Vous êtes sur la page 1sur 2

SOCIOLOGIA

01. Dentre os principais autores que articularam a Sociologia em sua fase inicial de desenvolvimento, est CORRETO citar os nomes de A) Karl Marx e Michel Foucault. B) Augusto Comte e mile Durkheime. C) Max Weber e Augusto Comte. D) Descartes e Aristteles. E) mile Durkheime e Plato. 02. A expresso subdesenvolvimento originou-se aps a Segunda Guerra Mundial, para denominar os pases com baixo IDH (ndice de Desenvolvimento Humano). Esse ndice analisado a partir dos indicadores sociais, como: taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, taxa de natalidade, renda per capita, qualidade de vida da populao, aquisio do conhecimento e expectativa de vida. Sobre os organismos responsveis pela avaliao dos dados desses pases, so organizaes internacionais: A) ONU (Organizaes das Naes Unidas) e UNESCO (Organizaes das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura). B) OEA (Organizao dos Estados Americanos) e OMS (Organizao Mundial de Sade). C) OIT (Organizao Internacional do Trabalho) e OMT (Organizao Mundial do Trabalho). D) OTAN (Organizao do Tratado do Atlntico Norte) e OEA (Organizao dos Estados Americanos). E) FMI (Fundo Monetrio Internacional) e OMC (Organizao Mundial do Comrcio). 03. Tomando-se por base os conceitos essenciais da Sociologia, pode-se caracterizar a cidadania como A) condio atravs da qual o indivduo tem conscincia de seus direitos, deveres e de participar, ativamente, de todas as questes da sociedade. B) a ao de contestao da democracia. C) a rede de solidariedade entre os diversos membros de um grupo social especfico. D) a equivalncia social da tirania poltica. E) a aplicao de regras de participao nas polticas de oramento pblico. 04. (so) caracterstica(s) do subdesenvolvimento: A) dependncia tecnolgica, financeira e desigualdades sociais. B) exportao de tecnologia de ponta. C) baixo crescimento vegetativo e populacional. D) baixa ao de empresas transnacionais. E) agricultura muito mecanizada e alta produtividade. 05. Na Indstria Cultural, a perspectiva capitalista domina os bens culturais; os espectadores so vistos cada vez mais como consumidores. Consomem as ideias e os conceitos dominantes, veiculados pelos meios de comunicao de massa. Presa necessidade de ser vendvel, a cultura de massa se normaliza, se tecnifica e tende a apontar para um senso comum, uma frmula do sucesso. Segundo a afirmao acima, assinale a alternativa que identifica a finalidade da Indstria Cultural. A) Proporcionar s pessoas necessidades do sistema vigente de consumir constantemente. B) Criar valores irrefutveis de vida simples e de lazer familiar. C) Utilizar s os bens necessrios para se ter uma vida feliz. D) Garantir a continuidade dos produtos tradicionais que tm valor histrico. E) Aumentar o nvel social das pessoas pela otimizao do uso dos bens durveis.

Na questo 06, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

06. A respeito do processo de globalizao, considerando os aspectos culturais, econmicos e polticos, analise as afirmativas abaixo e conclua.

I 0

II 0 Segundo os opositores da globalizao, ela tem contribudo para o aumento do desemprego, porque acarreta grandes mudanas no processo produtivo, tais como a introduo de novas tecnologias liberadoras de mo-de-obra e a institucionalizao de diferentes relaes de trabalho. Para os opositores do processo de globalizao, ela contribui para a formao e o fortalecimento de grandes conglomerados, com faturamento superior ao de muitos pases, gerando acumulao e concentrao de capitais. A globalizao gera para os crticos desse processo a indiferena dos investidores internacionais quanto capacidade dos pases emergentes, dentre eles o Brasil, de manterem seu ritmo de crescimento e honrar os seus compromissos externos. Economia globalizada levou inibio do comrcio mundial em nveis sem precedentes. Tal fato propiciou o empobrecimento de inmeras naes que, at ento, estavam em processo de desenvolvimento acelerado na Amrica Latina e na frica. Com a globalizao, configura-se um processo de democratizao das relaes entre naes, com uma crescente autonomia dos Estados nacionais, auxiliando, assim, no processo de democratizao das oportunidades para todos os cidados.

Vous aimerez peut-être aussi