Vous êtes sur la page 1sur 28

Tema :

Anderson Alves

20140700 20051618 20076046

Grupo:

Rafael Barros Renan Silva

A trefilao um processo mecnico de conformao plstica dos metais para a obteno de fios, barras e tubos com propriedades mecnicas , superficial e dimensional controladas.
A trefilao se realiza pela operao de conduzir um fio (ou barra ou tubo) atravs de uma ferramenta denominada fieira, de formato externo cilndrico e que contm um furo em seu centro, por onde passa o fio. Esse furo, com dimetro decrescente apresenta um perfil na forma de funil curvo ou cnico. O processo de trefilao ocasiona uma reduo no dimetro e um aumento no comprimento da pea, porm mantendo o volume do corpo inalterado.
Geometrias de Fieiras

No processo a matria-prima puxada contra uma matriz (fieira) em forma de funil por meio de uma fora de trao aplicada do lado de sada da matriz. O escoamento plstico produzido principalmente pelas foras compressivas provenientes da reao da matriz sobre o material. Normalmente realiza-se a operao a frio. Por esse processo, possvel obter produtos de grande comprimento contnuo, sees pequenas, boa qualidade de superfcie e excelente controle dimensional.

Matria-prima:
Barras e tubos extrudados (no-ferrosos) ou laminados (ferrosos e no-ferrosos), decapados e limpos, com qualidade superficial controlada e recozidos .
A matria-prima a ser trefilada chamada de fio-mquina. Ela deve ser apontada, para facilitar a passagem pela fieira, e presa por garras de trao que vo puxar o material para que ele adquira o dimetro desejado.
Fios-mquina

Fieira:
A fieira uma ferramenta de metal duro ou diamante cilndrica que contm um furo no centro por onde passa o fio, e cujo dimetro vai diminuindo. Assim seu perfil apresenta o formato de um funil.
a - Cone de entrada: permite o acesso da barra e do lubrificante s partes de trabalho da fieira. b - Cone de trabalho: a deformao na barra ocorre nesta rea. c - Cilindro de Calibrao: onde ocorre o acomodamento do material. d Cone de sada: a barra sai da fieira atravs desta zona. A altura da zona de sada deve ser adequada de forma a dar suporte e tenso mecnica axial produzida pelo processo.

Tipos de Fieiras:

Fieiras de diamante:

Basicamente, o processo de trefilao compreende as seguintes etapas:


1. Obteno do fio-mquina 2. Descarepao

3. Trefilao

4. Tratamento trmico

1. Obteno do fio-mquina:
A etapa baseia-se basicamente na laminao e usinagem para a produo do fio mquina. Inicialmente prepara-se o apontamento do material para que ele possa passar pela fieira e ser pinado pela mquina. O apontamento do material ocorre atravs de prensas laminadoras ou fresadoras.

2. Descarepao:
Esta etapa realiza o tratamento qumico ou mecnico para a retirada da carepa, que so rebarbas indesejadas na superfcie da pea. O tratamento qumico o uso de cido Sulfrico diludo em gua na pea. J o processo mecnico o jateamento de granalha de ferro na pea, que apesar de ser mais caro, agride menos o meio ambiente.
Processo mecnico Tratamento qumico

Decapagem

Rebarbao

3. Trefilao:
O fio-mquina j tratado (submetido a limpeza, recobrimento e secagem) ento colocado na trefiladora, atravs da fieira e puxado por um carro promovido de mordentes, realizando-se a etapa supracitada.

Trefilao - Sem deslizamento

Trefilao - Com deslizamento

4. Tratamento trmico:
O material passa pelo tratamento trmico (recozimento, patenteamento, tmpera, revenimento, etc) para alvio de tenses, restabeler ductilidade e/ou obteno de propriedades mecnicas desejadas. Depois passa pelo endireitamento, atravs de rolos em srie que giram a barra garantindo que ficaro retas, para ter certeza das suas propriedas e da sua forma geomtrica.
Recozimento

Tmpera

Forno de recozimento

Endireitamento

Para a trefilao propriamente dita, existem dois tipos bsicos de mquinas de trefilar:

Sem deslizamento - Nessa mquina, o fio tracionado, ou seja, puxado, e depois de passar pelo furo da fieira, ele vai para um anel tirante que acumula o fio antes de liberar sua movimentao em direo a uma segunda fieira onde o processo se repete. Isso feito quantas vezes forem necessrias para obter a bitola desejada para o fio. Ao trmino desse processo, o fio enrolado em uma bobinadeira.

Com deslizamento - Essa mquina usada para a trefilao de fios metlicos de pequeno dimetro. Nela, o fio parte de uma bobina, passa por uma roldana e segue alinhado at a primeira fieira. Na sada da fieira, o fio tracionado por um anel tirante e enrolado nele com um nmero de voltas que depende da fora do atrito necessria para tracionar o fio atravs da primeira fieira.

O movimento helicoidal do fio provoca seu deslizamento lateral pelo anel e o sistema prossegue dessa forma para as demais fieiras e anis.

(a) - Dimetro escalonado Causa: partculas duras que ficam retidas na fieira e que depois se desprendem.

(b) - Fratura irregular com estrangulamento Causas: esforo excessivo devido a lubrificao deficiente, excesso de espiras no anel tirante rugoso, anel tirante com dimetro incorreto ou devido a reduo excessiva.
(c) - Fratura com risco lateral ao redor da marca de incluso - Causa: partcula dura inclusa no fio inicial proveniente da laminao ou extruso). (d) - Fratura com trinca aberta em duas partes Causas: trincas provenientes da laminao.

(e) - Marcas na forma de V ou fratura em ngulo Causas: reduo grande e parte cilndrica pequena com inclinao do fio na sada, ruptura de parte da fieira com incluso de partcula no contato fio-fieira, incluso de partculas duras estranhas.

(f) - Rupturas taa-cone Causas: reduo pequena e ngulo de fieira muito grande com acentuada deformao na parte central.

Histrico
O processo de trefilao foi descoberto a partir do momento, que se verificou a dificuldade de se fabricar fios metlicos com pequenas dimenses, restritamente feitos com metais preciosos, tendo at ento sido feitos em formas planas por simples forjamento/ martelamento manual.

Os primeiros fios metlicos foram fabricados na Alemanha e Frana por arraste manual, no sculo XIII, sendo somente industrializado em 1925 na Pennsylvania (USA). Desde ento no houve grandes evolues na forma geomtrica das fieiras, porm evoluiu na parte metalrgica do processo, obtendo-se a parte de aes com composies qumicas uniformes at o aparecimento do metal duro.

Processo de Trefilao (sc. XIII)

Produtos da Trefilao:
Arames, fios finos, barras, perfis diversos, tubos, etc.

Acender a luz, andar de elevador, falar ao telefone, ligar o som, a televiso ou um outro eletrodomstico qualquer ... Nada disso seria possvel sem a trefilao, pois os fios eltricos de cobre ou alumnio, os cabos e arames de ao necessrios para essas atividades to comuns so fabricados por esse processo de conformao mecnica.

... E isso tambm no seria possvel, sem a trefilao:

FIM

Vous aimerez peut-être aussi