Vous êtes sur la page 1sur 12

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

AULA 2 FAMLIA E PARENTESCO

META Esta aula tem como meta apresentar os conceitos de Famlia e Parentesco. Para tanto, ser feita uma discusso sobre os primeiros investimentos efetuados sobre esses conceitos e a sua ascenso categoria de conceitos-chave das Cincias Sociais. Para finalizar esta aula, sero sucintamente apresentados os usos atuais e a importncia no debate contemporneo desses temas.

OBJETIVOS Aps o estudo do contedo desta aula, voc dever ser capaz de: 1) Identificar as controvrsias tericas em torno do conceito de Famlia. 2) Reconhecer os diferentes usos feitos dos conceitos de Famlia e Parentesco ao longo do sculo XX.

INTRODUO Alguns conceitos utilizados pelas Cincias Sociais, em virtude de seus empregos dirios na vida de todas as pessoas, parecem, aos olhos leigos, algo sem mistrio, que sempre esteve ali e cujo significado conhecido desde sempre. Esse o caso dos conceitos de Famlia e Parentesco. Quem ousaria dizer que no sabe o significado desses conceitos? Afinal, todos ns temos uma famlia e nela vivenciamos relaes de parentesco, o que nos torna plenos conhecedores dos significados dessas palavras. Acontece, no entanto, que por vezes a grande proximidade que temos de uma coisa faz com que no prestemos ateno em suas variaes e diferenciaes. Estamos to acostumados e adaptados s nossas idias, que

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

deixamos de aplicar s coisas familiares o olhar crtico que dedicaramos a outras coisas que de fato nos chocariam por seu exotismo. As diferentes viagens e oportunidades de contatos com outros povos de costumes diferentes fizeram com que os cientistas sociais, ao estranhar os hbitos dos outros, pudessem tambm observar com estranheza os costumes das suas prprias sociedades, na medida em que tais costumes representavam apenas uma das inmeras variaes possveis. Foi desse modo que os conceitos de Famlia e Parentesco firmaram-se como pontos de grande interesse. Ao encontrar novas formas de organizao familiar e parental, os pesquisadores atentaram para as possibilidades de compreender um povo atravs de seus arranjos de parentesco, adotando, para tanto, esses conceitos como uma importante ferramenta metodolgica em suas pesquisas de campo. Os debates que comearam no final do sculo XIX ganharam mpeto e alcanaram seu apogeu na segunda metade do sculo XX, fazendo com que os conceitos de Famlia e Parentesco ocupassem milhares de pginas da literatura das Cincias Sociais. Agora veremos como tudo isso aconteceu.

O CONCEITO DE FAMLIA A famlia representa historicamente um importante tema de reflexo. Marcel Mauss (1947), por exemplo, mencionava em seu Manual de Etnografia a importncia dos estudos de parentesco e da reflexo sobre questes diretamente relacionadas famlia, como o direito pblico ou privado de homens e mulheres, bem como a diviso dos direitos com relao aos filhos. Na Lngua Portuguesa, uma das primeiras acepes da palavra famlia refere-se precisamente a um grupo de pessoas (notadamente um homem, uma mulher e seus filhos) morando sob um mesmo teto, ou seja, numa mesma habitao. Uma outra acepo muito comum a que trata a famlia como um grupo de pessoas que possuem uma ancestralidade comum.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Figura: 16.1: Em geral, estamos habituados com a ideia de que a famlia se refere a um grupo de pessoas que habitam a mesma moradia ou que possuem a mesma ancestralidade. Para as Cincias Sociais, sobretudo a Antropologia, tal noo de famlia representa apenas uma de suas variaes possveis. Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bundesarchiv_Bild_183-1986-

0415-014,_Berlin,_Familienszene.jpg Senft, Gabriele http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bundesarchiv_Bild_194-007815A,_Holtwick,_Kinderreiche_Familie.jpg Lachmann, Hans

