Vous êtes sur la page 1sur 12

FACULDADES INTEGRADAS PROMOVE CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTO AMBIENTAL

ARTIGO CIENTFICO CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO AMBIENTAL

Estudante: Thuany Borba da Rosa Orientador: Marcia Godoy dos Santos

BRASLIA

2013

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTO AMBIENTAL

CRIME AMBIENTAL

IRREGULARIDADES NA CONCESSO DE LICENAS AMBIENTAIS.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito parcial do curso de Tecnologia em Gesto Ambiental, para obteno do ttulo de Tecnlogo sob a orientao da professora Especialista Mrcia Godoy dos Santos.

BRASLIA 2013

Resumo: A operao, denominada Concutare, identificou um grupo criminoso formado por servidores pblicos, consultores ambientais e empresrios. Os investigados atuariam na obteno e na expedio de concesses ilegais de licenas ambientais e autorizaes minerais junto aos rgos de controle ambiental. Personagens que se repetiam em investigaes sobre o mesmo tema e a frequncia de denncias sobre supostas irregularidades envolvendo a concesso de licenas fez soar na Polcia Federal o alerta de que para estancar crimes ambientais seria preciso mirar na corrupo de agentes pblicos. Foi assim que nasceu em junho de 2012, a investigao que resultou na priso de 24 pessoas, entre elas, os secretrios de Meio Ambiente do Estado do RS e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e onde 150 policiais atuaram na operao, 40 processos envolvendo licenas ambientais sob suspeita, 10 peritos vo compor uma fora-tarefa para avaliar o dano ambiental, 24 suspeitos foram detidos pelos policiais, e levados ao Presdio Central de Porto Alegre, e foram executados 28 mandados de busca e apreenso, em que, policiais recolheram R$ 570 mil em cdulas de real, euro e dlar.

Palavras chaves: Meio Ambiente ; tica Ambiental ; Crimes Ambientais ; Licenciamento Ilegal ; Operao Concutare.

Abstract: The operation, called Concutare identified a criminal group composed of government officials, environmental consultants and entrepreneurs. The subjects would act in obtaining and shipping of illegal concessions environmental permits and authorizations minerals together with environmental agencies. Introduo No mundo de hoje a questo tica, envolve muita complexidade...

Por essa razo escolhi como tema de Concluso de Curso, a Operao Concutare, por ser tratar de um assunto pertinente, atual, que envolve questes de tica Ambiental e que atinge a toda a sociedade. O objetivo da operao reprimir irregularidades ambientais, crimes na administrao pblica e lavagem de dinheiro. As investigaes comearam em junho do ano passado e identificaram um grupo criminoso integrado por servidores pblicos, consultores ambientais e empresrios. Conforme a Polcia Federal, os investigados atuaram no sentido de acelerar, mediante pagamento e presentes, a tramitao e a aprovao de licenas junto aos rgos de controle ambiental. Os investigados devem ser indiciados por corrupo ativa e passiva, falsidade ideolgica, crimes ambientais e lavagem de dinheiro, conforme a participao individual de cada envolvido. As investigaes foram conduzidas pela Delegacia de Represso a Crimes contra o Meio Ambiente e ao Patrimnio Histrico (DELEMAPH) e pela Unidade de Desvios de Recursos Pblicos da Polcia Federal no Rio Grande do Sul. Conforme a lei de Crimes Ambientais Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 Art. 67. Conceder o funcionrio pblico licena, autorizao ou permisso em desacordo com as normas ambientais, para as atividades, obras ou servios cuja realizao depende de ato autorizativo do Poder Pblico: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. Pargrafo nico. Se o crime culposo, a pena de trs meses a um ano de deteno, sem prejuzo da multa. Crime Prprio do servidor pblico que tem por obrigao conceder o licenciamento ambiental Crime doloso sem nenhum fim especfico ou culposo Se o funcionrio exige ou solicita vantagem indevida para realizar a afirmao falsa o crime ser Concusso (Art 316) ou Corrupo Passiva (Art 317). Da o nome da Operao Concutare: A palavra concutare tem origem no latim e significa concusso, crime cometido por servidor contra a administrao pblica. A concusso consumada com a exigncia do servidor, de vantagem indevida. No e necessrio que tenha ocorrido pagamento de propina ou qualquer outro benefcio. Basta que o servidor tenha exigido vantagem, o que crime. Ou seja, consuma-se o crime ainda que nenhum ato irregular tenha sido praticado. A pena de dois a oito anos de recluso.

