Vous êtes sur la page 1sur 42

ADOBE MEDIA ENCODER

Ajuda e tutoriais

Alguns links podem levar a contedos que esto somente em ingls.

-->

Novidades
Alguns links de contedo desta pgina podem estar somente em ingls.

Novidades no Adobe Media Encoder CS6


Fila e pastas monitoradas: tratamento independente de origem e sada Navegador de predefinies Importar e exportar predefinies Escala melhorada de quadros de origem Criao de espaos de trabalho personalizados Melhorias no fluxo de trabalho Mudanas nos exportadores Atalhos de teclado Novos atalhos de teclado no CS6

Fila e pastas monitoradas: tratamento independente de origem e sada

Para a parte superior

A origem e a sada so tratadas agora de forma independente. Esta manipulao independente permite que uma dada origem seja configurada com vrias sadas. Entre as vantagens, o Adobe Media Encoder pode codificar simultaneamente vrias sadas de uma origem dada. Comparado com codificar individualmente cada sada, a codificao simultnea mais rpida.

Navegador de predefinies

Para a parte superior

O novo Navegador de Predefinio fornece opes que ajudam a simplificar o seu fluxo de trabalho no Adobe Media Encoder. As predefinies de sistema no navegador so organizadas como categorias baseadas na utilizao (como transmisso, vdeo para web) e destino de dispositivo (como DVD, Blu-ray, cmera, Tablet). possvel modificar estas predefinies para criar predefinies personalizadas, tambm chamadas de Predefinies de usurio. No Navegador de Predefinio, possvel localizar rapidamente uma predefinio utilizando a pesquisa ou usando a melhor navegao fornecida pela estrutura de pasta recolhvel.

Predefinies de usurio,grupos de predefinio e alias (apelidos)


possvel modificar predefinies de sistema para criar predefinies de usurio. possvel organizar predefinies de usurio em pastas separadas chamadas de grupos de predefinio . Os grupos de predefinio permitem aplicar vrias predefinies a uma origem, em uma etapa nica. Os alias (apelidos) permite criar vrias instncias de uma predefinio para serem utilizadas em vrios grupos de predefinies. Por exemplo, se voc deseja que uma predefinio exista em mais de um grupo de predefinio, crie alias (apelidos) para predefinio, em vez de duplic-la. Depois, adicione os alias (apelidos) a outros grupos de predefinio. Ao editar a predefinio, as modificaes so aplicadas a todos os seus alias (apelidos).

Gerenciamento de predefinies
Para gerenciar predefinies, use o menu Predefinio ou as opes em Navegador de predefinies (Janela> Navegador de Predefinies). Tambm possvel clicar com o boto direito do mouse em uma predefinio no Navegador de Predefinio para exibir o menu de contexto das opes disponveis.

O Navegador de predefinies A. Predefinio de usurio B. Alias criado para uma predefinio C. Grupo de predefinio D. Criar nova predefinio E. Excluir predefinio F. Criar novo grupo de predefinio G. Configuraes da predefinio H. Importar predefinies I. Exportar predefinies J. Procurar predefinies

Criar predefinies,grupos de predefinies e alias (apelidos) Os grupos de predefinies podem conter predefinies do usurio, apelidos de predefinies ou outros grupos de predefinies. Selecione Predefinio> Criar predefinio para criar uma predefinio. Selecione Predefinio > Criar Grupo, para criar um grupo de predefinio. Para criar um pseudnimo de predefinio, clique com o boto direito do mouse na predefinio no Navegador de predefinies, e Criar alias. Para criar rapidamente um alias (apelido) para uma predefinio de sistema, arraste a predefinio do sistema para a seo Grupos e Predefinies de usurio. Para criar rapidamente um alias para uma predefinio de usurio, arraste a predefinio de usurio para um grupo de predefinies, pressionando Alt (Win) ou Opt (Mac OS). Modificar as predefinies de usurio Para renomear uma predefinio, clique no nome de uma predefinio selecionada. Digite um nome para a predefinio e pressione Enter . Como alternativa, selecione Predefinio> Renomear para renomear uma predefinio. Para modificar as configuraes da predefinio, selecione uma predefinio, e selecione Predefinio > Configuraes. Para excluir uma predefinio, selecione a predefinio e pressione Excluir. Alternativamente, selecione Predefinio > Excluir. Nota: S as predefinies de usurio podem ser editadas. As modificaes em predefinies do sistema podem ser salvas como novas predefinies de usurio clicando no boto Salvar uma cpia na caixa de dilogo Configuraes da predefinio.

Aplicar predefinies ou grupos de predefinies fila


Para aplicar predefinies a origens na fila, siga um dos procedimentos a seguir: Arraste as predefinies, grupos de predefinio ou alias (apelidos) do Navegador de Predefinio e solte nas origens ou sadas na fila. Soltar uma predefinio em uma origem adiciona uma sada origem. Soltar uma predefinio em uma sada existente substitui as configuraes da sada com as configuraes da predefinio. Para adicionar uma sada origem, arraste uma origem da Fila para uma predefinio, grupo de predefinio ou alias (apelido) no Navegador de Predefinio. Para substituir as configuraes da sada com as configuraes da predefinio, arraste uma sada da Fila para uma predefinio, grupo de predefinio ou alias (apelido) no Navegador de Predefinio. Selecione uma origem na Fila e clique duas vezes em uma predefinio, grupo de predefinio ou alias (apelido) no Navegador de Predefinio. Selecione uma origem na Fila. Selecione predefinies, grupo de predefinio ou alias (apelido) selecionados no Navegador de Predefinio. Clique em Aplicar predefinio.

Aplicar predefinies ou grupos de predefinio s pastas monitoradas


Para aplicar predefinies para pastas monitoradas no painel Pastas monitoradas, siga um dos seguintes procedimentos: Arraste as predefinies, os grupos de predefinio ou os alias (apelidos) do Navegador de Predefinio e solte nas pastas monitoradas ou sadas no painel Pastas monitoradas. A ao de soltar de predefinies em uma pasta monitorada adiciona novas sadas pasta monitorada. A ao de soltar de predefinies em uma sada existente substitui as configuraes da sada com as configuraes da predefinio. Para adicionar uma sada pasta monitorada, arraste uma pasta monitorada do painel Pastas monitoradas para uma predefinio, grupo de predefinio ou alias no Navegador de Predefinio. Para substituir as configuraes da sada pelas configuraes da predefinio, arraste uma sada do painel Pastas monitoradas para uma predefinio, grupo de predefinio ou alias (apelido) no Navegador de Predefinio. Selecione uma pasta monitorada no painel Pastas monitoradas. Clique duas vezes + Alt (Win) ou Clique duas vezes + Opt (Mac) em uma predefinio, grupo de predefinio ou alias (apelido) no Navegador de Predefinio. Selecione uma pasta monitorada no painel Pastas monitoradas. Selecione predefinies, grupo de predefinio ou alias (apelidos) no Navegador de Predefinio. Clique + Alt (Win) ou Clique + Opt (Mac) no boto Aplicar predefinio.

Aplicar predefinies em sequncias do Premiere Pro, composies do After Effects e itens de mdia durante a importao
Aplicar predefinies em sequncias do Adobe Premiere Pro Arraste uma sequncia do painel Projeto de um projeto aberto do Adobe Premiere Pro e solte-a em uma predefinio, alias ou grupo de predefinio no Navegador de Predefinio. Nota: Este procedimento o nico modo de adicionar vrias predefinies a sequncias de Adobe Premiere Pro em uma etapa nica. A caixa de dilogo de Configuraes de exportao no Adobe Premiere Pro permite aplicar predefinies nicas ao exportar sequncias para o Adobe Media Encoder.

Aplicar predefinies a composies do After Effects Arraste uma composio do painel Projeto de um projeto aberto do After Effects em uma predefinio, grupo de predefinio ou alias (apelido) no Navegador de Predefinio. Aplicar predefinies a itens de vdeo e udio Arraste itens de vdeo e udio do Finder ou Windows Explorer e solte-os em uma predefinio, grupo de predefinio ou alias (apelido) no Navegador de Predefinio.

Consideraes importantes ao aplicar predefinies


Soltar uma predefinio nica em uma sada substitui a sada. As novas sadas herdam o caminho da sada, nome da sada e configuraes de intervalo de origem da sada visada Soltar uma predefinio nica em uma origem adiciona uma sada. Soltar um grupo de predefinio (ou vrias predefinies selecionadas) em uma sada adiciona sadas. As novas sadas herdam o caminho da sada, nome da sada e configuraes de intervalo de origem da sada visada. Soltar um grupo de predefinio (ou vrias predefinies selecionadas) em uma origem adiciona sadas. Configuraes como os caminho de sada de sadas existentes no so herdadas.

Importar e exportar predefinies


As predefinies podem ser importadas e exportadas como arquivos EPR. Os arquivos de EPR so salvos em formato XML.

Para a parte superior

Selecione Predefinio > Importar para importar arquivos EPR. As predefinies importadas aparecem na seo Grupos e Predefinies de usurio. Selecione Predefinio > Exportar para exportar predefinies selecionadas como arquivos EPR. Nota: Tambm possvel arrastar e soltar arquivos EPR em uma predefinio existente no Navegador de Predefinio para import-los.

Mostrar o local de uma predefinio no Finder ou Explorer


Clique com o boto direito do mouse na predefinio no Navegador de Predefinies e selecione Revelar arquivo de predefinio.

Localizar rapidamente uma predefinio no navegador


medida que o campo de pesquisa digitado , o Navegador de Predefinio filtra a lista de predefinio para corresponder a sua string de

pesquisa. Para encontrar os resultados, todas as colunas so verificadas.

Escala melhorada de quadros de origem

Para a parte superior

Opes de escala de origem No Adobe Media Encoder CS6, no necessrio ativar um recorte antes de usar esta opo. Tambm, esta configurao est disponvel para qualquer formato de sada com dimenses de quadro editavis. Use as opes no menu Escala de origem do dilogo Exportar configuraes para dimensionar melhor os quadros de origem em quadros de sada com quadros de origem de tamanho diferente. Dimensionar para ajustar Dimensiona o quadro de origem para ajustar ao quadro de sada mantendo a relao de aspecto de pixel da origem. Os quadros de origem ficam em "letter box" ou "pillar box" dentro do quadro de origem, conforme o necessrio.

Dimensionar para preencher Dimensiona o quadro de origem para preencher completamente o quadro de sada, recortando o quadro de origem conforme o necessrio. A relao de aspecto do pixel de origem mantida.

Esticar para preencher Redimensiona o quadro de origem para preencher completamente o quadro de sada. As propores de pixel da origem no so mantidas. Dimensionar para ajustar com bordas negras O quadro de origem, incluindo a rea cortada, dimensionado para se ajustar no quadro de sada. A relao de aspecto de pixel mantida. Nota: Esta opo igual a opo Bordas negras, no menu Configurao de corte do Adobe Media Encoder CS5.5.

Alterar tamanho de sada para correspondncia com origem Substitui as configuraes de tamanho do quadro de sada para corresponder s configuraes de corte da origem. Nota: Esta opo igual a opo Alterar tamanho de sada, no menu Configurao de corte do Adobe Media Encoder CS5.5.

Criao de reas de trabalho personalizadas


Na nova interface, possvel agrupar painis como guias em um nico quadro ou deix-los soltos como painis separados.

Para a parte superior

1. Mova os painis clicando neles e arrastando-os. Para agrupar os painis, arraste o painel para a seo superior de outro painel. Solte o mouse quando um remendo violeta aparecer no centro do painel hospedeiro. 2. Depois de personalizar a rea de trabalho de acordo com suas necessidades, selecione Janela> rea de trabalho> Nova rea de trabalha para criar uma rea de trabalho personalizada. A nova rea de trabalho adicionada ao menu rea de trabalho. Agora, possvel usar as opes no menu Janela > rea de trabalho para alternar entre as reas de trabalho.

Melhorias no fluxo de trabalho

Para a parte superior

As origens ainda so codificadas em sequncia, mas agora todas as sadas de uma origem so codificadas em paralelo. Para desativar a codificao paralela, selecione Editar > Preferncias e cancele a seleo Ativar codificao paralela. Para vrias sadas, o painel Codificao exibe uma visualizao de miniatura, barra de progresso e o tempo estimado de concluso de cada sada de codificao

Em certos casos, as configuraes de exportao exigem uma sada para codificar em srie, em vez de em modo paralelo. Em tais casos, a fila retorna para codificao em paralelo aps a codificao temporria em srie ser concluda.

A. Adicionar origem B. Adicionar sada C. Remover origem/sada D. Duplicar Voc pode associar vrias sadas a uma origem. Cada sada pode ter um formato, predefinio e local de arquivo de sada diferente, atribudos a ele. Voc pode reordenar as sadas, na lista de sadas. No entanto, no possvel mov-las para outras origens. Clicar no caminho de arquivo de sada abre a pasta que contm o arquivo codificado. Antes da codificao, no entanto, a caixa de dilogo Salvar Como exibida. Para alterar o caminho de sada e nome de arquivo, clique no link Arquivo de sada daquela sada. Para acessar um arquivo codificado, clique no link Arquivo de sada daquela sada Use o boto Adicionar sada para adicionar rapidamente uma sada a uma origem. Tanto as origens como as sadas podem ser duplicadas. Uma origem duplicada usa todas as sadas da fonte original.

Modificaes em exportadores
Para o melhor desempenho, os seguintes exportadores foram atualizados para esta verso: udio AAC ("somente udio" em verses anteriores) H.264 H.264 Blu-ray MPEG4 Windows Media (somente Windows) Por motivos de compatibilidade, as verses mais velhas dos seguintes exportadores do CS5.5 foram includos no CS6: H.264 (antigo) A codificao de udio Surcode de Dolby Digital no est disponvel no novo exportador. H.264 Blu-ray (antigo) Suporte para predefinies de pastas monitoradas e Surcode para Dolby foi preservado. MPEG4 (antigo)

Para a parte superior

As predefinies criadas em verses anteriores do Adobe Media Encoder podem ser importadas no Adobe Media Encoder CS6. No entanto, as predefinies de H.264 e H.264 Blu-ray s se aplicam a exportadores antigos. As predefinies para exportadores de Somente udio ou Windows Media de verses anteriores no podem ser importadas.

Alterar configuraes de renderizao de uma composio do After Effects


O Adobe Media Encoder CS6 permite modificar a configurao de renderizao Camadas de Guia de uma composio do After Effects. Para ativar ou desativar a visibilidade da camada de guia, selecione uma origem de composio de After Effects, e selecione Arquivo > Configuraes de origem.

