Vous êtes sur la page 1sur 6

Atividade fsica e doena de Parkinson

* Professor de Educao Fsica, Especialista em Atividade Motora Adaptada (FEF/UNICAMP). ** Mestranda - Atividade Fsica, Adaptao e Sade (FEF/UNICAMP). *** Mdica Fisiatra, Livre-Docente, Professora do Departamento de Estudos da Atividade Fsica Adaptada (FEF/UNICAMP). (Brasil)

Rafael de Azevedo* Aletha Caetano** Maria da Consolao Gomes Cunha Fernandes Tavares***
risrafa@yahoo.com.br

Resumo Por muito tempo a idia que os parkinsonianos tinham era de que no possuam condies de manter-se ativos. Dessa maneira muitos acabaram deixando de fazer atividades comuns da vida diria, dentre essas a prtica de atividades fsicas, levando um estilo de vida sedentrio. A orientao dos mdicos na maioria das vezes focava a fisioterapia, por consider-la mais segura e de aplicao mais controlada. Entretanto, trabalhos tm demonstrado os benefcios de uma atividade fsica bem orientada para essa populao, proporcionando melhora de aspectos fsicos, psicolgicos e sociais. Nesse estudo apresentaremos informaes sobre as caractersticas da doena, os mtodos e benefcios que a atividade fsica pode proporcionar. Palabras clave: Doena de Parkinson. Atividade fsica. Esportes. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Ao 11 - N 101 - Octubre de 2006 1/1

Introduo
A Doena de Parkinson (DP) um distrbio neurolgico progressivo causado pela degenerao de neurnios da substncia negra responsveis pela produo de dopamina, neurotransmissor relacionado principalmente com a funo de coordenao dos movimentos. (Hauser & Zesiewicz, 2001) As manifestaes clnicas da DP surgem quando pelo menos 80% das clulas da substncia negra so acometidas. As razes da perda progressiva dessas clulas ainda esto sendo pesquisadas, mas as possibilidades incluem vrus, envenenamento do meio ambiente e alteraes qumicas do crebro. As caractersticas motoras da DP relacionam-se com tremor em repouso; bradicinesia (lentido na execuo de movimentos), rigidez (hipertonia plstica, acometendo a musculatura flexora, determinando alteraes tpicas de postura) e distrbio de equilbrio (decorrente da perda de reflexos de readaptao postural). Embora haja excees, quando pelo menos dois desses quatro tipos de sinais clnicos esto presentes, grandes so as chances do paciente ser portador da DP. (Teive, 2000). Alm das manifestaes motoras, os pacientes com DP podem apresentar complicaes nomotoras, sendo essas evidentes nas fases mais avanadas da doena. Dentre as principais complicaes no-motoras Andrade et al, 1998, destaca: a hipotenso ortosttica; distrbios gastrointestinais (obstipao intestinal, disfagia, distrbios de: esvaziamento gstrico, e salivao); distrbios respiratrios; distrbios sexuais; distrbios sensitivos e dor (so predominantemente desestesicos, com parestesias, desestesias tipo "queimao", dormncia e dores profundas); distrbios do sono (presena de distrbio do sono REM, da sndrome da apneia do sono, sndrome das pernas inquietas e do aumento de despertadores noturnos).

A escala de Hoehn e Yahr, desenvolvida na dcada de 60, classifica a DP em 5 estgios conforme o nvel de gravidade. (Hauser & Zesiewicz, 2001) Estgio I: manifestaes unilaterais da DP, incluindo as principais caractersticas: tremor, rigidez e bradicinesia. Estgio II: manifestaes bilaterais acima mencionadas, possveis anormalidades da fala, postura fletida e marcha anormal. Estgio III: agravamento bilateral das manifestaes da DP, somadas aos distrbios de equilbrio. Estgio IV: agravamento dos estgios anteriores; neste estgio os pacientes so incapazes de viverem de forma independente. Estgio V: pacientes necessitam do auxlio de cadeira de rodas, ou esto confinados ao leito.

