Vous êtes sur la page 1sur 38

PSICANLISE ENTREVISTAS, ANAMNESE, TEORIA E TCNICAS

Este trabalho sobre os conceitos de psicanlise, Tcnicas da Psicanlise, aplicados em uma anlise, desde o contato inicial, o seu desenvolvimento at a cura quando acontece o fim da anlise. Todos os conceitos so embasados na Teoria de Freud.

INTRODUO

Para que o analista analise um paciente, Freud escreveu tcnicas utilizadas por ele em clnica para a compreenso do inconsciente, que os desejos do paciente possam ser trazidos para o consciente e realiz-los sem dor, em funo do mundo externo, de acordo com a cultura que vive.

A identidade humana se altera conforme a poca, conforme o contato entre as pessoas, conforme o lao social.

O obsessivo diz: eu defino que o bom isso. Ele o grande representante do pai. Por isso o obsessivo que faz as instituies, o exrcito, a igreja. Freud diz que o excito e a igreja so as neuroses obsessivas da civilizao. Por qu? Porque so instituies absolutamente hierrquicas a partir de um nome que define as significaes de seus membros. Ento, dizia o obsessivo, o que est na ordem do pai o que importa, o que est fora no tem a menor importncia. Para o obsessivo, aquilo que est fora da ordem do pai no lhe interessa, o que lhe degrada.

Onde estava Deus entrou o supremo saber que iluminava os iluministas. E de repente esse saber sai do altar e vira um ratinho, ou seja, um mouse de computador, voc passa a clicar em um monte de coisas e no tem mais hierarquia alguma, voc tem uma pluralidade de ideais, voc no tem mais ideais marcados.

O mundo virtual mascara o mundo real, d uma sensao falsa de poder e cria uma desrealizao(morte do real), o contato entre as pessoas passa a ser virtual. Pode acontecer uma desorientao do ser humano.

visto muitos casos de crimes, surtos psicticos, suicdios e acidentes promovidos pela confuso que o excesso de virtualidade cria.

A psicanlise procura centralizar, colocar o indivduo em sua realidade, princpio da realidade.

Quando o indivduo apresenta um conflito, onde este reprimiu o impulso primrio por no haver condies necessrias para se satisfazer no mundo externo, sendo este o papel do ego, a anlise ajudar o ego do indivduo para que este satisfaa o seu desejo sem dor.

Escrito por Cristina. s 16h59 [(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]

CONTATO INICIAL

a procura do paciente pelo analista. o primeiro contato, seja telefnico ou pessoal. A primeira impresso que o paciente tem do seu analista.

2. ANAMNESE

temo vem do grego Ana(remontar) e mnesis(memria). Para ns, a anamnese a evocao voluntria do passado feita pelo paciente, sob a orientao do mdico ou do terapeuta.

O objetivo dessa tcnica o de organizar e sistematizar os dados do paciente, de forma tal que seja permitida a orientao de determinada ao teraputica com a respectiva avaliao de sua eficcia; o fornecimento de subsdios para previso do prognstico; o auxlio no melhor atendimento ao paciente, pelo confronto de registros em situaes futuras.

No podemos deixar de lado o fato de que essa tcnica advm de uma relao interpessoal, na qual ao terapeuta cabe, na medida do possvel, no cortar o fluxo da comunicao com seu paciente, assim como, paralelamente, no deixar de ter sob sua mira aquilo que deseja saber.

Para tanto, faz-se necessrio que um esquema completo do que perguntar esteja sempre em sua mente. Assim, diante de um paciente que se apresente prolixo ou lacnico, estes no sero fatores de empecilho para que se possa delinear sua histria.

Ao entrevistador inexperiente cabe lembrar o cuidado em no transformar coleta de dados em interrogao policial. Um equilbrio entre neutralidade, respeito e solidariedade ao paciente deve ser mantido. O paciente deve perceber o interesse do entrevistador e no o seu envolvimento emocional com a sua situao.

Muitas vezes, no se consegue ter todo o material em uma nica entrevista, principalmente em instituies em que o nmero de pacientes e a exigidade do tempo de atendimento tornam-se fatores preponderantes. aconselhvel que a entrevista seja conduzida de uma maneira informal, descontrada, com termos acessveis compreenso do paciente, porm bem estruturada.

O desenvolvimento de uma anamnese deve constar os dados como segue:

1.

Nome Completo:

2.

Origem: Cidade/Estado

3.

Estado Civil:

4.

Data de Nascimento:

5.

Nome Completo do Pai:

6.

Nome Completo da Me:

7.

Identidade n / rgo emissor:

8.

CPF:

9.

Horrio para consulta:

10. Deseja marcar a consulta para o dia:

11. Nvel Cultural(gosta de cinema, teatro, livros, literatura...):

12. Condio Scio-Econmica:

13. N de Irmos:

14. Relao com Irmos:

15. Desempenho escolar(escolaridade):

16. Relaes Sociais:

17. Religio e como a pratica:

18. Grau de conhecimento em Psicanlise:

19. Enfermidade que possui:

20. Enfermidade que padeceu:

21. Leses provenientes de Enfermidades(seqelas):

22. Acidentes que padeceu:

23. Cirurgias que padeceu:

24. Medicamentos? Quais?

25. Quantidade de Amigos:

26. Hbitos(o que costuma fazer) :

27. Passatempos Preferidos:

28. Medos:

29. Porque deseja a anlise, qual sua queixa principal:

30. Outras informaes que deseja fornecer ou detalhar:

Escrito por Cristina. s 16h28 [(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]

3. ENTREVISTA

Entrevista um termo reservado para algum encontro de tipo especial, no para contatos regulares. Trata-se portanto do que se faz antes de empreender um tratamento psicanaltico. Sua finalidade , do modo mais amplo que na anamnese, decidir se a pessoa que consulta deve realizar um tratamento psicanaltico ou de outra natureza.

