Vous êtes sur la page 1sur 9

7 PROVAS LNGUAS CESSARAM NO SCULO I

7 provas de que o dom de falar lnguas (humanas, claro!) sem t-las aprendido foi exclusivo dos 83 (apstolos + discpulos) e encerrou-se no sculo I. Assunto relacionado com Pentecostalismo renovao carismtica neo-pentecostalismo, doutrina do Esprito Santo, autoridade apostlica, dons de lnguas profecia cura revelao interpretao sinais viso, teologia da prosperidade, confisso positiva, Rema.

1) Prova pela HISTRIA:


A Histria registra (indiscutivelmente!) o cessar das lnguas [NOTA1] , desde os Pais da Igreja [anos 1** a 3**] at que Agnes Ozman, em 1901, "buscou e encontrou as lnguas, fazendo nascer o Pentecostalismo [NOTA2]. Por que Deus iria negar tamanho dom aos seus melhores homens servos da estirpe filadelfiana em 19 sculos (homens do calibre dos Valdenses; dos Anabatistas; dos Pre-Reformadores como John Huss, Wycliff e Tyndale; de Reformadores como Lutero e Calvino; dos irmos Morvios; dos Puritanos; dos grandes Reavivadores como Wesley; grandes missionrios como Carey e Taylor, dos grandes pregadores como Crisstomo, Spurgeon e Martin Lloyd Jones; etc.) e conced-lo somente a homens da igreja laodiceiense do sculo XX [NOTA3]???!!!... *** NOTA1: Rumores (sem provas) de rarssimas excees sempre h (como sempre, contra tudo). Mas, mesmo se fossem verdadeiros, formam TERRVEL testemunho CONTRA o Pentecostalismo! S servem para o BANIRMOS da nossa mente! Vejamos os principais destes rumores: a- Alguns dos discpulos de Montanus (2o sculo). Lembre-se de que eram hereges, divisores, pregavam contnua revelao e duas classes de crentes (superior e inferior)! b- Sacerdotes Cevenol (17o sculo). Lembre-se de que se caracterizaram por falsas profecias, que falharam! c- Alguns dos Jansenistas (18o sculo). Lembre-se de que a ocasio em que eles falaram lnguas foi quando danaram! Sobre o tmulo de Jansen! Nus! d) Discpulos de Madre Ann Lee (18o sculo): Lembre-se de que tambm falaram lnguas enquanto danavam! Nus! e) Irvingitas (19o sculo): Lembre-se de que se caracterizaram por acrescentar revelaes alm e contrrias Bblia!

*** NOTA2: O pentecostalismo teve 3 ondas (at agora), cada uma delas se distanciando mais da verdade: - A 1a onda, Pentecostalismo denominacional, iniciada na dcada de 1900 entre metodistas (arminianos e no bem doutrinados), caracterizou-se pela criao de novas denominaes (tais como Assemblia de Deus; Igreja Pentecostal; Evangelho Quadrangular, etc.). - A 2a onda, Renovao Carismtica, inter ou adenominacional e ecumnica, iniciada na dcada de 1950/1960 entre catlicos que alegaram experincias, caracterizou-se por infiltrao/ tomada/ diviso de igrejas de denominaes mais tradicionais (catlica, batista, presbiteriana, congregacional, etc.), que no trocavam de nome principal, mas passavam a ser conhecidas, ao menos extra-oficalmente, como Igreja Fulana de Tal Renovada". Elas identificam-se e ecumenicamente comungam uma com todas as outras, unidas sobre a base comum das experincias da renovao carismtica. - A 3a onda, Neo-pentecostalismo, foi iniciada na dcada de 1960/1970 entre os pentecostais, e caracteriza-se pela teologia da prosperidade e/ou adorao da "f positiva" e/ou por grosseiras aberraes (dentes de ouro; vmito e sopro do Esprito; gargalhada de Toronto; latidos santos; gua magnetizada; leo de Israel; grupos G12; etc.) vistas nas suas mega-igrejas e mega-tele-cultos (Hinn, Hagin, Macedo, Soares, Rodovalho, Milhomens, Castellano, etc.): Faa/ d/ use isto fsico (que s nossa igreja pode lhe vender/ dar), depois exera sua f forte (eis a o motor de tudo, adoremos a f), ordene com palavra onipotente a Deus aos demnios e ao universo, e voc vai instantnea e totalmente ter tudo que quiser, na rea financeira, profissional, de sade, de casamento, etc..