A doena de Parkinson ocorre com grande prevalncia em indivduos idosos. Em mdia estima-se de 100 a 150 casos para cada 100 mil pessoas. Inicia-se geralmente por volta dos 60 anos de idade e acometem ambos os sexos. Quando a doena se manifesta antes dos 40 anos denominada parkinsonismo precoce. Em indivduos jovens, com idade inferior a 21 anos denominada parkinsionismo juvenil. Quanto mais jovem for o paciente com os sintomas da doena, maior ser a possibilidade de haver um componente gentico envolvido. (Teive, 2000; Andrade et al, 1998). Alm dos sinais motores mais visveis 0identificados no parkinsoniano, o aspecto psicolgico destes indivduos tambm afetado. Silberman et al. (2004), descrevem que a demncia e a depresso podem agravar e trazer conseqncias negativas durante o desenvolvimento da doena. Muitos desses apresentam-se estressados e angustiados. A taxa de prevalncia de depresso entre indivduos com DP varia de 20% a 70%. Mohr et al. (1996), observaram que a ansiedade e a depresso podem exacerbar as dificuldades motoras apresentadas. Segundo Oxtoby & Williams (2000), a depresso surge anteriormente aos sintomas fsicos em decorrncia s alteraes bioqumicas ocasionadas por ela. A funo cognitiva dos indivduos com DP segundo Mder apud Teive (2000), prejudicada. A autora relata, que esses indivduos freqentemente se queixam de dificuldades para concentrar a ateno a fatos recentes. A capacidade de memorizao, tambm afetada, principalmente quando h aspectos depressivos associados. A doena de Parkinson, atualmente no possui cura, porm, ela pode e deve ser tratada de forma a combater os sintomas e tambm retardar o seu progresso. Dentre os mtodos de tratamento existentes atualmente esto: cirurgias, frmacos, fisioterapia, terapia ocupacional, estimulao cerebral profunda e fonoaudiologia. Alm disso, muitos trabalhos demonstram que a atividade fsica pode contribuir para amenizar os sintomas da DP.

Atividade fsica: benefcios e adaptaes Os benefcios da prtica de atividade fsica regular e com orientao adequada so amplamente reconhecidos e contribuem para uma melhor qualidade de vida. No paciente com Parkinson os exerccios tem importncia adicional visando no s os aspectos motores, como tambm os aspectos psicolgicos e sociais. A atividade fsica no leva ao desaparecimento da doena, porm, pode retardar sua progresso, principalmente no que diz respeito rigidez muscular e lentido dos movimentos (Hauser & Zesiewicz, 2001; Shepard, 1998; Kuroda et al., 1992). Alm disso, segundo Shankar (2002) melhora a sensao de bem-estar e o estado funcional do paciente. Estudos tm mostrado que a prtica de atividades fsicas tem proporcionado benefcios a indivduos com DP. Essa prtica segundo os autores deve ser regular uma vez que seus benefcios tendem a desaparecer aps um perodo de interrupo dessas atividades (Comella et al., 1994).

Smith (2003); Sasco et al (1992), sugerem que a atividade fsica possui um efeito neuroprotetor sobre o crebro, auxiliando na proteo de vrias doenas neurodegenerativas. Segundo seus estudos realizados com ratos, os exerccios poderiam diminuir a vulnerabilidade da dopamina agentes agressores. A plasticidade do crebro e seu poder regenerador podem ser melhorados com a atividade fsica.

