.

No sentido de ser uma cincia, tica significa o estudo filosfico das leis morais que regem as aes humanas, o estudo de como as pessoas consideram e julgam o certo e o errado, direitos e deveres, bom e mau. Esta definio de tica, de que ela apenas um estudo, no serve para ser ensinada como uma disciplina que molde as pessoas ou que mude diretamente seu comportamento. A tica cincia funciona atravs de observao e discusso. No segundo sentido, podemos observar que atualmente falamos muito de tica mdica, tica do advogado, do clero e de outras pessoas que pertencem a um mesmo grupo ou categoria de atividades. Quando falamos que uma dessas pessoas agiu de acordo ou desacordo com a tica de sua profisso ou atividade, estamos, mesmo sem querer, fazendo referncia um cdigo, quer dizer, um conjunto de normas e regras que existe materialmente, sistematizado e escrito em forma de regras e normas. Essas regras e normas dizem exatamente o que a pessoa deve fazer diante de certas situaes e condies, elas prescrevem o comportamento, a deciso ou a ao a ser tomada, por isso, dizemos que uma tica prescritiva Por exemplo: se seu cliente lhe confiar segredos, voc deve guard-los, sem divulgar a ningum. Essa uma norma comum para mdicos, advogados e padres. As normas e regras tambm podem ter excees, por exemplo: o segredo deve ser quebrado se seu contedo colocar a vida de algum em risco ou se um juiz mandar judicialmente. O fato de existir um cdigo de tica de uma classe, no significa necessariamente que tudo que est escrito nele, v resultar sempre no melhor para todos. Por exemplo, segundo o cdigo de tica mdica, um mdico no pode criticar ou falar mal de um colega. Apesar de isso parecer muito bonito e correto, um mdico pode perceber que o paciente est recebendo um tratamento inadequado ou que no o mais eficiente por parte de outro mdico e no poder falar isso para o paciente. s vezes, a escolha entre um tratamento e outro pode ser a diferena entre morrer ou sobreviver. Outro problema dos conjuntos de normas, regras e leis, que eles no garantem que as pessoas vo realmente cumprir as suas regras e normas em tudo durante o tempo todo. Por exemplo, comum as pessoas furarem o sinal vermelho, porque no tem nenhum policial ou cmera vigiando. Assim elas esto livres da punio, da multa, que seria, no caso, o nico motivo para pararem no sinal. O que acontece nesses casos, que o princpio tico no foi internalizado, o sujeito realmente no acredita que melhor parar no sinal vermelho, mesmo que esteja com pressa, que seja tarde da noite e que ningum esteja olhando. Em alguns casos ele pode at ter motivos ou desculpas para no parar como medo de ser assaltado, assim ele transfere o risco para terceiros, em lugar de poder ser assaltado, causa uma situao em que muitos podem se ferir. O que ele no percebe, que se todos fizerem o mesmo, no final ele ter sempre de viver com o risco de ser assaltado e mais o risco de ser abalrroado por outros carros, sempre que passar por um sinal.

