Vous êtes sur la page 1sur 4

Direito Processual Penal Nota de Aula 02 - Prof. Adriano Barbosa www.direitopenalparaconcursos.blogspot.

com

Inqurito Policial Conceito Trata-se de procedimento preparatrio da ao penal, de carter administrativo, conduzido pela Polcia Judiciria e voltado colheita preliminar de provas para apurar (1) a prtica de uma infrao penal e (2) sua autoria. O Inqurito Policial conduzido pela Polcia Judiciria, e presidido por Autoridade Policial, que o Delegado de Polcia, seja Federal, seja Civil. Vide o que prescreve a Lex Excelsa:
Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: I - polcia federal; ... IV - polcias civis; ... 1 A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a: ... IV - exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio. ... 4 s polcias civis, dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais , exceto as militares. (grifei)

para a proteo do indivduo e para colheita clere de provas perecveis. Caractersticas Escrito Sigiloso art. 20, CPP. Inquisitivo H falta de contrariedade da defesa Considerao do investigado como objeto da investigao e no como sujeito de direitos Impossibilidade de se argir a suspeio da Autoridade Policial que o preside Discricionariedade na colheita dos elementos probatrios

Validade das Provas Colhidas A prova angariada em sede Inqurito Policial, notadamente as de carter subjetivo, v.g., depoimentos e interrogatrios, tm validade somente como indcio, merecendo ser confirmada em juzo sob o crivo do devido processo penal e os auspcios do contraditrio e da ampla defesa. Todavia o prprio CPP no seu art. 155 permite que o Juiz forme sua convico tambm (no exclusivamente) em elementos colhidos no momento inquisitorial da persecuo criminal . Determina o art. 155, CPP, in literis: art. 155. O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas. (Redao dada pela Lei n 11.690, de 2008) Instaurao A cincia da Autoridade Policial da ocorrncia de um fato criminoso se d mediante a chamada notitia criminis. Esta notcia do crime pode ser de: Cognio Imediata - Direta Quando o prprio Delegado de Polcia toma cincia e descobre o acontecimento em tese criminoso. Cognio Mediata - Indireta Quando a notcia do crime chega a Autoridade Policial pela vtima, pelo Parquet ou pelo Magistrado ou qualquer do povo. Cognio Coercitiva (que tambm indireta) Quando a notcia do crime levada ao delegado de Polcia atravs da priso em flagrante.

Esta apurao busca esclarecer, por conseguinte, todas as circunstncias que tocam o delito sob escrutnio. Isto feito atravs da realizao de diligncias investigativas que buscam respostas s seguintes indagaes: O que aconteceu? Quem foi o autor do fato? Quando tal fato se deu? Onde ele aconteceu? Por que ele veio tona? Como foi o ato criminoso praticado? Com quais instrumentos o seu autor levou a termo a sua perpetrao?

Finalidade O Inqurito Policial (IP) tem, portanto, por finalidade a investigao do crime e a descoberta do seu autor, com o fito de fornecer elementos para o titular da ao penal promov-la em juzo , seja ele o MP, seja o particular, conforme o caso. Vide art. 4, CPP. O Estado-Investigao realizando uma instruo prvia , atravs de IP, tem a oportunidade de reunir os elementos probatrios preliminares que sejam necessrios e suficientes para apontar, com relativa firmeza, a ocorrncia de um delito e o seu autor. O IP auxilia, com efeito, a Justia Criminal a preservar inocentes de acusaes injustas e temerrias, garantindo um juzo inaugural de delibao, inclusive para verificar se se trata de fato definido como crime. Dessa forma, o IP representa um procedimento preparatrio e preventivo utilizado

Diante da notitia criminis d-se a instaurao do IP (Princpio da Obrigatoriedade - A Autoridade Policial tem o dever jurdico de instaurar o IP nos crimes de ao pblica) que representa o seu incio. Em sendo a comunicao adstrita a um crime de ao penal pblica incondicionada o IP ser instaurado das seguintes formas: De Ofcio O Delegado de Polcia, tomando conhecimento da prtica de uma infrao penal, determina, por sua conta e atravs de Portaria, a instaurao do Inqurito.

