Vous êtes sur la page 1sur 5

Ementa

Curso de Administrao de Empresas

Disciplina de Teoria da Administrao Contempornea

Carga horria(Semanal) 4

Semestre 2

Objetivo Possibilitar ao aluno interpretar as teorias de gesto de negcios bem sucedidos na atualidade, aplicadas realidade brasileira. Ementa O enfoque da disciplina no atendimento das necessidades dos clientes e sua repercusso na gesto dos negcios da organizao.Os assuntos so abordados procurando a associao entre o que diz a literatura e o que as empresas vem praticando, visando conhecer mesmo que superficialmente o estgio de desenvolvimento de algumas empresas nacionais. indispensvel ter obtido anteriormente conhecimento e habilidades disciplina Teoria Bsica da Administrao. Critrio de avaliao O objetivo da avaliao do aluno de posicion-lo quanto ao seu nvel de aprendizado na disciplina. Para tanto so realizadas avaliaes intermedirias sob forma de testes, trabalhos escritos, apresentao de seminrios e outros meios, cuja escolha fica sempre a cargo do professor. At quinze dias aps a realizao de cada uma delas, o professor entrega as notas aos alunos. A avaliao final, de carter complementar, procura identificar o aprendizado de maneira mais global. Por isso, o seu peso no deve passar de 40% na nota final da disciplina. Contedo programtico 1. O cliente como foco do negcio 1.1 .As organizaes centradas nos clientes: a nfase nos servios 1.2. A revoluo provocada na tecnologia informao: identificao de oportunidades em tempo real 2. As organizaes de alto desempenho 2.1. A busca de competncias distintivas 2.2. Estruturas organizacionais flexveis e enxutas: reengenharia, downsizing e organizaes em rede 2.3. Empreendedorismo Bibliografia LEITURA OBRIGATRIA:

BATEMAN, Thomas, SNELL, Scott A. Administrao: construindo vantagem competitiva. So Paulo: Atlas, 1998. BERNARDES, Ciro; MARCONDES, Reynaldo C. Teoria geral da administrao: gerenciando organizaes. So Paulo: Saraiva, 2003. LEITURA COMPLEMENTAR: CHIAVENATO, Idalberto. Administrao nos novos tempos. So Paulo: Makron, 1999. CRAINER, Stuart. Grandes pensadores da administrao. So Paulo: Futura, 2000. DORNELAS, Jos Carlos A. Empreendedorismo: transformando as idias em negcios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. DRUCKER, Peter. As novas realidades. So Paulo: Pioneira/ Thomson Learning, 1997. HAMEL, Gary, PRAHALAD, C. K., Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1997. HAMPTON, David. Administrao contempornea. 4 ed. So Paulo: Makron, 1992. Revistas/Peridicos Revista de Administrao USP (RAU-USP) Revista de Adm. Empresas RAE-FGV Revista de Administrao Mackenzie Revista HSM-Management Bancos de Dados PROQUEST EBSCO

Disciplina: ADMINISTRAO CONTEMPORNEA - 40 horas

Ementa: Apresenta os novos modelos organizacionais e suas configuraes na sociedade contempornea. Discute a utilizao das estratgias organizacionais e as relaes inter organizacionais e com o ambiente externo. Fornece elementos para a anlise da gesto organizacional no mundo globalizado. Analisa os modelos de corporao virtual e transnacional e a figura do gestor de negcios globais. Propicia a aplicao de novas tcnicas e processos gerenciais como o benchmarking, downsizing, re-engenharia, empowerment, etc., na administrao da comunicao.

EMENTA

Modernidade administrativa. Gesto e negcios. O mundo dos executivos. Empresas da nova economia. Informaes digitais. A importncia da logstica. Excelncia empresarial.
CONTEDO PROGRAMTICO 1. Modernidade Administrativa (Gesto e negcios) 1.1 Novos conceitos de administrao 1.2 Fuses e outros modelos 1.3 Seis sigmas e os "bleck belts" 1.4 Genoma empresarial 2.O Mundo dos Executivos2.1 Chefia X Liderana 2.2 Perfil do novo executivo 2.3 Aptides, habilidades e capacidade 2.4 Impacto nos executivos (viso de RH) 3. Empresas da Nova Economia 3.1 Origem / evoluo / tempo de vida 3.2 Sistema de gesto das empresas "ponto-com" 4. Informaes Digitais 4.1 Novo alfabeto empresarial (e-commerce, B2B, ERP, etc) 4.2 Tecnologia Internet 5. A Importncia da Logstica 5.1 Estoques e inventrio de produtos 5.2 MRP (material resource planning) 5.3 "Delivery-on time" 5.4 "Supply chaim"

6. Excelncia Empresarial 6.1 Competitividade / Clientividade 6.2 Sobrevivncia 6.4 Criatividade 6.5 tica e responsabilidade social (AS 8000)

DISCIPLINA: ADMINISTRAO CONTEMPORNEA Ementa: Mostrar aos alunos a evoluo do pensamento administrativo atravs das diversas teorias e conduzi-los a um processo reflexivo que tenha como objetivos: lev-los a se preocupar com as finalidades sociais do conhecimento; terem capacidade de tomar decises administrativas a partir de um processo reflexivo e analtico. Objetivo Geral: Propiciar aos alunos, atravs do conhecimento das diversas teorias administrativas, condies de conhecer a evoluo das mesmas e se inteirar do atual estado da arte da Administrao; Desenvolver nos alunos a capacidade para compreender e lidar com processos e problemas comportamentais da Administrao; Desenvolver compreenso crtica sobre o meio poltico e social em que se inserem as organizaes; Possibilitar o desenvolvimento das habilidades de liderana e comunicao, essenciais capacitao para os cargos de direo nas organizaes; Levar os alunos percepo da importncia da criatividade para o desenvolvimento da eficincia e eficcia na administrao moderna. Bibliografia Bsica CHIAVENATO, I. INTRODUO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO Rio de Janeiro:Campus. 2 Edio, 2000. BERNARDES, C. TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO-Gerenciando Organizaes So Paulo: Saraiva 3 Edio Brasil 2002.

Vous aimerez peut-être aussi