Vous êtes sur la page 1sur 11

AVALIAO DA F AUNA PARA O PROJETO PROTEO E RESTAURAO DA REA DE ENTORNO DO T RS PICOS

AVALIAO PRELIMINAR DA FAUNA

Resumo Consultores: Ceclia Bueno Roberto Antonelli Filho

1.0

Introduo

Os ecossistemas do Estado do Rio de Janeiro tm sofrido intensa e contnua degradao. As reas naturais protegidas do estado abrangiam, at junho de 2002, 28% da vegetao natural. O municpio de Nova Friburgo, com 93.491 ha, encontra-se no domnio da Mata Atlntica, segundo o Dossi Mata Atlntica (2001) e faz parte da rea da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica no Estado do Rio de Janeiro (Rambaldi et al ., 2003). As florestas tropicais esto includas entre os ecossistemas mais ricos em espcies do planeta (Turner e Collet, 1996) que, devido alta taxa de desmatamento e degradao, tm sofrido a perda de inmeras espcies da fauna e flora pela reduo da rea de ocorrncia e isolamento dos habitats originais (Tanizaki e Moulton, 2000). O municpio conta com o Parque Estadual dos Trs Picos, aumentando em 75% a rea de parques e reservas do Estado do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel. Poucos so os trabalhos de fauna encontrados na literatura que citam espcies encontradas na regio do Parque Estadual dos Trs Picos e seu entorno, reforando a necessidade de mais investimento em pesquisas na regio. A rea, que forma um contnuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos rgos e com a Estao Ecolgica do Paraso, apresenta os mais elevados ndices de biodiversidade do Estado. Alm disso, abriga diversas espcies ameaadas de extino, principalmente grandes mamferos, e 65 espcies de aves endmicas, ou seja, que s existem naquele local (Rambaldi, 2003).

AVALIAO DA F AUNA PARA O PROJETO PROTEO E RESTAURAO DA REA DE ENTORNO DO T RS PICOS

Considerando que o projeto Proteo e Restaurao da rea do Entorno do Trs Picos: uma abordagem de Corredor para Conservao de Servios Ambientais tem por objetivo a conservao da biodiversidade, esta avaliao contribuiu identificando espcies bioindicadoras, espcies-chave, raras e ameaadas de extino relevantes para os estudos de qualidade ambiental, implantao e monitoramento de corredores ecolgicos. Dados sobre caa, captura e apanha tambm foram compilados, de forma a contribuir para a verificao da presso da caa sobre a biodiversidade das reas de estudo e seu entorno. Os grupos utilizados para esta avaliao foram as aves e os mdios e grandes mamferos. Todos os avistamentos dos demais grupos de fauna de vertebrados tambm foram registrados. Foi feito inicialmente um levantamento prvio de informaes secundrias para se identificar as possibilidades de ocorrncia. Durante a etapa dos trabalhos de campo, foram aplicados questionrios para agricultores e moradores das reas de estudo e, atravs de visitas s reas focais, foram obtidos dados de campo, levantados atravs de visualizao direta, identificao sonora e vestgios. No fim destas etapas, os dados foram avaliados e reunidos no presente relatrio, incluindo recomendaes para a estruturao dos corredores.
2.0 Caracterizao Ambiental da rea Avaliada

Os animais distribuem-se, naturalmente, pelos diversos ambientes constituintes das formaes vegetais, segundo fatores ambientais como disponibilidade alimentar, estrutura para nidificao e formao de tocas e abrigos, estrutura para proteo, favorecimento ao acasalamento e demais componentes sociais, fotoperodo, entre outros condicionantes que favorecem ou inibem a permanncia ou freqncia das espcies em um determinado ambiente. Baseado na distribuio da fauna no ambiente, foram considerados os distintos ambientes e fases sucessionais das formaes ocorrentes na rea de estudo. Os tipos ambientais e formaes vegetais ocorrentes, bem como aqueles isentos de vegetao de porte, so: Floresta Ombrfila Densa; Formaes Pioneiras de Influncia Fluvial; e Formaes Abertas. Esta ltima compreende todas as formaes vegetais abertas de origem antrpica ou natural, de crescimento inferior ao estgio inicial de floresta.

