Vous êtes sur la page 1sur 5

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SUPERINTENDNCIA DA EDUCAO

INSTRUO N014/08 - SUED/SEED


Estabelece critrios para o funcionamento da Classe Especial nas sries iniciais do Ensino Fundamental, na rea dos Transtornos Globais do Desenvolvimento.

A Superintendente da Educao, no uso de suas atribuies, e considerando os preceitos legais que regem a Educao Especial (LDBEN n. 9394/96, Parecer CNE n. 17/01, Resoluo CNE n. 02/01 e a Deliberao n. 02/03-CEE-PR), expede a seguinte INSTRUO 1. Definio Classe Especial uma sala de aula em escola do ensino regular, em espao fsico e modulao adequados, com professor especializado na Educao Especial que utiliza mtodos, tcnicas, procedimentos didticos e recursos pedaggicos especializados e, quando necessrio, equipamentos e materiais didticos especficos, conforme srie/ciclo, do ensino fundamental, visando o acesso ao currculo da base nacional comum. 2. Alunado Alunos regularmente matriculados nas sries iniciais do ensino fundamental, com Transtornos Globais do Desenvolvimento, que apresentam: alteraes qualitativas das interaes sociais recprocas, na comunicao, um repertrio restrito de interesses a atividades, estereotipado e repetitivo. Incluem-se neste grupo alunos com Autismo, Sndromes do Espectro do Autismo e Psicose Infantil que apresentam dificuldades de adaptao escolar e de aprendizagem, associadas ou no a limitaes no processo do desenvolvimento biopsicossocial, com dificuldades de acompanhar as atividades curriculares em classe comum que requeiram apoio e atendimento especializado intensos e contnuos. 3. Ingresso 3.1 O aluno deve estar matriculado nas sries iniciais do ensino fundamental. 3.2 Ter sido submetido a avaliao psicoeducacional no contexto escolar, realizada inicialmente pelo professor da classe comum, com apoio do professor especializado e /ou equipe pedaggica da escola e, complementada se necessrio, por outros profissionais (neurologista, psiquiatra) e equipe do Ncleo Regional de Educao, da Secretaria Municipal da Educao e/ou Departamento de Educao Especial/SEED.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SUPERINTENDNCIA DA EDUCAO

3.3 Apresentar avaliao pedaggica no contexto escolar registrada em relatrio, incluindo plano de trabalho com indicao de procedimentos de intervenes pedaggicas nas reas do desenvolvimento e do conhecimento elaborada pelos professores eequipe pedaggica, bem como, de atendimentos complementares que recebe e os nomes dos seus respectivos profissionais. 3.4 O aluno egresso de Escola Especial dever apresentar encaminhamento para a Classe Especial devidamente assinado pela equipe multiprofissional da Escola Especial (pedaggica e tcnica). 3.5 Apresentar relatrio pedaggico do desempenho acadmico com orientaes de trabalho nas reas do conhecimento e do desenvolvimento, elaborado pelo professor, equipe pedaggica e tcnica. 4. Organizao 4.1 Podero ser atendidos em Classe Especial, de 20 horas semanais, no mximo, cinco (05) alunos. 4.2 A Classe Especial dever cumprir a carga horria mnima anual de 800 horas, distribudas por um mnimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. 4.3 O Professor da Classe Especial dever prever o controle de freqncia dos alunos atravs de formulrio prprio elaborado pela escola, bem como o contato peridico com a equipe pedaggica da escola, a famlia e profissionais dos atendimentos complementares (psiclogos psiquiatras, neurologistas e outros), para orientao e acompanhamento do desenvolvimento do aluno e, participao no Conselho de Classe. 4.4 A Pasta Individual do aluno, alm dos documentos oficiais exigidos para a classe comum, dever conter os relatrios da avaliao psicoeducacional no contexto escolar, da clnica, e o relatrio de avaliao pedaggica semestral de acompanhamento, analisados e vistados pela equipe pedaggica. 4.5 Caber escola a responsabilidade de organizar e manter a documentao oficial do aluno atualizada. 4.6 A articulao entre as reas, educacional, scio-familiar e clnica teraputica necessria para propiciar apoios e intervenes adequadas. 5. Recursos humanos Tendo em vista as especificidades do alunado, os servios de apoio especializados devero oferecer atendimento educacional com professor especializado, complementado, quando necessrio, por atendimento multiprofissional (Psiclogo, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudilogo, Mdico Neurologista, Psiquiatra, entre outros), visando atender s necessidades do professor, da equipe pedaggica, do aluno e de sua famlia. 5.1 Para atuar em Classe Especial o professor, dever ter:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SUPERINTENDNCIA DA EDUCAO