Falemos agora do terceiro sentido, o que adotaremos nesse texto. Esse o sentido mais antigo, ou filosfico da palavra tica. No uma cincia e nem um conjunto de normas, algo internalizado e no prescritivo, um jeito de ser, uma maneira de viver. O sujeito pode escolher viver eticamente ou sem tica. Para entender melhor esse significado, precisamos voltar 2.500 anos no tempo, para a Grcia antiga, e encontraremos 5 palavras importantes: Plis, Ethos, Teleologia, Eudaimonia e Virtude. PLIS = CIDADE-ESTADO (2.500 anos atrs) Os gregos na antiguidade viviam sob um sistema poltico diferente do nosso que feito de uma unio/federao composta por estados feitos de municpios. Eles adotavam o sistema de cidade-estado, que dizer, cada cidade tinha suas prprias leis, autoridades, calendrio, moeda, e controlava uma pequena regio geogrfica de 2 a 8 mil K2. Com 40 a 200 mil habitantes. claro que todas se uniam em virtude da lngua, da religio e de algumas tradies gregas, mas faziam exportao e importao entre elas, e tinham exrcitos independentes. Algumas so muito famosas, como Tria, Atenas e Esparta. Os gregos acreditavam que o homem um animal social e gregrio, e que aquele que quer viver isolado de todos uma bestialidade ou um deus, no pode ser um homem normal. Ento se viver em grupo da natureza humana, deviam existir as formas naturais de agrupamento, como a famlia, o menor agrupamento, e os conjuntos de famlias que formam agrupamentos maiores do tipo grupos de trabalho, de estudo, religies, bairros, vilas, etc. A cidade-estado, que eles chamavam de Plis, era considerada como o agrupamento natural mais perfeito, porque era pequeno o suficiente para que todos ou grande maioria se conhecessem e vivessem como irmos, e grande o suficiente para produzir tudo que necessrio e se defender1. (Olho nesse conceito hein?) ETHOS = LUGAR E JEITO DE SE VIVER Nos tempos atuais, temos uma diferena entre casa e lar. Casa uma construo fsica, organizada e estruturada em diferentes cmodos, sistema hidrulico, eltrico, telhado, piso, etc. Lar o lugar onde vivemos, onde nos sentimos em casa, onde temos laos, onde dependemos e temos dependentes, e assim por diante. Bom, se a Plis, era a cidade e a sua estrutura assim como uma casa, o Ethos era o lar. Mas palavra Ethos tambm significava a maneira de viver na polis, as prticas e os jeitos de se relacionar com os outros. Se a formao de uma plis era um fenmeno natural do gnero humano, havia outra coisa nessa natureza humana: um fim ltimo, um objetivo maior da prpria
1

No devemos encarar o tamanho de uma cidade-estado grega como ideal para ecovilas. Mais recentemente a cincia tem indicado que agrupamentos de algumas dezenas de famlias podem ter melhor resultado. Esse um bom tema para voc se iniciar em pesquisa com metodologia cientfica. Mo obra!

vida. A polis e o ethos eram na verdade apenas meios para se obter esse fim, uma parte da filosofia que se chama teleologia, estudava os meios e fins das coisas, e definiu que o fim ltimo ou o objetivo da vida humana era a eudaimonia, que podemos traduzir mais ou menos como felicidade, mas no sentido geral, de todos, e no a felicidade egosta que conhecemos bem no mundo capitalista/consumista. A eudaimonia era um estado que s se podia obter atravs do melhor ethos Jeito de se viver em um lugar), dentro de uma polis, e obt-la no significava que seria eterna, ela era como conseguir boiar na gua, requeria esforos dirios para ser mantida. (Se voc parar de nadar afunda). VIRTUDES A nica maneira de se obter e se manter o estado de eudaimonia em uma plis desenvolver as virtudes em todos. Temos a uma pequena lista de algumas das muitas virtudes possveis de se desenvolver nas pessoas. Altrusmo Autoconfiana Benevolncia Bondade Contentamento Coragem Desapego Determinao Disciplina. Empatia Entusiasmo Estabilidade Flexibilidade Franqueza Generosidade Honestidade Humildade Introspeco Jovialidade Liberalidade Mansido Misericrdia Pacincia Perseverana Persistncia Prudncia Pureza Sapincia Temperana Tolerncia Pensemos o seguinte:

Sem essas virtudes adianta uma lei que proba colocar gua no leite? Adianta um fiscal 24horas em cada fbrica de leite? Adianta um laboratrio analisando amostra de leite continuamente? Adianta uma pena de 20 anos de cadeia ou multa de R$ 50.000,00 para cada amostra de leite com gua?

Sabemos que no. A lei pode ser ignorada, burlada, o fiscal pode ser comprado, o laboratrio corrompido, e no final, os homens da plis no vo ter a eudaimonia, porque vo tomar leite com gua, ou com coisa pior como temos tomado aqui no Brasil contemporneo. Mas agora imagine que os fabricantes, os fiscais, os profissionais do laboratrio, enfim, todos, tenham essas virtudes... no teramos leite com gua. Nem carros que explodem, nem brinquedos que intoxicam, nem medicamentos falsos, e etc. Tambm necessrio observar que uma virtude s virtude se for usada no momento e na situao adequada. Por exemplo, usar autoconfiana em uma situao que requer a humildade pssima idia. Sendo assim, existe uma virtude que a mais importante de todas, os gregos a batizaram de pronesis, que uma espcie de sabedoria ou prudncia especial sobre como e quando utilizar as virtudes. A pronesis uma virtude essencialmente prtica, que no pode ser desenvolvida teoricamente.

