Vous êtes sur la page 1sur 11

Escola de Formao Quilombo dos Pa lmares, que possui o contrato de repasse n 0311365 -80/2009/MDA /CAIXA com a Secretaria de Desenvolvimento

T erritorial do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA), relata que, apesar da ausncia de irregula ridades no convnio, a Caixa Econmica informa no poder liberar o recurso devido ordem vinda do MDA, em ra zo do Decreto Presidencial que suspende os repasses para ONGs.

AS ONGS PODEM REMUNERAR SEUS DIRIGENTES?

No h impedimento legal para a remunerao de dirigentes de ONGs. O Novo Cdigo Civil, que dispe sobre a criao de associaes e fundaes, e a Lei de Registros Pblicos, que dispe sobre o registro dessas pessoas jurdicas, no fazem qualquer restrio a essa possibilidade. H no Brasil, no entanto, um entendimento muitas vezes equivocado, principalmente por parte do Poder Pblico, de que entidades sem fins lucrativos (associaes e fundaes) no devem remunerar seus dirigentes. Alguns dos principais motivos que levam a essa interpretao so:
A caracterstica histrica das pessoas que ocupam os cargos de diretoria de organizaes sem fins lucrativos o fazerem de modo voluntrio ou gratuito. A falsa idia de que a finalidade no lucrativa da organizao abrangeria a vedao da possibilidade de remunerao de dirigentes. O argumento de que remunerar dirigentes seria uma forma disfarada de distribuio de lucros. A dificuldade tica de lidar com a ambigidade, de que pessoas com poder de influncia nas decises da organizao, receberem remunerao por sua funo executiva na entidade ou pela prestao de servios especficos.

A remunerao d@s dirigentes consiste em uma contraprestao pelo trabalho que est@s exercem em favor da entidade, o que no se confunde com a distribuio de lucros. O conceito de finalidade no lucrativa se define pela no distribuio aos associados, diretores, conselheiros, etc., de eventuais excedentes operacionais ou parcelas do patrimnio da associao e pela aplicao integral destes recursos na realizao da respectiva misso da organizao. Apesar de no haver impedimento legal para a remunerao, o Poder Pblico impe algumas limitaes s organizaes que optam por essa remunerao. A entidade poder perder alguns benefcios fiscais, como a imunidade ou iseno ao imposto de renda, condicionados pela Receita Federal no remunerao dos dirigentes[1] (com exceo das entidades que se qualificam como Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico/OSCIP, como se ver a seguir).

Alm disso, a entidade que remunerar seus dirigentes no poder pleitear o ttulo de Utilidade Pblica Federal (UPF), junto ao Ministrio da Justia, nem o Certificado de Entidade Beneficente de Assistncia Social (CEBAS), perante o CNAS, qualificaes necessrias para que se requeira a imunidade da quota patronal do INSS e muitas vezes exigidas para a celebrao de convnios com rgos pblicos. A Lei 9790/99 abre a possibilidade de remunerao de dirigentes para entidades que adquirirem a qualificao de Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico/OSCIP, desde que estes efetivamente atuem na gesto executiva da entidade ou lhe prestem servios especficos. O artigo 34 da Lei 10.637/02 prev a iseno do imposto de renda a estas organizaes quando a remunerao decorrer de vnculo empregatcio. H uma ressalva, no entanto, quanto ao valor do salrio, que no pode ser superior, em seu valor bruto, ao limite estabelecido para a remunerao de servidores do Poder Executivo Federal e deve respeitar os valores praticados no mercado de trabalho da regio de atuao da entidade. Alexandre Ciconello advogado e Coordenador da rea jurdica da ABONG - Associao Brasileira de Organizaes No Governamentais e Marcela Moraes estudante de direito e estagiria da ABONG. [1] Para a Receita Federal, diretor a pessoa que exerce a direo de uma instituio ou associao civil, (...) podendo ser ou no associado. Os diretores so, em princpio escolhidos por eleio de assemblia, nos perodos assinalados nos seus estatutos. Faz distino entre o diretor e o administrador, que seria a pessoa que pratica, com habitualidade, atos privativos de gerncia ou administrao de negcios da empresa, e o faz por delegao ou designao de assemblia, de diretoria ou de diretor.
O NOVO CDIGO CIVIL E O ESTATUTO SOCIAL DAS ONGS