A primeira entrevista com o psicanalista antes de tudo um encontro com o nosso prprio eu, um eu que procura sair da falsidade. O analista est presente para devolver ao sujeito, como ddiva, a sua verdade. Se a criana-problema levanta implicitamente o problema do casal parental, no convm contudo enfrentar isso com mtodos de grupo.(A

famlia, sem dvida, no um grupo no sentido em que se toma esse vocbulo na expresso psicolgica. O que importa no a vida coletiva dos indivduos que a compem, mas as estruturas ocultas que essa vida impe a cada indivduo.)

A autoconfisso no se faz em qualquer situao. A quem vou eu entregar o mais ntimo do meu ser? Certamente no vou faz-lo a qualquer um. No a investidura que importa aqui, mas a qualidade do interlocutor capaz de situar o debate num nvel diferente daquele da pura relao dual. A primeira entrevista quase sempre no passa de uma preparao, de uma ordenao de peas de um jogo de xadrez. Tudo fica para se fazer mais tarde. Mas as personagens puderam ser postas em campo. O que, finalmente, pode ser desenhado o indivduo, perdido, esquecido nos fantasmas parentais. O seu aparecimento como ser autnomo, no alienado nos pais, , em si, um momento importante. Quantas questes de orientao, de escolaridade tm de ser formuladas , em si, um detalhe. O que importa a sua insero numa dinmica do reconhecimento.(A Primeira Entrevista em Psicanlise Maud Mannoni)

Algumas consideraes resumidas sobre a entrevista:

- Tanto melhor ser o campo da entrevista quanto menos participe o entrevistador;

- comum observarmos pacientes com forte dose de ansiedade e/ou angstia j na entrevista;

- O analisando deve ser informado que a entrevista tem a finalidade de responder a uma consulta sobre sua anlise mental e seus problemas, para ver se necessita de tratamento;

- A entrevista se realiza sempre face a face e o uso do div est formalmente afastado;

- A entrevista no se baseia nas regras de Livre associao, embora j se inicie uma espcie de ensaio da mesma;

- O Psicanalista deve influenciar com atitudes no verbais;

- O Psicanalista deve anotar ao mximo, de modo elegante e no acintoso, tudo que interesse deciso quanto a analisabilidade;

- O Psicanalista no deve recorrer a procedimentos que evitem a ansiedade, como o apoio ou a sugesto, e tampouco resolv-la com o instrumento especfico da interpretao.

4. CONTRATO ANALTICO

um acordo metafrico sobre as bases ou as condies do tratamento. Deve ser formalizado na fase inicial das entrevistas. Pode mesmo ser alinhavado durante as entrevistas, entretanto, deve haver um momento em que se trate apenas dele.

Fundamenta-se no desejo consciente ou inconsciente do paciente de cooperar e na sua disposio de aceitar a ajuda do terapeuta na superao das dificuldades internas. Isso no o mesmo que comparecer ao tratamento simplesmente com o motivo de obter prazer ou alguma outra forma de gratificao. Existe uma aceitao da necessidade de enfrentar os problemas internos e de executar o trabalho analtico, apesar da resistncia interna(especialmente no caso de crianas) ou externa. O Contrato Psicanaltico no um documento formal, escrito.

Principais itens do Contrato Psicanaltico:

- Uso do Div

um instrumento de trabalho e no devemos impor ao paciente como algo obrigatrio, com pena do contrato tornar-se autoritrio.

Freud o concebeu para possibilitar o maior relaxamento possvel ao paciente enquanto fala. Ele tem o objetivo tirar o paciente da rotina de atividades musculares, diminuir as tenses, afastar as responsabilidades com equilbrio e outras que consomem bastante energia. O div fundamental tambm porque permite ao psicanalista se posicionar em relao a ele de modo a ficar menos exposto, diminuindo assim a carga transferencial e o constrangimento dos olhares insinuativos, que so responsveis pela contra-transferncia, fenmeno que pode ameaar todo o trabalho.

Escrito por Cristina. s 16h27 [(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]

- Intercmbio de tempo e dinheiro

O dinheiro da psicanlise tem uma funo econmica por excelncia. S que o termo econmico em psicanlise tem outro significado. uma carga de valores que domina uma relao. O dinheiro tem aqui importncia diferente dos demais atendimentos mdicos.

Deve ficar claro que o paciente precisa do analista para resolver os seus problemas e este tem um preo e uma competncia que lhe coloca ao dispor. O Psicanalista deve ser rgido na questo dos honorrios, no atendendo de graa, sob nenhuma hiptese. E por qu? Quem no pode pagar pela anlise tambm no ser beneficiado por ela. Sem falar nos complexos que seriam plasmados, dentre eles o de inferioridade....

