Vous êtes sur la page 1sur 2

Fichamento do livro: MARTINS, Wilson. A palavra escrita: histria do livro, da imprensa e da biblioteca. 3. ed. rev. e atual.

So Paulo: tica, 1998, p. 102-110. (ideias e argumentos colocados pelo autor). Tipos de Ilustrao p. 102 O autor aponta dois tipos de ilustrao praticados nos manuscritos medievais: a miniatura e a iluminura. Sendo a primeira uma tcnica mais pobre que a segunda por empregar um nmero reduzido de cores. - Sobre a tnue, mas importante diferena entre as duas, o autor coloca: A iluminura qualquer desenho colorido por um iluminador ao passo que se reserva o nome de miniatura a qualquer desenho, letra ornada, motivo de fantasia, etc., escritos ou pintados com as tintas originais do mnio. (p. 108) - A iluminura considerada um aperfeioamento da miniatura devido a utilizao alm do vermelho originrio, ou seja, do azul, do amarelo e do verde. p. 102-103 Paul Dupont (1796-1879) acreditava que a arte da ilustrao j estava presente entre os romanos e que o contato com seus manuscritos teria criado no mundo medieval o hbito de ilustrar a histria do texto com a representao grfica dos episdios como tambm desenhos que no tinham relao com o texto escrito. p. 103 O perodo de Carlos Magno (772) impulsionou a iluminura ao passo que houve uma especializao das duas tcnicas: enquanto a miniatura concentrava-se nas letras ornadas, a iluminura destinava-se ilustrao propriamente dita. - Sculo XIV era considerado o esplendor do manuscrito ilustrado. Richard de Bury (bispo e chanceler da Inglaterra) citava duas Bblias manuscritas riqussimas em ilustraes e que encontram-se arquivadas na Biblioteca Nacional de Paris. p. 103-105 Lecoy de La Marche dividiu a histria da iluminura em duas fases: 1) fase hiertica: o ilustrador trabalha exclusivamente para os clrigos; os livros decorados so os de igreja e o artista muitas vezes era um prprio monge. Predominava at a poca merovngia (sculo XIII) e caracterizava-se por no ser uma cpia fiel da realidade, mas sua interpretao guardando um carter sagrado. 2) fase naturalista (a partir dos sculos XIV-XV): iniciava-se um processo de profanizao no qual o simbolismo cedia lugar ao realismo. Alguns dos artistas mais famosos eram Frei Bernardo (1450) e Bartolomeu della Gatta (1480). p. 106 Lecoy de La Marche dividia tambm em duas fases a arte de iluminar: 1) perodo gtico: representado pelos arabescos e animais fantsticos ou verdadeiros, personagens alongados. As cores mais empregadas eram o verde, vermelho ou o marrom e o amarelo (binrias ou ternrias). 2) perodo da Renascena: a iluminura transformava-se em verdadeira pintura dando incio pintura moderna. p. 107 As duas formas de ilustrao, essencialmente artes manuais, desapareciam com o manuscrito, tendo sido a inveno da imprensa, seu principal motivo. A encadernao p. 108 Svend Dahl dividia a encadernao na Idade Mdia em dois tipos:

a encadernao de ourivesaria: guardava uma inteno mais artstica, de luxo e de proteo do livro. Consistia em placas de madeira ornadas de marfim esculpido, de prata ou de trabalho incrustado. Destinava-se principalmente aos livros de Igreja e eram conhecidos tambm por encadernaes de altar. Influncia bizantina. Tal tcnica comea a se tornar rara a partir do sculo XIV, a encadernao em couro: dividia-se em couro liso, couro gravado e couro estampado a frio cuja influncia estava sob o estilo gtico.

Vous aimerez peut-être aussi