Vous êtes sur la page 1sur 16

O direito e o dever de compreender

Manuela Fonseca Grangeiro

2
17

O direito e o dever de compreender: escutar/ser escutado, falar, dialogar


1. Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 1921, no Recife, Pernambuco, um dos estados mais pobres do pas. Faleceu em So Paulo em 1997. Foi educador e filsofo brasileiro. considerado um dos pensadores mais notveis na histria da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado Pedagogia Crtica. Destacou-se por seu trabalho na rea da educao popular, voltada tanto para a escolarizao como para a formao da conscincia poltica. Autor de vrios livros, mundialmente conhecido. Em 13 de abril de 2012, foi sancionada a Lei N. 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educao Brasileira. Foi o brasileiro mais homenageado da histria: ganhou 41 ttulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford (wikipdia. org) 2. Texto extrado do livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire (17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987)

Manuela Fonseca Grangeiro No tenho caminho novo. O que tenho de novo o jeito de caminhar. Aprendi (o caminho me ensinou) A caminhar cantando Como convm a mim E aos que vo comigo. Pois j no vou mais sozinho.
Thiago de Mello

Depois da conversa acerca da felicidade, da dignidade humana e da tica, sobre o dilogo que vamos falar neste fascculo. Assim, esse texto tem como objetivo refletir sobre as inmeras maneiras de pensar e sentir o mundo e as possibilidades de compreenso a partir da capacidade de escuta, reflexo e dilogo, tendo este como caminho para melhoria da convivncia e mtodo possvel na mediao de conflitos. Paulo Freire1, um conhecido educador brasileiro, escreveu um texto denominado O encontro dos homens e mulheres atravs do Dilogo2 e baseado nele, vamos construir uma teia de relaes e reflexes sobre as inmeras possibilidades do dilogo como recurso de comunicao para a busca da felicidade com dignidade e tica. Enfim, o dilogo como recurso para a gerao de uma cultura da paz. Vamos comear retomando questes j levantadas no primeiro fascculo:
possvel ser feliz no mundo em que vivemos? Qual o mundo que queremos viver? O que podemos fazer para vivermos melhor?

So indagaes que pulsam e que nos mobilizam em busca de possveis respostas. Voc tem alguma resposta para elas? Essas perguntas remetem a reflexes de duas naturezas distintas: no mbito individual, quando voc procura responder olhando para voc mesmo, se apoiando no seu autoconhecimento. Neste aspecto, o tipo de dilogo que se estabelece interno, dirigido para sua conscincia, seus valores, seu jeito de ver o mundo. Uma segunda natureza de resposta para essas indagaes a que diz respeito comunidade, a coletividade de indivduos que vive em sociedade e que precisa estabelecer relaes de convivncia saudvel e baseadas no respeito, na dignidade humana, na tica. Esse dilogo recheado de muitas vozes, de valores distintos, de pontos de vistas variados, embora tambm busque a construo de uma sociedade cujos valores ticos conduzam ao bem viver, justia social e felicidade. Como seres humanos, temos o privilgio da fala3 e nela que o dilogo se efetiva, se amplia e adquire funo social.
Universidade Aberta do Nordeste

18

O dilogo como mediador do encontro entre homens e mulheres


A palavra dilogo proveniente de duas palavras gregas [ = atravs e = palavra, conhecimento]. Ou seja, desde sua origem a palavra dilogo est intimamente relacionada ao conhecimento, ao compartilhamento de sentidos e significados. O valor do dilogo est associado capacidade das pessoas reconhecerem que so possuidoras de conhecimento e que esses saberes podem ser compartilhados por meio de interaes entre iguais. na aceitao da igualdade de condies que as pessoas podem estabelecer dilogos. Paulo Freire deixou um grande legado para a humanidade em sua trajetria como educador: provocar a reflexo, tendo como ponto de partida a leitura de mundo, da compreenso e percepo que as pessoas tm, considerando o contexto e a histria de cada um. E ns teremos como ponto de chegada o dilogo na convivncia humana. Ao longo do fascculo, vamos explorar com mais detalhes, cada uma das afirmaes de Paulo Freire presentes no texto a seguir:

O encontro dos homens e mulheres atravs do Dilogo


Paulo Freire 1. N o no silncio que os homens e mulheres se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ao-reflexo. Por isto, o Dilogo uma exigncia existencial. 2. No h Dilogo, porm, se no h um profundo amor ao mundo e aos homens e mulheres. 3. No possvel a pronncia do mundo, que um ato de criao e recriao, se no h amor que a infunda. 4. Se no amo o mundo, se no amo a vida, se no amo os homens e mulheres, no me possvel o Dilogo. 5. No h, por outro lado, o Dilogo, se no h humildade. A pronncia do mundo, com que os homens e mulheres o recriam permanentemente, no pode ser um ato arrogante. 6. O Dilogo, como encontro dos homens e mulheres para a tarefa comum de saber agir, rompe-se, se seus polos (ou um deles) perdem a humildade. 7. Como posso dialogar, se alieno a ignorncia, isto , se a vejo sempre no outro, nunca em mim? 8. Como posso dialogar, se me admito como um homem ou mulher diferente, virtuoso por herana, diante dos outros, meros isto, em que no reconheo outros eus? 9. Como posso dialogar, se me sinto participante de um gueto de homens e mulheres puros, donos da verdade e do saber, para quem todos os que esto fora so essa gente, ou so nativos inferiores? 10. Como posso dialogar, se me fecho contribuio dos outros, que jamais reconheo, e at me sinto ofendido com ela?

