Vous êtes sur la page 1sur 117

www.autoresespiritasclassicos.

com
LIVRO JOHAN CARL FRIEDRICH ZLLNER PROVAS CIENTFICAS DA SOBREVIVNCIA

A quarta dimenso Prefcio da edio inglesa Dedicatria do Autor a William Crookes I - Espao de quatro dimenses II -Experincias de magnetismo - Escrita em lousa III - Impresses de ps, e mos - Vista anormal. IV - Condies para as investigaes V - Ns em corda sem pontas - Materializaes VI - Consideraes tericas VII - Passagem da matria atravs da matria VIII - Fenmenos e sua reproduo IX - As quatro dimenses: experincias de Mare X Experincia para os cticos XI - Escrita atravs da mesa: prova decisiva XII - Uma falha no fio: fogo por toda parte XIII - Fenmenos descritos por outros

A QUARTA DIMENSAO

Este pequeno volume prova a sobrevivncia espiritual do homem. um dos livros mais extraordinrios que j apareceram no mundo. No apresenta argumentos teolgicos, nem se apia em textos sagrados. um livro de cinc ia, relatando experincias cientifica realizadas por homens que so ex poentes das cincias positivas estudados em todas as Universidades do mundo. O autor Zollner. Bastaria este nome. Mas, alm dele, temos Weber e Fechner, criadores da psicologia experim ental, Wundt e Scheibner, Robert Hare e Keichenbach, Thiersch e Nicholas Wagner, e outros ainda, que completam a equipe de e minentes pesquisadores dos fen menos aqui relatados. Quem l este livro, admira-se de que as investigaes desta ordem continuem esquecidas nos arquivos e no tenham s ido desenvolvidas, em nosso sculo, at as suas ltimas conseqncias. espantosa a prova de alienao espiritual do homem moderno, que este episdio da Histria das Cincias nos oferece.

ZoIlner defende a teoria do espa o quadrimisensional, apoiado no apenas em importantes posies tericas, mas tambm e sobretudo em experincias prticas, que a serem repetidas por novos pesquisadores a qualquer mo mento. Defende-a como fsico professor da Universidade de Leipzig e um do s nomes mais altos das cincias modernas. Prova, alis, que as suas experincias foram repetidas por ele e por outros, em vrios centros universitrio s da Europa, da Amrica e d a sia. Invalida, assim, de ma neira irrevogvel, a falsa alegao de que os fen menos medinicos no podem ser repetidos, de acordo com as exigncias do mtodo cientfico. Hoje, mais do que nunca, este livro precisa ser lido. Um progresso cientfico o atualizou. No se trata de um velho livro, mas de um livro novssimo. Ainda agora, o prol. Jos Fernandez, tambm fsico eminente, catedrtica das Universidades de Buenos Aires e La Plata, e parapsiclogo de renome internacional, lanou um livro com o ttulo de Mas de la cuarta dimensin, tratando desta: mesmo assunto. E o prof. Joseph B anks Rhine, pai da Parapsicologia moderna, depois de haver provado a existnci a de um elemento extra fsico no Homem e no Universo, - est investigando a sobrevivncia espiritual, atravs da mais rigorosa metodologia cientfica. Bastariam esses dois fatos, para mostrarem a atualidade e a oportunidade deste livro. Zollner demonstra, com as suas experincias, aqui relatadas, que a Cincia j havia provado, no sculo passado, a sobrevivncia do homem aps a morte. E mostra -nos os motivos anti-cientficos porque essa prova foi rejeitada e asfixiada, e por fim recalcada no inconsciente do sculo atual, produzindo o trauma p squico do materialismo, que nos leva angstia e ao desespero das concepes sem perspectivas. A propsito, lembra as palavras famosas de Goethe: A incredulidade se torna uma superstio invertida, para a cegueira do nosso tempo. A Histria das Pesquisas Psquicas, ainda por escrever, tem neste livro o seu doloroso roteiro. Na dedicatria da obra, dirigindo se a William Crookes, com o profundo respeito que o mestre ingls

lhe merece, Zollner acentua, com bravura e amargor: Sobre vs tambm, ingratido e ridculo foram lanados, com o mximo de liberalidade, pelos cegos representantes da cincia moderna e pelas multides mal orientadas pelos seu s ensinamentos. A evoluo da Fsica alega ainda agora esses mesmos cegos, arquivou todas as grandes pesquisas do passado. Entretanto, so os prprios fsicos atuais, a partir de Einstein, os primeiros a reconhecerem que o desenvolvi mento da Fsica Nuclear leva cada vez mais as pesquisas cientficas para a desmateri alizao da nossa concepo do mundo. Artur Compton chega a afirmar que, por traz da energia, j percebemos alguma coisa mais, que parece ser pensamento. E a Parapsicologia, segundo Rhine , Soal, Carington,, Price e outros, abrem as perspectivas de uma concepo psquica. O Universo e o homem revelam a substncia espiritual da sua natureza comum. Vemos, assim, que no se pode invocar o progresso da Fsi ca para contestar este livro. Ele emerge do silncio a que o relegou, intacto na sua inteireza lgi ca e na sua pureza cientifica. Porque a sua base a rocha dos fatos, que as teorias, por mais elaboradas, no podem abalar. Este pequeno livro suficiente por si s para mostrar a insanidade dos que pretendem, sob o pretexto da evoluo cientfica, relegar ao passado, c omo artigos de museu, as investigaes inacabadas sobre a questo da sobrevivncia humana aps a morte.

PREFACIO DA EDIAO INGLESA

Estas coisas, Asclpio, te parecero verda de, se as compreenderes; porm se os no entenderes sero incrveis, pois entender crer, mas no crer no entender.

FENMENOS DE DESMATERIALIZAO, esse o ttulo do terceiro volume dos tratados cientficos do Professor Zollner. Certas partes do presente v olume pertencem a obras anteriores em que fatos citados so postos em conexo com as opinies, em Fsica, do autor. To somente com o auxlio de algumas explicaes, que o autor desenvolveu no correr da obra, o leitor fica com a taref a de procurar compreender a teoria nova da quarta dimenso do espao. O professor Zollner baseia a sua hiptese, histricamente, nos escritos dos mais eminentes filsofos e matemticos, porm no foi possvel separ-la de certas idias metaf sicas ou de certos argumentos em que se acha envolvida. No primeiro captulo, que a reimpresso, com a permisso do Sr.Crookes, membro da Real So ciedade de Cincias de Londres, de um artigo do Quartely Jorunal of Science, de abril de 1878, acha-se um apanhado acerca da publicao do primeiro tratado do autor. Quem escreve estas linhas espera que a atual verso dos fatos seja levada na devida considerao pelos leitores, atue c onhecem e aprecia na devida forma, o valor intelectual e cientfico das principais testemunhas dos fenme nos aqui expostos. Para conhecimento do pblico em geral fornecemos alguns dados a respeito das testemunhas a que nos ref erimos. O professor Zollner, o autor, em cuja casa muito dos fenmenos ocorreu, nasceu em 1834. prof essor de Fsica e Astronomia da Universidade de Leipzig e ocupa lugar eminente entre os homens de cincia da Europa. Tem publicado muitas obras, entre elas: Esboos de Fotometria Universal dos Cus Estrelados, Natureza dos Corpos Celestes, A Natureza dos Cometas e a presente obra. Wilhelm Edward Weber, nascido em 1804, professor de Fsica, fundou com seu irmo a doutrina da Vibrao das Foras. Publicou um volumoso tratado sobre a Medio Eletrodinmica (em quatro volumes: 1845/ 1854). No h reputao cientfi ca mais alta na Alemanha do que a de Weber.

