Vous êtes sur la page 1sur 21

O significado scio-histrico da profisso

Maria Carmelita Yazbek Professora da Faculdade de Servio Social da UNLP/Argentina e da PUC/SP

O significado scio-histrico da profisso


Introduo Este texto apresenta alguns elementos para a compreenso das particularidades histricas do processo de institucionalizao e legitimao do Servio Social na sociedade brasileira, a partir da reconstruo terica do significado social da profisso na sociedade capitalista. Constituem-se seus objetivos centrais: a anlise do significado social da profisso no processo de reproduo das relaes sociais, tendo como referncia a abordagem de Iamamoto (1995); a explicitao das demandas colocadas socialmente ao Servio Social e as necessidades sociais a que a profisso busca responder, pelo carter contraditrio da prtica profissional; a anlise do trabalho profissional do assistente social e de algumas de suas particularidades, como a vinculao histrica com a Assistncia Social; a definio legal do Servio Social como profisso liberal e por fim uma reflexo sobre a profisso nos dias atuais. Assim sendo, este texto constitudo por quatro partes interligadas e complementares: 1 - Uma anlise terico-metodolgica do Servio Social no processo de reproduo das relaes sociais. 2 - O processo de institucionalizao e legitimao do Servio Social no Brasil. 3 - As demandas e particularidades do trabalho profissional na sociedade brasileira. 4 - Concluso - A profisso como especializao do trabalho coletivo na atualidade. Glossrio de termos e expresses utilizadas no texto.

1 Uma anlise terico-metodolgica do Servio Social no processo de reproduo das relaes sociais Para uma abordagem do Servio Social no processo de reproduo das relaes sociais, partimos da posio de que o significado social da profisso s pode ser desvendado em sua insero na sociedade, ou seja, a anlise da profisso, de suas demandas, tarefas e atribuies em si mesmas no permitem desvendar a lgica no interior da qual essas demandas, tarefas e atribuies ganham sentido. Assim sendo, preciso ultrapassar a anlise do Servio Social em si mesmo para situ-lo no contexto de relaes mais amplas que constituem a sociedade capitalista, particularmente, no mbito das respostas que esta sociedade e o Estado constroem, frente questo social1 e s suas manifestaes, em mltiplas dimenses. Essas dimenses constituem a sociabilidade humana e esto presentes no cotidiano da prtica profissional, condicionando-a e atribuindo-lhe caractersticas particulares. Ento, um conceito fundamental para a compreenso da profisso na sociedade capitalista o conceito de reproduo social que, na tradio marxista, se refere ao modo como so produzidas e reproduzidas as relaes sociais nesta sociedade. Nessa perspectiva, a reproduo das relaes sociais entendida como a reproduo da totalidade da vida social, o que engloba no apenas a reproduo da vida material e do modo de produo, mas tambm a reproduo espiritual da sociedade e das formas de conscincia social atravs das quais o homem se posiciona na vida social. Ou seja, a reproduo das relaes sociais, como a reproduo do capital permeia as vrias dimenses e expresses da vida em sociedade (IAMAMOTO; CARVALHO, 1995, p. 65). Dessa forma, a reproduo das relaes sociais a reproduo de determinado modo de vida, do cotidiano, de valores, de prticas culturais e polticas e do modo como se produzem as ideias nessa sociedade. Ideias que se expressam em prticas sociais, polticas, culturais, padres de comportamento e que acabam por permear toda a trama de relaes da sociedade.
A Questo Social expresso das desigualdades sociais constitutivas do capitalismo. Suas diversas manifestaes so indissociveis das relaes entre as classes sociais que estruturam esse sistema e nesse sentido a Questo Social se expressa tambm na resistncia e na disputa poltica.
1