3. Embora a fala seja um requisito importante para o dilogo, existem inmeras formas de comunicao, especialmente entre outras espcies vivas, que ocorrem sem o recurso da fala. Neste fascculo, vamos nos restringir as possibilidades de dilogo entre seres humanos.

11. Como posso dialogar, se temo a superao e se, s em pensar nela, sofro e definho?

19

Direitos Humanos e Gerao de Paz

12. A autossuficincia incompatvel com o Dilogo. Os homens e mulheres


que no tm humildade, ou a perdem, no podem aproximar-se do povo. No podem ser seus companheiros de pronncia do mundo. Se algum no capaz de sentir-se e saber-se to homem ou mulher quanto os outros, que lhe falta ainda muito que caminhar para chegar ao lugar de encontro com eles. Neste lugar de encontro no h ignorantes absolutos, nem sbios absolutos. H homens e mulheres que, em comunho, buscam saber mais. 13. No h tambm Dilogo, se no h uma intensa f nos homens e mulheres. F no seu poder de fazer e de refazer. De criar e recriar. F na sua vocao de ser mais, que no privilgio de alguns eleitos, mas direito dos homens e mulheres.

O caminho percorrido pela grande maioria das sociedades humanas, entre elas, a nossa sociedade brasileira, tem valorizado e incentivado o individualismo e a competio exacerbada, priorizando mais o ter do que o ser. Alguns estudiosos apontam para uma profunda crise no modelo de sociedade que estamos vivendo, que tem no consumo dos bens materiais, na explorao dos recursos naturais e no abandono da religiosidade, seus pilares de sustentao. A necessidade de consumir cada vez mais, na grande maioria das vezes, leva as pessoas a descartarem objetos em perfeitas condies de funcionamento; o caso de trocar o aparelho celular que ainda funciona pelo ltimo lanamento, que alm de mais caro, tem apenas uma funo adicional, que certamente voc vai fazer pouqussimo uso, de sentir a necessidade urgente de adquirir o ltimo modelo de cala jeans e tnis, mesmo j tendo meia dzia de calas no guarda-roupa. A explorao desmedida dos recursos naturais tem significado agresses a T erra, que segundo especialistas, est levando o planeta a exausto, a um caminho sem volta. Um exemplo que ilustra bem essa situao o aquecimento global, associado a significativas mudanas climticas e gerao de poluentes que afetam o solo, a gua e o ar. Precisamos cada vez mais de energia para trazer conforto, por meio do ar-condicionado na casa e no carro, dos aparelhos eletroeletrnicos que se multiplicam, e isso apenas o comeo. T ente, num exerccio de imaginao, fazer uma relao de atividades que voc faz no dia a dia que usa alguma forma de energia. E a? De onde vem toda essa energia? O abandono da religiosidade est diretamente relacionado com a perda da f no transcendente, ou seja, ser capaz de acreditar que existe algo alm da simples e transitria existncia terrena. Isso tem levado a um enfraquecimento dos vnculos afetivos, dos valores de solidariedade, dignidade, respeito, tolerncia, e muitos outros. A banalidade da vida e sua falta de sentido pode ser observada nas pginas de jornais, nas redes sociais, nos programas de televiso. De tanto ver humilhao, desrespeito, intolerncia, desamor, a gente acaba se acostumando e achando tudo normal. Perdemos a capacidade de indignar-se diante da tragdia humana.
Universidade Aberta do Nordeste

20

Mudar de atitude determinante para as mudanas sociais e planetrias que queremos e achamos que devem acontecer. E nada melhor do que comear a mudar de atitude com as pessoas com quem convivemos. Comeando pela nossa casa, pela escola e pelo local de trabalho. Somos responsveis e precisamos assumir o compromisso com os valores humanos mais nobres e solidrios, resgatar a confiana, a harmonia e a paz.

1. No no silncio que os homens e mulheres se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ao-reflexo. Por isso o Dilogo uma experincia existencial. Por isto, o Dilogo uma exigncia existencial
O silncio tem seus encantos e necessrio em alguns momentos, pois fortalece a comunicao no-verbal presente e necessria nas relaes. Mas no Dilogo, por meio de palavras, que ocorrem as manifestaes e com elas as possibilidades de acordos e mudanas. Para transformar a realidade, necessrio expressar a anlise e compreenso crtica do homem sobre si mesmo e sobre o seu contexto, deixando a sua marca, o seu pensar, o seu criar, o seu agir, enfim, os seus valores. Precisamos assumir o papel de eternos aprendizes que vamos mudando, fazendo e refazendo os percursos, as atitudes, a vida. Refletir, decidir e atuar implica no compromisso pessoal, porque s a reflexo no firma o compromisso. O compromisso s se efetiva por meio da ao.

2. No h Dilogo, porm, se no h um profundo amor ao mundo e aos homens e mulheres


Como podemos dialogar se no existir uma disponibilidade amorosa para com o outro e para com todos? preciso ter um olhar sensvel para um mundo vivo, um olhar sensvel para se compreender a vida e o seu padro de organizao. Encontramo-nos num emaranhado de fatos, acontecimentos e contradies sociais e precisamos nos posicionar diante da possibilidade de transformao. necessrio dialogar com as diferenas, tratar a todos de igual para igual, sentar junto, refletir, provocar reflexes, dialogar com a famlia e com a comunidade. Desenvolver uma postura tica diante da vida, onde cada ao pode potencializar aes diferentes, conscientes, transformadoras. E o que tica? Vamos retomar o que aprendemos no fascculo 1 e dizer em poucas palavras o que a tica significa. O conhecimento da sua realidade d ao homem a possibilidade de levantar hipteses sobre seus problemas e buscar solues para transform-las. E isso pode ser de modo coletivo e integrado. na relao com a realidade que dinamizamos a vida. Fazer, refazer, construir, crescer, fazer cultura, formando e sendo formado por essa interao, por esse vnculo com o real, sem perder a essncia da vida.