Professor Scheibner, da Universidade de Leipzig, matemtico muito conhecido e distintssimo. Gustav Friedrich Fechner, nascido em 1801, filsofo eminente, professor de Fsica na Universidade de Leipzig. Entre os seus trabalhos figuram: A Alma das P lantas, ZenAvesta, Coisas do Futuro, Elementos de Psicofs ica, O Problema da Alma e A Vida Futura. No de admirar que o pblico testemunho de homens dessa estirpe causasse viva comoo e discusso na Alemanha. A preveno contra o movimento espri ta conhecida. No entanto o publico h de habituar-se, com o tempo, a encarar os fenmenos como uma realidade e h de admiti-los como fenmenos fsicos e cientficos. Se os ns em uma corda sem pontas, a ruptura do reposteiro do professor Zollner, o desaparecimento de uma mesa pequena e a sua subseqente descida do teto, em uma casa particular vista de todos, e com a imobilidade de Slade, devem ser atribudos sua interveno consciente, no podemos deixar de conceder -lhe a primazia de descobertas cient ficas e de conhecimentos de segredos da Natureza de incontestvel valor. Porm neste caso ele poderia, e seria do seu prprio interesse, reproduzir, sempre que lhe fosse pedido ou ele o desejasse, os fenmenos. Slade estaria imensamente rico por essas exibies. Porm o simples fato de nem sempre poder ele reproduzir os fenmenos, pelo menos a maior parte, prova a sua no -interveno na realizao deles. Acham-se esses mesmos fenmenos sujeitos a determinada condio como o estado fsico e moral do mdium e at o dos circunstantes. Sabe-se muitas vezes do oferecimento de um cientista para verificar alguns fenmenos, daqueles chamados espritas, uma vez que eles se reproduzam debaixo das condies por eles exigidas. Na verdade, essas ofertas, muitas vezes filhas da boa vontade, procedem da suposio de que os fenmenos, para se desenvolverem, bastam apenas presena do mdium. O p rprio mdium ignora as condies necessrias para o desenvolvimento do

fenmeno. Como, pois aceitar todas as condies que lhe queir am impor? Se por uma dessas pre tensas precaues impedirem o desenvolvimento gradual do fenmeno, no acarretar is so um descrdito para o mdium e para o prprio gnero de manifestaes que se pretende investigar? A investigao sistemtica deste assunto por homens de competncia reconhecida se torna da mais alta convenincia, porm, como quem investiga um novo termo cientfico sem imposio de condies experimentais e sem exigir um resultado imediato. A nica coisa que os espritas pedem que, em desacordo com o que puderem colher nas suas investigaes, no procurem influir, com a sua autoridade, para o descrdito deste novo ramo de conhecimento. Aos jornalistas que pela imprensa continuadamente procuram desmoralizar o Espiritismo, por meio de artigos de nunciando o charlatanismo de mdiuns, no sabemos se merecida ou imerecidamente, s algumas palavras podemos d irigir. Para o escritor destas linhas o Espiritismo no loucura religiosa ou crena sectria, porm uma agregao de fatos provados, de valor incalculvel para a cincia. Os que assim encaram a matria ficaro firmes na sua convico, embora se provasse que todos os mdiuns fossem patifes e muitos espritas fossem os seus cmplices. As precaues tomadas em nossas investigaes f oram sempre admitindo a possibilidade desta hiptese. Em nenhuma das ex perincias relutadas ao pblico imperou a confi ana pessoal no mdium, no obstante muitas vezes existir essa confiana, principalmente quando as manifestaes se realizaram em casas par ticulares e entre pessoas acima de toda a suspeita. Quanto ao mdium Slade, em cuja companhia o prof essor Zollner procedeu s suas invest igaes, todo o mundo sabe ou soube que h alguns anos atrs ele foi condenado pelo Tribunal de Justia em Bow Street por tentar por meios artificiosos enganar o prof essor E. Ray Lankester, R. S. e outros. Foi conde nado pelo juiz Flowers a trs meses de priso com trabalho. Sendo a sentena apelada, o processo foi anulado por erro insanvel.

Eis mais ou menos a resenha do processo. O professor Lankester teve duas sesses com Slade. Acreditando ele ter descoberto o modo empregado por Slade para obter escrita nas lousas, fez acompanhar pelo seu amigo o Dr. Donkin, cujo testemunho concorda com o seu. O modus operandi, segundo esses senhores, era o seguinte: Slade tomava uma ardsia e a conservava nas mos. Antes de coloc -la sob a mesa, isto , debaixo e de encontro mesa com o pretexto d e obter comunicaes por escrito dos Espritos os investigadores ouviam na ocasio o rudo de escrita e perce biam um movimento do brao de Slade, que denunciava estar ele escrevendo na pedra, provavelmente segura, entre os joelhos. Como obtivesse as comunicaes com a pedra em diversas posies, acreditaram ter Slade colocado um pedao de lpis na unha a fim de escrever. Por ltimo afirmaram que assim q ue ouviram, numa das reunies, o rudo de escrita, arrancaram a ardsia da mo de Slade e ento encontraram a comunicao escrita. Esse foi o ardil que empregou, segundo os seus acusa dores, um homem que, se no mdium, um dos mais notveis prestidigitadores e ilusionistas do mundo e que f oi condenado por pretender alterar o curso das leis naturais, segundo a f rase do juiz. Alguma palavra mais pode ajuntar . Antes da visita do professor Lankester, Slade esteve dois meses em Londres, de caminho para S. Petersburg, a convite de uma comisso da imperial Universidade daquela cidade. Durante esse tempo dava sesses pblicas s quais assistiram no poucos literatos e cientistas. Devemos presumir que a impresso por ele produzida nos assistentes no f oi a que confessaram os seus acusadores. Arrolados como testemunhas da acusao, apresentaram os nomes de muitas sem serem autorizados e entre eles o do Dr. V. B. Carpenter, membro da Real Sociedade de Cincias. S o Sr.R. M Hutton, entre tantos cavalhe iros, consentiu em depor no processo e o seu depoimento f oi em tudo favorvel ao acusado. Outras pessoas declararam no ter perceb ido nenhum ardil, embora desconfiassem.

