Vous êtes sur la page 1sur 13

05

O BANCO DO DESENVOLVIMENTO

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL ASE) (1 a F FASE)


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 70 questes das Provas Objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: LNGUA PORTUGUESA II Questes 1 a 10 11 a 20 Pontos 0,5 1,5 LNGUA ESTRANGEIRA Questes 21 a 25 26 a 30 Pontos 0,5 1,5 CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 31 a 40 41 a 50 Pontos 1,0 1,5 Questes 51 a 60 61 a 70 Pontos 2,0 2,5

b)1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: A 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs: Por medida de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 60 (sessenta) minutos contados a partir do incio das provas e s poder levar o Caderno de Questes das Provas Objetivas faltando 30 (trinta) minutos ou menos para o trmino das mesmas. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES, ressalvado o disposto na observao do item 08, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados, no primeiro dia til aps a realizao das provas, nas pginas da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) e do BNDES (www.bndes.gov.br).

06

07 08

09 10 11 12

www.concursosnobrasil.com.br

NOVEMBRO / 2009

LNGUA PORTUGUESA II
O PESO DA PALAVRA E DO RELACIONAMENTO Quem diz que vai para o escritrio para trabalhar e no para fazer amigos est enganado. Ou melhor, estabelecer uma rede de relacionamentos, ser flexvel, se adaptar rapidamente a uma nova situao, saber se comunicar com a equipe ou colegas de trabalho, ter capacidade de negociao so caractersticas extras no atual mercado, que exige mais do que diploma. No se trata de fazer amigos, mas de aprender o que se chama de linguagem corporativa. E este be-a-b feito de uma mistura de palavras claras, ditas no momento e para a pessoa certa, somado a uma dose de carisma. No estou falando da poltica mantenha um sorriso no rosto porque o cliente tem sempre razo, mas, sim, tentando mostrar que a facilidade em se expressar ou fazer relacionamentos tem peso to importante quanto uma boa formao acadmica. O que a intuio de muitos profissionais de recursos humanos j indicava foi comprovado num estudo finalizado no primeiro semestre deste ano pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), associao internacional que estuda o estresse e suas formas de preveno. De acordo com a pesquisa, feita entre 230 profissionais gerentes de trs grandes empresas nacionais , a eficincia na comunicao interpessoal funciona como um colete salva-vidas, atenuando os efeitos negativos das presses e demandas nos nveis fsico, emocional e comportamental. Para chegar a esta concluso foram analisados trs fatores: as presses e as demandas no trabalho, o nvel de ansiedade (somtica, comportamental e cognitiva) e o nvel de tenso muscular e a satisfao profissional. Conclui-se, ento, que o gerenciamento do estresse passa pelo desenvolvimento pessoal, alm de programas efetivos de qualidade de vida no trabalho. Isso porque os custos do estresse no afetam apenas a sade do trabalhador, mas, tambm, o bolso do empregador. Sabe-se que nos Estados Unidos o estresse profissional tem custo estimado em 300 bilhes de dlares ao ano e nos pases membros da Unio Europeia este valor gira em torno de 265 bilhes de euros nmeros relativos ao absentesmo, rotatividade, leses no trabalho e seguro sade. Por aqui, ainda no foi feito o clculo desta conta, mas acredita-se que temos valores similares ao americano. Ento, que tal comear a exercitar a linguagem? Faz bem para voc e para aqueles com quem se relaciona.
ROSSI, Ana Maria. Disponvel em: <http://www.catho.com.br> Acesso em: out. 2009. (com adaptaes)

1
Assinale a passagem que, na linha argumentativa do texto, se caracteriza, semanticamente, como uma justificativa para o ttulo. (A) Quem diz que vai para o escritrio para trabalhar e no para fazer amigos est enganado. (A. 1-2) (B) No se trata de fazer amigos, mas de aprender o que se chama de linguagem corporativa. (A. 7-9) (C) mantenha um sorriso no rosto porque o cliente tem sempre razo, (A. 12-13) (D) a eficincia na comunicao interpessoal funciona como um colete salva-vidas, atenuando os efeitos negativos das presses e demandas nos nveis fsico, emocional e comportamental. (A. 25-28) (E) ...o gerenciamento do estresse passa pelo desenvolvimento pessoal, alm de programas efetivos de qualidade de vida no trabalho. (A. 33-35)

10

15

2
A expresso Ou melhor, que inicia o segundo perodo, introduz uma ideia que, em relao ao primeiro perodo, funciona, semanticamente, como uma (A) explicao. (B) excluso. (C) negao. (D) adio. (E) incluso.

20

3
No ltimo perodo do primeiro pargrafo, a expresso este be-a-b (A. 9) faz referncia semntica a (A) para trabalhar (l. 1) (B) atual mercado (l. 7) (C) diploma (l. 7) (D) fazer amigos (l. 8) (E) linguagem corporativa (l. 9)

25

30

4
No terceiro pargrafo do texto, a argumentao a favor da eficincia na comunicao interpessoal fundamentou-se (A) no confronto de dados estatsticos e percentuais. (B) na anlise de aspectos sobre o assunto. (C) na citao de um especialista na matria em questo. (D) na relao de comparao e contraste. (E) numa definio e em exemplos comprobatrios.

35

40

5
Em Quem diz que vai para o escritrio para trabalhar e no para fazer amigos est enganado. (A. 1-2), os valores semnticos das preposies para so, respectivamente, (A) aproximao, finalidade, finalidade. (B) aproximao, finalidade, aproximao. (C) aproximao, aproximao, finalidade. (D) finalidade, aproximao, finalidade. (E) finalidade, aproximao, aproximao.

45

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL (1a FASE)

2 www.concursosnobrasil.com.br

6
Segundo o texto, o estudo que a empresa internacional referida no segundo pargrafo desenvolve sobre (A) um tipo de distrbio a que o indivduo est sujeito e como evit-lo. (B) a fora da linguagem corporativa no xito profissional. (C) a importncia da facilidade de expresso individual para a capacitao profissional. (D) as caractersticas externas que interferem no atual mercado de trabalho. (E) as consequncias dos fatores que interferem no desempenho profissional do indivduo.