A Enciclopdia Britnica, ao apresentar a definio inglesa da mesma palavra, menciona grupos de pessoas unidas por laos de matrimnio, sangue ou mesmo adoo, compartilhando uma mesma habitao e interagindo uns com os outros atravs de suas posies sociais, sobretudo como esposos, pais, filhos e irmos. A essncia da ideia de famlia colocada na relao entre pais e filhos. Desse modo, quando pensamos sobre os significados da palavra famlia, duas ideias logo se destacam: 1) a questo da convivncia num mesmo ambiente; 2) os aspectos biolgicos que caracterizam a reproduo familiar.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Da, parece-nos importante frisar que, na tentativa de estabelecer uma definio universal do conceito Famlia, algumas caractersticas foram reforadas como pr-condies para que um grupo de pessoas pudesse ser enquadrado nessa categoria. Desse modo, os pr-requisitos mais comumente mencionados, segundo Franoise Hritier, foram: a) a presena contnua de um homem; b) a proibio do incesto que se introduz na relao entre grupos e aos casamentos; c) uma diviso de tarefas entre os sexos; d) o reconhecimento da relao da paternidade legal, independente da realidade biolgica da unio de seus pais. Nessa perspectiva, destaca-se um acento sobre o carter social da famlia. Para Lvi-Strauss (1974), que se tornou um dos nomes mais destacados no campo do parentesco e da famlia, esse tema representa uma das questes mais escorregadias dentro do estudo da organizao social. Para o antroplogo, o matrimnio possui a caracterstica de no se originar nos indivduos, mas sim nos grupos interessados na relao (famlias, linhagens, cls etc.). Se pensarmos sobre a ideia, perceberemos que ela apresenta um importante par de interesses: os coletivos e os individuais - sejam eles opostos ou no. O autor nota que, apesar da possibilidade de oposio entre interesses individuais e coletivos, forte a influncia coletiva sobre os matrimnios, chegando mesmo a unir os grupos antes e por cima dos indivduos. Isso nos leva a pensar que a dificuldade na definio do conceito de Famlia situa-se justamente nas variaes que essa instituio apresenta ao redor do mundo, em virtude da enorme diversidade cultural da qual ela um dos reflexos.

BOXE DE CURIOSIDADE Os Nuer so um grupo tnico do leste africano, situados entre o Sudo e a Etipia. Receberam grande ateno na Antropologia em virtude dos estudos promovidos por Evans-Pritchard sobre sua organizao poltica, sua religiosidade e relao com o ambiente.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Imagens dos Nuer podem ser acessadas em http://www.youtube.com/watch? v=J0VBnrIkAtA. Trata-se de um preview do filme The Nuer (1971), realizado por Robert Gardner e Hilary Harris para o Film Study Center da Universidade de Harvard.

Fim do boxe de curiosidade Nesse sentido, as formas singulares sob as quais se manifestaria a famlia em diferentes contextos seria o grande entrave na elaborao de uma definio de carter universal. Entre os Nuer, por exemplo, havia algo que se chamava de casamento de mulheres. Esse casamento no significava necessariamente relaes homossexuais, mas sim o posicionamento de uma mulher que fosse estril, de idade avanada ou mesmo uma pessoa rica, como algum de status masculino, ocupando em sua famlia uma funo econmica e de autoridade diante das esposas. Muitas vezes tais esposas eram engravidadas por homens do grupo da mulher que assumia tal status. Em contextos etnogrficos mais prximos do que aqueles que acabamos de ver, podemos pensar sobre as novas formas de conjugalidade presentes na sociedade brasileira e suas implicaes sobre questes como famlia e casamento. Um exemplo desse tipo de reflexo pode ser encontrado nos recentes trabalhos publicados por Mirian Goldenberg (2005). Ao analisar os modelos contemporneos de conjugalidade e famlia, a antroploga percorre um caminho que permite pensar sobre novos arranjos matrimoniais. Ao analisar uma srie de questionrios aplicados a pessoas das camadas mdias urbanas do Rio de Janeiro, abordando temas como as representaes masculinas e femininas a respeito do modelo ideal de casal e sobre os problemas enfrentados nos relacionamentos conjugais, a antroploga forneceu um material que ajuda a problematizar o conceito de Famlia hoje. De acordo com a autora, 16% dos pesquisados, tanto homens quanto mulheres, afirmaram valorizar a liberdade e a individualidade em seus relacionamentos. Em decorrncia disso, novos arranjos matrimoniais se

