Vous êtes sur la page 1sur 10

17/07/2013

Sade e Socorrismo Sesso 3


Procedimentos de primeiros socorros:
Queimaduras;
Insolao/escaldo; Hipotermia; Desmaio e perda da conscincia; PLS Posio lateral de segurana.

Sade e Socorrismo Sesso 3


Objetivos especficos:
Distinguir os graus/nveis de profundidade dos tipos de queimaduras e como proceder nas mesmas;
Determinar a gravidade da queimadura atravs da Regra dos nove; Identificar os sinais e sintomas na insolao/escaldo e como proceder nessas situaes; Reconhecer os sinais e sintomas da hipotermia e como proceder; Saber como proceder no desmaio e perda da conscincia; Identificar PLS e sua aplicabilidade.

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

Procedimentos de primeiros socorros:


Aspeto da pele normal

Procedimentos bsicos em primeiros socorros, como:


Queimaduras a gravidade de uma queimadura determinada por aspetos como : profundidade da queimadura, rea total do corpo queimado, idade da vtima, doenas associadas, localizao da queimadura. Alm da intensidade, a rea total do corpo afetado pela queimadura fator relevante a ser levado em conta, pois a sua determinao pode estimar a extenso da leso e a definio de um plano de tratamento.
Nos adultos aplica-se a regra dos 9, que traduz-se:

Cabea e pescoo 9% Cada extremidade superior 9% x 2 Tronco anterior 18% Tronco posterior 18% Cada extremidade inferior 18% x 2 Genitais 1%

Existem as queimaduras de origem solares, qumicas e eltricas.


GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

17/07/2013

Procedimentos bsicos em primeiros socorros, como:


Queimaduras graus:
1) Queimaduras de 1 grau caracterizam-se por estar atingida somente a epiderme. Sinais e sintomas: pele vermelha, quente e seca para alm da dor intensa no local. Procedimento: utilizar a gua da torneira fria deixando correr no local da queimadura at estarem disponveis as compressas frias ou uma toalha limpa umedecida com gua fria deixe estar at a pessoa no referir mais dor na rea da queimadura.

Queimaduras
2) Queimaduras de 2 grau nesta situao j esto comprometidas a epiderme, a derme e todas as outras estruturas envolventes, tal como vasos sanguneos, terminaes nervosas e as glndulas sebceas. Sinais e sintomas: a pele alm de vermelha, quente apresentam logo pequenas bolhas/borbulhas de gua flitemas a dor referida no local da queimadura de maior intensidade comparada com a mesma na queimadura de 1 grau. Procedimento: o mesmo referido acima entretanto, alertar para no rebentar as bolhas, assim como no aplicar substncias gordas nas queimaduras. Caso as flitemas arrebentem por si estas devem ser cobertas de imediato com uma compressa limpa e fria, mantendo-a at a pessoa ser atendida por profissionais da sade.

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

Queimaduras
3) Queimaduras de 3 e 4 graus so leses mais graves que caracterizam-se por destruio total das 3 camadas da pele (epiderme, derme, tecido subcutneo, terminaes nervosas podendo afetar msculo e at a estrutura ssea. Sinais e sintomas: pele pode apresentar um aspeto negro (se a queimadura tiver sido causada por leo e/ou gasolina) ou branco (se a queimadura tiver sido causada por gua a ferver). A pessoa no refere dor, uma vez que as terminaes nervosas foram destrudas. Procedimento: acalmar a vtima, no remover os pedaos de tecido que ainda estejam na pele. Cobrir de imediato a queimadura com compressas limpas, ou com um lenol branco limpo. Caso a queimadura se situe nas mos e/ou ps da vitima colocar entre os dedos compressas limpas e/ou leno limpo umedecido de modo a evitar a aderncia entre as superfcies queimadas. No dar nada de beber a vtima.

Visualizao dos tipos de queimaduras

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

7
GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

17/07/2013

Procedimentos de primeiros socorros:


Insolao/Escaldo Queimadura solar

Procedimentos de primeiros socorros:


Insolao/Escaldo
Como proceder?
As queimaduras simples podem ser tratadas com as seguintes medidas: - Ingesto adequada de gua para compensar os lquidos; - Aplicar compressas ou toalhas embebidas em gua ou tomar um banho de imerso (sem sabes, pois, podem irritar a rea queimada); - Depois de secar, aplicar um creme hidratante apropriado para queimaduras solares; - Se surgirem bolhas, cobrir com um penso para evitar uma infeo;

Causas: Exposio s radiaes ultravioletas do sol e a temperaturas elevadas; Exposio excessiva nos solrios; Avaria dos mecanismos de regulao da temperatura corporal; Temperatura corporal sobe acima dos 41C. Sintomas: A vtima pode ficar inconsciente; Agitao e tonturas; Calor e dores de cabea; Pele quente e seca; Pulso forte e rpido; Coma, nas situaes mais graves.