Atalhos de teclado
Resultado Adicionar o item na fila Iniciar/fazer uma pausa na fila Parar fila Abrir a caixa de dilogo Preferncias Windows Ctrl+I Enter Esc Ctrl+,(vrgula) Mac OS Cmd+I Return Esc Cmd+,(vrgula)

Para a parte superior

Salvar fila Sair Duplicar itens selecionados Selecionar todos os itens na lista atual Abrir caixa de dilogo Configuraes de exportao Desfazer Refazer Ajuda do Adobe Media Encoder

Ctrl+S Ctrl+Q Ctrl+D Ctrl+A Ctrl+E Ctrl+Z Ctrl+Y F1

Cmd+S Cmd+Q Cmd+D Cmd+A Cmd+E Cmd+Z Cmd+Y F1

Caixa de dilogo Configuraes de Exportao


Resultado Move indicador de reproduo um quadro antes/depois Move o indicador de reproduo para o quadro inicial/final Define o ponto de entrada do intervalo de origem para a posio atual do indicador de reproduo Define o ponto de sada do intervalo de origem para a posio atual do indicador de reproduo Move o indicador de reproduo para o ponto de entrada Move o indicador de reproduo para o ponto de sada Aumenta o zoom a visualizao do quadro Diminui o zoom a visualizao do quadro Exporta a predefinio como um arquivo EPR Windows Setas para a esquerda/direita Inicio/Fim Mac OS Setas para a esquerda/direita Inicio/Fim

Q W Ctrl++(mais) Ctrl+-(menos) Alt+clique no boto Salvar predefinio

Q W Cmd++(mais) Cmd+-(menos) Opt+clique no boto Salvar predefinio

Novos atalhos do teclado no CS6


Personalizar atalhos de teclado

Para a parte superior

Selecione Editar> Atalhos do teclado (Windows) ou Aplicativo> Atalhos do teclado (Mac OS) para personalizar atalhos de teclado no Adobe Media Encoder CS6. Por exemplo, para alterar o atalho do teclado da operao de corte de Ctrl+x para Ctrl+t , faa o seguinte: 1. Selecione Editar> Atalhos do teclado. 2. No painel Atalhos do teclado, expanda o menu Editar clicando nele. 3. Selecione Cortar. 4. Clique ao lado de Ctrl+x para excluir o comando existente. 5. Clique em Adicionar. 6. Pressione Ctrl+t . 7. Clique em OK.

Menu Arquivo
Resultado Adicionar pasta monitorada Interromper item atual Windows Ctrl+Alt+I Ctrl+ - (sinal de menos) Mac OS Cmd+Opt+I Cmd+ - (sinal de menos)

Exibir log Exibir erros

Ctrl+L Ctrl+Alt+L

Ctrl+L Cmd+Opt+L

Menu Editar
Resultado Refazer Redefinir status Ignorar seleo Exibir erros Abrir a caixa de dilogo Atalhos do teclado Windows Ctrl+Shift+Z Ctrl+ . (ponto) Ctrl+Shift+. (ponto) Ctrl+Alt+L Ctrl+Alt+Shift+K Mac OS Cmd+Shift+Z Cmd+.(ponto) Cmd+Shift+.(ponto) Cmd+Opt+L Cmd+Opt+Shift+K

Menu Predefinio
Resultado Abrir a caixa de dilogo Configuraes de predefinies Aplicar fila Aplicar s pastas monitoradas Criar predefinio Criar grupo de predefinio Criar alias (apelido) para predefinio Renomear a predefinio de usurio ou grupo de predefinio Windows Ctrl+Alt+E Ctrl+U Ctrl+Alt+U Mac OS Cmd+Opt+E

Cmd+U Cmd+Opt+U Cmd+N Cmd+G Cmd+B Cmd+R

Ctrl+N Ctrl+G Ctrl+B Ctrl+R

Menu Janela
Resultado Painel Fila Painel de Codificao Painel de Pastas Monitoradas Navegador de predefinies Windows Ctrl+1 Ctrl+2 Ctrl+3 Mac OS Cmd+1 Cmd+2 Cmd+3 Cmd+4

Ctrl+4

Interface do usurio principal


Resultado Fechar painel atual Maximizar/Restaurar o painel abaixo do cursor de ponteiro Maximizar ou restaurar o painel atual Windows Ctrl+W ` (sinal de crase abaixo do til) Mac OS Cmd+W

` (sinal de crase abaixo do til)

Shift + ` (sinal de crase abaixo do til)

Shift + ` (sinal de crase abaixo do til)

Maximizar/Restaurar o painel abaixo do cursor de ponteiro (teclados diferentes do ingls) Maximizar ou restaurar o painel atual (teclados diferentes do ingls) Selecionar o item anterior/seguinte na lista Adicionar o item anterior/seguinte na lista seleo atual Selecionar o item anterior/seguinte na lista. Se uma pasta for selecionada, a seta para a direita abre a pasta e a seta para a esquerda a fecha. Adicionar o item anterior/seguinte na lista seleo atual. Se uma pasta for selecionada, a seta para a direita abre a pasta e a seta para a esquerda a fecha.

<

<

Shift + < Setas para cima e para baixo Shift + Setas para cima/para baixo

Shift + < Setas para cima e para baixo

Shift + Setas para cima/para baixo

Setas para direita e para esquerda

Setas para direita e para esquerda

Shift +Setas para direita e para esquerda

Shift +Setas para direita e para esquerda

Caixa de dilogo Configuraes de Exportao


Campo numrico com nmeros inteiros (ex.: configurao da largura do quadro: Resultado Aumentar ou reduzir o valor atual em 1 Aumentar ou reduzir o valor atual em 10 Aumentar ou reduzir o valor atual em 10 Aumentar ou reduzir o valor atual em 100 Windows Setas para cima e para baixo Shift + Setas para cima/para baixo Shift + Setas para cima/para baixo Ctrl+ Shift +Setas para cima/para baixo Mac OS Setas para cima e para baixo Shift + Setas para cima/para baixo Shift + Setas para cima/para baixo Cmd + Shift +Setas para cima/para baixo

Campo de taxa de bits em Mbps: Resultado Aumentar ou reduzir o valor atual em 1 Aumentar ou reduzir o valor atual em 0,1 Aumentar ou reduzir o valor atual em 0,01 Aumentar ou reduzir o valor atual em 0,001 Windows Shift + Setas para cima/para baixo Setas para cima/para baixo Shift + Setas para cima/para baixo Mac OS Shift + Setas para cima/para baixo Setas para cima e para baixo Shift + Setas para cima/para baixo

Ctrl+ Alt +Setas para cima/para baixo

Cmd + Opt +Setas para cima/para baixo

Campo de taxa de bits em Kbps: Resultado Aumentar ou reduzir o valor atual em 10 Aumentar ou reduzir o valor atual em 1 Aumentar ou reduzir o valor atual em 0,1 Aumentar ou reduzir o valor atual em 0,01 Windows Shift + Setas para cima/para baixo Setas para cima/para baixo Ctrl+Setas para cima/para baixo Ctrl+ Alt +Setas para cima/para baixo Mac OS Shift +Setas para cima/para baixo Setas para cima e para baixo Cmd +Setas para cima/para baixo Cmd + Opt +Setas para cima/para baixo

Caixa de dilogo Atalhos do teclado


Resultado Expandir/Recolher todas as categorias na caixa de dilogo Windows Alt +Clique no cabealho da categoria Mac OS Opt +Clique no cabealho da categoria

As publicaes no Twitter e Facebook no esto cobertas sob os termos do Creative Commons. Avisos legais | Poltica de privacidade online

Guia rpido e princpios bsicos de codificao


Alguns links de contedo desta pgina podem estar somente em ingls.

Guia rpido de codificao


Para codificar um item de vdeo ou udio, adicione-o na fila de codificao no Adobe Media Encoder e depois selecione pr-definies de codificao ou configuraes personalizadas. Voc pode instruir o aplicativo para iniciar a codificao aps adicionar um item fila, ou pedir para que espere at que voc decida comear a codificao. Adicione um item fila de codificao. Arraste e solte os arquivos de udio para a fila no Adobe Media Encoder. Para obter mais informaes, consulte Adicionar e gerenciar itens na fila de codificao. Para obter uma lista de itens de vdeo e udio suportados, consulte Formatos de arquivo suportados para importao. Codifique o item usando pr-definies Selecione formatos e pr-definies dos menus pop-up Formato e Pr-definies com o item na fila. Para obter mais informaes, consulte Codificar usando predefinies. Codifique o item usando configuraes personalizadas Selecione o item e selecione Editar > Configuraes de Exportao e depois escolha sua configurao. Para obter mais informaes, consulte Codificar usando configuraes personalizadas. Inicie a codificao Clique no boto Iniciar a Fila No CS5.5 e posterior, clique no boto com tringulo no lado superior direito da janela. Para iniciar a codificao dos itens na fila automaticamente (ou para desligar esse recurso), selecione ou cancele a seleo da opo Para obter mais informaes, consulte Preferncias. O Video2Brain fornece uma demonstrao em vdeo sobre as novidades e alteraes no Adobe Media Encoder CS5.5

As publicaes no Twitter e Facebook no esto cobertas sob os termos do Creative Commons. Avisos legais | Poltica de privacidade online

Adicione e gerencie itens na fila de codificao


Importar itens na fila de codificao Interpretar itens na fila de codificao Adicionar uma pasta monitorada na fila de codificao Salvar a fila de codificao Remover itens da fila de codificao Duplicar itens na fila de codificao Ignorar itens na fila de codificao No Adobe Media Encoder, adicione o vdeo de origem ou os arquivos de udio, sequncias do Adobe Premiere Pro e composies do Adobe After Effects na lista de itens para codificao. Para uma exibio sobre a interface do usurio, junto com dicas sobre itens importantes e como usar pastas monitoradas, veja esse vdeo de Jan Ozer.

Importar itens para a fila de codificao

Para a parte superior

Para adicionar arquivos de vdeo ou de udio, arraste um ou mais arquivos para a fila ou clique no boto Adicionar e escolha um ou mais arquivos. Alm disso, no Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, voc pode clicar duas vezes sobre uma rea aberta no painel de Fila e escolher um ou mais arquivos. Para adicionar uma sequncia do Adobe Premiere Pro, escolha Arquivo > Adicionar sequncia do Premiere Pro, selecione um projeto do Premiere Pro e selecione uma sequncia a partir deste projeto. possvel arrastar um projeto Premiere Pro para a fila. exibida uma caixa de dilogo e voc pode selecionar uma determinada sequncia. No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, possvel arrastar e soltar uma sequncia a partir do painel Projeto no Adobe Premiere Pro para a fila. Para adicionar uma sequncia do Adobe After Effects, escolha Arquivo > Adicionar composio do After Effects, selecione um projeto do After Effects e selecione uma composio a partir deste projeto. possvel tambm arrastar um projeto After Effects para a fila. exibida uma caixa de dilogo e voc pode selecionar uma determinada composio. No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, possvel arrastar e soltar uma composio a partir do painel Projeto no Adobe After Effects para a fila. Para adicionar uma sequncia de imagem (CS5.5 e posterior), escolha Arquivo > Adicionar. Na caixa de dilogo Abrir, escolha o primeiro arquivo de sequncia de imagem. Marque a caixa de seleo de ativao para seu tipo de arquivo e depois clique no boto Abrir.

Encerrar a codificao do item atual


Selecione Arquivo > Encerrar arquivo atual ou clique no boto Encerrar fila.

Interpretar itens na fila de codificao

Para a parte superior

Quando o Adobe Media Encoder importa um ativo de vdeo, tenta determinar a proporo de pixel, a taxa de quadros e a ordem de campos do ativo, e como interpretar as informaes sobre o canal alfa (transparncia). Se o Adobe Media Encoder errar sobre qualquer uma dessas caractersticas, voc poder designar explicitamente a interpretao correta. 1. Selecionar um ou mais itens na fila de codificao. 2. Escolha Arquivo > Interpretar Metragem. possvel tambm clicar com o boto direito do mouse o arquivo e escolher > Interpretar metragem 3. Escolha as configuraes de interpretao apropriadas.

Adicione uma pasta monitorada na fila de codificao

Para a parte superior

Voc pode configurar o Adobe Media Encoder para localizar arquivos em pastas definidas como pastas monitoradas . Ao encontrar um arquivo de vdeo ou de udio em uma pasta monitorada, o Adobe Media Encoder codifica o arquivo utilizando as configuraes de codificao designadas

para o arquivo e exporta o arquivo codificado para uma pasta de sada criada dentro da pasta monitorada. 1. Selecione Arquivo > Criar pasta monitorada. 2. Selecione a pasta de destino e clique em OK. 3. Escolha um formato e uma predefinio nos menus localizados na fila de codificao, perto do nome da pasta. Os itens adicionados fila de codificao pela pasta monitorada sero codificados juntamente com outros itens na fila. quando voc iniciar a fila. Observao : Se voc selecionou a preferncia "Iniciar a fila automaticamente quando estiver inativo por", a codificao iniciar quando decorrer o tempo especificado, depois que a pasta monitorada tiver a adio de um novo item na fila de codificao

Pastas monitoradas no Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior


No Adobe Media Encoder 5.5, possvel usar o novo painel Pastas monitoradas para adicionar e gerenciar pastas. possvel adicionar uma pasta monitorada executando uma das opes: Escolha Arquivo > Criar pasta monitorada. Clique no boto Adicionar Pasta. Clique duas vezes numa rea vazia no painel Pastas monitoradas. Crie uma pasta no Explorer (Windows) ou Finder (Mac OS) e, em seguida, arraste a pasta para o painel Pastas monitoradas. Depois de criar uma pasta monitorada no painel Pastas monitoradas, possvel ver seu nome na coluna esquerda. Deixe ativada a caixa de verificao Pastas monitoradas codificadas automaticamente para codificar todos os itens numa pasta monitorada automaticamente.