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

estabelecem: as pessoas se casam, mas continuam morando em casas diferentes; os casais mantm uma unio estvel, mas ao mesmo tempo aberta a relaes sexuais passageiras e assim por diante. Alm disso, os estudos urbanos revelam tambm exemplos de matrimnio entre homens ou mesmo entre mulheres, nos quais por vezes se observa a presena de filhos adotados. As inovaes tecnolgicas na rea de reproduo assistida tambm tornaram ainda mais complexas essas questes, na medida em que as relaes sexuais tornaram-se dispensveis na gestao de uma criana. Novas possibilidades apresentaram-se, como nos casos em que um casal pode ter seu filho gerado na barriga da me da mulher, ou seja, da av da criana, dificultando ainda mais as definies sobre o conceito de famlia. Todos esses casos, sejam eles de outra ou da nossa prpria sociedade, ilustram que o fundamento dessa instituio no de carter biolgico, mas sim social. Prova disso a variabilidade nas composies dos casais, alm das diferentes relaes estabelecidas entre pais e filhos, e mesmo entre esposos. Ficam claras, assim, as dificuldades de definio do conceito de Famlia. Isso, todavia, no faz com que a famlia deixe de ser um tema central nas reflexes scio-antropolgicas, sobretudo pela gama de facetas e representaes da vida social que nela se entremeiam. Desse modo, os estudos sobre famlia continuam em franca atividade, unindo-se tambm s pesquisas sobre parentesco no mundo contemporneo e contribuindo para um melhor entendimento sobre os fenmenos sociais.

OS SISTEMAS DE PARENTESCO O parentesco marcado por um duplo carter: ao mesmo tempo em que se mostra diretamente relacionado a aspectos da reproduo biolgica, seus modelos representam expresses culturais. Desse modo, fatores como a

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

necessidade de parceiros de sexos diferentes mostra o imperativo biolgico da reproduo, ao passo que as possibilidades de adoo ou mesmo das tecnologias modernas de reproduo assistida realam os subterfgios culturais que do margem fuga daquilo que se poderia entender como uma imposio da natureza. Nos primrdios das Cincias Sociais, os estudos de parentesco desempenharam um papel de suma importncia. Atravs deles, esperava-se compreender, considerando um nmero restrito de princpios fundamentais, os fenmenos da consanguinidade e da afinidade. O estudo do parentesco era ento o mtodo cientfico para tal empreendimento, caracterizado pelo rigor em suas anlises. Foi Lewis Henry Morgan (Cf. Bonte e Izard: 2004) quem primeiro se dedicou a tal questo, em um livro intitulado Systems of Consanguinity and Affinity of the Human Family (Sistemas de Consanguinidade e Afinidade da Famlia Humana), publicado no ano de 1871. O que se estabelecia ento eram dois sistemas principais de terminologias. O primeiro foi chamado de sistema descritivo e dizia respeito aos casos em que os ttulos de parentesco fundavam-se sobre uma combinao de um pequeno nmero de termos simples. O sistema classificatrio, por sua vez, repartia os parentes consanguneos em classes de sujeitos que recebiam a mesma nomenclatura, ou seja, que eram tratados pelos mesmos termos. Nesse sistema, no caso estudado por Morgan entre os Iroqueses, o irmo do pai e o pai eram designados pelo mesmo termo, ao passo que o irmo da me recebia uma outra designao. As pessoas, desse modo, eram repartidas em grupos de acordo com sua posio na estrutura de parentesco.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Figura 16.3: Lewis Henry Morgan (1818 1881) Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lewis_henry_morgan.jpg