11
Os conectivos destacados abaixo pertencem todos mesma classe de palavras, EXCETO um. Assinale-o. (A) ...que vai para o escritrio... (A. 1) (B) ...que a facilidade em se expressar... (A. 14) (C) ...que estuda o estresse e suas formas de preveno. (A. 21-22) (D) ...que nos Estados Unidos... (A. 38) (E) ...que temos valores similares... (A. 44)

12
melhor comear a exercitar a linguagem, _________ o seu relacionamento pode acabar mal. A pesquisa recentemente realizada pela empresa foi _________ do estresse emocional do trabalhador. Expliquei-lhe as exigncias do atual mercado _________ ele se adaptasse melhor. A sequncia que completa corretamente as frases acima (A) se no a cerca a fim de que (B) se no acerca afim de que (C) se no acerca a fim de que (D) seno acerca a fim de que (E) seno a cerca afim de que

Conforme o estudo realizado pela ISMA-BR, conclui-se que a linguagem corporativa exerce sobre os efeitos causados pelo estresse uma ao (A) neutralizadora. (B) minimizadora. (C) preventiva. (D) reforadora. (E) dissipadora.

Considere as afirmativas abaixo, referentes s ideias apresentadas no penltimo pargrafo do texto. I - Na empresa, a administrao do estresse vai alm da preocupao com a sade fsica do indivduo. II - O custo gerado pelo estresse profissional nos Estados Unidos menor do que o gerado nos pases integrantes da Unio Europeia. III - No Brasil, o custo para as empresas, no que se refere ao estresse, igual ao evidenciado nos Estados Unidos. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) III. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.

13
Assinale a opo que apresenta ERRO de concordncia verbal, segundo o registro culto e formal da lngua. (A) Necessita-se de novos programas de qualidade de vida. (B) A presso, a ansiedade e a tenso muscular, tudo prejudicava a sade do trabalhador. (C) Os Estados Unidos contrataram profissionais especializados em comunicao. (D) J fazem trs meses que ele se adaptou a uma nova realidade profissional. (E) Cada um dos profissionais do RH deve saber administrar o seu estresse.

14
O substantivo derivado do verbo est grafado I N CORRETAMENTE em (A) ascender: ascenso. (B) proteger: proteo. (C) catequizar: catequeze. (D) progredir: progresso (E) paralisar: paralisia.

Qual vocbulo se flexiona em nmero pela mesma justificativa que salva-vidas (A. 26)? (A) Guarda-municipal. (B) Beija-flor. (C) Salrio-mnimo. (D) Segunda-feira. (E) Navio-escola.

10

15
Assinale a opo em que a forma verbal destacada est grafada e flexionada corretamente. (A) Se a empresa mantiver o foco no seu planejamento, o sucesso ocorrer. (B) O cliente teria sido mais bem atendido, se o gerente intervisse na negociao. (C) Durante a pesquisa, houveram vrios obstculos para coletar os dados. (D) Assim que expor o custo do projeto, poderemos analislo melhor. (E) O empregador requeriu o documento que comprovasse a formao acadmica do funcionrio.

Reescrevendo-se a passagem Para chegar a esta concluso foram analisados trs fatores: (A . 28-29) na voz ativa, o correto, segundo o registro culto e formal da lngua, : (A) para chegar a esta concluso analisou-se trs fatores. (B) para chegar a esta concluso analisaram-se trs fatores. (C) para chegar a esta concluso analisaram trs fatores. (D) eram analisados trs fatores para chegar a esta concluso . (E) foram sendo analisados trs fatores para chegar a esta concluso.

3 www.concursosnobrasil.com.br

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL (1a FASE)

16
Assinale a frase em que se verifica uma transgresso ao registro culto e formal da lngua no que se refere ao emprego do pronome relativo. (A) O resultado a que chegaram confirmou sua intuio. (B) Os colegas de trabalho com quem no simpatizava foram excludos do processo. (C) Recebi o relatrio de um gerente de cujo nome no me recordo. (D) So vrias as reivindicaes por que esto lutando os trabalhadores. (E) O funcionrio o qual me referi no tem nenhuma dose de carisma.

LNGUA ESTRANGEIRA - INGLS


The difference between saying what you mean and meaning what you say is obvious to most people. To computers, however, it is trickier. Yet getting them to assess intelligently what people mean from what they say would be useful to companies seeking to identify unhappy customers and intelligence agencies seeking to identify dangerous individuals from comments they post online. Computers are often inept at understanding the meaning of a word because that meaning depends on the context in which the word is used. For example, killing is bad and bacteria are bad but killing bacteria is often good (unless, that is, someone is talking about the healthy bacteria present in live yogurt, in which case, it would be bad). An attempt to enable computers to assess the emotional meaning of text is being led by Stephen Pulman of the University of Oxford and Karo Moilanen, one of his doctoral students. It uses so-called sentiment analysis software to assess text. The pair have developed a classification system that analyses the grammatical structure of a piece of text and assigns emotional labels to the words it contains, by looking them up in a 57,000word sentiment lexicon compiled by people. These labels can be positive, negative or neutral. Words such as never, failed and prevent are tagged as changing or reversive words because they reverse the sentiment of the word they precede. The analysis is then broken into steps that progressively take into account larger and larger grammatical chunks, updating the sentiment score of each entity as it goes. The grammatical rules determine the effect of one chunk of text on another. The simplest rule is that positive and negative sentiments both overwhelm neutral ones. More complex syntactic rules govern seemingly conflicting cases such as holiday hell or abuse helpline that make sense to people but can confuse computers. By applying and analysing emotional labels, the software can construct sentiment scores for the concepts mentioned in the text, as a combination of positive, negative and neutral results. For example, in the sentence, The regions largest economies were still mired in recession, the parsing software finds four of the words in the sentiment lexicon: largest (positive, neutral or negative); economies (positive or neutral); mired (negative); and recession (negative). It then analyses the sentence structure, starting with economies and progressing to largest economies,

10

17
Em gerentes de trs grandes empresas nacionais (A. 24), o uso dos travesses justifica-se, sintaticamente, por (A) separar o vocativo. (B) isolar o aposto. (C) caracterizar pausa mais forte. (D) indicar uma mudana de interlocutor. (E) separar o comentrio do narrador.

15

18
Reescrevendo a orao Isso porque os custos do estresse no afetam apenas a sade do trabalhador, (A. 35-37), o sentido NO se altera em: (A) Porque a sade do trabalhador afetada no apenas por isso mas tambm pelos custos do estresse. (B) Isso porque os custos apenas do estresse no afetam a sade do trabalhador. (C) Isso porque somente a sade do trabalhador no afetada pelos custos do estresse. (D) Isso porque apenas os custos do estresse no afetam a sade do trabalhador. (E) Isso porque no somente a sade do trabalhador afetada pelos custos do estresse.