O processo de reproduo da totalidade das relaes sociais na sociedade um processo complexo, que contm a possibilidade do novo, do diverso, do contraditrio, da mudana. Trata-se, pois, de uma totalidade em permanente reelaborao, na qual o mesmo movimento que cria as condies para a reproduo da sociedade de classes cria e recria os conflitos resultantes dessa relao e as possibilidades de sua superao. Esta concepo de reproduo social fundamenta uma forma de apreender o Servio Social como instituio inserida na sociedade. Insero que, conforme Iamamoto e Carvalho (1995, p. 73), implica considerar o Servio Social a partir de dois ngulos indissociveis e interdependentes: - como realidade vivida e representada na e pela conscincia de seus agentes profissionais e que se expressa pelo discurso terico e ideolgico sobre o exerccio profissional; - como atividade socialmente determinada pelas circunstncias sociais objetivas que imprimem certa direo social ao exerccio profissional, que independem de sua vontade e/ou da conscincia de seus agentes individuais. Cabe assinalar que estes dois ngulos constituem uma unidade contraditria, podendo ocorrer um desencontro entre as intenes do profissional, o trabalho que realiza e os resultados que produz. importante tambm ter presente que o Servio Social, como instituio componente da organizao da sociedade, no pode fugir a essa realidade (IAMAMOTO; CARVALHO, 1995, p. 75). Analisar o Servio Social nesta perspectiva permite, em primeiro lugar, apreender as implicaes polticas do exerccio profissional que se desenvolve no contexto de relaes entre classes. Ou seja, compreender que a prtica profissional do Servio Social necessariamente polarizada pelos interesses de classes sociais em relao, no podendo ser pensada fora dessa trama. Permite tambm apreender as dimenses objetivas e subjetivas do trabalho do assistente social.

Objetivas: no sentido de considerar os determinantes scio-histricos do exerccio profissional em diferentes conjunturas. Subjetivas: no sentido de identificar a forma como o assistente social incorpora em sua conscincia o significado de seu trabalho e a direo social que imprime ao seu fazer profissional. Supe, portanto, tambm descartar vises unilaterais da vida social e da profisso, deixando de considerar, por um lado, as determinaes histricas, econmicas, sociais, polticas e culturais sobre o exerccio profissional do assistente social e, por outro, o modo como o profissional constroi sua interveno, atribui-lhe significado, confere-lhe finalidades e uma direo social. Assim, podemos afirmar que o Servio Social participa tanto do processo de reproduo dos interesses de preservao do capital, quanto das respostas s necessidades de sobrevivncia dos que vivem do trabalho. No se trata de uma dicotomia, mas do fato de que ele no pode eliminar essa polarizao de seu trabalho, uma vez que as classes sociais e seus interesses s existem em relao. Relao que, como j afirmamos, essencialmente contraditria e na qual o mesmo movimento que permite a reproduo e a continuidade da sociedade de classes cria as possibilidades de sua transformao.

Questo para reflexo Como decorrncia dessa compreenso da profisso, possvel afirmar o carter essencialmente poltico da prtica profissional, uma vez que ela se explica no mbito das prprias relaes de poder na sociedade. Carter que, como vimos, no decorre exclusivamente das intenes do profissional, pois sua interveno sofre condicionamentos objetivos dos contextos onde atua. No entanto, isso no significa que o assistente social se coloque passivamente diante das situaes sociais e polticas que configuram o cotidiano de sua prtica, mas porque participa da reproduo da prpria vida social que o Servio Social pode definir estratgias profissionais e polticas no sentido de reforar os interesses da populao com a qual trabalha. Por isso a possibilidade da profisso colocar-se na perspectiva dos interesses de seus usurios depende da construo de um projeto profissional coletivo que oriente as aes dos profissionais em seus diversos campos de trabalho.

2 O processo de institucionalizao e legitimao da profisso no Brasil Sabemos que a institucionalizao do Servio Social como profisso na sociedade capitalista se explica no contexto contraditrio de um conjunto de processos sociais, polticos e econmicos, que caracterizam as relaes entre as classes sociais na consolidao do capitalismo monopolista. Assim, a institucionalizao da profisso de uma forma geral, nos pases industrializados, est associada progressiva interveno do Estado nos processos de regulao social. As particularidades desse processo no Brasil evidenciam que o Servio Social se institucionaliza e legitima profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, com o suporte da Igreja Catlica, na perspectiva do enfrentamento e regulao da Questo Social, a partir dos anos 30, quando a intensidade e extenso das suas manifestaes no cotidiano da vida social adquirem expresso poltica. A Questo Social em suas variadas expresses, em especial, quando se manifesta nas condies objetivas de vida dos segmentos mais empobrecidos da populao, , portanto, a "matria-prima" e a justificativa da constituio do espao do Servio Social na diviso sociotcnica do trabalho e na construo/atribuio da identidade da profisso. Nos anos 30, o Estado assume a regulao das tenses entre as classes sociais mediante um conjunto de iniciativas: a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), o Salrio Mnimo e outras medidas de cunho controlador, assistencial e paternalista. Ao reconhecer a legitimidade da questo social no mbito das relaes entre capital e trabalho, o governo Vargas buscou enquadr-la juridicamente, visando desmobilizao da classe operria e a regulao das tenses entre as classes sociais. Como mostra Ianni (1990), o Estado brasileiro transformou a questo social em problema de administrao, desenvolvendo polticas e agncias de poder estatal nos mais diversos setores da vida nacional.

