Vous êtes sur la page 1sur 20

A potica pica a partir de Glauber Rocha

Mauro Luciano Souza de Arajo1

Introduo acerca da inverso proposta pelo autor

Resumo: O pico, em Glauber, foi remontado sua maneira, ganhando tonalidades bem particulares de caractersticas modernas. A saber, mais irnica, fragmentada, descontnua e violenta; mais crtica que elegaca e por essa razo o elemento primitivista parece assumir carter civilizatrio no contexto dependente cultural e econmico. A diferena, a ser buscada na comunicao que se projeta aqui, a da revitalizao de teores regionalistas e populares propostos pelo cineasta, remontados altura da arte religiosa do medievo, numa avaliao hbrida da cultura importada pela prpria imageria do cinema norte-americano em sociedades aqum do know how tecnolgico como se configura a geopoltica do Norte-Nordeste brasileiro e sua recepo e relao com culturas exteriores. Palavras-chave: Gnero; personagem; pico; ps-colonialismo; cnone.

O poema pico gnero da literatura que, de maneira natural, vem a ser adaptado s narraes cinematogrficas no momento em que a cultura audiovisual j se estabelecia entre as plateias mundializadas. Sabe-se, aps os gneros virtuosos da indstria terem seu xito, da observao feita por Andr Bazin (1991: 199 - 208) sobre o western norte-americano e de como neste tipo de filme houve um perfeito encaixe do filme histrico ao receptculo da linha romntica adaptada. Em especfico, o estilo norte-americano no se encaixaria somente

1) Graduao em Comunicao com habilitao em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2006). Especializao em Filosofia pela mesma universidade (2008) e mestrado em Imagem e Som pela Universidade Federal de So Carlos, UFSCar (2010). Crtico de cinema, videasta, professor universitrio substituto no BI de artes em Cinema da UFBA - Universidade Federal da Bahia. mauro1luciano@gmail.com

[Filmes Falados, pp. 75 - 94]

76

Mauro Luciano Souza de Arajo

em uma linha dos conhecidos picos monumentais de adaptaes bblicas e histricas. Porm, aspectos como a deambulao do heri, o que se pode chamar de peregrino americano (pilgrim), e ornamentao da narrativa em torno da histria ali se fincavam como contedos fortes da criao de personagens prprias da potica considerada antiga. Melhor se sabe, hoje, da variao que este gnero pico conseguiu ter, com todos seus personagens e paisagens protagonistas e estruturas sociais histricas , e como ele sofreu essas modificaes at o momento ps-moderno2 do filme mundialmente comercivel em obras como Star Wars e seus derivados, tal como confirma Frederick Jameson. Aqui neste artigo houve a escolha de uma anlise, como se v no ttulo, a partir de obras do autor Glauber Rocha, cineasta nascido na Bahia, estado brasileiro, que traduziu muitos cdigos europeus ao espectador nacionalista de sua poca, e vice-versa. Tambm na sua crtica compilada em livros como O Sculo no Cinema, A Revoluo do Cinema Novo, ainda que eqidistante entre impulsos revolucionrios e modos de produo, o pico foi elaborado com tamanha inflexo que espanta a raridade de estudos sobre tal ponto. A pretenso aqui partir do autor e seu trabalho. No somente por haver uma bibliografia j muito vasta publicada sobre o mesmo no Brasil inclusive em tingimentos diferentes. Glauber Rocha surge aqui como um movimentador social possuidor de ideias bem comuns sua gerao, uma espcie de catalisador de uma discusso que havia em sua poca, e que por isso, manifestou em alguns outros autores uma espcie de influncia. Tambm, este articulador social maneira do modernista Oswald de Andrade, com seus manifestos no momento com repercusso internacional dos textos , elaborou um quadro vanguardista, fragmentrio, compartilhado com uma memria que no se coadunava totalmente histria ocidental de uma esttica hoje chamada eurocntrica em que alguns modelos narrativos so seguidos. A centralidade se coloca nas generalidades do pico adaptado, ou invertido, por este autor, assim como as congruncias acerca deste gnero de sua gerao.

2) Cf. Jameson, F. Para a crtica do jogo aleatrio dos significantes. In. Ps-Modernismo a lgica cultural do capitalismo tardio (2004: 48 - 64). O autor elabora a ligao epistemolgica entre a histria e a produo cultural contempornea, em alguns momentos explicando como o pico serve lgica cultural deste momento.