Caminhada Na doena de Parkinson muito comum o doente apresentar diferentes graus de dificuldades para deambular. Mesmo nos estgios iniciais da doena alguns indivduos podem apresentar a cadncia e tamanho dos passos diminudos, mesmo quando a fora, flexibilidade, postura e equilbrio ainda estejam preservados. Segundo Piemonte (2002), isto ocorre porque os ncleos de base responsveis pela execuo de atividades automticas, como o andar, esto afetados. Sunvisson (1997), realizou um estudo com caminhadas com pessoas com DP em uma regio montanhosa da Sua. Ele verificou resultados positivos relacionados melhora na reduo do tempo na realizao da atividade e da performance motora geral. Miyai (2000), elaborou um treino de caminhada durante 4 semanas com suporte de 20% do peso corporal em 10 indivduos com doena de Parkinson. Obteve melhora nas atividades de vida diria, marcha e na performance motora, conseguindo resultados superiores daqueles obtidos apenas com o manejo da fisioterapia de forma isolada. Piemonte (2002), relata que a prtica da caminhada ter maior resultado se a mesma for realizada em um ambiente tranqilo de forma que o paciente mantenha ateno sobre os passos garantindo seu equilbrio. Para Oxtoby e Williams (2000), caminhar uma forma excelente de exerccio, assim como uma forma de manter a independncia e conservar sob controle os interesses e atividades da pessoa com DP. Observando a importncia da caminhada, elaboraram os seguintes procedimentos visando facilitar esta prtica por esta populao: 1. Pare e faa uma avaliao sobre as dificuldades ao caminhar; 2. Fique o mais ereto possvel - inclinar-se para frente torna mais provvel o desequilibro; 3. Coloque primeiro o calcanhar no cho, e depois o p; 4. Possibilite que o prprio parkinsoniano, d a si mesmo instrues faladas, tais como: "calcanhar, calcanhar" enquanto segue em frente. Esta uma dica importante, j que para muitos desses indivduos a realizao de tarefas facilitada a partir da transformao de aes em palavras. Segundo Okamoto (1990), a manuteno de deambulao segura e independente depende da postura, equilbrio e movimentos coordenados do paciente ao iniciar e parar. A Associao Americana de Doena de Parkinson (APDA), oferece algumas dicas para a realizao de uma caminhada mais segura e prazerosa para indivduos com DP. 1. Ao andar ou ficar de p, os ps devem ser mantidos separados aproximadamente 25 cm e no deve se cruzar; 2. Os ps devem elevar-se de maneira exagerada para desencorajar o arrastar de p; 3. Os dedos devem varrer o cho para se evitar tropeos; 4. A oscilao dos membros superiores deve ser exagerada; 5. O paciente deve olhar para frente e no para o cho; 6. Os passos devem tender a ser mais longos; 7. Ao se virar, o paciente deve planejar fazer um grande arco, sem cruzar os ps; 8. Quando o paciente perceber que o andar est rpido, deve-se prontamente parar em p, voltando ao ritmo inicial; 9. A marcha pode ser reassumida com passos altos e longos.

Treinamento de fora, atividades posturais e de flexibilidade A diminuio da fora muscular ocorre de forma efetiva no parkinsoniano. A fraqueza decorrente da doena leva os indivduos insegurana realizao das atividades se limitando as atividades estritamente necessrias, levando a uma maior atrofia muscular e conseqente diminuio da fora (Scandalis et al., 2001). Gallahue, (2003), relata que o ganho de fora muscular atravs de um programa adequado de treinamento para os membros inferiores, so efetivos no condicionamento e manuteno do equilbrio evitando quedas que, agravadas pelos distrbios de equilbrio, so freqentes nesses indivduos. Shankar (2002), em um estudo de 12 semanas composto de um treinamento de carat, envolvendo a parte superior do corpo junto com um programa de exerccios desenvolvido pelo United Parkinson Foundation, com dois grupos de pacientes com DP, conseguiu constatar benefcios na melhora da marcha, tremor, fora de preenso e coordenao motora. Segundo Hauser & Zesiewicz (2001), exerccios de mobilidade, alongamentos e fortalecimento, contribuem imensamente para os parkinsonianos contribuindo para manter a capacidade de caminhar, aumento da flexibilidade, prevenso de uma postura encurvada e manter a mobilidade e a funo mesmo com o progresso da bradicinesia e rigidez. Exerccios de alongamento visando maior flexibilidade devem fazer parte de uma proposta de atividades fsicas para indivduos com Parkinson. Eles podem ajudar a diminuir rigidez muscular desses indivduos, auxiliando na melhora da postura encurvada comum no doente de Parkinson (HAUSER, 2000; NOBREGA et al., 1999).

