Vous êtes sur la page 1sur 15

A IMPORTNCIA DA TECONOLOGIA DA INFORMAO NAS TOMADAS DE DECISES DENTRO DE UMA ORGANIZAO

CSSIA DA SILVA FERNANDES

PARASO DO NORTE 2013

2 CSSIA DA SILVA FERNANDES

A IMPORTNCIA DA TECONOLOGIA DA INFORMAO NAS TOMADAS DE DECISES DENTRO DE UMA ORGANIZAO

Projeto apresentado como requisito para a aprovao na Disciplina de Estgio Supervisionado II do curso de Bacharel em Administrao da FAPAN - Faculdade de Agronegcios de Paraso do Norte. Orientador: Prof Marcelo Weihmayr

PARASO DO NORTE 2013

Sumrio
1 INTRODUO......................................................................................................................................4 2 REVISO DA LITERATURA.............................................................................................................6 REFERNCIAS......................................................................................................................................13 CRONOGRAMA....................................................................................................................................15

1 INTRODUO

1.1 JUSTIFICATIVA Hoje em dia, o que as empresas buscam informao, e essa busca no para at que o administrador se satisfaa com os resultados atingidos na empresa. As empresas precisam ter entendimento e controle das suas informaes para que possam ser utilizados como base para os negcios facilitando a tomada de decises para realizar adequaes quando necessrias. E tudo isso acontece com o uso de aplicativos, internet e sistema de informao. Eles so ferramentas que disponibilizam acesso, tratamento, gerao e armazenamento de dados e informaes para a empresa toda, em suas transaes internas ou externas, tratando os dados com qualidade para que se tornem informaes teis. Este estudo ser realizado em uma indstria de produo de lcool que conta em torno de 100 funcionrios. A escolha deste tema surgiu com a necessidade de facilitar a tomada de deciso utilizando a tecnologia da informao. Essa escolha visa contribuir para que quando a empresa precisar tomar alguma deciso, ela tome a deciso adequada para cada tio de situao.

1.2 OBJETIVO 1.2.1 Objetivo geral Determinar a importncia da tecnologia da informao abordando a tomada de deciso dentro de uma organizao.

5 1.2.2 Objetivos Especficos - Apresentar alguns elementos que compem a rea de TI; - Analisar a percepo do gestor sobre a TI nas atividades internas da empresa; - Avaliar os resultados por meio de pesquisas dentro da empresa sobre os recursos de TI que foram disponibilizados atravs dos resultados.

1.3 DELIMITAO DO ESTUDO Um estudo de caso no setor administrativo de uma empresa de Paraso do Norte que procura mostrar a importncia da utilizao de TI para sua tomada de deciso.

1.4 ORGANIZAO DO ESTUDO O trabalho ser realizado da seguinte forma: Capitulo 1 Introduo. Neste capitulo ser apresentado a justificativa do projeto, o objetivo geral, objetivos especficos, a delimitao do estudo e a organizao do estudo. Capitulo 2 Reviso da Literatura. Neste capitulo dever ter uma leve definio dos tpicos a serem desenvolvidos. Capitulo 3 Metodologia. Neste capitulo ser tratado o tipo de pesquisa a ser realizada, sua conceituao e justificativa. Capitulo 4 Apresentao e Anlise dos Resultados Neste capitulo ser apresentado o resultado do estudo de caso confrontando com a reviso da literatura. Capitulo 5 Concluses e Recomendaes Neste capitulo ser apresentada as concluses e recomendaes para prximos trabalhos.