Discusso: O superintendente da PF no RS, e delegados que participaram da operao revelaram que o esquema funcionava por meio de consultores que atuavam como mediadores na relao de empresrios principalmente das reas de minerao e construo civil - junto a rgos ambientais. Em contato com servidores pblicos que atuam na concesso de licenas ambientais, estes consultores patrocinavam interesses privados de forma ilegal. As propinas chegavam a R$

70 mil ou vinham em forma de presentes. Um dos delegados, relatou o caso de uma licena liberada em apenas uma tarde, e ironizou dizendo que se trata de um recorde na administrao pblica. A morosidade e complexidade da liberao de licenas ambientais foi tema do segundo fascculo do especial Cenrio de AMANH, intitulado Reformular-se preciso. O encarte circulou com a edio 289 da Revista AMANH, em novembro do ano passado, e est disponvel no Portal AMANH. A tnica da publicao a defesa de uma reformulao na estrutura das secretarias e rgos. Em depoimento o secretrio municipal do meio ambiente de Porto Alegre, sustentava que a relao entre essas instituies e o meio empresarial j havia evoludo bastante. H cerca de uma dcada, havia muito mais conflito. Por parte do poder pblico, a rigidez era muito maior, afirmou poca.

O SUBMUNDO DAS LICENAS AMBIENTAIS

Por trs do escndalo do suposto pagamento de propina para agilizao de licenas que envolve empresrios e servidores pblicos de alto escalo no Rio Grande do Sul est uma conta que no fecha. Enquanto h desmantelamento dos rgos que deveriam orientar e fiscalizar a construo de novos empreendimentos, na contramo cresce o nmero de projetos que precisam passar pelo crivo de rgos ambientais. Sem estrutura e pessoal, a fila de processos de licenciamento s cresce, transformando-se em um campo frtil para vicejar a corrupo. De um lado, empresrios tentando agilizar os seus negcios e, de outro, servidores que, em meio maratona burocrtica, vendem celeridade. Os tipos mais comuns de irregularidades ocorrem quando o empreendedor paga para o agente pblico tornar a tramitao mais rpida ou indicar determinada empresa especializada em licenciamento com a qual tem relao promscua. Para a Promotoria de Justia de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, o desmonte generalizado na Unio, nos Estados e municpios, analisa o promotor Alexandre Sikinowski Saltz: Enquanto h sucateamento dos rgos, as demandas so cada vez maiores. O nmero de atividades que precisam de permisso aumenta cada vez mais. E as sucessivas administraes no se adequaram a isso. O licenciamento

ambiental um instrumento de gesto econmica. Se no h uma estrutura para dar uma resposta, se cria um estoque de processos administrativos, salienta Saltz. Apesar de complexa, a legislao brasileira para a rea no pode ser culpada de alimentar os desvios.

A DEMORA LEVA CORRUPO

Isso tem mais relao com a falta de estrutura do Estado para cumprir a legislao. Uma licena que deveria levar seis meses pode demorar at seis anos. Essa lentido barra as atividades. Claro que no justfica, mas essa falta de estrutura pressiona as empresas para que busquem

alternativas para dar maior velocidade ao licenciamento ambiental, afirma a professora Marilia Longo do Nascimento, especialista em Direito Ambiental. A especialista lembra que, conforme resoluo do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), cada uma das trs fases do licenciamento ambiental (Licena Prvia, Licena de Instalao e Licena de Operao), deveria durar seis meses. A exceo quando h a necessidade de Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), quando passa para 12 meses. Devido avalanche de pedidos de autorizao, estrutura deficiente e falta de pessoal, os prazos nunca so cumpridos.

