Vous êtes sur la page 1sur 5

CRNICAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Maneira de amar
O jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao dilogo. Passava manhs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gernio. O girassol no ia muito com sua cara, ou porque no fosse homem bonito, ou porque os girassis so orgulhosos de natureza. Em vo o jardineiro tentava captar-lhe as graas, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz par no ver o rosto que lhe sorria. Era uma situao bastante embaraosa, que as outras flores no comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou se regar o p de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasio devida. O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo diante dos canteiros, aparentemente no fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho. Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque no tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que no se conformava com a ausncia do homem. Voc o tratava mal, agora est arrependido? No, respondeu, estou triste porque agora no posso trat-lo mal. a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava. Carlos Drummond de Andrade

Brasileiros cem milhes


Telefonei para a maternidade indagando se havia nascido o beb nmero 100.000.000, e no souberam informar-me: - De zero hora at este momento nasceram oito, mas nenhum foi etiquetado com esse nmero. uma falha do nosso registro civil: as crianas no recebem nmero ao nascer. Do-lhes apenas um nome, s vezes surrealista, que as acompanhar por toda a vida como pesadelo, quando a numerao pura e simples viria garantir identidade insofismvel, poupando ainda o vexame de carregar certos antropnimos. Centenas de milhares nascem Joo ou Jos, mas o homem ou a mulher 25.786.439 seria uma nica pessoa viva, muito mais fcil de cadastrar no fichrio do Imposto de Renda e nos 10 mil outros fichrios com que policiada a nossa existncia. Passei por baixo do viaduto, onde costumam nascer filhos do vento, e reinava uma paz de latas enferrujadas e grama sem problemas. Ningum nascera ali depois da meia-noite. O dia 21 de agosto, marcado para o advento do brasileiro cem milhes, transcorria sem que sinal algum, na terra ou no ar, registrasse o acontecimento. Costumo acreditar nos bancos, principalmente nos oficiais, e se o Banco Nacional da Habitao, atravs do Serfhau, garantiu que nessa segunda-feira o Brasil atingiria a cifra

redonda de 100 milhes de habitantes, porque uma parturiente adrede orientada estaria de planto para perfazer esse nmero. Verdade seja que o IBGE, pelo Centro Brasileiro de Estudos Demogrficos, julgou prematura a declarao, e s para o trimestre de outubro/dezembro nos promete o brasileiro em questo. No ponho em dvida sua autoridade tcnica, ma um banco um banco, ainda mais se agncia governamental, e a esta hora deve ter recolhido nosso centsimo milionsimo compatrcio em bero especial da casa prpria, botando-lhe cabeceira um cofre de caderneta de poupana. que me custa admitir o nascimento desse garoto, ou garota, sem o amparo de nossas leis sociais, condenado a ser menos que nmero __ uma dessas crianas mendicantes, que no as almofadas da felicidade. No queria que a televiso lhe desse um carn e uma viagem Grcia, nem era preciso que Manchete lhe dedicasse 10 pginas coloridas, sob o patrocnio do melhor leite em p. Mas gostaria que viesse ao mundo com um mnimo de garantia contra as compulses da misria e da injustia, e de algum modo representasse situao idntica de milhes de outras crianas que recebem - estou pedindo muito? no somente o dom da vida, mas oportunidades de viv-la. Seria vaidade irrisria proclamar-se ele o 100.000.000 brasileiro, membro eufrico da gerao dos 100 milhes, e saber-se apenas mais um marginalizado, que s por artifcio de mdia ganha sua fatia no bolo do Produto Nacional Bruto. No desejo heri de nem mrtir annimo. Prefiro v-lo como um ser capaz de fazer alguma coisa de normal numa sociedade razoavelmente suportvel, em que a vida no seja obrigao estpida, sem pausa para fruir a graa das coisas naturais e o que lhes acrescentou a imaginao humana. Olho para esse brasileiro cem milhes, nascido ontem ou por nascer daqui a algumas semanas, como se ele fosse meu neto... bisneto, talvez. Pois quando me dei conta de mim, isso a era um pas de 20 milhes de pessoas, diludas num territrio quase s mistrio, que aos poucos se foi desbravando, mantendo ainda bolses de sombra. Vi crescer a terra e lutarem os homens, entre desajustes e sofrimentos. Os maiorais que dirigiam o processo l se foram todos. Vieram outros e outros, e encontro nessa gerao o novo rosto da vida, que se interroga. H muita ingenuidade, tambm muita coragem, e os problemas se multiplicam com o crescimento desordenado. Somos mais ricos... e tambm mais pobres. Meu querido e desconhecido irmo n 100.000.000, onde quer que estejas nascendo, fica de olho no futuro, presta ateno nas coisas para que no faam de ti subproduto de consumo, e boa viagem pelo sculo XXI adentro. Carlos Drummond de Andrade. De notcias e notcias fez-se a crnica. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 1993. p.11-3.