- Freqncia e durao das sesses

Freud psicanalisava com cinco(05) sesses semanais, dando folga apenas nos fins de semana e feriados. Com o passar do tempo as condies econmicas e do prprio tempo que se dispe tm mudado. Nos ltimos anos temos encontrado uma situao intermediria que satisfaz trs sesses por semana. Mesmo assim muito difcil encontrar quem possa arcar com tamanha despesa. E por causa desses complicadores, tem-se optado por duas sesses e, no havendo outra maneira, uma sesso.

Quanto a durao das sesses, igualmente histrico e comprovado que um perodo de cinqenta minutos adequado. tempo suficiente para o paciente relaxar e comear a falar.

- Tempo Provvel de um Tratamento Psicanaltico

Embora haja psicoterapias rpidas, algumas at com fundamentao psicanaltica, vale lembrar que psicanlise no se preocupa com o fator tempo. No podemos submeter ao tempo fatores ponderveis e que dependero de circunstncias mil para virem tona. O prprio processo psicanaltico est sujeito a vai-e-vens que cada caso determina. Alm disso, existe o problema potencial da relao: Neurose profundidade conseqncias personalidade carter psicanalista questes do par analtico intensidade da transferncia complicao da contra-transferncia inteligncia do paciente idade RTN etc. Tudo isto acena para a impossibilidade de fixao de prazos. Contudo, a experincia tem mostrado que, em mdia, um tratamento completo dura cerca de cinco anos. Pode ir at dez anos. Em alguns casos interminvel.

- Frias

O Psicanalista deve contratar tambm o seu perodo de descanso semanal, aos feriados a anual. Estas frias devem atender tambm as necessidades de descanso financeiro do paciente quanto de um perodo de cessao de trabalho, que funciona bem para realimentar as esperanas e fortalecer a transferncia, quando for o caso.

Escrito por Cristina. s 16h26 [(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]

- Regra da Livre Associao

No contrato fixamos tambm que o nosso trabalho tem uma metodologia rgida, no por uma questo de intransigncia, mas de princpio. A regra urea Livre Associao de idias. Psicanlise isso. Fora dessa regra o que existe mtodo catrtico, apio...Nosso objetivo, o da Psicanlise, tornar o inconsciente, o id, consciente. Pretendemos e

conseguimos trazer todo material recalcado no id para a superfcie, para o consciente, para o ego. Uma vez tona , interpretamos e o prprio paciente se dar conta dos problemas, sua causas e aprender conviver com os tais, e, se for o caso, promover a catarse.

Naturalmente que o paciente no se envolver to facilmente assim. Leva algum tempo para entender e conseguir falar o que vai passando pela mente. Durante bom tempo ele vai tentar dialogar com o psicanalista, o que evitamos, com o silncio absoluto.

- Pagamento das Faltas

Embora este critrio no seja exclusivo da psicanlise, tem para ns uma importncia capital. O paciente s vezes foge das sesses por motivos conscientes ou inconscientes. De qualquer maneira tais motivos so resistncia. Mesmo quando diz que no tinha dinheiro, razo pelo que optamos pelo pagamento mensal, para evitar esta desculpa.

Deve ficar claro que a sesso agendada dele e ele paga, quer comparea ou no. Isto aumenta a responsabilidade do tratamento.

- Mudana de Horrio

bastante comum ser solicitada em pacientes fbicos, ansiosos ou limtrofes(especialmente esquizofrnico). No deve ser de tudo proibida nem incentivada. Damos bom exemplo quando subordinamos toda a nossa vida aos compromissos da psicanlise. Se o psicanalista hoje e amanh troca o horrio das sesses por motivos fteis, claro que o paciente vai se sentir no direito, e isto nos adverso.

- O Material Onrico

Psicanalista que se preza no pode fugir dos sonhos nem possuir deles idia mstica, fantstica, sobrenatural, religiosa ou banal. O sonho o melhor material que a mente fornece. No sonho as informaes so completas e livres de bloqueios. Vm, contudo, revestidas de simbolismo aparentemente intransponveis.

Escrito por Cristina. s 16h25 [(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]

PAR ANALTICO

A figura do Par Analtico(e no casal) surge em decorrncia da analisabilidade. Se os requisitos para a situao analtica no forem atendidos, certamente que paciente e psicanalista formaro uma dupla de estranhos. Queremos afastar desde j a idia de que o Par Analtico engloba aspectos transfernciais. No engloba, mas predispe ao surgimento da mesma. E se no ocorrer a transferncia, o trabalho ser intil, no haver cura. Assim, para entender o mesmo, temos que considerar se um determinado paciente vai responder melhor a um analista do que a outro, ou que um analista pode tratar melhor uns pacientes do que outros. Par analtico, , portanto, o melhor analista para determinado paciente e paciente adequado para determinado analista.

TRANSFERNCIA

A transferncia a vivncia, no presente, de sentimentos, pulses, atitudes, fantasias e defesas em relao a uma pessoa, que so inadequadas a essa pessoa e so uma repetio, um deslocamento de reaes que se originam com referncia a pessoas significativas do incio da infncia. Acentuo que, para a reao ser considerada transferncia, deve ter duas caractersticas: deve ser uma repetio do passado e deve ser inadequada ao presente. GREENSON(1965).