Ter particular importncia, na estruturao do perfil da emergente profisso no pas, a Igreja Catlica, responsvel pelo iderio, pelos contedos e pelo processo de formao dos primeiros assistentes sociais brasileiros. Em 1932, criado o Centro de Estudos e Ao Social (CEAS), entidade que seria fundadora e mantenedora da primeira Escola de Servio Social do pas. O Centro surge aps um curso intensivo de formao social para moas, organizado pelas Cnegas de Santo Agostinho de 1o de abril a 15 de maio de 1932. A direo desse curso coube Melle. Adle de Loneux, professora da Escola Catlica de Servio Social da Blgica. Com uma programao terico-prtica (que inclua visitas a instituies beneficentes), o curso encontrou grande aceitao entre jovens catlicas, que buscaram criar uma associao de ao social. Foi esse o incio do Centro, ainda sob a orientao de Melle. De Loneux. As reunies iniciais do grupo foram acompanhadas pela Arquidiocese de So Paulo, por intermdio do Monsenhor Gasto Liberal Pinto. Em 16 de setembro, eleita a primeira diretoria do Centro tendo Dona Odila Cintra Ferreira como presidente. Como se observa, o CEAS gestado em plena revoluo paulista. Era mantido com mensalidades das scias e tinha como objetivos: difundir a doutrina e a ao social da Igreja. Essa orientao ocorre em um momento em que a Igreja, como fora social, mobiliza o laicato a partir das diretrizes da Rerum Novarum (1891) e do Quadragsimo Anno (1931) encclicas papais que assumiam um posicionamento antiliberal e antissocialista. O Centro desenvolve uma programao de cursos sobre filosofia, moral, legislao do trabalho, encclicas etc. Em 1934, assume a responsabilidade de implantar a Ao Catlica em So Paulo (organiza a primeira semana de Ao Catlica).

O Centro criou tambm quatro Centros Operrios ainda em 1932. Mais tarde, esses Centros se constituiriam em sedes da Juventude Operria Catlica e serviriam como campos de estgio para as alunas do curso de Servio Social. Simultaneamente, o CEAS envia Bruxelas na Blgica Maria Kiehl e Albertina Ramos para realizar o Curso de Servio Social. D. Odila j tinha formao social na Escola Normal Social de Paris. Mesclando, portanto, a viso francesa e a viso belga, em 15 de fevereiro de 1936, inaugura-se a primeira escola de Servio Social no pas. Cabe ainda assinalar que, nesse momento, a "questo social" vista a partir do pensamento social da Igreja, como questo moral, como um conjunto de problemas sob a responsabilidade individual dos sujeitos que os vivenciam embora situados dentro de relaes capitalistas. Trata-se de um enfoque conservador, individualista, psicologizante e moralizador da questo, que necessita para seu enfrentamento de uma pedagogia psicossocial, que encontrar, no Servio Social, efetivas possibilidades de desenvolvimento. Os referenciais orientadores do pensamento e da ao do emergente Servio Social brasileiro tm sua fonte na Doutrina Social da Igreja, no iderio franco-belga de ao social e no pensamento de So Toms de Aquino (sc. XII): o tomismo e o neotomismo (retomada em fins do sculo XIX do pensamento tomista por Jacques Maritain na Frana e pelo Cardeal Mercier na Blgica tendo em vista "aplic-lo" s necessidades de nosso tempo). , pois, na relao com a Igreja Catlica, que o Servio Social brasileiro vai fundamentar a formulao de seus primeiros objetivos poltico-sociais, orientando-se por posicionamentos de cunho humanista conservador contrrio aos iderios liberal e marxista na busca de recuperao da hegemonia do pensamento social da Igreja em face da questo social.

