Vous êtes sur la page 1sur 15

TRABALHO ORAL

IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAO NA GESTO DA BIBLIOTECA UNIVERSITRIA Atuao do profissional da informao

PROFISSIONAL DA INFORMAO: Habilidades requeridas pelo mercado de trabalho em face s Tecnologias da Informao e Comunicao
SILVA, L. C.1 MUNIZ, F. A.2

RESUMO O mercado de trabalho do Profissional da Informao (PI) vem ganhando novo formato devido ao avano das tecnologias da informao e comunicao (TIC), com isso, faz-se necessrio que o profissional acompanhe as tendncias desse mercado, utilizando as tecnologias como instrumento de trabalho a fim de agregar valor e modernidade s suas funes. Dessa forma, identificou-se, na literatura, as habilidades requeridas do profissional da informao pelo atual mercado de trabalho. Para esse estudo, descreve-se o papel do profissional da informao e as mudanas que ele enfrenta na sociedade da informao. Aborda-se as tecnologias da informao e comunicao como objeto de estudo desse profissional. Enfim, foram enumeradas as habilidades demandadas em face s tecnologias e sugere-se que adquira tambm conhecimentos a respeito das novas tendncias, como: teletrabalho, comrcio eletrnico e mais recentemente sobre RDA Resource Description and Access - o novo padro para a descrio dos recursos e do acesso projetado para o mundo digital. Palavras-chave: Profissional da Informao. Mercado de trabalho. Habilidades profissionais. Tecnologias da informao e comunicao.

ABSTRACT The job market of the Information Professional (IP) has gained new format due to the advancement of Information and Communication Technologies (ICT), with that, it is necessary that the professional monitor trends in that market, using the technologies as a working instrument in order to add value and modernity in their duties. Thus, there were identified in the literature, the skills required of professional information by the current job market. For this study, describes itself the role of professional information and the changes it faces in the information society. It is the information and communication technologies as the object of study of this occupation. Finally, were listed in the skills demanded in the face of technology and suggests that it also acquire knowledge about the new trends, such as teleworking, e-commerce and

more recently on RDA - Resource Description and Access - the new standard for describing resources and access designed for the digital world. Keywords: Professional Information. Job market. Professional skills. Information technology and communication.

1 INTRODUO As conseqncias da globalizao tm influenciado no comportamento dos profissionais da informao (PI), exigindo mudanas de paradigmas em suas habilidades. Uma das causas dessas mudanas est relacionada ao rpido desenvolvimento tecnolgico, provocado pela evoluo das reas de microeletrnica e telecomunicaes, e acelerado, principalmente, aps a Segunda Guerra Mundial. Com o advento das tecnologias da informao e comunicao (TICs), o mercado de trabalho do profissional da informao vem ganhando novo formato, com isso, faz-se necessrio que o profissional acompanhe as tendncias desse mercado, fazendo uso das tecnologias como instrumento de trabalho, a fim de agregar valor e modernidade s suas funes. Neste contexto, o diferencial competitivo no mundo do trabalho atual baseia-se nos valores que se agregam a sua formao, ou seja, s habilidades e competncias individuais. Como disse Dutra e Carvalho (2006), os profissionais da informao contemporneos no tm mais seu espao de atuao profissional garantido por serem bibliotecrios, mas sim, por reunirem, um conjunto de habilidades e competncias que lhes possibilite gerenciar a informao enquanto recurso. Para os profissionais da informao, as mudanas esto afetando de maneira complexa seus tradicionais modelos de trabalho, isto porque, o objeto de trabalho destes profissionais a informao. A qual tem sido afetada pelas TICs, modificando seu formato, seu suporte, seu processamento e disseminao, influindo na forma de mediao entre o bibliotecrio e o usurio/cliente. O objetivo desse trabalho identificar, na literatura, as habilidades requeridas do profissional da informao, mais especificamente do Bibliotecrio, pelo mercado de trabalho em face s tecnologias da informao e da comunicao

(TIC). Para atingir esse objetivo, foi necessrio traar os papis do profissional da informao, bem como seu mercado de trabalho. Para ento, definir tais habilidades.