Queimaduras mais graves devem ser tratadas em ambiente hospitalar!

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

10

Procedimentos de primeiros socorros:


Hipotermia baixa da temperatura corporal (inferior a 35 graus Celsius) podem ocorrer durante a estao do inverno em determinadas zonas do pas. Vtimas por conta da falta ou por estarem mal agasalhadas durante esse perodo.
Sinais e sintomas:
- A vtima pode apresentar um aspeto de morte como: palidez,

Procedimentos de primeiros socorros:


Desmaio/Sncope
Define-se pela perda temporria/sbita do estado de conscincia e da postura, seguida de uma recuperao completa, quase sempre sem qualquer tratamento e aps um perodo de tempo relativamente curto. Resulta de maneira geral de uma diminuio repentina e transitria no normal fornecimento de sangue ao crebro. comum aps a pessoa ter tido um desmaio apresentar um breve perodo de confuso, mesmo logo depois voltar ao estado neurolgico normal quase de imediato. Possveis causas: Ambientes abafados ou demasiadamente aquecidos; Estar em p durante muitas horas; Medo/ grande aflio/stresse emocional; Dor intensa; Excesso de calor; Transpirao excessiva/desidratao; Tosse prolongada; Alteraes sbitas da posio/postura; Esforo excessivo/exausto; Tambm pode estar associada a patologias cardacas, neurolgicas, psiquitricas, pulmonares ou metablicas.
Vdeo demonstrativo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=VYFYThZqUbA

humidade e viscosidade e/ou, por vezes, cianose cutnea; - Inconscincia e sonolncia; - Respirao lenta e superficial; - Pulso fraco e lento; - Calafrios; - Pele fria e seca.

Tratamento da hipotermia em casa: solicitar ajuda mdica, dar alimentos e bebidas quentes, cobrir a cabea mas no o rosto e se a vtima estiver consciente e no lesionada coloc-la em uma cama aquecida. Tratamento fora de casa: Solicitar ajuda mdica; levar a vtima para um local abrigado ou para dentro de casa logo que seja possvel; utilizar um saco cama ou outro tipo de aquecimento para aquecer a vtima. Partilhar o seu calor com a vtima sob um cobertor comum; verificar a respirao e o pulso da vtima, dar bebidas e alimentos quentes sempre que possvel. O que no deve fazer? Massajar os membros da vtima ou estimular movimentos bruscos, Permitir e/ou incentivar a ingesto de bebidas alcolicas porque da sensao de intensificao de calor, mergulhar a vtima em gua quente ou utilizar botijas de gua quente.
11

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

12

17/07/2013

Procedimentos de primeiros socorros:

Procedimentos de primeiros socorros:


Desmaio/Sncope - Provveis sintomas:
Palidez; Transpirao; Tonturas; Vista turva; Zumbidos nos ouvidos; Perda da conscincia; Queda.

O que fazer? Deitar a vtima e colocar as pernas pro alto e desapertar o vesturio. Ter em ateno situaes de sncope/desmaio que precisem de avaliao mdica, como: Se ocorrer antes ou associada a dor torcica; durante o exerccio fsico; se ocorrerem muitos episdios em curto espao de tempo; associada a falta de ar; se o batimento cardaco for muito lento; se acontecer aps perda de sangue importante e se originar leso traumtica significativa.

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

13

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

14

Procedimentos de primeiros socorros:


Perda da conscincia O que fazer?
Certificar- se a vtima est inconsciente; Verificar a respirao e o pulso; Verificar se h leses, sobretudo na cabea, que possam precisar de cuidados imediatos; Verificar se existem outras possveis causas para a perda de conscincia; Verificar se existe alguma identificao mdica; Desapertar a roupa; Se as leses permitirem, colocar na posio lateral de segurana PLS.

