Vous êtes sur la page 1sur 4

ATIVIDADE PRESENCIAL REDEFOR/ rea CHT (MATERIAL A SER DISTRIBUDO A TODOS) 2 Encontro Presencial - 31/03/2012

1 MOMENTO BOAS VINDAS 15 MIN

2 MOMENTO APRESENTAO E OBJETIVOS E CONTEDO DO ENCONTRO - 10 MIN OBJETIVOS Discutir e refletir sobre os temas do mdulo e dos textos apresentados no EP. Relacionar os temas com as aes em sala de aula e a prtica docente. Reconhecer as aproximaes e diferenas na rea das Cincias Humanas.

3 MOMENTO DINMICA CONCEITOS E PROPOSIES DO MDULO (45 a 60 minutos - dependendo do nmero de participantes)

Objetivos da dinmica: a) apresentar aos colegas os temas e/ou conceitos e/ou abordagens que cada cursista considere ser o aspecto mais importante ou enfatizado ao longo das disciplinas do 2 mdulo; b) indicar a forma como o tema/conceito/abordagem contribuiu para uma reformulao de sua concepo terica ou prtica sobre ele.

INTERVALO/Caf: 20 min

4 MOMENTO LEITURA de TEXTOS 20 minutos Textos sugeridos

Os textos sugeridos so dois fragmentos: um de Susan Sontag, extrado de Sobre a fotografia e outro de Boris Kossoy, extrado do livro "Fotografia e Histria". A discusso em conjunto dever ter por objetivo refletir sobre os desafios do uso de imagens nas cincias humanas.

Leia atentamente os dois fragmentos e depois participe da discusso proposta.

O mundo-imagem A realidade sempre foi interpretada por meio de informaes fornecidas pelas imagens; e os filsofos, desde Plato, tentaram dirimir nossa dependncia das imagens ao evocar o padro de um modo de apreender o real sem usas imagens. Mas quando, em meados do sculo XIX, o padro parecia estar, afinal, ao nosso alcance, o recuo das antigas iluses religiosas e polticas em face da investida do pensamento cientfico e humanstico no criou como se previra deseres em massa em favor do real. Ao contrrio, a nova era da descrena reforou a lealdade s imagens. A crena que no podia mais ser concedida a realidades compreendidas na forma de imagens passou a ser concedida a realidades compreendidas como se fossem imagens, iluses. No prefcio segunda edio (1843) de A essncia do cristianismo, Feuerbach observa a respeito da nossa era que ela prefere a imagem coisa, a cpia ao original, a representao realidade, a aparncia ao ser - ao mesmo tempo que tem perfeita conscincia disso. E seu lamento premonitrio transformou-se, no sculo XX, num diagnstico amplamente aceito: uma sociedade se torna moderna quando uma de suas atividades principais consiste em produzir e consumir imagens, quando imagens que tm poderes excepcionais para determinar nossas necessidades em relao realidade e so, elas mesmas, cobiados substitutos da experincia em primeira mo se tornam indispensveis para a sade da economia, para a estabilidade do corpo social e para a busca da felicidade privada. As palavras de Feuerbach que as escreveu poucos anos aps a inveno da cmera parecem, mais especificamente, um pressentimento do impacto da fotografia. Pois as imagens que desfrutam uma autoridade quase ilimitada em uma sociedade moderna so sobretudo imagens fotogrficas; e o alcance dessa autoridade decorre das propriedades peculiares das imagens tiradas por cmeras. Tais imagens so de fato capazes de usurpar a realidade porque, antes de tudo, uma foto no apenas uma imagem (como uma pintura uma imagem), uma interpretao do real; tambm um vestgio, algo diretamente decalcado do real, como uma pegada ou uma mscara morturia. Enquanto uma pintura, mesmo quando se equipara aos padres fotogrficos de semelhana, nunca mais do que a manifestao de uma interpretao, uma foto nunca menos do que o registro de uma emanao (ondas de luz refletidas pelos objetos) um vestgio material de seu tema, de um modo que nenhuma pintura pode ser. Entre duas fantasias alternativas, a de que Holbein, o Jovem, tivesse vivido o bastante para pintar um retrato de Shakespeare ou a de que

um prottipo da cmera tivesse sido inventado a tempo de fotograf-lo, a maioria dos bardlatras teria escolhido a foto. No s porque ela, supostamente, mostraria a aparncia real de Shakespeare, pois mesmo se a foto hipottica ficasse desbotada, quase indistinta, uma sombra marrom, ainda assim preferiramos, provavelmente, a foto a mais um esplndido quadro de Holbein. Ter uma foto de Shakespeare seria como ter um prego da Santa Cruz.
Fonte: Sontag, Susan. Sobre fotografia. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 169-170.