Pode-se dizer que a transferncia uma tentativa do paciente no sentido de reviver e novamente colocar em cena, na situao analtica e na relao com o analista, situaes e fantasias de sua infncia. Portanto, a transferncia um processo regressivo...A transferncia se desenvolve em conseqncia das condies do experimento analtico, isto , da situao analtica e da tcnica analtica.

Transferncia um fenmeno que ocorre em qualquer relao de cuidado: mdicopaciente, dentista-paciente, e outros profissionais e seus pacientes, professor-aluno, marido-mulher, namorado-namorada, entre amigos e outros vnculos. um fenmeno que ocorre entre humanos, define o futuro de um vnculo e, s vezes, a tragdia de uma relao. a carga afetiva, metafrica, que um sujeito projeta no outro, carga essa trazida da histria familiar. Se a histria familiar suficientemente boa, a transferncia boa, se no...

Escrito por Cristina. s 16h24 [(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]

CONTRATRANSFERNCIA

a influncia do paciente sobre os seus sentimentos inconscientes, e quase nos inclinamos a insistir em que ele haver de reconhecer sua contratransferncia em si mesmo e super-la...nenhum psicanalista vai alm do que lhe permitem os seus prprios complexos e as suas resistncias internas.

A primeira afirmao explcita do valor positivo da contratransferncia foi feita por Heimann(1950-1960), considerou a contratransferncia como abarcando todos os sentimentos que o analista experimenta com relao a seu paciente.

O analista tem de ser capaz de suportar os sentimentos que so despertados em si prprio, em oposio descarga dos mesmos(que o que o paciente faz), a fim de

subordin-los tarefa analtica na qual ele, analista, funciona como reflexo em espelho para o paciente. A hiptese bsica dessa autora que o inconsciente do analista entende o inconsciente do paciente. Esse relacionamento no nvel profundo chega superfcie sob a forma de sentimentos que o analista percebe em resposta a seu paciente, em sua contratransferncia.

Afirma que o analista deve utilizar sua resposta emocional ao paciente sua contratransferncia como chave para o entendimento do paciente. O tratamento analtico se baseia na sinceridade, e principalmete, na neutralidade para com o paciente, que adquirimos por manter controlada a contratransferncia.

INSIGHT

Insight definido na lngua inglesa como a capacidade de entender verdades escondidas

especialmente de carter ou situao portando um sentido igual a discernimento, ou a capacidade para discernir a verdadeira natureza de uma situao, o ato ou o resultado de alcanar a ntima ou oculta natureza das coisas ou de perceber de uma maneira intuitiva.

Em um dicionrio de Filosofia, insight definido como: Viso sbita, iluminao, intuio, que permite, por exemplo, ao animal resolver imediatamente um problema.

NEUROSE

A neurose um conflito entre o Id e o Ego, sendo o Ego o mediador do mundo externo, ele organiza para que os desejos do Id se satisfaam sem dor. Quando o Ego no consegue condies adequadas com o mundo externo e nem cri-las o Ego cria seus mecanismos de defesa.

A represso(um dos mecanismos de defesa) fica ligada a angstia quando diante de um impulso do Id, que poderia provocar um desprazer por ser conflitante com a realidade externa e/ou com as exigncias do superego, emite um sinal com o intuito de bloquear o processo interno em andamento. Este sinal de desprazer, destinado a efetuar a represso valendo-se do princpio do prazer a angstia.

Escrito por Cristina. s 16h23

[(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]

PROBLEMAS ESTRUTURAIS

A noo de ego pertence ao vocabulrio Freudiano desde o incio das suas pesquisas. O

primeiro conceito propriamente psicanaltico, o de defesa, j envolve o ego como um dos plos do conflito; a represso ou defesa patolgica descrita em 1894 como a expulso da conscincia, pelo ego, de idias incompatveis com sua organizao geral.

O sistema pr-consciente, encarregado do controle motor, da operao da linguagem, e da atividade inibidora, herdou as caractersticas fundamentais do ego neurnico do Projeto. Por outro lado, o ego contribui para a formao do sonho com o desejo de dormir, que um dos fatores constituintes do processo onrico. Destes primeiros textos de Freud, destaca-se a concepo do ego como uma organizao psquica voltada para o mundo exterior, atravs da percepo e da motilidade(movimento), e com uma superfcie de contato com o aparelho mental propriamente dito, na qual se desenvolvem os processos defensivos.

O artigo de 1911, Formulaes sobre os dois princpios do funcionamento Psquico, reserva ao ego a funo de suporte das pulses de autoconservao, e apresenta uma distino de grande importncia futura: a que existe entre o ego de prazer e o ego de realidade. Ambos so apenas modalidades de operao das pulses de autoconservao.