2 REVISO DA LITERATURA

2.1 A TECNOLOGIA Segundo o site da Faefi a tecnologia uma expresso muito ampla que abrange vrias reas de conhecimento. Etimologicamente a palavra tecnologia deriva-se do grego " tekhne" que significa "tcnica, arte, ofcio" em conjunto com o sufixo "logia" que significa "estudo". Kruglianskas (1996) acredita que a tecnologia como um conjunto de entendimentos fundamentais para gerar, fornecer e partilhar bens e servios de forma acirrada, ou seja, competitiva. RODRIGUES (1996, p.30), ao se manifestar sobre este tema, assim se expressa:
Hoje a tecnologia est inserida em todos os setores organizacionais. Em uma superficial referncia poderamos citar a tecnologia utilizada para produzir os bens e servios, a tecnologia empregada para o controle do processo produtivo, a tecnologia adotada para a gesto de recursos humanos, a tecnologia para a gesto do negcio entre outras. Para Fleury (1990), em diferente interpretao, define a tecnologia como um conjunto de informaes organizadas, de vrios tipos, resultante de muitas fontes, ao alcance de inmeros mtodos, empregado na produo de bens.

7 2.2 O QUE INFORMAO De acordo com ULBRA (2008) a informao um conjunto de dados que foram organizados e manipulados, caso os dados no passem por um processo de transformao de pouco adiantar para as organizaes. Dados so ocorrncias cruas que ocorrem no cotidiano de um ambiente. Para ULBRA, 2008 apud O'Brien (2004) os dados so processados em um elemento til para os usurios. Os dados so manipulados gerando assim a informao. A figura 1 representa o processo de transformao dos dados para gerar as informaes.

Figura 1: Adaptado de Rosini e Palmisano (2012) Transformao dos dados para a informao

Conforme Barreto (1994), informao um instrumento de sintonizao do mundo e da ao sobre ele, visando o conhecimento. Quando entendida adequadamente as informaes geram benefcios para a reduo das incertezas. Para Stair e Ronalds, (2002, p. 4) informao :
Uma coleo de fatos organizados de modo que adquirem um valor adicional alm do valor dos prprios fatos. Por exemplo, um gerente em particular poderia entender que o total de vendas mensais est mais adequado ao seu objetivo, ou seja, mais valioso do que o nmero de vendas de cada representante individual.

8 A compreenso acertada de uma informao, segundo Machado e Machado (1996), depende muito da situao de anlise dos fatos e da definio da caracterstica do dado, ou seja, preciso saber interpretar o que um dado designa, para assim obter uma informao que seja confivel e eficaz.

2.3 A IMPORTNCIA DA INFORMAO PARA UMA EMPRESA Segundo Junior (2011) a informao de extrema importncia para uma organizao. A qualidade adquirida da mesma auxilia na eficincia do processo de tomada de decises. Sua introduo na estratgia empresarial um dos fatores principais na criao de valor, ajudando a criar vantagens competitivas para a empresa. As informaes de qualidade devem ser comparativas, confiveis e adquiridas com agilidade de modo que possa ter caractersticas bem definidas e assim dar suporte ao tomador de decises, Rezende e Abreu (2000). Ulbra, (2008, p. 21) ao falar de qualidade da informao afirma:
Pode-se afirmar que uma informao com alto grau de qualidade, ou seja, que atenda a todas as caractersticas necessrias para ser til para a organizao, um instrumento valioso num processo de tomada de deciso acertado, coerente, dinmico e que certamente gerar bons resultados. Com isso, ento, estaremos desenvolvendo conhecimento.

De acordo com Rezende e Abreu (2011), a informao tem valor significante para quem a possui, seja indivduo seja organizao. Ela possui valor, pois est presente em todas as operaes que envolvem indivduos, processos, sistemas, recursos financeiros, tecnologias, etc.