Essa distino estabelecida por Morgan no demorou muito tempo para ser descartada, assim como as vises evolucionistas desse autor sobre o desenvolvimento da famlia na humanidade. O motivo do abandono desses sistemas terminolgicos, divididos entre descritivos e classificatrios, foi que logo se percebeu que, em ltima instncia, todos os sistemas so, na verdade, classificatrios. Os esforos passam a ser direcionados ento na busca de identificao dos critrios utilizados na elaborao de classes terminolgicas e no entendimento da funo desempenhada pelo parentesco nas sociedades tribais. As duas principais teorias sobre o parentesco, desenvolvidas a partir de ento, receberam os nomes de filiao e aliana. A filiao diz respeito a um conjunto de pessoas consanguneas descendentes de um mesmo ancestral, seja ele masculino ou feminino. As teorias da aliana, por sua vez, esto

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

preocupadas com os laos de unio entre diferentes grupos, colocando nfase, portanto, sobre as questes matrimoniais. A abordagem da filiao foi proposta e defendida destacadamente por Alfred Reginald Radcliffe-Brown e Meyer Fortes ( Cf. BONTE, IZARD: 2004). O argumento sustentado era de que o princpio genealgico assegurava e ditava o pertencimento a um grupo consanguneo, e que, por meio da filiao, se definia a identidade das pessoas e dos grupos. Os dados empricos que sustentavam a abordagem da filiao foram coletados em sociedades nas quais a transmisso do pertencimento ao grupo dava-se de maneira unilinear, ou seja, pelo lado paterno (patrilinear) ou pelo lado materno (matrilinear). Os direitos e deveres surgem, assim, como um resultado direto dos sistemas de parentesco, sendo assim um dos principais focos de interesse de Radcliffe-Brown. So esses direitos e deveres que representam o fundamento das terminologias de parentesco, que so organizadas atravs de alguns princpios de ordem moral visando unio dos grupos de parentes. A partir dessa perspectiva, o parentesco passa a ser encarado como verdadeiro sistema de coero, e as terminologias recebidas por uma pessoa percebidas como verdadeiras prescries de atitude. Disso segue que o parentesco passa a ser pensado como um sistema de garantia da ordem social. medida que os povos estudados pelos antroplogos nesse perodo eram destitudos de sistemas governamentais semelhantes ao que, em nossa sociedade, chamamos de Estado, o parentesco foi considerado ento como o principal mecanismo de manuteno da ordem. No havendo Estado, era pelo parentesco que se designavam os direitos e deveres das pessoas. J na abordagem da teoria da aliana, a nfase dada no sistema de classificao, utilizado em cada sociedade para definir as categorias complementares de consanguinidade e afinidade. a partir desta diviso que so definidas as regras matrimoniais, pois elas ditam as pessoas que so os possveis parceiros de casamento.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Essa perspectiva analtica tem seu fundamento na ideia da troca. sob o imperativo da troca de mulheres que se estabelecem as classificaes dos sistemas de parentesco, que indicam no apenas os grupos com os quais possvel efetuar matrimnios, mas, dentre eles, apontam os que so preferenciais. As trocas de mulheres criam um circuito de reciprocidade no qual os grupos ocupam alternadamente os papis de doadores e receptores de mulheres. Criam-se assim os laos de aliana, que geram as redes de sociabilidade. Como costuma ocorrer frequentemente nas Cincias Sociais, essas teorias tiveram uma forte influncia sobre muitos pesquisadores, alcanando seu apogeu entre as dcadas de 1950 e 1970. Desde ento, no entanto, elas vm sendo alvo de fortes crticas. No que tange teoria de Radcliffe-Brown, critica-se hoje sua percepo do parentesco como modelo que enquadrava diversas atividades dos povos no ocidentais, representando, assim, uma espcie de idioma do parentesco. Tal idioma seria utilizado pelas pessoas para atuar e compreender instituies e atividades polticas, econmicas, religiosas etc. A falha estaria no simples fato de que essa diviso da vida social em vrios compartimentos seria uma caracterstica das sociedades dos antroplogos, mas no dos povos por eles estudados. Estes, portanto, muitas vezes no veem religio, poltica, parentesco e economia como setores estanques da vida social. A ideia de que o parentesco atua como mecanismo de manuteno da ordem em sociedades nas quais no h a presena de instituies governamentais recebeu inmeras crticas, dentre elas a que apontava esse tipo de raciocnio como influenciado por pressupostos evolucionistas: ns temos governo; eles tm parentesco, o que indica, de algum modo, um certo primitivismo, em vez de simplesmente conotar outros modos de vida social. Com relao teoria da aliana, a principal crtica recebida foi a de que esse modelo de pensamento reduz a ao e a criatividade das pessoas, pois, nessa perspectiva, elas tm suas vidas praticamente prescritas por seus