Contudo, a emergncia do ego de realidade supe um enlace ntimo entre as pulses de autoconservao e as exigncias da vida, de sorte que o ego de prazer acaba subordinado a elas. Nesta etapa, o ego de realidade encarregado das funes propriamente conscientes: o DISCERNIMENTO, isto , o juzo sobre o verdadeiro e o falso, baseado na prova de realidade; o pensamento, que nada mais do que a ligao das energias que o arco reflexo descarregaria de maneira imediata, ou, dito de outra forma, a atividade de representao das aes especficas vantajosas e seu encadeamento com as imagens verbais; a operao da linguagem, que auxilia o indivduo na sua comunicao com o meio exterior e na compreenso diferenciada deste meio. A educao estimula a predominncia do Princpio de Realidade, introduzindo inclusive modificaes no carter, como vimos a propsito dos traos de perseverana, economia e ordem, que surgem como formaes reativas contra o prazer anal. A diferenciao progressiva das pulses sexuais, que se encontra na raiz do conflito neurtico, sugere que a escolha da neurose no depende apenas da trajetria da libido, mas tambm da evoluo do ego; Sendo o ego a formao psquica voltada para a realidade, na sua estrutura que se deve buscar o efeito destas idias, que s podem ter-se originado da educao. A parte do ego que realiza esta tarefa a instncia a que Freud denomina ideal do ego, e sua funo avaliar as realizaes do restante do ego por seu parmetro idealizado.

A origem do ideal do ego se prende ao narcisismo infantil: a perfeio que o ego infantil se atribua, sua auto-suficincia e beleza imaginria, deslocada para o ideal do ego, que o resguarda das crticas do mundo externo. Freud o coloca admiravelmente:

Aquilo que ele projeta adiante de si, como seu ideal, apenas o substituto para o narcisismo perdido da sua infncia a poca em que ele era seu prprio ideal. Esta diferenciao permite esclarecer melhor a possvel ambigidade do conceito do ego, por

um lado objeto da pulso sexual e por outro correlato da pulso de autoconservao: distinguindo instncias na sua estrutura, semelhana do que se fizera para o conjunto do aparelho psquico, possvel deixar o ideal do ego como objeto narcisista e o ego propriamente dito como o agente da autopreservao, conforme as atividades necessrias para este fim: o pensamento objetivo, o controle motor, etc.

importante distinguir, nesta altura, os processos da idealizao e da sublimao. Freud explcito: a idealizao concerne ao objeto da pulso, a sublimao sua finalidade. A idealizao pode ocorrer tanto na esfera da libido do ego(caso do ideal narcisista) quanto na da libido objetal(caso da paixo desenfreada). A sublimao, por sua vez, uma dessexualizao da finalidade pulsional, e representa a principal alternativa represso, no sentido de canalizar pores considerveis da libido para objetivos socialmente mais produtivos. Ela pode ser estimulada pelo ideal, mas permanece independente dele. Na verdade, a funo primordial do ideal do ego nada tem a ver com a sublimao: consiste no estabelecimento da conscincia moral, que constantemente est observando o ego e verificando sua compatibilidade com os altos padres originados pelo desvio do narcisismo. Nesta qualidade, a conscincia moral pode ser um poderoso fator de represso, exigindo a renncia a objetos e desejos de ndole sexual, enquanto a sublimao permite ao ego realizar suas potencialidades sem recorrer represso.

A funo repressiva da conscincia moral facilmente perceptvel nas autorecriminaes da neurose obsessiva e nos delrios de observao da parania, com a importante diferena de que na segunda a conscincia como que se destacou da personalidade do indivduo, criticando-o do exterior, sob a forma de vozes misteriosas.

Escrito por Cristina. s 16h23 [(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]

ANALISIBILIDADE

O termo analisar uma expresso compacta que abrange aquelas tcnicas que aumentam a compreenso interna.

Estas inclui:

Confrontao: Considerada como um processo que consiste em chamar a ateno do paciente para um determinado fenmeno, tornando-o explcito, e fazendo o paciente reconhecer algo que esteve evitando e que ter de ser mais bem compreendido.

Clarificao: Embora esta possa ser subseqente confrontao, e misturar-se com ela, representa, referencialmente, o processo que consiste em colocar sob um foco mais ntido

os fenmenos psicolgicos com os quais o paciente foi confrontado(e que ele agora est mais apto a considerar). A clarificao implica a descoberta de detalhes significativos que tm de ser separados do material estranho.

Interpretao: Significa tornar consciente o significado, a origem, a histria, o modo ou a causa inconsciente de um determinado acontecimento psquico. Geralmente, isso exige mais de uma interveno.

Elaborao: (working through) Abrange um conjunto complexo de procedimentos e processos que ocorrem depois que h uma compreenso interna. O trabalho analtico que possibilita que uma compreenso interna provoque uma mudana o trabalho da elaborao(Greenson, 1965b). Ela abrange, no geral, nas investigaes complexas, progressivas e repetitivas das resistncias que impedem que uma compreenso interna provoque uma mudana. Alm de ampliar e aprofundar a anlise das resistncias, as reconstrues tambm tem uma importncia especial. A elaborao pe em movimento uma variedade de processos circulares nos quais a compreenso interna, a memria e a mudana de comportamento se influenciam reciprocamente.

Greenson prope uma definio de elaborao centrada na compreenso interna(insaite) e na modificao.

No consideramos o trabalho analtico elaborao antes de o paciente ter compreenso interna profunda(insaite) somente depois. O objetivo da elaborao tornar eficaz a compreenso interna(insaite), isto efetuar mudanas significativas e duradouras no paciente...A anlise daquelas resistncias que impedem que a compreenso

interna(insaite) produza modificao, constitui o trabalho da elaborao, essencialmente a repetio, o aprofundamento e a ampliao da anlise das resistncias.

INTERPRETAO

Significa tornar consciente o significado, a origem, a histria, o modo ou a causa inconsciente de um determinado acontecimento psquico. Geralmente, isso exige mais de uma interveno.

