Vous êtes sur la page 1sur 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Escola Politcnica ENGD05 MECNICA DOS SLIDOS APLICADA A PLANTAS INDUSTRIAIS Prof.

: Joo Ricardo

TIPOS DE VASOS DE PRESSO

Estudantes: E. F. V. N.

Salvador, Bahia. Dezembro, 2011. 1. INTRODUO Segundo Silva Telles (1996), vasos de presso designam genericamente todos os recipientes estanques, de qualquer tipo, dimenses, formato ou finalidade, capazes de conter um fluido sob presso. Essa definio ampla, e inclui diversos equipamentos, desde uma panela de presso ou botijo de gs at os mais sofisticados reatores nucleares ou aquecedores, trocadores de calor, etc. No entanto, neste trabalho sero abordados apenas os tipos de vasos de presso que podem ser considerados como equipamentos de processos, ou seja, equipamentos usados em indstrias, em processos de transformaes da matria (fsicas e/ou qumicas), ou as que se dedicam a armazenagem, manuseio e distribuio de fluidos.

2. APLICAES De forma geral, os vasos de presso so empregados em trs condies distintas: Armazenamento de gases sob presso: os gases so armazenados sob presso para que se possa ter um grande peso em um volume relativamente pequeno. Acumulao intermediaria de lquidos e gases: isto ocorre em sistemas onde necessria armazenagem de lquidos ou gases em etapas de um mesmo processo ou entre processos diversos. Processamento de gases e lquidos: Inmeros processos de transformao em lquidos e gases precisam ser efetuados sob presso.

3. CLASSIFICAO DOS VASOS DE PRESSO 3.1 Quanto a presena (ou no) de chama : Os vasos sujeitos a chama so aqueles onde h presena de fogo. Os no sujeitos chama apesar de no apresentarem fogo poden, em muitos casos, trabalhar em elevadas temperatura. Assim, pode-se separar os vasos em dois grupos: Vasos no sujeitos a chama: Vasos de armazenamento e de acumulao Torres de destilao fracionada, retificao,absoro,etc Reatores diversos Esferas de armazenamento de gases Permutadores de calor Vasos sujeitos a chama: Fornos Caldeiras

3.2 Quanto a presso de operao Os vasos podem classificados quanto a sua presso de operao:
Vasos atmosfricos Vasos de baixa presso Vasos de alta presso 0 a 0,5 psig 0,5 a 15 psig 15 a 3000 psig 0 a 0,35 Kg/cm 0,033 a 1,054 Kg/cm 1,054 a 210,81 Kg/cm 0 a 0,33 atm 0,033 a 0,1020 atm 1,020 a 204,07 atm

3.3 Quanto ao formato Basicamente, a parede de presso de um vaso compe-se do casco (ou cascos) do vaso e dos tampos de fechamento. O casco dos vasos de presso tem sempre o formato de uma superfcie de revoluo, sendo as formas bsicas a cilndrica, a cnica e a esfrica (pode haver combinao dessas). i. Cilndrico: o formato mais utilizado. Esta preferncia d-se ao fato do cilndrico ser o mais fcil de se fabricar e transportar, prestar-se a maioria dos servios, e permitir o aproveitamento de chapas inteiras para fabricao do vaso. Para escoamentos com vazes aproximadamente iguais em todas as sees transversais ao longo do vaso, o casco ser um cilindro simples (Fig. 1.a). Quando, entretanto, houver grande diferena de vazo entre uma seo e outra do mesmo vaso - devido a existncia de vrios pontos importantes de entrada e sada de fluidos utiliza-se o casco cilndrico composto, com dois ou mais corpos cilndricos de dimetros diferentes, interligados por sees cnicas ou toroidais de concordncia, de tal maneira que a velocidade geral de escoamento dos fluidos ao longo do vaso seja aproximadamente constante 1. Ou seja, aumentando-se o dimetro onde a vazo for maior, e vice-versa (Fig.1.b)

Figura 1 - Vasos cilndricos.