Ateno: A diferena entre as 3 ondas s de grau, no de qualidade! Estas 3 ondas so meras expresses sucessivas do mesmssimo pecado: colocar os sentimentos, os sentidos, os desejos, os pensamentos, as emoes e experincias, acima da Palavra de Deus tomada no seu devido contexto, o que ela DIZ explicitamente a mim, crente neo-testamentrio. Piores coisas e ondas esto por vir, cuidado!

*** NOTA3: Os dons de sinais e profecias de Joel 2:28-32, etc., referem-se aos ltimos dias de Israel (na 70a semana de Daniel, os 7 anos da Tribulao, aps o arrebatamento da igreja), no aos ltimos dias da Igreja.

2) Prova por Fortes IMPLICAES DA BBLIA:


2.1) Os grandes derramamentos de sinais e milagres esto relacionados com os grandes perodos de revelao, atravs dos escritores bblicos. Os objetivos dos milagres foram: 2.1.1) Assinalar uma nova era de revelaes;

2.1.2) Autenticar os mensageiros dessas revelaes (1Rs 17:24; Jo 10:24-25; At 2:22; 14:3); - Ento a mulher disse a Elias: NISTO conheo agora que tu s homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca verdade. (1 Reis 17:24) - Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: At quando ters a nossa alma suspensa? Se tu s o Cristo, dize-no-lo abertamente. Respondeu-lhes Jesus: J vo-lo tenho dito, e no o credes. As OBRAS que eu fao, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. (Joo 10:24-25) - Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vs com MARAVILHAS, PRODGIOS e SINAIS, que Deus por ele fez no meio de vs, como vs mesmos bem sabeis; (Atos 2:22) - Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho palavra da sua graa, permitindo que por SUAS mos se fizessem SINAIS e PRODGIOS. (Atos 14:3) 2.1.3) Fazer crer na Bblia que ainda estava sendo escrita, ainda por ser concluda. Jo 20:31; At 5:12-14. - Estes, porm, foram ESCRITOS para que creiais que Jesus o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. (Joo 20:31)

- E muitos SINAIS e PRODGIOS eram feitos entre o povo pelas mos dos APSTOLOS. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomo. Dos outros, porm, ningum ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-OS em grande estima. E a multido dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais. (Atos 5:12-14) 2.2) As razes de ser dos dons de sinais (assinalar uma nova era de revelaes escritas; autenticar as mensagens e mensageiros; fazer crer na Bblia que ainda estava sendo escrita) foram concludas e encerradas no passado, portanto tais dons no tm, hoje, mais nenhuma razo de ser. 2.3) (Esta prova irrespondvel e incontornvel!!!) Sinais miraculosos eram caractersticos, exclusivos, identificadores, restritos s aos 83 crentes (todos eles exjudeus e que receberam os dons pessoalmente, dos lbios fsicos do prprio Senhor quando em carne): os 11 apstolos + Matias + Paulo + os 70 discpulos [NOTA]. Se tal no fora, Paulo no teria usado aqueles sinais miraculosos como provas que o diferenciavam como sendo um apstolo (2Cor 12:11,12). 11 Fui nscio em gloriar-me; vs me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vs, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apstolos, ainda que nada sou. 12 Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vs com toda a pacincia, por sinais, prodgios e maravilhas. (2 Corntios 12:11-12) Se houvesse no mundo pelo menos um outro salvo, afora dos 83, que tivesse os dons dos sinais, a alegao de Paulo seria ridcula ao extremo. Seria como se dissesse: "Eu provo que sou apstolo com o fato de que tenho cabelos pretos", ao que responderiam: "Que tolice, outros tm, isto no prova nada."

Ah, irmo, se Paulo provou ser um apstolo pelo fato de ter dom de sinais, forosamente porque s um apstolo ou discpulo os tinha!!! Isto nem pode ser retorquido, sem pode ser simplesmente ignorado! Enfrente o fato, com toda sinceridade e humildade! NOTA: A) A Bblia no registra nem sequer uma outra pessoa com estes dons! Mesmo quando um idioma humano no aprendido foi miraculosamente falado por uma outra pessoa (tal como Cornlio, gentio), foi exclusivamente na presena fsica e pela operao

de algum destes 83 judeus, e cumprindo todas as normas que veremos abaixo. B) Todos os indcios apontam para Silas e Barnab terem sido escolhidos dentre os 70 discpulos, nenhum aponta na direo contrria.