Crie sada em mltiplos formatos de um item de origem simples usando pastas monitoradas
No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, voc pode gerar vrias sadas com uma nica operao usando pastas monitoradas. Por exemplo, voc deseja gerar um FLV, um filme AVI e uma imagem em miniatura JPEG sempre que transcodificar um ativo de vdeo. Siga as etapas abaixo para criar esses arquivos com uma operao de usurio simples: 1. Crie uma pasta usando o Explorer (Windows) ou Finder (Macintosh) chamada, Minha_PastaMonitorada, por exemplo. No Adobe Media Encoder, voc criar trs pastas monitoradas (dentro de Minha_PastaMonitorada), em que cada uma aponta para o mesmo local no disco. 2. Crie uma nova pasta monitorada clicando no boto Adicionar pasta e, em seguida, navegue para a pasta que acabou de criar, Minha_PastaMonitorada. a. Selecione FLV como o formato no menu Formato. b. Selecione uma predefinio no menu Predefinio e, em seguida, clique em OK. c. Clique em "Sada para". Selecione o local onde deseja que o resultado seja gerado. 3. Crie um novo item Pasta monitorada que aponte tambm para a pasta "Minha_PastaMonitorada", conforme criou na etapa 2. a. Selecione AVI como o formato no menu Formato. b. Selecione uma predefinio no menu Predefinio e, em seguida, clique em OK. c. Clique em "Sada para". Selecione o local onde deseja que o resultado seja gerado. 4. Crie um novo item Pasta monitorada que aponte tambm para a pasta "Minha_PastaMonitorada", conforme criou na etapa 2 e etapa 3. a. Selecione JPEG como o formato no menu Formato. b. Selecione uma predefinio no menu Predefinio e, em seguida, clique em OK. c. Clique em "Sada para". Selecione o local onde deseja que o resultado seja gerado. 5. Arraste e solte o arquivo de origem para "Minha_PastaMonitorada" e, em seguida, clique no boto Iniciar fila. No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, o processo de codificao comea automaticamente se as Pastas monitoradas codificadas automaticamente esto ativadas.

Ao concluir, cada arquivo ir para seus locais de sada desejados. Nota: Ao usar as Pastas monitoradas, observe essas limitaes: As sequncias de still-image no so suportadas como metragem de origem atravs das Pastas monitioradas. Se um conjunto de still-images for colocado na pasta sendo monitorada, cada arquivo still ser adicionado como um item separado na Fila, ao invs de uma sequncia completa como uma metragem nica. Os arquivos de projeto do Premiere Pro e After Effects no so reconhecidos, pois no h um mecanismo para selecionar uma sequncia individual de uma composio do Premiere Pro ou After Effects de dentro do arquivo de projeto.

Salvar a fila de codificao


A fila de codificao e todas as configuraes de codificao so salvas automaticamente ao sair do Adobe Media Encoder. Para salvar manualmente a fila de codificao, selecione Arquivo > Salvar fila.

Para a parte superior

Remover itens da fila de codificao


1. Selecione o item ou itens que deseja remover da fila de codificao. 2. Clique no boto Remover, escolha Editar > Remover, ou pressione a tecla Delete. No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, voc pode tambm clicar no boto Remover.

Para a parte superior

Duplicar itens na fila de codificao


1. Selecione o item ou itens que deseja duplicar na fila de codificao.

Para a parte superior

2. Clique no boto Duplicar, escolha Editar > Duplicar ou pressione Ctrl-D (Windows) ou Command-D (Mac OS). No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, voc pode clicar no boto Duplicar ou clicar com o boto direito sobre o arquivo e escolher > Duplicar

Ignorar itens na fila de codificao


Ignorar itens 1. Selecione o item ou itens que deseja ignorar na fila de codificao. 2. Selecione Editar > Ignorar seleo. No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, voc pode tambm clicar com o boto direito sobre o arquivo e escolher > Ignorar seleo. Redefinir uma arquivo ignorado para codificao 1. Selecione os itens na fila de codificao que deseja redefinir para o estado Aguardando. 2. Selecione Editar > Redefinir estado. No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, voc pode tambm clicar com o boto direito sobre o arquivo e escolher > Redefinir estado.

Para a parte superior

As publicaes no Twitter e Facebook no esto cobertas sob os termos do Creative Commons. Avisos legais | Poltica de privacidade online

Como trabalhar com arquivos de registro


Como codificar o arquivo de log Arquivo de log de erro

Arquivo de registro de codificao

Para a parte superior

O arquivo de registro um arquivo de texto que contm o registro de todos os arquivos codificados com ou sem xito. O status da codificao de cada arquivo adicionado ao final do arquivo (entradas mais recentes no final do arquivo). O arquivo de log adiciona entradas at ser limpo manualmente. Para limpar as entradas do log, abra o arquivo de log em um editor de texto, selecione todas as entradas, remova-as e salve o arquivo vazio utilizando o nome de arquivo padro (AMEEncodingLog.txt). O arquivo de log armazenado no seguinte local: Windows XP: C:\Documents and Settings\ [usurio]\Application Data\Adobe\Adobe Media Encoder\5.0\AMEEncodingLog.txt Windows Vista: C:\Users\ [usurio]\AppData\Roaming\Adobe\Adobe Media Encoder\5.0\AMEEncodingLog.txt Mac OS: Macintosh HD/Users/ [usurio]/Library/Application Support/Adobe/Adobe Media Encoder/5.0/AMEEncodingLog.txt Para exibir o arquivo de registro, selecione Arquivo > Mostrar registro. Existem dois arquivos de registro: AMEEncodingLog.txt: para tarefas codificadas com xito. AMEEncodingErrorLog.txt: para tarefas que falharam ou foram interrompidas pelo usurio.

Arquivo de registro de erros


O arquivo de registro de erros armazenado no seguinte local: Windows XP: C:\Documents and Settings\ [usurio]\Application Data\Adobe\Adobe Media Encoder\5.0\AMEEncodingErrorLog.txt Windows Vista: C:\Users\ [usurio]\AppData\Roaming\Adobe\Adobe Media Encoder\5.0\AMEEncodingErrorLog.txt

Para a parte superior

Mac OS: Macintosh HD/Users/ [usurio]/Library/Application Support/Adobe/Adobe Media Encoder/5.0/AMEEncodingErrorLog.txt Para exibir o arquivo de erros, selecione Arquivo > Mostrar erros. Nota: No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, os arquivos de registros e os arquivos de registro de erros esto localizados no mesmo local dos arquivos do Adobe Media Encoder CS5.

As publicaes no Twitter e Facebook no esto cobertas sob os termos do Creative Commons. Avisos legais | Poltica de privacidade online

Como trabalhar com predefinies de codificao personalizadas


Criar e salvar uma predefinio personalizada Importar uma predefinio Exportar uma predefinio Excluir predefinies personalizadas A seleo de um formato torna automaticamente disponvel uma lista de predefinies associadas que se destinam a cenrios de entrega particulares. O Adobe Media Encoder utiliza caractersticas do item de origem para fazer a melhor previso sobre a melhor predefinio a ser selecionada. Voc pode criar e salvar suas prprias pr-definies, export-las ou importar adicionais. Nota: O Suporte Tcnico do Adobe suporta somente predefinies do Adobe Media Encoder que esto includas nos aplicativos Adobe.

Criar e salvar uma predefinio personalizada


1. No menu Formato, selecione um formato. 2. No menu Predefinio, selecione a predefinio que corresponda mais proximamente s predefinies desejadas ou selecione Personalizar. 3. Personalizar configuraes na caixa de dilogo Configuraes de Exportao. 4. Clique no boto Salvar predefinio .

Para a parte superior

5. Digite um nome para a predefinio, selecione onde salvar as categorias especficas de parmetros quando solicitado e clique em OK. As predefinies de codificao so salvas no seguinte local: Windows: <drive>\Users\ <nome_usurio> \AppData\Roaming\Adobe\Common\AME\5.0 Mac OS: <drive>/Users/ <nome_usurio> /Library/Preferences/Adobe/Common/AME/5.0 Nota: No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, as pr-definies de codificao esto localizadas no mesmo local dos arquivos do Adobe Media Encoder CS5.

Importar uma predefinio


1. Clique no boto Importar predefinio . 2. Navegue para o local da predefinio, selecione-a e clique em Abrir. 3. Digite um nome para a predefinio importada, especifique outras opes e clique em OK.

Para a parte superior

Somente possvel importar uma predefinio para um formato especfico quando o formato selecionado no menu Formato. Por exemplo, se voc tentar adicionar uma predefinio MPEG 2, obter um erro se o formato estiver definido em FLV. Primeiro altere o formato para MPEG 2 para criar uma nova predefinio.

Exportar uma predefinio


1. Na caixa de dilogo Configuraes de Exportao, selecione a predefinio que deseja exportar. 2. Alt-clique (Windows) ou Option-clique (SO Mac) sobre o boto Salvar predefinio 3. Selecione o local para salvar a predefinio, nomeie-a e clique em Salvar. A predefinio salva como um arquivo com a extenso .epr. .

Para a parte superior

Excluir predefinies personalizadas


1. Na caixa de dilogo Configuraes de Exportao, selecione a predefinio personalizada que deseja excluir. 2. Escolha uma das seguintes opes: Para excluir uma predefinio, clique no boto Excluir predefinio .

Para a parte superior

Para excluir todas as predefinies personalizadas, pressione Ctrl+Alt-clique (Windows) ou Command+Option-clique (SO Mac) sobre o boto Excluir predefinio.

As publicaes no Twitter e Facebook no esto cobertas sob os termos do Creative Commons. Avisos legais | Poltica de privacidade online

Formatos de arquivo que possuem suporte para importao


Importante: A verso de teste do Adobe Media Encoder CS5 no inclui algumas caractersticas que dependem de componentes de software de terceiros que esto includos somente na verso completa do Adobe Media Encoder. A importao e a exportao de alguns formatos no so suportadas na verso de teste: AVC-Intra, AVCHD, HDV, MPEG-2, MPEG-2 DVD, MPEG-2 Blu-ray e XDCAM. A verso de testes do Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior no tem essas limitaes. Ela contm todos os itens includos na verso completa e ativada do Adobe Media Encoder. Algumas extenses de nomes de arquivos, por exemplo, MOV, AVI, MXF e FLV denotam formatos de arquivo de continer em vez de denotar um formato de dados especfico de udio, vdeo ou imagem. Os arquivos de continer podem conter dados codificados utilizando diversos esquemas de compactao e codificao. O Adobe Media Encoder pode importar estes arquivos de continer, mas a habilidade de importar os dados contidos depende de quais codecs (especificamente decodificadores) esto instalados. Ao instalar codecs adicionais, voc pode ampliar a habilidade do Adobe Media Encoder de importar tipos arquivos adicionais. Muitos codecs devem ser instalados no sistema operacional e funcionam como componentes dentro dos formatos QuickTime ou Vdeo para Windows. Entre em contato com o fabricante do seu hardware ou software para obter mais informaes sobre os codecs que funcionam com os arquivos criados pelos dispositivos e aplicaes especficos. Formatos de vdeo e animao 3GP GIF animado (GIF) (somente Windows) DV (em continer MOV ou AVI, ou como transmisso sem continer DV) FLV, F4V Observao : Os formatos FLV e F4V so formatos de continer, cada qual associado a um conjunto de formatos de vdeo e de udio. Os arquivos F4V geralmente contm dados de vdeo que so codificados usando codec de vdeo H.264 e codec de udio AAC. Os arquivos FLV geralmente contm dados de vdeo que so codificados usando o codec On2 VP6 ou Sorenson Spark e dados de udio codificados usando um codec de udio MP3. O Adobe Media Encoder CS5 e posterior pode importar arquivos FLV usando codec de vdeo On2 VP6, no codec Sorenson Spark. Filme QuickTime (MOV; no Windows, requer um player QuickTime) Formatos MPEG-1, MPEG-2 e MPEG-4 (MPEG, MPE, MPG, M2V, MPA, MP2, M2A, MPV, M2P, M2T, MTS, AC3, MP4, M4V, M4A, VOB, 3GP, AVC, h.264) Observao : Vrios formatos associados a cmaras modernas especficas usam a codificao MPEG-4. Por exemplo, o formato XDCAM EX usa arquivos MP4, e o formato AVCHD usa arquivos MTS. Media eXchange Format (MXF) MXF OP1a (no Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior) Observao : MXF o formato do continer. O Adobe Media Encoder somente pode importar alguns tipos de dados contidos em arquivos MXF. O Adobe Media Encoder pode importar a variedade Op-Atom utilizada em cmeras de vdeo Panasonic DV, DVCPRO, DVCPRO50 e DVCPRO HD, bem como codecs AVC-Intra para gravar em mdia Panasonic P2. O Adobe Media Encoder tambm pode importar arquivos XDCAM HD no formato MXF. Filme P2 (MXF) Netshow (ASF, somente Windows) Linha RED (R3D) Vdeo para Windows (AVI, WAV; no SO Mac, requer QuickTime Player) Windows Media (WMV, WMA, ASF; somente Windows) Formatos de udio Adobe Sound Document (ASND, arquivos com diversas faixas importados como uma nica faixa) Advanced Audio Coding (AAC, M4A) Audio Interchange File Format (AIF, AIFF) QuickTime (MOV; no Windows, requer QuickTime Player) MP3 (MP3, MPEG, MPG, MPA, MPE)

Vdeo para Windows (AVI, WAV; no SO Mac, requer QuickTime Player) Windows Media Audio (WMA, somente Windows) Waveform (WAV) Formatos Still-image Adobe Illustrator (AI, EPS) Photoshop (PSD) Bitmap (DIB, RLE) (somente Windows) Bitmap (BMP) Cineon/DPX (CIN, DPX) GIF Arquivo Icon (ICO; somente Windows) JPEG (JPE, JPG, JPEG, JFIF) PICT (PIC, PCT) Portable Network Graphics (PNG) Targa (TGA, ICB, VDA, VST) TIFF (TIF)

Nota: No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, voc pode importar arquivos de qualquer formato still-image como uma sequncia. Para obter mais informaes, consulte Importar itens para a fila de codificao. Formatos de arquivos de projeto Adobe Premiere Pro (PRPROJ) After Effects (AEP, AEPX)

As publicaes no Twitter e Facebook no esto cobertas sob os termos do Creative Commons. Avisos legais | Poltica de privacidade online

Sobre codificao e compactao de udio e vdeo


Compactao temporal e compactao espacial Taxa de bits Taxa de quadros Quadros-chave Proporo da imagem e tamanho do quadro Proporo de pixel Vdeo entrelaado x vdeo no entrelaado Formatos de vdeo FLV e F4V para Flash Player Vdeo em alta definio (HD) A gravao de vdeo e udio em formato digital envolve o equilbrio da qualidade com o tamanho do arquivo e a taxa de bits. A maioria dos formatos utilizam compactao para reduzir o tamanho do arquivo e da taxa de bits ao seletivamente reduzir a qualidade. A compactao essencial para reduzir o tamanho dos filmes para que eles possam ser armazenados, transmitidos e reproduzidos de forma eficaz. Ao exportar um arquivo de filme para ser reproduzido em um tipo especfico de dispositivo em uma certa largura de banda, selecione um encoder (codec). Vrios encoders utilizam esquemas de compactao para compactar a informao. Cada encoder possui um decodificador correspondente que descompacta e interpreta os dados para a reproduo. Uma grande variedade de codecs est disponvel, um codec especfico pode no ser a melhor opo para todas as ocasies. Por exemplo, um codec utilizado para compactar desenhos animados geralmente no eficaz para compactar vdeos transmitidos ao vivo. A compactao pode ser sem perda (na qual nenhuma parte dos dados descartada da imagem) ou com perdas (na qual os dados so descartados de forma seletiva). Na caixa de dilogo Configuraes de exportao, voc pode controlar muitos dos fatores que influenciam na compactao e outros aspectos da codificao. Consulte Codificao e exportao. John Dickinson fornece um tutorial em vdeo no website da Adobe que demonstra a utilizao do Adobe Media Encoder com o After Effects e Premiere Pro. Para obter mais informaes sobre as opes de codificao e compresso, consulte essa pergunta frequente (FAQ): "FAQ: Qual o melhor formato para renderizar e exportar no After Effects?"