2.3.1 SISTEMA DE INFORMAO

Para Rosini e Palmisano (2012) a informao o componente fundamental dos

9 sistemas, determinando que todo sistema um conjunto de elementos interdependentes em interao, buscando atingir um mesmo objetivo. De acordo com Rezende (2005), todo sistema, usando ou no recursos de tecnologia da informao que armazenam dados e reproduz informao pode ser genericamente considerado Sistema de Informao. Rezende e Abreu (2011, p. 79) diz que:
Os sistemas de informao nas empresas requerem estudos quanto a sua importncia na abordagem gerencial e estratgica dos mesmos, juntamente com a anlise do papel estratgico da informao e dos sistemas na empresa [...]. Esses estudos e anlises orientam o novo paradigma organizacional das empresas como os seus respectivos desafios e impactos dos sistemas da tecnologia da informao nas organizaes. Uma organizao classificada como uma infoempresa quando ela atua com base em informaes, e estas informaes esto organizadas e acondicionadas, considerando tanto informaes internas quanto externas. Essa expresso utilizada para empresas que operam de maneira inovadora e competitiva, (Rezende e Abreu, 2011).

2.4 A TECNOLOGIA NA ATUALIDADE A tecnologia encontra-se em toda parte, o mundo atual preponderado por avanos tecnolgicos tanto na sociedade quanto nas organizaes, alm disso, esse processo de propagao no para, pois a busca pela tecnologia constante para a melhoria dos processos de tomadas de decises, Rosini e Palmisano (2012). Segundo Mcgee e Prusak (1994), a tecnologia transformou o mundo dos negcios de uma maneira irreversvel. A partir do momento em que foi inserida sistematicamente, por volta da dcada de 50, obteve uma modificao primordial no modo de operar das organizaes. 2.4.1 TECNOLOGIA DA INFORMAO

3 METODOLOGIA 3.1 DEFINIO DO TIPO DE PESQUISA Para a execuo deste trabalho, ser preciso a definio do tipo de pesquisa a ser utilizada. Quanto aos fins est pesquisa ser descritiva. Segundo Rodrigues (2007, p.29):
Descritivo o estudo que apresenta informaes, dados, inventrios de elementos constitutivos ou contguos ao objeto, dizendo o que ele , do que se compe, em que lugar est localizado no tempo e no espao, revelando periodicidade, indicando possveis regularidade ou irregularidade, mensurando, classificando segundo semelhanas e diferenas, situando-o conforme as circunstncias.

Para Gil (2002, p.42). As pesquisas descritivas tem como objeto primordial a descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou, ento, o estabelecimento de relaes entre variveis. Neste trabalho o objetivo ser descrever a importncia da TI dentro da organizao e sua importncia nas tomada de decises. Para os meios de investigao ser utilizada a pesquisa documental, bibliogrfica e estudo de caso. Para Rodrigues (2007, p.45). Pesquisa documental a que se vale, se no unicamente pelo menos bsica ou predominante de documentos como fontes de informao. J para Gil (2002, p.45). [...] assemelha-se muito pesquisa bibliogrfica. A diferena essencial entre ambas est na natureza das fontes. Estudo de caso Gil (2002, p.54) diz que consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. Enquanto para Vergara (2010, p.44). Estudo de caso o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como pessoa, famlia, produto, empresa, rgo publico, comunidade ou mesmo pas.

1 Barros (2007, p.85). A pesquisa bibliogrfica a que se efetua tentando-se resolver um problema ou adquirir conhecimento a partir do emprego predominante de informao advindas de material grfico, sonoro e informatizado. J para Rodrigues (2007, p.43). Bibliografia a pesquisa limitada busca de informao em livros e outros meios de publicao. Este trabalho ter como pesquisa documental todos os documentos analisados da empresa que se far o estudo, a pesquisa bibliogrfica ser em livros, jornais, revistas, artigos cientficos e internet.

3.2 DEFINIO DAS PERGUNTAS DA PESQUISA Para a elaborao da pergunta da pesquisa se faz necessrio a formulao de um problema. Lakatos (2006, p.103). A formulao do problema prende-se ao tema proposto: ela esclarece a dificuldade especfica com a qual se pretende resolver por intermdio da pesquisa. A pergunta do trabalho ser: - Qual o importncia da Tecnologia da Informao nas tomadas de decises dentro de uma organizao?