Direito Processual Penal Nota de Aula 02 - Prof. Adriano Barbosa www.direitopenalparaconcursos.blogspot.com

Mediante Requisio A Autoridade Policial instaura o Inqurito devido a requisio, requerimento lastreado em lei, da Autoridade Judiciria ou do Membro do Ministrio Pblico. Mediante Requerimento - do Ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo. Vide art. 5, caput e 1, CPP.

IP em face de flagrante delito . Contudo, nestes casos o incio do IP acontece em face da devida autorizao. Em sendo a comunicao adstrita a um crime de ao penal privada o IP somente ser instaurado mediante: Requerimento de quem tiver qualidade para intent-la, ou seja, o ofendido ou quem o represente. Nos termos do art. 5, 5, CPP.

A Autoridade Policial em regra no pode indeferir requisio do MP ou de Juiz para instaurao de IP. Isto, tendo em vista que a requisio uma exigncia legal. Todavia, diante de uma requisio que no fornece nenhum dado que traduza justa causa em prol da instaurao de IP, caber Autoridade Policial refutar a instaurao e se manifestar (oficiar) em face da autoridade requisitante demonstrando a impossibilidade da inaugurao da persecuo criminal em vista dos dados apresentados. Este o posicionamento, por exemplo, de Tourinho Filho, Nucci e do STF (RE 205.473AL, 2 T. Rel. Carlos Velloso). De outro lado, a Autoridade Policial poder indeferir requerimento de instaurao de IP nas seguintes hipteses, como ensina Tourinho Filho: Se j estiver extinta a punibilidade; Se o requerimento no fornecer o mnimo indispensvel para se proceder investigao; Se a Autoridade a quem for dirigido o requerimento no for a competente; Se o fato narrado for atpico; Se o requerente for incapaz.

Somente a pessoa com o direito ao privada que poder requerer a instaurao do Inqurito. Vide Smula N 594 do STF Os direitos de queixa e de representao podem ser exercidos, independentemente, pelo ofendido ou por seu representante legal. Em regra a pea inaugural do Inqurito Policial ser a Portaria da Autoridade Policial em que se registra a notitia criminis dando incio persecuo criminal. Em havendo flagrante delito, a pea inaugural ser o Auto de Priso em Flagrante. Tratando-se de infrao penal de menor potencial ofensivo no haver necessidade de instaurao de Inqurito Policial. Nestes casso, o Delegado de Polcia lavrar um Termo Circunstanciado (TC), tambm denominado pela doutrina de Termo Circunstanciado de Ocorrncia (TCO), nos termos da lei 9099/1995, ex vi art. 69. Diligncias O CPP traz nos art. 6 e 7 um programa (procedimentos) que a Autoridade Policial deve levar a termo em face da comunicao de crimes que deixem vestgios (delicta factis permanentis). Deve o Delegado de Polcia diante de tal estado de coisas: Dirigir-se ao local da prtica delituosa para constatao in loco do ocorrido, determinando a preservao do local de crime em prol de futura percia. Determinar a arrecadao e apreenso dos instrumentos do crime e de objetos relacionados pratica da infrao penal (todos aqueles que so teis ao estabelecimento da verdade material), que se encontram no prprio locus delicti, aps a liberao pelos peritos. Se houver necessidade de busca domiciliar, ser imperiosa ordem judicial para tanto, ex vi art. 5, XI, CF. Promover a entrevista de pessoas que sabem dizer sobre a ao criminosa perpetrada, bem como levar a efeito a oitiva de testemunhas do fato delituoso. Promover a oitiva da eventual vtima imediata da ao criminosa, tendo em vista ser esta pessoa quem, em tese, pode melhor versar sobre o delito sob investigao. Promover a oitiva dos suspeitos da prtica delituosa e, em havendo elementos probatrios necessrios, promover o devido indiciamento do investigado.

