Vous êtes sur la page 1sur 7

Descritores 6 ano:

Lngua Portuguesa Descritor 1 localizar informaes explcitas em um texto. A habilidade que pode ser avaliada por este item relaciona-se localizao pelo aluno de uma informao solicitada, que pode estar expressa literalmente no texto ou pode vir manifesta por meio de uma parfrase, isto , dizer de outra maneira o que se leu. Essa habilidade avaliada por meio de um texto-base que d suporte ao item, no qual o aluno orientado a localizar as informaes solicitadas seguindo as pistas fornecidas pelo prprio texto. Para chegar resposta correta, o aluno deve ser capaz de retomar o texto, localizando, dentre outras informaes, aquela que foi solicitada.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Em se tratando de habilidade bsica de leitura, sugere-se que o professor, at o 5 ano, desenvolva em sala de aula estratgias de leitura utilizando gneros textuais diversificados, para que os alunos adquiram familiaridade com temas e assuntos variados. Para isso, ele pode se valer de textos que despertem o interesse do aluno e que faam parte de suas prticas sociais. importante, para o desenvolvimento dessa habilidade, que sejam utilizados textos de outras disciplinas, em um trabalho integrado com os demais professores. Descritor 3 Inferir o sentido de uma palavra ou expresso. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno relacionar informaes, inferindo quanto ao sentido de uma palavra ou expresso no texto, ou seja, dando a determinadas palavras seu sentido conotativo. Essa habilidade avaliada por meio de um texto no qual, o aluno, ao inferir o sentido da palavra ou expresso, seleciona informaes tambm presentes na superfcie e estabelece relaes entre essas informaes e seus conhecimentos prvios. Com itens que avaliam essa habilidade, pretendemos verificar se o aluno sabe, com base no contexto, inferir o sentido de uma palavra ou expresso. O contexto permite ao leitor explorar os mltiplos significados que a palavra ou expresso adquire.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Sugere-se que os professores trabalhem com os alunos os sentidos que as palavras e as expresses podem adquirir em determinado contexto. Em razo disso, a atividade de leitura no pode considerar o texto como depsito de significados (sinnimos e antnimos). A utilizao de gneros textuais variados auxiliar o professor a trabalhar com atividades que propiciem a aquisio de vocabulrio do simples ao mais elaborado e a desenvolver atividades de inferncia de sentido de vocbulos com base em contextos variados.

Descritor 4 Inferir uma informao implcita no texto. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer uma ideia implcita no texto, seja por meio da identificao de sentimentos que dominam as aes externas dos personagens, em um nvel mais bsico, seja com base na identificao do gnero textual e na transposio do que seja real para o imaginrio. importante que o aluno apreenda o texto como um todo, para dele retirar as informaes solicitadas. Essa habilidade avaliada por meio de um texto, no qual o aluno deve buscar informaes que vo alm do que est explcito, mas que, medida que ele vai atribuindo sentido ao que est enunciado no texto, vai deduzindo o que lhe foi solicitado. Ao realizar este movimento, h o estabelecimento de relaes entre o texto e o seu contexto pessoal. Por meio deste item, pretendemos verificar se o aluno consegue inferir uma informao que est sendo solicitada e que no est na base textual, ou seja, o aluno deve ser levado a no s assimilar o que o texto diz, mas tambm como e para que diz (Kato, 1990, p. 131).

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Considerando que a habilidade de inferir est relacionada s prticas de leitura dos alunos em diferentes contextos sociais, a escola pode colaborar para que isso se desenvolva promovendo atividades que englobem gneros textuais diversificados. Pode-se destacar que textos que, normalmente, compem-se de escrita e imagem (tirinhas, propagandas, rtulos, etc.) colaboram para o desenvolvimento da habilidade de inferir, sendo o professor um mediador para que os alunos estabeleam relaes entre os diferentes elementos presentes no texto, discutindo tambm as diferentes possibilidades de interpretaes apresentadas por eles. Descritor 5 Interpretar texto com auxlio de material grfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, entre outros). Por meio de itens referentes a este descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a utilizao de elementos grficos (no-verbais) como apoio na construo do sentido e interpretar textos que utilizam linguagem verbal e no-verbal (textos multissemiticos). Essa habilidade pode ser avaliada por meio de textos compostos por grficos, desenhos, fotos, tirinhas, charges. Para demonstrar essa habilidade, no basta apenas decodificar sinais e smbolos, mas ter a capacidade de perceber a interao entre a imagem e o texto escrito. A integrao de imagens e palavras contribui para a formao de novos sentidos do texto.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Levando em conta que grande parte dos textos com os quais nos deparamos nas diversas situaes sociais de leitura exige que se integre texto escrito e material grfico para sua compreenso, a escola pode contribuir para o desenvolvimento dessa habilidade medida que explore a integrao de mltiplas linguagens como forma de expresso de ideias e sentimentos. Para trabalhar essa habilidade, o professor deve levar para a sala de aula a maior variedade possvel de textos desse gnero. Alm das revistas em quadrinhos e das tirinhas, pode-se explorar materiais diversos que contenham apoio em recursos grficos. Esses materiais vo de peas publicitrias e charges de jornais

