Vous êtes sur la page 1sur 7

Grvidos.

AVENTURAS NA SALA DE PARTO


Cada um na sua: me na sala de parto, tendo o beb, e pai no corredor, roendo as unhas. At h alguns anos, era assim que acontecia a chegada dos filhos. O nascimento do beb no comportava pai e me juntos, se apoiando. O parto era um evento quase que exclusivamente feminino. Mas o tempo passa, as pessoas mudam e cada vez mais a hora do parto se torna o momento de reunir pais participativos, compartilhando todas as emoes da chegada de um filho. No Brasil, a participao dos homens na hora do parto um fenmeno relativamente novo, que especialistas apontam ter incio na dcada de 1980. A prpria Organizao Mundial da Sade e o Ministrio da Sade

Texto | LUCLIO BARBOSA | Fotos | CEDIDAS

reconhecem, hoje, que a presena de um acompanhante um fator que contribui para a sade fsica e psquica da parturiente. E no s na hora do parto que os pais esto mais presentes. Eles esto acompanhando a gravidez desde o incio, fazem o pr-natal junto com a esposa, vo s consultas, ajudam a escolher o enxoval, fazem curso para gestantes, fotografam, filmam e at desmaiam. Porque pai que pai assim, mostra cada dia mais um lado terno escondido atrs da fora masculina. A RV entrevistou trs pais que tm muito pra contar sobre gravidez e parto. Cada um unnime em falar de uma emoo indescritvel e cada um, do seu jeito, contribuiu para que esse momento se tornasse inesquecvel.
RV Pais AGOSTO 2012 61

04

RN

rV_pais_04.indd 61

02/08/12 01:53

Eu agradeo muito por eles serem do jeito que so.

O PARTO VISTO DE UM LUGAR ESPECIAL: O CHO.


Arturo Arruda Cmara, publicitrio de 38 anos, j era pai de Maria, hoje com 4 anos, quando soube que sua esposa, Larissa Luana, estava grvida do segundo: um menino. Eu queria muito um menino no primeiro. Depois que veio Maria, ela j com dois anos, tinha me conquistado, e, sinceramente, pra mim tanto fazia se o segundo seria homem ou mulher. No parto de Maria, tudo correu tranquilo e na presena desse pai que um frouxo pra sangue assumido. Quando ela nasceu e chorou, eu
62 RV Pais AGOSTO 2012

comecei a chorar compulsivamente, sem explicao. Era um choro espontneo e sem controle. Dei um beijinho na testa de Larissa e fui comemorar. A o marinheiro, que j tinha feito a primeira viagem, se achando o lobo do mar, foi com tudo assistir ao parto do segundo filho. Cmera fotogrfica em punho, av presente, o cenrio todo preparado pra grande estreia do segundo filho, s faltava combinar o nome da criana. A me queria outro, mas o pai avisou: Se nascer com minha cara, vai ser Arturo Filho.

rV_pais_04.indd 62

02/08/12 01:53

...rapaz, t passando mal! S me lembro do escurecimento de vista, quando eu pensei que no estava deitado no cho. Arturo Cmara, publicitrio.

Chega o dia do parto, o pai superatarefado, dia corrido, gravao de comercial, meio-dia em ponto, sol a pino, no meio de um roseiral, sem tempo de almoar, sai de l direto pra pegar a esposa e corre pra maternidade. Fui pra sala de parto, tinha a tenso toda, nisso o cheiro do bisturi eltrico, aquele cheiro foi me incomodando. A, eu disse, rapaz, t passando mal! S me lembro do escurecimento de vista, quando eu pensei que no estava deitado no cho. Pai no cho, mdico espirituoso. Doutor Ney, que j foi capa da 2 RV Pais: Rapaz, voc veio dar trabalho a gente aqui. Agora, fique a deitado que ns vamos cuidar de seu filho que est nascendo. Cenrio na sala do parto: Arturo deitado, com as pernas pra cima num banquinho, s levantava a cabea pra ver o que estava acontecendo e ouvir a

conversa da equipe. Assistiu do cho a chegada de Arturo Filho. No sei se pelo desmaio ou porque eu estava meio desorientado, mas eu no escutei ele chorar. A eu disse, ele no chorou! E comecei a ficar agoniado. Eu pedia: Arturo Filho, chore. Meu filho, chore. Papai t aqui, chore. Quando ele abriu o berreiro, meu amigo, eu chorava mais do que ele. Chorei feito menino pequeno. Recuperado do desmaio, a primeira providncia de Arturo foi sair da sala de parto e comunicar oficialmente: Vai chamar Arturo Filho. Afinal, quem desmaia tem prioridade na escolha. Saldo deste pai: dois partos, duas choradeiras e um desmaio. Arturo Filho, hoje com 2 anos, j entrou em campo acompanhando o time de futebol do ABC, grande paixo do pai e da irm, assiste desenho animado com o pai, mas na hora de dormir prefere mesmo a me.
RV Pais AGOSTO 2012 63

rV_pais_04.indd 63

02/08/12 01:53

A doula cuida do bem-estar fsico e emocional da me, mas nada substitui o pai nessa hora. Por isso, l estava Lus acompanhando todo o trabalho de parto, que durou 7 horas.

O PARTO HUMANIZADO. MUITA PREPARAO PARA PAI E ME.