Para a defesa propuseram convidar certo nmero de pessoas inteligentes e de preparo, a fim de examinarem os fenmenos e darem a sua opinio. O juiz s admitiu o depoimento de quatro dessas pessoas, sendo uma delas o emin ente naturalista A. R. Wallace. O juiz qualificou o depoimento das testemunhas de esmagador para a acusao, mas apesar disso condenou o acusado por pretender alterar o curso das leis conhecidas da Natureza. Tentaram provar, com o prestidigitador Mas kelyne, que a pequena mesa usada por Slade estava preparada. Esta tentativa gorou por completo, pois se verificou ser uma mesa redonda comum, velha e de uma s perna no centro. A referida mesa acha-se atualmente na Associao Britnica dos Espiritualistas de Londres, onde pode ser exa minada. No comeo do processo de Slade, quem escreve estas linhas era descrente, s se convenceu depois de haver assistido a diversas sesses de Slade e de ter visto que, embora inexplicveis, os fenmenos se davam sem a interveno consciente de Slade. Assim que foi anulado o processo contra Slade, o professor Lankester tentou novo processo, no interesse da Cincia, dizia ele. O mesmo professor escreveu no Time um extenso artigo dizendo ter-se a Associao Britnica degradada a ponto de, em sesso e por proposta do professor Barrett, consentir que se julgasse o assunto digno de investigao. Durante o prosseguimento do novo processo, Slade ficou gravemente doente. Sentia, dizia ele, imensamente a injustia que lhe faziam e, apesar dos reiterados pedidos dos amigos, se recusou a abandonar a Inglaterra. A afinal sobreveio uma febre cerebral, que quase lhe foi fatal, declarando os mdicos que o prosseguimento do processo o mataria; s ento consentia ele em retirar-se. Para Haia na companhia do seu secretrio, o Sr.Simmons, e de uma sobrinha. Daqu ela cidade escreveu, por intermdio do secretrio, ao seu acusador a seguinte carta: Senhor Professor C. R. Lankester Estimado Senhor,

J estando o Dr. Slade melhor da sua molstia e a sua viagem a S. Petersburgo tendo sido transferida, a pedido dos amigos, at o outono prximo, deseja que a seguinte proposta lhe seja apresentada. Ele se prontifica a voltar a Londres expressamente para convenc-lo da veracidade da escrita so bre a ardsia. Dirigir-se- sua casa e sentar-se- sua prpria mesa, usar de uma pedra e lpis por vs escolhi dos ou, se o preferirdes, em casa dele poder ser recebido. Se aceitardes o presente convite, Slade pede que guardeis o mais completo sigilo. Como el e nunca pode garantir o resultado a obter, vs lhe haveis de conceder seis sesses ou mais se julgardes conveniente. Vs no tereis despesa alguma. Vs vos comprometereis at uma semana depois da ltima sesso a no dar andamento nem consentir que dem andamento a processos contra ele. E, se no final, vos convencerdes de que a escrita obtida por meios que excluam a idia de qualquer embuste, desistireis de vez do mesmo processo. Se, pelo contrrio, no vos derdes por satis feito, estareis em liberdade de prosseguirdes no processo cont ra ns, decorrida uma semana da nossa ltima sesso. Convm notar que Slade se prontifica a dirigir-se a vs sem testemunhas, confiando inteiramente na vossa boa f. Consciente da sua inocncia, ele no guarda absolutamente rancor. O Sr.Slade acredita que vs assim procedestes por acreditardes haver m f da parte dele, e isso por no terdes vs tido tempo de investigar convenientemente o fenmeno. Se dentro de dez dias no tivermos recebido resposta vossa, veremos no vosso silencio uma recusa ao nosso convite. Tenho a honra de ser o vosso cliente obediente J. Simmons Maio, 7 de 1877 Nunca responderam carta.

Depois de um longo descanso continente. Slade deu a srie de notveis sesses relatadas neste livro . Seguiu depois para S. Petersburgo. Voltando a Londres l estiveram dois ou trs dias, partindo em seguida para a Austrlia onde causou grande impresso. Voltou Amrica por S. Francisco e se acha novamente em Nova York. Durante as suas viagens, depois que deixou a Ing laterra, dizem ter ele sido afetado de uma paralisia parcial, conseqncia do abalo moral sofrido no decorrer do processo criminal. Com Slade se d a circunstncia, que ainda no vi com nenhum outro mdium, de poder fazer as sesses a qualquer hora do dia. de esperar, em benefcio da Cincia, que ele torne a visitar Londres. Ns que nos interessamos pela verdade das coisas, desejaramos que promovessem, por pessoas de competncia reconhecida, a investigao dos fenmenos luz da Cincia. Acho -me to crente nisto que creio fcilmente se promoveria uma subscrio para trazer Slade Inglaterra, a fim de p -lo em contacto com uma Comisso cientfica encarregada de examinar os fenmenos espritas, tais como as comunicaes psicogrficas e outras sob as condies que ele ofereceu ao professor Lankester . Ningum pode duvidar de que o processo contra Slade foi promovido unicamente com o fim de abaf ar o progresso do movimento esprita. O professor Zollner, na presente obra, usando da linguagem de um verdadeiro homem de Cincia, exprime a sua indignao pelo procedimento que na Inglaterra tive ram contra Slade. O tempo provar como foram injustos par a com o mdium e continuam a slo para com muitos outros, mesmo na atualidade. Este volume quase exclusivamente de testemun hos de pessoas competentes que assistiram ao desenvolvi mento dos fenmenos nele descrit os. Que eles so de um alcance cientfico enorm e, indiscutvel. Tudo o que se pede por enquanto e que julguem sem preveno. Recomendamos o pequeno volume intitulado Psicografia a quem desejar ler mais sobre as manif estaes escritas. Quem ler e investigar ver logo os primeiros passos, que as manif estaes espritas e a prestidigitao so: coisas muito diferentes.

A presente obra no tem valor literrio, visto no s autor como tambm o tradutor ter procurado ser o m ais explcito possvel na descrio dos fenmenos, sem se preocuparem absolutamente com a forma.

DEDICATORIA DO AUTOR A WILLIAM CROOKES, MEMBRO DA REAL SOCIEDADE DE CINCIAS DE LONDRES.

Com o mais alto sentimento de gratido e reconhecimento pelos servios prestados por vs a uma nova cincia, eu vo s ofereo respeitabilssimo colega, o terceiro volume dos meus Tratados Cientficos. Por uma coincidncia notvel, as nossas investigaes cientficas se encontraram no mesmo terreno fornecendo humanidade admirada uma nova classe de Fenmenos Fsicos, qu e proclamam bem alto e de um modo no mais duvidoso a existncia de um outro mundo material de seres inteligentes. Como dois solitrios viajores que, alegres, se cumprimentam ao se encont rarem depois da dissipao de tenso nevoeiro, que encobria o cume a q ue aspiravam chegar, eu me rejubilo em vos ter encontrado, corajoso batalhador, neste novo campo cientfico. Sobre vs tambm ingratido e ridculo tm sido atirados, com a mxima liberalidade, pelos cegos representantes da cincia moderna e pelas multides mal guiadas pelos seus ensinamentos. Seja a vossa consolao a certeza de que o imortal esplendor com que os nomes de Newton e Faraday ilustram s histria do povo