Compactao temporal e compactao espacial

Para o incio

As duas categorias gerais de compactao de dados de udio e vdeo so espacial e temporal . A compactao espacial aplicada em um nico quadro de dados, independentemente de quaisquer quadros ao redor. A compactao espacial geralmente denominada compactao intraquadros. A compactao temporal identifica as diferenas entre os quadros e armazena somente as diferenas de forma que os quadros sejam descritos com base nas diferenas do quadro anterior. As reas sem modificaes so repetidas a partir dos quadros anteriores. A compactao temporal geralmente denominada compactao interquadros.

Taxa de bits

Para o incio

A taxa de dados da taxa de bits afeta a qualidade de um clipe de vdeo e o pblico que pode fazer o download do arquivo, devido aos limites de largura de banda. Ao publicar vdeos na Internet, produza vdeos com taxas de bits mais baixas. Os usurios com conexes rpidas de Internet podem exibir os arquivos com pouco ou nenhum atraso, mas os usurios com conexo discada devem aguardar o download dos arquivos. Ao prever um pblico com conexo discada, crie clipes de vdeo curtos e mantenha os tempos de download dentro dos limites aceitveis.

Taxa de quadros

Para o incio

Um vdeo uma sequncia de imagens rapidamente exibidas na tela em sucesso, proporcionando a iluso de movimento. O nmero de quadros exibidos a cada segundo conhecido como taxa de quadros e medido em quadros por segundo (fps). Quanto maior a taxa de quadros, mais quadros por segundo so utilizados para exibir a sequncia de imagens, resultando em um movimento mais suave. A desvantagem de uma qualidade maior, no entanto, que as taxas de quadro maiores necessitam de um volume maior de dados, utilizando mais largura de banda. Ao trabalhar com vdeo compactado digitalmente, quanto maior a taxa de quadros, maior o tamanho do arquivo. Para reduzir o tamanho do arquivo, diminua a taxa de quadros ou a taxa de bits. Ao diminuir a taxa de bits e manter a taxa de quadros inalterada, a qualidade da imagem

reduzida. Como o vdeo de melhor qualidade nas taxas de quadro nativas (a taxa de quadro na qual o vdeo foi originalmente filmado), a Adobe recomenda manter a taxa de quadros alta se as plataformas de entrega e reproduo de mdia permitirem. Para os vdeos NTSC full-motion, utilize 29,97 qps; para vdeo em PAL, utilize 25 qps. Se voc diminuir a taxa de quadros, o Adobe Media Encoder descartar quadros em uma taxa linear. No entanto, caso seja necessrio reduzir a taxa de quadros, os melhores resultados so obtidos com uma diviso igual. Por exemplo, se o vdeo de origem possui uma taxa de quadros de 24 fps, reduza a taxa de quadros para 12 fps, 8 fps, 6 fps, 4 fps, 3 fps ou 2 fps. Para dispositivos mveis, utilize as predefinies de codificao especificas do dispositivo. Voc tambm pode utilizar o Adobe Device Central para determinar as configuraes apropriadas para muitos dispositivos mveis especficos. Para informaes sobre o Device Central, consulte a Ajuda do Device Central. Nota: Quando um arquivo SWF criado com o vdeo incorporado, as taxas de quadros do clipe de vdeo e do arquivo SWF devem ser idnticas. Se voc usar taxas de quadros diferentes para o arquivo SWF e o clipe de vdeo incorporado, a reproduo ficar inconsistente.
Para o incio

Quadros-chave

Os quadros-chave so quadros completos de vdeo (ou imagens) que so inseridos em um vdeo clipe em intervalos consistentes. Os quadros entre os quadros-chave possuem informaes sobre as alteraes que ocorrem entre os quadros-chave. Nota: Quadros-chave no so o mesmo que quadros chave, os marcadores que definem as propriedades de animao em momentos especficos. Por padro, o Adobe Media Encoder determina automaticamente o intervalo do quadro-chave (distncia do quadro-chave) que ser utilizado com base na taxa de quadro do clipe de vdeo. O valor do intervalo do quadro-chave informa ao encoder quando reavaliar a imagem de vdeo e gravar um quadro completo ou um quadro-chave em um arquivo. Se a metragem tiver mudanas constantes de cena, movimentao rpida ou animao, a qualidade geral da imagem poder ser beneficiada por uma pequena distncia de quadro-chave. Uma distncia de quadro-chave menor corresponde a um arquivo de sada maior. A distncia do quadro-chave influencia na habilidade do Flash Player de mover-se (avano rpido ou retrocesso) em arquivos FLV ou F4V. O Flash Player somente pode avanar de um quadro-chave para outro. Nesse caso, para ignorar diferentes locais e pausar os quadros, utilize um valor menor de distncia de quadro-chave. Ao reduzir o valor do intervalo de quadro-chave, aumente a taxa de bits do arquivo de vdeo para manter uma qualidade de imagem similar.

Proporo da imagem e tamanho do quadro

Para o incio

Assim como a taxa de quadros, o tamanho do quadro do arquivo importante para a produo de vdeo de alta qualidade. O aumento do tamanho do quadro em uma taxa de bits especfica resulta na reduo da qualidade de vdeo. Proporo da imagem a relao entre a altura e a largura da imagem. As propores do aspecto da imagem mais comuns so 4:3 (televiso padro), and 16:9 (televiso de tela ampla e alta definio).

Proporo de pixel
A maioria dos computadores utiliza pixels quadrados, que possuem uma proporo de pixel de 1:1.

Para o incio

Em alguns formatos de vdeo digital, os pixels no so quadrados. Por exemplo, o vdeo digital padro NTSC (DV) possui um tamanho de quadro de 720 x 480 pixels e exibido com uma relao de aspecto de 4:3. Isto significa que cada pixel retangular, com uma proporo de pixel (PAR) de 0,91 (um pixel alto e estreito).

Vdeo entrelaado x vdeo no entrelaado

Para o incio

O vdeo entrelaado consiste em dois campos que constituem cada quadro de vdeo. Cada campo contm metade do nmero de linhas horizontais no quadro; o campo superior (Campo 1) contm todos as linhas numeradas mpares, e o campo inferior (Campo 2) contm todas as linhas numeradas pares. Um monitor de vdeo entrelaado (um aparelho de televiso) exibe cada quadro iniciando o desenho de todas a linhas em um campo e depois todas as linhas do outro campo. A ordem dos campos especifica qual campo ser desenhado primeiro. No vdeo NTSC, os campos novos so desenhados na tela aproximadamente 59,94 vezes por segundo, o que corresponde a uma taxa de quadro de 29,97 quadros por segundo. Os quadros de vdeo no entrelaados no so separados em campos. Um monitor de varredura progressiva (como o monitor de computador) exibe um quadro de vdeo no entrelaado, desenhando todas as linhas horizontais, do topo at a parte inferior, em uma passagem. O Adobe Media Encoder desentrelaa o vdeo antes de codificar sempre que a codificao de uma origem de vdeo entrelaado para uma sada desentrelaada selecionada.

Formatos de vdeo FLV e F4V para Flash Player


Os formatos FLV e F4V so formatos de continer, cada qual associado a um conjunto de formatos de vdeo e de udio.

Para o incio

Os arquivos F4V geralmente contm dados de vdeo que so codificados usando codec de vdeo H.264 e codec de udio AAC. Esses arquivos podem ser executados pelo Flash Player 9.0.r115 e superiores. O codec de vdeo H.264 tambm conhecido como MPEG-4 AVC (Advanced Video Coding). O codec de vdeo H.264 proporciona uma qualidade de vdeo superior em taxas de bit mais baixas do que o codec de vdeo On2 VP6. Alm do suporte ao formato continer F4V, o Flash Player 9.0.115.0 e verses superiores oferecem suporte a arquivos provenientes do formato padro de continer MPEG-4. Esses arquivos incluem MP4, M4A, MOV, MP4V, 3GP e 3G2, caso contenham vdeo H.264 ou udio codificado HE-AAC v2 ou ambos. Os arquivos FLV geralmente contm dados de vdeo que so codificados usando o codec On2 VP6 ou Sorenson Spark e dados de udio codificados usando um codec de udio MP3. Esses arquivos podem ser executados pelo Flash Player 8 e superiores. O Adobe Media Encoder CS5 pode importar arquivos FLV usando o codec de vdeo On2 VP6, no o codec Sorenson Spark. Nota: O vdeo codificado com o codec On2 VP6 em um continer FLV pode conter um canal alfa de 8 bits (representando a transparncia) para permitir a composio de vdeo. O vdeo codificado com o codec H.264 em um continer F4V no inclui um canal alfa. H.264 e On2 VP6 utilizam compresso temporal e espacial. Para mais informaes sobre os formatos FLV e F4V e sobre os encoders H.264 e On2 VP6, consulte Formatos de vdeo e Flash em Utilizando o Flash Professional CS5 . Fabio Sonnati fornece recomendaes sobre configuraes para filmes H.264 (F4V) para dispositivos mveis em Adobe website.

Vdeo em alta definio (HD)

Para o incio

Vdeo HD (alta definio) significa qualquer formato de vdeo com dimenses de pixel maiores do que as dos formatos de vdeo SD (definio padro). Geralmente, definio padro significa os formatos digitais com dimenses de pixel prximas s dos padres de TB analgica, tais como NTSC e PAL (cerca de 480 ou 576 linhas verticais, respectivamente). Os formatos HD mais comuns possuem dimenses de pixel de 1280x720 ou 1920x1080, com proporo de imagem de 16:9. Os formatos de vdeo incluem variedades entrelaadas e no entrelaadas. Geralmente, os formatos de alta resoluo so entrelaados com as taxas de quadro mais altas, porque o vdeo no entrelaado nessas dimenses de pixel exigiria uma taxa de dados proibitivamente alta. Os formatos de vdeo HD so identificados por suas dimenses de pixel vertical, modo de varredura e taxa de quadros ou de campos (dependendo do modo de varredura). Por exemplo, 1080i60 denota a varredura entrelaada de 60 campos de 1920x1080 entrelaados por segundo, enquanto que 720p30 denota a varredura progressiva e 30 quadros 1280x720 no entrelaados por segundo. Em ambos os casos, a taxa de quadros de aproximadamente 30 quadros por segundo. Trish e Chris Meyer oferecem dicas sobre planejamento e entrega de trabalhos em alta definio e tela ampla em artigos publicados no website ProVideo Coalition: The High-Def Checklist Open Wide: Creating That Widescreen Look Mais tpicos da Ajuda Sobre o Adobe Device Central Formatos de vdeo e Flash Renderizar e exportar uma composio como um arquivo FLV ou F4V

Avisos legais | Poltica de privacidade on-line

Dicas de compactao
Dicas de compactao para vdeo Trabalhe com o vdeo no formato nativo do projeto at a sada final Use sequncias filmadas no processadas, ou as menos compactadas, que voc tenha disponveis. Cada vez que voc compacta vdeo utilizando um encoder com perdas, reduz a qualidade do vdeo. Embora uma gerao com perda de qualidade seja frequentemente aceitvel, a recodificao e a recompactao de um vdeo j compactado pode degradar a qualidade alm do aceitvel. Igualmente, o vdeo que j foi codificado e compactado pode conter rudo e artefatos que fazem, com que a prxima etapa de codificao e compactao demore mais ou produza um arquivo maior. Faa o seu vdeo o mais curto possvel Apare o incio e o fim do vdeo e edite para remover todo o contedo desnecessrio. Consulte Recortar e ajustar antes da codificao. Ajuste as configuraes de compactao Se compactar as sequncias filmadas e obtiver bom resultado, tente alterar as configuraes para reduzir o tamanho do arquivo. Teste sua metragem e modifique as configuraes de compactao at encontrar a melhor configurao possvel para o vdeo que voc estiver compactando. Todos os vdeos tm atributos diversos que afetam a compactao e o tamanho do arquivo, cada vdeo precisa de sua prpria configurao para se obter os melhores resultados. Consulte Codificao e exportao. Limitar movimento rpido Limite os movimentos se estiver preocupado com o tamanho do arquivo. Qualquer movimento aumenta o tamanho do arquivo. A filmagem trmula, as rolagens e a utilizao de zoom so especialmente negativas nesse aspecto. Voc pode utilizar recursos de estabilizao de movimento no After Effects para remover movimentos bruscos. Selecione as dimenses apropriadas Consulte Proporo da imagem e tamanho do quadro. Selecione uma taxa de quadro apropriada Consulte Taxa de quadros. Selecione o nmero apropriado de quadros-chave Consulte Quadros-chave. Reduzir rudo e granularidade O rudo e a granularidade nas imagens de origem aumentam o tamanho dos arquivos codificados. recomendvel usar os utilitrios do Adobe Premiere Pro ou do After Effects para reduzir o rudo e a granularidade. Tambm possvel utilizar o filtro Desfoque gaussiano no Adobe Media Encoder para ajudar a reduzir o rudo, com prejuzo da qualidade de imagem. Consulte Configurao de exportao de filtros. Dicas de compactao de udio As consideraes so as mesmas para a produo de udio e para a produo de vdeo. Para conseguir uma boa compactao de udio, voc deve iniciar o arquivo de udio que esteja isento de distoro e de artefatos audveis inseridos a partir da gravao de origem. Se estiver codificando material de um CD, tente gravar o arquivo usando transferncia digital direta em vez de usar a entrada analgica da placa de som. A placa de som introduz uma converso digital-analgico e analgico-digital desnecessria que pode criar rudos no udio transferido. Ferramentas de transferncia digital direta esto disponveis para os sistemas operacionais Windows e Mac. Caso seja necessrio gravar a partir de uma origem analgica, utilize placas de som de boa qualidade. Nota: Se o arquivo de udio de origem monoaural (mono), recomendado codific-lo em mono para utilizao com o Flash. Caso esteja codificando com o Adobe Media Encoder e utilizando uma predefinio de codificao, certifique-se de que a predefinio codifica em estreo ou mono e selecione mono se necessrio.