DANOS COMPENSADOS

Para abreviar a tramitao, exigncas como o EIA/RIMA podem no ser pedidas. Ou mesmo quando os rgos ambientais indicam quais os requisitos determinados empreendimentos devem cumprir, em regra no existe fiscalizao posterior para comprovar se os pontos foram atendidos, segundo um promotor gacho da rea criminal que investigou licenciamentos na construo civil. Segundo ele, se passou pela Licena Prvia (LP), ningum mais olha. Vira s papel, diz o promotor, referindo-se s etapas posteriores de Licena de Instalao (LI), quando h permisso para o incio do funcionamento. Segundo os especialistas em direito ambiental, no caso dos condomnios no Litoral, citados pelo Polcia Federal na Operao Concutare, como emprendimentos que tiveram licenas agilizadas de forma irregular, diversas consequncias so cogitadas. No caso de projetos ainda em

implantao, podem ser embargados. H ainda a possibilidade de obras que corrijam problemas ou compensaes ambientais. Ou, ento, desdobramentos mais drsticos: No existe um modelo para a reparao do dano. Mas pode acontecer a demolio das construes.

FORMAS DE AGIR

A liberao de um empreendimento encontra nas falhas do processo legal as brechas para burlar a falta de estrutura e a lentido dos rgos ambientais estatais.

Etapas do Licenciamento

Licena Prvia (LP) - Atesta a viablidade do negcio naquele local. requerida na fase de planejamento do projeto. Demonstra a viabilidade ambiental do empreendimento.

Licena de Instalao (LI) - So definidos os requisitos para o empreendimento ser construdo naquele local. Pode ser iniciada a obra de execuo do projeto.

Licena de Operao (LO) - Autoriza o funcionamento do projeto ou obra. Tambm concedida somente aps as condies da LI serem atendidas.

Onde esto as brechas

Supresso de exigncias - Etapa em que pode ocorrer: LP, LI e LO O rgo ambiental define estudos e documentos que sero exigidos. Neste ponto, podem ser suprimidas etapas porque h margens para interpretaes e avaliaes diferentes dos agentes pblicos.

Dispensa da EIA-RIMA -Etapa em que pode ocorrer: LP Dependendo do caso, exgido um Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Deve ser pedido na fase da LP, mas alguns projetos podem ter a mesma obrigao dispensada.

Interposio de competncias - Etapa em que pode ocorrer: LP Lei de 2011 fixou que o licenciamento compete Unio, Estados e municpios. Como o RS ainda no definiu as competncias dos municpios, possvel direcionar o processo a um rgo onde haveria mais facilidade.

FORMAS CLSSICAS DE CORRUPO

1 - Para iniciar um empreendimento, preciso estudo prvio. Autoridades ambientais rejeitam o trabalho apontando erros ou deixando-o na fila. Neste caso, indicam uma empresa especfica, com a qual tem relao e o processo aprovado.

2 - O empreendimento est em situao normal, mas demora a ser liberado. Mediante propina, o licenciamento acelerado.

3 - Durante o andamento de um projeto, o agente ambiental autua o empreendimento. No ato, indica uma empresa com a qual tem relao e que pode solucionar o problema.

Consideraes finais

A operao da Polcia Federal que levou priso secretrios de governos, servidores pblicos, empresrios e consultores ligados ao meio ambiente, todos eles investigados num escndalo de propores sem precedentes nessa rea, evidencia acima de tudo uma srie de deformaes no setor pblico que acabam estimulando esse tipo de irregularidade. A absoluta falta de transparncia na tramitao dos processos e ao excesso de burocracia do margem para que aproveitadores se especializem em ganhar dinheiro comercializando facilidades que s existem para corruptores dispostos a pagar por fora o que deveria ser fornecido nos prazos habituais e mediante cobrana de taxas fixadas por lei. Neste e outros casos, o problema ocorre pelo fato de os operadores da fraude estarem sendo remunerados com dinheiro pblico para ocuparem postos-