A potica pica a partir de Glauber Rocha

77

Tal conceito de gnero herdado de uma longa histria deste tipo de poesia e narrativa no cerco do ocidente, e foi realocado pelo autor e encampado pelos demais cineastas independentes que se inseriam no modelo de subveno e apoio estatal, em fins da dcada de 1960.3 Bom lembrar que, em se tratando de um formato estilstico que legado da literatura dado ao cinema, distines de natureza de produo e linguagem devem ser pontuadas numa linha condutiva que se percorreu apenas aps a instituio dos filmes que encontram elementos picos. O Cinema Novo, e Glauber Rocha, devem a essa linha, que comea com o xito internacional dos filmes O Cangaceiro (Lima Barreto, 1953) e O Pagador de Promessas (Anselmo Duarte, 1962). Desta forma, o entusiasmo visto em filmes do Cinema Novo, cujo movimento Glauber ajudou a construir, no tinha intenes gratuitas. O percurso escolhido de ligao de relaes prximas com organismos estatais e as articulaes de grupo d aos filmes do movimento o carter nacionalista prprio que se demandava em dilogos flexionados entre a arte cinematogrfica e o estado autoritrio da poca, dilogo que ajudou ao surgimento importante do organismo de subveno da Embrafilme, que patrocinou por mais de duas dcadas praticamente todo o cenrio de produo hegemnica de cinema no Brasil. Este tambm foi um dos intentos da produo cinemanovista a industrializao do audiovisual atravs do desenvolvimento do mercado interno. Tendo este panorama oficial sido posto aps 1968, certamente os filmes, conforme j foi bem exposto por Ismail Xavier (1993), teriam seus temas, sob o pico, ou sob outros formatos estilsticos menos entusisticos, relacionados ao momento de cerne de uma industrializao do audiovisual. Assim que, com o distanciamento proposto por uma esttica visivelmente devedora aos filmes europeus mais contestadores das dcadas de 60 e 70, o Cinema Novo j tinha sua notao filmogrfica associada esttica de um Terceiro Cinema latino-americano e fora dos padres standard propostos pela indstria audiovisual norte-americana. Desta maneira se dava a luta por bilheterias em um panorama j moderno de produo e de recepo dos filmes,

3) Cf. Sarno, Geraldo. Glauber Rocha e o Cinema Latino-Americano (1994). Neste livro Sarno indica a crtica que Glauber faria ao neo realismo italiano como paradigma esttico do cinema independente brasileiro elencando justamente o pico como fuga e apontamento ao cinema que seria produzido durante o perodo autoritrio, dcada de 1970.

78

Mauro Luciano Souza de Arajo

e a indumentria que acrescentamos aqui, como uma formalizao narrativa, se estabelecia com a devida distncia ao cnone estabelecido pela pica tradicional a saber, a roupagem escolhida aqui no Brasil foi a da pardia. Vejamos em que medida as narrativas contemporneas deram campo a esse tipo de elementos usados nos enredos brasileiros, e qual a contribuio de Glauber Rocha a este panorama.

A instncia pica
A saber, a potica pica possui a instncia do narrador histrico. Segundo Anatol Rosenfeld em seu clssico ensaio sobre a encenao pica, essa instncia seguida mesmo em dramaturgias consideradas ps-dramticas, como no teatro moderno e sua intelectualizao. Ligado ao tempo presente, ainda que desligando-se dele ao narrar um tempo passado, a instncia pica dada pelo narrador esteja ele presente na diegese utilizando-se da estrutura ou da prosdia, ou esteja ele em outro lugar que no seja a prpria narrao (como o caso de uma interveno dos atores ou dos personagens diante da linha condutiva narrada exterior diegese da estria contada). O narrar, alis, prprio de uma perspectiva pica, segundo o autor ao diferenciar a potica dos gneros lrico, dramtico: Se nos contada uma estria (em versos ou prosa), sabemos que se trata da pica, do gnero narrativo. Espcies deste gnero seriam, por exemplo, a epopeia, o romance, a novela, o conto (Rosenfeld, 2010: 17). Mais frente ele completa:
A funo mais comunicativa que expressiva da linguagem pica d ao narrador maior flego para desenvolver, com calma e lucidez, um mundo mais amplo. Aristteles salientou este trao estilstico ao dizer: Entendo por pico um contedo de vasto assunto. Disso decorrem , em geral, sintaxe e linguagem mais lgicas, atenuao do uso sonoro e dos recursos rtmicos. (Idem, 25)

Permanece, para essa linha terica, o pensamento de que o narrador apenas mostra, ilustra como determinados personagens se comportaram em determinado

A potica pica a partir de Glauber Rocha

79

contexto. Ainda que este elemento seja forte, temos historicamente a continuao de um modelo pico baseado no uso de um personagem masculino que cumpre uma saga diante de vrias adversidades que a ele so postas. Da Odissia, com seu formato ainda primitivo no qual o personagem, passando pela reviso deste tipo de conto na poca do romance objetivo traduzido por Dom Quixote, at sua crtica radical j contempornea e quase ensastica em Ulisses, de James Joyce. A resignao a uma autoridade posta pela subsequncia de um cnone literrio histrico descrita de forma exaustiva, s vezes at obsessiva, pela crtica de Harold Bloom. Discutidor de Shakespeare obviamente, em sua exasperao, nota-se alguns vetores de uma decadncia aristocrtica de um status artstico proposto pela arte europeia secular, e, no caso do professor citado, do centro imperioso do Reino Unido.
Se pudssemos conceber um cnone universal, multicultural e multivalente, seu nico livro essencial no seria uma escritura, a Bblia, o Coro ou um texto oriental, mas antes Shakespeare, que encenado e lido em toda parte, em todas as lnguas e circunstncias. (Bloom, 2010: 57)

Esta imputao do cnone perante uma fora que se encontra na herana estilstica contraditria na composio de uma teoria atravs do uso da citada autoridade nesta defesa que nega a multiplicidade dialgica da narrativa moderna de autores margem do ncleo ocidental. Mas tiramos deste trecho a comparao necessria para a rediscusso moderna acerca do que seria considerado secular pelo centro ocidental, que ainda permanecia fortemente conjunto ao legado do imaginrio proposto pelo cristianismo provavelmente, a Bblia permanece como um grande apanhado histrico que substitui fices diversas em determinados contextos ainda marcados pelo ps-colonialismo.4 Isto quer dizer que, em outros termos, a fico pica tem seu postulado ideolgico, alm de apenas esttico como em geral vista considerando grandes histrias religiosas como, tambm, grandes picos histricos.
4) Quando o contexto ps-colonial citado o embate alm de politico torna-se tambm esttico, ainda no momento ps-guerra. Levando-se em considerao que as grandes narrativas picas tambm contavam estratgias de ocupao, guerras e domnios territoriais.

