Vous êtes sur la page 1sur 9

O SALITRE DO CHILE

O Salitre do Chile um adubo nitrogenado criado pela sbia natureza. Extrado no deserto do Atacama, ao norte do Chile, o Salitre Potssico distribudo em todo o mundo e reconhecido por suas qualidades na produo de hortalias de qualidade.

HISTRICO
Os depsitos chilenos foram descobertos por ThaddeusHaenke em 1809. Acredita-se que os espanhis iniciaram as operaes de mineraes em 1913, mas o primeiro envio aos EUA datado de 1930. De l pra c, o Salitre vm prestando vrios servios aos agricultores do mundo inteiro com exportaes regulares.

ORIGEM
So inmeras as hipteses sobre a forma das jazidas de salitre, mas nenhuma delas suficientemente demonstrada ou satisfazem as distintas caractersticas que apresentam os depsitos em distintas regies. Algumas hipteses so: 1) Fixao do N atmosfrico pelas bactrias do solo no simbiticas; 2) Fixao por descarga eltricas da atmosfera; 3) Decomposio de algas marinhas e outras flora marinha, aps haver um afloramento geolgico expondo-se a terra; e 4) Acmulo de nitratos por filtrao das guas acumuladas no vale provindas das montanhas que o rodeia, que estavam povoadas por grandes manadas de lhamas e gados.

SALITRE POTSSICO DO CHILE UM FERTILIZANTE ESPECIAL.


O SALITRE POTSSICO, um composto natural formado pelos Nitratos de Sdio e Potssico. Estes Nitratos so extrados do caliche, rocha que se encontram no deserto do Atacama no Chile. A extrao dos Nitratos da rocha feita atravs do uso de gua como solvente, e sua solidificao granulada e est feita atravs do aquecimento e resfriamento. Por este motivo, o processo no interfere em suas propriedades qumicas e fsicas. Alm dos macronutrientes e SALITRE POTSSICO contm micronutrientes que elevam sua qualidade como um Fertilizante Especial; todos no mesmo granulo, no sofrendo segregao dos nutrientes durante sua aplicao.

1- FRMULA 2- CARACTERSTICAS FSICAS

NaN03/KN03

Cor............................................................................................................. Rosado Plido Tipo de Partcula................................................................................. Grnulos Esfricos Valor pH (1%)............................................................................................................... 8,6 Densidade Aparente......................................................................................... 1,29 gr/cc Ponto de Fuso....................................................................................................... 236 C Solubilidade (25%)............................................................................... 142 gr/100 cc H2O Outros Soventes......................................................................................... NH3, Glicerina Umidade mx.......................................................................................................... 0,25% Insolubilidade mx................................................................................................... 0,10% 3- CARACTERSTICAS QUIMICAS Nitrognio* Potssico Sdio** Enxofre Magnsio Boro Cobre Molibdnio Iodo
*N Totalmente Ntrico

N K20 Na S Mg B Cu Mo I
**C Corretivo de Acidez

15,00% 14,00% 18,00% 0,25% 0,25% 0,05% Traos Traos Traos

4- NITROGNIO NTRICO: RESPOSTA IMEDIATA O SALITRE POTSSICO CONTM Nitrognio 100% na forma Ntrica (N03), a forma natural que as plantas absorvem a maior parte do Nitrognio, exceto no caso especial de arroz inundado. O Nitrato a nica fonte inorgnica de Nitrognio que pode ser acumulada pelas plantas sem que estas sofram problemas de toxidez, por isso, o SALITRE POTSSICOtem um efeito prolongado.

Como o on Nitrato (N03) se move com mais facilidade no solo, consegue alcanar as razes mais profundas com maior facilidade que os Nitrognios nas formas Amoniacais e Amdicas, produzindo nas plantas um efeito mais rpido. No solo, frequentemente ocorre a seguinte reao de Nitrificao: NH4 + 1,0502 ......................................................................N02 + 2H + H2O + Energia N02 + 0,502 ........................................................................ N03 + Energia OBS: Reao executada por bactrias nitrificantes.