necessrio assinalar que esta matriz encontra-se na gnese da profisso em toda a Amrica Latina, embora com particularidades diversas como, por exemplo, na Argentina e no Chile, onde vai somar-se ao racionalismo higienista (iderio do movimento de mdicos higienistas que exigiam a interveno ativa do Estado sobre a questo social pela criao da assistncia pblica, que deveria assumir um amplo programa preventivo na rea sanitria, social e moral). O conservadorismo catlico que caracterizou os anos iniciais do Servio Social brasileiro comea, especialmente a partir dos anos 1940, a avanar tecnicamente ao entrar em contato com o Servio Social norte-americano e suas propostas de trabalho permeadas pelo carter conservador da teoria social positivista. As exigncias da reproduo social da vida de crescentes parcelas de trabalhadores empobrecidos explicitam-se em demandas por bens e servios, pressionam, neste momento, o Estado por uma ao assistencial. Ao que emerge na sociedade brasileira como parte de um conjunto de estratgias de regulao dos processos econmicos e sociais, justificada pela necessidade de compatibilizar politicamente as questes relativas ao favorecimento da industrializao e da acumulao, ao controle social e legitimao do sistema, com as necessidades dos que vivem do trabalho. Assim, pela criao e desenvolvimento de instituies assistenciais estatais particularmente na dcada de 1940, o Estado passa a intervir no processo de reproduo das relaes sociais, assumindo o papel de regulador e fiador dessas relaes, tanto na viabilizao do processo de acumulao capitalista, como no atendimento das necessidades sociais das classes subalternas. dessa forma e objetivando sua prpria legitimao que o Estado brasileiro incorpora parte das reivindicaes dos trabalhadores, pelo reconhecimento legal de sua cidadania atravs de leis sindicais, sociais e trabalhistas, o que, ao lado das grandes instituies assistenciais, abre para o emergente Servio Social brasileiro um mercado de trabalho, que amplia suas possibilidades de interveno mais alm dos trabalhos de ao social at ento implementados no mbito privado, sob o

patrocnio do bloco catlico. A profisso amplia sua rea de ao, alarga as bases sociais de seu processo de formao, assume um lugar na execuo das polticas sociais emanadas do Estado e, a partir desse momento, tem seu desenvolvimento relacionado com a complexidade dos aparelhos estatais na operacionalizao de Polticas Sociais. Dessa forma, gradativamente, o Estado vai impulsionando a

profissionalizao do assistente social e ampliando seu campo de trabalho em funo das novas formas de enfrentamento da questo social. Esta vinculao com as Polticas Sociais vai interferir tambm no perfil da populao-alvo para a qual se volta ao do Servio Social, que se amplia e alcana grandes parcelas de trabalhadores, principal foco das aes assistenciais do Estado. importante lembrar que a ao normativa e social do Estado brasileiro que, nesse momento, apresenta fortes caractersticas paternalistas e repressivas, reforadoras da ideia de um Estado humanitrio e benemerente, tender e se expressar, nas dcadas seguintes, atravs de Polticas Sociais inoperantes, que, reproduzindo a luta poltica mais geral da sociedade com suas contradies e ambiguidades, se caracterizar por sua pouca efetividade social e por sua crescente subordinao a interesses econmicos. Outra caracterstica histrica das Polticas Sociais brasileiras e que interferir no desempenho profissional dos assistentes sociais sua fragmentao, pois essas polticas so concebidas setorialmente como se o social fosse a simples somatria de setores da vida, sem articulao, numa apreenso parcializada da realidade social. Consequentemente, as aes profissionais acabam por se fragmentar, assumindo um carter pontual e localizado. O que desejamos evidenciar que o papel regulador do Estado na esfera social, e, em seu mbito, das aes da profisso de Servio Social, se estabelece e se modifica em face da correlao de foras sociais em diferentes conjunturas histricas. No entanto, as polticas governamentais no campo social em nosso pas, embora, historicamente, expressem o carter contraditrio das lutas sociais,