2 PROFISSIONAL DA INFORMAO Por profissional da informao, neste estudo, considera-se os profissionais graduados em biblioteconomia, os quais trabalham em prol da satisfao das necessidades de informao do seu usurio/clientes, sua principal funo, enquanto gestor da informao. Para Neves (1998), a expresso Profissional da Informao surge na literatura, a partir do final da dcada de 80 e nicio da dcada de 90, para atender necessidades das unidades de informao, que trabalham, principalmente, com a realidade das novas tecnologias e acompanham a evoluo do mercado de trabalho da informao. Em 1992, a Federao Internacional de Informao e Documentao (FID), criou o grupo Special Interest Group / Modern Information Professional (SIG/MIP), com o objetivo de estudar s necessidades do mercado de trabalho emergente e suas implicaes na formao do profissional da informao. Segundo Dutra e Carvalho (2006), o profissional da informao atua na coleta, tratamento, recuperao e disseminao da informao e executa atividades tcnicas especializadas e administrativas relacionadas rotina de unidades de informao. De acordo com Prusak (1999) os profissionais bibliotecrios precisam buscar envolvimentos nas organizaes que vo alm de papis tradicionais de biblioteca, precisam ter desejo para entender como a organizao trabalha com estratgias e prioridades fundamentais a pessoas, o que so e o que eles fazem como fluxos de conhecimento. Eles precisam cultivar uma atitude empresarial profissional e comportamento que se ajustam a organizao. Tradicionalmente, o bibliotecrio visto como um sistematizador de acervos; como aquele que est por trs da organizao das unidades de informao, dos processos de busca e recuperao de informaes e como o profissional da informao que atua como filtro, catalisando tudo o que for relevante sobre determinado assunto para o seu usurio. Com o surgimento das tecnologias da informao e da comunicao, da evoluo editorial e da exploso documental, os usurios passaram a buscar e necessitar de um uso seleto da informao.

Paralelamente a isto, ocorrem mudanas no contexto social no que concerne crescente necessidade de informao para as vrias reas da atuao humana. O profissional da informao sempre desempenhou um papel importante na sociedade. Hoje, porm, atua num novo contexto, onde dispe de novas ferramentas e, com isso, de novas possibilidades para desempenhar suas funes. De acordo com Ferreira (2002), as mudanas ligadas a esse setor fizeram com que se desenvolvessem novas atividades e novos perfis profissionais. E, alm das tecnologias, outros fatores contribuiram para tais mudanas, como: o acesso individualizado e imediato informao para o usurio; a fuso do contedo e das novas tecnologias de mediao (CD-ROM, Internet); o fato de que todos os produtos, servios e atividades so cada vez mais dependentes de uma informao que se renova constantemente. Conseqentemente, as novas tecnologias diversificam as atividades acrescidas ao processo de trabalho, atividades estas que constituem um desafio para o profissional e que demandam um maior envolvimento intelectual. Isto significa entender os novos papis que surgem, as novas necessidades informacionais e as novas formas de responder a estas necessidades criando novos mtodos e formas de trabalho (CUNHA, 2000, p.2). Silva (2004), diz que a tecnologia deve ser compreendida como fator de mudana para as bibliotecas, provocando novos estmulos e necessidades e alterando os paradigmas estabelecidos ao longo do tempo. O mesmo autor comenta ainda que, existe impacto na operao das tecnologias por parte dos profissionais e os mesmos resistem na mudana de postura no pensar, na aquisio de novos conhecimentos, nas mudanas de atitudes e de comportamento que visualizem novas alternativas. Diante desse comentrio, os profissionais da informao tm que ir em busca de novos conhecimentos, pois a exigncia atual de um profissional atuante, dinmico e flexvel, com postura e condutas ticas, consciente do seu papel na sociedade e no mundo.