O on NH4 a forma de Nitrognio usado na maioria dos fertilizantes Nitrogenados, como por exemplo: NH4 + Gs Carbnico .......................................................... Uria NH4 + cido Sulfrico ......................................................... Sulfato de Amnio A reao de nitrificao acima mencionada tem perdas por voletizao na ordem de 25-60%, istoacontece quando coloca-se o fertilizante na superfcie do solo, e j dentro da soluo do solo a eficincia dos Nitrogenados Amoniacais dependero da flora bacteriana que executam a reao acima mencionada aumentando as perda totais do Nitrognio. O Hidrognio liberado na reao (2H) uma dos causadores da acidez no solo.

Como o SALITRE POTSSICO tem seu Nitrognio na forma Ntrica (N03) ele no precisa sofrer esta reao para que a planta possa absorver o Nitrognio. Com isso, uma de suas facilidades no perder seu nitrognio por Volatizao e transformao bacteriana, evitando acidez do solo. Na prtica, o SALITRE POTSSICO pode ser utilizado em pocas com pouca umidade no solo, no necessitado ser incorporado, ao contrrio da maioria dos fertilizantes nitrogenados convencionais. Quando se acidifica o solo, seja pelo uso de fertilizantes amoniacais, amdicos, seja pela lixiviao de Ctions tipo clcio, magnsio, potssio e SDIOtemos: Diminuio do rendimento da cultura; Aumento do consumo de fertilizantes; Maiores exigncias de corretivos (calcrio).

Outra funo do Nitrognio em forma de Nitrato (N03) estimular a absoro de Magnsio pelas plantas, num complexo onde as molculas de Magnsio aumentam a absoro de molculas de Fsforo, e, inclusive aumentando o teor de amido em tubrculos, formando um complexo no solo no qual o SALITRE POTSSICO se encaixa.

5- ACIDEZ OU BASICIDADE CAUSADA PELOS FERTILIZANTES NITROGENADOS NO SOLO (EXPRESSA EM KG DE Cac03 PURO) POR 100Kg DE FERTILIZANTE Fertilizante Acidez * Basicidade ** Uria 81 Sulfato de Amnio 107 Nitrato de Amnio 60 Nitrocalcio 40 Salitre Potssico 28 * Kg de CaC03 puro necessrio para neutralizar a acidez causada pelo fertilizante. ** Kg de CaC03 puro equivalente a basicidade do fertilizante. Fonte: INTERNATIONAL FERTILIZANTES DEVELOPMENT CENTER.

Exemplo: 100 Kg de Sulfato de Amnio geram uma acidez no solo que neutralizada com 107 Kg de Calcrio PRNT 100 ou 40 Kg de Calcrio PRNT 70. 100 Kg de SALITRE POTSSICO produz um efeito bsico no solo equivalente a 28 Kg Calcrio PRNT 100 ou 40 Kg de Calcrio PRNT 70. Com a correo da acidez temos: Melhora na solubilidade do fsforo presente nos agregados dos fertilizantes; Aumenta as quantidades de K, Mg, Ca, assimilveis no plante; Incrementa o nmero e atividade das bactrias no solo; Aumenta a fixao simbitica do N (leguminosas); Diminui a incidncia de molstias causadas por fungos de solo.

ESTIMATIVA DA VARIAO NA ASSIMILAO DAS PRINCIPAIS CULTURAS EM FUNO DO Ph ELEMENTO PH DO SOLO 4,5 5,0 5,5 6,0 6,6 7,0 NITROGNIO 20 50 75 100 100 100 FSFORO 30 32 40 50 100 100 POTSSICO 30 35 70 90 100 100 ENXOFRE 40 80 100 100 100 100 CLCIO 20 40 50 67 83 100 MAGNSIO 20 40 50 70 80 100
Fonte: PNFC, 1974 e EMBRAPA, 1980.