PLS - Posio lateral de segurana


Essa posio indicada em situaes em que o adulto e/ou a criana estiverem inconscientes, a respirar e com pulso para impedir que sufoquem com a lngua ou com o vmito. 1- Ajoelhe-se junto da vtima. Retirar os objetos pessoais da vtima como relgio, pulseiras e culos. Incline-lhe a cabea para trs e levante-lhe o queixo para cima. Assim conservar as passagens do ar abertas, enquanto pe na PLS; 2- Alinhe-lhe as pernas, se necessrio. Flita-lhe o brao mais prximo de si, de modo a formar um ngulo reto e deite-o no cho, com a palma da mo voltada para cima; 3- Pegue-lhe no outro brao e deite-o de travs sobre o peito. Mantenha-lhe as costas da mo contra a face oposta; 4- Utilize a sua mo livre para pegar cuidadosamente na parte de trs da coxa mais afastada de si. Com cautela, puxe o joelho para cima para fletir a perna, deixando a planta do p apoiada no cho; 5- Mantenha a mo da vtima contra face para suster a cabea. Ao mesmo tempo, puxe a coxa da perna fletida de modo a rolar sobre o lado em direo a si (manter a perna fletida a formar um ngulo de 90 graus); 6- Ajuste-lhe o brao e a perna para que no possa cair para frente e incline-lhe a cabea. E v verificando com frequncia a respirao e a pulsao enquanto aguarda auxlio.
GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

Como identificar se a vtima est inconsciente?


Verificar se h resposta verbal -> pulso e respirao presentes -> se no houver resposta tentar falar alto junto ao ouvido da vtima -> pedir para movimentar uma mo, brao ou perna -> se ainda no houver reao -> verifique a reao dor -> comprimir com os dois dedos entrelaados com fora contra o esterno deslocar os dedos um pouco pra cima e para baixo -> se no houver resposta -> grande probabilidade de no estar consciente.

Procurar outras causas para inconscincia: Diabetes (injees de insulina, marcas de picadas de agulhas,
hlito com cheiro a verniz (halitose) e Epilepsia.

Nunca deve-se deixar a vtima sozinha!

15

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

16

17/07/2013

PLS - Posio lateral de segurana

Sade e Socorrismo - Sesso 4


Procedimentos de primeiros socorros:
Sinais vitais; Asma e Crise asmtica/DPOCs; Epilepsia e Convulses; Diabetes Mellitus Hiperglicemia e Hipoglicemia.
Vdeo PLS: http://videos.sapo.pt/Ml28zLTZArWzPfjhVwGL
GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

17

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

18

Sade e Socorrismo - Sesso 4


Sinais Vitais
Objetivos especficos:
TERMO TCNICO AVALIAO:

Sade e Socorrismo

Reconhecer os sinais vitais e os aspetos normais e anormais aps a avaliao

dos mesmos;

Identificar a Asma/Crise asmtica/DPOCs, possveis causas e como proceder nessa situao; Reconhecer uma Convulses/ Crise convulsiva, possveis causas e como proceder; Identificar as possveis causas de uma hiperglicemia e uma hipoglicmia na Diabetes Mellitus e como proceder em cada situao.

NORMOTERMIA: 36 37 C - Axilar: 35,9 C - 36,7C; Retal: 36,2 C 38 C; Oral: 35,8C 37,2C FEBRCULA OU ESTADO FEBRIL: 37,1 a 37,5 C FEBRE: 37,5 a 39 PIREXIA: 39,1 a 40 HIPERPIREXIA: Acima de 40 C PRESSO ARTERIAL: (P.A.) - a presso que o sangue exerce nas paredes internas das artrias. VALORES CONSIDERADOS NORMAIS EM UMA PESSOA: PRESSO SISTLICA OU PRESSO MXIMA : por volta de 90 a 140 mmHg PRESSO DIASTLICA OU PRESSO MNIMA : por volta de 60 a 90 mmHg PRESSO MDIA : por volta de 120 X 80 mmHg. ALTERAES FISIOLGICAS QUE AFETAM A P. A. AUMENTA a P.A (hipertenso ): alimentao, medo, ansiedade, exerccios fsicos, dor, drogas e entre outros. DIMINUI a P. A ( hipotenso ) : repouso, depresso, Jejum e entre outros.