80

Mauro Luciano Souza de Arajo

Em linhas gerais, no fundo, a potica pica tem marcas profundas de um contexto histrico. este o seu diferencial. Contando tambm com o entusiasmo comunicativo de uma performance de escritura (consequentemente de leitura) para grandes multides, nas quais as rimas trovadoras serviam no apenas para uma memorizao dos versos, mas para o convencimento pblico da fora de tais acontecimentos relatados. Sejam estes acontecimentos fictcios ou verdicos. A pica, alm de artifcio de verossimilitude, em traos ainda pouco objetivos do formato epopeico, tinha em seu substrato a camada poltica necessria para o contexto de migraes colonizadoras mesmo sob o percalo da violncia caracterstica desses contos pr-modernos. Georg Luckcs chega a comparar estes dois momentos histricos na sua teoria do romance:
A epopeia d forma a uma totalidade de vida fechada a partir de si mesma, o romance busca descobrir e construir, pela forma, a totalidade oculta da vida. (...) Assim, a inteno fundamental determinante da forma do romance objetiva-se como psicologia dos heris romanescos: eles buscam algo. (...) pode-se tratar de crime ou loucura, e os limites que separam o crime do herosmo aclamado, a loucura da sabedoria que domina a vida, so fonteiras lbeis, meramente psicolgicas, ainda que o final alcanado se destaque da realidade cotidiana com a terrvel clareza do erro irreparvel que se tornou evidente. (Luckcs, 2009: 60)

A histria estaria ento entre o lcito e o ilcito que ainda no existia na oficialidade do narrador pico, fosse ele um aventureiro, colonizador, nobre, partidrio do absolutismo, cristo peregrinador, guerreiro contratado, etc. S se v como crime os genocdios em favor de interesses territoriais da poca de Maom e Ulisses o olhar moderno, ou seja, o ponto de vista do romance pico. Em alguma medida, tal discusso terica havia sido adaptada ao cinema atravs de estudos do cinema do leste europeu e principalmente de sua inovao do uso ideolgico no aparente, mas manifesto. A poltica do heri era clara, chegando a, inclusive, ter o nome de um tipo de realismo prprio: realismo sovitico. Essa vitria contextual teve seus dias de xito, contradizendo vitalmente a linha condutiva norte-americana do pico conquistador. Em

A potica pica a partir de Glauber Rocha

81

filmes como os de Vsevolod Pudovkin, um dos idealizadores da esttica, a problematizao est plenamente de acordo com essa passagem de um momento do heri nico ao herosmo de multides (do que se compreendia por populao ou povo sovitico). No entanto, o cnone pico ainda seria fixo, e permanecia como a grande ligao entre filmes e recepo.

O tom brechtiano
Bertold Brecht teve mais presena no cinema europeu, ao menos em teoria. A influncia esttica, que mtrica, rtmica, performtica, potica, delineia-se atravs da pesquisa desse gnero adequado ao cinema produzido posteriormente s discusses provocadas por Glauber Rocha alm do teorizado por Bertolt Brecht em filmes de cineastas alinhados desalienao de plateias (Walsh, 1981). A pedagogia do pico, em Brecht, dava todos os parmetros a uma possvel elucidao da trama que envolve o espectador numa iluso narrativa cannica, ou, como era chamada, narrativa clssica. No caso glauberiano, o cineasta ao sentir que o pico-didtico do cinema auto-reflexivo brechtiano poderia demonstrar de uma maneira mais slida um lado da expresso influenciada por revolues sociais do sculo XX parece pontuar e divulgar abertamente textos com uma espcie de potica latino-americana situada no apelo emancipao ps-colonial de domnio ainda forte de uma cultura ocidentalizada. Seguindo escritos de Raquel Gerber e Ismail Xavier, conhecemos mais a fundo tal ponto elaborado pelo autor cinemanovista. O pico, em Glauber, foi remontado sua maneira, ganhando tonalidades bem particulares de uma categoria moderna, a saber, mais irnica, neo-barroca, fragmentada, descentralizada, mais crtica que elegaca. maneira de Brecht, assim considerou Ren Gardies como dramaturgo fundamental neste autor (Gutierrez, 2008), mas com teores regionalistas, remontados altura do religioso medievo, numa avaliao da cultura importada pela prpria imageria do cinema em sociedades aqum do know how tecnolgico como era o Brasil daquele momento. Alm de, com referendo bibliogrfico nacional, confirmar algo da cultura popular tradicional em sua manifestao mstica sempre com olhar afastado, de um intelectual que coteja sua pesquisa