3 MERCADO DE TRABALHO DO PROFISSIONAL DA INFORMAO A Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO)1 apresenta o Bibliotecrio como profissional da informao e aponta suas atividades como sendo a disponibilizao de informaes em qualquer suporte, objetivando facilitar o acesso informao e gerao do conhecimento. Tradicionalmente, os espaos de atuao do profissional bibliotecrio so as bibliotecas, sejam elas pblicas, universitrias, escolares ou empresariais, alm dos centros culturais e os arquivos. Porm, de acordo com Rubi, Euclides e Santos (2006), com a vinda das tecnologias de informao e comunicao, esses espaos esto sendo ampliados, possibilitando ao profissional da informao o desenvolvimento de suas atividades em diferentes contextos, tanto em relao estrutura do trabalho quanto ao pblico atendido. Rubi, Euclides e Santos (2006) identificam, de forma sistematizada, o mercado de trabalho do profissional bibliotecrio, dividindo-o em trs grupos: a) mercado informacional tradicional: esse grupo engloba as bibliotecas pblicas, escolares, universitrias e especializadas, os centros culturais e os arquivos; b) mercado informacional existente no ocupado: inserem-se as bibliotecas escolares (embora seja um mercado tradicional, verifica-se que este um mercado no ocupado), editoras e livrarias, empresas privadas, provedores de Internet, banco de dados e base de dados; c) mercado informacional - tendncias: verifica-se, que existe um imenso e crescente mercado de trabalho para o profissional da informao. Inclui nesse grupo de acordo com Rubi, Euclides e Santos: centros de informao / documentao em empresas privadas, um grande mercado de trabalho em expanso; bancos e bases de dados eletrnicos e digitais; contedo e de acesso sejam na internet ou nas intranets. e portais de

1 A Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO) um servio elaborado pelo Ministrio do Trabalho e


Emprego, destinada a traar o perfil do trabalhador brasileiro e retratar a realidade do mercado de trabalho.

As mudanas do mercado emergente tm repercuo no mercado tradicional, visto que as profisses da informao tm se caracterizado pela variedade e pela multiplicidade de suas funes, sendo plausvel que um mesmo profissional realize, ao mesmo tempo, as atividades tradicionais e as emergentes. Cunha (2000) cita as principais funes do mercado emergente, que no so completamente novas, mas que vem enfrentando grandes mudanas nos ltimos anos em decorrncia das TICs: a) Funes de gesto da informao e de coordenao e de fluxos de informao; b) Funes de auditoria e consultoria de informao; c) Funes de comunicao e animao; d) Funes de anlise da informao: anlise de valor da informao para ajuda na tomada de decises; e) Funes de interface entre usurios e conceptores de sistemas de informao; f) Funes de formao de usurio: atividades que envolvem a Internet, recursos da rede, organizar informaes, acessar bases de dados. A Internet aparece na literatura como um espao cada vez mais promissor para os profissionais da informao. Baptista (2004) diz que, de uma maneira geral, as oportunidades de trabalho para esse profissional na Internet so geradas pelo excesso e pela desorganizao da informao, e, portanto, todas as atividades direcionadas para filtrar e organizar a informao tero sucesso. Percebe-se de acordo com Dutra e Carvalho (2006), que os profissionais da informao vem passando por mudanas estruturais nos seus afazeres e no seu espao de atuao. Com o advento das TICs e a emergncia da sociedade da informao, a profisso e seu mercado se transformam, surgindo tanto novas oportunidades quanto ameaas. Diante destas transformaes, faz-se necessrio que o profissional da informao seja flexvel para se adaptar. Ele deve buscar atualizaes constantes, com vistas a adquirir habilidades e competncias

compatveis com as novas demandas, de modo a assegurar sua permanncia no mercado atual.