ingls nunca poder ser obscurecido, nem mesmo pelo declnio poltico dessa grande nao. A ssim tambm o vosso nome sobreviver na histria da cultura Intelectual, juntando um novo adorno aos mais com que a nao inglesa j ornou a raa humana. A vossa coragem, a vossa admirvel penetrao nas investigaes e a vossa incomp arvel perseverana vos erguero um monumento nos coraes agradecidos da posterida de, indestrutvel como os mrmores das esttuas de Westmminster. Aceitai, pois a presente; obra como sinal de agradecimento e simpatia, vertidos do corao honesto de um alemo. Se algum dia o ideal da paz universal for realizado, ser indiscutivelmente o resultado no de discursos e de agitaes polticas dos quais sempre a vaidade humana exige o seu tributo, mas sim do progresso dos conhecimentos cientficos, pelo que teremos de agradecer a verd adeiros heris como Coprnico, Galileu, Kepler, Newton, Faraday, Wilhelm Weber e vs! Em primeiro lugar torna-se necessrio que a verdade seja dita sem restries, de modo a enfrentar, com toda a energia, as mentiras e a tirania seja sob que aspecto for que procurem impedir o progresso humano. Neste sentido, peo-vos que julgueis da luta que tenho sustentado contra as ofensas morais e cientficas no s no meu como tambm no vosso pas. Toda a polmica, mesmo as mais justas, tm em si qualquer coisa de antiptico, apresentando o aspecto de um sanguinolento campo de batalha. Mesmo nisso o homem intimado a recordar-se positivamente das imperfeies e fraqueza da sua vida terrena. A poesia e a histria de todos os povos glorificam os campos de batalha saturados do sangue dos seus nobres filhos e, sua volta, a primavera vem encontrar as cruzes que marcam os tmulos dos heris tombados; adornados de rosas e saudades no l ugar onde um ano antes se digladiavam at morte. Assim para o futuro parecer s geraes vindouras esse campo de batalha literrio. Elas tero compreendido a necessidade moral da luta e, no esplendor matutino de uma nova era da cultura huma na, se ter apagado da sua lembrana parte antiptica da minha polmica.

A Inglaterra e a Alemanha sem pre se ho de lembrar com palavras do vosso grande Sir David Brewster, que na sua Vida de Newton relembra a indestrutibilidade imortalidade das obras do gnio humano: Os empreendimentos humanos, como a de que emanam so indestrutveis. Atos de legislao e f eitos de guerra podem conf erir aos seus autores grande celebridade, porm a glria que eles trazem somente local e temporria e, enquanto so glorificados pela nao que eles beneficiam, por outro lado amaldioados pelo povo a quem arrunam ou escravizam. Os labores da Cincia, pelo contrrio, no acarretam m conseqncia alguma. a ddiva generosa de grandes crebros para todos os indivduos da sua espcie e, quando bem aco lhidos, se tornam o consolo da vida privada e o ornamento e f ortaleza do bemestar comum. Com estas consoladoras palavras de um dos vossos clebres patrcios, aceitai, meu distinto Amigo, a obra como sinal da sincera estima do presente Autor Leipzig, 1 de outubro de 1879.

FENOMENOS DE DESMATERIALIZAAO

CAPITULO I

Espao de Quatro Dimenses. Teoria do Espao segundo Gauss e Kant. Aplicao Prtica dessa Teoria em Experincias com Henry Slade. Verdadeiros Ns Produzidos numa Corda com s Extremidades Vista e Lacradas Juntas.

No primeiro Tratado, demonstra o autor que a mbos, Newton e Faraday, advogavam a teoria da ao direta distncia atravs do vcuo, em oposio ao modo de pens ar de muitos homens modernos de Cincia. No seu ltimo Tratado, que muitssim o interessante, o autor descreve experincias por ele feitas e m Leipzig, em dezembro de 1877, com o americano Henry Slade. As experincias no foram mais do que aplicao prti ca da teoria do espao de Gauss e Kant, que estes dois eminentes homens imaginavam poder conter mais de trs dimenses. O autor far o possvel para dar aos leito res do Quartely Journal Science uma idia dessa teoria para a sua mais ampla explicao. De acordo com Kant, Schopenhauer e Helmholtz o autor encara a aplicao da lei da causalidade como uma funo do intelecto humano dada ao homem a priori, isto antes de toda a experincia. A totalidade das experincias empricas comunicada ao intelecto pelos sentidos, quer 3zer, pelos rgos que comunicam idia todas as impresses, dos sentidos, que so recebidas na superfcie dos nossos corpos. Essas impresses so para ns reais e a sua esfera de duas dimenses atua no nosso corpo, porm to s omente na sua superfcie. Somente por um processo inteligente ns alcanamos concepo de um mundo de objetos de trs dimenses. Que circunstncias, perguntamos ns, insinuaram esse resultado ao nosso intelecto? Se ume criana contempla a mo, ela ficar com a sua imagem estampada na retina dos olhos. A custo de muito tatear e pegar, a criana fica sabendo que a sua mo conserva a mesma forma e extenso atravs de todas as variantes de distncias e posies sob as quais ela possa ser observada, no obstante a forma e a extenso do reflexo da imagem na retina mudar constantemente com as diferentes posies da mo em relao aos olhos. O problema apresenta-se do modo seguinte ao entendimento da criana: como conciliar na sua compreenso os dois fatos

aparentemente contraditrios, a invariabilidade forma do objeto e a variabilidade da sua aparncia? Isso s possvel no espao de trs dimenses, no qual, devido a distores de perspectiva e suas mudanas, as varia es de projees podem conciliar-se com a imutabilidade da forma de um corpo. No estereoscpio, por exemplo, a reproduo da corporeidade, isto , a terceira dimenso, imediatamente se f orma na nossa imaginao quando o nosso crebro tem de compreender a reproduo do mesmo objeto representado por suas figuras em tudo iguais. Conseqentemente a compreenso de um espao de trs dimenses se desenvolveu em ns por meio da lei da causalidade , que em ns surgiu a priori e chegamo s concluso da terceira dimenso de modo a poder explicar a aparente incompreenso dos fatos, de cuja existncia a experincia diriamente nos convence. Desde o momento em que observamos, no espao de trs dimenses, fatos contraditrios, isto , fatos que nos forariam a imputar a um corpo dois atributos ou duas qualidades, que at ento julgvamos fatos contraditrios num corpo de trs dimenses, nos sa razo se veria forada a proc urar conciliar esses dois fatos. Tal contradio existiria se, por exemplo, atribussemos ao mesmo objeto, simultaneamente, mutabilidade e imutabilidade, o mais geral atributo de um corpo sendo. Quantidade da sua matria pondervel. Conforme os nossos conhecimentos, julgamos este atributo inaltervel. To depressa, porm se nos apresente um fenmeno, que nos prove a sua alterabilidade, ns nos veremos obrigados a adotar as concluses, segundo a mudana, na quantidade da matria, de acordo com a sua, at ento, suposta imutabilidade. Na pgina 235 o autor cita o clebre matemtico Riemann que diz na sua obra Sobre a Hiptese em que Fundou a Geometria: Estes fatos s podem ser aceitos partindo -se das teorias atuais e desde que os fenmenos sejam confirmados pela experincia e dos qual Newton lanou os fundamentos segundo observamos atualmente. Forados por fatos que no podemos explicar com teorias por ns at agora a ceitas, gradualmente reformamos as nossas concepes.