21

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Paulo Freire (1978) chama ateno para as implicaes das crenas e valores, determinando a ao do homem, ressaltando a necessidade e importncia da percepo crtica da realidade, com vistas a uma ao transformadora.
que o processo de orientao dos seres humanos no mundo envolve no apenas a associao de imagens sensoriais, como entre os animais, mas, sobretudo, pensamento-linguagem; envolve desejo, trabalho-ao transformadora sobre o mundo, de que resulta o conhecimento do mundo transformado.

Os seres humanos tornaram-se, ao longo do tempo, limitados diante do mundo e do sistema, que foram impondo comportamentos e pensamentos formatados, como se fosse possvel engessar o pensamento e o jeito de ser das pessoas. E isso se configura desde a infncia, pois o adulto tem uma tendncia de impor verdades absolutas e inquestionveis geradas por esse contexto que vai tolhendo a espontaneidade da criana e estimulando o seu enquadramento nesses moldes sociais. Isso pode provocar movimentos diversos: aceitao, revolta, ou ainda apatia total. preciso aprender a ser gente de verdade, aprender a correr, brincar, se divertir, cair, conversar, gritar, viver desafios. Encontrar o encanto do conhecimento necessrio para o aprendizado de modo envolvente e fazendo sentido no seu desenvolvimento.

3. No possvel a pronncia do mundo, que um ato de criao e recriao, se no h amor que a infunda
Gostar de si, apreciar cada pedao do seu Ser na sua perfeita totalidade, corporal, espiritual e mental um grande desafio. Todos os medos se vo quando as essncias amorosas das pessoas se encontram. Na realidade, estamos sempre em movimento, por mais estagnada que possa parecer a nossa vida. O contato com o outro se manifesta antes de tudo como uma necessidade, talvez de algo reprimido, da no aceitao, ou da busca pela aceitao. Essa conscincia o convite mudana de percepo do mundo. a interiorizao do sentido de cuidar. Vivenciar essa palavra no seu maior significado, se permitir, o movimento do dar e receber constante, e que deve ser pleno de sentido e de significado. No pode ser mecnico ou s mentalmente organizado; tem de ser de corao para corao, a partir das dimenses humanas relacionadas ao sentir. Se pudssemos nos perceber diante de uma rede de afetos, certamente conseguiramos desbloquear os padres rgidos adquiridos ao longo da vida. preciso se ter um olhar sensvel para um mundo vivo, para compreender a vida e o padro de organizao dos sistemas vivos. Mais do que cincia, precisamos da potica do encontro humano.
Viver aprender a cuidar do outro com o mesmo carinho e a mesma devoo com que cuidamos de ns mesmos. Viver compartilhar experincias, assim como compartilhamos as nossas experincias com a me terra e com um universo compassivo e generoso, cheio de vida e energia. (Maria Cndida Moraes, 2003) Cuidar mais que um ato; uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de ateno, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de
Universidade Aberta do Nordeste

22

ocupao, preocupao, de responsabilizao e de envolvimento afetivo com o outro. (Leonardo Boff, 1999)

A afetividade se relaciona ao instinto de solidariedade entre os de mesma espcie, capacidade de identificar-se com o outro, aos impulsos gregrios.

4. Se no amo o mundo, se no amo a vida, se no amo os homens e mulheres, no me possvel o Dilogo


No tem como falar do amor aos homens e mulheres sem lembrar das crianas e adolescentes e suas distintas fases de desenvolvimento fsico, motor e intelectual. Muitas vezes so incompreendidos pelo adulto, que cobra atitudes que no esto de acordo com sua idade real, o que provoca um desnivelamento e uma baixa autoestima. Conhecer e respeitar os processos de maturao do ser humano e entender os estgios de desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial das crianas e jovens so condies para a formao de novas geraes abertas e defensoras de uma cultura de paz. A compreenso das coisas, das relaes, da vida, s possvel por meio da transdisciplinaridade4, que um enfoque pluralista do conhecimento que tem como objetivo, atravs da articulao entre as inmeras faces de compreenso do mundo, alcanar a unificao do saber. Assim, unem-se s mais variadas disciplinas para que se torne possvel um exerccio mais amplo da cognio humana. As cincias disciplinares tais como as conhecemos na atualidade j no conseguem responder de forma satisfatria aos complexos problemas da natureza e da sociedade, da a necessidade de se recorrer a uma abordagem mais sistmica e transversal na busca de solues que deem conta dessa complexidade. No h como falar do homem em sua evoluo sem falar da Terra e no h como falar da Terra sem falar da espcie humana. Essa compreenso de mundo completamente interligada e una, no h diviso entre o todo e a parte. Os homens precisam despertar para essa conscincia do todo e da parte que integram uma grande rede de conexo planetria. Descobrir alguns caminhos como possibilidade de interao, despertando que possvel viver com amorosidade nos encontros com o coletivo.