82

Mauro Luciano Souza de Arajo

emocional, envolvido pela simblica desse imaginrio de uma comunidade que se queria nacionalizar, tal como flexiona Benedict Anderson, num avano social em momentos de modernizao das estruturas simblicas de determinados territrios marcados pelo ps-colonialismo. Glauber, a propsito, como confirma Ismail Xavier, no entra na esttica pr-golpe ditatorial de 64 chamada de cepecista (dos CPCs Centro Popular de Cultura) dos grupos estudantis e posteriormente cineclubistas que punham o slogan do nacional-popular como estandarte civilizatrio das classes includas no grande bolso de misria e fome do pas subdesenvolvido. Sem continuar a inteno de entrar em qualquer psicologismo comum da desiluso de uma gerao utpica, Glauber se prope a analisar intuitivamente o uso dessa espcie narrativa o gnero pico , em conformidade com as particularidades do Brasil como um pas envolvido pela fome (ver o manifesto apresentado em Gnova, denominado eztetyka da fome, 1965) e da iluso (ver manifesto apresentado na Columbia University, eztetyka do sonho, 1971). Sobretudo, analisando tambm um problema que vem da literatura e entra na esfera da criao e recepo do cinema. Gnero que incita um modelo ao pblico, compartimentado pelo cnone vigente, presente no quesito de formatao de personagens masculinos heroicos, protagonistas, subjetividades identificadoras, performances, gestuais, e da instncia e estrutura narrativa em uma linguagem que se adorna em um cenrio de aventuras. Foi observado ainda com certo alcance em minha dissertao de mestrado que a crtica ao cnone europeu, ocidental, com o uso dos efeitos de narrao do mesmo cnone na traduo pardica, teria sido inevitvel quela poca autoritria (ps 1968 e incios dos anos de 1980), (Arajo, M. L. 2009). Era uma traduo moderna (modernista ou vanguardista, no que estas terminologias podem acrescentar teoria aqui direcionada), simbolicamente avanada em crtica, ainda que vista como primitivista, selvagem pelos olhares acostumados com o modelo ocidental citado.5 Por outro lado, com as anlises flmicas direcionadas pelo uso da instncia da epopia fragmentada e documental e a recepo a

5) As razes ndias e negras do povo latino-americano devem ser compreendidas como nica fora desenvolvida deste continente. Nossas classes mdias e burguesias so caricaturas decadentes das sociedades colonizadoras, diz Glauber Rocha, no Manifesto Eztetyka do Sonho.

A potica pica a partir de Glauber Rocha

83

esse tipo de performance e exibio,6 tambm se procura comentrios a esse construto histrico, elencando demais filmes cinemanovistas que corroboraram com tal procedimento, em determinada fase do movimento. Acrescentamos que o gnero envolto como nosso objeto de pesquisa, no Cinema Novo, teve sua formatao histrica aliando-se ao drama em certos casos, denunciando a tentativa didtica de se evidenciar tal narrao histrica atravs da arte comum ao tempo histrico que a recebe. Certamente, para uma teoria desta espcie de didtica da desconstruo cannica, tanto Glauber Rocha quanto o movimento so fundamentais para uma base de pesquisa no cinema produzido no Brasil. Por que seria possvel apontar este pico como matriz ainda no Cinema Novo? Pode-se ver este objeto nos filmes de Carlos Diegues: Ganga Zumba (1964), A Grande Cidade (1966), Os Herdeiros (1969), Xica da Silva (1976) e Quilombo (1984), que servem como exemplos de um gnero da saga heroica de um personagem nico como provocador da trama; Nelson Pereira dos Santos: que auxilia bastante no trabalho, visto que filmes como El Justicero (1967), Como Era Gostoso O Meu Francs (1971) e Amuleto de Ogum (1974) ironizam fortemente um tpico heri latino o filho do governante, o protagonista sob antropofagia e o marginal, historicamente convertido em uma persona que no est em conformidade com a cultura hegemnica da colonizao ibrica e ocidental; Joaquim Pedro de Andrade: o maior exemplo visto em vasta bibliografia, da obra Macunama, heri de nossa gente (1969), filme que transformou o modernismo brasileiro em ato visual no momento de discusso sobre uma esttica Tropicalista, como tambm um timo exemplo de recitao oral pica, Os Inconfidentes (1972); ou at mesmo nos filmes de Leon Hirzsman: algo diferenciado, j totalmente envolvido pelo drama, porm incisivo em reflexo social de uma psicologia conservadora no pas, visto nas escolhas dos protagonistas de So Bernardo (1972) e Eles No Usam Black Tie (1981).

6) O termo performance aqui se aplica ao dispositivo cinematogrfico, relacionado no apenas na distino entre produo, realizao e exibio, mas na crtica de recepo do filme tal como prope Serge Daney, Raymond Bellour e num estudo mais prximo sociologia, como o de Pierre Sorlin. Pode ajudar ao termo a formulao feita por Paul Zumthor (2007: 50 - 51), da performance como um ato comunicativo.