aos textos presentes em materiais didticos de outras disciplinas, tais como grficos, mapas, tabelas, roteiros. Descritor 6 Identificar o tema de um texto. A habilidade que pode ser avaliada por meio deste descritor refere-se ao reconhecimento pelo aluno do assunto principal do texto, ou seja, identificar do que trata o texto. Para que o aluno identifique o tema, necessrio que ele relacione as diferentes informaes para construir o sentido global do texto. Essa habilidade avaliada por meio de um texto para o qual solicitado, de forma direta, que o aluno identifique o tema ou o assunto principal.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Este resultado, mais uma vez, refora a necessidade de a escola trabalhar em um nvel de atividade que ultrapasse a superfcie do texto, conduzindo o aluno a estabelecer relaes entre as informaes explcitas e implcitas, a fim de que ele faa inferncias textuais e elabore uma sntese do texto. Os textos informativos so excelentes para se desenvolver essa habilidade. Descritor 09 Identificar a finalidade de textos de diferentes gneros. A habilidade que pode ser avaliada com itens relativos a este descritor diz respeito ao reconhecimento, por parte do aluno, do gnero ao qual se refere o texto-base, identificando, dessa forma, qual o objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, explicar, comentar, divertir, solicitar, recomendar etc. Essa habilidade avaliada por meio da leitura de textos integrais ou de fragmentos de textos de diferentes gneros, como notcias, fbulas, avisos, anncios, cartas, convites, instrues, propagandas, entre outros, em que solicita-se ao aluno a identificao explcita de sua finalidade. Este descritor avalia, por meio do item, se o aluno compreende qual a funo social do texto. A partir da leitura como um todo, ele deve perceber a intencionalidade do autor, isto , seu propsito.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? importante que, no trabalho com este descritor, sejam criadas estratgias de ensino em que se discuta a diferena entre relatar uma informao ou informar algo, enfatizando-se que, ao relatar, voc estar contando um fato e trabalhando com textos narrativos, necessariamente, e, ao informar, tem-se o propsito de apresentar ideias ou conhecimentos novos com o objetivo de aumentar o conhecimento do leitor. Alm disso, importante, tambm, que o professor trabalhe em sala de aula com textos de gneros variados: notcias, avisos, anncios, cartas, artigos, entre outros, evidenciando no o assunto do texto, mas a sua finalidade. Por exemplo, o aluno deve saber para que serve um currculo, ou um artigo de lei.

Matemtica Descritor 1 Identificar a localizao/movimentao de objeto representaes grficas. As habilidades que podem ser avaliadas por este descritor referem-se ao reconhecimento, pelo aluno, da localizao e movimentao de uma pessoa ou objeto no espao, sob diferentes pontos de vista.