POR QUE VIRTUDES? Pois , 2.500 anos muito tempo. Porque ser que os gregos preferiam as virtudes e no confiavam apenas em leis, religies, espiritualidades, regras, normas, represso, recompensa e outros mtodos? Bom, a gente pode perguntar a qualquer advogado, e ele dir que mesmo que houvesse policiais e um sistema judicirio 100% perfeitos, e leis sendo criadas e aperfeioadas a milhares de anos, at agora, e provavelmente nunca, ser possvel desenvolver um cdigo de leis, normas e regras que preveja todas as situaes possveis de acontecer. Isso significa que em algum momento da sua vida, voc vai se deparar com algo novo, uma situao que exige sua deciso ou sua ao e que no h nenhuma regra, lei, regulamento ou norma que diga exatamente o que voc deve fazer. H um tempo estive em um restaurante que servia fgado com jil, e tambm tinha fil de peixe com arroz, eu queria comer fgado com arroz, e perguntei para a garonete se era possvel. Ela foi l dentro, demorou um pouco e depois voltou dizendo que o prato seria servido. Depois descobri que ela teve que usar suas virtudes para atender o meu pedido e assim resolver o problema. A casa nunca havia servido isso, o dono no estava presente, e era difcil at para ela fazer a comanda para a cozinha. Ela fez a comanda de uma poro de fgado com jil, sem o jil, e anotou o arroz no lugar do jantar dela. Naquela noite, a moa jantou sem arroz. Suas virtudes apontaram um caminho na ausncia de regras.

E voc? j viveu uma situao em que no havia normas, leis ou regulamentos especficos para o caso? Outro motivo para os gregos preferirem as virtudes, que muitas vezes uma coisa permitida, mas no boa, no contribui para o estado de eudaimonia. Por exemplo, posso ligar um som alto antes das 22 horas, tenho direito de fazer isso, (muita gente gosta de falar assim no ? Eu Tenho direito!). Pois, bem, mas e se o meu vizinho vier e me disser que me dele est doente? Que no consegue descansar e nem ouvir a novela por causa do meu som? Que o som est assustando seu beb? a que devem entrar as minhas virtudes selecionadas pela pronesis. Outro motivo bem comum, so as situaes em que a melhor soluo que vai realmente contribuir com a eudaimonia, alguma coisa condenada pela lei, pela moral, ou pela religio. Imagine um acontecimento muito ruim, e uma pessoa muito idosa com doena terminal e que no pode se emocionar. Pela moral, pela lei e at por algumas religies, temos a obrigao de dar a tal notcia para essa pessoa. Mas usando as virtudes, podemos concluir que a tal notcia, apesar de ser grave, nem necessria de ser dada, e assim, vamos omitir isso. Nesse caso, contar aquilo s iria trazer mais sofrimento para algum que tem poucos dias de vida. Se voc reler a introduo desse documento ver que diz o seguinte: Em termos de hierarquia de compromisso e vnculo, a tribo-famlia da ecovila deve vir sempre antes de qualquer compromisso com poltica, religio, sistema soteriolgico, espiritualidade ou ideologia; O sujeito deve sempre tomar a deciso que melhor para sua tribofamlia, mesmo que seja em detrimento de suas convices polticas, religiosas, espirituais ou ideolgicas.