5. No h, por outro lado, o Dilogo, se no h humildade. A pronncia do mundo, com que os homens e mulheres o recriam permanentemente, no pode ser um ato arrogante
Aos poucos vamos compreendendo que o Dilogo no simplesmente o encontro de duas pessoas que conversam. Na verdade, segundo Paulo Freire (1980), o Dilogo um encontro em que acontece a reflexo e posterior ao. Por isso no est reduzido troca de ideias e muito menos estabelecido numa dimenso verticalizada onde um maior que o outro, um sabe mais que o outro. O dilogo s possvel se consigo ver o outro de igual para igual, aberto para compreender o outro, disposto para ceder e acolher ao mesmo tempo. Por isso no pode ser fruto de uma atitude arrogante, pois ningum sabe tudo. Temos saberes diferentes, que podem interagir e constituir novos horizontes, com humildade e amorosidade, reconhecendo o outro em sua inteireza e complexidade. nessa convivncia que o dilogo acontece, respeitando o outro como sujeito.

4. A transdisciplinaridade possibilita um olhar mltiplo e permite que se abranja a complexidade crescente do mundo psmoderno, o que justifica a definio da transdisciplinaridade como um fluir de ideias e, mais particularmente, um movimento de reflexo sobre estes conceitos. Esta abordagem cientfica vem modificando a forma como o homem se volta para si mesmo e procura entender seu papel no mundo e tambm a prpria compreenso da interao do universo com o ser humano (Ana Lcia Santana - http://www. infoescola.com/ educacao/transdisciplinaridade/)

23

Direitos Humanos e Gerao de Paz

A amorosidade, o dilogo, o respeito e o comprometimento facilitam o estabelecimento de uma relao harmoniosa, que leva ao envolvimento comprometido com o bem dos sujeitos, que podem expressar sua opinio, usar sua criatividade para pensar solues, reconhecerem-se livres e autnomos. E com humildade se perceber eterno aprendiz. Para Paulo Freire (1996), a prtica do Dilogo requer a humildade de no se ver como detentor de todo o saber e que, mesmo num ambiente escolar e de aprendizagem formal ou informal, o educando sabe alguma coisa. Tem uma histria que merece respeito e que, por isso mesmo, detentor de saber. Para Freire, o Dilogo no apenas um mtodo, mas uma estratgia para respeitar o saber do outro.

Gandhi e Martin Luther King: lderes do dilogo


No sculo XX, dois grandes lderes mundiais se destacam pela capacidade de defender suas causas por meio da no-violncia. Mohandas Karamchand Gandhi (1869 1948), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi, foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princpio da no-agresso, forma no violenta de protesto) como um meio de revoluo. O princpio do Satyagraha frequentemente traduzido como o caminho da verdade ou a busca da verdade, tambm inspirou geraes de atividades democrticas e antirracistas, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Frequentemente, Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crena tradicional hindu: verdade (satya) e noviolncia (ahimsa). Para Gandhi, a lei de ouro do comportamento a tolerncia mtua, j que nunca pensaremos todos da mesma maneira, j que nunca veremos seno uma parte da verdade e sob ngulos diversos. Martin Luther King, Jr. (1929 1968) foi um pastor protestante e ativista poltico americano. Tornou-se um dos mais importantes lderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de no-violncia e de amor ao prximo. King tornou-se um ativista dos direitos civis. No incio de sua carreira, liderou em 1955, o boicote aos nibus de Montgomery e ajudou a fundar a Conferncia da Liderana Crist do Sul, em 1957, servindo como seu primeiro presidente. Seus esforos levaram Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu discurso I have a dream. Em 14 de outubro de 1964, King recebeu o Prmio Nobel da Paz pelo combate desigualdade racial atravs da no-violncia. Nos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietn, alienando muitos de seus aliados liberais com um discurso de 1967 intitulado Alm do Vietn. King foi assassinado em 4 de abril de 1968.

Reconhecer o saber do outro um convite permanente. Abrir-se para considerar que todos tm algum saber e que pode-se aprender contedos que at ento desconhecamos, como conta a Histria.

Universidade Aberta do Nordeste

24

Palavras geradoras de vida: amor, humildade, compreenso


O empenho coletivo na construo de uma sociedade sustentvel, nas relaes que se estabelecem na busca pela construo de uma cultura de paz. Paulo Freire nos fala da liberdade, pois, segundo ele, na opresso no se constitui a evoluo social. Em liberdade, em comunho, todos somos responsveis coletivamente pela sustentabilidade da vida e da convivncia humana.
Ningum liberta ningum, ningum se liberta sozinho: os homens se libertam em comunho. (Paulo Freire, 1987)

O estmulo para problematizao, que se d a partir de perguntas e reflexes sobre suas respostas. No momento em que participo da reflexo, dada a possibilidade de comprometer-me com as solues.

6. Dilogo, como encontro dos homens e mulheres para a tarefa comum de saber agir, rompe-se, se seus polos (ou um deles) perdem a humildade
Dessa forma, o rompimento ser inevitvel se no houver a humildade presente no dilogo. Vejamos a diferena entre dilogo e debate, apresentada por Humberto Mariotti5. Dilogo
Visa abrir questes Visa mostrar Visa estabelecer relaes Visa compartilhar ideia Visa questionar e aprender Visa compreender V a interao partes/todo Faz emergir ideias Busca a pluralidade de ideias

Discusso/debate
Visa fechar questes Visa convencer Visa demarcar posies Visa defender ideias Visa persuadir e ensinar Visa explicar Visa as partes em separado Descarta as ideias vencidas Busca acordos

5. Humberto Mariotti mdico, escritor e professor da Business School So Paulo. Coordena o Grupo de Estudos Contemporneos (Complexidade, Pensamento Sistmico e Cultura) da Associao Palas Athena Centro de Estudos Filosficos (www. humbertomariotti. com.br).