Esportes Pessoas com Parkinson podem praticar qualquer tipo de esporte, no entanto, mais seguro que ao praticar algum esporte escolha aquele adequado para a sua condio. Os jogos devem ser praticados de acordo com a condio fsica e o grau de comprometimento motor, apesar disso existem inmeras possibilidades como tnis, squash, tnis de mesa, natao, caminhadas, entre outras. De acordo com Oxtoby & Williams (2000), indivduos com Parkinson que j praticam algum tipo de esporte, de maneira alguma precisam parar por causa da Doena. Todo exerccio que traga prazer ao praticante, se praticado moderadamente, benfico. importante ao aconselhar exerccios ao indivduo com Parkinson, avaliar o nvel da doena, verificando a condio motora j afetada e introduzindo atividades que possam se adequar a cada nvel. Esse fator de grande importncia, pois dependendo do nvel e intensidade da atividade, pode haver riscos na prtica de determinado esporte. Segundo Hauser & Zesiewicz (2001), para que as atividades possam alcanar resultados importante introduzir atividades fsicas que o paciente goste de praticar, para que haja adeso e continuidade nos programas de exerccios e seja garantido assim os benefcios vinculados a esta prtica. Reuter et al (1999), em estudo constitudo em vrias atividades esportivas, executadas duas vezes no perodo de 14 semanas em indivduos com DP, obteve melhora na incapacidade motora, discinesia (movimentos involuntrios) e bem estar, conduzindo para um melhor desempenho motor. Em um estudo, Palmer, Mortmer & Webster (1986), realizaram um treinamento de carat com 28 indivduos com DP num perodo de 4 meses, 1 vez por semana durante 1 hora. Observaram resultados positivos na marcha, tremor, fora de preenso e coordenao motora.

Mohr (1996), afirma que a terapia fsica e esportiva (especialmente atividades de resistncia) entre indivduos deprimidos com DP, proporciona melhoras significativas no humor. Goetz et al. (1993); Szekely et al. (1982), relatam reduo da ansiedade e do sentimento de isolamento quando doentes com DP so includos em grupos que realizam atividades fsicas e esportivas.

Abordagem da Educao Fsica na doena de Parkinson No encontramos pesquisas significativas na rea da Educao Fsica que aborde pessoas com DP. Alm disso, poucos so os profissionais de Educao Fsica trabalhando com essa populao. Essa situao influencia no perfil dos trabalhos corporais realizados com esses indivduos. Eles compreendem atividades fsicas como terapia fsica. Dentro dessa terapia fsica segundo Engelhardt (2002), so identificadas algumas especialidades como: terapia fsica em grupo ou individual, terapia esportiva, natao teraputica, ergoterapia, terapia ocupacional e terapia da fala. Seus objetivos abrangem: (1) preservar e manter as funes dos indivduos em alto nvel; (2) melhorar a funo motora, incluindo a iniciao do movimento, estabilizao do tronco e ampliar os movimentos; (3) reduzir o tremor e a rigidez; (4) melhorar atividades de vida diria; (5) prevenir complicaes secundrias, causadas pela atrofia muscular ou mudana na postura. Devido a esta circunstncia o foco na prtica de exerccios por esta populao pode limitar-se muito esfera fsica do indivduo e centrar-se nas disfunes ocasionadas pela DP. Assim, um programa de atividade fsica com esta perspectiva, apesar do indiscutvel ganho funcional, pode fragmentar as experincias corporais do individuo, excluindo por exemplo, os aspectos ldicos, expressivos e de auto conhecimentos, enfatizados na prtica do professor de Educao Fsica. Desta forma, consideramos de extrema importncia que seja repensado a incluso do professor de Educao Fsica na equipe multidisciplinar envolvida no cuidado desta populao.