O Novo Cdigo Civil e o Estatuto Social das ONGs Trazemos a seguir um recorte sucinto das principais mudanas trazidas pelo Novo Cdigo Civil, buscando possibilitar que cada

organizao identifique em seu estatuto o que precisa ser adequado. Em janeiro de 2003, entrou em vigor o Novo Cdigo, com mudanas nas regras estatutrias das associaes, na constituio de fundaes, e o prazo de um ano para as organizaes se adaptarem. Esse prazo foi diversas vezes prorrogado por meio de medidas provisrias, visto que grande parte das organizaes no havia feito as modificaes necessrias. Em junho de 2005, foi sancionada a Lei 11.127, que trouxe novas modificaes ao Cdigo Civil no que diz respeito s associaes, em seus artigos 54, 57, 59, 60 e 2.031 (clique aqui e veja o que mudou). A lei estabelece, como novo prazo,janeiro de 2007, para as organizaes se adaptarem s regras do Cdigo. As organizaes que j haviam feito as adaptaes ao Novo Cdigo, antes de entrar em vigor a Lei 11.127, podem fazer novas mudanas se desejarem, mas isso no necessrio, porque as regras ficaram mais flexveis. Previses estatutrias obrigatrias para as associaes. Algumas disposies estatutrias, genricas e obrigatrias, elencadas nos itens abaixo, j eram exigidas das associaes, em razo da Lei de Registros Pblicos; outras, como a indicao das fontes de recursos para sua manuteno, se tornaram obrigatrias com a nova lei. Desta forma, a associao deve verificar se seu estatuto dispe sobre: a) A denominao, os fins e a sede; b) Os requisitos para admisso, demisso e excluso de associados(as); c) Direitos e deveres dos associados(as); d) Fontes de recursos para sua manuteno; e) O modo de constituio e funcionamento dos rgos deliberativos; f) As condies para a alterao das disposies estatutrias e para a dissoluo da entidade; g) A forma de gesto administrativa e de aprovao das respectivas contas;

h) Os critrios de eleio dos(as) administradores(as). i) Modo de representao ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente; j) Se os membros respondem ou no subsidiariamente pelas obrigaes sociais; k) Destino do patrimnio em caso de dissoluo; l) Forma e qurum para convocao da assemblia geral. necessrio observar, tambm, que algumas determinaes legais passam a prevalecer sobre normas estatutrias que dispem em contrrio. O Estatuto Social, portanto, deve estar de acordo com as normas que seguem: Assemblia Geral
Competncia privativa da Assemblia Geral para: destituir os(as) administradores(as) e alterar o estatuto; Para destituir os(as) administradores(as) e alterar o estatuto exigida deliberao da assemblia especialmente convocada para esse fim, cujo qurum ser o estabelecido no estatuto.

rgos Deliberativos
O estatuto deve prever a forma de convocao dos rgos deliberativos, garantido a 1/5 (um quinto) dos(as) associados(as) o direito de promov-la.

Excluso de associados(as)
S possvel havendo justa causa, obedecido o disposto no estatuto, o qual dever conter procedimento que assegure direito de defesa e de recurso.

Classificao das pessoas jurdicas O Novo Cdigo Civil define os cinco formatos de pessoas jurdicas privadas existentes no direito brasileiro: as associaes e fundaes (formatos jurdicos das ONGs), organizaes religiosas, partidos polticos e as sociedades. As sociedades, caracterizadas pelos fins econmicos e partilha dos lucros entre os(as) scios(as), podem assumir diversos formatos, como sociedades cooperativas, sociedades limitadas e sociedades annimas. Apesar de no haver previso expressa no Novo Cdigo, mais adequado, para as associaes sem fins lucrativos que se denominam estatutariamente como sociedades civis, o uso do termo associao. Como conseqncia, tambm se faz mais