20

25

30

19
Assinale a opo em que a preposio destacada constitui caso de regncia nominal. (A) se adaptar rapidamente a uma nova situao, (A. 4) (B) saber se comunicar com a equipe... (A. 4-5) (C) ter capacidade de negociao so caractersticas extras... (A. 5-6) (D) Para chegar a esta concluso foram analisados trs fatores: (A. 28-29) (E) e para aqueles com quem se relaciona. (A. 47)
35

40

20
Em Conclui-se, ento, que o gerenciamento do estresse passa pelo desenvolvimento pessoal, (A. 33-34), o conectivo destacado NO pode ser substitudo, sem alterao de sentido, por: (A) pois. (B) por conseguinte. (C) assim. (D) entretanto. (E) portanto.
45

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL (1a FASE)

4 www.concursosnobrasil.com.br

50

55

60

65

regions largest economies and the regions largest economies. At each stage, it computes the changing sentiment of the sentence. It then does the same for the second half of the sentence. Instead of simply adding up the number of positive and negative mentions for each concept, the software applies a weighting to each one. For example, short pieces of text such as region are given less weight than longer ones such as the regions largest economies. Once the parser has reassembled the original text (the regions largest economies were still mired in recession) it can correctly identify the sentence as having a mainly negative meaning with respect to the concept of economies. As well as companies seeking to better understand their customer, intelligence agencies are also becoming interested in the sentiment analysis. But the software can only supplement human judgment - because people dont always mean what they say.
Oct 6th 2009 from Economist.com http://www.economist.com/sciencetechnology/tm/ displayStory.cfm?story_id=14582575&source=hptextfeature

24
holiday hell and abuse helpline (lines 36-37) are quoted in the text to illustrate cases in which the computers will (A) readily identify the clear meaning of such phrases. (B) easily deduce the writers primary negative feelings. (C) doubt peoples capacity of expressing their feelings intelligently. (D) have difficulty in understanding the writers original emotional meaning. (E) be able to immediately interpret the texts underlying sarcastic intentions.

25
Check the option that contains a correct correspondence of meaning. (A) ...seeking... (line 5) and refusing have similar meanings. (B) ...inept... (line 9) and skillful express contrastive ideas. (C) ...assigns... (line 22) could not be replaced by attributes. (D) ...tagged... (line 26) and labelled are antonymous. (E) ...reassembled... (line 59) and split up are synonymous.

21
The best title for this text is (A) Killing Bacteria Can Be Bad. (B) The Wrong Emotional Response. (C) Software Reveals Emotions in Text. (D) Computerized Emotional Analysis Fails. (E) New Computer Software Frauds Text Analysis.

26
Mark the alternative that contains an expression that is a correct replacement for the boldfaced item(s). (A) Yet getting them to assess intelligently what people mean from what they say (lines 3-5) For that reason (B) (unless, that is, someone is talking about the healthy bacteria ) (lines 13-14) nevertheless (C) Words such as never, failed, and prevent are tagged as changing or reversive words (lines 25-27) Inasmuch as (D) ...because they reverse the sentiment of the word they precede. (lines 27-28) Since (E) Instead of simply adding up the number of positive and negative mentions for each concept, (lines 54-55) While

22
According to the text, the software developed by Pulman and Moilanen (A) should be widely tested before being commercially used. (B) is now able to precisely interpret what people mean from what they say. (C) might be considered risky if used to analyse dangerous individuals. (D) can classify all English words into grammatical categories. (E) can be particularly relevant for companies and intelligence agencies.

27
The only fragment in which it refers to software is (A) To computers, however, it is trickier. (lines 2-3) (B) it would be bad. (line 15) (C) It uses so-called sentiment analysis software to assess text. (lines 19-20) (D) assigns emotional labels to the words it contains, (lines 22-23). (E) At each stage, it computes the changing sentiment of the sentence. (lines 51-52)

23
Which of the following statements is NOT true about how the software processes emotional analysis? (A) Words receive positive, negative or neutral labels. (B) Words with reversed sentiments are excluded. (C) The words are always seen in context. (D) The grammatical structure of each segment is analysed. (E) A list of nearly sixty thousand words is consulted.

5 www.concursosnobrasil.com.br

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL (1a FASE)

28
In the example given in paragraphs 5 and 6 (lines 39-63), the author explains that the (A) emotional meanings are attributed to words in isolation and not to the sentence structure. (B) emotional scores of each word may change according to the topic discussed in the text. (C) length of segments and emotional tags of each word are considered in scoring emotional concepts. (D) word recession is not analyzed because it is hard to identify its emotional meaning. (E) mere arithmetic sum of the scores indicated for each word will reveal the emotional content of the text analysed.

LNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL


Texto I Economa incomprensible
Por CLAUDIO SILVA / Ingeniero Agrnomo Cesante, U. de Chile. Hijo y poblador de La Pintana

29
Check the alternative in which the expression is precisely explained, according to its meaning in the text. (A) ...killing (...) bacteria... (line 12) bacteria that can kill (B) ...the emotional meaning of text... (lines 16-17) the meaning of a sentimental text (C) ...complex syntactic rules... (line 35) difficult language regulations (D) ...seemingly conflicting cases... (line 36) cases that are apparently doubtful (E) ...(the regions largest economies... (line 60) economies of highly populated regions

10

15

30
From the fragment But the software can only supplement human judgement - because people dont always mean what they say. (lines 66-68), we may infer that the author (A) does not believe the software can be totally trusted. (B) complains that human judgement is never fair enough. (C) pressuposes that computer sentiment analysis is fully reliable. (D) rejects human analysis of feelings and supports technological sentiment analysis. (E) criticizes companies that intend to use the new software to analyse potentially dangerous clients.