2.4) Heb 2:3-4 indica que o dom de falar lnguas humanas no aprendidas, e todos os dons de sinais (um e outros caractersticos, exclusivos dos 83 [1Co 12:12]), j haviam sido completados e cessados total e definitivamente quando Hebreus foi escrita (todos concordam que Hebreus foi escrita antes do ano 70 DC), com o General Tito e a Dispora, e aproximando-se a concluso do Novo Testamento: 3 Como escaparemos ns, se no atentarmos para uma to grande salvao, a qual, comeando a ser anunciada pelo Senhor, FOI-nos depois CONFIRMADA {akousantwn 191 5660 Aoristo: ao puntilear, considerada como um todo. A. do Indicativo: ao j no passado. A. Efetivo: a nfase est no fim ou resultado da ao. Portanto entendemos "confirmada COMPLETAMENTE, num tempo passado indeterminado} pelos que a OUVIRAM {ebebaiwyh 950 5681 Aoristo, portanto AO COMPLETADA E ENCERRADA, DEFINITIVAMENTE}; 4 Testificando tambm Deus com eles, por SINAIS, E MILAGRES, E VRIAS DISTRIBUIES DE MARAVILHAS E DONS DO ESPRITO SANTO, segundo a sua vontade? (Hebreus 2:3-4) O propsito dos dons de sinais foi atestar-autenticar a revelao (v. 1) e a encarnao e glorifica0m (v. 5 e seguintes) 2.1.5) O dom de falar idiomas humanos no aprendidos cessaria: O amor nunca falha; mas havendo profecias, SERO ANIQUILADAS; havendo lnguas, CESSARO; havendo cincia, DESAPARECER; (1 Corntios 13:8) Observaes secundrias: -- O verbo sero aniquiladas katarghyhsontai 2673 5701 {Futuro, Passivo, Indicativo - 3Plural} e o verbo desaparecer{katarghyhsetai 2673 5701 Futuro, Passivo, Indicativo - 3Singular. um bom entendimento, indicando a voz passiva, seria "ser feita desaparecer"} indicam que profecias e cincia sofreriam (passivamente) a ao de serem aniquiladas/feitas desaparecer por algo/algum exterior, e isto

subitamente. -- J o verbo cessaro {pausontai 3973 5695 Futuro; Voz Mdia Direta, Indicativo - 3Plural. um bom entendimento seria "cessaro por si mesmas"} indica que o dom apostlico de falar lnguas humanas no aprendidas cessaria gradativamente, e cessaria como se tais lnguas cessassem a si prprias, de modo que, quando o algo/algum exterior viesse cessar os outros dons, o dom de falar lnguas humanas no aprendidas j no mais existiria. -- A traduo literal de Zeolla The love is never failing. And if [there be] prophecies, they will become useless; if TONGUES, THEY WILL CEASE BY THEMSELVES; if knowledge, it will become useless.

2.1.6) O dom de falar idiomas humanos no aprendidos cessou antes dos outros dons de sinais (um e outros foram caractersticos, exclusivos dos 83 [1Co 12:12]). E todos os dons de sinais cessaram antes de Heb 3:3-4 (acima), do General Tito e da Dispora no ano 70, e da concluso do Novo Testamento no ano 96. - Veja, acima, os comentrios em 1Co 13:8 (o dom de falar idiomas humanos no aprendidos cessaria por si mesmo, gradativamente; isto foi profetizado entre os anos 52 e 56) - Veja, acima, os comentrios em Heb 3:3-4 (o dom j havia sido completado e cessado, antes do ano 70). - Note que o dom de falar idiomas humanos no aprendidos mencionado nos livros escritos mais cedo (Marcos, cerca do ano 68 mas registrando uma profecia feita no ano 33; Atos, cerca do ano 60, mas referindo-se a eventos a partir do ano 33; 1 Corntios, cerca do ano 52, no mximo ano 56) mas o dom de falar idiomas humanos no aprendidos no mais mencionado nos livros escritos depois, mesmo quando estes livros tratam de dons e seria esperado que mencionassem o dom de idiomas, se ainda existisse!!! (Efe 4:11 cerca do ano 60; Rom 12:6-8 cerca do ano 56; 1Pe 4:11, cerca do ano 65).