SALITRE POTSSICO NO ACIDIFICA O SOLO

6- SALITRE POTSSICO POSSUI POTSSIO ISENTO DE CLORO. A fonte de Potssio do SALITRE POTSSICO proveniente do NITRATO DE POTSSICO (KN03), que no contm Cloro como o cloreto de Potssico (KC01). Embora o cloro seja necessrio em pequenas quantidades, qualquer excesso pode ser prejudicial para as mesmas, afetando negativamente a quantidade de determinados produtos. O KC1 utilizado em frmulasconvencionais quando em contato com o solo, se decompe em Potssio e Cloreto, e a planta absorve o Potssio e parte do Cloreto (C1), o resto fica na soluo do solo, este une-se aos ons de Hidrognio (H) livres na mesma soluo formando o cido Clordrico (HC1), que cido forte aumentando o ndice de acidez no solo. O Potssio de SALITRE POTSSICO vem acompanhado de Nitrognio nas plantas e tambm no solo, sendo que a maioria das plantas cultivadas, retiram quantidades semelhantes do Nitrognio e Potssico. A absoro de zinco (Zn) quano utilizado via foliar, aumenta em at 5 vezes, quandoo mesmo se encontra associado a nions de Nitrognio na forma de Nitrato de Potssio. O Potssio de solo aumenta resistncia a doenas fngicas como do genroPhytophthora, exemplo: gomose dos citrus (potafos n46).

7- O SALITRE POTSSICO CONTM SDIO O Sdio do SALITRE POTSSICO, est na forma de NITRATO DE SDIO (NaN03) e no de cloreto de Potssico (KC01). Algumas funes do Sdio: MANUTENO DO BALANO HDRICO NA PLANTA Mantm a planta hidratada e trgida durante o perodo de seca (veranicos), diminuindo a necessidade de gua da mesma e mantendo-se estvel. SUBSTITUIO PARCIAL DO POTSSIO Quimicamente o Sdio tem um peso atmico menor que o do Potssio, com isso o sdio pode substituir de 37 a 53% do Potssio nos solos deficientes e em plantas com alta exigncia de Potssio.

CORRETIVO DE ACIDEZ Como o sdio retido pelos colides do solo com menor energia que os demais ction como o II, Ca, Mg e K, tende a percolar com mais facilidade no solo corrigindo a acidez em profundidade, onde o calcrio no chega, e tambm evita sua acumulao nas camadas superficiais do solo evitando o problema de salinizao. ABERTURA ESTOMATAL Controla a abertura e fechamento dos estmatos, diminuindo a quantidade de gua perdida pelas plantas e controlando o gs carbnico (CO2) aumentando a eficincia na fotossntese. REGULAGEM DA ATIVIDADE DE REUO DO NITRATO Aumenta a eficincia de aproveitamento do Nitrognio absorvido pelas plantas. EXIGNCIA PELAS PLANTAS COM VIA C4 NA FOTOSINTESE Sendo a maioria das frutferas e o grupo das gramneas tipo milho, cana-deacar com essa fisiologia, o Sdio melhora sua fotosstense, aumentando o rendimento da cultura. INDUO DO METABOLISMO DAS ANANCEAS Como exemplo deste grupo, o abacaxi aumenta seu metabolismo, aumentando o rendimento da cultura. ACUMULAO DE OXALATOS Oxalatos so cristais, por exemplo: acares nos frutos, nos colmos, nos tubrculos, junto com o Potssio aumenta o teor de acar, como frutos em geral, cana-de-acar e beterraba aucareira, etc. AUMENTA A LIBERAO DO FSFORO NO SOLO O Sdio ao combinar-se com o Fsforo no solo, forma o Fosfato de Sdio, que mais solvel que o fosfato de Clcio, Fosfato de Ferro ou Fosfato de Alumnio, que so os Fosfatos normalmente encontrados no solo, e que a planta tem dificuldade em assimilar este tipo de Fsforo. NUTRIENTES IMPORTANTES PARA PASTAGENS O Sdio enriquece o valor nutritivo das pastagens para os animais pelo enriquecimento de todos os elementos e a palatabilidade. EFEITO SOBRE AS GEADAS O Sdio junto com o Potssio atenuam o efeito malfico causado pelas geadas nas diversas culturas, pois aumentam a concentrao de sais do tecido celular e diminui o ponto de congelado. 8- OUTROS NUTRIENTES NO SALITRE POTSSICO De origem natural, o SALITRE POTSSICO, contm Boro em quantidade suficiente, para algumas culturas e o seu complemento fica a cargo das fontes bricas. O SALITRE POTSSICO contm Enxofre e Magnsio ajudando a suprir parcialmente as necessidades das culturas, e mantendo o equilbrionutricional do solo. Contm ainda, traos de Iodo, que na cultura de tomates, aumenta o nmero de flores e diminui o abortamento das mesmas.