Avisos legais | Poltica de privacidade on-line

Preferncias
Geral Mdia Metadados Memria Para abrir a caixa de dilogo Preferncias, escolha Editar > Preferncias (Windows) ou Adobe Media Encoder > Preferncias (Mac OS). Para restaurar as configuraes de preferncia padro, mantenha pressionadas as teclas Ctrl+Alt+Shift (Windows) ou Command+Option+Shift (Mac OS) enquanto o aplicativo estiver sendo inicializado.

Geral

Para o incio

Incrementar o nome do arquivo de sada se o mesmo nome j existir Por padro, se voc instruir o Adobe Media Encoder a criar um arquivo de sada com o mesmo nome de um arquivo existente no mesmo local, o Adobe Media Encoder incrementar o nome do novo arquivo. Por exemplo, ao codificar um vdeo e criar o arquivo de sada video.flv e codificar o arquivo novamente sem excluir o arquivo video.flv antes, o Adobe Media Encoder nomear o prximo arquivo como video_1.flv. Importante: Para impedir que os arquivos sejam sobrescritos, d nomes aos arquivos de tal forma que eles no sejam sobrescritos. Remover arquivos concludos da fila ao sair Remove quaisquer itens codificados da fila de codificao ao sair do aplicativo. Avisar ao parar fila ou remover arquivo Por padro, o Adobe Media Encoder avisa quando voc tenta parar a codificao ou remover um arquivo ou mover pastas monitoradas durante o processo de codificao. Tocar sinos ao concluir a codificao No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, quando a codificao concluda um sino toca. Iniciar a fila automaticamente quando estiver inativa para O processo de codificao comea automaticamente no horrio especificado quando um item adicionado fila. O temporizador de contagem reiniciado quando voc interage com o aplicativo. Desmarque esta opo para desativar este incio automtico. Como padro, esta preferncia est desligada no Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior. Mostrar tempo de codificao decorrido da fila Mostra o tempo decorrido desde o incio da codificao no Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior. Visualizar durante a codificao Os vdeos so exibidos medida que so codificados na seo Codificao atual. Para obter melhor desempenho, desmarque a preferncia. Gravar arquivo(s) de sada em Por padro, o Adobe Media Encoder grava os arquivos exportados na mesma pasta do vdeo de origem. Para escolher uma pasta de destino diferente para gravar os vdeos de mdia codificados, selecione a opo "Gravar arquivos de sada em" e clique em Procurar. Idioma O idioma que ser utilizado no Adobe Media Encoder. No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, essa preferncia est localizada na categoria Aparncia. Formato de exibio O formato e a base horria para usar nas exibies de tempo. No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, essa preferncia est localizada na categoria Aparncia. Intensidade do brilho da interface do usurio Brilho da interface do Adobe Mdia Encoder. No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, essa preferncia est localizada na categoria Aparncia.
Para o incio

Mdia
Consulte Como gerenciar o banco de dados de cache de mdia.

Metadados
Gravar ID XMP nos arquivos ao importar Grava identificadores exclusivos nos arquivos importados que ainda no contm um. Para obter mais informaes sobre outros n na categoria de metadados, consulteExportar e refinar metadados XMP.

Para o incio

Memria

Para o incio

RAM reservada para outros aplicativos O Adobe Media Encoder compartilha uma rede de memria com o Adobe Premiere Pro, o After Eficaz e o Encore. O valor "RAM reservada para" indica quanta memria existe nesse pool de memria. Voc pode influir neste valor designando mais ou menos memria RAM para outros aplicativos (e para o sistema operacional). Designe mais RAM para os aplicativos que compartilham a rede de memria diminuindo o valor em "RAM reservada para outros aplicativos". Importante: No configure "RAM reservada para outros aplicativos" com um valor muito baixo. Privar de memria o sistema operacional e outros

aplicativos pode causar desempenho insatisfatrio.

Avisos legais | Poltica de privacidade on-line

Codificao e exportao
Alguns links de contedo desta pgina podem estar somente em ingls.

Referncia de Configuraes de Exportao


Viso geral da caixa de dilogo Exportar configuraes Configuraes de exportao de vdeo Configuraes de exportao de filtros Configuraes de exportao de mutiplexador Configuraes de exportao de udio Configuraes de exportao de FTP Configuraes de exportao de audincias Exportar e refinar metadados XMP

Viso geral da caixa de dilogo Configuraes de exportao

Para a parte superior

Para abrir a caixa de dilogo Configuraes de exportao, clique em configuraes na janela principal do aplicativo Adobe Media Encoder ou escolha Editar > Configuraes de exportao. Nota: No existe nenhum boto Configuraes no Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior. Voc pode clicar com o boto direito sobre o item e escolher > Configuraes de Exportao ou Editar > Configuraes de Exportao. A caixa de dilogo Configuraes de exportao inclui uma grande rea de visualizao esquerda, que inclui os painis Origem e Sada. Outras guias na caixa de dilogo Configuraes de exportao incluem configuraes de codificao disponveis para o formato selecionado. Para informaes sobre a utilizao das vrias opes de codificao na caixa de dilogo Configuraes de exportao, consulte Codificao e exportao. Para obter informaes sobre a utilizao dos controles na rea de linha de tempo e da rea de visualizao de imagem para cortar e ajustar o item de origem, consulte Cortar e ajustar a origem antes da codificao. Para assistir uma demonstrao da caixa de dilogo Configuraes de Exportao e algumas configuraes recomendadas para vdeos a serem postados na web, veja esse tutorial em vdeo de Richard Harrington.

rea de visualizao de imagem


Para alternar entre a previsualizao de uma imagem com ou sem correo de proporo de pixel, selecione Correo de Proporo de Pixel no menu do painel no lado superior direito do painel Origem ou do painel Sada. Para ampliar ou reduzir a imagem de previsualizao, selecione o nvel de zoom no menu Selecionar Nvel de Zoom acima da linha de tempo. Tambm possvel reduzir a imagem pressionando Ctrl+- (hfen) (), ou Command+- (hfen) (SO Mac). Amplie a imagem pressionando Ctrl+= (sinal de igual) (Windows) ou Command+= (sinal de igual) (SO Mac). Estes atalhos de teclado utilizam o teclado principal, no as teclas similares no teclado numrico.

Exibies da linha de tempo e do horrio


Um visor de tempo e uma linha de tempo esto situados abaixo da rea de visualizao de imagem nos painis Origem e Sada. A linha de tempo inclui um indicador de hora atual ( (cabeote de reproduo), uma barra de rea de visualizao e botes para configurar pontos de entrada e de sada. Para mover o indicador de hora atual, clique na exibio atual ou arraste-a ou arraste o indicador de hora atual.

Cortar e fazer trim na origem antes de codificar


1. Na caixa de dilogo Configuraes de Exportao, selecione a guia Origem. 2. Para fazer trim do vdeo de forma que voc possa codificar e exportar apenas parte da durao do vdeo de origem ou do item de udio, defina um Ponto de Entrada (primeiro quadro) e um ponto de Sada (ltimo quadro). Voc pode definir o ponto de Entrada ou o ponto de Sada como a hora atual clicando no boto Definir Ponto de Entrada ou no boto Definir Ponto de Sada acima da linha de tempo ou arrastando o cone de Ponto de Entrada ou de Ponto de Sada na linha de tempo. possvel tambm escolher fazer trim na rea de trabalho escolhendo rea de Trabalho (no Adobe After Effects ou Adobe Premiere Pro) no menu Intervalo de origem. Nota: O Adobe Media Encoder respeita as informaes sobre timecode contidas em um arquivo de origem. Se a origem comear de 00:00:05:00, ento a linha de tempo para o item no Adobe Media Encoder tambm comear de 00:00:05:00,

no de zero. Esta informao de timecode includa no segundo arquivo de sada codificado. 3. Para cortar a imagem, clique no boto Cortar o Vdeo de Sada 5. Siga um destes procedimentos: Arraste as alas laterais ou dos cantos da caixa de corte. Insira valores para esquerda, Parte superior, direita, Parte inferior nos pixels. 6. Clique na guia Sada para visualizar a imagem recortada. 7. No menu Configurao de corte no painel Sada, escolha uma das seguintes opes: Dimensionar para ajustar Ajusta as dimenses do vdeo recortado para ajustar largura e altura do quadro especificadas na guia Vdeo. Se a Proporo da imagem definida por esses valores no corresponder do vdeo recortado, ento ter necessariamente barras pretas na metragem codificada. Bordas pretas Aplica uma borda preta ao vdeo, mesmo que a dimenso de destino seja menor do que o vdeo de origem. Modificar tamanho de sada Define automaticamente a largura e a altura de sada para a largura e altura do quadro recortado. Selecione esta configurao para exportar o contedo para utilizao com o Flash Player ou outro aplicativo da web sem bordas pretas, como aqueles utilizados com letterboxing e pillarboxing. Esta opo est disponvel somente para os formatos FLV e F4V. Nota: Para reverter para uma imagem no cortada, clique novamente no boto Cortar o Vdeo de Sada . no canto superior esquerdo do painel Origem.

4. Para reduzir as propores da imagem recortada, selecione uma opo no menu Propores de Corte.

Configuraes de exportaes de vdeo

Para a parte superior

O Adobe Media Encoder utilizado tanto como um aplicativo autnomo quanto como um componente do Adobe Premiere Pro, do After Effects, do Flash Professional, do Soundbooth e do Encore. Em alguns contextos incluindo renderizao e exportao a partir do Premiere Pro possvel definir opes de codificao em toda a caixa de dilogo Configuraes de exportao do Adobe Media Encoder. Em outros contextos incluindo renderizao e exportao a partir do After Effects possvel definir opes de codificao em uma caixa de dilogo Opes especfica ao formato, que apresenta somente um subconjunto de opes de codificao. O Adobe Media Encoder entregue com muitas predefinies, cada qual define as vrias opes para atender os requisitos de uma sada de destino comum. Na caixa de dilogo Configuraes de Exportao ou na caixa de dilogo Opes especfica ao formato, as opes disponveis na guia Vdeo dependem do formato que voc especificou. As opes no documentadas aqui so especficas ao formato selecionado ou no requerem documentao. Para obter informaes detalhadas, consulte as especificaes do formato selecionado. Por exemplo, os formatos MPEG incluem muitas opes avanadas que no esto listadas aqui. Para obter informaes detalhadas sobre as opes no listadas, consulte as especificaes para o formato MPEG-2 (ISO/IEC 13818) e o website Wikipedia. Nota: Alguns cartes de captura e softwares de plug-in oferecem suas prprias caixas de dilogo com opes especficas. Se as opes exibidas forem diferentes das descritas aqui, consulte a documentao do seu carto de captura ou plug-in. Para informaes gerais sobre configuraes de compactao, consulte Dicas de compactao. Padro de TV Adapta a sada ao padro NTSC ou PAL. Quando definida como Automtica (Baseada na Origem), o Adobe Media Encoder define automaticamente este valor para corresponder origem. Por exemplo, se a taxa de quadros da origem for de 25 qps, o Adobe Media Encoder definir o padro de TV como PAL. Dimenses do quadro Dimenses, em pixels, do quadro de sada. Quando definida como Automtica (Baseada na Origem), o Adobe Media Encoder define automaticamente este valor para corresponder s dimenses do quadro na origem. (Consulte Proporo de imagem e tamanho de quadro.) Taxa de Quadros Taxa de quadros do arquivo de sada em quadros por segundo. Alguns codecs suportam um conjunto especfico de taxas de quadro. Quando definida como Automtica (Baseada na Origem), o Adobe Media Encoder define automaticamente este valor para corresponder taxa de quadro na origem. Consulte Taxa de quadro. Ordem dos Campos ou Tipos de Campos Especifica se o arquivo de sada tem quadros progressivos ou quadros constitudos de campos entrelaados e, no ltimo caso, qual campo ser gravado primeiro. Progressivo a configurao correta para a exibio no computador e para filme cinematogrfico. Selecione Superior Primeiro ou Inferior Primeiro ao exportar vdeo para mdia entrelaada tal como NTSC ou PAL. Quando definida como Automtica (Baseada na Origem), o Adobe Media Encoder define automaticamente este valor para corresponder ordem dos campos na origem. Vdeo entrelaado versus vdeo no entrelaado Proporo ou Proporo de pixel Selecione a proporo de pixel apropriada para o tipo de sada. Quando a proporo de pixel (exibida entre parnteses) for 1.0, a sada ter pixels quadrados; todas as demais tero pixels retangulares. Uma vez que os computadores geralmente exibem pixels quadrados, o contedo que no utilizar propores de pixel retangulares parecer esticado ao ser visualizado em um computador, mas aparecer com as propores corretas quando exibido em um monitor de vdeo. Quando definida como Automtica (Baseada na Origem), no formato H.264 Blu-ray, MPEG-2 Blu-ray, ou MPEG-2-DVD, o Adobe Media Encoder define automaticamente este valor para corresponder

proporo de pixel da origem. (Consulte Proporo de pixel). Perfil Especifica se o Adobe Media Encoder utilizar o perfil Linha de Base, Principal ou Alto. Nota: As configuraes de Perfil e Nvel so relevantes para formatos que utilizam variantes de codificao MPEG, incluindo H.264. As configuraes recomendadas so geralmente uma combinao de configuraes de Perfil e Nvel. Por exemplo, uma recomendao comum para codificao de alta qualidade para distribuio na Internet a configurao de Perfil Alto, Nvel 5.1. Para mais informaes, consulte o website Wikipedia .