A velocidade geral de escoamento aproximadamente constante ao longo do vaso uma condio exigida pela maioria das reaes e transformaes de processo. 3

ii. Esfricos: Teoricamente, o formato ideal para um casco de presso, pois com ele consegue-se chegar a menor espessura de parede e ao menor peso, em igualdade de condies para presso e volume contido. Entretanto, os vasos esfricos so pouco utilizados, pois alm de serem teis somente como vasos armazenadores, so caros e difceis de fabricar, ocupam muito espao e raramente podem ser transportados inteiros. Esses vasos s so econmicos para grandes dimenses, para a armazenagem de gases sob presso (Fig 2).

Figura 2 - Vaso de Presso Esfrico.

iii. Cnicos: empregado para a seo de transio entre dois corpos cilndricos de dimetros diferentes (Fig. 3). Tambm utilizado quando o fluido de trabalho muito viscoso ou quando deseja-se minimizar as perdas por escoamento. No muito comum.

Fig.3- Colindrico -cnico iv. Outros tipos: Embora raros, so tambm usados os formatos de esferas mltiplas (Fig. 4) e de ovide.

Fig.4 Esfras mltiplas 4

3.4 Quanto a posio de instalao Quanto a posio de instalao os vasos podem ser verticais, horizontais ou inclinados, da sua funo. i. Verticais: Utilizados quando se deseja a ao gravitaciopnal para o funcionamento do vaso ou para o escoamento dos fluidos. Em geral, so mais caros do que os horizontais, principalmente quando de grande altura. Porm possuem a vantagem de ocupar menor rea, sendo por isso preferidos quando h necessidade de economia de terreno (Fig 1). Como exemplo temos as torres de fracionamento, de absoro e de retificao. ii. Horizontais: Muito utilizados para trocadores de calor e para maioria dos vasos de acumulao (Fig 5).

Fig.5- Cilindrico horizontal iii. Inclinados: Excees, usados apenas quando o servio exigir, como, por exemplo, para o escoamento por gravidade para materiais difceis de escoar (Fig. 6).

Fig.6- Cilindrico inclinado Alm disso, os vasos cilndricos horizontais ou verticais podem, se necessrio, ser geminados, isto , dois ou mais vasos do mesmo dimetro, formando um nico conjunto (Fig. 7). Essa disposio, que econmica pode ser vantajosa quando a presso pelo lado convexo do tampo intermedirio moderada.

Fig.7- Cilindrico horizontal geminado 5

4. CONCLUSO Por servirem basicamente como reservatrio, os vasos de presso devem ser projetados para resistir com segurana a presses internas e externas. De uso comum em refinarias de petrleo, indstrias qumicas e petroqumicas, os vasos de presso constituem um conjunto importante de equipamentos que abrangem os mais variados usos. A escolha do tipo adequado do vaso de presso para um projeto muito importante, envolvendo uma srie de cuidados especiais, exigindo conhecimento de normas e de materiais adequados para cada tipo de aplicao. Falhas podem acarretar em conseqncias catastrficas, incluindo perdas humanas. Vasos de presso so considerados equipamentos de grande periculosidade.

5. REFERNCIA BIBLIOGRFICAS
Dimensionamento de equipamentos I Volume I. Vasos de presso.<http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/segmento/vasos-de-pressao/>. Acesso em 14 dez. 2012. Manual tcnico de vasos de presso . Disponvel em: <http://www.panenge.com.br/web/manualtecnico.pdf>. Acesso em 14 dez. 2012. TELLES, Pedro C. Silva. Vasos de Presso. Rio de Janeiro, 2 edio atualizada, LTC. 1996. Vasos de presso. Disponvel Acesso em 14 dez. 2012. Vasos de presso. Disponvel em:<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAsgYAJ/apostila-sobrevasos-pressao>. Acesso em 14 dez. 2012. em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasos_de_press%C3%A3o >.

Vous aimerez peut-être aussi