10

acabam por reiterar o perfil da desigualdade social da sociedade brasileira, mantendo essa rea de ao incapaz de modificar esse perfil. Porm, e apesar dessas caractersticas, vemos crescer a dependncia de parcelas cada vez maiores da populao dos servios sociais pblicos para o atendimento de suas necessidades, particularmente no que se refere s condies de vida no espao urbano. , pois, na trama de relaes sociais concretas, na histria social da organizao da prpria sociedade brasileira, que se gestam as condies para que, no processo de diviso social e tcnica do trabalho, o Servio Social constitua um espao de profissionalizao e assalariamento. Como mediao, neste processo, o Servio Social vai se inserir, obtendo legitimidade no conjunto de mecanismos reguladores, no mbito das polticas socioassistenciais, desenvolvendo atividades e cumprindo objetivos que lhe so atribudos socialmente e que, como assinalamos anteriormente, ultrapassam sua vontade e intencionalidade. Esta insero, que inscreve o assistente social em uma relao de assalariamento e o integra ao mercado de trabalho como um dos agentes responsveis pela execuo de polticas engendradas no mbito do Estado e voltadas ao atendimento de sequelas da "questo social", vai conferir um carter no liberal ao exerccio profissional, apesar de seu reconhecimento legal como profisso liberal pelo Ministrio do Trabalho pela Portaria n. 35 de 19 de abril de 1949. Assim sendo, embora o Servio Social tenha sido regulamentado como profisso liberal no Brasil, o assistente social no tem se configurado como profissional autnomo no exerccio de suas atividades, no dispondo do controle das condies materiais, organizacionais e tcnicas para o desempenho de seu trabalho. No entanto, isso no significa que a profisso no disponha de relativa autonomia e de algumas caractersticas que esto presentes nas profisses liberais como a singularidade que pode estabelecer na relao com seus usurios, a presena de um Cdigo de tica, orientando suas aes, o carter no rotineiro de seu trabalho, a possibilidade de apresentar propostas de interveno a partir de seus conhecimentos tcnicos e, finalmente, a Regulamentao legal da profisso

11

(Lei n. 8.662 de 7 de junho de 1993 que dispe sobre o exerccio profissional, suas competncias, atribuies privativas e fruns que objetivam disciplinar e defender o exerccio da profisso o Conselho Federal de Servio Social - CFESS e os Conselhos Regionais de Servio Social -CRESS). necessrio tambm lembrar que o servio social ainda mantm traos de profisso em cuja origem esto presentes elementos vocacionais como: a valorizao de qualidades pessoais e morais, o apelo tico, religioso ou poltico e o discurso altrusta e desinteressado. Nestas profisses, o primado do ser sobre o prprio saber essencial 2. Esses enquadramentos da interveno muitas vezes obscurecem para o assistente social o fato de que sua atividade profissional se insere numa relao de compra e venda de sua fora de trabalho, que se torna mercantilizada (mediante assalariamento), estabelecendo-se a um divisor entre o trabalho profissional e atividade assistencial voluntria. Nesse sentido, o campo de trabalho do assistente social no mercado de trabalho se estabelece por meio de relaes contratuais que vo definir as condies concretas do exerccio profissional. O Servio Social assume, neste contexto, um lugar no quadro das profisses justificado e legitimado particularmente pelo crescimento das instituies pblicas geridas ou subsidiadas pelo Estado, que, conforme pesquisas recentes, at os dias de hoje, mantm a posio de maior empregador dos assistentes sociais no pas. Cabe ainda assinalar que essas condies histricas concretas que possibilitam o exerccio profissional do assistente social no Brasil, no contexto da diviso social e tcnica do trabalho, que vo demarcar as possibilidades do projeto profissional, apontando seus limites e suas especificidades no interior do processo de reproduo social da vida dos segmentos mais empobrecidos da sociedade. Neste processo que vo se constituindo as particularidades da profisso, decorrentes seja das respostas formuladas pelos profissionais s demandas, dos grupos e classes sociais, que configuram o mercado de trabalho do assistente
A propsito desses elementos, ver Jane Verdes Leroux. Trabalhador Social. Prtica, Hbitos, Ethos, Formas de Interveno. Traduo Ren de Carvalho. So Paulo: Cortez, 1986.
2

12

social, seja das formas de organizao socioprofissional da categoria, ou das formulaes terico-metodolgicas construdas sobre e a partir do Servio Social. Ou seja, no decurso de sua trajetria, o Servio Social profissional vai construindo referncias que expressam sua identidade profissional, derivada do modo de insero objetiva da profisso nas relaes sociais e de seu modo de pensar e efetivar o exerccio profissional. Do ponto de vista da demanda, o que se observa que, na sociedade brasileira, o Servio Social como profisso vem desenvolvendo sua interveno junto aos segmentos mais empobrecidos e subalternizados da sociedade, interferindo em situaes sociais que afetam as condies concretas em que vivem seus usurios, em geral e, sobretudo, os segmentos mais desfavorecidos da sociedade.