em mapas, croquis e outras

Essas habilidades so avaliadas por meio de situaes-problema nas quais considerado o contexto real da vida cotidiana do aluno. Os itens abordam noes bsicas de localizao ou movimentao tendo como referncia algum ponto inicial em croquis, itinerrios, desenhos de mapas ou representaes grficas, utilizando um nico comando ou uma combinao de comandos (esquerda, direita, giro, acima, abaixo, ao lado, na frente, atrs, perto). tambm avaliado o uso adequado da terminologia referente posies. Pode-se solicitar ao aluno que identifique a posio de pessoas em uma figura dada uma referncia; ou que ele reconhea ou relate um projeto percorrido.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Durante o trabalho em sala o professor deve partir do prprio espao fsico dos alunos. Atividades como passeios programados a pontos tursticos do bairro ou da cidade, brincadeiras que permitam localizaes e movimentaes de objetos (bolas, cadeiras, cordas etc.) no prprio ptio da escola favorecem ao processo de construo da Matemtica habilidade que este descritor prev. Em cada uma dessas atividades, importante indicar posicionamento e referncias. Em um momento posterior, processa-se a construo formal em sala de aula, ou seja, o aluno passa a representar as experincias observadas. Os professores podem orientar o trabalho com mapas da cidade, do bairro, croquis da escola ou da prpria sala de aula, utilizando-se de material pedaggico apropriado. O trabalho deve ser concludo com perguntas, testes e questionrios que dem sentido s atividades desenvolvidas anteriormente. Descritor 8 Estabelecer relaes entre unidades de medida de tempo. Por meio deste descritor pode-se avaliar habilidade de o aluno compreender, relacionar e utilizar as medidas de tempo realizando converses simples, como por exemplo, horas para minutos, e minutos para segundo. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizada que requeiram do aluno a utilizao de medidas de tempo constantes nos calendrios tais como: milnio, sculo, dcada, ano, ms, quinzena, semana, dia, hora, minuto e segundo. Por meio de circunstncias concretas relacionadas ao seu cotidiano, o aluno deve utilizar medidas de tempo e realizar converses simples relacionadas a hora, minutos e segundos.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? H uma variedade muito grande de modelos de relgio. O professor pode utilizar esse leque de modelos para iniciar o trabalho com unidades de medidas de tempo. interessante contextualizar cada relgio com suas respectivas pocas. A ampulheta um timo exemplo de medio de tempo utilizada pelos antepassados; uma outra experincia simples a do relgio de sol, que utiliza a projeo da sombra para marcar o tempo. Outros tipos de relgios utilizados que podem enriquecer a aprendizagem so: pndulo, relgio de bolso, relgio digital etc. Para fundamentar bem a ideia de tempo, importante que o professor mostre, em linguagem adequada, a ideia de acontecimentos sucessivos. Uma outra etapa da aprendizagem dessa habilidade diz respeito ideia de mltiplos e submltiplos. O aluno deve identificar, por meio de contagens simples, que:

uma semana tem sete dias, um dia possui vinte e quatro horas, uma hora

tem sessenta minutos e um minuto tem sessenta segundos. Da mesma forma, constri-se a ideia de que semanas formam meses que formam anos e estes, agrupados em dcadas, compem sculos e milnios. Descritor 11 Resolver problema envolvendo o clculo de permetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno resolver problemas contextualizados que requeiram o clculo do permetro de uma figura plana, usando uma unidade especificada em uma malha quadriculada.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Algumas atividades so importantes durante o processo de construo do conceito de permetro. Atividades que mostrem como se mede uma corda, uma folha de cartolina, uma folha de papel A4, o piso da prpria sala de aula podem ser executadas facilmente em sala. Cabe destacar que a habilidade prev o clculo de permetro contando os lados dos quadrados formados em malha quadriculada. Assim, a construo de malhas quadriculadas pelo prprio aluno e o desenho de figuras poligonais para o clculo de permetros, devem ser bastante exercitados em sala de aula. Descritor 17 calcular o resultado de uma adio ou subtrao de nmeros naturais. A habilidade em questo relaciona-se resoluo de operaes de adio e subtrao com nmeros naturais de mesma ordem ou de ordens diferentes, variando a quantidade de ordens, intercalando zeros com zeros finais, usando estratgias pessoais e tcnicas operatrias convencionais, com compreenso dos processos nelas envolvidos. Essa habilidade avaliada por meio de clculos contextualizados em que se requer que o aluno simplesmente efetue operaes de adio e subtrao com nmeros naturais. A contextualizao apenas ilustra as operaes.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? importante, para o desenvolvimento dessa habilidade, que o professor incentive seus alunos a expor suas estratgias individuais, no automatizada. O professor pode apresentar alguns desafios e pedir que os alunos mostrem os resultados encontrados. Dessa forma, ser possvel identificar possveis erros, o que permitir comentrios esclarecedores para a turma toda. O incentivo ao clculo mental, por exemplo, 25 + 26 o mesmo que 25+25+1 ou 25+30-4, fundamental para facilitar o desenvolvimento da habilidade. Vrias atividades ldicas podem ser propostas para sedimentar tais conceitos. Aps essa etapa, devem ser formalizados os processos de soma e subtrao. Descritor 18 calcular o resultado de uma multiplicao ou diviso de nmeros naturais As habilidades que podem ser avaliadas por meio deste descritor referem-se realizao, pelos alunos, dos mais diferentes tipos de clculos envolvendo multiplicao ou diviso, ou seja, multiplicar ou dividir nmeros de quatro ou mais algarismos com nmeros de um, dois ou trs algarismos, com a presena de zeros, em cada ordem separadamente. demonstrando, inicialmente, procedimentos para tornar a operao