coerente o uso da expresso associados(as) no lugar de scios(as). Definio de associaes Mesmo sem uma definio no Cdigo Civil de 1916, outras leis identificam uma associao pela sua finalidade no lucrativa, que se define pela no distribuio de parcelas do patrimnio a associados(as) e dirigentes, com aplicao integral das receitas realizao do objeto social. O texto novo, que define associaes como unio de pessoas para fins no econmicos causou preocupao para as organizaes com atividade econmica (comercializao de produtos ou servios). No entanto, finalidade diferente de atividade uma associao pode exercer atividades econmicas de forma suplementar e no exclusiva. Assim, no econmico pode trazer, na prtica, os mesmos efeitos legais da habitual expresso no lucrativo. Para evitar problemas de interpretao, porm, recomendamos que o estatuto faa referncia as duas expresses: uma associao civil de direito privado sem fins lucrativos ou econmicos. Isto porque, apesar de o Novo Cdigo trazer a expresso no econmicos, grande parte da legislao, como as normas tributrias, ainda fala em fins no lucrativos. Limitao de constituio de novas fundaes O Novo Cdigo restringe a constituio de novas fundaes: somente para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. Embora a restrio possa ser considerada um retrocesso, as categorias so bastante amplas e imprecisas, de modo que uma interpretao extensiva do texto pode abranger outras finalidades no expressamente indicadas na lei. Por se tratar de uma restrio a constituio de novas fundaes, no se faz necessria adaptao estatutria quelas fundaes j constitudas.

Normas Gerais e Societrias


a) Legislao

Declarao Universal dos Direitos Humanos - Adotada e proclamada pela resoluo 217 A (III) da Assembleia Geral das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1948 - Artigo 20 garante a liberdade de reunio e associao pacfica Constituio Federal - O artigo 5, nos incisos XVII a XX, tratam da plena liberdade de associao para fins lcitos e da vedao da interferncia estatal nas atividades desenvolvidas pelas associaes, excetuando-se a possibilidade de suspenso de atividades por deciso judicial. Cdigo civil - Lei No 10.406, de 10 de Janeiro de 2002 - Os incisos I e III do artigo 44 da norma tratam as associaes e fundaes, respectivamente, como pessoas jurdicas de direito privado. As associaes so disciplinadas no artigo 53 e seguintes e as fundaes: o artigo 62 e seguintes. Lei 5.764 de 12 de Dezembro de 1971 - Define a Poltica Nacional de Cooperativismo e institui o regime jurdico das Cooperativas. Lei n 9.532 de 10 de Dezembro de 1997 - Lei do Imposto sobre a Renda, em seu art. 12 traz a definio de entidades sem fins lucrativos a entidade que destine eventual supervit, integralmente, manuteno e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais. b) Outras Informaes de Interesse Cartilha de governana corporativa da Comisso de Valores Mobilirios - Cartilha que traz padres de conduta e recomendaes relativas a boas prticas de governana corporativa, prticas que quando adotadas podem ajudar a aprimorar dos padres de conduta e governana das entidades.

ANEXO LEI 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 CDIGO CIVIL BRASILEIRO

PARTE GERAL LIVRO I DAS PESSOAS TTULO II DAS PESSOAS JURDICAS CAPTULO II DAS ASSOCIAES Art. 53. Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos. Pargrafo nico. No h, entre os associados, direitos e obrigaes recprocos. Art. 54. Sob pena de nulidade, o estatuto das associaes conter: I - a denominao, os fins e a sede da associao; II - os requisitos para a admisso, demisso e excluso dos associados; III - os direitos e deveres dos associados; IV - as fontes de recursos para sua manuteno; V - o modo de constituio e funcionamento dos rgos deliberativos e administrativos; V o modo de constituio e de funcionamento dos rgos deliberativos;(Redao dada pela Lei n 11.127, de 2005) VI - as condies para a alterao das disposies estatutrias e para a dissoluo. VII a forma de gesto administrativa e de aprovao das respectivas contas.(Includo pela Lei n 11.127, de 2005) Art. 55. Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poder instituir categorias com vantagens especiais. Art. 56. A qualidade de associado intransmissvel, se o estatuto no dispuser o contrrio. Pargrafo nico. Se o associado for titular de quota ou frao ideal do patrimnio da associao, a transferncia daquela no importar, de per si, na atribuio da qualidade de associado ao adquirente ou ao herdeiro, salvo disposio diversa do estatuto. Art. 57. A excluso do associado s admissvel havendo justa causa, obedecido o disposto no estatuto; sendo este omisso, poder tambm ocorrer se for reconhecida a existncia de motivos graves, em deliberao fundamentada, pela maioria absoluta dos presentes assemblia geral especialmente convocada para esse fim.