4 TECNOLOGIA DA INFORMAO E COMUNICAO O termo tecnologia da informao (TI), de uma forma mais geral, serve para designar o conjunto de recursos tecnolgicos e computacionais para gerao e uso da informao. Takahash (2000, p.176) define as tecnologias da informao e comunicao como compreendendo as tecnologias utilizadas para tratamento, organizao e disseminao de informaes. So consideradas TICs, entre outras: os computadores pessoais: (PCs, personal computers); as redes de contatos: e-mail, videoconferncia, etc.; a internet: a world wide web - principal interface grfica da internet, os home pages, o streaming -fluxo contnuo de udio e vdeo via internet, etc.; as tecnologias digitais de captao e tratamento de imagens e sons: (scanners), a fotografia digital, etc.; e as tecnologias de acesso remoto. Desde o advento das TICs vem ocorrendo mudanas significativas em todo o mundo e, principalmente, na forma de trabalho da rea informacional, em face de ofercerem novas e eficientes possibilidades de armazenar, processar, recuperar e disseminar informaes. Com estas transformaes, novas habilidades so exigidas do profissional da informao. Conforme Dutra e Carvalho (2006), a avalanche documental e a diversificao dos suportes da informao criaram nas unidades de informao uma padronizao organizacional de modo que o uso de TIC se faz necessrio, pois se constitui em fator decisivo no racionamento temporal dos processos, viabilizando os afazeres dos recursos humanos e, conseqentemente, gerando um melhor desempenho para a prpria instituio. Neste sentido, Cianconi (1991, p. 207) afirma que o desenvolvimento tecnolgico provou que uma mesma informao pode ser armazenada e divulgada em diferentes canais de comunicao. Evidencia-se, assim, o real objetivo das TICs, que gerenciar o uso do objeto tranformador: a informao. Assim, percebe-se que a

informao e o conhecimento so elementos essenciais desta nova ordem mundial, permitindo-nos, novos padres e possibilidades. Entre eles, destacam-se as novas formas de trabalho e emprego que esto diretamente relacionadas s TICs, agregando ainda mais valor ao contedo informacional desejado, devido s possibilidades de suporte e de transmisso desta informao. Outro aspecto considerado relevante de acordo com Ferreira (2002), que a tecnologia da informao, no processo de Gesto, representa um papel importante, constituindo-se de ferramentas que ajudam no armazenamento e na disseminao das informaes organizacionais: exemplos como bancos de dados, sistemas de codificaes e indexaes de assuntos. Mas que, no se pode considerar que a tecnologia faz todo o papel da Gesto, pois, de acordo com Rory Chase (Wah, 2000, p. 54 apud Ferreira 2002), diretor de conhecimento da Telos, uma empresa independente de pesquisa do Reino Unido, s fornece a estrutura, porm no o contedo, ou seja, o que a tecnologia da informao pode fazer disseminar a informao, sendo um instrumento, um meio. Por isso, fundamental valorizar o lado humano, ou seja, enfatizar a importncia do indivduo na organizao e saber muito bem a diferena entre a informao e o conhecimento. Nesse sentido, necessrio que o trabalho do profissional da informao, enquanto recurso intangvel, seja valorizado para a execuo suas funes. Para tanto, o profissional deve buscar desenvolver determinadas habilidades essenciais que o mercado requer para atingir o reconhecimento esperado e satisfazer as necessidades de informao do seu usrio/cliente.

5 HABILIDADES DEMANDADAS PELO MERCADO EM RELAO AO USO DE TIC Habilidade est relacionada com a qualidade de estar hbil, ou seja, de estar preparado para executar determinada funo, nesse caso estar treinados e aptos a utilizar e a prover informao tanto da forma impressa quanto em formatos digitais.