O quarto motivo, que praticamente j falamos dele, no tem como fiscalizar todos, em tudo o tempo todo, sempre vamos falhar em uma das trs dimenses. Ou no vamos fiscalizar todos, ou no vamos fiscalizar tudo, ou no ser o tempo todo. Que eu saiba, s um deus pode ser onisciente. Ento aquele que estiver fora da viso do fiscal, fora da atividade fiscalizada ou fora do momento de fiscalizao, se no for virtuoso, poder atrapalhar o estado de eudaimonia. 3.1 Como o ser tico? Ento voc conhece algum que podemos dizer que tico? Eu conheo algumas pessoas assim. Por exemplo, lembram da garonete que falei? Ela foi um bom exemplo. Pode parecer difcil, utpico ou at irreal, mas perfeitamente possvel se tico, mesmo no mundo atual com todos os problemas que existem, Alis, nesse mundo que mais se torna necessrio que todos ns, e cada um de ns assumamos uma postura tica de vida. Especialmente aqueles que vo viver em uma ecovila em modo tribo/famlia. Mas como fazer isso?

O primeiro segredo que no devemos querer ser ticos s na hora que as coisas acontecem. No podemos querer ser fortes s na hora que aparece uma coisa pesada pra gente levantar, no mesmo? Temos que ir fazendo uma academia de musculao, ter dieta balanceada, etc. Ser tico do mesmo jeito, temos que investir em nossas virtudes diariamente, mesmo quando tudo est tranqilo e no h nada que exija uma deciso ou ao tica de nossa parte. O mais importante comea no exato momento que voc terminar de ler esse texto. Voc pode ficar rindo, achando que foram ditas vrias bobagens, ou ento pode levar a srio, desejar realmente um mundo melhor, ou uma ecovila melhor, e comear a pensar em como andam suas virtudes. Melhor ainda, pode passar essa idia frente, convidar mais pessoas a desenvolverem suas virtudes. Quem sabe no conseguimos um estado de eudaimonia em nossa ecovila muito antes do que pensamos? Em outro texto que produzirei em breve, estarei compilando sugestes de exerccios prticos especficos para desenvolver as virtudes. Na verdade essa j era uma preocupao de alguns sistemas soteriolgicos e religies antigas, mas poucas apresentaram exerccios prticos passo a passo. Neste texto voc vai descobrir que alguns exerccios praticos bem simples, tm efeito sobre diversas virtudes, e que algumas virtudes requerem mais de um tipo de exerccio. Perceber tambm, que para priorizar em quais virtudes deve investir primeiro, o ponto de partida so seus defeitos, assim, ser preciso tambm utilizar um pouco de filosofia, de espanto e admirao sobre si mesmo, de desbanalizar suas atitudes para encontrar escondidos l no fundo seus defeitos. S para adiantar alguns aspectos desse futuro documento, observando a mim mesmo com espanto e admirao, desbanalizando meu ser, h muitos anos atrs, um dos defeitos que percebi (e foram muitos) era uma grande vergonha de parecer anormal, estranho, esquisito. Vi nisso um defeito, porque na minha luta para parecer normal, comum, integrante do grupo social, eu acabava fazendo coisas ruins, e at mal a outras pessoas. Antes de comear qualquer exerccio de virtudes, acabei entrando em uma situao crtica que me confrontou com meu defeito de forma decisiva. Ainda adolescente, eu estava passando por uma rodovia escura de minha cidade, junto com meus supostos amigos, e vimos que havia um travesti, fazendo ponto por ali. Um dos meus amigos olhou, caminhou na direo do travesti e falou: - Vamos, vamos quebrar ele na porrada para aprender a virar homem. E todos caminharam na direo daquela pessoa. Dentro de mim, em algum lugar, latejava meu medo de no ser aceito pelo grupo, de ser visto como anormal, estranho, esquisito. Mas por outro lado, eu olhava para o travesti e no conseguia ter nenhum raiva dele, era uma pessoa que eu no conhecia, que nunca me fez nenhum mal, podia ser at uma pessoa maravilhosa.