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

19

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

20

17/07/2013

Sade e Socorrismo
Sinais Vitais
Pulso - a ondulao produzida pela fora do sangue contra as paredes das artrias, induzida pela sstole e distole: movimentos do corao. Termo tcnico de avaliao de batimentos: Homens: 60 a 100 bpm/min; Mulheres: 70 a 90 bpm/min; Crianas: 100 a 120 bpm/min; Recm-nascidos: 120 a 140 bpm/min. Taquicardia movimento rpido; Bradicardia movimento lento; Filiforme fraco e difcil; Dicrtico impresso de dois batimentos.

Sade e Socorrismo
Sinais Vitais
Respirao - Processo pelo qual o organismo absorve oxignio do meio ambiente e elimina o gs carbnico, resultante da troca gasosa (hematose). Termo tcnico
Eupneia Dispnia Taquipnia Bradipnia Ortopnia Cus Mal Cheyne Stokes Apnia

Avaliao
Respirao normal (12 a 20 irpm/mrpm) Dificuldade respiratria Movimento acelerado da respirao Movimento lento da respirao Mudana na respirao ao deitar Respirao agonizante Respirao irregular com perodos de apnia Ausncia de respirao

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

21

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

22

Procedimentos de primeiros socorros: Uma breve reviso do Aparelho respiratrio

Asma/Crise asmtica
Breve definio de Asma
uma doena inflamatria crnica dos brnquios. Resulta do estreitamento dos brnquios, que pode ocorrer em vrias circunstncias. Ficando mais estreitos, o ar sai e entra nos pulmes com mais dificuldade. Este estreitamento provocado pela contrao dos msculos que existem volta dos brnquios, pelo aumento da parede dos brnquios, ficando assim o interior dos brnquios mais estreito e pela maior quantidade de secrees que os brnquios produzem.

Fatores desencadeantes
O plen das flores, rvores e arbustos, caros oriundos do p da casa, alcatifas, tapetes, cortinados, assim como, o pelo dos animais; Alguns alimentos com corantes; Alguns medicamentos, como por exemplo: a aspirina (cido acetilsaliclico), penicilina; Exerccio fsico muito embora existam medicamentos que podem evitar as crises que possam vir a ser desencadeadas pelo exerccio.

Sinais e sintomas
Dificuldade em respirar, respirao rpida, sibilante, audvel e ruidosa (pieira ou chiadeira), sensao de opresso do trax, apresenta um ar aflito, ansioso e aptico, pulso rpido, palidez, suores, tosse e cansao. A intensidade dos sintomas muito varivel de doente para doente e mesmo em cada doente, j que podem passarse dias, semanas ou meses sem sintomas ou os mesmos podem ser muito frequentes. Tambm a intensidade das crises pode ser muito diferente de dia para dia.

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

23

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

24

17/07/2013

Asma/Crise asmtica
Como agir em uma situao de crise asmtica?
Desdramatizar a situao. importante ser capaz de conter a angstia e a ansiedade da criana/ jovem, falando-lhe calmamente e assegurando-lhe rpida ajuda mdica; Deve ficar com a criana/ jovem num local arejado onde no haja p, cheiros ou fumos; Coloc-lo numa posio que lhe facilite a respirao; Contactar e informar a famlia ; Se tiver conhecimento do tratamento aconselhado pelo mdico para as crises pode administr-lo.

DPOCs
Breve definio de Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica (DPOC) uma doena bronco pulmonar que resulta de uma obstruo das vias areas. So elas: Bronquite crnica: uma inflamao crnica dos brnquios e define-se como a presena de tosse e expetorao, farfalheira e dificuldade respiratria.
Enfisema: pode surgir isoladamente ou como complicao da Bronquite crnica. H uma destruio progressiva do tecidos pulmonar - dos alvolos - e o pulmo vai perdendo a elasticidade. As vias areas vizinhas colapsam.

Os sintomas tpicos de DPOC so: tosse, produo

Importante!
Na fase de agravamento da crise, a respirao muito difcil, lenta e h cianose nas extremidades, isto , as unhas e os lbios esto arroxeados. Essa situao grave e necessita transporte urgente para o hospital. Se no houver melhoria a criana deve ser transportada para o Hospital.

de catarro e encurtamento da respirao. Algumas pessoas desenvolvem uma limitao gradual aos exerccios, mas a tosse somente aparece eventualmente. Outras, costumam ter tosse com expetorao (catarro) durante o dia, principalmente pela manh, e tem maior facilidade de contrair infees respiratrias. Neste caso, a tosse piora, o escarro (catarro) torna-se esverdeado ou amarelado, e a falta de ar poder piorar, surgindo, s vezes, chiado no peito (sibilncia).