1. As inferncia e concluses do analista referente ao significado e importncia inconsciente das comunicaes e da conduta do paciente.

2. A comunicao que o analista faz ao paciente acerca das referncia e concluses dele, analista.

3. Todos os comentrios feitos pelo analista. Esse o emprego coloquial comum do termo.

4. As intervenes verbais especificamente destinadas a efetuar uma modificao dinmica atravs da compreenso interna(insaite).

Tipos de interpretao:

- Interpretao do contedo: Expresso usada para designar a traduo do material manifesto ou superficial para aquilo que o psicanalista entende ser o seu significado mais profundo, geralmente com nfase especial nos desejos e fantasias sexuais e agressivos da infncia; No enfocam o conflito e a luta que mantiveram inconscientes s lembranas e as fantasias. Juntamente com as interpretaes dos smbolos, que so a traduo de significados simblicos, tal como aparecem nos sonhos, lapsos de lngua, etc.

- Interpretao da defesa: Visam mostrar ao paciente os mecanismos e as manobras de que ele se utiliza para lidar com os sentimentos dolorosos envolvidos num determinado conflito e, se possvel, as origens dessas operaes. Pensa-se que as interpretaes da defesa so complemento indispensvel das interpretaes do contedo, pois pensa-se tambm que estas so insuficientes, a menos que o paciente consiga ver o modo como maneja os impulsos infantis em si mesmos.

- Interpretao modificadora: Sugeri que as mudanas fundamentais que se fazem no paciente por meio de interpretao so aquelas que afetam seu superego.

- Interpretao direta: So as interpretaes dadas como resposta imediata ao material do paciente, sem esperar por outras associaes ou clarificao. Muitas vezes, so uma forma de interpretao de smbolos.

Susan Isaacs(1939) disse que o processo de intepretao de tornar-se consciente de um significado mais profundo do material do paciente descrito, s vezes, como intuio. O processo de compreenso pode ser inconsciente, em ampla medida, mas no mstico. Fica mais bem caracterizado como uma percepo. Percebemos o significado inconsciente das palavras e da conduta do paciente como um processo objetivo. Nossa capacidade de v-lo depende... de uma multiplicidade de processos em ns mesmos, em parte conscientes e em parte inconscientes. Mas uma percepo objetiva daquilo que est no paciente, e se baseia em dados reais.

Escrito por Cristina. s 16h22 [(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]

RESISTNCIA

Antes do desenvolvimento da tcnica psicanaltica da associao livre, quando Freud ainda empregava a hipnose e a tcnica da presso, a resistncia era encarada como algo que, no paciente, se opunha s tentativas do mdico de influenci-lo. Freud considerou essas tendncias oponentes como um reflexo, na situao de tratamento das mesmas foras que efetuavam e mantinham a dissociao(represso) de recordaes dolorosas e as afastavam da conscincia,

Segundo Freud:

Assim, uma fora psquica...eliminara da associao a idia patognica e agora se opunha a seu retorno memria. O no saber do paciente histrico era de fato um no querer saber um no querer que, em grau maior ou menor, podia ser consciente. A tarefa do terapeuta, portanto, consiste em superar... essa resistncia a associao.

O fator da resistncia tornou-se um dos pontos capitais de sua teoria. As idias que so normalmente afastadas sob todo tipo de pretexto...so consideradas por ele como derivadas dos fenmenos psquicos(pensamentos e impulsos) reprimidos, distorcidos por causa da resistncia contrria sua reproduo...Quanto maior a resistncia, maior a distoro. Em 1926, Freud distinguiu 5 tipos e origens principais de resistncia: 1. Resistncia da Represso: Que poderia ser considerada como a manifestao clnica da necessidade do indivduo de se defender de impulsos, recordaes e sentimentos que, se emergissem na conscincia, causariam um estado de sofrimento, ou ameaariam causar tal estado.

2. Resistncia da transferncia: Essencialmente semelhante resistncia da represso, possui a especial qualidade de, ao mesmo tempo que a exprime, tambm refletir a luta contra impulsos infantis que, sob forma direta ou modificada, emergiram em relao pessoa do analista.

3. Resistncia que deriva do ganho resultante da doena(ganho secundrio): Embora, inicialmente, o sintoma possa ser sentido como corpo estranho e indesejvel, pode ocorrer, e muitas vezes ocorre, um processo de assimilao do sintoma na organizao psicolgica do indivduo.

Segundo Freud: O ego passa agora a comportar-se como se reconhecesse que o sintoma tivesse vindo para ficar, e a nica coisa a fazer aceitar a situao, sem afligir-se, e tirar dela a maior vantagem possvel(1926).

Esses ganhos secundrios oriundos dos sintomas so bem conhecidos sob a forma de vantagens e gratificaes obtidas da condio de estar doente e de ser cuidado ou ser objeto do compadecimento dos outros, ou sob a forma de gratificao de impulsos agressivos vingativos para com aqueles que so obrigados a compartilhar o sofrimento do paciente.

4. Resistncia do ID: Devido resistncia dos impulsos instintuais a qualquer modificao no seu modo e na sua forma de expresso. Segundo Freud(1926): E...como os senhores podem imaginar, provvel que haver dificuldades se um processo instintual, que por dcadas inteiras trilhou novo caminho que recm se lhe abriu. Essa forma de resistncia necessita, para sua eliminao, daquilo que Freud denominou elaborao.