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

sistemas de parentesco. Desse modo, a capacidade de agncia humana negligenciada e a vida social torna-se mais semelhante a um esquema matemtico ou eltrico do que algo efetivamente dinmico e vivo (Cf. RAPPORT & OVERING: 2005).

CONCLUSO Atualmente, o parentesco e a afinidade, enquanto tpicos ou ttulos de pesquisas scio-antropolgicas, cederam lugar a termos como emoo, afetividade, valores, conjugalidades etc. A nfase no mais colocada na manuteno da ordem nem nos sistemas estruturais de pensamento e classificao, mas sim nos aspectos de conflito e ambiguidade do fluxo da vida cotidiana. A elaborao de rvores genealgicas, no entanto, se mantm como um instrumento valioso para o estudo de diferentes tipos de populaes: agricultores, quilombolas, tribos indgenas, povoados pesqueiros etc. Atravs de tal metodologia, pode-se destacar os diferentes vnculos de parentesco entre as pessoas do local estudado, observando ancestralidades comuns e assim elaborando reflexes mais fecundas. O parentesco como forma de ordenar o mundo social, no entanto, tornou-se uma perspectiva menos adotada. Sobretudo em contextos urbanos, as novas formas de relacionamento familiar tm ocupado a reflexo das Cincias Sociais, onde grande destaque tem sido dado s transformaes ocorridas nos modos de comportamento. Percebe-se, desse modo, que os estudos sobre famlia e parentesco, embora sob uma outra roupagem, permanecem despertando o interesse de novos pesquisadores e enriquecendo as anlises sobre a vida social.

RESUMO

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

famlia,

enquanto

instituio

social,

apresenta

diversas

configuraes, que correspondem a diferentes contextos culturais. A definio do que Famlia foi um assunto muito caro para diferentes antroplogos, o que originou teorias de grande influncia na disciplina. Apesar das divergncias existentes, podemos afirmar que h um consenso de que as configuraes familiares no so dadas por diferenas biolgicas, mas sim por fatores culturais. Desse modo, a organizao familiar e seu significado correspondem aos contextos vivenciados por cada sociedade, podendo, inclusive, sofrer transformaes ao longo do tempo, tal como podemos observar que aconteceu em nossa prpria sociedade.

REFERNCIAS BONTE, Pierre & IZARD, Michel. Dictionnaire de lethnologie et de lanthropologie. Paris: Presses Universitaires de France, 2004. 848 pp.

GOLDENBERG, Mirian. De Perto Ningum Normal Estudos sobre corpo, sexualidade, gnero e desvio na cultura brasileira . Rio de Janeiro: Record, 2005. 189p. LVI-STRAUSS, Claude. La Familia. In.: Polmica sobre el origen y la universalidad de la familia. Barcelona: Anagrama,1974. 7-49p. MAUSS, Marcel. Manuel DEtnographie. Paris: Petite Bibliothque Payot, 1947. 112p. RAPPORT, Nigel & OVERING, Joanna. Social and Cultural Anthropology The Key Concepts. Londres e Nova York: Routledge, 2005. 92-102 pp.

Vous aimerez peut-être aussi