Vous êtes sur la page 1sur 7

Conhea os principais deuses gregos : Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Cu. Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.

Poseidon - deus dos mares Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitrios e do subterrneo. Hera - deusa dos casamentos e da maternidade. Apolo - deus da luz e das obras de artes. rtemis - deusa da caa e da vida selvagem. Ares - divindade da guerra. Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas. Cronos - deus da agricultura que tambm simbolizava o tempo. Hermes - mensageiro dos deuses, representava o comrcio e as comunicaes. Hefesto - divindade do fogo e do trabalho. A classe superior formada pelos seguintes deuses:

Zeus governante dos demais deuses. Hera deusa que protegia casamentos (irm e esposa de Zeus). Apolo deus da luz, poesia e da msica. Atena deusa da sabedoria. Afrodite deusa do amor e da beleza. Ares deus da guerra. Poseidon deus do mar Hefesto deus do fogo rtemis deusa da caa Hstia deusa do corao e da chama sagrada Demter deusa da agricultura. Hermes mensageiro dos deuses. 12 deuses do Olmpio na mitologia grega

A mitologia um dos aspectos mais fascinantes da cultura grega. Apesar das grandes criaes culturais Filosofia, Teatro, Democracia, entre outras os gregos tinham um apego muito grande aos seus deuses, a quem reverenciavam e atribuam um papel muito prximo ao ser humano. Alis, a semelhana entre deuses e humanos um dos aspectos do humanismo grego. Nesta lista, vamos conhecer 12 deuses da mitologia grega que habitavam o Olimpo, a grande morada dos deuses. Esta lista foi extrada e adaptada do blog Monte Olimpo e Mundo Estranho. No deixe de conferir os artigos As imagens foram extradas da srie de jogos God of War, que narra as aventuras do espartano Kratos em sua busca por vingana contra os deuses. Porm, as imagens de Demter, Artmis e Dionsio no foram extradas do jogo, ou por no terem aparecido na srie, ou simplesmente porque no os encontrei.

1- Zeus

o deus principal, governante do Monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens. Era o senhor do cu e o deus da chuva, aquele que tinha o terrvel poder do relmpago. A tempestade representava a sua fria. Sua arma era o raio e sua ave a guia, animal em que costumava se transformar. Zeus era um tanto mulherengo e teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas, tendo vrios filhos semi-deuses, entre eles, Hrcules e Perseu.

2- Hera

Mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera a deusa do matrimnio, do parto e da famlia. Extremamente ciumenta, vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. ris, a deusa do arco-ris, era a servente e mensageira de Hera, e o pavo, a sua ave favorita. Para os gregos, Hera e Zeus simbolizam a unio homemmulher.

3- Posidon

O irmo mais velho de Zeus e Hades Posidon, o deus do oceano. Morava em seu palcio no fundo do mar, junto a sua esposa Anfitrite. Com um movimento de seu

tridente, causa terremotos e tsunamis por isso os navegantes sempre rezavam para esse deus pedindo guas tranquilas e que lhes protegessem dos monstros marinhos (que eram as baleias). Posidon vive procurando aumentar seus domnios em diferentes reas da Grcia.

4- Atena

a deusa da sabedoria, imbatvel na guerra, nem mesmo Ares lhe era preo, pois, enquanto este s prezava a guerra violenta e sanguinria, Atena era extremamente estratgica. Filha de Zeus com a primeira mulher dele, Mtis. Quando Zeus recebeu a notcia de que Mtis estava grvida, ficou com medo de que seu filho o destronasse, como aconteceu com seu pai e seu av. Carrega uma lana e um escudo chamado gide e seu smbolo a mais sbia das aves, a coruja.

5- Ares

O terrvel deus da guerra outro filho de Zeus e Hera. Representado como um homem forte e de carter violento, ele tinha o prazer em apreciar a dor alheia e, no campo de batalha, pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra! Quando esto perto dele, as pessoas sentem raiva e vontade de bater uma nas outras. Pai de vrios heris humanos que so protegidos ou filhos de deuses -, Ares ainda se tornou um dos amantes de Afrodite.

6- Demter

Filha de Cronos e Ria, era a deusa das plantas, da terra cultivada, das colheitas e das estaes do ano. De seu romance de trgico desfecho com Ision, Demter teve um filho chamado Pluto, que posteriormente tornou-se a personificao da riqueza e da abundncia. Ision morreu atingido por um raio fulminante enviado pelo enciumado Zeus ao surpreender juntos os dois amantes. De sua unio com sei irmo Zeus nasceu Core que, raptada por Hades, tornou-se Persfone, a rainha dos mortos.