Essa habilidade avaliada por meio de clculos contextualizados em que se requer que o aluno simplesmente calcule o resultado de operaes de multiplicao ou diviso, exatas ou inexatas.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Para calcular corretamente uma multiplicao ou uma diviso, importante que o aluno no s memorize passos a seguir, mecanicamente, mas compreenda a finalidade dessas operaes e possa encontrar procedimentos para chegar aos resultados. Isso dar a eles a segurana sobre o que devem fazer e a possibilidade de analisarem criticamente os resultados obtidos. Para desenvolver essa habilidade, o professor pode propor atividades como: trabalhar estratgias para clculo mental na multiplicao, usando aproximao e compensao; trabalhar multiplicao por decomposio; entre outras. Descritor 19 Resolver problema com nmeros naturais, envolvendo diferentes significados da adio ou subtrao: juntar, alterao de um estado inicial (positiva ou negativa), comparao e mais de uma transformao (positiva ou negativa). As habilidades que podem ser avaliadas por meio deste descritor referem-se resoluo, pelo aluno, de diferentes situaes que apresentam aes de: juntar, ou seja, situaes associadas ideia de combinar dois estados para obter um terceiro; alterar um estado inicial, ou seja, situaes ligadas ideia de transformao, que pode ser positiva ou negativa; de comparar, ou seja, situaes ligadas ideia de comparao; operar com mais de uma transformao, considerando situaes que supem a compreenso de mais de uma transformao (positiva ou negativa).

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? O professor deve trazer para a sala de aula diversas situaes-problema em que possam ser explorados os diferentes significados das operaes, como compra de produtos com preos diferentes, troco, jogo de figurinhas, pontos obtidos em jogos etc. interessante estimular os alunos a buscarem problemas prticos para a resoluo em sala de aula. Descritor 26 Resolver problema envolvendo noes de porcentagem (25%, 50%, 100%). Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno resolver problemas utilizando a noo de porcentagem, em especial, utilizando 25%, 50% ou 100%. Esta habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, presentes no cotidiano do aluno. oportuno explorar os conceitos de desconto e lucro em compras.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Este assunto deve ser exaustivamente trabalhado em sala de aula. Inicialmente, o professor pode selecionar diferentes conjuntos que apresentem um total de cem objetos. Por exemplo: bolas, brinquedos, roupas etc. possvel com isso fazer uma leitura apropriada do conceito de porcentagem. Por exemplo: no conjunto de 100 bolas, 50 delas correspondem a cinquenta por cento e l-se 50%. Dessa forma, o professor vai manipulando quantidades para apresentar os percentuais destacados. Atividades mais elaboradas devem ser introduzidas no decorrer do processo. So inmeros os problemas oriundos do contexto do

aluno que podem ser explorados: porcentagem de alunos, porcentagem de questes de prova, porcentagem de reajuste salarial, porcentagem de aprovao de determinado candidato etc.

Descritor 27 ler informaes e dados apresentados em tabelas. Pode-se avaliar, por meio deste descritor, a habilidade de o aluno ler, analisar e interpretar informaes e dados apresentados em tabelas. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, em que os dados estejam organizados em tabelas.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Para desenvolver essa habilidade, o professor pode sugerir aos alunos a elaborao de tabelas sobre a preferncia em relao a times de futebol ou em relao a outro esporte. Pode, ainda, organizar tabelas com dados dos alunos, idade, massa, estatura etc; para que as crianas possam acompanhar o prprio desenvolvimento durante o ano letivo. Pode tambm trazer para a sala de aula dados publicados em jornais e discutir com os alunos a interpretao deles. Descritor 28 Ler informaes e dados apresentados em grficos (particularmente em grficos de colunas). Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno ler, analisar e interpretar informaes e dados apresentados em grficos. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas, em que requerido do aluno que ele identifique caractersticas e informaes indicadas nesses grficos.

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Esse um assunto de grande relevncia para o entendimento dos fatos nos dias de hoje. fundamental que o professor trabalhe com grficos em sala de aula. H exemplos em profuso na mdia e os alunos devem ser fortemente estimulados a pesquisar e discutir em sala de aula grficos obtidos em jornais, revistas, televiso e internet. Esse tipo de atividade riqussimo para desenvolver a habilidade pretendida e para bem situar o aluno nos acontecimentos e problemas da atualidade.

Vous aimerez peut-être aussi