O significado das imagens: alm da verdade iconogrfica A comunicao no-verbal ilude e confunde. Deve-se, no entanto, perceber na imagem o que est nas entrelinhas, assim como o fazemos em relao aos textos, como bem colocaram Weinstein & Booth: [...] precisamos aprender a esmiuar as fotografias criticamente, interrogativamente e especulativamente. [] No que uma boa fotografia desvenda para o olho e a mente compreensiva, ela falhar em desvendar para o olhar apressado. Tal o desafio a enfrentar. No deixar de ousar na interpretao: esta a tarefa. As informaes do signo escrito devem ser continuamente utilizadas na compreenso da cena passada atravs de imagens que registram aspectos selecionados do real. H de recuperar pacientemente particularidades daquele momento histrico retratado, pois uma imagem histrica no se basta em si mesma. Uma fotografia vale mil palavras. Sim, e acrescenta o romancista americano Wiiam Saroyan, somente se voc olha a imagem e diz ou pensa mil palavras. Tal frase, frequentemente repetida, poderia parecer evidente primeira vista. certo que para descrever e esgotar um contedo nem mil palavras bastariam, o contedo no redutvel a uma estrutura lingustica. As palavras, lidas ou ouvidas, precisam, para serem entendidas, de um certo lapso de tempo. A fotografia, muito mais complexa, vista num passar de olhos e seria o meio de comunicao ideal. Mas quem pode estar certo de ver e menos ainda entender a imagem reproduzida, sem ter recebido antes outras informaes alm daquelas mostradas pela foto? (Jean Keim, La photographie et lhome. Paris: Casterman, 1971. pp69-70). Em conexo com as mais diversificadas fontes que informam sobre o passado, tm-se maiores elementos para compreender a atitude dos personagens estticos e mudos e dos cenrios parados no tempo, assim como possveis pistas que esclaream quanto atuao do prprio fotgrafo que registrou seus temas segundo uma determinada inteno. Conjugando essas informaes ao conhecimento do contexto econmico, poltico e social, dos costumes, do iderio esttico refletido nas manifestaes artsticas, literrias e culturais da poca retratada, haver condies de recuperar micro-histrias implcitas nos contedos das imagens e, assim, reviver o assunto registrado no plano do imaginrio.

O significado mais profundo da vida no o de ordem material. O significado mais profundo da imagem no se encontra necessariamente explcito. O significado imaterial; jamais foi ou vir a ser um assunto visvel passvel de ser retratado fotograficamente. O vestgio da vida cristalizado na imagem fotogrfica passa a ter sentido no momento em que se tenha conhecimento e se compreendam os elos da cadeia de fatos ausentes da imagem. Alm da verdade iconogrfica.
Fonte: Kossoy, Boris. Fotografia e histria. So Paulo: Ateli Editorial, 2001, pp. 116-118.

5 MOMENTO Debatendo os fragmentos 60 a 90 minutos dependendo do nmero de participantes 1.

Como os fragmentos problematizam o uso de imagens nas Qual o elemento central do debate? Que noo perpassa os De que forma os temas e proposies expostos fazem parte

cincias humanas?
2.

dois textos? De que maneira eles podem ser postos em discusso?


3.

do planejamento de nossas disciplinas e da realidade de nossos alunos?


4.

Como cada disciplina (Filosofia, Geografia e Histria) pode

abordar teoricamente as questes levantadas?


6 MOMENTO ORIENTAES FINAIS 30 a 50 minutos O trabalho final a ser postado deve ser fruto das reflexes e debates realizados no 5 momento, num texto contnuo (redao) de no mnimo 20 e mximo de 50 linhas. redigir as respostas individuais que devero ser postadas no portflio de cada participante dentro da disciplina oferecida no momento . A DATA FINAL PARA POSTAGEM 09 de abril de 2012

Vous aimerez peut-être aussi