Mesmo ciente que daquele dia em diante eu estaria excludo da nata da minha cidadezinha eu me recusei a ir. No tenho orgulho disso, pois eu apenas fui embora, e o travesti foi espancado brutalmente, teve at ossos quebrados. Hoje, como sou outra pessoa, eu teria tentado impedir, alm de chamar a polcia e ainda servir de testemunha durante o processo. Mas penso que este foi um dia decisivo na minha deciso de exercitar minhas virtudes. Para combater esse medo de ser visto como estranho, esquisito ou diferente, comecei a exercitar justamente situaes que causassem isso, por exemplo, ir a um lugar cheio de gente, subitamente bater palmas e gritar bem alto Eu desejo felicidades a todos. Depois sair dali rindo, enquanto todos faziam comentrios sobre o sujeito estranho que esteve ali, que deveria ser louco, drogado, maluco. Exercitei tambm usando roupas fora de moda e contexto, sentando por alguns segundo no meio da rua, no pedindo a beno aos mais velhos, e fui fazendo isso medianamente at o dia em que vi a fotografia de um dos sujeitos considerados mais inteligentes do mundo, o Einstein, com os cabelos emaranhados e a lngua para fora, a fiquei com a impresso que eu no estava sozinho e que este era o caminho certo para combater esse defeito que a sociedade implantou em mim. Acredito sinceramente que com esses e outros exerccios que fao at hoie, consegui chegar ao status de estar me lixando para o que outros pensam de mim. O que orienta minhas aes no mais a opinio deles, e sim o que eu acho que melhor para mim e para os outros, rumo eudaimonia. Fico triste at hoje, em constatar no dia a dia, que muitas pessoa que conheo que se dizem espiritualistas ou religiosas, ainda no conseguiram combater esse defeito, pelo contrrio, fazem dele uma constante em sua vida, e ficam extremamente preocupados com o que os colegas de religio ou doutrina pensam dele, mesmo que isso leve a ele a fazer coisas que no fundo sabe que sero ms para as outras pessoas, enquanto eu tenho conseguido vencer esse problema sem temor a nenhum deus e sem esperana em nenhuma ordem ou justia universal, apenas pelo meu compromisso com a eudaimonia, com o bem de todos. Se voc gosta de desafios, encontrar exerccios como se oferecer para ajudar um gari na limpeza da rua durante uma manh ou tarde, doar anonimamente uma soma de dinheiro para um necessitado de modo que ningum nunca saiba disso, tentar vender alguma coisa na rua aos gritos, se dedicar um dia inteiro ou mais dias a fazer algo que voc mais odeia, experimentar a fome por dois ou trs dias, a sede por um dia inteiro, o frio intenso por uma noite, pedir para um amigo (de preferncia ator) para te desacatar muito e dar uns empurres e tapas na cara em um lugar pblico (sem polcia de preferncia), visitar algumas vezes um hospital especializado em pacientes terminais, pedir esmolas, ficar um ms tentando pelo menos 5 horas por dia uma coisa que voc sabe que impossvel, dar razo a algum e se desculpar em uma ocasio que voc tem certeza que est certo, lidar com algo nojento e que te d nuseas por diversas horas e/ou vezes, escolher seu bem material que mais

gosta e simplesmente dar a algum que precise (em segredo), pedir restos de comida em um restaurante ou lanchonete, e muitos outros. O que? Voc ta pensando que sou louco ou que vo pensar que voc louco? J est desistindo desse texto? Achando que ele no srio Ento releia os pargrafos anteriores sobre meu primeiro defeito e como consegui controlar ele. Talvez voc tambm tenha esse defeito. Pretendo no novo texto, apresentar didaticamente como cada exerccio se relaciona com quais virtudes e quais os efeitos esperados. Caber a voc test-los, agentlos e mensurar os resultados. Lembre-se segundo a filosofia: Pensa por ti mesmo Confesso que no h de novo no mtodo que vou propor, a nica diferena que voc vai agir proativamente, enquanto para outras pessoas, que conseguiram vencer ou controlar seus defeitos e maximizar suas virtudes isso aconteceu reativamente, incidentalmente ao longo de anos e de diversas situaes vividas. um processo normal, comum e antigo, tudo que farei propor uma acelerao e a criao proposital das situaes que resultaro em um ambiente propcio para voc atingir sua meta. uma espcie de curso prtico intensivo, e no vou cobrar nenhum tosto ou compromisso por isso. Digamos que escrever esse texto e te dar de graa, faz parte dos meus exerccios atuais. Por falar nisso, se quiser ir praticando, leia inteiramente um texto que voc acha grande, complicado e chato. Que tal Teeteto de Plato? Abraos fraternos e at o prximo texto Benhur Smeha

Vous aimerez peut-être aussi