AVALIAO DA F AUNA PARA O PROJETO PROTEO E RESTAURAO DA REA DE ENTORNO DO T RS PICOS

3.0

Metodologias Aplicadas Avifauna e Mastofauna

Foi elaborada uma extensa reviso da literatura, incluindo a anlise das obras e artigos publicadas sobre as aves da rea em estudo e sua rea de influncia. Aps esta pesquisa da literatura, deu-se a realizao de uma campanha de campo de dez dias. A campanha foi desenvolvida na regio da bacia do rio So Loureno, rea focal do projeto. Os levantamentos de campo tambm foram executados na rea de entorno e influncia da mesma, considerando-se a regio do Parque Estadual de Trs Picos, da APA da Calednia, da APA dos Trs Picos e regio de Nova Friburgo. Os locais pesquisados esto representados na Figura 1.

AVALIAO DA F AUNA PARA O PROJETO PROTEO E RESTAURAO DA REA DE ENTORNO DO T RS PICOS

AVALIAO DA F AUNA PARA O PROJETO PROTEO E RESTAURAO DA REA DE ENTORNO DO T RS PICOS

4.0

Resultados

Durante os trabalhos na regio do Parque Estadual dos Trs Picos, em Nova Friburgo, foram evidenciadas 226 espcies de aves. Elas distribuem-se por todos os ambientes considerados para a regio. Com o objetivo de apresentar um quadro o mais fiel possvel da distribuio atual das aves nos ambientes estudados, a caracterizao da avifauna foi baseada nas espcies verificadas durante os trabalhos de campo. Alm das espcies constatadas em campo (por contato direto ou por entrevistas), e das identificadas no Museu de Taxidermia de Nova Friburgo, mais 157 so apontadas pela literatura para a regio em questo. Alguns exemplos de espcies observadas so: jacuguau, Penelope obscura, peneira, Elanus leucurus, e o comum gavio-carij, Buteo magnirostris, periquitomaracan, Aratinga leucophthalmus e, muito esporadicamente, visto preferir remanescentes de formaes primrias, podem ser encontrados alguns guaxes, Cacicus haemorrhous. Tambm foram encontradas tiribas Pyrrhura frontalis e maitacas-verdes Pionus maximilianii, as duas espcies de Trogonidae, o surucu-azul-de-barriga-amarela Trogon viridis e o surucu-verde-de-barriga-amarela Trogon rufus, o joo-barbudo Malacoptila striata, o gavio-pombo-grande Leucopternis polionota e o gavio-caboclo Heterospizias meridionalis. Algumas espcies encontradas, durante este estudo, se enquadram em categorias de ameaa, e foram registradas, sendo seu nmero considerado relativamente alto, quando comparado ao nmero total listado para a regio de Nova Friburgo. Foram 12 as espcies enquadradas em alguma categoria de risco evidenciadas neste estudo, e mais 32 txons sob essa condio citados na literatura. As espcies sob maior risco foram: o pav Pyroderus scutatus, a guia-cinzenta Harpyhaliaetus coronatus, o sabi-cica Triclaria malachitacea, o aracari Pteroglossus aracari, o pixox Sporophila frontalis e o azulo Passerina brissonii, como espcie vulnervel (Vu), segundo Alves et alii (2000). Com o status de provavelmente ameaada (Pa), relacionadas por Alves et alii (2000) e de baixo risco (BR) pela IUCN (2002), aparecem a araponga Procnias nudicollis, o gavio-pombogrande Leucopternis polionota, avistado em trs oportunidades, o capoeira Odontophorus capueira, o cuitelo Ramphodon naevius e a choquinha Drymophila ochropyga. Ainda pelos critrios de baixo risco da IUCN (2002) relacionada a choquinha-de-peito-pintado
5