Mariotti ressalta que no se trata de um ser melhor do que o outro, mas so formas diferentes e em alguns momentos necessrias, de expressar o que se pensa. H momentos em que precisamos fragmentar o pensamento para ser melhor compreendido e recomposto no instante posterior. H outros momentos em que necessrio ter uma viso ampla da situao. Dilogo e debate so estruturas diferenciadas. No dilogo possvel haver maior cuidado, respeito e amorosidade. J no debate, h um entremeio de perguntas e respostas que preciso ter cuidado para no alterar os nimos emocionais. Como diz o autor, se no debate um fala e o outro responde, no dilogo um fala, o outro fala, todos falam juntos. O princpio o da cooperao e no do confronto.

25

Direitos Humanos e Gerao de Paz

O dilogo faz uma intermediao nas relaes de modo que o conhecimento das pessoas seja respeitado e construdo, reconhecendo o ser como sujeito deste conhecimento.

7. Como posso dialogar, se alieno a ignorncia, isto , se a vejo sempre no outro, nunca em mim?
O dilogo se ope ao autoritarismo, rigidez de pensamentos enquadrados, pr-formatados. Freire afirma que ningum sabe tudo e ningum no sabe nada. T emos saberes diferentes e valiosos para a interao no mundo, nos educamos em comunidade, considerando todo conhecimento comunitrio, toda a sapincia popular, que tanto pode contribuir com a cincia e com os doutores. O campons doutor no que faz, na arte de plantar, de cuidar dos animais. E deste conhecimento muitos doutores da universidade so ignorantes. Ento, sou doutora em algumas coisas e ignorante em outras, e a humildade de reconhecer-me ignorante me faz aprendiz de outros saberes. O importante perceber que somos conhecedores de saberes diferentes, a busca constante deve ter o compromisso com os problemas comunitrios, para buscar solues que proporcionem vida s comunidades, que deve ser o ponto de partida e de chegada de todo conhecimento.

8. Como posso dialogar, se me admito como um homem ou mulher diferente, virtuoso por herana, diante dos outros, meros isto, em que no reconheo outros eu?
O mundo vai tornando possvel a mediao entre homens e mulheres, o que deve mediar as aprendizagens da vida. Como realmente podemos imaginar o dilogo quando s vemos virtudes em ns e no reconhecemos que o outro igualmente virtuoso?
Ningum educa ningum, ningum educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo (Paulo Freire)

Dilogo7
O menino rico falou: Meu pai tem muito dinheiro e pode dar-me o que eu quiser. Quem traz melhores roupas que as minhas? Quem tem brinquedos mais belos que os meus? E ele estava todo vestido de seda e apontava, orgulhoso, os brinquedos esparsos... Ento, o menino pobre levantou o rostinho triste e falou: Meu pai tem muito pouco dinheiro e nada me pode dar do que se compra... Mas, quando vem do trabalho, beija-me e abraa-me tanto que eu fico toado enfeitado de festas... E, como no tenho brinquedos, divirto-me com o sol, com as crianas iguais a mim e com os animais que encontro pelo caminho...

Universidade Aberta do Nordeste

26

noite amonto carneirinhos de nuvens e brinco de escondeesconde com a lua... Nesse instante... era o instante em que os pssaros do crepsculo vinham chegando...

Quando nos percebemos superiores, alimentamos a crena de que somos autossuficientes e essa postura incompatvel com o dilogo. No podemos perder a humildade, caso contrrio no ser possvel o dilogo. necessrio descobrirmos que somos to seres humanos quanto qualquer outro, e dessa forma, vamos ajudar a despertar no outro sua capacidade criativa e de expresso, sem vergonha do que sabe ou do que tem, mas consciente de que o que tem valioso, por mais que sejam valores diferentes. Aos poucos no convvio em grupo a confiana vai se desenvolvendo, o que possibilita ver as pessoas como sujeitos dialgicos cada vez mais integrados na construo de um mundo melhor. Barbier (1998) fala sobre a escuta sensvel diante da realidade e das pessoas. Dessa forma, a escuta sensvel comea por no interpretar, por suspender qualquer juzo. Ela procura [...] deixar surpreender pelo desconhecido [...] a escuta sensvel contribui para que o sujeito se livre de seu entulho interior (p. 188). Nessa perspectiva, a escuta sensvel proporciona a possibilidade de perceber a realidade como ela se apresenta sem a elaborao de um conceito pr-estabelecido, o que poderia dificultar a abertura do dilogo em grupo e a manifestao das pessoas. A transformao depende de aes coletivas, transformadoras e organizadoras pelos que dela fazem parte. O fazer coletivo pressupe reflexo para a ao e implica pensar e agir coletivamente.

9. Como posso dialogar, se me sinto participante de um gueto de homens e mulheres puros, donos da verdade e do saber, para quem todos os que esto fora so essa gente, ou so nativos inferiores?
Para refletirmos sobre a igualdade, aproveitando para desprezar a constituio de guetos8 , recorremos a definio de Moraes (2004) sobre o pensamento ecossistmico que nos coloca de igual para igual:
O pensamento ecossistmico nos ajudar a tomar conscincia de que nossas relaes fundamentais com a vida, com a natureza, com o outro e com o cosmo dependem tambm de nossa maneira de conhecer, de pensar, de aprender, enfim, de nossa maneira de ser, de viver/conviver.[...] Assim, estaremos conspirando em favor de um mundo melhor, mais humano, solidrio e fraterno.