Nvel O nvel utilizado pelo Adobe Media Encoder, com faixas que diferem dependendo do formato de sada. Esta configurao, em parte, especifica uma taxa de bits mxima. Qualidade Geralmente, os valores mais altos aumentam o tempo de renderizao e a qualidade da imagem. Bom Estabelece um equilbrio entre a qualidade de imagem e o tempo necessrio para codificar o vdeo. Este o valor padro. Mxima Cria a melhor qualidade de imagem possvel, mas demora substancialmente mais para codificar vdeo. Velocidade Especifica que o vdeo seja codificado o mais rpido possvel. Contudo, a imagem ser de qualidade inferior. Recomendado para contedo de vdeo utilizado em implementaes de teste. Exportar como sequncia Para os formatos still-image, selecione esta opo a fim de exportar como arquivos de still-image numerada sequencialmente. Tipo do cabealho Especifica o cabealho SMPTE/DPX ou Cineon. Redimensionar vdeo Selecionar esta opo permite alterar a largura e a altura do quadro do tamanho da tela do arquivo de sada ou sequncia. possvel clicar no boto para manter a Proporo da imagem ao redimensionar. Profundidade Profundidade de cor em bits por pixel. Nmero de passagens do encoder Nmero de vezes que o encoder analisa o clipe antes de codificar. Mltiplas passagens aumentam o tempo necessrio para codificar o arquivo, mas geralmente resultam em uma compactao mais eficiente e em uma qualidade de imagem superior. Quadros M Nmero de quadros B (quadros bidirecionais) entre os quadros I consecutivos (intraquadros) e os quadros P (quadros previstos). Quadros N Nmero de quadros entre os quadros I (intraquadros). Este valor deve ser um mltiplo do valor dos quadros M. Perfil Simples Disponvel somente ao exportar no formato de vdeo FLV, utilizando o codec On2 VP6, a seleo do perfil Simples otimiza o contedo de vdeo de alta resoluo que ser reproduzido em computadores mais antigos ou em outros dispositivos com memria e recursos de processamento limitados. Desacelerao [% destino] Disponvel somente ao exportar no formato de vdeo FLV, utilizando codec On2 VP6, esta opo permite especificar a porcentagem da taxa de dados de destino a ser aplicada para que os dados adicionais estejam disponveis no buffer a fim de melhorar as sees difceis. GOP fechado a cada A frequncia de cada grupo fechado de imagens (GOP fechado), que no pode se referir a quadros fora do GOP fechado. Um GOP consiste em uma sequncia de quadros I, B e P. (Esta opo estar disponvel se voc selecionar MPEG-2 como formato). Taxa de bits Nmero de megabits por segundo. Diferentes formatos apresentam diferentes opes de taxa de bits. A taxa de bits mnima varia de acordo com o formato. Por exemplo, para MPEG -2 DVD, a taxa de bits mnima de 1.5 Mbps. (Consulte Taxa de bits). Modo de taxa de bits ou Codificao de taxa de bits Especifica se o codec gera uma taxa de bits constante (CBR) ou uma taxa de bits varivel (VBR) no arquivo exportado:

Constante Gera uma taxa de dados consistente, com a qualidade flutuando potencialmente de quadro para quadro, dependendo do grau de compactao necessrio. Varivel limitada Gera qualidade mais consistente, com o grau de compactao e, dessa forma, a taxa de dados permitida para flutuar. Varivel ilimitada Permite que a taxa de dados do arquivo exportado varie sem limite, com a opo de definir uma taxa de bits mdia. VBR, 1 passagem Taxa de bits varivel, com o encoder fazendo uma nica passagem pelo arquivo, do incio ao fim. A codificao em uma nica passagem demora menos do que a codificao em duas passagens, mas no gera a mesma qualidade de sada. VBR, 2 passagem Taxa de bits varivel, com o encoder fazendo duas passagens pelo arquivo, do incio ao fim, e retornando do fim ao incio. A segunda passagem prolonga o processo, mas assegura maior eficincia de codificao e, geralmente, uma sada de melhor qualidade. Nota: Ao comparar arquivos CBR e VBR com o mesmo contedo e o mesmo tamanho, voc pode fazer as seguintes generalizaes: um arquivo CBR pode ser reproduzido mais confiavelmente em uma maior gama de sistemas, porque uma taxa de dados fixa sobrecarrega menos o reprodutor de mdia e o processador do computador. Contudo, um arquivo VBR tende a possuir uma qualidade de imagem superior, porque o

VBR adapta a quantidade de compresso ao contedo da imagem.

Nvel de taxa de bits (somente formatos FLV, F4V, H.264 Blu-ray e MPEG-2 Blu-ray) Quando o nvel de taxa de bits definido como Personalizado, a taxa de bits de sada pode ser alterada para qualquer valor. Quando o nvel da taxa de bits definido como Alto, Mdio ou Baixo a taxa de bits definida automaticamente com base nas dimenses do quadro como um valor somente-leitura e no pode ser alterada. O Adobe Media Encoder possui predefinies padro para os formatos que definem o Nvel de Taxa de Bits como automtico. Intervalo de quadros-chave [Segundos] ou Definir Distncia de Quadros-chave (Quadros) Nmero de quadros aps os quais o codec cria um quadro-chave ao exportar vdeo. (Consulte Quadros-chave). Otimizar Pausas ou Expandir Pausas Selecione esta opo para usar imagens pausadas com eficincia em arquivos de vdeo exportados. Por exemplo, se uma imagem pausada tiver a durao de 2 segundos em um projeto definido para 30 qps, o Adobe Premiere Pro criar um quadro de 2 segundos em vez de 60 quadros de 1/30 de segundo cada. Selecionar esta opo pode economizar espao em disco para sequncias e clipes que contm imagens pausadas. Desmarque esta opo somente se o arquivo de vdeo exportado apresentar problemas de reproduo ao exibir imagens pausadas.
Para a parte superior

Configuraes de exportao de filtros.

O efeito Desfoque gaussiano suaviza a imagem e elimina o rudo. O Adobe Media Encoder aplica o efeito Desfoque gaussiano como uma etapa precodificada. Essa etapa minimiza o rudo que o encoder, de outra forma, teria que codificar. Isso resulta em uma codificao mais rpida e em tamanhos menores de arquivos de sada. Selecione a guia Sada para previsualizar os resultados deste efeito. Nvel de desfoque Quantidade de desfoque. Dimenso de desfoque Direo do desfoque. No menu, selecione Horizontal e Vertical, Horizontal, ou Vertical. Nota: possvel remover o rudo e a granularidade de um projeto por razes diferentes de uma melhor codificao e da reduo do tamanho do arquivo compactado. Considere os efeitos Rudo e Granularidade ou os efeitos de desfoque no Adobe Premiere Pro e no After Effects.

Configuraes de exportao do multiplexador

Para a parte superior

As opes de predefinio do multiplexador (s vezes chamado Formato) controlam como os dados de udio e vdeo MPEG so mesclados em um nico fluxo contnuo. As opes exatas disponveis dependem do formato MPEG escolhido. Ao escolher o formato MPEG-2, todas as opes de Multiplexador fornecidas pelo padro MPEG esto disponveis para o controle manual. Na maioria dos casos, melhor selecionar uma predefinio de MPEG especificamente destinada a sua mdia de sada (tal como MPEG-2 DVD). Para obter informaes detalhadas sobre as opes MPEG, consulte as especificaes MPEG relacionadas a MPEG-4 (ISO/IEC 14496), MPEG2 (ISO/IEC 13818) e Wikipedia website.

Configuraes de exportao de udio

Para a parte superior

Na caixa de dilogo Configuraes de exportao, as opes disponveis na guia udio dependem do formato que voc especificou. As opes no documentadas aqui so especficas ao formato selecionado ou no requerem documentao, porque so autodocumentadas. Para obter informaes detalhadas, consulte as especificaes do formato selecionado. Alguns formatos de udio suportam somente udio descompactado, que tem a mais alta qualidade, mas utiliza mais espao em disco. Alguns formatos fornecem apenas um codec. Outros permitem selecionar de uma lista de codecs suportados. Taxa ou Frequncia de Amostragem Selecione uma taxa maior para incrementar a frequncia na qual o udio ser convertido em valores discretos digitais ou sampleado . As taxa de amostragem maiores incrementam a qualidade de udio e o tamanho do arquivo; taxas de amostragem menores diminuem a qualidade e o tamanho do arquivo. Configurar a taxa de amostragem na caixa de dilogo Configuraes de exportao com uma taxa maior do que a taxa de amostragem da origem do udio no melhora a qualidade. Configurar uma taxa de amostragem diferente da taxa de amostragem do arquivo de origem requer ressampleamento e tempo de processamento adicional. Voc pode evitar o ressampleamento capturando udio na mesma taxa com a qual deseja export-lo. (Consulte Dicas de compactao). Canais ou Canais de sada Especifique quantos canais existem no arquivo exportado. Se voc selecionar menos canais do que os existentes na trilha mestra de uma sequncia ou projeto, o Adobe Media Encoder realizar um downmix do udio. Tipo de amostra Selecione uma profundidade de bit superior para aumentar a preciso das amostragens de udio. Profundidades de bit maiores podem melhorar a faixa dinmica e reduzir a distoro, especialmente se voc acrescentar processamento adicional, tal como filtragem ou ressampleamento. As taxas de amostragem maiores tambm incrementam o tempo de processamento e o tamanho do arquivo; taxas de amostragem menores reduzem o tempo de processamento e o tamanho do arquivo. Configurar a profundidade e bit na caixa de dilogo Configuraes de Exportao com uma profundidade de bit maior do que a da origem do udio no melhora a qualidade.

Intervalo de udio Especifica com que frequncia as informaes de udio sero inseridas entre os quadros de vdeo no arquivo exportado. Consulte a documentao do seu carto de captura para saber qual a configurao recomendada. Um valor de um quadro significa que quando um quadro reproduzido o udio correspondente durao daquele quadro carregado na RAM para que possa ser reproduzido at o aparecimento do quadro seguinte. Se o udio sofrer uma avaria durante a reproduo, ajuste o valor de intercalao. Aumentar o valor faz com que o computador armazene segmentos de udio mais longos e os processe com menor frequncia. Contudo, valores de intercalao maiores requerem mais RAM. Diminuir o valor pode tornar a reproduo mais lenta. A maioria dos discos rgidos opera melhor com um valor de intercalao de 1/2 segundo a 1 segundo. Configurar o valor em 0 desativa as velocidades de Intercalao de udio e acelera o tempo de renderizao. Considere a desativao da Intercalao de udio para projetos que contenham ativos com dimenses de pixel maiores. Taxa de bits [kbps] A taxa de bit de sada do udio. Geralmente, taxas de bit maiores incrementam a qualidade e o tamanho do arquivo.
Para a parte superior

Configuraes de exportao de FTP

A guia FTP da caixa de dilogo Configuraes de exportao permite carregar o arquivo exportado em um servidor File Transfer Protocol (FTP) que tenha espao de armazenamento alocado para o compartilhamento de arquivos. FTP um mtodo comum de transferncia de arquivos em uma rede e especialmente til para compartilhar arquivos relativamente grandes utilizando uma conexo de Internet. O administrador do servidor pode fornecer detalhes sobre a conexo com o servidor. A guia FTP inclui as seguintes opes: Nome do servidor Insira o endereo DNS ou IP do servidor no qual o site do FTP est localizado. Porta Especifique o nmero atribudo porta de comando do servidor FTP, que por padro 21. Diretrio remoto Insira o local que o servidor FTP acessar, expresso como um caminho de arquivo. Login do usurio Insira a identificao do usurio, conforme designada pelo administrador do servidor. Senha Insira a senha se o servidor for protegido por senha. Tentativas Especifique o nmero de tentativas de contato com o servidor se a conexo no se estabelecer. Enviar Arquivo Local para a Lixeira (Windows) ou Enviar Arquivo Local para o Lixo (SO Mac) Exclui a cpia local do arquivo exportado quando esse carregado no servidor FTP. Testar Verifica a conexo com o servidor FTP.
Para a parte superior

Configuraes de exportao de pblicos

Na caixa de dilogo Configuraes de exportao, selecionar Windows Media (somente Windows) como formato exibe a guia Pblicos. As opes na guia Pblicos permitem sadas de variedades de filmes adaptados a diferentes velocidades de rede. O software de reproduo, associado ao formato, detecta e seleciona a verso mais apropriada para assegurar uma reproduo suave. O Windows Media gera um filme nico que contm variaes para diferentes velocidades de conexo. Nota: Algumas configuraes especficas ao codec no esto documentadas aqui. Para informaes detalhadas sobre um codec em particular, verifique a documentao fornecida pelo respectivo desenvolvedor. Compactado Especifica se o codec que voc selecionar na guia Vdeo ser aplicado. Compactado a configurao padro e se adapta maioria dos usurios. Adicionar/Remover Pblicos Permite adicionar ou remover pblicos para criar um arquivo de vdeo multiaudincia do Windows Media (.WMV).
Para a parte superior

Exportar e refinar metadados XMP


Voc pode selecionar quais metadados XMP (se houver) sero includos no arquivo de sada.

Para abrir a caixa de dilogo Exportao de Metadados, clique no boto Metadados no canto inferior direito da caixa de dilogo Exportao de Metadados ou selecione Editar > Editar Metadados. Nota: Voc pode executar muitas das mesmas aes da categoria Metadados da caixa de dilogo Preferncias. (Consulte Preferncias). As alteraes efetuadas na caixa de dilogo Preferncias no se aplicam aos itens selecionados na fila de codificao, mas os modelos e as regras esto disponveis para atribuio posterior por meio da caixa de dilogo Exportao de Metadados.

Especificar como e se incluir metadados XMP na sada


Utilize o menu Opes de Exportao para especificar se os metadados XMP devero ser integrados no arquivo de sada, armazenados em um arquivo sidecar (.xmp), ambas as opes ou nenhuma. Se voc selecionar Nenhum, ento os metadados XMP da origem sero integrados no arquivo, e nenhum dos outros controles para a exportao

de metadados XMP estar disponvel. Os metadados XMP bsicos sobre o arquivo exportado tais como as configuraes de exportao e o timecode de incio so sempre exportados, mesmo ao selecionar Nenhum. Nota: As opes Integrar no Arquivo de Sada esto desativadas para os arquivos dos tipos para os quais os metadados XMP no podem ser integrados.