chaves ou se encontrarem na condio privilegiada de ex-ocupantes da mquina administrativa, mas com conhecimento de seu funcionamento e das possibilidades de ganhos. inacreditvel que numa rea to decisiva para a execuo de projetos essenciais para a socidade, a ao dessas verdadeiras mfias no setor ambiental tenha prosperado por tanto tempo sem ser obstruda pelos mecanismos normais de fiscalizao. Esquema semelhante havia sido desvendado em 2007 em Florianpilis (SC). No mesmo ano,j havia denncis de destruio de dezenas de praias do Rio Jacu, provocado pela extraa ilegal de areia, com danos irreversveis para o meio ambiente. A minerao e a acelerao de projetos em reas como a da construo civil, um deles chegou a ser liberado numa tarde, so o alvo preferencial da ao de corruptos e corruptores, com prejuzos que vo muito alm dos provocados natureza. Por isso, positiva a inteno da Polcia Federal de mensurar tambm os prejuzos financeiros da ao desses despachantes de luxo, chamados de responsveis tcnicos. Menos mal, como ressaltou o comando da Polcia Federal, que a investigao no envolveu rgos pblicos, mas apenas alguns servidores que no resistira ao apelo de ganhar dinheiro intermediando licenas. Ainda assim, bvio que a descoberta de uma fraude nesse patamar precisa gerar uma reformulao radical no funcionamento dos organismos ambientais. As mudanas devem mirar o excesso de exigncias e o inacreditvel tempo de demora no atendimento da maioria das demandas da sociedade, como a concesso de licenas ambientais. Acima de tudo, tem que bloquear as margens para crimes como os descobertos agora, da corrupo ativa e passiva lavagem de dinheiro. De outra parte, o excesso de burocracia no pode servir como justificativa para a corrupo, nem isentar de responsabilidade aqueles que corrompem. Por isso, tambm, fica difcil de entender o segredo de Justia num caso desses. O nome dos servidores envolvidos dificilmente deixam de vir a pblico, mas o nome daqueles que pagam a propina nem sempre divulgado.

Alm disso, 300 funcionrios com uma sobrecarga de nada menos que 12 mil processos ambientais para analisar, demanda reprimida que se mantm h dcadas, num contexto em que o cuidado com o meio ambiente atualmente virou critrio indispensvel para aprovar qualquer empreendimento, s faz abalar a autoestima de muitos funcionrios que temem de que as suspeitas reduzam anda mais a credibilidade e a autoestima de uma fundao sobrecarregada de sevio e desprovida de recursos para fazer frente demanda. "Somos centenas, mas poucos para

tantas misses, e desagradvel sermos confundidos com "cobradores de propina", relata entristecida, uma veterana servidora da FEPAM - Fundao Estadual de Proteo ao Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul.

Conclui-se que a denncia da cobrana de propina na concesso de licenas ambientais precisa motivar o poder pblico a implantar o mximo de transparncia de processos. E importante que seja levantado logo o segredo de Justia nesse caso. Os processos de licenciamento ambiental no pas so lentos e burocrticos, que acabam sendo usado de bero para corrupo. Se houvesse maior transparncia e eficincia na anlise dos pedidos, o combate s irregularidades tambm seria facilitado. Mas para isso as equipes dos rgos pblicos teriam que ser maiores e a gesto, infinitamente melhor. Hoje, a prioridade dos licenciadores so as obras do PAC (Plano de) e de investimentos dos Estados. O restante vai para o fim de imensas filas. E a que corruptos e corruptores se encontram, liberando pedidos em tempo recorde, passando por cima de funcionrios pblicos e empresrios que respeitam a lei. Do todo, fica uma certeza: onde h crime ambiental, h corrupo e lavagem de dinheiro. Esse trip est na origem da Operao Concutare.