Algumas pessoas com DPOC grave podero apresentar uma fraqueza no funcionamento do corao, com o aparecimento de inchao nos ps e nas pernas.

Causas

da DPOC

Na grande maioria dos doentes a DPOC causada pelo fumo dos cigarros. 10 a 15% dos fumadores vm a sofrer de DPOC. Algumas exposies profissionais tambm podem causar DPCO: fumos qumicos, poeiras orgnicas e inorgnicas. Nos fumadores a poluio atmosfrica um fator de agravamento.

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

25

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

26

DPOCs: Enfisema e Bronquite crnica Breve definio de Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica (DPOC) uma doena bronco pulmonar que resulta de uma obstruo das vias areas. So elas: Bronquite crnica: uma inflamao crnica dos brnquios e define-se como a presena de tosse e expetorao, farfalheira e dificuldade respiratria.
Enfisema : pode surgir isoladamente ou como complicao da Bronquite crnica. H uma destruio progressiva do tecidos pulmonar - dos alvolos - e o pulmo vai perdendo a elasticidade. As vias areas vizinhas colapsam.

DPOCs
Tratamento da DPOC
Deixe de fumar: Esta a nica medida que impede a sua doena de se ir agravando!!!Se no o conseguir fazer sozinho pea ajuda ao seu mdico; Evite as infees respiratrias: vacine-se contra as infees bacterianas e contra a gripe!!! Trate as infees respiratrias: em geral no se acompanham de febre. Reconhecem-se pela cor amarela da expetorao, pelo aumento da viscosidade da expetorao que se torna mais difcil de expulsar; Use um broncodilatador para combater a falta de ar e o cansao fcil. A melhor forma de os tomar a forma inalatria; Hbitos - tenha uma vida higinica, uma alimentao equilibrada, reduza o peso se for excessivo; Faa exerccio fsico, sem se esforar para alm das suas capacidades; Poder ter de fazer reabilitao respiratria; Oxignio: poder ter de fazer se tiver insuficincia respiratria, mas nunca sem indicao dum mdico.

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

27

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

28

17/07/2013

Procedimentos de primeiros socorros: Uma breve reviso de SNC Sistema Nervoso Central
Definio:

Convulses/Crises convulsivas

A convulso um fenmeno neurolgico atpico e temporrio, quando o crebro gera alteraes, liberando uma descarga bioenergtica, que resulta em movimentos involuntrios e descordenados dos msculos, alm de alteraes fsicas como desvio dos olhos, tremor, boca espumando, etc. A vtima que sofre com um ataque convulsivo, normalmente tende a se debater no cho, apresentar uma perda de conscincia, espumar pela boca, contrair o maxilar, podendo morder a lngua e os lbios e at mesmo liberar urina e fezes, devido involuntariedade de seus movimentos.

Um

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

29

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

30

Convulses/Crises convulsivas O que fazer e o que no fazer?!

Convulses/Crises convulsivas
O que

fazer nas crises convulsivas/convulses?

Enquanto a pessoa estiver tendo a crise convulsiva, devem-se afastar objetos com os quais a vtima possa se chocar e se machucar. Procure amortecer sua cabea, segurando-a e colocando cascos ou almofadas para que no ocorram traumas; No colocar os dedos ou a mo a boca da vtima, nem tentar conter seus movimentos, a no ser para amortec-los; Marcar o tempo que dura a convulso; Quando notar que cessaram os movimentos bruscos e involuntrios, deve-se colocar a pessoa em PLS (Posio Lateral de Segurana); Procurar uma unidade de sade prxima, sempre que o ataque durar mais de 10 minutos, ou se essa tiver sido a primeira convulso, ou ainda se o ataque se repetir em pouco tempo depois.
Vdeo demonstrativo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=YF763EXBNRM e http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=A44cG99X3zI
GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