Preservao dos metadados XMP das origens


Muitos ativos de origem contm metadados XMP. Voc pode selecionar quais metadados XMP dos ativos de origem devero ser preservados nos arquivos de sada codificados, utilizando uma regra de preservao. Para clipes de origem nica, a preservao dos metadados XMP assegura que os metadados de produo da fonte original fluam atravs do arquivo de sada recodificado. Para as sequncias e composies, incluir metadados preserva os metadados de cada um dos itens utilizados para produzir a sequncia ou composio. A excluso de metadados de origem geralmente conhecida como enxugamento. Convm excluir metadados de origem para fim de segurana ou privacidade ou para reduzir o tamanho do arquivo de sada da melhor maneira possvel. Uma regra de preservao atua como um filtro para especificar qual metadado XMP de um item de origem transmitido atravs de um arquivo de sada codificado. As regras de preservao predefinidas so Preservar Tudo e Excluir Tudo. Preservar Tudo o padro. Para criar sua prpria regra de preservao, clique em Nova perto do menu Regras de Preservao. Voc pode habilitar campos individuais ou categorias selecionando-as na caixa de dilogo Editor de Regras de Preservao. Para localizar campos especficos, utilize o campo de busca perto do topo da caixa de dilogo Editor de Regras de Preservao. Certifique-se de dar um nome descritivo a sua regra de preservao. Voc pode editar uma regra de preservao personalizada selecionando-a no menu Regras de Preservao e clicando em Editar. Nota: Dois tipos de metadados XMP de origem so manipulados separadamente a partir do metadado XMP de origem controlado pelas regras de preservao: marcadores de sequncia e metadados XMP que so criados pelos recursos de anlise de voz no Adobe Premiere Pro e no Soundbooth. Para incluir o metadado XMP de voz e os marcadores de sequncia, selecione Exportar Faixa de Voz Mestra e Marcadores de sequncia.

Adio de metadados XMP


Um modelo de exportao especifica qual metadado XMP ser gravado no arquivo de sada. Por exemplo, voc pode criar um modelo de exportao que inclua vrios metadados XMP a partir dos arquivos de origem, bem como adicionar suas informaes de contato e informaes sobre direitos-gerenciamento em cada arquivo de sada. O modelo de exportao atua como um filtro; quaisquer campos que no estejam expressamente habilitados pelo modelo atual sero eliminados na filtragem. As nicas excees so as propriedades internas, que so automaticamente preenchidas com os dados pelo aplicativo criador e que so sempre includas e no editveis. Para criar sua prpria regra de exportao, clique em Nova perto do menu Modelo de Exportao. Voc pode habilitar campos individuais ou categorias selecionando-as na caixa de dilogo Editor de Modelo de Exportao. Para localizar campos especficos, utilize o campo de busca perto do topo da caixa de dilogo Editor de Modelo de Exportao. Certifique-se de dar um nome descritivo ao seu modelo de exportao. Voc pode editar um modelo de exportao personalizado selecionando-o no menu Modelo de Exportao e clicando em Editar. Depois de aplicar um modelo de exportao, voc tambm poder inserir valores manualmente para adicionar metadados XMP especficos aos itens a fila de codificao atual. Alguns campos no so editveis e no podem ser excludos da origem tais como os campos que so gravados automaticamente pelo aplicativo que os criou. Por exemplo, o campo Formato, no esquema Dublin Core, e o campo Taxa de Quadros de Vdeo, no esquema Dynamic Media, so definidos pelo Adobe Media Encoder para descrever precisamente o arquivo de sada, e esses campos no so editveis pelo usurio. Da mesma forma, os valores que so especificados pelo modelo de exportao atual aparecem como no editveis; para alterar esses valores, altere o modelo ou aplique um modelo diferente. Qualquer campo que no contenha dados inseridos do modelo ou manualmente ser excludo dos metadados XMP exportados. Os campos vazios no so gravados no arquivo de sada.

As publicaes no Twitter e Facebook no esto cobertas sob os termos do Creative Commons. Avisos legais | Poltica de privacidade online

Formatos de arquivo suportados para exportao


Importante: A verso de teste do Adobe Media Encoder CS5 no inclui algumas caractersticas que dependem de componentes de software de terceiros que esto includos somente na verso completa do Adobe Media Encoder. A importao e exportao de alguns formatos no so suportados na verso de testes. A verso de teste do Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior no possui essas limitaes, sendo praticamente idntica verso de varejo. Ao exportar utilizando o Adobe Media Encoder, selecione um formato na caixa de dilogo Configuraes de exportao para sua sada. O formato selecionado determina quais opes de Predefinio estaro disponveis. Selecione o formato que se adapte melhor a sua meta de sada. Para obter mais informaes sobre formatos de vdeo, assista esse tutorial em vdeo de Phil Hawkins. Para obter mais informaes sobre o melhor formato ou codec de exportao, assista esse tutorial em vdeo de Todd Kopriva. O Adobe Media Encoder utilizado tanto como um aplicativo autnomo quanto como um componente do Adobe Premiere Pro, do After Effects, do Flash Professional, do Soundbooth e do Encore. Os formatos que o Adobe Media Encoder pode exportar dependem de quais desses aplicativos esto instalados. A verso do Adobe Media Encoder que est instalado com o Flash Professional pode exportar para os formatos de vdeo do Flash. Para exportar para outros formatos de vdeo, voc precisa da verso que acompanha a edio do Production Premium ou Master Collection ou do After Effects ou Premiere Pro. Alguns nomes de extenso de arquivocomo, por exemplo, MOV, AVI, MXF, FLV, e F4Vdenotam os formatos do arquivo do continer em vez de denotar o formato de dados especfico de udio, vdeo ou imagem. Os arquivos de continer podem conter dados codificados utilizando diversos esquemas de compactao e codificao. O Adobe Media Encoder pode codificar vdeo e udio para esses arquivos de continer, dependendo de quais codecs (especificamente, encoders) esto instalados. Muitos codecs devem ser instalados no sistema operacional e funcionam como componentes dentro dos formatos QuickTime ou Vdeo para Windows. Dependendo do software que voc instalar, as seguintes opes podero estar disponveis: Vdeo e animao GIF animado (somente Windows) FLV, F4V Observao : Os formatos FLV e F4V so formatos de continer, cada qual associado a um conjunto de formatos de vdeo e de udio. Os arquivos F4V geralmente contm dados de vdeo que so codificados usando codec de vdeo H.264 e codec de udio AAC. Os arquivos FLV geralmente contm dados de vdeo que so codificados usando o codec On2 VP6 ou Sorenson Spark e dados de udio codificados usando um codec de udio MP3. O Adobe Media Encoder CS5 pode codificar arquivos FLV usando o codec de vdeo On2 VP6, no o codec Sorenson Spark. H.264 (AAC, 3GP, MP4, M4V, MPA (udio), AMR (udio), WAV (udio PCM)) H.264 Blu-ray (M4V, WAV (udio PCM)) MPEG-2 (MPA, M2V, MPG, M2T, WAV (udio PCM) MPEG-2 DVD (M2V, MPG, MPA (udio), WAV (udio PCM)) MPEG-2 Blu-ray (M2V, M2T, WAV) MPEG-4 (3GP, MP4, M4V, AAC (udio), AMR (udio)) P2 (MXF) Observao : MXF um formato do continer. O Adobe Media Encoder pode codificar e exportar filmes da variedade OpAtom dos contineres MXF utilizando DVCPRO25, DVCPRO50 e DVCPRO100 e codecs AVC-Intra. O Premiere Pro CS5 (5.0.2 e posterior) pode exportar arquivos MXF que contm itens essenciais MPEG-2 que esto em conformidade com o formato XDCAM HD usado por sistemas como o Avid Unity. O Adobe Media Encoder autnomo tambm pode exportar arquivos neste formato. Para obter mais informaes, consulte esse link. MXF OP1a (no Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior) Filme QuickTime (MOV; no Windows, requer o QuickTime) Windows Media (WMV, somente Windows) Vdeo do Windows (AVI, AVI (sem compresso); apenas Windows) Still-image e sequncia de still-image Nota: Para exportar um filme como uma sequncia de arquivos de still-image, na guia Vdeo selecione Exportar como sequncia quando um formato still-image for selecionado. Bitmap (BMP; somente Windows)

DPX GIF (somente Windows) JPEG PNG Targa (TGA) TIFF (TIF) udio Audio Interchange File Format (AIFF) MP3 udio Waveform (WAV) Advanced Audio Coding (AAC Audio) Codecs instalados para instalaes diferentes do Adobe Media Encoder Adobe Master Collection, Adobe Production Premium ou Adobe Premiere Pro: Todos os codecs Adobe After Effects: Todos os codecs exceto o udio de Dolby Todos os outros produtos: FLV, F4V, h.264, MP3 Recursos on-line para codificao de vdeo com Adobe Media Encoder Esse tutoria em vdeo de Phil Hawkins explica alguns dos diferentes formatos de vdeo para exportao. Todd Kopriva mostra como escolher o formato de sada adequado para seu vdeo nesse vdeo de Video2Brain.

As publicaes no Twitter e Facebook no esto cobertas sob os termos do Creative Commons. Avisos legais | Poltica de privacidade online

Codificar e exportar udio e vdeo


Codificar usando predefinies Codificar usando predefinies personalizadas Monitorar progresso da codificao Usar arquivos de visualizao do Adobe Premiere Pro Aps adicionar itens de vdeo e udio na fila de codificao, voc pode codific-los e export-los a partir da fila usando pr-definies ou configuraes personalizadas.

Codificar usando pr-definies

Para a parte superior

1. No Adobe Media Encoder, adicione itens fila de itens para codificar. Para obter informaes, consulte Adicionar e gerenciar itens na fila de codificao. 2. Escolha o formato de vdeo mais adequado a sua sada no menu suspenso Formato. 3. Escolha a predefinio de vdeo mais adequada a sua sada no menu suspenso Predefinies. 4. Escolha o local para sua exportao, clicando no texto para Arquivo de sada e, em seguida, localizando o diretrio ou pasta para suas exportaes na caixa de dilogo Salvar como. Clique em Salvar. 5. Permita que a codificao comece automaticamente ou pressione o boto Iniciar fila. No CS5.5 e posterior, clique no boto tringulo no canto superior direito da janela. Seus arquivos comearo a ser codificados para o formato desejado, usando a predefinio escolhida e no local que voc selecionar.

Codifique usando as configuraes personalizadas

Para a parte superior

1. No Adobe Media Encoder, adicione itens fila de itens para codificar. Para obter informaes, consulte Adicionar e gerenciar itens na fila de codificao. 2. Selecione um ou mais itens na fila e abra a caixa de dilogo de Configuraes de Exportao escolhendo Editar > Configuraes de Exportao. No Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior, voc pode tambm clicar com o boto direito sobre o arquivo e selecionar Configuraes de Exportao. 3. Consulte as opes de exportaao. Para obter informaes, consulte Exportar referncia de configuraes. 4. Aps definir as opes, clique em OK. Com a caixa de dilogo Configuraes de Exportao fechada, clique em Iniciar Fila para comear a codificar seus arquivos. No CS5.5 e posterior, clique no boto tringulo no canto superior direito da janela. Voc pode fechar o painel Codificao atual para obter desempenho timo durante a codificao. Visualize o progresso do processo de codificao com a barra de progresso no painel Fila. Na caixa de dilogo Configuraes de Exportao, voc pode fazer o seguinte: Escolher um formato de vdeo, adio ou still-image no menu Formato. Para obter informaes, consulte Formatos de arquivo suportados para exportao. (Opcional) Selecione uma predefinio de codificao no menu Predefinio. Selecione Exportar vdeo ou Exportar udio ou ambos. (Opcional, disponvel em alguns formatos) Abra o item no Adobe Device Central selecionando Abrir no Device Central. (Opcional) Defina configuraes em vrias guias da caixa de dilogo Configuraes de Exportao, que atendam a suas necessidades de codificao. Para obter informaes, consulte Exportar referncia de configuraes. (Opcional) Especifique opes de pr-codificao, incluindo corte, ajuste e adio de pontos de sinalizao. (Consulte Cortar e ajustar a origem antes de codificar e como trabalhar com pontos de sinalizao em arquivos de vdeos FLV e F4V.) (Opcional) Defina opes para a exportao de metadados XMP. (Consulte Exportar e refinar metadados XMP.) (Opcional) Selecione Usar qualidade de renderizao mxima ou Renderizar na profundidade mxima de bits. Observao : Renderizar com uma grande profundidade de bits de cor exige mais RAM e deixa a renderizao substancialmente mais lenta. (Opcional) Selecione Usar mesclagem de quadros. Especifique um nome de arquivo e local para o arquivo codificado clicando no texto sublinhado ao lado do Nome de Sada na

seo superior direita da caixa de dilogo Configuraes de Exportao e inserindo um nome de arquivo e local. Caso no especifique um nome, o Adobe Media Encoder utiliza o nome do arquivo do clipe de vdeo de origem. Observao : Quando o formato est definido para Filme P2, o nome de arquivo atribudo pelo usurio no aplicado. Em vez disso, o Adobe Media Encoder fornece a essas codificaes o nome com seis caracteres alfanumricos. O Nome de sada salvo para os metadados do clipe e exibido como o nome do clipe no Adobe Premiere Pro. Voc pode especificar uma pasta de destino para salvar o arquivo codificado relacionada com a pasta que contm o clipe de vdeo de origem. Ao especificar uma pasta de destino, tenha em mente o seguinte: A pasta de destino que voc especifica deve existir. Se uma pasta de destino no existir, uma mensagem de erro ser exibida informando que o arquivo no pode ser codificado porque a pasta no pode ser localizada. Ao especificar uma pasta, separe o nome da pasta e o nome do arquivo utilizando barra (/) ou barra invertida (\). Utilize apenas barra (/) no sistema operacional Mac. Em Preferncias, voc pode escolher uma pasta para especificar o destino dos arquivos codificados. (Consulte Preferncias).