Questo para reflexo A institucionalizao e legitimao do Servio Social como profisso, no Brasil, tm como fundamento processos de reproduo social da vida, e nestes, particularmente, as diversas manifestaes da questo social, como a pobreza, a subalternidade e a excluso social. A profisso resulta de circunstncias histricas definidas e se consolida na medida em que se constituem no pas as Polticas Sociais e seus (precrios e insuficientes) padres de Proteo Social.

3 As demandas e particularidades do trabalho profissional na sociedade brasileira Como vimos, no processo de diviso social do trabalho, o Servio Social como profisso insere-se, desde sua emergncia, no interior dos equipamentos socioassistenciais existentes, desenvolvendo uma atuao caracterizada: 1o - pelo atendimento de demandas e necessidades sociais de seus usurios, podendo produzir resultados concretos nas condies materiais, sociais, polticas e culturais na vida da populao com a qual trabalha, viabilizando seu acesso a polticas

13

sociais, programas, projetos, servios, recursos e bens de natureza diversa. Nesse mbito, desenvolve tanto atividades que envolvem abordagens diretas com os seus usurios, como aes de planejamento e gesto de servios e polticas sociais; 2o por uma ao socioeducativa para com as classes subalternas, interferindo em seus comportamentos e valores, em seu modo de viver e de pensar, em suas formas de luta e organizao e em suas prticas de resistncia. Esta atuao da profisso na diviso social do trabalho se modifica e sofre redefinies com as mudanas dos contornos da questo social, mas se trata de uma atuao sempre referida aos processos de criao de condies fundamentais para a reproduo social da vida dessas classes. No conjunto desta ao profissional institucionalizada, o assistente social reconhecido como o profissional da ajuda, do auxlio, da assistncia, da gesto de servios sociais, desenvolvendo uma ao pedaggica, distribuindo recursos materiais, atestando carncias, realizando triagens, conferindo mritos, orientando e esclarecendo a populao quanto a seus direitos, aos servios, aos benefcios disponveis, administrando recursos institucionais, numa mediao da relao: Estado, instituio, classes subalternas. o desvelamento dessa mediao que vai permitir compreender as polticas socioassistenciais como espaos contraditrios, onde se ocorrem muitas vezes o controle e o enquadramento dos subalternos, tambm ocorre a luta por direitos de cidadania e ainda o acesso real a servios e recursos que essa populao no consegue alcanar de outro modo. Dessa forma, o Servio Social participa tanto da criao de condies para a sobrevivncia material das classes subalternas, como de uma ao socioeducativa tensionada pela dinmica contraditria dos interesses em confronto no espao em que se movimenta. importante assinalar que, nos anos mais recentes, o Servio Social brasileiro enfrenta novas demandas, atribuies e competncias, ampliando seu protagonismo na construo de direitos sociais.

14

No podemos esquecer que, no cotidiano de sua prtica, os assistentes sociais mantm uma dupla vinculao: com as instncias mandatrias institucionais, que o contratam para realizar um trabalho, mediante assalariamento; e com a populao usuria a quem o profissional presta servios. Em sntese, na diviso social e tcnica do trabalho coletivo, o assistente social vem sendo demandado como gestor e executor, de Polticas Sociais, no mbito de organizaes pblicas e privadas, operando sob diversas perspectivas: da gesto social prestao de servios e ao socioeducativa (e poltico-ideolgica). pela prestao de servios socioassistenciais que o assistente social interfere nas relaes sociais que fazem parte do cotidiano de sua populao usuria. Esta interferncia se d particularmente pelo exerccio da dimenso socioeducativa que tanto pode assumir um carter de enquadramento disciplinador destinado a moldar o "cliente" em sua insero institucional e na vida social como pode direcionar-se ao fortalecimento dos projetos e lutas das classes subalternizadas na sociedade. inegvel que o campo prprio de trabalho do Servio Social encontra na administrao e execuo de Polticas Sociais e particularmente nas aes de Assistncia Social uma mediao fundamental. Assumir a vinculao histrica da profisso com a Assistncia Social condio para que os assistentes sociais superem a ideologia do assistencialismo e avancem nas lutas pelos direitos e pela cidadania. A anlise das particularidades do trabalho do Servio Social desenvolvido junto s classes subalternas situa necessariamente este trabalho numa dimenso eminentemente poltica, colocando em questo o significado e a direo social desta ao profissional. O que se pretende assinalar que este significado e a direo social do trabalho profissional se explicam a partir e no conjunto das relaes e dos projetos colocados em confronto na trama social.