Em face de indeferimento do requerimento de instaurao pode o ofendido interpor recurso administrativo ao Chefe de Polcia (considera-se o Delegado-Geral de Polcia Civil ou Superintendente Regional da Polcia Federal) em petio fundamentada demonstrando a eventual falta de razo do delegado de Polcia. Vide art. 5, 2, CPP. Alm da instaurao do IP na forma determinada pelo art. 5, caput e 1, CPP, visto acima, o Inqurito Policial pode se iniciar tambm, nos crimes de ao penal pblica incondicionada atravs: Auto de Priso em Flagrante Nos termos do art. 301 e seguintes do CPP Delatio Criminis Nos termos do art. 5, 3, CPP. O legislador conferiu, assim, a faculdade a qualquer do povo de levar Autoridade Policial uma notitia criminis, sendo vedado o anonimato.

Em sendo a comunicao adstrita a um crime de ao penal pblica condicionada o IP ser instaurado mediante: Representao do ofendido Delatio Criminis Postulatria . A vtima comunica um crime e solicita providncia do Estado para punir o seu responsvel. Nos termos do art. 5, 4, CPP.

H de se frisar que mesmo nos crimes de ao pblica condicionada poder haver instaurao de

Direito Processual Penal Nota de Aula 02 - Prof. Adriano Barbosa www.direitopenalparaconcursos.blogspot.com

Indiciado a pessoa eleita pelo EstadoInvestigao, atravs da atuao da Autoridade Policial, como autora da infrao penal. O indiciamento no um ato discricionrio da Autoridade Policial e exige, portanto, juzo de valor sobre a autoria delitual, devendo ser fundado em elementos probatrios constantes nos autos de Inqurito. Promover o reconhecimento de pessoas e coisas. Promover, quando imprescindvel, acareaes entre testemunhas, entre indiciados, entre ofendidos, entre indiciados e testemunhas, entre indiciado ou testemunha e a pessoa ofendida todas as vezes que divergirem em suas declaraes sobre fatos ou circunstncias relevantes. Tudo de acordo com os termos do art. 229, CPP. Determinar que se levem realizem os exames periciais necessrios para o estabelecimento da materialidade delitual, como os exames de corpo de delito engendrados em relao ao conjunto de vestgios materiais deixados pelo crime. Promover a identificao do indiciado, observando o que prescreve a Constituio federal no art. 5, LVIII e a lei n 12.037/2009. Angariar dados que traduzam a personalidade do indiciado (vida pregressa), evidenciando-lhe aspectos de carter e temperamento. Promover a reproduo simulada dos fatos criminosos (reconstituio do crime) sob investigao, com o escopo de se verificar como aconteceu a dinmica criminosa em prol da melhor formao da convico sobre a infrao penal sob escrutnio.

Na lei de Drogas (Lei 11343/2006) o prazo de 30 (trinta) dias se o indiciado estiver preso e 90 (noventa) se estiver solto. Nos Crimes Contra a Economia Popular (Lei 1521/1951) o prazo para concluso do IP sempre de 10 (dez) dias. Concluso das Investigaes Concluda todas as diligncias, terminado, enfim, o IP dever a Autoridade Policial engendrar Relatrio, nos prprios autos de tudo quanto houver apurado nas investigaes. Vide art. 10, 1, 2 e 3, CPP. O Relatrio trar em seu bojo , entre outros pontos: O histrico dos fatos sob investigao; O rol das diligncias investigativas levadas a efeito que foram mais relevantes; A indicao do autor do crime e os elementos de evidncia que sustentam esta indicao; A materialidade delitual, dados da realidade que demonstram a existncia do crime, e os elementos de evidncia que do lastro existncia do crime; As circunstncias que tocam o crime e A capitulao, mesmo que provisria para o titular da ao penal, do delito ou delitos sob investigao .