84

Mauro Luciano Souza de Arajo

Todos os filmes so identificados como pertinentes aos apontamentos da crtica a tal cnone direcionado pela esttica do romance pico, no qual o protagonista, ou um ego narrativo e narrador, projeta identificao forte na recepo e percorre uma saga numa linha em frente a adversidades. O tom brechtiano aparece em tais filmes em uma inverso de caracteres heroicos como anti-heris, frmula que esteve inclusive em filmes de grandes bilheterias norteamericanos, como Easy Rider (Dennis Hopper, 1969), Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979), Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976), etc. Ainda que dentro da urbania do contemporneo e da aesthesis cinematogrfica, o fio condutor da potica cinemanovista nesta fase citada perfeitamente identificada nestes filmes, levantando a questo proposta neste artigo pois, na busca de testar a hiptese de crtica ao cnone. Uma gerao de cineastas no Brasil, portanto, adere a estilizao pica prpria de uma simbologia ps-colonial que revertia e reavaliava o processo de nacionalizao da sociedade brasileira. parte desta aderncia, a postura analtica da realidade, ainda que sob o encalce da fico, permitiu o uso da crtica ao conjunto de valores que esto no embasamento do cnone ocidental. A antropofagia havia sido uma das chaves principais, metaforizando esse processo. Pelo quadro social de industrializao tardia do pas, percebe-se a aglomerao de tal crtica social e adaptao criativa s narrativas de um esquema sulamericano algo j citado, porm, que merece ser levantado e pesquisado. Glauber Rocha por alguns motivos escolheu o pico em discursos extraflmicos, como foi mencionado. Elencamos algumas hipteses da razo da escolha: a. O diretor percebeu esse pico latino (com cargas ibricas) e pareceu distender sua compreenso crtica sobre o mesmo; b. O pico glauberiano, intenso em radicalismo crtico na sua linguagem cinematogrfica, teve seu alongamento posterior em outras obras do momento, ou da gerao do Cinema Novo, conforme visto;

A potica pica a partir de Glauber Rocha

85

c. Essa crtica, ou, este ponto crtico, foi elaborado em linhas intelectuais, prprias da anlise social radical da poca na chave do neocolonialismo e da teoria da dependncia econmica e cultural. Ao distender um conceito da ironia de vanguarda,7 suas imbricaes e heranas da localizao de uma cultura regionalista adesiva, certamente chegaremos ao pop e suas apropriaes muito dentro do que alguns autores que indicam uma esttica contempornea tematizam. Algo como da fruio do capitalismo tardio e de sujeitos liminares elencados como protagonistas, como se v na frase conhecida de Hlio Oiticica Seja marginal, seja heri. Pontuando um estudo do gnero como modelo de expresso peculiar de um contexto, propriamente aquele da crise cultural de modelos burgueses, e adensamento do estudo de uma dramaturgia, militncia artstica, performance, leitura e configurao esttica da crtica atravs do pastiche. Este caminho indicado por Peter Brger e Frederik Jameson, mas est inevitavelmente ligado a uma tradio dos estudos esttico-literrios que ultrapassam a leitura que estes, e outros autores, fazem de Brecht e sua influncia. O ponto central e terico est em localizar esta fonte de tipificao nos filmes do perodo de modernizao de uma cena real filmada, ou catalogada historicamente particularidade prpria do cinema, entendida pelos cineastas e suas obras aqui citadas. Essa localizao esquemtica muito tem a confirmar, segundo uma teoria do romance, ou do heri problemtico (Goldmann, 1990), que interioriza e mistura os gneros formais na expresso que traduz o pico do personagem prosa moderna como um fluxo no mais somente exteriorizado, este que se coloca frente da narrativa como catalisador da ateno do espectador mesmo no mbito da modernidade. Juntando a histria real com histria romanceada, filmada, ficcionalizada, tem-se o pico posto em prtica na modernidade. Juntando a proposta surrealista e indicando pontos do imaginrio americano, entramos na pop art.
7) Cf. Brger, P. (2008). Sobre a inverso da autonomia da obra artstica chamada prxis vital, proporcionada pela vanguarda, Glauber como alegorista retira objetos histricos e os transpe em fragmentos que produzem efeitos picos, permitindo assim, na anlise das obras e sua influncia, uma complementao ao estudo de uma esttica de produo considerada medieval (condicionada pelo primitivismo a ele referido) adaptada modernidade, principalmente no uso da categoria do distanciamento (estranhamento).

86

Mauro Luciano Souza de Arajo

Neste quadro geral, Glauber Rocha, como autor, insere o personagem heroico com vrios elementos do perodo moderno, chegando a distender em sua alegoria barroca a composio do heri (inserido na localizao nacional popular prpria dos resqucios do perodo desenvolvimentista, porm, pardico deste mesmo ambiente de discusso), (Maciel, 2000). Em mbito geral, tratamos aqui de um estudo sobre preceitos do uso do heri em narrativas no misto hbrido proposto por Glauber Rocha em seu momento frtil. Tal como se pensava no realismo sovitico a se d a forte influncia crtica de Sergei Eisenstein e Nicolas Iancs em Glauber Rocha , pois tal composio auxilia em construo terica. Barthlemy Amengual, frente de estudos sobre Eisenstein, diria sobre a ironia glauberiana:
Glauber est portanto (sic) de acordo com a maiutica eisensteineana, com seu projeto de manipular o espectador, com sua preocupao de engravid-lo com uma verdade prefixada. Assume o ideal eisensteineano da globalidade, seu sonho ambicioso de uma sntese que reconciliasse o pensamento selvagem, mgico, religioso, com o pensamento conceitual. (Amengual in Gerber, 1977: 112 - 113)