AVALIAO DA F AUNA PARA O PROJETO PROTEO E RESTAURAO DA REA DE ENTORNO DO T RS PICOS

Dysithamnus stictothorax. No que se refere a espcies endmicas a regio conta com nada mais nada menos que 23, como exemplo o cuitelo Ramphodon naevius, o sabi-cica Triclaria malachitacea, as choquinhas Disythamnus xanthopterus e Drymophila ochropyga. Outra categoria de interesse para a conservao corresponde s espcies cinegticas, i.e, de interesse para a caa. Na regio, vrias espcies se enquadram na categoria de espcies cinegticas e capturadas para cativeiro, como o inhambu-guau Crypturellus obsoletus, o inhambu-xint Crypturellus tataupa, a jacupemba Penelope superciliaris, o jacu-guau Penelope obscura, o uru ou capoeira Odontophorus capueira, a pomba-galega Columba cayennensis, a pomba-azulega Columba plumbea, a asa-branca Columba picazuro e a juriti Leptotila verreauxi. Segundo alguns moradores, ocorria na regio o macuco Tinamus solitarius e a jacutinga Pipile jacutinga, que podem hoje ser considerados casos de extino local recentes, por presso de caa. Muito prxima desta categoria est a das espcies perseguidas e capturadas para o cativeiro como animais de estimao. Podem ser identificadas cerca de nove espcies que podem ser enquadradas nesta categoria, destacando-se entre elas o sabi-laranjeira Turdus rufiventris e sabi-coleira Turdus albicollis, gaturamos e saras, como o vi-vi Euphonia chlorotica e o gaturamo-verdadeiro Euphonia violacea, e pssaros de canto muito disputado, como o trinca-ferro-verdadeiro Saltator similis, o coleira Sporophila caerulescens, o avinhado Oryzoborus angolensis, o pixox Sporophila frontalis, o azulo Passerina brissonii, o canrio-da-terra Sicalis flaveola e at o popular tico-tico Zonotrichia capensis. Hoje, a maioria destas espcies encontra-se francamente em declnio, com algumas delas praticamente erradicadas da regio. Na rea foram observadas trs espcies de aves exticas. A primeira, de ampla distribuio, pode eventualmente utilizar-se da vegetao de maior porte para forrageamento ou abrigo, a pomba-domstica Columba lvia. A segunda, de hbitos essencialmente sinntropos, pode competir por alimento e rea de nidificao na rea perifrica (borda) s Unidades de Conservao, o pardal Passer domstico . A terceira o j referido bico-de-lacre Estrilda astrild, que passou a colonizar a regio h aproximadamente dois anos, conforme relatos de moradores locais. Alm das espcies de aves, foram evidenciadas, por entrevistas e avistamentos, 48 espcies, com destaque para as de mamferos de mdio e grande porte. Foram tambm compilados, quando possvel, dados de anfbios, rpteis e mamferos de pequeno porte.
6

AVALIAO DA F AUNA PARA O PROJETO PROTEO E RESTAURAO DA REA DE ENTORNO DO T RS PICOS

De uma forma geral, estas espcies distribuem-se por todos os ambientes considerados na regio. Para apresentar um panorama o mais fiel possvel da atual distribuio da mastofauna de mdio e grande portes, e os demais grupos inventariados, a caracterizao aqui apresentada foi baseada nas espcies verificadas na literatura, por avistamento, por vestgios e no Museu de Taxidermia de Nova Friburgo. Da mesma forma que as aves, consideram-se como espcies de interesse para a conservao aquelas que tm algum grau de ameaa (consideradas aqui em relao ao estado do Rio de Janeiro), conforme apresentado na metodologia, e se encontram nas listagens oficiais, as migratrias, as endmicas, as de interesse cinegtico, as exticas e as que possam ser consideradas como boas indicadoras de integridade ambiental. O nmero de espcies enquadradas em alguma categoria de ameaa e registradas no presente estudo, levantados por bibliografia, entrevistas, visualizaes e vestgios, da mesma forma que as aves, pode ser considerado significativo quando comparado ao nmero total listado para a regio de Nova Friburgo. Somam-se 16 as espcies enquadradas em alguma categoria de risco evidenciadas neste estudo. A espcie de mamfero sob maior risco foi Phaenomys ferrugineus, enquadrada na categoria de espcie provavelmente extinta (PEx), alm de endmica. Para registro, a espcie Phaenomys ferrugineus no se enquadra na classificao de mamfero de mdio e grande porte, e sim, de pequenos mamferos, mas pelo fato de ocorrer na rea de estudo e devido ao grau de ameaa, foi destacada neste trabalho. J na categoria de vulnervel (Vu), quatro espcies foram observadas, segundo Bergallo et alli (2000) e IBAMA (2005). So elas: Callithrix aurita, Leopardus wiedii, Puma concolor e Agouti paca. Com o status de provavelmente ameaada (Pa), encontram-se cinco espcies: Chironectes minimus, Dasypus septemcinctus, Alouatta fusca, Potos flavus, Eira barbara. As espcies criticamente em perigo (CP) identificadas foram: Lutreolina crassicaudata, Brachyteles arachnoides e Panthera onca, e as espcies em perigo (PE) foram Bradypus torquartus e Tayassu pecari. Apesar de citadas nas entrevistas, e consideradas, por terem sido citadas, nas listagens e avaliaes, as espcies Brachyteles arachnoides e Panthera onca tm poucas chances de ainda existir na rea de estudo. Segundo o IEF (2005), Panthera onca j no avistada nas Unidades de Conservaes estaduais. Um trabalho mais aprofundado sobre estas