20

25

30

35

Mientras discuten acerca de los atributos masculinos del ministro Velasco (titular el da lunes), algunos nos hemos hecho muchas preguntas acerca del panorama econmico del pas, y de la labor de los economistas, ampliamente laureados, que manejan la macroeconoma nacional e internacional. Cuando me ensearon economa, me mostraron una amplia jerga financiera, adems de varias formas matemticas y grficas de complejo entendimiento. No obstante la alta matemtica usada, vemos sendas diferencias en las proyecciones econmicas entre varios actores de la economa (economistas, empresas y consultoras), en donde las palabras incertidumbre y volatilidad se repiten con inquietante frecuencia. El primer objetivo de IPoM (Informe de Poltica Monetaria) es informar y explicar al Senado, al Gobierno y al pblico general la visin del Consejo del Banco Central sobre la evolucin reciente y esperada de la inflacin y sus consecuencias para la conduccin de la poltica monetaria. Sin embargo, es olvidado el pblico en general, el cual, de ver estos informes, queda intimidado con toda la jerga bancaria y la espectacular grfica. En la presentacin del IPoM al senado, al presidente del Banco Central se le pregunt: qu le dira Ud. a la duea de casa o a la gente comn?. Por supuesto la pregunta fue eludida con una elegante verborrea financiera y proyectista. En lo personal, esto me lleva a pensar que la economa y la poltica monetaria, en todo el mundo, se manejan a punta de corazonadas y de completar las lneas de los grficos siguiendo tendencias y correlaciones, condimentadas con noticias no previstas, algo poco esperado para gente con Ph.D. de la casas de estudio con mayor prestigio del mundo. Situaciones como sta hacen que la gente comn no se interese en temas econmicos, y se mantenga el status quo -y la casta dominante- en la economa y en la poltica.
Disponible en: http://www.theclinic.cl/2009/05/27/economiaincomprensible/

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL (1a FASE)

6 www.concursosnobrasil.com.br

21
Marque la opcin que representa un punto de vista divergente de la opinin del autor. (A) A menudo, los del rea econmica emplean trminos como incertidumbre y volatilidad de manera inquietante. (B) A las tendencias del mercado y sus correlaciones se suman las noticias no previstas. (C) Muchos de los economistas que manejan la macroeconoma han recibido sus certificados de PhD en instituciones de alto prestigio. (D) La gente en general no alcanza el sentido de la jerga bancaria y la grfica utilizadas. (E) El IPoM suele informar con exactitud al pblico general, acerca de la poltica monetaria.

Texto II
Del consumismo a la economa de guerra familiar Los expertos creen que los hogares elevarn su tasa de ahorro durante aos. El miedo al paro y el peso de la deuda condicionan las decisiones de gasto. En apenas dos aos, los hogares espaoles han pasado del consumismo voraz y el endeudamiento sin complejos a una economa de guerra. Cada casa es un mundo y esta conclusin tendr miles de excepciones, pero es lo que cuenta la lectura simplificadora de las estadsticas. Las familias ahorran ya, en conjunto, un 17,5% de su renta disponible, una cifra indita desde hace ms de 40 aos. Los expertos sealan que este drstico cambio de prioridades tendr consecuencias en la demanda y retrasar la recuperacin. Pero, tambin, que era inevitable y que ha llegado para quedarse. La facilidad para acceder al crdito, las buenas cifras de empleo y la percepcin de que cada vez eran ms ricos (al menos para los que eran propietarios de viviendas o acciones), incentivaron a los hogares a consumir ms y pedir ms prstamos hasta hace bien poco. El sbito endeudamiento de las familias espaolas fue una de las seales ms ntidas de que la burbuja se hinchaba. Como lo fue que la tasa de ahorro cayera hasta niveles mnimos en la historia moderna, cerca del 10%. La economa espaola se situ ms cerca que nunca del modelo imperante en EE UU y Reino Unido, los parasos del consumismo: mnimo ahorro familiar y deuda masiva. Josep Oliver, catedrtico de Economa de la Universidad Autnoma de Barcelona, recalca el peso de los factores psicolgicos en la economa, mayor an si cabe en las decisiones domsticas. Hay una enorme inquietud, muy marcada por lo que ocurre en el mercado de trabajo y por el elevado grado de endeudamiento, explica. Con la tasa de paro apuntando al 20%, impera el miedo a perder el puesto de trabajo y, con ello, la principal fuente de ingresos. La losa de afrontar el pago de una cuota hipotecaria cada mes, es otro incentivo a reservar cada euro. Es lo que los economistas han bautizado como el ahorro por motivo de precaucin. Est siendo demasiado rpido el ajuste? Laborda y Oliver, dos de los principales estudiosos del tema en Espaa, coinciden en que el repunte ha superado sus expectativas. Pero no creen que sea negativo. Quiz el consumo tarde algo ms en volver a crecer, pero es un proceso inevitable, los mercados internacionales no nos van a permitir el grado de endeudamiento de esta ltima dcada prodigiosa, seala Oliver, que anticipa una tasa

22
En los renglones 9 y 20 los periodos empiezan por dos conectores lingsticos respectivamente no obstante y sin embargo, que introducen a seguir una idea de (A) aclaracin. (B) adversidad. (C) finalidad. (D) causa. (E) suposicin.

10

23
Claudio Silva a veces se vale de la irona de forma explcita, tal como en la opcin que se presenta abajo, al referirse a (A) la discusin acerca de los atributos fsicos del ministro Velasco. (B) la utilizacin excesiva de los trminos incertidumbre y volatilidad. (C) la elegante verborrea financiera y proyectista. (D) el mantenimiento de la casta dominante en la economa y en la poltica. (E) los economistas laureados que manejan la macroeconoma nacional e internacional.

15

20

25

24
En las opciones abajo la nica en que el articulista NO se incluye en el cuerpo del texto es (A) Claudio Silva/Ingeniero Agrnomo Cesante, (B) algunos nos hemos hecho muchas preguntas... (lneas 2 y 3) (C) Cuando me ensearon economa, (lneas 6 y 7) (D) me mostraron una amplia jerga financiera, (lneas 7 y 8) (E) En lo personal, esto me lleva a pensar. ... (lnea 28)

30

25
... la economa y la poltica monetaria, en todo el mundo, se manejan a punta de corazonadas ... (lneas 28 a 30) Tomndose el texto como base, en el trozo anterior la expresin subrayada se acerca semnticamente al sentido presente en (A) certidumbres. (B) deseos inconfesables. (C) impulsos espontneos (D) noticias previsibles. (E) estudios econmicos.