Ocorrem-se fenmenos que correspondem a teorias por no s aceitas, estas se robustecem e a nossa confiana nelas se acentua; se, porm ocorrer algum fato com o qual no contamos ou segundo as nossas teorias impossvel, competem remodelar essas mesmas teorias de modo a no continuarem os fatos frequentemente observados em desacordo com as mesmas teorias. Desse modo a nossa concepo da Natureza vai paulatinamente tornando -se cada vez mais ampla e mais perfeita, subtraindo -se lei das aparncias. Procederei agora aplicao no espao, imediatamente superior, da teoria de torcer-se uma corda perfeitamente flexvel. Seja a b a corda mostrando-nos, quando esticada, desenvolvimento no espao de uma dimenso. A________b Se a corda dobrar-se de modo a conservarem-se todas as suas partes sempre no mesmo plano, teremos um desenvolviment o num espao de duas dimenses. A corda desenvolver e todas as suas partes, se as imaginarmos de dimetro infinitamente limitado, podem ser consideradas como que desc ansando no mesmo plano, isto , num espao de duas dim enses. Se a mesma corda tornar figura primitiva de uma linha reta, de modo que durante esta operao todas as suas partes se conservem no mesmo plano, o fenmeno poder ser efetuado descrevendo -se com uma das extremidades num crculo de 360. Para os seres, cuja percepo s alcance as duas dimenses, estas operaes com a corda corresponderiam ao que ns, seres que abrangemos trs dimenses, nos chamamos numa corda. Agora se um ser que, devido sua organizao fsica, tiver a sua percepo limitada a duas dimenses do espao pudesse, apesar de tudo, executar com a corda operaes que s so possveis no espao de trs dimenses, ele seria capaz de desfazer o n de duas dimen ses de um modo muito mais simpl es. Ser suficiente virar uma parte da corda de modo que depois da operao, quando todas as suas partes se achassem novam ente no mesmo plano, a corda tivesse passado pelas seg uintes posies:

Pela mesma operao, porm num sentido inverso, poderia novamente dar o n sem ter de lanar mo do mesmo processo e durante o qual todas as partes da corda teriam que se conservar no espao de duas dimenses. Se estas consideraes, por analogia, fossem aplicadas a um n de trs dimenses, fcilmente se veria que tanto o amarrar como o desamarrar do n s poderiam ser efetuados por um processo durante as quais as partes da corda descrevessem uma dupla . Ns, seres do espao de trs dimenses, s poderemos atar ou desatar o n movendo uma das extremidades, 360 num plano, que ser inclinado para o que contiver a parte do n de duas dimenses. Porm se, entre ns, houver algum que por sua vontade possa efetuar movimento de quatro dimenses, este poder atar e desatar os ns de um modo muito mais simples, por um processo anlogo ao j descrito em relao aos ns de duas dimenses. No seria necessrio nem mesmo provvel que os se res tivessem conscincia deste efeito de sua vontade. Toda a nossa concepo, em relao aos movimentos dos mem bros do nosso corpo, ns a obtivemos uncamente pela experincia. Tendo ns observado desde a infncia que a um movim ento qualquer dos nossos membros corresponde imediatamente uma mudana em nossa fisionomia, s desse modo conciliamos qualquer movimento do nosso ou de outro corpo com a concepo correspondente a esse movimento. Berkeley demonstrou essa verdade no ano d e 1709 no seu Essay Towards a New Theory of Vision e no A Trearise Concerning the Principies of Human Knowledge (1710). Nessa sua ltima obra ele observa quanto s percepes da vista em relao s sensaes do tato: Quando pela vista ns concebemos dist ncia ou qualquer objeto a distncia, a nossa mente no nos sugere a que distncia o objeto est de ns, mas simplesmente nos adverte a sensao do tato a tal distncia e em conseqncia de tal e tal ao . Litchemberg em 1799 pronunciou-se do mesmo modo disse:

Apercebermo-nos de qualquer causa fora de ns contradio; s podemos apercebermo -nos de qualquer causa em ns. O que sentimos uma mera modificao de ns mesmos, conseguin te em ns. Por serem essas modif icaes independentes de ns, procuramos a sua causa em coisas que esto fora de no s e dizemos que h causas alm de ns. Deveramos dizer proeter nos, porm proeter substitumos pela preposio extra, o que muito diverso, isto , ns imaginamos estas causas no espao f ora de ns. Isso evidentemente no percepo, porm parece ser qualquer causa intimamente ligada ao nosso poder sensitivo de percepo; a forma sob a qual o proeter nos d a forma sensitiva. A falta desta concepo n ecessriamente se far sentir p or ns se alguns indivduos, e estes ocasionalmente e por sua vontade, forem capazes de produzir movimentos fsicos para os quais uma definio geomtrico-matemtica do sistema de quatro dimenses impuser-se. Creio ter sido Gauss o primeiro, partindo do princpio da Geometria Situs, a chamar a ateno para as cordas flexveis torcidas. Nos manuscritos por ele deixados (Gauss Verke, vol. V, pg. 605) ns lemos o seguinte: Acerca da Geometria Sitos, que Leibniz previu e que a bem poucos matemticos foi dado lanar um golpe de vista (Euler e Vandermondei, ns, decorridos 150 anos, conhecemos pouco mais de nada). Um dos principais problemas da Geometria Stus e da Geometria Magnitudinis ser o de calcular o nmero de torceduras de duas cordas de pontas atadas. No meu primeiro tratado da Ao a Distncia discutem seus detalhes, a verdade, descoberta por Kant e mais tarde aceita por Gauss e pelos apologistas da doutrina antieuclidiana, a saber: que a nossa atual concepo do espao qual nos habituamos devida nossa experincia, isto , se der iva de fatos empricos, graas a o princpio causal, existindo a priori em nosso intelecto. Isto deve especialmente ser aplicado nossa atual concepo do espao de trs dimenses Se desde a nossa infncia, diriamente, observssemos fenmenos para cuja ex plicao plausvel