Foi na volta de uma viagem Disney que Lus Henrique Medeiros e Renata Dantas descobriram que estavam grvidos. Lus, um advogado de 36 anos, conta que um mal-estar persistente, psviagem, virou suspeita de gravidez em poucos dias. Mesmo sem a confirmao de um exame de sangue, apenas com um teste de farmcia, os dois no aguentaram guardar o segredo e marcaram um jantar com os pais pra contar a novidade. Vinha a o primeiro neto e o primeiro bisneto da famlia de Lus.
64 RV Pais AGOSTO 2012

Aps a 10 semana, um novo teste de farmcia indicou o sexo: era menino! Me e av correm pra marcar viagem aos Estados Unidos para comprar o enxoval. Eu fiquei animado, j botei no Facebook. A, resultado, quando a mdica comeou a fazer a ultra pra confirmar o sexo, no aparecia o pintinho l. No aparecia. E a a mdica disse: menina. Laurinha estava a caminho. Entre uma ida e outra mdica, entre uma ultra e uma roupinha de beb, Renata e Lus foram amadurecendo a

rV_pais_04.indd 64

02/08/12 01:53

Minha vida, eu considero to melhor do que era antes que difcil at mensurar com palavras. Aquele amor incondicional vai crescendo no dia a dia, vai crescendo, e at aqui eu no encontrei limites.

ideia de ter um parto normal. Uma deciso inusitada j que o parto normal no mais to normal assim. Os partos cesreas j chegam a 80% na rede privada, segundo dados do Departamento de Informtica do SUS. A mdica concordou, encampou a ideia e indicou uma doula, uma enfermeira especializada, que auxilia a me durante o trabalho de parto. Doula vem do grego mulher que serve. Uma profissional que existe em muitos pases e comea a aparecer no

Brasil. O pai, embora seja coadjuvante, termina se envolvendo em todo o processo, falou Lus Henrique, que, como no podia deixar de ser, chorou muito na hora que Laurinha chegou, num verdadeiro turbilho de emoes e de felicidade. Laurinha, hoje com 10 meses, tomou apenas leite materno nos primeiros 6 meses e nunca adoeceu. Uma menina privilegiada.

RV Pais AGOSTO 2012 65

rV_pais_04.indd 65

02/08/12 01:53

Ele a maior alegria da minha vida.

UM PARTO emocionante. histrias DE UM DIA MUITO feliz.


Andr de Paula, um jovem administrador de 34 anos, acompanhou o nascimento de seu primeiro filho, Davi, com um bom humor que lhe peculiar. Comeando com a notcia da gravidez dada por sua esposa, Larissa Vieira, que foi literalmente um presente. Eu estava na churrascaria, comemorando meu aniversrio num almoo com os amigos, e ela me ligou: tenho um presente pra voc. Mas no precisa vir pegar no. Eu estou carregando ele pra voc, conta Andr, que chorou, subiu na mesa, fez os amigos escreverem mensagens na toalha de mesa, que foi levada como souvenir, amarrada ao pescoo como a capa de um pai super-heri. Depois de uma gravidez normal, tranquila, com todo acompanhamento mdico que tem direito, inclusive curso de gestante feito pelo casal, chegou o grande dia. A gente saiu pra jantar. Quando voltou a bolsa estourou. Na hora do parto, me deu um branco, me deu uma geladeira. Eu s filmei muito os ps dos mdicos, quase desmaiando. No ca,

66 RV Pais AGOSTO 2012

rV_pais_04.indd 66

02/08/12 01:53

mas fiquei meio bambo. Andr sofreu a sndrome tpica de um pai na hora do parto. O pai envolvido com a experincia da gravidez, que acompanha todo o processo, acumula tanta emoo que desemboca durante o trabalho de parto. Foram 6 horas at nascer um moleque lindo. Chorei, chorei. Foi a maior emoo que eu senti na minha vida. Fiquei meio bobo. Emoo to grande que Andr esqueceu a me, o filho e comeou a entrevistar a parteira: (Andr) - E a, o que a senhora achou? E o parto? (Larissa) - , Andr, filma a gente aqui. Agora, Larissa est grvida do segundo filho, Lucas. Andr, sempre presente, d banho em Davi e at prepara uma mamadeirazinha de vez em quando. Voc comea a mudar os conceitos, trabalhar sua cabea, tanto profissional, emocional, sua famlia, muda tudo. Fiquei mais tranquilo. Chorei, chorei. Foi a maior emoo que eu senti na minha vida. Fiquei meio bobo. Andr de Paula, administrador.

pais na sala de parto. pais na vida das crianas.


A presena do pai na hora do parto aproxima o homem do processo de nascimento e de crescimento do filho. Os vnculos com a me e o beb se tornam mais fortes, fazendo nascer um novo homem: o pai moderno, atarefado, mas presente. As mes agradecem o auxlio luxuoso. E as histrias ficam registradas nos lbuns de famlia e na memria afetiva de todos. Alm do que, como diria uma velha propaganda de televiso, no basta ser pai, tem que participar, porque os momentos so raros e devem ser aproveitados em toda sua plenitude.

RV Pais AGOSTO 2012 67

rV_pais_04.indd 67

02/08/12 01:53

Vous aimerez peut-être aussi