AVALIAO DA F AUNA PARA O PROJETO PROTEO E RESTAURAO DA REA DE ENTORNO DO T RS PICOS

espcies se faz necessrio na regio, de forma a validar os dados obtidos por entrevistas. Outra categoria de interesse para a conservao corresponde a das espcies de interesse para a caa. Na regio, vrias espcies podem ser enquadradas nesta categoria, como Agouti paca (paca), Alouatta fusca (barbado), Brachyteles arachnoides (muriqui), Dasypus septemcinctus (tatu), Cabassous unicinctus (tatu-de-rabo-mole), Dasypus novemcinctus (tatu-galinha), Tayassu pecari (porco-do-mato), Nasua nasua (quati), Hydrochaeris hydrochaeris (capivara), Siphiggurus villosus (ourio), Panthera onca (onapintada), Puma concolor (ona-parda ou suuarana), Myrmecophaga tridactyla (tamandu-mirim). A caa, segundo os
(tamandu-bandeira) e Tamandua tetradactyla

dados levantados pelas entrevistas, se reduziu na regio, mas ainda representativa em termos de impacto para a mastofauna. Segundo os entrevistados, muitas espcies que eram comumentes encontradas no esto mais presentes na maioria das matas da Baixada de Salinas, apenas nas partes mais altas, como Calednia e Mata das Antas, e no Vale dos Frades. Na rea foram observadas tambm quatro espcies introduzidas de mamferos: Rattus novergicus, Rattus rattus, Myocastor coypus e Callithix jacchus. A espcie Callithrix jacchus (mico-estrela) pertence famlia Callithrichidae e ocorre no nordeste do Brasil, tendo sido tambm introduzido nas matas do sudeste brasileiro. Vive em grupos com cerca de 7 a 15 indivduos e alimenta-se de insetos, ovos e filhotes de aves, goma de rvores e frutas. Segundo Costa et al . (2004), o declnio da populao de algumas aves pode estar relacionado predao de ovos e filhotes por diversas espcies de animais. Callithrix jacchus um predador potencial e tem sido introduzido em diversas reas do Brasil. Na rea do presente estudo, extica introduzida, e pode estar interferindo na biota local. As espcies Rattus novergicus e Rattus rattus so naturais da Pennsula Indiana (Musser e Carleton, 1993), e bastante comuns no estado do Rio de Janeiro. J Myocastor coypus, uma espcie do sul do Brasil, provavelmente por soltura, acabou se instalando na regio de Salinas, Nova Friburgo. Pelo fato da regio do projeto apresentar espcies ameaadas e, at mesmo, provavelmente extintas, de grande relevncia a conservao urgente do ecossistema local. Espcies de mamferos de grande porte, como as onas, so fundamentais para o
8

AVALIAO DA F AUNA PARA O PROJETO PROTEO E RESTAURAO DA REA DE ENTORNO DO T RS PICOS

equilbrio da cadeia alimentar. A inexistncia destas acarretaria em um desequilbrio ambiental local. A caa ainda comum na regio e, cada vez mais, est deplecionando as populaes de espcies ameaadas. Outros grupos foram inventariados durante os trabalhos de campo, como a herpetofauna. Vale destacar a importncia dos anfbios como bioindicadores de qualidade de habitat e, sendo assim, um trabalho mais apronfundado sobre este grupo na regio do projeto seria indicado. Pelo fato de ser uma regio de agricultura e, em sua maioria, no orgnica, os danos fauna pelo contato direto e indireto com os agroqumicos ainda no foram mensurados, tanto na gua, quanto no ar e no solo. Substncias poluentes presentes na gua, no solo e no ar so rapidamente absorvidas por anfbios anuros, como rs e sapos, com efeitos imediatos, o que os torna bons indicadores de qualidade ambiental (Woehl e Woehl, 2000). Bothrops fonsecai foi citada na lista das espcies insuficientemente conhecidas e presumivelmente ameaadas de extino no estado, sendo uma espcie de matas de araucrias, um tipo de habitat limitado a uns poucos enclaves de pequena extenso no estado do Rio de Janeiro, segundo Bergallo et alli (2000). Outras espcies da herpetofauna no apresentam dados suficientes para serem avaliadas quanto conservao, necessitando de maiores investigaes de campo.

5.0 Recomendaes

Vrias foram as recomendaes ao trmino deste estudo, dentre as quais so relevantes: pesquisas de anlise ecolgica das espcies de aves e determinao dos seus padres de distribuio; estudos sobre dinmica populacional de espcies bioindicadoras endmicas da Mata Atlntica; avaliao do impacto causado pela caa ou apanha; definio e escolha de espcies de aves indicadoras do desenvolvimento e funcionalidade das unidades demonstrativas para a fauna; monitoramento da qualidade de gua de rios e outros corpos de gua da rea do projeto e pesquisa referente interao flora-fauna.