necessitasse de um espao de quatro dimenses, sem contradio, isto , de acordo com a razo, ns podera mos ter formado a concepo do espao de quatro dimenses. Segue-se que a existncia real de um espao de quatro dimenses s poder ser aceita por experincia, isto , pela observao dos fatos. J um grande passo se deu admitindo -se a possibilidade da compreenso de um espao de quatro dimenses, no obstante, pelas razes acima expostas, no podermos formar a idia exata de sua disposio. Kant, porm d mais um passo. Da possibilidade lgica da existncia de mais de trs dimenses no espao, ele infere h sua muito provvel existncia quando diz: Se h a possibilidade do desenvolvimento de outras dimenses do espao, tambm mui t o provvel t-las Deus desenvolvido em algum lugar, porquanto as suas obras tm toda a majestade e variedades concebveis. Pelo que fica dito, mostrei que mundos, debaixo do ponto de vista metafsico, podem existir simultaneamente e justamente esta circunstncia a nica que, segundo a minha convico, nos autoriza a crer que de fato tais mundos existem (obras de Kant, vol. V, pg. 25.). Podemos ainda mencionar as seguintes observaes de Kant Eu confesso que me acho muito inclinado a admitir a existncia de seres imateriais no mundo e a classificar a minha prpria alma nesta categoria de seres. Ns podemos admitir a existncia de seres imateriais sem receio de sermos contestados, no obstante ao mesmo tempo sem a possibilidade de provarmos a sua existncia p ela razo. Estes seres espirituais existiro no espao, conservando -se, porm penetrveis pelos seres materiais, porquanto a sua presena implicar em uma fora atuando no espao, porm no um preenchimento do mesmo espao, isto , uma resistncia causada pela consistncia. Pode-se aceitar como demonstrado ou poder -se-ia demonstrar se ns por algum tempo aprofundssemos o assunto; ou melhor, ainda, ser provado no futuro, no posso conceber onde e quando, que tambm nesta vida a alma humana se mantm em uni o indissolvel

com todos os seres do mundo espiritual; que neles produz efeitos e em troca deles recebe certas impresses sem, todavia ter delas conhecimento, uma vez que tudo se conserve no estado normal. Seria uma felicidade se tal sistema de estrutura d o mundo espiritual pudesse ser deduzido de outra prova alm da bastante hipottica concepo da na tureza espiritual em geral; pu desse ela porm ao menos ser auferida ou ento conjecturada como provvel resultado de alguma observao geralmente admitida (Ka nt; vol. III, pg. 32.) J tive ocasio de discutir alguns fenmenos fsicos que devem ser possveis a seres do espao de quatro dimenses, uma vez que sob certas circunstncias estejam habilitados a reproduzi -los de modo visvel no mundo material de trs dimenses. J discuti de modo mais ou menos longo o n puma corda sem pontas para chegar deduo precedente. Se uma corda tiver as suas extremidades atadas juntas e lacradas, um ser inteligente tendo o poder por sua vontade de produzir nessa corda curvat uras e movimentos das quatro dimenses, deve poder, sem desfazer o lacre, amarrar mais ns nessa corda sem pontas. Essa experincia foi efetuada com bom xito em Leipzig, em dezembro de 1877, s 11 horas da manh do d ia 17, em presena do Sr.Slade A gravura junta mostra a corda com quatro ns, bem como a posio das minhas mos s quais a mo esquerda do Sr.Slade e, bem assim, as de um outro cavalheiro, estavam juntas. A parte lacrada da corda descansava pelos meus polegares e o resto da corda pendia no meu colo. Mostrei desejos que um n fosse dado na corda e, no entanto quatro ns em pouco tempo foram atados como se v na gravura. A corda de linho tinha de espessura cerca de 1 milmetro. O seu comprimento antes dos ns serem atados era de perto de 148 centmetros; o seu comprimento, por con seguinte, depois de ela dobrada, era de 74 centmetros. As suas pontas foram amarradas num n comum e lacradas a um papel de modo que ficasse o n apenas visvel fora do lacre. Em seguida aparamos o papel roda do lacre.

Procedi lacragem de duas cordas e pus o meu sinete. Esta operao foi efetuada na noite de 16 de dezembro de 1877, s 9 horas, em minha casa e vista de diversos amigos, no estando o Sr.Slade presente. Duas cordas, em tudo idntica as primeiras, foram lacradas por Wlhelm Weber, s 10,30 da manh de 17 de dezembro. Com estas quatro cordas dirigi-me casa de um dos meus amigos, na minha vizinhana, onde se acha o Sr.Slade hospedado, a fim de o termos completamente nossa disposio e de seqestr -lo da curiosidade pblica. A cesso se realizou no gabinete do meu amigo imediatamente aps a minha chegada. Eu prprio escolhi uma das quatro cordas e com o fim de no consentir que ela sasse do meu poder a pendurei como precauo no pescoo, conservando sem pre a parte lacrada para frente. Durante todo o tempo da sesso, o Sr.Slade, que se queixava de fortes dores de cabea, conservava sempre as suas mos vista sobre a mesa e sempre na mesma posio. Ele parecia mesmo estar bastante distrado e completamen te alheio ao que se passava. No posso manter a proposio de terem os ns sido atados por interveno da sua vontade consciente, porm afirmo que se realizou o fenmeno sem contacto visvel da parte de Slade. Acordo com notcias publicadas a respeito do a ssunto, parece-me ter esta experincia sido realizada em Viena tambm, na presena do Sr.Slade e rever tida das mais severas precaues. queles que desejarem tomar conhecimento de outros fenmenos fsicos reproduzidos em presena do Sr.Slade conselho a leitura de um livro que breve publicarei descrev endo fenmenos por mim obtidos em doze sesses com Slade e, como me acho autorizado a declarar, em presena dos meus colegas professor Fechner, Wilhelm Weber a clebre eletricista de Gottingen e Scheibner lente da Universidacle de Leipzig, que se convenceram plenamente da realidade dos fatos observados, excluindo por completo toda a possibilidade de embuste . No final do meu Tratado, cujo manuscrito j se achava pronto no decorrer de agosto de 1877, chamo ateno para a circunstncia

de poderem alguns fenmenos fsic os, por uma concluso sinttica a priori, ser explicados pela ge neralizada concepo do espao e a hiptese platnica da projeo, coincidindo com os fenmenos chamados espritas, e com toda a cautela eu dissera: queles dos meus leitores que se remirara inclinados a ver em. Fenmenos espritas uma confirmao emprica dos fenmenos acima deduzidos, quanto sua possibilidade terica, devo observar que, sob o ponto de vista do idealismo, se tor na necessrio, antes de tudo, fazer-se uma idia do que realidade objetiva. Se tudo que ns empreendemos o fruto de uma concepo produzida por uma causa desconhecida, os caractersticos distint ivos da realidade objetiva da realidade subjetiva fantasmas no podem ser procurados na Natureza, porm somente em atributos acidentais daquele meio, produzindo concepes. Se causas para ns desconhecidas produzem simultaneamente em diversos indivduos a mesma concepo, mudando somente quanto diferena de posio dos observadores, ns atribumos tais concepes a uma causa real fora de ns; esta concepo no ocorrendo, ns a atribumos a uma causa dentro de ns e lhe damos o nome de alucinao. Se os fenmenos espritas pertencem primeira ou segunda categoria, no me caucho n responder, nunca os tendo estudado. Por outro lado, no for de mim prprio to alta opinio a ponto de afirm-la que, achando-me em condies idnticas s de Crookes, Wallace e outro,, no ficasse su jeito s mesmas impresses q ue eles (escrito em agosto de 1877.). Esta opinio, quatro meses d epois de escrita, recebia plenamente confirmao pela experincia j mencionada em companhia de Sr.Slade. Procedendo s experincias to mei todas as cautelas, a fim de distinguir o fantasma subjet ivo do fato objetivo no mundo material e de efeitos durad ouros, que a inteligncia humana com a sua atual concepo do espao no pode explicar. Se, apesar da explicao dada, o fundamento deste fato, atribudo por mim a uma mais ampla acepo do espao, for negado, s restar uma outra explicao, na verdade, ho je em dia muito em moda. A explicao basear-se-ia na presuno que eu e os