Formalismo do Inqurito Policial O CPP, ex vi art. 8, exige que o IP seja um procedimento formal e burocratizado, com coleo nos autos, seja por autuao, seja por juntada, dos documentos que traduzem os elementos probatrios angariados pela investigao. Prazos O IP dever ser concludo em 10 (dez) dias quando h indiciado preso cautelarmente, seja por priso em flagrante, seja por priso preventiva. Este prazo de norma processual penal material , pois relaciona-se com o direito liberdade. Assim, deve ser contado na forma do art. 10 do CP , incluindo-se o primeiro dia (data da priso) e excluindo o dia final. De outro lado, o Inqurito Policial ser encerrado em 30 (trinta) dias em caso de investigado ou indiciado solto. Este prazo prorrogvel. Vide art. 10, caput, CPP. Na Esfera Federal (Lei 5010/1966) o Delegado de Polcia Federal possui 15 (quinze) dias para concluir as investigaes se o indiciado estiver preso e 30 (trinta) quando solto.

Concludo o IP, elaborado o Relatrio, o delegado de Polcia determinar a sua remessa, juntamente com os instrumentos do crime e outros objetos por acaso apreendidos e que interessarem prova, ao Juiz competente. Vide art. 11, CPP. Dispensabilidade possvel dispensar o Inqurito Policial para subsidiar a ao penal. H hipteses em que o IP deixa de ser feito em face da realizao de outros apuratrios como sindicncias, processos administrativos, inquritos militares. Vide art. 12. Polcia Judiciria como rgo Auxiliar da Justia No desenvolvimento do Inqurito Policial, prembulo necessrio para dar justa causa ao penal, a Polcia Judiciria no age exclusivamente no interesse do Estado-Administrao, sustentando a segurana coletiva, mas, ao contrrio, atua como auxiliar do Poder Judicirio e tambm do MP, para colher subsdios para eventual ao penal futura. Art. 13, CPP. Requerimento de Diligncias em sede de Inqurito

Direito Processual Penal Nota de Aula 02 - Prof. Adriano Barbosa www.direitopenalparaconcursos.blogspot.com

A vtima, pessoalmente ou atravs de seu representante legal, bem como o indiciado (a pessoa oficialmente apontada como suspeita pela prtica do crime) podem requerer Autoridade Policia a realizao de diligncias investigativas. Tal pleito pode ser deferido ou indeferido juzo do Delegado de Polcia, tendo em vista a ausncia de contraditrio e ampla defesa em sede de IP. Art. 14, CPP. Devoluo do Inqurito Polcia Judiciria Hiptese excepcional e indispensvel ao oferecimento da denncia (formao da opinio delicti) quando as investigaes forem encerradas pela Autoridade Policial, que remete os autos ao frum acompanhado de seu Relatrio. Vide art. 16, CPP. Arquivamento do Inqurito Somente o MP, titular da ao penal, rgo para o qual se destina o IP, pode pedir o seu arquivamento, dando por encerradas as possibilidades de investigao. A Autoridade Judicial quem, manda arquivar os autos do IP. De outra margem, a Autoridade Policial pode se manifestar em sede de Relatrio (em face do exaurimento dos esforos investigativos sem xito quanto ao estabelecimento da autoria e materialidade delituais, ou pela ausncia de justa causa para o IP, v.g., ascenso da prescrio pretenso punitiva) em prol do arquivamento do IP, e o Parquet, se for o caso, poder requerer Autoridade Judicial o arquivamento do IP. Vide art. 17, CPP. Prosseguimento das Investigaes, Encerramento do Inqurito Aps o

A deciso que determina o arquivamento do IP no gera, em regra, coisa julgada material. Para reavivar o IP h de haver provas substancialmente novas, ex vi Smula 524 do STF Arquivado o inqurito policial, por despacho do juiz, a requerimento do promotor de justia, no pode a ao penal ser iniciada, sem novas provas. Se houver arquivamento com fundamento na atipicidade da conduta sob escrutnio possvel gerar coisa julgada material da deciso que manda arquivar o IP. Vide art. 18, CPP.

Vous aimerez peut-être aussi