Sociedade
O homem disse para o amigo: - Breve irei a tua casa

e levarei a minha mulher. O amigo enfeitou a casa e, quando o homem chegou com a mulher, soltou uma dzia de foguetes. O homem comeu e bebeu. A mulher bebeu e cantou. Os dois danaram. O amigo estava muito satisfeito. Quando foi a hora de sair, o amigo disse para o homem: - Breve irei a tua casa. E apertou a mo dos dois. No caminho o homem resmunga: - Ora essa, era o que faltava. E a mulher ajunta: - Que idiota! - A casa um ninho de pulgas. - Reparaste o bife queimado? O piano ruim e a comida pouca. E todas as quintas - feiras eles voltam casa do amigo que ainda no pde retribuir a visita.

Carlos Drummond de Andrade. Obra completa. Rio de Janeiro, Jos Olympio. 1988.

Estranha (e eficiente) linguagem dos namorados


Oi, meu berilo! Oi, meu anjo barroco!

Minha tanajura! Minha orquestra de cmara! Que bom voc me chamar assim, meu pessegueiro-da-flrida! Voc gosta, minha calhandra? Adoro, meu telefrico iluminado! Eu tambm gosto muito de ser tudo isso que voc me chama! De verdade, meu jaguaret de paina? Juro, meu cavalinho de asas! Ento diz mais, diz mais! Meu oitavo, dcimo, dcimo quinto pecado capital, minha janela sobre a Acrpole, meu verso de Rilke, minha malvasia, meu minueto de Versailles. Mais, agapanto meu, tempestade minha! Minha follia con variazoni, de Corelli, meu isto-e-aquilo enguirlandado, meu eu anterior a mim, meus dilogos com Plato e Plotino ao entardecer, minha lcera maravilhosa! Ai que lindo, liiiiiindo, meu colar de cavalheiro ingls num retrato de Ticiano! Meu fundo-domar, voc me pe louca, louca de amar as pedras, de patinar nas nuvens! E eu ento, minha grgone, minha grgula de Notre Dame, e eu, minha sintaxe de Deus? Voc fala como falam os bales de junho de Portinari, as jias da coroa do reino de Samarcanda, voc, meu imperativo categrico, voc, minha espada manica, voc me mata! E voc tambm me trucida, me degola, me devolve ao estado de msica, meu tambor de mina! Todos os incentivos oficiais reunidos e multiplicados no valem a tua alquimia, meu ministro do fogo! Tuas paisagens, teu subsolo infernal, teus labirintos so superiores em felicidade a qualquer declarao dos direitos do homem! A primeira vez que eu vi voc naquele bar do crepsculo eu senti que as pirmides e as cataratas no valiam a tua unha do dedo mindinho! Porque voc o Banco das estrelas, e pode comprar todas as coisas do mundo, inclusive as guas e os animais, para restitu-los vida em liberdade! Como posso ouvir outras palavras seno as tuas, meu almanaque do cu? Minha cincia do insabvel? Meu terremoto, meu objeto voador identificado? E nascemos um para o outro, nascemos um no outro, e estamos nessa desde antes do comeo dos sculos, meu nenfar!

E estaremos mesmo depois que os sculos se evaporarem, meu desenho rupestre, meu formigo atmico! Mandala, raio laser, sextina! Tudo meu, claro! Pomba-gira! Clepsidra! Sequia minha minha minha! Dilogo aparentemente louco, mas que dois namorados de imaginao mantm todos os dias, com estas ou outras palavras igualmente mgicas. No inventei nada. Apenas colecionei expresses ouvidas aqui e ali, e que me pareceram espontneas, isto , ningum deve ter preparado antes o que iria dizer, de tal modo as palavras saam entrecortadas de risos, interrompidas por afagos, brotando da situao. O amor inventivo e anula os postulados da lgica. Ele tem sua lgica prpria, to vlida quanto a outra. E os amantes se entendem sob o signo do absurdo no to absurdo assim, como parece aos no-amorosos. J ouvi no interior de Minas algum chamar seu amor de meu bicho -de-p e receber em troca o mais clido beijo de agradecimento. . Esta coletnea de frases de amor est aqui como introduo ao projeto no comercial de comemoraes do Dia dos Namorados. No para que elas sejam repetidas mecanicamente. Todo namorado que se preze deve inventar as besteiras lricas e deliciosas que a gente no diz para qualquer pessoa, s para uma, e s em momentos de pura delcia. Funcionam? E como!

Vous aimerez peut-être aussi