6.0 SAFs E A COMPOSIO DE CORREDORES ECOLGICOS

AVALIAO DA F AUNA PARA O PROJETO PROTEO E RESTAURAO DA REA DE ENTORNO DO T RS PICOS

A importncia da utilizao de Sistemas Agroflorestais fica mais evidente, quando constatamos a existncia de extensas reas improdutivas em conseqncia da degradao resultante, principalmente, da prtica do cultivo itinerante, reconhecidamente uma modalidade de explorao no sustentvel dos solos (Mller et alli, 2003). Como SAFs sustentveis devem envolver, entre outros, aspectos ecolgicos. A sustentabilidade ecolgica de um SAF resulta da diversidade biolgica promovida pela presena de diferentes espcies vegetais e/ou animais, que exploram nichos diversificados dentro do sistema (Macedo, 2000). Como benefcios ambientais dos SAFs observam-se os seguintes aspectos, segundo Mller et alli.,(2002 e 2003): proteo contra eroso e degradao dos solos, conservao dos remanescentes florestais, conservao das espcies arbreas de valor ecolgico (proteo e alimentao fauna, espcies endmicas e espcies em extino), conservao de nascentes e cursos dgua, substituio das matas ciliares mantendo a funo de proteo e, atuao de corredores ecolgicos interligando fragmentos florestais. Este ltimo, acompanhado de um monitoramento e de programas de Educao Ambiental contnuos nas comunidades envolvidas, extremamente relevante para a conservao de biodiversidade e, conseqente apoio manuteno dos fragmentos florestais residuais na regio focal deste projeto.

10

AVALIAO DA F AUNA PARA O PROJETO PROTEO E RESTAURAO DA REA DE ENTORNO DO T RS PICOS

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Bergallo, H.G., Rocha, C.F., Alves, M.A.S., Sluys, M. (orgs.) (2000). A Fauna Ameaada de Extino do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Eduerj; 166p. Dossi Mata Atlntica (2001). Projeto Monitoramento Participativo da Mata Atlntica . Rede de ONGs Mata Atlntica, Instituto ScioAmbiental, Sociedade Nordestina de Ecologia. http://www.socioambiental.org/website/dossie/doc.htm IBAMA (2003). Lista nacional das espcies da fauna brasileira ameaadas de extino. http://www.ibama.gov.br/fauna/downloads/lista%20spp.pdf Acesso em: 10/02/2005. Macedo, R.L.G. 2000. Princpios bsicos para o manejo sustentvel de sistemas agroflorestais. Lavras: UFLA/FAEP. 157p. Mller, M.W.; Sena-Gomes, A.R. e Almeida, C.M.V.C. de. 2002. Sistemas agroflorestais com o cacaueiro. IV Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 21 a 26/10/2002, Ilhus, BA. Anais CD-ROM. Mller, M, W.; Almeida, C.M.V.C. de e Sena-Gomes, A.R. 2003. Sistemas agroflorestais com cacau como explorao sustentvel dos biomas tropicais. Semana do Fazendeiro, 25, Uruuca, 2002. Agenda. Uruuca, CEPLAC/CENEX/EMARC, pp. 137-142. Rambaldi, D.M.; Magnani, A.; Ilha, A.; Lardosa, E.; Figueiredo, P.; Oliveira, R. F. (2003). A Reserva da Biosfera da Mata Atlntica no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CNRBMA. Srie Estados e Regies da RBMA, Caderno da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica. Tanizaki, K e Moulton, T.P. (2000). A Fragmentao da Mata Atlntica no Estado do Rio de Janeiro e a perda da Biodiversidade in A Fauna Ameaada de Extino do Estado do Rio de Janeiro. Bergallo, H.G., Rocha, C.F., Alves, M.A.S., Sluys, M. (orgs.). Rio de Janeiro: Eduerj; pp. 23-36. Turner, I.M. & Corlett, R.T. (1996). The conservation value of small, isolated fragments of lowland tropical rain forest . Trends in Ecology & Evolution, vol. 11, no 8(122): 330-333. Woehl Jr., G. e Woehl, E.N. (2000). Pererecas protetoras da mata atlntica sob ameaa . Cincia Hoje, vol. 28, n 164, p: 72-74.

11

Vous aimerez peut-être aussi