5. Resistncia do superego ou resistncia enraizada no sentimento de culpa do paciente ou na sua ecessidade de punio.Freud considerava a resistncia do superego como sendo a mais difcil de o analista discernir e abordar.Ela reflete a ao de um sentimento inconsciente de culpa(1923) e responsvel pela reao aparentemente paradoxal do paciente a todo passo que, no trabalho analtico, representa a materializao de um ou outro impulso de que vo se defendendo pressionados pela sua conscincia moral.

ATOS FALHOS

Os chamados atos sintomticos so para Freud evidncia da fora e individualismo do inconsciente: e sua manifestao comum nas pessoas sadias. Mostram a luta do consciente com o subconsciente(contedo evocvel) e o inconsciente(contedo no evocvel). So os Lapsus lingual, popularmente dito traio da memria, ou mesmo convices enganosas e erros que podem ter conseqncias graves. Pode-se dizer tambm que atos falhos so um conjunto de fenmenos que se produzem no momento em que um indivduo se exprimir ou proceder diferentemente do que tenciona fazer. Engloba erros de expresso(lapsos), de leitura ou de audio, esquecimento de palavras, perdas incompreensveis de objetos familiares. Geralmente so incidentes aparentemente insignificantes, que no tem conseqncias prticas. Muitas pessoas explicam os atos falhos por falta de ateno, acaso, cansao, etc. Para Freud os atos falhos so formaes de compromisso, que nascem da oposio de duas tendncias ou intenes concorrentes, uma das quais manifesta(ou aparente) e a outra latente(ou

inconsciente). Atravs do ato falho o indivduo resolve este conflito, manifestando de maneira deformada a tendncia latente

Escrito por Cristina. s 16h22 [(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]

RTN REAES TRANSFERNCIAIS NEGATIVAS

A transferncia a vivncia de sentimentos, impulsos, atitudes, fantasias e defesas dirigidas a uma pessoa no presente, sendo que essa vivncia toda no se coaduna(unir) com essa pessoa e constitui uma repetio, um deslocamento de reaes surgidas em relao a pessoas importantes na infncia primitiva. A susceptibilidade de um paciente s reaes transferenciais advm do seu estado de insatisfao instintual e da conseqente necessidade de encontrar oportunidades de descarga(FREUD, 1912).

importante salientar o fato de que o paciente tem a tendncia de repetir em vez de relembrar; a repetio sempre uma resistncia em relao funo da memria. Todavia, pela repetio, pela reencenao do passado, o paciente torna possvel a entrada do passado na situao de tratamento. As repeties transferenciais trazem para a anlise o material que, de outra forma seria inacessvel. Se manejada adequadamente, a anlise da transferncia vai nos levar a recordaes, reconstrues e compreenso interna e a uma parada eventual da repetio.

Existem vrias maneiras de classificar as diversas formas clnicas de reaes transferenciais. As designaes mais utilizadas so a tranferncia positiva e a negativa. A transferncia positiva implica as diferentes formas de anseios sexuais assim como gostar, amar e respeitar o analista. A transferncia negativa implica algumas variaes da agressividade sob a forma de raiva, averso, dio ou desprezo pelo analista. Deve ter-se sempre em mente que todas as reaes transferenciais so essencialmente ambivalentes. Clinicamente, o que aparece apenas a superfcie.

Para que ocorram as reaes transferenciais na situao analtica, o paciente deve estar disposto e capacitado para correr o risco de alguma regresso temporria em relao s funes do ego e das relaes objetais. O paciente deve ter um ego capaz de regredir temporariamente s reaes transferenciais mas tal regresso deve ser parcial e reversvel de modo que o paciente possa ser tratado analiticamente e ainda assim viver no mundo real. As pessoas que no se atrevem a regredir da realidade e aquelas que no conseguem voltar rapidamente realidade so riscos indesejados para a psicanlise.

O termo transferncia negativa empregado para designar sentimentos transferenciais que se baseiam no dio em qualquer de suas diferentes modalidades, seus antecedentes e seus derivativos. A transferncia negativa pode ser expressa como dio, ira, hostilidade, desconfiana, desdm, averso, censura, ressentimento, amargura, inveja, desgosto, desprezo, aborrecimento etc. Est sempre presente na anlise embora seja, em geral, muito mais difcil de ser descoberta do que as manifestaes da transferncias positiva. No so s os pacientes que se defendem da percepo do dio transferencial mas o prprio psicanalista capaz, inconscientemente, de compartilhar dessa resistncia. Na minha experincia e na dos outros tambm a transferncia negativa insuficiente analisada a causa mais freqente da anlise num beco sem sada.

O aparecimento das reaes transferenciais negativas transitrias logo no incio da anlise traz mais problemas do que o amor transferencial passageiro tambm no princpio. A hostilidade e a ira ao iniciar-se a anlise, antes de estabelecida uma aliana de trabalho segura, faz com que o paciente tente atuar(act out) e interromper a anlise.

Assim, deve-se ir seguindo a transferncia negativa inicial com tenacidade a fim de evitar tal evoluo.