35

40

7 www.concursosnobrasil.com.br

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL (1a FASE)

45

50

55

60

de ahorro alta durante varios aos ms, ms cercana a lo que es habitual en Alemania, Francia o Italia. La destruccin de empleo empieza a ser menor, los hogares pueden volver a consumir pronto, es una cuestin de confianza, opina Laborda, quien cree que la forma en la que el Gobierno ha comunicado la subida de impuestos no ayuda. Los ajustes que sern necesarios para devolver al sector privado a niveles de endeudamiento razonables son todava enormes, avisa Giada Giani, analista de Citigroup, en un reciente informe sobre la evolucin del ahorro familiar espaol. La deuda acumulada por los hogares apenas acaba de empezar a caer (ver grfico recin publicado). Y, dada su naturaleza (en su mayora prstamos hipotecarios a largo plazo), el descenso ser muy gradual. Con el crdito escaso en todo el mundo, eso se traducir en ms ahorro, aumentos del consumo muy tibios y un crecimiento con el freno de mano echado.
Disponible en: http://www.elpais.com/articulo/economia/ consumismo/economia/guerra/familiar/elpepueco/ 20091011elpepieco_2/Tes

29
(1)El sbito endeudamiento de las familias espaolas fue una de las seales ms ntidas de que la burbuja se hinchaba. (2)Como lo fue que la tasa de ahorro cayera hasta niveles mnimos en la historia moderna, cerca del 10%. (3)La economa espaola se situ ms cerca que nunca del modelo imperante en EE UU y Reino Unido, los parasos del consumismo: mnimo ahorro familiar y deuda masiva. El fragmento anterior est formado por tres partes, acerca de las cuales se puede decir que (A) aunque los tres fragmentos formen parte del mismo prrafo, se tratan de informaciones contradictorias. (B) la primera y tercera hablan especficamente de la economa espaola, al paso que la segunda no. (C) la primera y la segunda son ejemplos de una determinada situacin y la tercera una comparacin. (D) la segunda es a la vez consecuencia de la primera y causa de la tercera. (E) las dos primeras se oponen y la tercera se presenta como posible alternativa de solucin.

26
Seale la asertiva correcta segn el texto. (A) Josep Oliver atribuye a los factores psicolgicos domsticos el origen de la crisis en Espaa. (B) La gente no se asusta con el paro, ya que consigue mantener ms de una fuente de ingreso. (C) La burbuja se hinch exclusivamente en Espaa con la subida de la tasa de ahorro a los ms altos niveles. (D) Las facilidades encontradas por los ricos propietarios estimularon los hogares al consumo y a las deudas excesivas. (E) No se puede afirmar que la crisis tuvo como modelo los pases anglfonos EEUU y Reino Unido.

Texto III

27
Las opiniones de los economistas que se vuelcan hacia el endeudamiento y el ahorro se apoyan a menudo en argumentos distintos. Marque la alternativa en la cual NO se presenta un aspecto dubitativo. (A) Est siendo demasiado rpido el ajuste? (lnea 37) (B) no creen que sea negativo. (lnea 40) (C) Quiz el consumo tarde algo ms en volver a crecer, (lneas 40 y 41) (D) los hogares pueden volver a consumir pronto, es una cuestin de confianza, (lneas 47 a 49) (E) La deuda acumulada por los hogares apenas acaba de empezar a caer (ver grfico recin publicado). (lneas 56 y 58) En el 4o prrafo el pronombre ello se refiere a (A) la afirmacin precedente (B) los vocablos siguientes (C) el paro (D) el miedo (E) el puesto de trabajo
Disponible en: http://elequilibrioperfecto.files.wordpress.com/ 2009/03/080124pobrescrisis.jpg

30
Enlazando los tres textos se puede llegar a la conclusin que (A) el primero y el ltimo tienen marcas de una visin crtica bastante explcita respecto a la economa. (B) el primero se refiere a los expertos de la economa mientras los dos ltimos estn en contra las personas comunes. (C) los dos primeros se dirigen hacia personas preocupadas con la economa, mientras el tercero tiene como nico objetivo entretener al lector. (D) solo el primero presenta un posicionamiento explcito por parte del autor relacin al tema de la economa. (E) una vez que los dos primeros textos son noticias, las informaciones se presentan de forma neutral.

28

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL (1a FASE)

8 www.concursosnobrasil.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
31
Na dcada de 60 do sculo XX, o entendimento que existia sobre inovaes na rea da comunicao girava em torno do que era comunicado por certos canais, em um tempo determinado, entre membros de um sistema social. Algumas dcadas depois, principalmente aps o advento dos sistemas tecnolgicos complexos de comunicao, esse entendimento se deslocou para a (A) convergncia, processo no qual os participantes criam e partilham a informao para alcanar uma compreenso mtua. (B) disperso, artifcio no qual a informao criada e transmitida com o objetivo de que cada participante tenha uma mensagem nica. (C) objetividade, metodologia na qual toda a informao transmitida de forma concisa para que todos possam ter a mesma compreenso. (D) transformao, demanda na qual a informao constantemente codificada com o objetivo de gerar interpretaes diferentes. (E) transparncia, ao que permite que a informao chegue a todos os participantes de maneira uniforme e sem rudos.

34
Foco nas instncias de comunicao como lugar de produo da mensagem, ou seja, de gerao e circulao de sentido, de construo de campos de significao. A descrio acima est associada ao conceito de (A) cultura, por utilizar a ideia de teia de significados. (B) discurso, pois enfatiza a polifonia do mundo contemporneo. (C) semiose, por entender que a comunicao dialgica. (D) signo, por combinar uma ideia com uma elocuo. (E) sistema, pois diz respeito integrao de mensagens distintas e independentes.

35

Veculos jornalsticos que colocam os interesses de governantes ou de anunciantes acima do dever de transmitir toda informao que seja de interesse pblico esto deixando de lado sua (seu) (A) autonomia opinativa. (B) conscincia de classe. (C) independncia editorial. (D) pensamento jornalstico. (E) ponto de vista original.

36
Para ter uma vida saudvel, fundamental ... A opo que complementa a frase acima e que NO apresenta um erro de paralelismo (A) ... alimentao regrada, dando ateno ao organismo e ir ao mdico regularmente. (B) ... comer direito, fazer esportes e tendo cuidado com o colesterol. (C) ... fazer atividades fsicas, cuidados com a sade e estar em dia com os exames. (D) ... muito exerccio, ter cuidado com a alimentao e tomar vitaminas. (E) ... praticar esportes, alimentar-se corretamente e no deixar de ir ao mdico.