31

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

32

17/07/2013

Procedimentos de primeiros socorros: Uma breve reviso do Sistema Endcrino

Diabetes Mellitus Hipoglicmia


Definio: A hipoglicemia a falta de acar no sangue, que gera falta de energia no
crebro. Apesar de ser mais comum em diabticos, a hipoglicemia pode afetar qualquer um, em qualquer idade, at mesmo bebs e a sua causa mais comum ficar mais de 3 horas sem comer nada ou consumir algum alimento rico em acar, pois neste caso h um pico de glicose no sangue que depois cai muito rapidamente gerando a hipoglicemia. No caso da hipoglicemia (menos de 60 mg/l) os sintomas mais diferenciais so o suor frio, tontura, vertigem e fome. As consequncias da hipoglicemia incluem o surgimento de seus sintomas que so tontura, viso turva, dupla ou embaada, enjoo e suor frio, e se ela no for rapidamente tratada, a falta de energia no crebro pode causar: Lentido dos movimentos; Dificuldade em pensar e em agir; Dificuldade em realizar o que estava fazendo, seja trabalhar, operar uma mquina ou dirigir e Desmaio; Perda da conscincia (coma) e Leso cerebral irreversvel; Morte. Na maior parte das vezes, os indivduo que so alimentados logo que os sintomas da hipoglicemia sejam percebidos no tm qualquer sequela ou consequncia negativa. Isto fica reservado para os que sofrem com hipoglicemia frequente e no so tratados corretamente.

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

33

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

34

Diabetes Mellitus Hipoglicmia


Em um quadro de hipoglicemia, o que se deve fazer oferecer algo doce para o indivduo comer, como por exemplo: 1 rebuado ou 1 po doce ou 4 bolachas maria ou bolachas de gua e sal ou 1 caf com acar ou 1 copo dagua com acar ou 1 copo de suco de fruta natural ou1/2 lata de refrigerante No diet ou 1 colher de mel. Aps ingerir algum destes alimentos, a hipoglicemia deve desaparecer em aproximadamente 10 minutos. Caso o quadro no mude, deve-se oferecer novamente ao indivduo 1 nica poro de alguns dos alimentos acima citados. Se o indivduo estiver inconsciente no se deve dar nada a ele. Neste caso, o ideal chamar uma ambulncia para levar o indivduo para o hospital. A hipoglicemia no uma doena, mas sim um sintomas relacionado Diabetes, mas pode acontecer em indivduos saudveis, de todas as idades, at mesmo em bebs recm-nascidos.

Diabetes Mellitus Hipoglicemia /Hiperglicemia

Para prestar corretamente os primeiros socorros para diabticos, primeiro preciso saber se trata-se de uma hiperglicemia ou de uma hipoglicemia. Se for possvel, verifique com um aparelho para medir a quantidade de acar no sangue. Procure alguma seringa de insulina que a vtima possa ter para ser utilizada em situaes de emergncia (deve ser aplicado na coxa ou na parte superior do brao), se ela estiver acordada, se no Coloque a vtima inconsciente na posio lateral de segurana; Chame uma ambulncia/INEM (112) ou leve o indivduo para o hospital se tiver condies.

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

35

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

36

17/07/2013

Diabetes Mellitus Hipoglicmia

Diabetes Mellitus Hiperglicmia


Consequncias da hiperglicemia: Cetoacidose e Coma Diabtico
Na situao de hiperglicemia (valores superiores a 200mg/l) os sintomas caractersticos so estado de confuso mental, desidratao e hlito com cheiro semelhante ao da acetona. Cetoacidose esta denominao est ligada a hiperglicemia e ao acmulo de corpos cetnicos (substncias cidas) no sangue, uma emergncia metablica aguda. Caso no corrigida pode levar ao coma diabtico.

Sintomas:
Palidez com a pele fria e seca; Aumento da frequncia respiratria ou intensificao dos movimentos respiratrios; Desidratao; Hlito cetnico (odor de acetona) pela acidez do sangue; Pulsao elevada e rpida (filiforme); Presso arterial normal; Sede constante (polidpsia); Aumento do volume urinrio (poliria); Reduo intensa das atividades fsicas e psquica (estupor); Podendo chegar ao coma.

Procedimentos:
Caso a vtima esteja lcida procurar saber o seu quadro clnico; Saber se a vtima fez uso de bebida alcolica; Saber se a vtima est alimentada; Caso a vtima vomite coloc-la em posio lateral de segurana; Ficar atento na respirao e ao pulso; Repassar todas as informaes adquiridas para o mdico 37 38

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

Diabetes Mellitus Hiperglicmia


Consequncias da hiperglicemia: Cetoacidose

Diabetes Mellitus Hiperglicmia


Sntese dos sinais e sintomas da Hipoglicemia e Hiperglicemia

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

39

GOVERNO DA REPBLICA PORTUGUESA

40

10

Vous aimerez peut-être aussi