Alegoria didtica, porm irnica, como elaborada no momento. H nessa discusso o ponto aprofundado e ampliado que se aplica em uma teoria da compreenso do barroco que revitalizado pela cultura do novo mundo, aqui ilustrado no elemento de figurao do andarilho como invlucro do(s) heri(s) messinico(s) para introduzir elementos religiosos ao estudo da tipificao, como introduziram, e como procuramos afinidades nos estudos do social em Walter Benjamin, derivando em Kracauer, compartilhando da crtica de tais autores modernizao conservadora alem. Tambm, a fragmentao narrativa, bem como enfatiza Ismail ao pensar sobre Deus e o Diabo (...):
No filme de Glauber, o dialgico assume sentido pleno, pois na sua textura, sintomaticamente qualificada de barroca, no traz apenas a diversidade de vozes que sublinha um espao de ambigidades: o debate circunscrito

A potica pica a partir de Glauber Rocha

87

em torno de uma questo determinada, de tal modo que uma das instncias nega justamente o que a outra afirma. (Xavier, 2007: 180)

Em filmes de Glauber Rocha confrontamos um tipo de dialtica mais rarefeita, com certa referencia ao que tericos da montagem, em especfico Eisenstein havia postulado. A dinmica alegrica a do anncio, ou seja, da exposio que beira a exausto, jogando com o embasamento ideolgico mas com ps fincados no interesse artstico e esttico, um pouco contraditrio em um discurso que se quer objetivo. O pico glauberiano, portanto, sendo didtico, expe-se como discurso dilacerado.
O Drago da Maldade Contra o Santo Guerreiro uma obra extremamente estilizada, coreogrfica e, no mximo, formalista. Glauber poderia ter produzido depois desse filme (apoio no lhe faltava na Itlia, e, depois, de Cannes 1969, at algumas respostas mais ou menos claras de produtores americanos), algum western trpico-sergioleonesco, no qual a poltica seria de tal maneira encoberta por metforas artsticas que os generais mais uma vez, perceberiam apenas uma turbulncia exagerada do menino-prodigo do cinema nacional. (Pierre, 1996: 66)

Em obras posteriores a Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e Terra em Transe (1967), o discurso indireto livre proporcionalmente disposto ao autor pela crtica se perde em uma anlise histrica, intelectual e mtica da memria imagtica brasileira. Manuel, vaqueiro de Deus e o Diabo (...), representando o povo indeciso, manipulvel diante de promessas divinas e revolucionrias, teria sua anttese no personagem que retorna em Glauber como uma espcie de fantasma colonial Antnio das Mortes. No filme de 1964, Antnio persegue cangaceiros a troco de dinheiro de grandes latifundirios e de setores conservadores da Igreja. Ele, como capataz, competente em carregar um tipo de m-conscincia de seu papel, chegando a ser associado classe mdia por Jean Claude Bernardet, em seu famoso ensaio Brasil em Tempo de Cinema, o qual relembrado atualmente pela crtica feita ao movimento cinemanovista. Segundo esta linha condutiva, Antnio das Mortes possui a deambulao ambgua da qual

88

Mauro Luciano Souza de Arajo

a matriz pica rejeitaria ele heri, anti-heri, vilo, representante e alegoria, metfora principal das idas e vindas da citada dialtica sem uma espcie de sntese. , tambm, o povo, em Glauber, que luta contra ele mesmo atravs de uma situao colocada a ele como a encenao necessria da vida. Em Antnio das Mortes, o personagem vivido por Maurcio do Valle, percebese a dificuldade de expresso. Segundo Glauber, ele possui uma carga bastante trabalhada, pois nele h lastro em personalidades reais do Nordeste brasileiro. Dessa regio o autor tambm retirou a narrativa dos Cordeis, literatura popular vendida em feiras e recitada em performances ao ar livre, que revisita trovas medievais. O universo mimtico deste medievo persistente em regies ditas atrasadas culturalmente, porm, adorna um guerreiro que tem traos de um heri do western norte americano. A proposta heroica, portanto, no se fecha. Ainda que haja tamanha ambiguidade no personagem de Antnio, ele o mais determinado na procura por seu objetivo. parte do povo alienado, que, na fuga, persiste na falta de luta, Antnio provoca a guerra, a luta. O herosmo, neste filme de 1964, varivel e dissipado, na contramo do aventureiro exemplar. No filme Terra em Transe (1967), Glauber intensifica o discurso indireto livre. O personagem principal, tambm pico no seu ambiente urbano, Paulo Martins, varia entre setores fascistas da direita e setores populistas da esquerda. Para ele, somente adotando o cinismo e o tom provocador anrquico haveria o contexto prprio da modificao social pontual. Ao cabo de vrias anlises sobre o filme, que no se esgota em possibilidades, percebe-se a carga conservadora de Paulo ao dialogar intimamente com uma espcie de paternalismo colonial posto como metfora no personagem bastante modelar de Porfrio Diaz, interpretado por Paulo Autran. Nos dois filmes, tanto em Deus e o Diabo (...) quanto em Terra em Transe, o pico falho propositadamente. No entanto, a matriz shakespeariana citada por Harold Bloom perceptvel, principalmente no segundo. Em artigo que confirma releitura do autor ingls, Mauricio Cardoso e Mateus Arajo Silva citam a importncia de Cabezas Cortadas nesta adaptao, e da atuao de Carmelo Bene situado no grotesco em Glauber (Cardoso e Silva in Oliveira, 2006 - 2007). Na esfera representativa, provocadora de identificao, os filmes se encaixam em um cnone estrutural. Em outra dimenso, a intelectual e

A potica pica a partir de Glauber Rocha

89

desconstrutiva, Glauber fragmenta a identificao com a velha pulso sarcstica de autores vanguardistas.