Pargrafo nico. Da deciso do rgo que, de conformidade com o estatuto, decretar a excluso, caber sempre recurso assemblia geral (Revogado pela Lei n 11.127, de 2005) Art. 57. A excluso do associado s admissvel havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto. (Redao dada pela Lei n 11.127, de 2005) Art. 58. Nenhum associado poder ser impedido de exercer direito ou funo que lhe tenha sido legitimamente conferido, a no ser nos casos e pela forma previstos na lei ou no estatuto. Art. 59. Compete privativamente assemblia geral: I - eleger os administradores; II - destituir os administradores; III - aprovar as contas; IV - alterar o estatuto. Pargrafo nico. Para as deliberaes a que se referem os incisos II e IV exigido o voto concorde de dois teros dos presentes assemblia especialmente convocada para esse fim, no podendo ela deliberar, em primeira convocao, sem a maioria absoluta dos associados, ou com menos de um tero nas convocaes seguintes. Art. 59. Compete privativamente assemblia geral: (Redao dada pela Lei n 11.127, de 2005) I destituir os administradores; (Redao dada pela Lei n 11.127, de 2005) II alterar o estatuto. (Redao dada pela Lei n 11.127, de 2005) Pargrafo nico. Para as deliberaes a que se referem os incisos I e II deste artigo exigido deliberao da assemblia especialmente convocada para esse fim, cujo quorum ser o estabelecido no estatuto, bem como os critrios de eleio dos administradores. (Redao dada pela Lei n 11.127, de 2005) Art. 60. A convocao da assemblia geral far-se- na forma do estatuto, garantido a um quinto dos associados o direito de promov-la. Art. 60. A convocao dos rgos deliberativos far-se- na forma do estatuto, garantido a 1/5 (um quinto) dos associados o direito de promov-la. (Redao dada pela Lei n 11.127, de 2005)

Art. 61. Dissolvida a associao, o remanescente do seu patrimnio lquido, depois de deduzidas, se for o caso, as quotas ou fraes ideais referidas no pargrafo nico do art. 56, ser destinado entidade de fins no econmicos designada no estatuto, ou, omisso este, por deliberao dos associados, instituio municipal, estadual ou federal, de fins idnticos ou semelhantes. 1o Por clusula do estatuto ou, no seu silncio, por deliberao dos associados, podem estes, antes da destinao do remanescente referida neste artigo, receber em restituio, atualizado o respectivo valor, as contribuies que tiverem prestado ao patrimnio da associao. 2o No existindo no Municpio, no Estado, no Distrito Federal ou no Territrio, em que a associao tiver sede, instituio nas condies indicadas neste artigo, o que remanescer do seu patrimnio se devolver Fazenda do Estado, do Distrito Federal ou da Unio.
O que a Ouvidoria?
Oriundo do termo Ombudsman (ombuds= representante; man= homem), o conceito de Ouvidoria surgiu na Sucia, em 1809, quando o parlamento elegia uma pessoa, o Ombudsman, para atuar como defensor dos interesses do povo, servindo como uma ponte entre o Governo e a populao. A palavra Ouvidor vem desde o Brasil-Colnia e tem, basicamente, o mesmo significado de Ombudsman: representante do povo A diferena entre as duas palavras est no tipo de relao. O ombudsman representa o cliente e est ligado s instituies privadas, j o ouvidor defende o cidado e est relacionado s instituies pblicas. O que ? A Ouvidoria um espao onde o cidado pode manifestar suas crticas quanto aos servios prestados pelo Detran, como tambm dar sugestes, pedir informaes ou reclamar de algum servio. Neste caso, o Ouvidor assume um papel de mediador entre o cidado e a instituio, a fim de solucionar o problema sem que haja danos para ambas as partes. Qual o objetivo? O objetivo de uma ouvidoria , a partir da manifestao do cidado, melhorar a qualidade do atendimento do Detran de forma que a populao possa se sentir satisfeita com os servios oferecidos e ter suas necessidades atendidas. Para que serve? - Assegurar os direitos do cidado; - Responder com clareza a todas as informaes solicitadas; - Orientar como proceder para solucionar o problema, se no puder atender solicitao; - A partir das manifestaes do pblico, melhorar a qualidade do atendimento. Como funciona? A ouvidoria recebe os elogios, as dvidas, as sugestes e as reclamaes, as

analisa e procura encaminh-las para os devidos setores, recomendando medidas possveis para a soluo ou a preveno das falhas. Depois da mensagem ser examinada e respondida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante. Ela funciona como um canal, mais humano, de interlocuo com o pblico. A manifestao pode ser feita por carta , e-mail, telefonemas ou pessoalmente, alm das mensagens e perguntas que podem ser deixadas nas urnas de acrlico presentes em todas as CIRETRANs e pontos de atendimentode Detran.