MINHA OPINO (CONCLUSO)

com muita tristeza, pelo ato em si, mas com bons olhos, que, como uma futura gestora ambiental, vejo o esforo da PF, que descobriu e prendeu muita gente que subornava ou se deixava subornar para que fossem retiradas criminosamente das margens do Rio Jacu milhares de toneladas de areia. Com esse butim criminoso, os autores desse atentado contra a natureza levaram a ser simplesmente desaparecidas sessenta (60) praias do Jacu. Para mim, no h diferena entre as pessas que subornam e se deixam subornar paa arrancar areia do rio e os trs assaltantes qe queimaram em vida at a morte a dentista em So Paulo. No h diferena entre esses predadores e o rapaz que assassinou os seis taxistas na cidade de Livramento, no RGS. Todos eles cometeram crimes hediondos. E, entre os que se deixaram subornar, pasmem, so detentores de diploma de curso superior, ou seja, estudaram, empregaram-se no servio pblico ou foram escolhidos para cargos de confiana com a nica finalidade de se corromperem. So pessoas que estudaram, se formaram e usaram

seu diploma para corromper a natureza. Todos os dias vemos o esforo das ONGS e de outros grupos de defesa do meio ambiente para conscientizar a populao de que temos de respeitar a natureza e no agred-la. E esses sacripantas solapam todo esse esforo. E o pior, muitos deles se incrustam no servio pblico para levar a efeito essa destruio. Ganham salrios pblicos sados do bolso da populao e por fora se corrompem para devastar exatamente, a Natureza. Que a Justia os julguem e os condenem!

A soluo que levaria a evitar ou minimizar o descontrole e melhorar a gesto e acabar com a morosidade nos licenciamentos, sem atropelar a lei, seria a adoo de um sistema nico de informaes ambientais completas e confiveis para auxiliar na emisso de licenas; a melhoria das condies de trabalho dos servidores; a implementao de uma poltica de qualificao contnua de atualizao profisional e a segregao de funes que os tcnicos responsveis pelo licenciamento e pela fiscalizao, pois, se o encarregado do licenciamento o mesmo que fiscaliza, abre-se a brecha para o favorecimento. Outra coisa: munir os rgos gestores de estrutura, como veculos, sistemas de informtica e instalaes fsicas para acompanhar a crescente demanda por licenciamento e controle ambiental.

Agradecimentos quero aqui deixar o meu agradecimento especial ao DR. GOOGLE que sem ele neu trabalho no teria o brilho que tem, minha me que guardou todos os recortes da Zero Hora de Porto Alegre, sabendo que poderia ser um tema a ser explanado na minha tese de concluso de curso, minha me o mximo, obrigada mame!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora apaga tuda esta besteira e AGRADECE A QUEM DE DIREITO.!!!!!!, principalmente a Professora MRCIA... k k k

Referncias Bibliogrficas http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=497459 O encarte circulou com a edio 289 da Revista AMANH http://www.amanha.com.br/home-2/4712-pf-denuncia-escandalo-das-licencasambientais-no-rio-grande-do-sul http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/justica-liberta-presos-na-operacao-concutare http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pf-indicia-22-suspeitos-na-operacao-concutare http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/rs-100-pessoas-serao-convocadas-para-deporsobre-a-operacao-concutare,f1869d978b56e310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Fotos: 1: Foto: www.ijui.com http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=497837 https://www.google.com.br/search?q=fotos+sobre+a+opera%C3%A7%C3%A3o+Concut are&newwindow=1&hl=pt&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=MPmUUauRE4_49gT90IGQD w&sqi=2&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1440&bih=742#imgrc=3EdfFNrUZ5CxM%3A%3BookTmL76Hb4TVM%3Bhttp%253A%252F%252F4.bp.blogspot.com %252F-fEQK-phs76c%252FUYTwxKPepbI%252FAAAAAAAAYao%252Fp8cEfwJOsM%252Fs1600%252FPF%252BOP%252Bconcutare%252Besquema_150x150_p1.jpg%3Bhttp %253A%252F%252Fmazelasdojudiciario.blogspot.com%252F2013%252F05%252Fdescasojustica-liberta-presos-da.html%3B1175%3B821

AGORA PEDE A AJUDA DO DANI E DA CLAU PARA CORREO E AJUSTES DO TEXTO E LEIA AT DECORAR TUDO QUE T ESCRITO NELE, PR FAZERES UMA BELA EXPLANAO.

Vous aimerez peut-être aussi