- Assim, tudo indica que o dom de falar idiomas humanos no aprendidos cessou completa e definitivamente, entre cerca dos anos 52 ou 56 (se 1 Corntios se refere somente EMULAO dos dons, como cremos) e 60 (no mais tardar). - Note que os versos 9 e 10 de 1Co 13 voltam a mencionar profecia e cincia (dons j mencionados no verso 8), mas no mais mencionam o dom de falar idiomas humanos no aprendidos (idem). Isto indica que quando profecia e cincia foram finalmente aniquilados, lnguas j haviam cessado gradativamente, por si mesmas: 9 Porque, em parte, CONHECEMOS, e em parte PROFETIZAMOS; 10 Mas, quando vier aquilo que perfeito, ento o que o em parte ser aniquilado. (1 Corntios 13:910)

3) Prova por PARALELOS COM COISAS NO DO ESPRITO SANTO:


A) - Eu mesmo, como criana na dcada de 50, presenciei Dona Edvirges, uma romanista extremamente marilatra e que nunca havia sequer ouvido falar de Pentecostalismo, falar lnguas em transe numa sesso medinica, e depois traduzir como uma mensagem extremamente marilatra. Hoje percebo, assombrado, como o tipo de lngua e de traduo foi indiferencivel do fenmeno dos Pentecostais. Como podemos estar certos de que um fenmeno Pentecostalista, to igual, de Deus? - Mrmons, romanistas, e at islamitas, tm fenmenos de lnguas indiferenciveis daqueles dos Pentecostais. Isto est bem documentado. Como podemos estar certos de que um fenmeno Pentecostalista, to igual, de Deus? - H filmes e gravaes mostrando que satanistas, feiticeiros tribais e do Vodu, etc., sempre tiveram e tm fenmenos de lnguas, indiferenciveis daqueles dos Pentecostais. Como podemos estar certos de que um fenmeno Pentecostalista, to igual, de Deus?

4) Provas pela MEDICINA E PSICOLOGIA


Certos tumores cerebrais e distrbios neurolgicos, eletrochoques, intensas lavagens cerebrais, intensas tcnicas de presso/ sugesto/ hipnose, etc. podem levar a um "estado alterado de conscincia" ou a um "comportamento aprendido", e ao mesmssimo fenmeno de lnguas dos Pentecostais.

5) CONFISSES DE FINGIMENTO ou Provas de DEMONISMO / FINGIMENTO


H inmeras confisses ou provas de grosseiros fingimentos/ demonismo. Por exemplo: - Um seminarista americano conhecido da famlia do meu pai na f, Missionrio Charles Smith, testemunhou que na dcada de 60 ou 70 foi a uma reunio Pentecostal, recitou Salmo 23 em Hebraico, e a intrprete foi logo traduzindo como uma mensagem contra mini-saias! - Outro seminarista americano tambm conhecido da famlia Charles Smith, testemunhou que na dcada de 60 ou 70 foi a uma reunio Pentecostal com um seminarista amigo, ndio, e este ficou extremamente indignado porque disse que um dos falavam em lnguas estava falando palavras pornogrficas e blasfemas contra Jesus Cristo, no dialeto da sua tribo.

6) Prova pela LINGSTICA:


Todos os lingistas concordam que a esmagadora maioria dos fenmenos gravados e analisados NO apresenta um nmero suficiente de caractersticas de uma lngua para serem aceitos como tais. (Ver, por exemplo, William J. Samarim, "Tongues of Men and Angels: The Religious Language of Pentecostalism", 1972, caps 4-6). Toda lngua, por mais pobre e rudimentar que seja, tem pelo menos algumas centenas de fonemas, e um fonema pode se seguir a outro de dezenas de milhares ou centenas de milhares de maneiras diferentes. Mas cada imitao do dom de lnguas que tem sido gravada e analisada, hoje, raramente tem mais de uns 10 fonemas em umas 20 combinaes!!! Por exemplo, os fonemas da "orao" abaixo (copiei-a de bom artigo do meu amigo, Pr. Sebastio Tenrio) podem se repetir por 1 hora, sem quase nenhuma variao sequer de combinaes: "lachr radamicaia, lachr micaia, lachr midicaia, natr chamamadicher, nadr micher, racr damaracher, racr ladamaracher,

radacr micher, rita canta chamanducaia, rita canta chamamalari." Pura algaravia! Mera "linguagem" confusa e ininteligvel (como de retardados mentais, surdos mudos, ou crianas, todos que nunca aprenderam a falar). Puro rudo, puro palrear sem sentido.

7) Prova por ACAREAO:


Nunca gravaes escolhidas aleatoriamente foram levadas a dois intrpretes (escolhidos aleatoriamente e mantidos em isolamento) e resultaram em tradues mesmo remotamente semelhantes!!! Os dois casos supra citados (do seminarista recitando Salmo 23 em Hebraico, e do demnio possuindo o mdium Pentecostal e blasfemando de Cristo em dialeto de um seminarista ndio presente) poderiam ser traduzidos igualmente por tradutores independentes... Mas que vergonha trariam, um caso foi de falsificao, o outro de demnio falando o antibblico! Hlio de Menezes Silva, Jul.2001

Vous aimerez peut-être aussi