32

Analise a definio a seguir. Conjunto de processos socioculturais em que se realizam a apropriao e os usos dos produtos, compreendendo-o, sobretudo, pela sua racionalidade econmica. A partir dessa definio, considera-se o consumo tambm como um(a) (A) dos elementos da deteriorao da sociedade ps-moderna. (B) momento do ciclo de produo e reproduo social. (C) compulso irracional geradora de gastos inteis. (D) maneira de as grandes corporaes explorarem os indivduos. (E) parte irreversvel do progresso humano.

37

33

A corrente de pensamento conhecida como Cultural Studies combina diversos campos de conhecimento para estudar fenmenos culturais na sociedade. Para seus seguidores, (A) apenas o emissor deve ser levado em considerao na construo do sentido das mensagens, com destaque na forma dessas mensagens. (B) reconhecido um papel ativo do receptor na construo do sentido das mensagens, com acentuada importncia do contexto na recepo. (C) o papel do receptor o mais importante no processo de construo do sentido das mensagens, j que ele quem recebe as mensagens. (D) o nico ponto de destaque na construo do sentido das mensagens o veculo, por sua importncia na transmisso das mensagens. (E) tanto o emissor quanto o veculo so importantes no processo de construo do sentido das mensagens, j que ambos trocam informaes em relao s mensagens.

Um jornalista avaliou se seria mais adequado escrever que uma pessoa j leu 200 livros ou diz ter lido 200 livros. Em um texto jornalstico, a diferena entre usar uma forma ou outra (A) demonstra cuidado com a preciso numrica. (B) indica uma dvida na apurao. (C) representa uma diferena de registro. (D) se resume a uma questo de estilo. (E) sugere dvida sobre a informao.

38

Ao conduzir uma entrevista, o reprter deve procurar (A) controlar o entrevistado para que se fixe no que foi combinado. (B) dirigir a cena de forma que o entrevistado fale vontade. (C) alertar o entrevistado quando suas respostas forem desinteressantes. (D) obedecer linha de raciocnio sugerida pelo entrevistado. (E) seguir fielmente as orientaes da pauta, evitando os improvisos.

9 www.concursosnobrasil.com.br

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL (1a FASE)

39
Sobre reportagem assistida por computador, ou RAC, analise as informaes a seguir. I - RAC uma forma de trabalho que se aplica estritamente s reas cientfica, econmica e esportiva. II - Trata-se de um recurso destinado a qualquer rea da atividade humana. III - Diz respeito a um modo de produzir reportagens a partir de base de dados, demandando conhecimento sobre como acessar e como interpretar esse tipo de informao. (So) correta(s) a(s) afirmao(es) (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

44
O evento contar com uma apresentao da cantora Margarida. Revelada em um concurso na Bahia, o show ter ainda a participao do marido dela, o msico Alfredinho. O trecho acima contm um erro muito comum em textos sem reviso. Como o trecho dever ser redigido aps a reviso e a correo? (A) O evento contar com uma apresentao da cantora Margarida. Revelao em um concurso baiano, o show ter ainda a participao do marido dela, o msico Alfredinho. (B) O evento contar com uma apresentao da cantora Margarida, revelada em um concurso na Bahia, o show ter ainda a participao de seu marido, o msico Alfredinho. (C) O evento contar com uma apresentao da cantora Margarida. Revelado por um um concurso na Bahia, o show ter ainda a participao do marido dela, o msico Alfredinho. (D) O evento contar com uma apresentao da cantora Margarida, revelada em um concurso na Bahia. O show ter ainda a participao do marido dela, o msico Alfredinho. (E) O evento contar com uma apresentao da cantora Margarida. Revelada em um concurso na Bahia, o show ter ainda a participao do msico Alfredinho, marido da cantora.

40

Jorge assessor de imprensa e reconhece que h problemas para o bom exerccio de sua atividade, dentre os quais NO se inclui a (A) crena de que basta ter assessoria para obter resultados imediatos. (B) existncia de dirigentes de instituies com ideias preconcebidas. (C) estrutura hierrquica de produo existente nas redaes jornalsticas. (D) falta de compreenso da instuio acerca de critrios noticiosos. (E) ocorrncia de fontes que pretendem desprezar ou ignorar a imprensa.

41

45

Uma empresa do mercado financeiro contratou os servios de uma assessoria de imprensa. O profissional encarregado esclareceu direo da empresa as funes do servio, dentre as quais NO deve constar a (A) leitura de jornais para antecipar tendncias que afetem a empresa. (B) elaborao de produtos jornalsticos e publicitrios para divulgao da empresa. (C) cobertura jornalstica de eventos relacionados empresa. (D) manuteno de um relacionamento proativo e reativo com a imprensa. (E) organizao de encontros entre dirigentes da empresa e representantes da mdia.

A refilagem uma etapa do processo de impresso que est ligada (ao) (A) paginao. (B) ilustrao. (C) diagramao. (D) acabamento. (E) ajuste de cor.

46

A entrelinha um dos elementos que esto previstos em um projeto grfico de uma publicao. Ela se refere ao espao entre (A) colunas. (B) letras. (C) linhas. (D) palavras. (E) pargrafos.

42

47

Um brunch que rena um dirigente de uma empresa e um grupo de jornalistas pode servir como alternativa entrevista (A) coletiva. (B) oficial. (C) exclusiva. (D) improvisada. (E) de divulgao.

43

Transformar ocorrncias institucionais em acontecimentos pblicos o que fazem as empresas ao produzir notcias para a imprensa. Essa divulgao das instituies na mdia tem um carter (A) artificial e metdico. (B) calculado e embasado. (C) espontneo e automtico. (D) intencional e negociado. (E) proposital e diversificado.

Um dos problemas de impresso mais comuns o moir, que um defeito criado pela (A) desuniformidade ou manchas na aparncia, causadas pela incapacidade da tinta de formar uma pelcula uniforme e lisa. (B) dupla impresso de cada ponto, que d imagem impressa aparncia mais pesada ou mais cheia do que deveria. (C) invaso de tintas nos meios-tons e nas letras em negativo, especialmente quando se imprime em papel couch. (D) mistura de retculas que ocorre quando se utilizam duas ou mais retculas e quando elas so sobrepostas. (E) mudana abrupta na retirada dos rolos, podendo ocorrer quando se imprime junto a uma margem.