15

Questo para reflexo A apreenso das particularidades do exerccio profissional, entre as quais se destaca a Assistncia Social, implica inscrev-las, de um lado, no contexto histrico em que a profisso se enquadra, se altera e se move a partir de sua insero nas relaes sociais mais amplas e, de outro, no mbito da construo do projeto profissional do Servio Social, elaborado coletivamente por seus profissionais, por intermdio de suas entidades a partir de sua insero na realidade e de suas respostas aos desafios cotidianos colocados pelo exerccio profissional.

4 Consideraes Finais: a profisso como especializao do trabalho coletivo na atualidade Afirmamos ao longo desta reflexo o carter histrico e mutvel da ao profissional, do assistente social, na trama das relaes sociais vigentes na sociedade. Ou seja, a interveno desse profissional enfrenta a necessidade de renovao e mudana, como resultado das transformaes que ocorrem nas relaes sociais que peculiarizam o desenvolvimento do capitalismo no pas. Assim, medida que novas situaes colocam para a profisso novas exigncias, o Servio Social obrigado a atualizar-se, redefinindo estratgias e procedimentos, adequando-se a novas demandas e requisies do mercado de trabalho. Isso sem deixar de lado algumas caractersticas historicamente persistentes de sua interveno. Coexistem no Servio Social brasileiro, na atualidade, prticas renovadas ao lado de "velhas" prticas. Sempre no mesmo espao: a reproduo social da vida das classes subalternas na sociedade. No incio do novo milnio, ao inserir o Servio Social no mbito das mudanas histricas que alteram as relaes de trabalho na sociedade, buscando situ-lo como trabalho especializado, dentro da diviso social e tcnica do trabalho coletivo, sobretudo nos processos de trabalho que tem por alvo a produo e reproduo social da vida das classes subalternizadas em nossa sociedade, a preocupao afirmar a profisso e as particularidades de sua interveno em face

16

dos novos contornos da "questo social" e dos novos padres de regulao com que se defrontam as polticas sociais na contemporaneidade. Na atual conjuntura de precarizao e subalternizao do trabalho ordem do mercado e de mudanas nas bases da ao social do Estado, as manifestaes "questo social", matria-prima da interveno profissional dos assistentes sociais, assumem novas configuraes e expresses, entre as quais destacamos a insegurana e vulnerabilidade do trabalho e a penalizao dos trabalhadores, o desemprego, o achatamento salarial, o aumento da explorao do trabalho feminino, a desregulamentao geral dos mercados e outras tantas questes com as quais os assistentes sociais convivem cotidianamente: so questes de sade pblica, de violncia, da droga, do trabalho da criana e do adolescente, da moradia na rua ou da casa precria e insalubre, da alimentao insuficiente, da ignorncia, da fadiga, do envelhecimento sem recursos, etc. Situaes que representam para as pessoas que as vivem, experincias de desqualificao e de excluso social, e que expressam tambm o quanto a sociedade pode "tolerar" e banalizar a pobreza sem fazer nada para minimiz-la ou erradic-la. Diante deste quadro, ganham evidncia as defesas de alternativas privatistas para a "questo social", crescem as aes no campo da filantropia e as organizaes no governamentais, sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela nfase na participao voluntria, envolvidas na construo de uma esfera de interesse pblico, no estatal. Emergem como alternativas em face da limitao da ao social do Estado neoliberal e pelo papel subsidirio que cabe ao Estado neste contexto, no mbito da Proteo Social, propostas seletivas, reducionistas, apenas suficientes para minimizar as consequncias negativas dos programas de ajuste estrutural. O modelo um Estado: - que, de um lado, apesar do reconhecimento de direitos sociais afianados pela Constituio de 1988, redesenha suas aes sociais aprisionado pela agenda