a) Especializao em curso de ps-graduao na rea especfica; b) Licenciatura Plena com habilitao em Educao Especial, ou c) Ensino Mdio, com habilitao em Magistrio com Estudos Adicionais e atualmente na modalidade Normal. 5.2 Para atuar em Classe Especial recomenda-se que o professor tenha experincia de no mnimo dois (02) anos nas sries iniciais do ensino fundamental. 5.3. A equipe pedaggica deve ser habilitada ou especializada e participar da Formao Continuada, que contemple contedos referentes rea de Educao Especial. 6. Recursos materiais 6.1 Prever e prover no Projeto Poltico-Pedaggico da escola a aquisio dos materiais pedaggicos, utilizados na Classe Especial. 6.2 Prover espao fsico de tamanho, localizao, salubridade, iluminao e ventilao de acordo com os padres da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT 9050/1994). 7 Aspectos pedaggicos 7.1 Priorizar a necessidade de apoio pedaggico e/ou especificidade de cada aluno, atuando como mediador do processo de aprendizagem. 7.2 Prever o encaminhamento do aluno para as novas exigncias futuras, seja em classe comum ou em outras formas de escolarizao, bem como sua insero no mercado de trabalho. 7.3 Desenvolver o currculo da etapa/nvel escolar estabelecido para alunos da classe comum, a partir do Projeto Poltico-Pedaggico e da Proposta Pedaggica Curricular da escola. 7.4 Sistematizar o trabalho pedaggico em pequenos grupos e/ou individualizado, quando necessrio, com vistas ao progresso global, com adoo de estratgias funcionais na interao e busca de alternativa para potencializar o cognitivo, emocional, social, motor e/ou neurolgico. 7.5 O aluno dever receber atendimentos de acordo com as suas necessidades. 7.6 Envolver nos contedos a serem trabalhados todas as reas de conhecimento, bem como, as do desenvolvimento (cognio, socioafetivo-emocional e motora), seguindo as intervenes pedaggicas recomendadas na avaliao psicopedaggica. 7.7 Realizar adaptaes curriculares de metodologias, contedos, objetivos, avaliaes, temporalidade e espao fsico, de acordo com as peculiaridades do alun o. 7.8 Organizar os grupos de alunos em atendimento, preferencialmente, por faixa etria e/ou conforme necessidades pedaggicas semelhantes.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SUPERINTENDNCIA DA EDUCAO