7- Apolo

Apolo era o deus da luz e do sol, na verdade, os gregos acreditavam que ele era o prprio sol, conduzindo a sua carruagem dourada e resplandecente no cu, para chegar, noite, ao oceano onde os seus cavalos se banham, enquanto a noite prevalece. Por isso era chamado tambm de Febo (brilhante). Seus cabelos eram louros e seus olhos claros como o dia. Tambm era o deus da msica, poesia e da arte de atirar com o arco.

8- Artmis

rtemis se tornou a deusa da vida selvagem e da caa. Seus cabelos eram negros e tinha olhos escuros, ao contrrio de Apolo, ela era a deusa da noite enluarada. Como era uma caadora, desprezava a companhia de homens, prometendo ser eternamente virgem. Possuia um arco e flecha como os de Apolo, s que prateados. Apesar de portar o arco, a deusa protetora dos animais.

9- Hefesto

Tambm filho de Zeus e Hera, Hefesto era o arquiteto, o forjador, construtor de todas as obras do Olimpo. Foi ele que, com a ajuda dos Ciclopes, forjou o raio de seu pai Zeus e os gregos antigos acreditavam que as erupes vulcnicas eram causadas por este deus, que forjava no interior das montanhas. Hefesto nasceu to feio que foi jogado pela me, Hera, a despeito de ela ser a deusa da famlia do alto do monte Olimpo.

10- Afrodite

Deusa do amor, da beleza e do sexo, Afrodite a mais bela das deusas. Ela nasceu quando Cronos cortou os testculos de Urano e arremessou-os no mar. Da espuma que surgiu na gua, ergueu-se a virgem Afrodite. Sua presena causou tumulto no Olimpo, pois os deuses comearam a brigar para conquist-la, inclusive Zeus. Temendo que o cime pusesse fim paz que reinava entre eles, Zeus a casou com Hefesto, o mais decidido e tranquilo dos deuses, e tambm como forma de agradec-lo por ter forjado os raios.

11- Hermes

Filho de Zeus com a deusa Maia, Hermes era esperto e rpido e estava sempre a servio de Zeus. Ele era o mensageiro dos deuses e tambm conduzia a alma dos mortos at o submundo de Hades. Protetor dos viajantes, comerciantes, dos ladres e trapaceiros, em suma, de tudo que requer habilidade e astcia. Representado como um homem de sandlias e capacete com asas e tambm portando em uma das mos o caduceu, uma vara com duas serpentes entrelaadas.

12- Dionsio

Dionsio, o deus do vinho, das farras e da loucura, era filho de Zeus e Smele, princesa tebana, filha de Cadmo e Harmonia. Smele, instigada por Hera, rogou a Zeus que a ela se apresentasse em todo seu esplendor. O deus a preveniu de que seria impossvel a qualquer mortal resistir a tal viso. Smele, que se encontrava grvida na ocasio, no resistiu e caiu fulminada por raios e troves. Zeus, com o auxlio de Hefesto, retirou-lhe o filho do ventre e o costurou sua coxa de onde, passado o tempo de gestao, saiu Dionsio.
DEUSES DA MITOLOGIA GREGA E ROMANA O panteo greco-romano reverenciava muitos deuses e semideuses, com a aparncia de seres humanos e com funes ou atribuies especficas no governo do Universo. Eles habitavam o Olimpo, alimentavamse de ambrosia e hidromel e mantinham estreito contato com os mortais. Os principais eram:

Nome grego Zeus Poseidon

Nome romano Jpiter Netuno

Atributos Rei do Olimpo e dos Deuses Deus dos mares e da navegao

Hades Ares Afrodite Cronos Hermes Ouranos Hera Atena Hstia Dioniso Eros Persfone Apolo rtemis Demter ris Hebe Hefastos Ria

Pluto Marte Vnus Saturno Mercrio Urano Juno Minerva Vesta Baco Cupido Prosrpina Apolo Diana Ceres ris Hebe Vulcano Cbele

Deus dos infernos (trtaro) Deus da guerra Deusa da beleza Deus do tempo Deus do comrcio e do roubo Deus do Universo Deusa-rainha do Olimpo Deusa do saber Deusa do fogo e do lar Deus da luxria e do vinho Deus do amor Deusa-rainha do Hades (trtaro ou inferno) Deus da luz e do Sol Deusa da caa Deusa da agricultura Deusa do arco-ris Deusa da juventude Ferreiro dos Deuses Deusa da Terra, esposa de Saturno

Vous aimerez peut-être aussi