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL (1a FASE)

10 www.concursosnobrasil.com.br

48

O conceito de gatekeeping surgiu de estudos sobre os quais notcias so publicadas. Esse conceito vem a ser explicado por meio da palavra (A) associao. (B) censura. (C) filtragem. (D) ordenao. (E) pesquisa.

53
As oportunidades de marketing so uma rea de necessidade e interesse do comprador, na qual existe uma grande probabilidade de a empresa atuar de forma lucrativa, satisfazendo essa necessidade. Algumas situaes, nas quais uma empresa pode se basear para ter ideias sobre novas oportunidades, so geradas quando ocorrem situaes como: (A) oferta inexistente de produto ou servio; relanamento de produto ou servio; oferta de um produto ou servio em vrias praas. (B) oferta de uma combinao de produtos; melhor distribuio de um produto; diminuio do preo de um produto ou servio. (C) oferta diversificada de produtos; integrao entre marcas concorrentes de um mesmo servio; oferta de um servio de melhor qualidade. (D) muita oferta de um servio; oferta de um produto ou servio em quantidade maior do que a dos concorrentes; oferta de mais variedades de um produto. (E) pouca oferta de algum produto; oferta de produto ou servio j existente, de maneira nova ou superior s demais; oferta de um novo produto ou servio.

49
O processo de impresso offset garante boa qualidade para mdias e grandes tiragens, sendo possvel imprimir em praticamente qualquer tipo de papel e em alguns tipos de plstico. Originrio da litografia, sua impresso (A) direta e eletrogrfica. (B) direta e relevogrfica. (C) indireta e encavogrfica. (D) indireta e permeogrfica. (E) indireta e planogrfica.

50
Layouts, ao serem impressos em grficas, devem estar no padro (A) CMYK. (B) Duotone. (C) Grayscale. (D) Pantone. (E) RGB.

54
As relaes pblicas dizem respeito, essencialmente, responsabilidade social dos indivduos e das organizaes, sendo sua atividade principal ajustar as aes e iniciativas individuais ou institucionais s tendncias culturais, econmicas e polticas, com a finalidade de atender ao interesse pblico. Assim, por sua natureza, as atividades de relaes pblicas entrelaam trs campos do conhecimento, que so (A) (B) (C) (D) (E) Filosofia da(o) administrao comunicao economia publicidade marketing Funo administrativa comunicacional econmica publicitria mercadolgica Tcnica de comunicao marketing redao logstica sociologia

51
Ao enviar um layout para a grfica, algumas indicaes devem ser feitas para orientar a impresso correta da pea. Uma dessas indicaes chamada de marca de corte, que tem por funo (A) assinalar o espao para o logotipo. (B) delimitar o nmero de cores do layout. (C) demarcar a rea final do layout. (D) inserir a imagem do layout. (E) separar a rea do texto e da imagem.

52
A propaganda pode ser dividida de acordo com a sua natureza. Uma das suas divises a propaganda corporativa, que tem, dentre seus propsitos especficos, o objetivo de (A) elevar as vendas internas e externas, desenvolver estabilidade financeira e aumentar a prtica de determinadas aes sociais. (B) divulgar e informar ao pblico as polticas e normas da empresa, criar uma opinio favorvel e desenvolver uma imagem confivel para os investidores. (C) divulgar os lanamentos da empresa, convocar funcionrios da organizao para eventos e captar novos fornecedores para os produtos recm-lanados. (D) levar o consumidor compra, prestar contas aos acionistas da empresa e alcanar novos mercados para os lanamentos da organizao. (E) otimizar e reduzir os custos dos produtos, associar outros produtos empresa e demonstrar a qualidade dos produtos por meio de certificaes pblicas.

55
O anncio constitui o canal de publicidade por excelncia, estabelecendo uma ligao direta entre a oferta e a procura, tanto em jornais quanto em revistas. Em relao a esses dois veculos, existe uma diferena substancial na publicao de anncios, que consiste no fato de a(o) (A) distribuio dos jornais ser mais eficaz do que a das revistas. (B) durao dos jornais ser maior do que a das revistas. (C) exibio de fotos em jornais ser mais bem distribuda do que em revistas. (D) formato dos jornais ser mais bem aproveitado do que o das revistas. (E) pblico dos jornais ser mais generalizado do que o de revistas.

11 www.concursosnobrasil.com.br

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL (1a FASE)

56

60
aconselhvel publicar anncios em house-organs, com mensagens voltadas para a venda de produtos e servios aos funcionrios. PORQUE As empresas precisam de apoio publicitrio externo para financiar seus projetos de comunicao interna. A esse respeito, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

O processo de formao da identidade de uma empresa resultado de diversos fatores, tais como: (A) divulgao de seus produtos e resultados em todos os meios de comunicao; utilizao das redes sociais para se aproximar de seu pblico-alvo e direcionamento de altas verbas para a propaganda. (B) elaborao de um canal de comunicao com os clientes e fornecedores; treinamento rgido dos funcionrios e utilizao de matrias-primas ecologicamente sustentveis. (C) utilizao de meios alternativos para divulgao da filosofia da empresa; resposta rpida em momentos de crise institucional e grande investimento de recursos em aperfeioamento tecnolgico. (D) efeito cumulativo da comunicao feita sobre seus produtos e servios; soma dos efeitos da comunicao espontnea e esforos de propaganda para conferir uma identidade prpria para a instituio. (E) lanamento de novos produtos e servios antes de seus concorrentes; nmero de vezes em que a empresa aparece na mdia televisiva e distribuio correta e abrangente de seus produtos e servios. Em relao ao efeito que causa no pblico consumidor, o que diferencia o outdoor do anncio : (A) visibilidade, distncia e sintaxe visual. (B) intensidade, forma e criao visual. (C) tiragem, distribuio e preo unitrio. (D) complexidade, forma e sintaxe visual. (E) ttulo, texto e legenda das fotos. Entre as principais questes enfrentadas pelas empresas na definio de estratgias e tticas de marketing pode-se citar: (A) aumento dos profissionais no mercado de preos altos. (B) aumento dos custos de vendas e de promoo e category killers. (C) aumento dos ataques aos nichos e diminuio de matrias-primas. (D) aumento de concorrncia entre produtos similares e target. (E) diminuio de clientes diretos e budget cada vez mais alto.