Referncias bibliogrficas ANDRADE, Luiz Augusto Franco de et al. Doena de Parkinson: estratgias atuais de tratamento. So Paulo: Lemos, 1998. COMELLA CL, STEBBINS GT, BROWN-TOMS N. Physical therapy and Parkinson's disease: a controlled clinical trial. Neurology 1994;44(3pt1):376-378. GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebs, crianas, adolescentes e adultos. So Paulo: Phorte, 2003. GOETZ CG, THELEN JA, MACLEOD CM. Blood levedopa levels and unified Parkinson's disease rating scale function: with and without exercise. Neurology 1993;43(5):1040-1042. HAUSER Robert. A doena de Parkinson - perguntas e respostas . Espanha: Merit, 2000. HAUSER, Robert; ZESIEWICZ, Theresa. A doena de Parkinson: perguntas e respostas. So Paulo: Novartis, 2001. KURODA K, TATARA K, TAKATORIGE T. Effect of physical exercise on mortality in patients with Parkinson's disease. Acta Neurol Scand 1992;86(1)55-59. MIYAI, Ichiro et al. Teradmill training with body weight support: its effect on Parkinon's disease. Arch Phys Med Reahabil. 2000; 81 (7): 849-852. MOHR B, MLLER V, MATTES R. Behavioral treatment of Parkinson's disease leads to improvement of motor skills and to tremor reduction . Behav Ther 1996;27:235255. NOBREGA A.C.L, Freitas EV, Oliveira MAB et al. Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de

Geriatria e Gerontologia: Atividade fsica e sade no idoso. Rev. Bras. Med. Esporte 1999; 5(6):207-11. OKAMOTO, Gary.A. Medicina fsica e reabilitao: princpios bsicos . So Paulo: Manole,. 1990. OXTOBY, Marie; WILLIAMS, Adrian. Tudo sobre doena de Parkinson: respostas s suas dvidas. So Paulo: Andrei, 2000. PIEMONTE, Maria Elisa P. Programa Semanal de Exerccios para Pacientes com Doena de Parkinson. So Paulo: Lemos, 2003. PALMER S.S; MORTIMER J.A; WEBSTER D.D, et al. Exercise therapy for Parkinon's disease. Arch Phys Med Rehabil. 67: 741-745, 1986. REUTER, Iris et al. Therapeutic value of exercise training in Parkinson's disease. Med. Sci. Sports Exerc., Vol. 31, No. 11, pp. 1544-1549, 1999. SASCO Aj, PAFFENBARGER Rs Jr, GENDRE I. The role of physical exercise in the ocorrence of Parkinson's disease. Arch Neurol 1992;49(4):360-365. SCANDALIS T.A., BOSAK A., BERLINER J.C, et al. Resistance training and gait function in patients with Parkinson's disease. In: Am J Phys Med Rehabil. New York. V.1, n. 80. p. 38-43, 2001. Pubmed Disponvel em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed. SHANKAR. Kamala. Prescrio de Exerccios. Rio de Janeiro: Guanabara . 2002. SHEPHARD R.J. Aging and Exercise. In: Encyclopedia of Sports Medicine and Science, Fahey TD (editor). Internet Society for Sport Science: http://sportsci.org. Toronto, 1998. Traduzido por: Professor Guimares A.O.B. SILBERMAN, Cludia Dbora, LAKS, Jerson, RODRIGUES, Cludia Soares et al. Uma reviso sobre depresso como fator de risco na Doena de Parkinson e seu impacto na cognio. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul, jan./abr. 2004, vol.26, no.1, p.52-60. SMITH A.D. Can the brain be protected through exercise? Lessons from an animal model of parkinsonism. In: Experimental Neurology. Pittsburgh, v.184, n 1, p.3139. 2003. Disponvel em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/ pubmed. Acesso em 01 out 2005. SUNVISSON, Helena. et al. Changes in motor performance in persons with Parkinson's disease after exercise in a mountain area. J Neurosci Nurs 1997; 29 (4): 255-260. SZEKELY BC, KOSANOVICH NN, SHEPPARD W. Adjuntive treatment in Parkinson's disease: physical therapy and comprehensive group therapy. Rehabil Lit 1982;43(34):72-76. TEIVE, Helio Afonso Ghizoni. Doena de Parkinson: Um Guia Prtico para Pacientes e Familiares. So Paulo: Lemos, 2000. Outro artigos em Portugus
http://www.efdeportes.com/ FreeFind

Buscar
revista digital Ao 11 N 101 | Buenos Aires, Octubre 2006 1997-2006 Derechos reservados

Vous aimerez peut-être aussi