respeitveis cidados de Leipzig, em cuja presena muitas das cordas foram lacrada, ramos uns impostores e embusteiro s ou no estvamos em pleno gozo das faculdades mentais a ponto de no percebermos que o Sr.Slade, antes de lacrarmos as extremidades da corda, tivesse atado os ns. A discusso dessa hiptese j no estaria na alada da Cincia, mas na alada da decncia social. Algumas experincias ainda mais surpreendentes prov ocadas por mim com o fim de mais amplamente fundamentar esta teoria do espao tiveram excelente xito, no obstante o Sr.Slade hav-las julgados impossveis. O meu leitor, simptico e inteligente, formar idia da minha alegria diante deste resultado. A impresso causada pelo Sr.Slade em mim e em meus amigos foi a de um verdadeiro gentleman e a sentena contra ele pronunciada em Londres, por impostura, necessriamente provocou por el e a nossa simpatia moral, porq uanto os vrios fenmenos fsicos por ns observados em sua presena nos deram prova negativa de que ele em um s caso que fosse houvesse empregado qualquer ardil ou impostura. O Sr.Slade, por conseguinte, a nosso ver, foi condenado inocentemente; foi uma vtima dos limitados conhecimentos dos seus acusadores e do juiz.

CAPITULO II Experincias de magnetismo - Fenmenos fsicos - Experincias de escrita sobre uma lousa.

Os fatos observados pelo Sr.Wallace e outros cavalheiros de nacionalidade inglesa, em presena do Sr.Slade, posso afirmar serem verdadeiros, baseado em uma investi gao que durou mais de oito dias, procedida por mim em minha prpria casa e em companhia do mesmo Sr.Slade. Somos testemunha dos fenmenos, que passarei a relatar detalhadamente, acho-me amplamente autorizado a citar os nomes dos meus amigos os professores W. Weber, Fechner e W. Scheibner. s 5 horas da tarde do dia 15 de novembro de 1877 chegou Slade pela primeira vez a Leipzig e se hospedou no hotel da Palmeira, recomendado por dois amigos meus e a cujo convite ele veio de Berlim. Apesar de no ser estranho literatura esprita, eu at agora me abstivera de ocupar-me pessoalmente dos seus fenmenos, porque em primeiro lugar achava estarem s investigaes sendo estuda das por homens competentssimos como Crookes e Wallace e em segundo lugar por achar-se meu tempo inteiramente tomado pelos meus estudos de Fsica. No obstante estas razes, no havia motivo para recusar o convite de amigos meus e de perder to boa ocasio , no a atual, de observar o Sr.Slade. Por conseguinte, acompanhei os meus dois amigos numa visita quele senhor na tarde da sua chegada, sem a mnima inteno de tomar parte, naquela ocasio, em uma s esso e muito menos provocar a sua realizao. Slade tinha vindo s a Leipzig lhe deixara a sua sobrinha (filha da irm da sua falecida mulher), sua filha e a seu secretrio, pessoas estas que o acompanhavam nas suas viagens em Berlim, no hotel Kronprinz, sendo para mim, portanto desconhecidas. O Sr.Slade causou-me favorvel impresso. O seu porte era modesto e reservado, a sua conversa calma e disc reta. S falava o ingls. A nossa conversa bem depressa versou acerca da acusao de Donkester e os seus modos e l inguagem revelaram grande indignao pelo modo como procederam com ele na Inglaterra. Para mudar de assunto, perguntei-lhe se algum dia havia experimentado a

sua influncia sobre uma agulha magntica, pois me recordo que Fechner observara o fenmeno juntamente com Erdmann f alecido professor de Fsica na Uni versidade de Leipzig com certa senhora Ruf, uma sensitiva que pela Sr.Reichenbach fora apresentada queles senhores. A fim de dar aqui aos meus leitores o interessante res ultado dessa investigao, transcrevo um trecho de um peq ueno panfleto de Fechner: Recordaes dos ltimos dias da Cincia do Od e os seus Autores, publicado h dois anos Leipzig, Brektkopf Hrthel, 1876) sob o cabealho: Experincias com a Sra. Ruf: Experincias magnticas com uma sensitiva por Fechner. Sbado, 4 de julho de 1867. Ho je cedo fui surpreendido por uma visita do Senhor, voa Reichenbach. Apesar das minhas reiteradas recusas, por carta, de acompanh -lo nas suas experincias, e isso depois de convencer da inutilidade dos meus esforos, a fim de receber dos meus colegas essa incumbncia, e dai experincias do pndulo terem dado em nada, ele me disse que viera do mesmo modo e at que trouxera uma sensitiva consigo, a fim de submeter as suas experincias minha apreciao, sem, todavia exigir de mim compromisso do meu pblico t estemunho, naturalmente certo de que depois de convencido eu absolut amente no me recusaria a confirmar o que visse. Recebi-o muito friamente, explicando a ainda que desejasse abster de tomar parte nas suas experincias, mesmo porque proveito algum lhe poderia advir disso; porm como insistisse, fui em sua companhia para o hotel onde ele me apresentou a sua sensitiva, uma mulher alta, porm algum tanto magra, de 45 a 50 anos, que talvez em certo tempo tivesse sido bonita. Vi uma mesa arrumada com todos os preparativos necessrios: ms, slfur, tubos metlicos, etc. A sensitiva declarou -me que no se sentia bem, e que a sua sensibilidade no se achava em pleno desenvolvimento. Uma experincia dirigida pelo prprio Reichenbach, naquela ocasio, surpreendeu. Uma bssola comum com a competente

agulha de algumas polegadas de comprimento foi colocada na mesa. Ele fez sensitiva mover o dedo de um lado para o outro em frente a um dos plos (no sobre o vidro, porm em frente caixa) e no mesmo instante a agulha c omeou a oscilar como se um pedao de f erro sendo passado ante o mesmo plo. Estas oscilaes eram bem perceptveis e a experincia continuava mesmo no estando Reichenbach perto da mesa e pela aproximao e afastamento do dedo em relao ao plo. Fazendo eu a experincia, a bssola conservou-se imvel. Reichenbach disse neste dia ter-se o fenmeno produzido fracamente. s vezes a sensitiva moviam a agulha completamente roda. Passei um exame em toda a extenso do dedo sob as unhas, fiz com que sensitiva descobrisse a brao at o cotovelo, a fim de ver se constatava qualquer puno que denunciasse a introduo de qualquer agulha ou pedao de ferro sob a pele, porm em vo. Tencionei, no obstante isto, fazer um reexame. Julho, 13. Desde a nossa ltima e xperincia, a sensitiva caiu em tal estado de insensibilidade, que Reichenbach, conforme ele mesmo me escreveu, pde espetar -lhe agulhas nos membros sem que ela acusasse dor. Hoje cedo ele procurou-me e comunicou-me que a sensitiva ainda no se achava sufi cientemente restabelecida para a repetio da experincia com uma ferradura, f erro magntico ou pndulo, porm que houvera recuperado a f aculdade de desviar a agulha magntica, e me pedia que continuasse imediatamente com a experincia, pois no podia gara ntir por quanto tempo estas condies se prolongariam. Por isso o acompanhei. As experincias magnticas, s quais me restringi, foram to compl etas, que confesso no pude fazer um juzo seguro das minhas impresses, no obstante ter prevenido a possibilidade de qualquer embuste. Nas experincias preceden tes a sensitiva sentava-se em frente agulha; desta vez fi-la sentar-se do lado. Se a sensitiva tivesse tido der baixo das vestes um m, ardil que poderia ter empregado e que me foi insinuado por pessoa altamente colocada, esta nova posio da sensitiva o denunciari a imediatamente, tornando irregu lar a marcha do fenmeno, mas esse fato no se dava, oscilando a agulha