61
Os diretores de uma fbrica de utenslios domsticos de plstico solicitam um financiamento ao BNDES com o objetivo de aproveitar a capacidade que a empresa tem para trabalhar esse material na produo de brinquedos. Nesse caso, eles esto promovendo uma diversificao (A) concntrica. (B) conglomerada. (C) horizontal. (D) congruente. (E) vertical.

57

62
Existem diversos tipos de estratgias de marketing. A mais agressiva delas denominada marketing de criao de necessidades, que ocorre quando uma empresa (A) adota empenhado esforo em vendas e propaganda para aumentar sua lucratividade. (B) cria novos desejos nos consumidores por intermdio da propaganda. (C) detecta uma necessidade latente e desenvolve produtos para satisfaz-la. (D) lana um produto jamais solicitado ou imaginado por quem quer que seja. (E) pesquisa e desenvolve produtos em funo de carncias em nichos de mercado.

58

63

59

Se uma empresa opta por uma estratgia de skimming ao lanar um produto novo no mercado, ela pretende (A) investir altas somas em campanhas de propaganda institucional. (B) atingir o segmento da populao disposto a pagar mais caro. (C) conquistar um grande nmero de pessoas, rpida e efetivamente. (D) desnatar o mercado com nfase em ofertas agressivas de desconto. (E) criar uma percepo favorvel com uso de mensagens subliminares.

Os exemplos a seguir relacionam cinco empresas que atuam na capital de um estado brasileiro e seus respectivos produtos ou servios. A nica que atende a uma clula de mercado a (A) Cristal bebida energtica para jovens universitrios, amantes do esporte. (B) Delicatte rede de lojas de vesturio para senhoras acima dos 59 anos. (C) Ellegance ternos de linho para executivos e profissionais liberais. (D) Hot Square pizzarias em que as receitas so combinadas pelos clientes. (E) Nutrilev dietas para pessoas recm-operadas devido obesidade mrbida.

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL (1a FASE)

12 www.concursosnobrasil.com.br

64
O planejamento estratgico um instrumento que permite direo da empresa acompanhar os fatores externos que atuam sobre ela, como, por exemplo, as mudanas tecnolgicas. Quanto a esse aspecto, a liderana na categoria ser alcanada pelas empresas que (A) aprendem a inovar com xito e continuamente. (B) copiam novas tecnologias com rapidez e custo menores. (C) monitoram os lanamentos de produtos e servios inovadores. (D) investem em pesquisa de mercado para prever as inovaes. (E) estudam frequentemente o comportamento do consumidor.

67
No estudo da formao dos preos das mercadorias, uma classificao importante a de produtos elsticos a preos e de produtos inelsticos a preos. A respeito desses produtos, afirma-se que os (A) dois tipos tm seus preos ligeiramente maiores ou iguais aos custos de produo. (B) elsticos no padronizados tm preos com um mark-up reduzido em relao aos custos de produo. (C) elsticos podem ter sua produo aumentada com facilidade, na medida em que o consumo cresce. (D) inelsticos so produtos de luxo para consumo da classe de renda alta. (E) inelsticos podem ter sua produo rapidamente aumentada, para atender a demanda.

68
Os economistas da vertente ou escola neoliberal acreditam que certas caractersticas de um pas podem travar seu desenvolvimento econmico. Dentre as caractersticas que mencionam, NO se encontra a(o) (A) poltica de industrializao contrria s vantagens comparativas do pas. (B) falta de esprito empresarial, de desejo de ganho e de empenho por melhorar de vida. (C) irracionalidade da atuao governamental, com polticas de investimento contrrias vocao do pas. (D) autonomia excessiva dos mercados, com decises individuais opostas ao interesse coletivo. (E) excessivo crescimento populacional, diluindo os esforos de desenvolvimento.

65
Em suas aes de marketing cultural, o BNDES se baseia em uma poltica de patrocnio a eventos e publicaes, que est alinhada misso de promover o desenvolvimento socioeconmico do pas. Nesse sentido, o Banco apoia a edio de publicaes e a realizao de eventos de carter coletivo e de curta durao como festivais, congressos, feiras e seminrios que possam (A) atender as premissas da lucratividade dos projetos, do interesse pblico e das necessidades da populao. (B) contribuir para inovao tecnolgica e gerencial, com o intuito de desenvolver a economia do pas. (C) gerar benefcios significativos para a sociedade brasileira e contribuir para reforar positivamente a imagem do banco. (D) preservar o meio ambiente e ampliar a discusso sobre desenvolvimento sustentvel nas regies em que atua. (E) trazer lucratividade comprovada a seus organizadores, garantindo o retorno dos projetos financiados.

69
As moedas-mercadoria, usadas como intermedirias de troca nas economias de mercado, so constitudas de substncias que devem ter certas caractersticas fsicas ou qumicas, dentre as quais NO figura a (A) flexibilidade. (B) durabilidade. (C) homogeneidade. (D) divisibilidade. (E) facilidade de transporte.

66
O processo inflacionrio no Brasil, em particular as suas causas, foi objeto de intenso debate entre os cientistas sociais do pas, formando-se escolas, isto , grupos com anlises e opinies similares. Assim, uma causa primria da inflao, segundo os (A) monetaristas, so as espirais inflacionrias de aumentos de preos e de custos. (B) monetaristas, so os gargalos provocados pelas restries de balano de pagamentos. (C) marxistas, a deficincia de oferta agregada decorrente do excesso de regulao. (D) estruturalistas, a luta entre os grupos sociais pela redistribuio da renda real. (E) estruturalistas, o deficit do setor pblico financiado com emisso monetria.

70
Bancos de desenvolvimento como o BNDES tm tido um papel importante na acelerao do crescimento econmico dos pases relativamente atrasados. No Brasil, este papel foi exercido sobretudo pela capacidade do BNDES de (A) conceder crdito de curto prazo aos consumidores, aumentando a demanda na economia. (B) conceder crdito ao setor imobilirio, grande absorvedor de mo de obra no qualificada. (C) financiar o capital de giro do setor agrcola, criando empregos no campo. (D) regular o crdito e a oferta monetria, controlando o processo inflacionrio. (E) direcionar crdito de longo prazo para investimento nos setores prioritrios da economia, principalmente industriais e de infraestrutura.

13 www.concursosnobrasil.com.br

PROFISSIONAL BSICO COMUNICAO SOCIAL (1a FASE)

Vous aimerez peut-être aussi