7. Texto de Ceclia Meireles: http:// galeriadotextoinfantil.blogspot. com.br/2012/05/ dialogo-textoinfantil-de-cecilia. html 8. Gueto (do italiano ghetto) um bairro ou regio de uma cidade onde vivem os membros de uma etnia ou qualquer outro grupo minoritrio, frequentemente devido a injunes, presses ou circunstncias econmicas ou sociais. Por extenso, designa todo estilo de vida ou tipo de existncia resultante de tratamento discriminatrio. (www. wikipedia.org).

Se cada ao provoca uma reao, no geral, acontece uma rede de aes e reaes. Essa rede de relaes e aes nos torna responsveis no s por nossa vida individual, mas essencialmente pela vida coletiva. importante desenvolver a concepo de que somos todos sujeitos da interao entre o ser humano enquanto espcie e o planeta, ou seja, fazemos parte do mesmo ecossistema.

27

Direitos Humanos e Gerao de Paz

difcil perceber um horizonte de transformao se no houver mudanas na conduta humana, se no invertermos a noo de que somos seres individuais e sociais ao mesmo tempo. nossa tarefa encontrar alternativas que nos proporcionem uma maneira de viver harmoniosa sem ter que despertar a agressividade excessiva ou a individualidade ou, ainda, a desesperana generalizada existente na atualidade.
Tudo est relacionado com tudo, interligado atravs de uma grande teia, onde tudo est conectado. Logo, viver nada mais que conviver (Maria Cndida Moraes, 2003) A essncia humana no se encontra tanto na inteligncia, na liberdade ou na criatividade, mas basicamente no cuidado (Leonardo Boff, 1999)

9. Utopia o conceito de algo ideal, perfeito, fantstico, imaculado, ideia que se torna imaginria, segundo os padres da atual sociedade. Podese referir aos ideais do presente como tambm do futuro, uma palavra oriunda do grego que significa lugar que no existe. [...] O utopismo uma forma irreal e absurdamente otimista de ver as coisas como gostaramos que fossem (http:// www.brasilescola. com/filosofia/ utopia).

sob esse prisma que devemos ver e perceber o ser humano. O cuidado deve permear a sua relao consigo mesmo, com o outro e com os demais sistemas vivos e novivos. Urge uma necessidade de equilbrio entre a existncia humana no mbito individual e a conscincia coletiva. Mas no paramos por aqui. Vem novamente Paulo Freire e nos faz pensar de modo ainda mais complexo.

10. Como posso dialogar, se me fecho contribuio dos outros, que jamais reconheo, e at me sinto ofendido com ela?
Segundo Moraes (2003), preciso experimentar o fluxo da vida para que possamos sentir a felicidade plena de sentido, a realizao consciente dos desejos e das potencialidades em relao aos desafios que se apresentam diante de cada um. T emos escolha. Posso escolher o caminho do dilogo, do reconhecimento do outro, da humildade, ou simplesmente me fechar nas minhas crenas e confrontar todos que surgirem na minha frente, no mais como iguais, mas como obstculo. utpico9 ao mesmo tempo em que real. Essa postura facilita o salto no eixo espiral de transformao. Estamos sempre em movimento, por mais igual que possa parecer a nossa vida No posso desistir diante da vida, pois o Universo existe, porque existe a vida, e a vida est num movimento contnuo de organizao, construo e reconstruo. Esse princpio coloca a vida com a capacidade de auto-organizao, como disse Maturana (2000). Mas o que vivemos hoje a represso do potencial criativo que provoca uma dissociao principalmente afetiva, de onde surgem os sentimentos negativos como rancor, ressentimento, dio que reforam os aspectos negativos da personalidade. Essa dissociao, talvez seja o grande mal da humanidade.

Universidade Aberta do Nordeste

28

11. Como posso dialogar, se temo a superao e se, s em pensar nela, sofro e definho?
No podemos temer a aproximao do outro. Temos internamente e adormecida a capacidade de ser curador de si mesmo, e a capacidade de se conectar com a evoluo da vida. Da a necessidade de despertar o afeto, entendendo o afeto como a possibilidade de cuidar e ser cuidado, de perceber que eu perteno ao mundo. a necessidade emergente de restaurar o vnculo original com a totalidade, revertendo a crena, hoje to difundida, de que devemos estimular o individualismo. Tudo que se faz tem que estar carregado de significado. Carregado de cuidado nos trs nveis de vinculao: consigo, com outro e com a totalidade. Nos dias de hoje, mal temos a expresso de afeto mais singela que o abrao. uma expresso de afetividade simples, porm, pouco praticada. No mximo, vemos com frequncia a cordialidade de um aperto de mo distante e sem significado. Mas quando vejo o outro como um eu completo e absolutamente inteiro, vejo que, como eu, ele talvez tambm queira receber um abrao. E por que no? Pare o que estiver fazendo agora e d um abrao na pessoa mais prxima de voc. Este gesto simples e deve ser praticado com respeito e cuidado com o outro. O ato de abraar transcende o momento de encontro, revela algum tipo de emoo, pois neste ato, os dois por um momento, viram um, representando a sustentao de um e de outro. O sentido do abrao muito mais humanitrio do que qualquer outra interpretao que se possa dar. Compreende a comunho entre duas pessoas, a fraternidade. O outro visto como um semelhante. Isso envolve o cuidado e a capacidade de vivermos com amorosidade. Freire nos traz mais essa reflexo:
A autossuficincia incompatvel com o Dilogo. Os homens e mulheres que no tm humildade ou a perdem, no podem aproximar-se do povo. No podem ser seus companheiros de pronncia do mundo. Se algum no capaz de sentir-se e saber-se to homem ou mulher quanto os outros, que lhe falta ainda muito que caminhar, para chegar ao lugar de encontro com eles. Neste lugar de encontro, no h ignorantes absolutos, nem sbios absolutos. H homens e mulheres que, em comunho, buscam saber mais.