O retorno de Antnio das Mortes


No filme citado de 1969, ganhador do prmio da crtica em Cannes, Drago da Maldade Contra o Santo Guerreiro, Antnio das Mortes volta a figurar a narrativa. Tambm o cangaceiro, sob o nome de Coirana. O distanciamento do medievo se d pela insero do personagem moderno, o professor intelectual com trejeitos bastante semelhantes ao prprio autor, Glauber, interpretado pelo brechtiano Othon Bastos. Fica clara a inteno didtica do pico, mas nem tanto a irnica. Antnio das Mortes , antes, uma figura que adorna o tipo vanguardista do autor:
O tropicalismo, a descoberta antropofgica, foi uma revelao: provocou conscincia, uma atitude diante da cultura colonial que no uma rejeio cultura ocidental como era no incio (e era loucura, porque no temos uma metodologia) (...) Tropicalismo aceitao, ascenso do subdesenvolvimento; por isto existe um cinema antes do tropicalismo e depois do tropicalismo. Agora ns no temos mais medo de afrontar a realidade brasileira, a nossa realidade, em todos os sentidos e a todas as profundidades. Eis por que em Antnio das Mortes (O Drago da Maldade...) existe uma relao antropofgica entre os personagens: o professor come Antnio, Antnio come o cangaceiro, Laura come o comissionrio, o professor come Cludia, os assassinos comem o povo, o professor come o cangaceiro. (...) Esta relao antropofgica de liberdade. (Glauber in Pierre: 144)

Como pode a crtica conviver com a aceitao? A chave que fica a do sonho, do absurdo, do abismo longe da racionalidade, do surrealismo de Buuel, por exemplo. Sem deixar de expressar certa melancolia com a aderncia, a cena destacada por Ismail Xavier em sua tese sobre o subdesenvolvimento como

90

Mauro Luciano Souza de Arajo

esttica ps-68, Antnio das Mortes anda por entre logomarcas de grandes empresas multinacionais de refinarias petrolferas, desistindo em tonalidade aguda e bem brasileira de sua tarefa de perseguio ao povo. Ele, ento, junta-se metfora do autor o professor , e arma-se para o final redentor extremamente aderente ao que se esperava do western glauberiano. Ao fundo, ouve-se a trilha Volta Por Cima, de Paulo Vanzoline, pontuando a ironia. Se a carnavalizao havia sido, por um bom tempo naquele andar do Tropicalismo, uma sada para o entendimento mais realista, ou mais verossmil dos problemas brasileiros, ela vem a ser a paisagem mais importante da adequao do audiovisual e da importao de um tipo de exotismo calcado em imagens grotescas, mulheres e orgias prometidas, festa intensa ao turista branco. Desta maneira a caricatura de um realismo grotesco toma um padro realizado pela TV, adotado como o jeito brasileiro de se encarar adversidades, e de se criar uma indstria cultural. Este mesmo carnaval, ou esta mesma carnavalizao que tinha tonalidade irnica, de inverso popular de festas tidas como de elite, tornara-se o smbolo nacional de visita visual do Brasil contemporneo no sendo o mais forte, ao menos como um dos mais fortes. Citando Oswald Spengler e sua obra A Decadncia do Ocidente, Ismail Xavier chega a uma concluso sobre este panorama incitado pelo ltimo filme de Glauber, Idade da Terra.
A crtica da cultura, em Glauber, envolve outras variveis; sua armadura crist-popular o afasta de um Spengler, por exemplo, e o teor proclamadamente no eurocntrico do seu sincretismo confere outro teor esperana. No entanto, no impede que esta termine na hiptese do Messias, supondo enfim uma sobrevida para o ciclo civilizatrio apoiado nas premissas do Ocidente Europeu. (Xavier, 1998: 178)

Ao citar Pasolini, numa narrao voice over em Idade da Terra, Glauber reconhece querer revitalizar a figura de Cristo sob essa armadura popular citada por Xavier. O problema da ciso fica mais complicado, portanto, numa provvel crtica ao cnone proposta pelo estilo descaracterizado da narrativa flmica. Estaramos, portanto, diante de um grande ensaio sobre uma histria, aliando mitos ao conhecimento popular de tal festividade mencionada. No filme, Glauber

A potica pica a partir de Glauber Rocha

91

chega a seu pice em dilaceramento, deixando o filme sem linha condutiva. Isto j era previsto em seu filme italiano, Claro, mas sem a problemtica pica apontada como stio do poder e da citada autoridade ordenadora. Brahms, sobretudo, vivido por Maurcio do Valle novamente, tem a figura grotesca de um grande especulador norte-americano, imperialista segundo a sinopse, ecoando algo que foi deixado para trs por Antnio das Mortes porm, a sua decadncia no sentido mais histrinico possvel. Lendo este personagem como um vetor comunicativo de Glauber em relao ao cinema como instituio comercialmente aportada na dianteira de uma indstria norte-americana. Se Antnio das Mortes fosse mesmo personagem de um western, certamente Brahms, misto da etnia dominante do imprio atual, teria sua caricatura relacionada a este carter. Ainda que procuremos um pico tradicional em Idade da Terra ele certamente no ter lastro algum no filme. Se anteriormente, no grupo cinemanovista, Glauber conseguia dialogar com os demais cineastas a respeito de um movimento entusistico de industrializao nacional do cinema, em seu ltimo filme, sozinho, expressa apenas o que se chamou de mtica da decadncia geral. Uma adeso integral ao esquema comercial, s estruturas formais propostas pelo comrcio de massas, ordem de uma histria contada ainda no modelo da sutura e dos aparatos invisveis, de uma montagem da ao e do melodrama dominante. O grotesco deste ltimo filme destoa firmemente das produes de sua poca, e o filme fica mal compreendido por dcadas inclusive pela crtica. Como interveno, Idade da Terra mostra um tipo de arte perseguida por poucos no Brasil, e, principalmente, uma discusso sobre o gnero pico ainda frtil em prolongamentos.