Monitorar o progresso da codificao

Para a parte superior

Enquanto um item est sendo codificado, a coluna de Status da fila de codificao fornece as informaes sobre o status de cada item. Codificando O item est sendo codificado no momento. O Adobe Media Encoder codifica somente um item por vez. Voc pode continuar a trabalhar no Adobe Media Encoder enquanto a codificao est em andamento. Voc pode adicionar, remover ou reordenar itens na fila ou na pasta monitorada. Aguardando O item est na fila de codificao, mas ainda no foi codificado. Voc pode remover da fila um arquivo que ainda no foi ou no est sendo codificado. cone de codificao concluda com xito posterior. cone de Codificao encerrada pelo usurio O item foi codificado com xito. Chamado "Concludo no Adobe Media Encoder CS5.5 e

O usurio cancelou o processo de codificao enquanto o item estava sendo codificado. Chamado "Interrompido" no Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior

cone de erro O Adobe Media Encoder encontrou um erro ao tentar codificar o item especificado. Chamado Falhou no Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior. Ignorar seleo O usurio pode ignorar um ou mais arquivos selecionados. Com os arquivos selecionados, escolha Editar > Ignorar seleo. Alertas audveis quando as tarefas so concludas (com xito e com erros) O Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior tm alertas audveis. Reproduz um alerta audvel na concluso das tarefas na fila. Um alerta diferente emitido se forem detectadas quaisquer condies de erro. possvel desativar esses alertas em preferncias, caso no queira ouvi-los. Durante o processo de codificao, clique no boto Iniciar fila mais uma vez se desejar uma pausa no processo de codificao (no Adobe Media Encoder CS5.5 e posterior). Clique no cone de status para abrir o registro de qualquer item do qual a codificao feita, interrompida ou falhou.

Utilize os arquivos de previsualizao do Adobe Premiere Pro

Para a parte superior

Ao codificar sequncias do Adobe Premiere Pro, selecione Utilizar Previsualizaes para utilizar arquivos de previsualizao existentes (que j foram renderizados e codificados) para as partes da sequncia para as quais eles esto disponveis. Nota: Abra o Adobe Media Encoder do Adobe Premiere Pro para usar arquivos de previsualizao. Escolha Exportar > Mdia no Premiere Pro para abrir o Adobe Media Encoder. Certifique-se de que "Corresponder configuraes de sequncia" esteja selecionado. Utilizar arquivos de previsualizao existentes pode tornar a codificao mais rpida. A desvantagem, no entanto, que os arquivos de previsualizao podem ter sido codificados com a utilizao de configuraes diferentes das utilizadas para o restante da sequncia por exemplo, os arquivos de previsualizao podem ter sido codificados usando compresso com perdas.
Preferncias

As publicaes no Twitter e Facebook no esto cobertas sob os termos do Creative Commons. Avisos legais | Poltica de privacidade online

Como gerenciar o banco de dados de cache de mdia


Quando importa vdeo e udio em alguns formatos, o Adobe Media Encoder processa e armazena em cache verses desse itens que pode acessar prontamente. Os arquivos de udio importados so todos adaptados a um novo arquivo .cfa, e os arquivos MPEG so indexados a um novo arquivo .mpgindex. Nota: Ao importar um arquivo pela primeira vez, voc poder observar uma demora enquanto a mdia estiver sendo processada e armazenada em cache. Um banco de dados mantm links para cada um dos arquivos de mdia armazenados em cache. Este banco de dados de cache de mdia compartilhado com o Adobe Media Encoder, o Adobe Premiere Pro, o Encore, o After Effects e o Soundbooth, de forma que cada um desses aplicativos possa ler e gravar no mesmo grupo de arquivos de mdia armazenados em cache. Se voc alterar o local do banco de dados a partir de qualquer um desses aplicativos, o local tambm ser atualizado para os outros aplicativos. Cada aplicativo pode utilizar sua prpria pasta de cache, mas o mesmo banco de dados controla todas. Voc pode alterar os locais do banco de dados de cache de mdia utilizando configuraes na categoria Mdia das preferncias. (Consulte Preferncias). Para alterar o local do banco de dados de cache de mdia ou a prpria cache de mdia, clique em um dos botes Procurar situados nas preferncias de Mdia. Para remover arquivos adaptados e indexados da cache e remover suas entradas do banco de dados, clique em Limpar. Este comando remove somente os arquivos associados aos itens para os quais o arquivo de origem no est mais disponvel. Importante: Antes de clicar no boto Limpar, certifique-se de que todos os dispositivos de armazenamento que contm sua mdia de origem usada recentemente estejam conectados ao seu computador. Se a metragem for determinada como ausente porque o dispositivo de armazenamento no qual est localizada no est conectado, os arquivos respectivos na cache de mdia sero removidos. Esta remoo resulta na necessidade de readaptar ou reindexar a metragem quando voc tentar utilizar a metragem mais tarde. A limpeza do banco de dados e da cache com o boto Limpar no remove os arquivos associados aos itens da metragem cujos arquivos de origem ainda estejam disponveis. Para remover manualmente os arquivos adaptados e os arquivos de ndice, navegue para a pasta de cache de mdia e exclua os arquivos. O local da pasta de cache de mdia exibido nas preferncias de Mdia. Se o caminho estiver truncado, clique no boto Procurar para exibir o caminho.

Avisos legais | Poltica de privacidade on-line

Como trabalhar com pontos de sinalizao para arquivos de vdeo FLV e F4V
Criar um ponto de sinalizao Remove um ponto de sinalizao Carregar dados de pontos de sinalizao salvos Adobe Soundbooth e o arquivo XML de ponto de sinalizao Arquivo de pontos de sinalizao XML Com o Adobe Media Encoder possvel integrar pontos de sinalizao em arquivos de vdeo para utilizao no Flash Professional e no Flash Player com ActionScript ou componente Flash FLVPlayback. Cada ponto de sinalizao composto por um nome, o tempo no qual ocorrer no vdeo, o tipo de sinalizao e parmetros opcionais. Especifique pontos de sinalizao utilizando o formato hora:minuto:segundo:milissegundo. Os pontos de sinalizao de eventos disparam mtodos ActionScript, quando o ponto de sinalizao atingido, e sincronizam a reproduo de vdeo para outros eventos na apresentao do Flash. Os pontos de sinalizao de navegao so usados para navegao e busca, e para acionar mtodos ActionScript, quando o ponto de sinalizao atingido. Incorporar um ponto de sinalizao de navegao insere um keyframe naquele ponto do vdeo. Note que os metadados do ponto de sinalizao so armazenados de forma diferente nos tipos de arquivo F4V e FLV. Consulte Programando o ActionScript 3.0 para obter informaes sobre as diferenas entre pontos de sinalizao nos arquivos F4V e FLV e sobre como utiliz-los no Flash Professional. Alm de integrar pontos de sinalizao no vdeo codificado FLV, possvel criar pontos de sinalizao com o componente FLVPlayback. Ao utilizar este componente, voc pode criar um ponto de sinalizao no integrado no prprio arquivo de vdeo, proporcionando maior flexibilidade no acionamento de eventos. Para mais informaes, consulte as informaes do componente FLVPlayback na Referncia de Linguagem dos Componentes do ActionScript. Os arquivos F4V podem conter pontos de sinalizao integrados no rastreio de dados do prprio arquivo F4V, bem como na forma de metadados XMP. Para sincronizar uma ao com um ponto de sinalizao em um arquivo de vdeo F4V, necessrio obter os dados do ponto de sinalizao a partir das funes de callback onXMPData() e acionar o ponto de sinalizao, utilizando a classe Trimmer no ActionScript 3.0. A funo de callback onXMPData() recebe informaes especficas do Extensible Metadata) que est integrado no arquivo de vdeo Adobe F4V. Os metadados XMP incluem pontos de sinalizao e tambm outros metadados de vdeo. Os metadados XMP foram introduzidos no Flash Player 10 e possuem suporte nas verses subsequentes do Flash Players e do Adobe AIR. Para obter mais informaes sobre os pontos de sinalizao onXMPData e F4V, consulte Programao do ActionScript 3.0 . Os pontos de sinalizao podem ser adicionados como marcadores no Adobe Premiere Pro e no After Effects.

Criar um ponto de sinalizao


1. Na fila de codificao, selecione um item para integrar os pontos de sinalizao. 2. Caso no tenha especificado parmetros de codificao para o item, especifique-os agora. Verifique se o formato est definido em FLV ou F4V. S possvel integrar pontos de sinalizao em arquivos FLV ou F4V. Para saber mais, consulte Codificar e exportar vdeo e udio. 3. Selecione Editar > Configuraes de exportao. Os controles do ponto de sinalizao esto situados abaixo dos painis Origem e Sada no lado esquerdo da caixa de dilogo Configuraes de exportao. 4. Mova o indicador de hora atual para o horrio em que voc deseja integrar um ponto de sinalizao. 5. Clique no boto (+) na parte superior dos controles do ponto de sinalizao. O Adobe Media Encoder integra um ponto de sinalizao e preenche a lista de pontos de sinalizao com um espao reservado para o nome do novo ponto de sinalizao e com o horrio no qual o ponto de sinalizao est localizado. 6. Na coluna Tipo, selecione os tipos de pontos de sinalizao. 7. Digite parmetros do ponto de sinalizao selecionado. Os parmetros so um conjunto de pares de valores principais, que podem ser adicionados ao ponto de sinalizao. Os parmetros so transmitidos ao manipulador de eventos do ponto de sinalizao como membros do objeto de parmetro nico.

Para o incio

8. (Opcional) Para salvar os pontos de sinalizao que voc criou para que possa aplic-los a outros clipes de vdeo, clique no boto Salvar pontos de sinalizao.

Remove um ponto de sinalizao


1. Selecione o ponto de sinalizao na lista. 2. Clique no boto Excluir Ponto de Sinalizao (-) ou pressione a tecla Delete.

Para o incio

Carregar dados de pontos de sinalizao salvos


1. Clique no boto Carregar pontos de sinalizao .

Para o incio

2. Selecione o ponto de sinalizao que deseja importar e clique em OK. Nota: Ao carregar pontos de sinalizao de um arquivo, qualquer ponto de sinalizao criado na lista ser sobrescrito pelos pontos do arquivo.

Adobe Soundbooth e o arquivo XML de ponto de sinalizao

Para o incio

O Adobe Soundbooth, um aplicativo de edio de udio, pode importar e exportar o arquivo XML de ponto de sinalizao. Uma das vantagens de criar o arquivo XML de ponto de sinalizao no Soundbooth que o painel de vdeo permite reproduzir o vdeo enquanto a metragem editada. Isso permite que os marcadores de ponto de sinalizao sejam inseridos nos componentes de vdeo e udio do arquivo. Ao codificar o vdeo com o Adobe Media Encoder, voc pode importar o arquivo de ponto de sinalizao a partir do Soundbooth e utilizar os pontos de sinalizao para codificar o arquivo FLV. Para obter mais informaes sobre a criao de pontos de sinalizao utilizando o Soundbooth e sobre a importao do arquivo XML de pontos de sinalizao no Adobe Media Encoder, consulte as informaes sobre como trabalhar com Flash e vdeo em Ajuda do Soundbooth. Nota: No Adobe Premiere Pro, possvel tambm adicionar pontos de sinalizao com a vantagem de playback A/V total e completar controles de transporte. Porm, pontos de sinalizao importados ou exportados de um arquivo XML no so suportados.
Para o incio

Arquivo de pontos de sinalizao XML

Voc pode exportar pontos de sinalizao em um arquivos XML para poder aplic-los a outros arquivos de vdeo e compartilh-los entre as plataformas. A seguir, um exemplo do arquivo:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> 1 2 <FLVCoreCuePoints> 3 <CuePoint> 4 <Time>2000</Time> 5 <Type>navigation</Type> 6 <Name>CuePoint1</Name> 7 <Parameters> 8 <Parameter> 9 <Name>CuePoint1</Name> 1 <Value>Introduction</Value> 0 </Parameter> 1 <Parameter> 1 <Name>Cast</Name> 1 <Value>ActorNames</Value> 2 </Parameter> 1 </Parameters> 3 </CuePoint> 1 4 1 5 1 6 1 7

Importante: Se o arquivo XML de ponto de sinalizao for modificado e inserir valores ou sintaxe XML invlidos, o Adobe Media Encoder no carregar o arquivo. O DTD (Document Type Definition) para o arquivo XML de ponto de sinalizao exibido abaixo. Um DTD define a estrutura vlida de um arquivo XML, com uma lista de elementos suportados e o seu significado no prprio arquivo XML.

<!DOCTYPE FLVCoreCuePoints [ 1 2 <!ELEMENT FLVCoreCuePoints(CuePoint+)> 3 <!-FLVCoreCuePoints is the root element in the XML file and must contain at least one CuePoint element 4 -> 5 <!ELEMENT CuePoint(Time, Type, Name, Parameters?)> 6 <!-CuePoint contains the data for a particular cue point, and must contain one each of 7 Time, Type, and Name elements, and may contain one Parameters element --> <!ELEMENT 8 Time(#CDATA)> <!-9 Time contains the cue point time as an integer in milliseconds --> <!ELEMENT 1 Type(#CDATA)> <!-0 Type contains the cue point type as a case-sensitive string, either "event" or "navigation" --> <!ELEMENT 1 Name(#CDATA)> <!-1 Name contains the cue point name as a text string; it can also contain a parameter name when appearing 1 2 inside a Parameter element --> <!ELEMENT 1 Parameters(Parameter+)> <!-3 Parameters contains the cue point's parameters. It must contain at least one Parameter element --> <!ELEMENT 1 Parameter(Name, Value)> <!-4 Parameter contains the data for one of a cue point's parameters. It must contain one each of 1 Name and Value elements --> <!ELEMENT 5 Value(#CDATA)> <!-1 Value contains the value-part of the name-value pair for a cue point parameter --> ]> 6 1 7 1 8 1 9 2 0 2 1

Alm das restries reforadas pelo DTD XML de ponto de sinalizao, as seguintes caractersticas aplicam-se ao formato XML: Todos os comentrios relacionados a dados dentro das tags no DTD sero reforados na leitura, o XML no compatvel resultar em erros. Os pontos de sinalizao aparecem em ordem crescente dentro do arquivo XML e somente pode existir um ponto de sinalizao atribudo em um dado momento. O formato XML escrito em UTF-8. Existe suporte para outros tipos de codificao caso sejam declarados por meio de uma declarao XML com codificao (por exemplo, <?xml version="1.0" encoding="UTF-16"?> ou um marcador BOM no arquivo. Os nicos tipos permitidos so evento e navegao. O tempo pode ser especificado em milissegundos e em nmeros inteiros. No possvel utilizar casas decimais ao especificar o tempo (por exemplo, 12.123 faz com que o arquivo XML falhe). Mais tpicos da Ajuda Usando pontos de sinalizao e metadados Usando o onXMPData() Personalizar o componente FLVPlayback Links da web, links de captulo, pontos de sinalizao e marcadores Marcadores Como trabalhar com pontos de sinalizao Flash

Avisos legais | Poltica de privacidade on-line

Vous aimerez peut-être aussi