Vous êtes sur la page 1sur 6

MODELO SIMPLIFICADO PGRS

Modelo de PGRS Secretaria Municipal de Servio Pblico de Campos dos Goytacazes. Pgina 1

1 IDENTIFICAO DO GERADOR: Razo Social: Nome Fantasia: Endereo: CEP: rea total: Licena Ambiental: Responsvel pelo PGRS: Responsvel legal: Descrio da Atividade: Telefone: E-mail: N de Funcionrios: Inscrio Estadual/Municipal: Municpio: UF: CNPJ:

2 APRESENTAO: O presente projeto visa subsidiar os diversos empreendimentos quanto elaborao e apresentao do Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos PGRS, levando-se em considerao a Lei Federal que institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos (Lei N 12.305, de 2 de agosto de 2010), que altera a Lei N 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 e a Lei Municipal de Campos dos Goytacazes que institui a Poltica Municipal de Resduos Slidos (Lei N 8.232, de 15 de junho de 2011). Esse projeto constitui num documento integrante do sistema de gesto ambiental, baseado nos princpios da no gerao e da minimizao da gerao de resduos, que aponta e descreve as aes relativas ao seu manejo, contemplando os aspecto referente minimizao na gerao, segregao, acondicionamento, identificao, coleta, transporte interno, armazenamento temporrio, tratamento interno, armazenamento externo, coleta e transporte externo, tratamento externo e disposio final.

Modelo de PGRS Secretaria Municipal de Servio Pblico de Campos dos Goytacazes. Pgina 2

3 OBJETIVO: O PGRS busca minimizar a gerao de resduos na fonte, adequar a segregao na origem, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposio final em conformidade as legislaes vigentes. Este projeto se resume basicamente em: Identificar e quantificar, por etapa da obra e por classe, os resduos que sero gerados; Definir as formas como cada resduo ser segregada e acondicionada, estabelecendo ainda os locais de acondicionamento; Determinar os locais para onde sero encaminhados ou descartados os resduos; Definir os responsveis pelo transporte de cada uma das classes de resduos; Estabelecer a forma de acompanhamento da implantao desse projeto.

4 CLASSIFICAO E QUANTIFICAO DOS RESIDUOS: Classificao dos resduos da construo civil conforme Art. 3 o da Resoluo CONAMA 307/02: Classe dos Resduos Exemplo de Resduos So os resduos reutilizveis ou reciclveis como agregados, tais como: a) de construo, demolio, reformas e reparos de pavimentao e de outras obras de infra-estrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem; A b) de construo, demolio, reformas e reparos de edificaes: componentes cermicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto; c) de processo de fabricao e/ou demolio de peas pr-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras; So os resduos reciclveis para outras destinaes, tais como: plsticos, papel/papelo, metais, vidros, madeiras e outros; So os resduos para os quais no foram desenvolvidas tecnologias ou aplicaes economicamente viveis que permitam a sua reciclagem/recuperao, tais como os produtos oriundos do gesso;
Modelo de PGRS Secretaria Municipal de Servio Pblico de Campos dos Goytacazes. Pgina 3

B C

So os resduos perigosos oriundos do processo de construo, tais D como: tintas, solventes, leos e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolies, reformas e reparos de clnicas radiolgicas, instalaes industriais e outros.

Abaixo apresentaremos estimativa quantitativa dos resduos gerados em cada etapa processo: Descrio detalhada de cada etapa do processo, Resduos Gerados Demolio itens Resduos Classe Quant . Acondicionamento Frequncia Armazenamento Gerao

Resduos Gerados Preparo do terreno itens Resduos Classe Quant . Acondicionamento Frequncia Armazenamento Gerao

Resduos Gerados - Fundao itens Resduos Classe Quant . Acondicionamento Frequncia Armazenamento Gerao

Modelo de PGRS Secretaria Municipal de Servio Pblico de Campos dos Goytacazes. Pgina 4

Resduos Gerados Estrutura itens Resduos Classe Quant . Acondicionamento Frequncia Armazenamento Gerao

Resduos Gerados Acabamento itens Resduos Classe Quant . Acondicionamento Frequncia Armazenamento Gerao

Resumo Geral: Classe dos Resduos A B Quantidade ----------Classe dos Resduos C D Quantidade -----------

5 PLANO DE MOVIMENTAO DOS RESDUOS:


Modelo de PGRS Secretaria Municipal de Servio Pblico de Campos dos Goytacazes. Pgina 5

Tipo de resduo

Class e

Quant

Trans. Utilizado

Destino final

6- DISPOSIES FINAIS Declaro que cumprirei o presente Plano de Gerenciamento de Resduos Slidos a partir da data infra, separando e destinando os resduos conforme informado no item 4, podendo a Secretaria Municipal de Servios Pblicos - SMSP, em caso de descumprimento, aplicar as sanes constantes da Lei Municipal 8.232 de 2011. 7- APROVAO Aprovado em: ____/____/____. rgo: Matricula: _________________. Assinatura _________________________________.

Modelo de PGRS Secretaria Municipal de Servio Pblico de Campos dos Goytacazes. Pgina 6

Vous aimerez peut-être aussi