ASSOCIAO LIVRE Em 1892, Freud abandona a tcnica da hipnose e da presso para deixar o paciente falar, pois leva em considerao que a pessoa/paciente pode aceitar ou no a sugesto. Surge ento a tcnica da associao livre, com a qual pedia para o(a) paciente falar livremente

tudo que lhe viesse cabea, sem censura, por mais estranho e absurdo que lhe parecesse. Diz que esse encadeamento leva percepo de sobredeterminao.

O processo da associao livre comea depois de concludas as entrevistas preliminares. Nas entrevistas preliminares, o analista pde chegar a uma avaliao da capacidade do paciente para trabalhar na situao analtica. Parte da avaliao consistiu em determinar se o paciente, em suas funes do ego, dispunha de elasticidade para oscilar entre as funes mais regressivas do ego quando estas so necessrias na associao livre e entre as funes do ego mais maduras, funes estas necessrias compreenso das intervenes analticas, respondendo a perguntas diretas e voltando vida quotidiana no final da sesso.

Geralmente, o paciente associa livremente durante quase toda a sesso mas ele pode tambm relatar sonhos e outros acontecimentos de sua vida quotidiana ou do seu passado. Uma das caractersticas da psicanlise que se pede ao paciente que inclua suas associaes quando narra seus sonhos ou outras experincias. A associao livre tem prioridade sobre todos os outros meios de produo de material na situao analtica.

A associao livre o mtodo mais importante para a produo de material na psicanlise. utilizada em momentos pr-estabelecidos naqueles tipos de psicoterapia que buscam uma certa dose de volta do reprimido, as assim chamadas psicoterapias orientadas psicanaliticamente. No empregada nas terapias antianalticas, de apoio ou de encobrimento do reprimido. FIM DA ANLISE

O efeito teraputico de uma anlise est atrelado transferncia, que utiliza a linguagem como instrumento. Graas transferncia, o bem mais precioso de uma anlise, entrelaada interpretao, paciente e analista juntos trilham o percurso de uma anlise. A anlise infinita num aspecto mas, no pode, por outro lado, escapar de sua finitude, a qual pe em cena a relao do sujeito com castrao, rochedo com o qual se esbarra no

final de anlise. Se ele inicia uma anlise defendendo-se deste confronto, ao final do processo analtico esbarra-se inevitavelmente com ele. Pulso de um lado e complexo de castrao do outro e teramos aqui a dupla que adjetivaria o fim de anlise. A pulso se situaria do lado de um relanamento infinito, balizada pelos limites com que esbarra a castrao. Mas esta dicotomia no deve ser vista de forma to simplista, como tudo em Freud. No devemos, de forma radical, situar o infinito do lado da pulso e o finito do lado do Complexo de Castrao. Pois, no fundo, a constncia da fora da pulso se identifica a um desejo reconhecido em fim de anlise, ao mesmo tempo que seria precipitado acreditar que o Complexo de Castrao est relacionado a um fim, porque as particularidades deste impasse constituem elas mesmas a ocasio de um relacionamento infinito em Freud. Como de costume em Freud, no podemos apressadamente retirar concluses simplistas. O sintoma antes de mais nada um sofrimento que nos pe em questo. O processo de anlise pe em marcha uma cadeia incessante de outros questionamentos, constantemente renovada. Na ps-modernidade, num mundo fragmentado e marcado por certezas que se colocam como inquestionveis, o que a psicanlise procura reinstalar a nossa capacidade de questionamento. Mesmo que o analisando assim o faa de incio acreditando que um outro sabe todas as respostas, cabe ao analista reenderea-las de volta ao analisando pra que abra-se para ele sua capacidade de se por em questo, aquela que o ps em anlise.

Escrito por Cristina. s 16h21 [(0) Comente] [envie esta mensagem] [link]

Conceitos Importantes em Psicanlise

CONCLUSO

Numa anlise, trata-se, na verdade, de voltar ao ponto de partida, ou seja, ao ponto de origem fantasstica da neurose, e de reproduzir no seio da anlise a mesma situao de perigo que, no inconsciente, provoca a angstia. Numa palavra, criar a angstia para resolv-la; trata-se de instituir uma nova neurose, uma histeria de transferncia, e ento tentar encontrar uma sada melhor que a da converso(se define, do ponto de vista econmico, como a transformao de um excesso constante de energia que passa do estado psquico para o estado somtico). Essa outra sada, para a qual todo o trabalho analtico deve se orientar, condensa-se numa frmula: atravessar a angstia. O psicanalista visa criar as condies para que o analisando finalmente enfrente o seu medo.

As tcnicas da psicanlise desenvolvidas por Freud so facilitadoras para a chegada do analista ao inconsciente do paciente e resolver ou tentar os seus conflitos ou patologias e traz-lo ao estado de cura.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FREUD, SIGMUND. Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas completas de SIGMUND FREUD. BRENNER, CHARLES. Noes Bsicas de Psicanlise. Imago Editora LTDA. JEAN LAPLANCHE & JEAN-BERTRAND PONTALIS. Vocabulrio da Psicanlise. ALEXANDER, FRANZ. Fundamentos da Psicanlise. Zahar Editores. MEZAN, RENATO. Freud: A trama dos conceitos. Editora Perspectiva S.A. NASIO, JUAN-DAVID. A Histeria: Teoria e clnica psicanaltica

Vous aimerez peut-être aussi