Declogo do Ouvidor
1. Ao receber uma reclamao, evitar concluses intuitivas e precipitadas.
Conscientizar-se de que a prudncia to necessria quanto a produo da melhor e mais inspiradora deciso. Jamais se firmar no subjetivismo e na precipitada presuno para concluir sobre fatos que so decisivos para os interesses dos indivduos e da sociedade. Concluir pelo que racional e consensual na prtica convencional das aes de um Ouvidor.

2. Agir com modstia e sem vaidade. Aprender a ser humilde. Controlar o


af ao vedetismo. O sucesso e a fama devem ser um processo lento e elaborado na convico do aprimoramento e da boa conduta tica e nunca pela presena ostensiva do nome ou do retrato nas colunas dos jornais e nos vdeos das tevs. No h nenhum demrito no fato de as atividades do Ouvidor correrem no anonimato, delas tendo conhecimento apenas a administrao e as partes interessadas.

3. Manter

o sigilo exigido. 0 segredo deve ser mantido na sua relativa necessidade e na sua compulsria solenidade, no obstante os fatos que demandem investigaes terem vez ou outra suas repercusses sensacionalistas e dramticas, quase ao sabor do conhecimento de todos. Nos seus transes mais graves, deve o Ouvidor manter sua discrio, sua sobriedade, evitando que suas declaraes sejam transformadas em ruidosos pronunciamentos e nocivas repercusses.

4. Ter

autoridade para ser acreditado. Exige-se tambm uma autoridade capaz de se impor ao que se afirma e conclui, fazendo calar com sua palavra as insinuaes oportunistas. Tudo fazer para que seu trabalho seja respeitado pelo timbre da fidelidade a sua arte, a sua cincia e tradio. Decidir com firmeza. A titubeao sinal de insegurana e afasta a confiana que se deve impor em momentos to delicados. Se uma deciso vacilante, a arte e a cincia tornam-se fracas, temerrias e duvidosas.

5. Ser

livre para agir com iseno. Concluir com acerto atravs da convico, comparando os fatos entre si, relacionando-os e chegando s concluses sempre claras e objetivas. No permitir de forma alguma que suas crenas, ideologias e paixes venham influenciar um resultado para o qual se exige absoluta imparcialidade e iseno.

6. No aceitar a intromisso de ningum. No permitir a intromisso ou a


insinuao de ningum, seja autoridade ou no, na tentativa de deformar sua conduta ou dirigir o resultado para um caminho diverso das suas legtimas e reais concluses, para no trair o interesse da sociedade e os objetivos da justia.

7. Ser honesto e ter vida

pessoal correta. preciso ser honesto para ser justo. Ser honesto para ser imparcial. S a honestidade confere um cunho de respeitabilidade e confiana. Ser ntegro, probo e sensato. Ser simples e usar sempre o bom senso. A pureza da arte como a verdade: tem horror ao artifcio. Convm evitar certos hbitos, mesmo da vida ntima, pois eles podem macular a confiana de uma atividade em favor de quem irremediavelmente acredita nela.

8. Ter

coragem para decidir. Coragem para afirmar. Coragem para dizer no. Coragem para concluir. Ter coragem para confessar que no sabe. Coragem para pedir orientao de algum mais experiente. Ter a altivez de assumir a dimenso da responsabilidade dos seus atos e no deixar nunca que suas decises tenham seu rumo torcido por interesses inconfessveis.

9. Ser

competente para ser respeitado. Manter-se permanentemente atualizado, aumentando cada dia o saber. Para isso, preciso obstinao, devoo ao estudo continuado e dedicao apaixonada ao seu mister, pois s assim suas decises tero a elevada considerao pelo rigor que elas so elaborados e pela verdade que elas encerram.

10. Acreditar

piamente que o seu papel de representante do cidado comum, mais do que uma procurao de fato, um srio compromisso em busca da satisfao do reclamante, do aperfeioamento do fato reclamado e da otimizao da qualidade da instituio em que orgulhosamente o seu Ouvidor.

Vous aimerez peut-être aussi