Aquele que se permite viver o retorno essncia da vida, entra em contato com o potencial adormecido de afeto, confiana, harmonia, e se aproxima da vivncia plena do amor, no sentido da expresso de amorosidade em tudo que faz. Mas o que acontece o processo inverso. Assumimos os condicionamentos morais impostos por essa convivncia social que influencia na manifestao dos sentimentos e das emoes. Da a existncia de tantos bloqueios para expressar os sentimentos. Por isso entramos em incontveis tramas mentais, que estimula a separao do eu e do

29

Direitos Humanos e Gerao de Paz

10. Palavra percebida muitas vezes como sinnimo de solidariedade, a palavra altrusmo foi criada em 1830 pelo filsofo francs Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposies humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros. Assim, altrusmo quando uma pessoa abnega de si mesma em prol de outras pessoas (http:// www.dicionarioinformal.com.br/ altrusmo) 11. Principio Biocntrico se inspira na intuio do universo organizado em funo da vida e consiste em uma proposta de reformulao de nossos valores culturais que tomam como referencial o respeito a vida. Prope-se em potencializar a vida e a expresso de seus poderes evolutivos. Foi criado pelo chileno Rolando Toro (http://www. biodanza.org). 12. http://lucianakotaka.com. br/2010/10/ dialogo-da-obesidade

outro. Esse processo se d com a manifestao do ego, que fortalece essa fragmentao e a vaidade individual. Esse caminho no permite a expanso da conscincia e o resgate da unidade. Entendemos expanso da conscincia como essa capacidade de se perceber diferente, se permitir viver o diferente, fugir dos padres criados pela mente. O contato com o outro se manifesta antes de tudo como uma necessidade. O cuidado na relao com o outro o convite que Paulo Freire nos faz. O pensamento e a ao devem caminhar juntos. Cuidar da vida implica mudana de atitudes, valores e ao do ser humano como sujeito da histria, atuando com conscincia, para mudar o curso da civilizao.

12. No h tambm Dilogo se no h uma intensa f nos homens e mulheres. F no seu poder de fazer e de refazer. De criar e recriar. F na sua vocao de ser mais, que no privilgio de alguns eleitos, mas direitos dos homens e mulheres
A f no ser humano o que me mobiliza a continuar na caminhada da vida. Como diz Gonzaguinha na msica Semente do Amanh: F na vida, f no homem, f no que vir. Com essa msica, no posso deixar de mencionar a Educao Biocntrica, como sendo um grande chamado vivncia da afetividade, pois se trata de uma tendncia que visa a integrao do indivduo orientada por sua autoconscincia e suas relaes altrusticas10, criando condies para o despertar de suas potencialidades estimuladas por sua vinculao com a vida nos trs nveis consigo, com o outro e com o todo (LOPES, 2001). Fundamenta-se no Princpio Biocntrico,11 que tem como referencial a vida na sua grandiosidade e plenitude.12 O ponto de partida toda manifestao de vida no processo de evoluo do Universo. Fundamentar-se na vida no centro de tudo, poder se encantar e celebrar a vida em sua plenitude. Quando estamos em crculo, no existe ningum melhor do que ningum; existem pessoas dialogando de igual para igual. A Educao Biocntrica tem a pedagogia dialgica de Paulo Freire como um dos pilares tericos, alm da Biodana de Rolando T oro e do pensamento complexo de Edgar Morin. Fortaleceu-se nas ltimas dcadas, tendo inmeros exemplos de aes nas escolas, instituies sociais e organizaes. Essa abordagem trabalha colocando a vida no centro, reconhecendo o que Paulo Freire deixou como ensinamento: o dilogo como mediador das relaes e o reconhecimento do outro como ser pleno de saberes. E a necessidade emergencial aflora. A sociedade clama pela mudana paradigmtica significativa, que vem acontecendo nos ltimos anos que a da importncia vital dos relacionamentos. Est emergindo a necessidade de um novo modelo mental que seja capaz de ligar e integrar
Universidade Aberta do Nordeste

30

posies e relaes de modo sustentvel, e que constitua a base de dinmicas, que promovam a vida com novas aprendizagens e significados (Grangeiro, 2009). Que o tema dilogo deixe de ser falado e seja vivenciado em cada canto do planeta para facilitar a convivncia humana e reestabelea cada vez mais o direito de cada um de ser compreendido e escutado. O que aquieta o meu corao a certeza que esses breves escritos foram a expresso da minha crena na vida, no amor incondicional pelo ser humano, na tentativa de contribuir com o crescimento das pessoas. A ousadia que tive em aproximar-me de um dilogo com Paulo Freire foi coberta de boa inteno e simplesmente conversar com ele e com alguns autores que, sem dvida, tm uma jornada mais longa de estudos muito mais profundos do que o que trouxe aqui. Mas escrevi utilizando a racionalizao, porm, guiada essencialmente pelo corao, porque esse caminho uma escolha que tem corao (Castaeda). T enho a certeza de que estamos nos conectando cada vez mais com a possibilidade de fazer do dilogo um instrumento da gerao da paz. Por isso, sinto-me vontade de anunciar o prximo fascculo, que tem como tema exatamente a paz. Ser que o dilogo auxilia na gerao da paz? Enquanto aguardamos, vamos ouvir um pouco mais as pessoas que convivem conosco?