O entorno atual
Em uma observao aguda, percebe-se que a temtica pica contnua no cinema mundial, como tambm naquele que produzido no Brasil. Considerando propores desiguais na escolha da psicologia do drama atual e da provocao irnica do heri formatado pelo Cinema Novo ponto que pode ser compreendido pelo estudo histrico acerca da jornada picaresca, ou de um anti-heri ocidental.

92

Mauro Luciano Souza de Arajo

Em comentrios sobre o cinema j contemporneo possvel chegar-se, portanto, no ponto de partida para um estudo sobre os manejos histricos deste pico em filmes, por exemplo, de Jlio Bressane,8 at atingir o uso dessa instncia em filmes comerciais atuais. necessrio pontuar que essa temtica retorna neste momento posterior de produes, at chegarmos na intuio de uma industrializao, agora sim convertida em pragmtica liberal, publicitria, distpica ps anos 1980. Via de regra, em um uso adequado ou fagocitado pelo metir internacionalizado , de filmes tambm enquadrados em um formato que se encaixa na poltica do heri, podem ser exemplificados em Cidade de Deus (Fernando Meireles, 2002), Olga (Jayme Monjardim, 2004), Redentor (Cludio Torres, 2004), Dois Filhos de Francisco (Breno Silveira, 2005), Tropa de Elite (Jos Padilha, 2007), Besouro (Joo Daniel Tikhomiroff, 2009), Lula - o Filho do Brasil (Fbio Barreto, 2010), Lope (Andrucha Waddington, 2011). Todos estes, fora da chave vanguardista e desconstrutivista, ainda que em constante citao ao incio da modernizao das narrativas cinematogrficas, se utilizam da narrativa pica com fins comerciais. Aps a retomada do cinema ( a partir de 1990), especificamente, o gnero volta com devida fora no mais sob crtica, caso que nos alertou ligao estrita de seu surgimento em dcadas de 1950 e 1960 e a dinmica social latente.

Referncias bibliogrficas:
Bazin, A. (1991). O Western ou o cinema americano por excelncia. In: O cinema ensaios. So Paulo: Brasiliense, pp. 199-208. Bloom, H. (2010). O Cnone Ocidental os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva. Brguer, P. (2008). Teoria da Vanguarda. So Paulo: Cosac & Naify.

8) Como nas mais evidentes expresses de um anti pico: O Rei do Baralho (1973), O Gigante da Amrica (1978), Os Sermes (1989), Clepatra (2007).

A potica pica a partir de Glauber Rocha

93

Cardoso, M., Silva, M. A. (2006-2007). Glauber Rocha leitor de Shakespeare: da Tragdia de Macbeth farsa de Cabezas Cortadas. In: OLIVEIRA, Anabela Dinis Branco (Org), et all.: DIlogos Lusfonos: Literatura e Cinema. Centro de Estudos em Letras, Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro. Vila Real. Gerber, R.(org.) (1977). Glauber Rocha. So Paulo: Paz e Terra. Goldmann, L. (1990). A sociologia do Romance. So Paulo: Paz e Terra. Gutierrez, M. A. (2008). O Drago e o Leo: elementos da esttica brechtiana na obra de Glauber Rocha. Dissertao apresentada ao Programa de Teoria Literria e Literatura Comparada da FFLCH, USP. Jameson, F. (2004). Para a crtica do jogo aleatrio dos significantes. In. PsModernismo a lgica cultural do capitalismo tardio. So Paulo: tica. Luckcs, G. (2009). A Teoria do Romance um ensaio histrico-filosfico sobre as formas da grande pica. So Paulo: Editora 34. Maciel, K. (2000). Poeta, Heri, Idiota O pensamento de cinema no Brasil. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos. Pierre, S. (1996). Glauber Rocha. Campinas: Papirus. Quint, D.(1993). Epic and Empire. Princeton, New Jersey: Princeton UP. Sarno, G. (1994). Glauber Rocha e o Cinema Latino-Americano. Rio de Janeiro: Riofilme, CIEC, Prefeitura do Rio de Janeiro. Walsh, M. (1981). The Brechtian Aspects of Radical Cinema. London: BFI.

94

Mauro Luciano Souza de Arajo

Xavier, I. (1998). A Idade da Terra e sua viso mtica da decadncia. Cinemais, Rio de Janeiro, v. 13, p. 153-184. Xavier, I. (1993). Alegorias do subdesenvolvimento Cinema Novo, Tropicalismo e Cinema Marginal. So Paulo: Brasiliense. Zumthor, P. (2007). Performance, recepo, leitura. So Paulo: Cosac & Naify, .

Vous aimerez peut-être aussi