3.3 MTODO DE COLETA DE DADOS Segundo Barros (2007, p. 105) A coleta de dados a fase da pesquisa em que se indaga a realidade e se obtm dados pela aplicao de tcnicas. A coleta de dados ser da seguinte forma: - Pesquisa documental na empresa. - Conversas com gestores na rea de TI dentro da empresa. - Pesquisas Bibliogrficas atravs da literatura, livros, artigos cientficos e internet.

1 3.4 ANLISE DOS RESULTADOS Ser feito uma comparao com a Reviso da Literatura e o Estudo de caso.

3.5 LIMITAES DA PESQUISA Este trabalho pretende abordar alguns aspectos relevantes na rea da tecnologia da informao utilizando referncias bibliogrficas, porm durante a elaborao do trabalho, podem ocorrer algumas limitaes: - Falta de documentos; - Falta de tempo para a entrega e pesquisa; - Falta de informaes da empresa, caso os gestores de TI se recusem a dar algum tipo de informao.

REFERNCIAS

BARRETO, Aldo de Albuquerque. REVISTA SO PAULO EM PERSPECTIVA, FUNDAO SEADE: A Questo da Informao. So Paulo, 1994. BARROS, Aidil Jesus da Silveira. Fundamentos de metodologia cientifica. Aidil Jesus da Silva Barros, Neide Aparecida de Souza Lehfeld. 3. Ed. So Paulo: Pearson Prentice all, 2007. FLEURY, A. C.C. Capacitao tecnolgica e processo de trabalho: comparao entre modelo japons e o brasileiro. So Paulo: ERA, 1990. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. Ed. So Paulo: Atlas, 2002. JUNIOR, Ccero Caiara. Sistemas Integrados de Gesto ERP: Uma Abordagem Gerencial. 4. ed. Curitiba: IBPEX, 2011. KRUGLIANSKAS, I. Tornando a pequena e mdia empresa competitiva. So Paulo, Instituto de Estudos Gerenciais e Editora, 1996. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho cientifico.Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2006. MACHADO, F.N.R e MACHADO, M.P.A. Projeto de Banco de dados: uma viso prtica . So Paulo: rica, 1996. MCGEE, J. V.; PRUSAK, L. (1994) Gerenciamento Estratgico da Informao. Rio de Janeiro: Campus. REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de Software e Sistemas de Informao . 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Brasport, 2005. REZENDE, Denis Alcides, ABREU, Aline Frana. Tecnologia da informao aplicada a sistemas de informao empresariais. 1. ed. So Paulo: Atlas S.A., 2000. REZENDE, Denis Alcides, ABREU, Aline Frana. Tecnologia da Informao Aplicada a

1 Sistemas de Informao Empresariais. 8. ed. rev. e ampl. So Paulo: Atlas S.A., 2011. RODRIGUES, Marcus V. C.. A influncia da tecnologia nos aspectos organizacionais. Tendncias do trabalho. So Paulo, v. 265, p.30, set. 1996. RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadmica: Como Facilitar o processo de preparao de suas etapas. So Paulo: Atlas, 2007. ROSINI, Alessandro Marco. PALMISANO, Angelo. Administrao de Sistemas de Informao e a Gesto do Conhecimento. 2. ed. So Paulo: Cengage Learning, 2012. STAIR, Ralfh M., REYNOLDS, George W. Princpios de Sistemas de Informao. 4. ed. Rio de Janeiro: LCT, 2002. ULBRA Universidade Luterana do Brasil. Sistemas de Informaes Gerenciais. Curitiba: IBPEX, 2008. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios em administrao.12. Ed. So Paulo: Atlas, 2010. Tecnologias E Tecnologias Educacionais <http://www.avaliacao.faefi.ufu.br/index.php? id=10>. Acesso em: 18/06/2013.

CRONOGRAMA

ATIVIDADES Jul Elaborao do projeto Reviso da literatura Coleta de dados Entrega projeto Entrega projeto final Defesa do projeto X Agos X X X X X X Set Out Nov

Vous aimerez peut-être aussi