17

neoliberal. Uma rpida anlise de nossas polticas sociais revela-as distantes da universalidade e com uma direo compensatria e seletiva centrada em situaes limites em termos de sobrevivncia e seu direcionamento aos mais pobres dos pobres, incapazes de competir no mercado. - de outro lado, apela para a solidariedade social e se pe como parceiro da sociedade em suas responsabilidades sociais, redesenhando as aes sociais e as polticas sociais em geral. Este processo tem como expresso maior o crescimento do Terceiro Setor (no governamental, no lucrativo, com nfase na participao voluntria) e interfere diretamente no carter pblico e construtor de direitos das polticas sociais. Ou seja, ainda nos defrontamos com o legado da subordinao do social ao econmico. O social constrangido pelo econmico. O social refilantropizado, despolitizado e despublicizado. Embora a presena do setor privado na proviso de servios sociais no se constitua novidade na trajetria do trabalho profissional, inegvel que lidamos hoje com novas alternativas nesse campo, sobretudo com o crescimento de ONGs e de modernas fundaes empresariais, que vm movimentando um corpo considervel de voluntrios e muitos recursos na prestao de servios sociais. (YAZBEK, 1995, p. 17). Outro aspecto a ser ressaltado, tanto na esfera pblica estatal como no setor privado, a partilha de demandas que a profisso enfrenta, com as perspectivas desregulamentadoras dos mercados de trabalho e as crescentes tendncias ao trabalho interdisciplinar, que permeiam as relaes de trabalho na contemporaneidade. Conforme apontamos anteriormente, o trabalho do assistente social est profundamente condicionado pela trama de relaes vigentes na sociedade e, sem dvida, o atual cenrio do desenvolvimento capitalista coloca para o Servio Social contemporneo novas demandas e competncias, quer no nvel de conhecimentos,

18

quer no plano concreto da interveno e negociao poltica no mbito das Polticas Sociais. Para finalizar, gostaria de afirmar que o Servio Social brasileiro que se defronta com essas complexas transformaes societrias no est desprovido de qualificaes, tratando-se de uma profisso que alcanou a maturidade e que vem se constituindo em interlocuo privilegiada em seus diversos espaos de ao.

Glossrio de termos e expresses utilizadas no texto Aparelhos estatais: instituies estatais. Assistencialismo: ao assistencial que no se funda no reconhecimento do direito social de seus usurios, mas no paternalismo e no clientelismo. Despublicizado: fora do espao pblico, localizado na iniciativa privada. Enfoque individualista, psicologizante e moralizador da questo social: enfoque que define a questo social como de responsabilidade dos indivduos que a vivem, quer por seus problemas psicolgicos, quer por suas condutas morais inadequadas. Institucionalizao e legitimao (do S. Social): Processo pelo qual o Servio Social se institui e se estabelece como profisso, adquirindo o reconhecimento social de suas atribuies e competncias na diviso social do trabalho. Tradio marxista: conjunto de elaboraes tericas formuladas pelas diversas correntes do marxismo, a partir da Teoria Social de Marx. Pedagogia psicossocial: abordagem socioeducativa voltada tanto para questes do meio social como para aspectos psicolgicos dos indivduos.

19

O papel regulador do Estado: interferncia do Estado nas relaes sociais, seja para favorecer a acumulao capitalista, seja para prestar servios sociais necessrios ao atendimento de necessidades sociais dos trabalhadores. Terceiro Setor: conjunto de organizaes no governamentais, sem fins lucrativos, que abrange um conjunto extremamente diversificado: desde as tradicionais entidades filantrpicas, assistenciais (religiosas ou laicas) at as modernas fundaes empresariais, passando por ONGs voltadas defesa de direitos sociais e melhoria das condies de vida da populao. Proteo Social: conjunto de aes coletivas voltadas para proteger os indivduos e a sociedade dos riscos inerentes condio humana ou atender necessidades geradas em diferentes momentos histricos relativas a mltiplas situaes de dependncia. Associada s necessidades de segurana em situaes de risco e vulnerabilidade social. Sistemas de Proteo Social: resultam da ao pblica direcionada a proteger a sociedade e os indivduos de situaes de dependncia e insegurana social como: a doena, a maternidade, a invalidez, a velhice, o desemprego, a carncia de alimentos e a excluso (por renda, raa, etnia, gnero, cultura etc.). Refilantropizao: retomada e valorizao de aes de filantropia no campo da proteo social.

20

Bibliografia Recomendada IAMAMOTO, Marilda V. O Servio Social na Contemporaneidade. So Paulo: Cortez, 1998. IAMAMOTO, Marilda V.; CARVALHO, Raul. Relaes Sociais e Servio Social no Brasil. Esboo de uma interpretao histrico/metodolgica. 10. ed. So Paulo: Cortez/CELATS, 1995. YAZBEK, Maria Carmelita. A Poltica Social brasileira nos anos 90: a refilantropizao da "Questo Social". Cadernos ABONG, Srie Especial, Subsdios Conferncia Nacional de Assistncia Social, n. 3, out. 1995.

21

Vous aimerez peut-être aussi