9- CONDIES DE USO DO SALITRE POTSSICO SOLOS COM BAIXO TEOR DE UMIDADE Solos que no te umidade suficiente para se utilizar outras fontes de fertilizantes, o uso de SALITRE POTSSICO perfeitamente vivel, j que no tem perdas por volatizao e totalmente solvel. SOLOS POR pH BAIXO Solos com acidez elevada, sua flora bacteriana diminui, e a eficincia de transformao das fontes amonacas e amdicas o Nitrato diminui, sendo o SALITRE POTSSICO fonte de Nitrognio no precisa passar por esta reao, estando pronto para ser absorvido pelas plantas. SOLOS FUMIGADOS Quando se usa herbicidas pr-emergentes ou fumigantes em canteiros de olercolas, a flora bacteriana diminui e a reao de nitrificao acaba sendo prejudicada em sua eficincia, neste caso, o Nitrognio do SALITRE POTSSICO est pronto para ser absorvido pelas plantas. POCAS MAIS FRIAS DO ANO As bactrias migram para as partes mais profundas do solo, e a reao de nitrificao diminui. O SALITRE POTSSICO est pronto e no necessita de transformao para ser absorvido. EM FERTIRRIGAO Por ser 100% solvel, o SALITRE POTSSICO pode ser utilizado em Piv Central. CULTURAS QUE O FERTILIZANTE DE DIFICIL INCORPORAO Em culturas de difcil incorporao do fertilizante, o SALITRE POTSSICO pode ser utilizado sem problema algum, pois, no sofre perdas por volatizao como os fertilizantes convencionais, que se no forem incorporados sofrem grandes perdas. USO A LANO Pode ser utilizado a lano sobre a cultura, desde que esteja com sua folhagem seca, para que o SALITRE POTSSICOem um nmero maior de vezes, nota-se um aumento no rendimento da cultura. Por ser Nitrognio, pode ser aplicado em pocas tardias, pois seu efeito rpido.

Experincias:

USE SALITRE NA PASTAGEM, fazenda Primavera Araatuba, SP.


Administrador: Sr. Lus Ferreira Guimares Na fazenda Primavera, todos esto contentes: o patro, o administrador e o gado. H 10 anos formei este brachiaro e ele sempre esteve amarelo e ruim. Aps o uso do SALITRE DO CHILE, aconteceu o que vocs esto vendo: o pasto melhorou tanto que bate no meu joelho. Isso nos permitiu dobrar o rebanho. Hoje, com SALITRE DO CHILE, deixo o gado por 20 dias em cada piquete, ou seja, 14 dias a mais do que antes. No preciso mais arrendar e at nos sobra pasto. Com toda essa sobra para a seca, estamos tranquilos. Do SALITRE, s temos que falar bem. O gado est de barriga cheia e engordando. Faa o que eu fiz, use SALITRE DO CHILE. O que explica esse resultado: O SALITRE possui 15% de N sob a forma ntrica + 14% de Potssio (K2O) + 18% de Sdio (Na) + traos de boro, cobre e molibdnio. Por essa composio, o SALITRE POTSSICO se torna um adubo especial para a pastagem.

Recomendao de adubao de forrageiras: A adubao deve ser recomendada, de acordo com 3 grupos de forrageiras: GRUPO 1: GRUPO 2: GRUPO 3: Elefante (Napier), Colonio, Jaragu. Rhodes, Capins para Feno e Capineiras. Braquiria brizantha, Andropogon, Estrelas e Green-panic. Branquiriadecumbens, Branquiriahumidcola, Gordura e Setria.

Adubao para formao de pastagens: Deve-se aplicar de 20 a 100 kg de P2 O5 de acordo com o grupo e o teor de P do solo.

Adubao de pastagens formadas: Nitrognio: Fsforo: Potssio: 50 a 300 kg/ha/ano, de acordo com a intensidade de explorao. 20 a 50 kg P2 O5/ha/ano, de acordo com o grupo de forrageiras. 30 a 60 kg/ha/ano, podendo chegar a 300 kg, dependendo do grupo de forrageiras e da intensidade de explorao.

Vous aimerez peut-être aussi