Vous êtes sur la page 1sur 5

MODELO DE PETIO (PENSO POR MORTE)

Caro leitor, segue um modelo de AO DE CONCESSO D EPENSO POR MORTE, em que a Requerente que vivia em unio estvel com o DE CUJUS, se dirigiu at o INSS para requerer o benefcio, mas obteve o seu direito negado:

EXMO SR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA ___ DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL - SEO JUDICIRIA DE PERNAMBUCO-RECIFE

MARGARIDA MONTEIRO DA SILVA, brasileira, viva, do lar, portadora da cdula de identidade n. 1474568, expedida pela SSP-Secretaria de segurana Pblica, CPF/MF n. 123.338.834-72, residente e domiciliada na Rua Sucupira, n. 175, Iputinga, n. Recife-PE, CEP: 506090-745, por meio de seu procurador e advogado infrassinado, que tem escritrio situado no endereo

constante no rodap desta exordial, vem, no mais alto grau de respeito perante vossa excelncia, propor a presente AO ORDINRIA DE PENSO POR MORTE, em desfavor do INSS- INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL, autarquia federal, que tem procuradoria regional situada na Avenida Mrio Melo, n 343, Santo Amaro, Recife-PE, CEP: 50.040-010, com fulcro nos artigos 226, da CR/88, 74 e ss da Lei 8213/91 e o dec. 3048/99, pelos motivos fticos e jurdicos a seguir transcritos:

I- DOS FATOS

1- Inicialmente, cumpre obtemperar que, h aproximadamente 30 anos, a Requerente viveu na companhia do Sr. Antnio Jos Monteiro da Silva. E dessa unio, foram gerados dois filhosSYBELLY MONTEIRO DA SILVA e MARIA MONTEIRO DA SILVA.

2- Acontece, excelncia, que em 6/04/2010, aps ter lutado contra um cncer no rim para sobreviver, o companheiro da Requerente faleceu, o que ocasionou uma grande tristeza para essa famlia.

3- Em sendo assim, em 18/05/2010, a Requerente se dirigiu a um PSS-Posto do Servio Social para requerer a penso por morte do seu companheiro. Pois, apesar de no serem oficialmente casados, eles viviam em unio estvel. 4- Ademais, a Requerente dependia do de cujus para sobreviver, uma vez que dedicou a sua vida para cuidar dos filhos que criou juntos com ele, e por isso, h muito tempo que no trabalha. 5- A prova tanta, que, conforme declarao de compra e venda acostada nos Autos, em 18 de maio de 2005, o de cujus comprou junto com a Requerida, o imvel aonde residiam. 6- E mesmo a Requerente demonstrando, de diversas maneiras, que sobrevivia junto com o de cujus, e que dele dependia, a autarquia requerida resolveu no reconhecer a unio estvel alegada, e dessa forma, tambm negou o benefcio de penso por morte Requerente. 7- A deciso exarada pelo instituto Requerido foi equivocada, e merece ser, prudentemente, analisada pelo rgo judicante, pois ainda causa srios transtornos a Requerente, desamparada da companhia do de cujus, e de seu apoio financeiro. E mesmo aps ter demonstrado o vnculo com o de cujus, atravs de documentos munidos de f pblica, como as certides de nascimento dos filhos que ela obteve com ele, viu o seu direito negado pelo Requerido.

II - DO DIREITO

8- A deciso prolatada pela Autarquia busca alicerce na maneira cuja Requerente vivia com o de cujus UNIO ESTVEL. Que no deve ser ignorada, uma vez que, cada vez mais, comum esse tipo de convivncia. 9- O direito da Requerente tem guarida, tanto na legislao vigente, quando na doutrina e jurisprudncia. Vejamos 10- A lei 8213/91 rege que:

A penso por morte ser devida ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou no, a contar da data: I - do bito, quando requerida at trinta dias depois deste II - do requerimento, quando requerida aps o prazo previsto no inciso anterior III - da deciso judicial, no caso de morte presumida.

Art. 75. O valor mensal da penso por morte ser de cem por cento do valor da aposentadoria que o segurado recebia ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento, observado o disposto no art. 33 desta lei. Art. 76. A concesso da penso por morte no ser protelada pela falta de habilitao de outro possvel dependente, e qualquer inscrio ou habilitao posterior que importe em excluso ou incluso de dependente s produzir efeito a contar da data da inscrio ou habilitao. 1 O cnjuge ausente no exclui do direito penso por morte o companheiro ou a companheira, que somente far jus ao benefcio a partir da data de sua habilitao e mediante prova de dependncia econmica. 2 O cnjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato que recebia penso de alimentos concorrer em igualdade de condies com os dependentes referidos no Art. 77. A penso por morte, havendo mais de um pensionista, ser rateada entre todos em parte iguais. 1 Reverter em favor dos demais a parte daquele cujo direito penso cessar. 2 A parte individual da penso extingue-se: I - pela morte do pensionista; II para o filho, a pessoa a ele equiparada ou o irmo, de ambos os sexos, pela emancipao ou ao completar 21 (vinte e um) anos de idade, salvo se for invlido; III - para o pensionista invlido, pela cessao da invalidez.

11- A Requerente demonstrou atravs de documentos idneos que convivia com o Requerido, inclusive sob a sua de pendncia, conforme dantes alegado. E o dec. 3048/99 rege que

Art. 22: A inscrio do dependente do segurado ser promovida quando do requerimento do benefcio a que tiver direito, mediante a apresentao dos seguintes documentos: (Redao dada pelo Decreto n 4.079, de 2002):

(...) 3 Para comprovao do vnculo e da dependncia econmica, conforme o caso, devem ser apresentados no mnimo trs dos seguintes documentos:

I - certido de nascimento de filho havido em comum;

(...)

XV - escritura de compra e venda de imvel pelo segurado em nome de dependente;

(...)

XVII - quaisquer outros que possam levar convico do fato a comprovar.

12- Desta feita, em virtude da frustao obtida na via judicial, a Requerente no viu alternativa diversa da de ingressar nesse juizado para ver julgado procedente o seu pedido de penso por morte, por se tratar de um direito lquido e certo.

III - DO PEDIDO

13- Insto posto, a Requerente suplica a Vossa Excelncia, que:

A) Receba a presente ao para reconhecer a sua qualidade de dependente do de cujus e condenar o Instituto Requerido concesso do benefcio ento pleiteado. B) Condene o Requerido ao pagamento das verbas retroativas, de forma que alcance a data da entrada do benefcio; B) Lhe conceda os benefcios da JUSTIA GRATUITA, de acordo com o determinado pela legislao brasileira.

14- Por ltimo, protesta provar o alegado, por todos os meios admitidos em direito, especialmente o depoimento pessoal, testemunhal e a prova documental.

Termos em que Pede deferimento D-se a causa o valor de R$ 30.600,00 (trinta mil e seiscentos reais). Recife 30 de outubro de 2010

_______________________________ Advogado OAB/PE

Vous aimerez peut-être aussi