Foi realizado um levantamento, na literatura, das principais habilidades demandadas do profissional da informao pelo mercado de trabalho e constatou-se que as principais atividades da biblioteconomia no foram abandonadas e sim modificadas e agregadas novas em decorrncia da sociedade da informao em que estamos inseridos, em virtude das TICs. Observa-se tambm que o profissional da informao pode trabalhar em espaos diversos, utilizando suas habilidades e conhecimentos, pois h essa demanda por profissionais munidos de novas habilidades e competncias. As competncias essenciais podem ser definidas, como:
a aprendizagem coletiva na organizao, especialmente relacionada como coordenar diversas habilidades de produo e integrar mltiplos streams de tecnologias, em outras palavras, competncias essenciais um conjunto de habilidades e tecnologias que permite a uma empresa oferecer um determinado benefcio aos clientes. (Prahalad & Hamel 1990, p. 82, traduo nossa)

De acordo com a anlise realizada por Dutra e Carvalho (2006) de anncios de empregos da empresa Catho On-line entre os anos de 2003 e 2005, pode-se destacar as principais habilidades requeridas do profissional da informao: Uma das mais solicitadas foi o conhecimento de lngua estrangeira (ingls), as autoras destacam que dos 64 anncios divulgados na Catho On-line em 2005, 20 requeriam conhecimento de lngua estrangeira. Este idioma imprescindvel para os profissionais que buscam inserir, crescer e se manter no mercado de trabalho. Conhecimento em informtica: dentre as habilidades em informtica, os conhecimentos mais citados foram: Microisis, Aleph, ambiente de rede e recursos da Internet e administrao e gerenciamento de bancos de dados. Neste sentido, torna-se indispensvel ressaltar a importncia do domnio das TIC nesse novo contexto mundial. Conhecimentos tcnicos inerentes rea, tais como administrao de arquivos informatizados, gerenciamento de documentos, organizao de acervos, tratamento tcnico de acervos bibliogrficos e implantao de bibliotecas e arquivos. Em 2005 os mais procurados foram: levantamento bibliogrfico, preservao e conservao de acervos, tcnicas de pesquisa na internet e banco de dados,

10

habilidade no uso de tesauros, padro MARC 21, tabelas de temporalidade, gerenciamento de arquivos eletrnicos, tcnicas de classificao, catalogao e indexao. Alm de ambientes tradicionais, cita-se a organizao textual das plataformas de ensino a distncia, a organizao dos arquivos das bibliotecas digitais e a indexao textual dos sites de metabusca. Conhecimentos gerenciais: coordenao de grupo, gesto de pessoas, coordenao de equipes e capacidade de liderana, dinamismo na resoluo de problemas, facilidade em dividir conhecimentos, bom relacionamento interpessoal, criatividade, responsabilidade, pr-atividade e esprito de equipe. Uma outra pesquisa foi realizada por Lima Jr. e Nascimento (2006), para se saber quais habilidades o mercado de trabalho busca de um bibliotecrio. O questionrio foi aplicado em uma agncia bancria do estado. Uma das questes foi: Caso voc fosse incumbido de contratar um profissional da informao (bibliotecrio) para sua equipe de trabalho, quais os atributos abaixo, alm da formao tcnica, voc exigiria?. Abaixo, foram listados os atributos e os respectivos percentuais assinalados pelos pesquisados: Domnio das novas tecnologias ........................................................ 92,3% Capacidade de comunicao e relacionamento interpessoal ........... 84,6% Capacidade gerencial e administrativa ............................................. 76,9% Ser criativo ........................................................................................ 76,9% Experincia (prtica) na rea de informao .................................... 69,2% Educao continuada ........................................................................ 69,2% Trabalhar em equipe ......................................................................... 53,8% Flexibilidade ...................................................................................... 53,8% Pontual e assduo ............................................................................. 46,2% Tomada de deciso compartilhada ................................................... 38,5% Boa aparncia ................................................................................... 30,8% Conhecimento de lngua estrangeira ................................................ 23,0% Em pesquisa anterior realizada por Ferreira em 2002, sobre as habilidades demandadas pelo mercado de trabalho, o mesmo utilizou um universo de 12