7.9 Participar de acordo com sua faixa etria das aulas de Educao Fsica, Artes e atividades extra-classe, junto com os alunos da classe comum, potencializando a sua capacidade de aprender. 7.10 O professor da Sala de Recursos dever respeitar alguns princpios bsicos considerados essenciais para o sucesso desta modalidade de atendimento: a) todo ser humano necessita de aceitao; b) a reduo de ansiedade indispensvel para a superao da dificuldade; c) as experincias gratificantes mobilizam o desejo de prosseguir e a busca da auto realizao; d) prever as aes e os acontecimentos, estruturar o uso do tempo, do espao, dos materiais, e da realizao das atividades. 8. Acompanhamento 8.1 A avaliao na Classe Especial dever ser processual e contnua. 8.2. A anlise qualitativa dos resultados obtidos devero oferecer indicaes sobre as possibilidades de novos encaminhamentos pedagg icos para o aluno. 8.3 O acompanhamento pedaggico dever ser registrado em relatrio semestral elaborado pelo professor, juntamente com a equipe pedaggica, e ser arquivado na Pasta Individual do aluno. 8.4 O desempenho do aluno dever ser registrado em relatrio pedaggico semestral, elaborado pelo professor da Classe Especial, descrevendo os avanos nas reas do desenvolvimento e do conhecimento, bem como metodologias, estratgias, tipos de avaliao empregados, adaptaes curriculares realizadas e ajustes que ainda precisam ser efetuados, analisado e vistado pela equipe pedaggica da escola. 8.5 Dever ocorrer, semestralmente, acompanhamento da prtica docente e reavaliao peridica dos processos de interveno educativa proposto para cada aluno pela equipe pedaggica da escola, Ncleos Regionais de Educao e/ou Secretaria Municipal da Educao, com a finalidade de realizar ajustes ou modificaes no processo de ensino-aprendizagem. 8.6 O aluno freqentar a Classe Especial o tempo necessrio para superar as suas dificuldades e obter xito no processo de aprendizagem. 9. Encaminhamento para a classe comum/classificao 9.1 O encaminhamento do aluno para a classe comum ser feito atravs da Classificao, conforme legislao vigente. 9.2 O Professor da Classe Especial, a equipe pedaggica da escola e os professores da classe comum, aps consentimento da famlia do aluno, faro a Classificao atravs de relatrio pedaggico do desenvolvimento, atestando que o aluno est apto a freqentar o ensino regular e a srie na qual ser matriculado.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SUPERINTENDNCIA DA EDUCAO

9.3 O resultado da Classificao dever ser registrado em Ata, com cpia arquivada na Pasta Individual do aluno. 9.4 A srie para a qual o aluno for Classificado dever ser compatvel com a srie em que for declarado apto. 9.5 No Relatrio Final e no Histrico Escolar no poder ser feita nenhuma meno referente freqncia do aluno na Classe Especial, devendo-se registrar: Classificado para srie ..... , Deliberao n. 02/03-CEE, nome do Estabelecimento, Municpio, Estado e ano em que foi realizada a Classificao. 10. Transferncia Na documentao de transferncia do aluno para outra escola dever constar: a) Declarao da escola de origem na qual o aluno est matriculado na Classe Especial, devidamente assinada pela Direo; b) cpia do ltimo relatrio pedaggico semestral; c) cpia do relatrio de ingresso no servio especializado (avaliao psicoeducacional e avaliao clnica); d) no Histrico Escolar no dever constar que o aluno freqenta ou freqentou a Classe Especial. 11. Autorizao, renovao de autorizao, ampliao de carga horria e cessao. A Classe Especial poder funcionar em Estabelecimento de ensino regular (pblico ou particular) nas sries iniciais do ensino fundamental, devidamente autorizadas pela Secretaria de Estado da Educao. Requisitos Fundamentais: a) requerimento do diretor do estabelecimento deensino ao Secretrio de Estado da Educao; b) relao nominal de educandos que freqentaro o Servio de Apoio; c) avaliao psicoeducacional no contexto escolar; d) laudo psiquitrico ou neurolgico constando a psicopatologia; e) documentao do professor responsvel (habilitao, especializao, adicionais, comprovante do vnculo e da lotao); f) parcerias com a Secretaria Municipal de Sade ou Servio de Sade Mental, para a garantia do atendimento clnico-teraputico e demais orientaes necessrias para alunos, pais e professores; g) mximo de 05 alunos; h) formulrio de verificao feito pela equipe do NRE; i) Ato Administrativo (assinado pelo chefe do NRE). j) seguir instrues do Manual da Estrutura e Funcionamento/DAE/SUDE, na modalidade de Educao Especial. Curitiba, 04 de setembro de 2008. Alayde Maria Pinto Digiovanni Superintendente da Educao

Vous aimerez peut-être aussi