Sntese do fascculo
A imerso no contexto socioeconmico onde os aspectos sociais, econmicos, culturais e humanos, somados ao descrdito da sociedade e do sistema capitalista so notrios. Esse sistema incentiva o individualismo e a competio exacerbada provoca a destruio dos vnculos afetivos e da estrutura de formao das pessoas. O objetivo refletir sobre as inmeras maneiras de pensar e sentir o mundo e as possibilidades de compreenso a partir da capacidade de escuta, reflexo e dilogo, tendo este como caminho para melhoria na convivncia e mtodo possvel na mediao de conflitos. A indicao da principal referncia que mediou todo o texto foi a produo de Paulo Freire, O encontro dos homens e mulheres atravs do Dilogo, que passou pela fragmentao do texto de Paulo Freire e o dilogo com outros autores que facilitaram a compreenso e escrita deste. O destaque o exerccio da humildade, o resgate dos vnculos primordiais da existncia humana e a capacidade de colocar a vida no centro de tudo. O dilogo um forte mediador na gerao da paz e na compreenso do outro, com o exerccio da escuta sensvel do ser, com amorosidade, cumplicidade, sinceridade e simplicidade.

Atividades
1. C omo voc entende a solidariedade? Em que situaes voc j foi solidrio? 2. Apresente pelo menos trs pacifistas que se destacaram pela humildade, contando

um pouco da sua histria. 3. O que voc entende por liberdade? 4. Quais as diferenas entre dilogo e debate? Voc prefere o primeiro ou o segundo?

31

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Referncias bibliogrficas
BARBIER, Ren. A escuta sensvel na abordagem transversal. In: BARBOSA, Joaquim G. (org). Multirreferencialidade na cincia e na educao. Reviso e traduo: Sidney Barbosa. So Carlos: EdUFSCar, 1998. BOFF, Leonardo. Saber cuidar: tica do humano: compaixo pela terra. 6 ed. Petrpolis-RJ: Vozes, 1999. CAVALCANTE, Ruth. Educao Biocntrica: Um portal de acesso Inteligncia Afetiva. In: O Pensamento Biocntrico (revista) N 06 Pelotas: Jul/Dez 2006 (ISSN 1807-8028). ______. LOPES, Marcos A.C. e outros. Educao Biocntrica: um movimento de construo dialgica. Fortaleza-CE: Edies CDH, 2001. FREIRE, Paulo. Educao como prtica de liberdade. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. ______. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. ______. Conscientizao: teoria e prtica de libertao uma introduo ao Pensamento de Paulo Freire. 3. ed. So Paulo: Moraes, 1980. ______. Ao Cultural para a Liberdade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978 GHEDIN, Evandro. Ensino da Filosofia no Ensino Mdio. So Paulo: Cortez, 2008. GRANGEIRO. Lcia H.F. Paulo Freire iluminando os caminhos da Educao Ambiental: dilogos contemporneos e declogo inspirador e ressignificador de novas concepes e prticas. (Tese de Doutorado). Espanha: Universitat de Les Illes Balears. 2009. LIMA. M. S. L. A Hora da Prtica: Reflexes sobre prtica de ensino e ao docente. 1. ed. Fortaleza: Fundao Demcrito Rocha, 2001. MARIOTTI, Humberto. O Automatismo Concordo-discordo e as Armadilhas do Reducionismo. Instituto de Estudos de Complexidade e Pensamento Sistmico (www.pluriversu.org), 2000. MATURANA, Humberto e Varela F. rvore do conhecimento. So Paulo: 2000. MORAES, Maria Cndida. Pensamento Ecossistmico. Petrpolis-RJ: Vozes, 2004. ______. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Petrpolis-RJ: Vozes, 2003.

Autora
Manuela Fonseca Grangeiro: Mestre em Educao com Especializao em Educao Biocntrica e Formao Pedaggica pela Universidade Estadual do Cear (UECE) possui Bacharelado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atualmente analista de Desenvolvimento Humano no Instituto Nordeste Cidadania e professora da Universidade Aberta do Brasil/UECE e de cursos de especializao e de graduao na rea da Educao.
Expediente
ISBN: 978-85-7529-572-4

Presidente Joo Dummar Neto | Coordenao do Curso Rosamaria de Medeiros Arnt | Coordenao Acadmico-Administrativa | Ana Paula Costa Salmin | Editora Regina Ribeiro | Editor Adjunto Raymundo Netto | Coordenador de Produo Editorial Srgio Falco | Editor de Design Amaurcio Cortez | Projeto Grfico e Capas Amaurcio Cortez e Welton Travassos | Ilustraes Karlson Gracie | Editorao Eletrnica Welton Travassos | Reviso Tarcila Sampaio | Catalogao na Fonte Kelly Pereira

Realizao

Patrocnio

Apoio

Vous aimerez peut-être aussi