11

empresas de recursos humanos, que resultou em 15 habilidades que chamou de Ranking. Dentre elas, foram destacada para este estudo: O domnio na utilizao de equipamentos eletrnicos e na operao de sistemas ou softwares especficos; Conhecimento de bases de dados. Em se tratando de competncias pessoais, Ferreira (2002) cita algumas em sua dissertao de mestrado: Comprometer-se com a excelncia no desempenho de suas atividades profissionais; Buscar desafios e visualizar novas oportunidades dentro e fora da organizao; Ter uma viso geral e abrangente da organizao; Buscar parcerias e alianas; Criar um ambiente de respeito mtuo e confiana; Ter habilidades efetivas de comunicao; Exercer liderana; Planejar, priorizar e focar os pontos crticos; Comprometer-se a aprender durante toda a vida e a planejar a carreira pessoal; Ter habilidade pessoal para negcios e saber criar novas oportunidades; Reconhecer o valor das redes de contato pessoal e profissional; Ser flexvel e otimista em tempos de mudanas constantes. De acordo ainda com Ferreira (2002), o profissional que ir atuar em ambientes da comunicao e informao eletrnica demanda conhecimentos tcnicos, humansticos e culturais, como: Pensamento crtico, curiosidade, persistncia, flexibilidade e adaptao a mudanas;

12

Forte

embasamento

terico

prtico

sobre

funcionamento

das

organizaes virtuais de informao; Domnio na utilizao de equipamentos eletrnicos e na operao de sistemas ou softwares especficos; Conhecimento do maior nmero possvel de bases de dados e outros produtos da indstria da informao; Maturidade na diviso do poder; Habilidade na identificao e desenvolvimento de parceiros. Atualmente, o acesso informao eletrnica o ponto alto das TICs aplicadas s consultas a bases de dados e bibliotecas, pois, com a tecnologia das redes eletrnicas, torna-se possvel o surgimento de novos documentos e produtos e, por conseqncia, a criao de novos servios, como: a orientao aos usurios na utilizao de seus recursos; o desenvolvimento de home-pages; o agendamento e o atendimento de novos servios on-line, como a comutao, o emprstimo entre bibliotecas, a disseminao da informao e o catlogo. Alm das habilidades interessante que se conhea as novas tendncias do mercado, tais como: o teletrabalho2 e o comrcio eletrnico3. Diante dessas tendncias o profissional da informao adquire novas oportunidades de atuao, como por exemplo: bibliotecas virtuais requerem conhecimentos de seleo, tratamento e disponibilizao de forma organizada das informaes dispersas na Internet; e - editoras necessitam de profissionais que normatizem e auxiliem na edio de suas publicaes; e catlogos dos motores de busca so construdos a partir da indexao dos contedos disponveis na Internet. Alm dessas tendncias citadas acima, aparece outra prevista para o final do ano de 2008, chamada de RDA Resource Description and Access, o qual um novo padro para a descrio dos recursos e do acesso projetado para o mundo digital. Construdo sobre os fundamentos estabelecidos pelo AACR2, o RDA ir
2 Teletrabalho uma forma de trabalho onde os trabalhadores podem desenvolver suas atividades remotamente em casa ou em outro local, com o auxlio das telecomunicaes e das tecnologias da informao. 3 Comrcio eletrnico nesta tendncia a informao percebida atravs dos produtos e servios customizados, tais como cursos distncia, currculos on-line, bibliotecas digitais, e-editoras, entre outros.

13

fornecer um conjunto abrangente de orientaes e instrues sobre a descrio dos recursos e do acesso, abrangendo todos os tipos de contedo e mdia.

6 CONCLUSO Conclui-se que o domnio dos conhecimentos especficos da rea de biblioteconomia, aliado s novas habilidades gerenciais das TIC, conhecimento de outros idiomas e habilidades pessoais, so requisitos bsicos para acompanhar as transformaes do mundo do trabalho e fazer parte dele. A partir dos resultados das pesquisas apresentadas, observa-se a necessidade constante de uma educao continuada por parte do profissional da informao, tendo em vista que as tecnologias vem se modernizando rapidamente e o mercado atual tende a adquirir e usufruir dessas tecnologias. Desta forma, o trabalhador precisa se adaptar com rapidez ao mercado, em vez de esperar que surjam as oportunidades que correspondam ao seu perfil atual. Assim, faz-se necessrio a reflexo sobre a importncia da atualizao contnua, com vista a adquirir habilidades compatveis com a nova demanda, de modo a assegurar sua permanncia no mercado de trabalho atual. Alm das habilidades, necessita-se de conhecimento das novas tendncias, como comrcio eletrnico, teletrabalho e RDA. Enfim, a demanda do momento exige um profissional atuante e participativo, dinmico e flexvel, plenamente integrado socialmente e capaz de dar contribuio e respostas adequadas ao seu papel na sociedade e no mundo.

14

REFERNCIAS BAPTISTA, Sofia Galvo; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado (org.). Profissional da informao : o espao de trabalho. Braslia: Thesaurus, 2004. BRASIL Ministrio do Trabalho. Classificao Brasileira de Ocupaes, 2002. Disponvel em: < http://www.mtecbo.gov.br./busca/condicoes.asp?codigo=2612 >. Acesso em: 20 jun. 2008. CIANCONI, Regina de Barros. Gerencia da informao: mudana nos perfis profissionais. Cincia da Informao, Braslia, v. 20, n. 2, p.204-208, jul./dez.1991. CUNHA, Miriam Vieira. O profissional da informao: formao e mercado de trabalho. Ensaios APB, So Paulo, n. 82-84, 2000. DUTRA, Tatiana N. Augusto; CARVALHO, Andr Vasconcelos. O profissional da informao e as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho emergente. Enc. Bibli : R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianpolis, n. 22, jul./ago 2006 p. 178-193. FERREIRA, Danielle Thiago. Profissional da informao: perfil de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho. Campinas: Pontfica Universidade Catlica de Campinas, 2002. Dissertao de Mestrado em Biblioteconomia e Cincia da Informao. LIMA JR., Genivaldo Correia; NASCIMENTO, Genoveva Batista do. O bibliotecrio na sociedade da informao: novas habilidades requeridas. Biblionline, v.2, n.2, 2006. Disponvel em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio>. Acesso em: 08 de set. 2008 NEVES, Elisabete da Cruz. Perfil do moderno profissional da informao. In: Jos Augusto Chaves Guimares; Marcos Cesar Alvarez. (Org.). Informao e Sociedade: tendncias de pesquisa em graduao. Marlia: UNESP/FFC, 1998, p. 29-54. PRAHALAD, C. K.; HAMEL, Gary. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, Boston, p. 79-91, may-june, 1990. PRUSAK, Laurence. Shares thoughts on success and knowledge management. Information Outlook, may 1999. Disponvel em: <http://www.findarticles.com> Acesso em: 8 de setembro de 2008. RUBI, Milena Polsineli; EUCLIDES, Maria Luzinete; SANTOS, Juliana Cardoso dos. Profissional da informao: aspectos de formao, atuao profissional e marketing para o mercado de trabalho. Pesquisa brasileira em Cincia da Informao e Biblioteconomia, v.1, n.2, 2006. Disponvel em <http://www.ibict.br/pbcib/viewarticle.php?id=276&layout=abstract>. Acesso em 23 de nov. 2007.

15

SILVA, J. F. M. O impacto tecnolgico no exerccio profissional em cincia da informao: o bibliotecrio. In: VALENTIM, M. L. P. (org). Atuao profissional na rea de informao. So Paulo: Polis, 2004. p. 83-96. TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informao no Brasil: livro verde. Braslia: IBICT, 2000.

__________________
1

Luciana Candida da Silva, Universidade Nacional de Braslia (UNB), Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao, lucianaalfa@hotmail.com, candida.luciana@gmail.com. 2 Fabiane Andrade Muniz, Universidade Nacional de Braslia (UNB), Especialista em Docncia Universitria, fabianeam@yahoo.com.br.

Vous aimerez peut-être aussi