somente quando a sensitiva lhe apontava com o dedo. Depois desta prova tal suspeita seria irrazovel. Durante as experincias procurei notar se a agulha denotava atrao ou repulso e o que apreendi foi que qualquer parte das mos ou dos braos aproximada do plo norte da agulha a atraa e ao plo sul a repelia, notando -se que o brao esquerdo tinha atuao mais forte. Esta circunstncia provocou admirao a Reichenbach, que durante as experincias se conservou a tal distncia da bssola, que de modo algum podia tornar -se suspeito. Quanto sensitiva, no notou nela o menor movimento que me auto rizasse a suspeitar que sob as vestes tivesse escondido algum m, pois se assim fosse forosamente a agulha acompanharia os movimentos do corpo e, estacionando este, estacionaria a agulha. Em virtude , pois das minhas recomendaes, movia ela somente o dedo e a agulha sempre obedecia a este movimento. E, alm disso, ningum supor que a sensitiva espetasse agulhas em todos os seus dedos. Julho, 14. Esta manh, s 11h00min horas, repeti a experincia em companhia do professor Erdmann, que afinal acedeu ao meu convite. O resultado foi idntico aos precedentes. As nossas precaues foram as mais severas. Perguntei sensitiva se sobre o seu corpo no tinha algum objeto de ferro e ela me respondeu negativamente, no nos lembrando ns ento da sua crinolina. Hoje no entanto ela de moto prprio, se lembrou que tinha consigo a sua crinolina da qual se desembaraou imediatamente, cor rendo ento a experincia com a mesma exatido dos dias precedentes. Alm disso, Reichenbac h nos declarou que a sensitiva se pronti ficava a submeter-se a uma experincia perante uma Comisso de senhoras, despida das suas vestes. P. S. No dia seguinte a mulher achava -se to adoentada, que Reichenbach se viu obrigado a dispens -la no se tendo ela restabelecido suficientemente para continua rmos as experincias. Recomendei-lhe, que caso recuperasse a sade e o poder magntico, se apresentasse a algum fisicista ou fisiologista profissional, a fim de

submeter-se a algumas experincias, tornando -se assim uma pessoa clebre. Nunca mais ouvi f alar nela. Os resultados magnticos, obtidos com Sra. Ruf so to notveis, que na impossibilidade at ento da reproduo com outra pessoa, dvida sobre a sua veracidade deve ser admitida. No haveria verdadeiramente dec epo nessas investigaes? Qu e Reichenbach era incapaz de qualquer decepo voluntria, todos que o conhecem de perto o admitem. Mesmo pela leitura dos seus escritos se v que ele se achava em extremo impressionado com os fenmenos de tal maneira que exclua a possibilidade de qualquer artifcio em apoio da sua convico. A prpria sensitiva exclua de si toda a possibilidade de embuste, o que se pode inf erir da persuaso em que ela se achava de ser um mero instrumento nas mos de Reichenbach. Porm, mesmo admitindo -se em qualquer dos dois a inteno de enganar, duvido muito que essa decepo pudesse resistir s precaues e diversidade do modus operandi a que foram as experincias submetidas. Fossem as experincias continuadas, no duvido que outras precaues nos ocorramos, porm eu por mim me confesso convencido. Podem pensar ser alucinao da minha parte e de f ato fiz por muitas vezes a mim mesmo essa pergunta; porm, o prof essor Erdmann, a quem depois do seu passamento no posso invocar como testemunha, se sentiu tambm convencido. Os fatos acima mencionados, testemunhados por duas pessoas que me merecem toda a f (os professores Fechner e Erdmann), que provam a influncia desenvolvida por uma criatura humana sobre uma bssola, so to notveis e se acham de tal maneira fora do campo de experincias at hoje efetuadas, que oferecem o mais alto interesse aos verdadeiros investigadores dos fenmenos da Natureza, convidando-os a procederem a novas investigaes com outros indivduos, a fim de buscarem a confirmao dos fatos. Indaguei conseguintemente do Sr.Slade se ele alguma vez havia tentado desenvolver essa classe de fenmenos. Respondeu que no domingo ultimo, 11 de novembro de 1877, tinha sido submetido ex perincia por um professor de Berlim, de cujo nome no se recordava e que na

ocasio a faculdade, que ele ignorava possuir, se havia manifestado. A notcia despertou-me desejos de imediatamente tentar a experincia. Contava eu com Fechner e Weber na noite seguinte (sexta -feira, 16 de dezembro) em uma pequena reunio que eu oferecia semanalmente a amigos meus e para a qual tinha convidado Slade. Expus a Slade que ficaramos satisfeitos, mesmo que s consegussemos o desvio da agulha, porm em condies tais que por completo convencesse a todos os assistentes. Slade prontificou-se imediatamente a acompanhar-me minha casa com as testemunhas que eu escolhesse. Chegados que foram, trouxe uma esfera celeste que tinha na sua base uma bssola. A nosso convite, Slade passou mo horizontalmente sobre o vidro que cobre a caixa que encerra a bssola. A agulha conservou-se imvel. Da conclu que Slade no trazia consigo m algum escondido em si. Em uma segunda tentativ a, imediatamente feita, a agulh a foi agitada de tal modo, que revelava a presena de g rande fora magntica. A observao decidiu o meu juzo a respeito do caso. Achava-me em presena de um fato que confirmava as observaes de Fechner e digno de futuras investigaes. Uma sesso se realizou imediatamente, tomando parte nela os professores Weber, Scheibner e eu. Enquanto procedamos a experincias idnticas s j mencionadas, repentinamente foi ouvido um estampido igual ao da descarga de uma grande bateria de Leyden. Virando-nos, com um susto, vi a queda do reposteiro com a sua galeria partida em dois pedaos. Os fortes parafusos de madei ra, de meia polegada de espessura, foram arrancados de cima e debaixo sem contacto algum de Slade. As partes rompidas estavam distncia de dois metros de Slade, que lhes dava as costas. Achando-se a cortina completamente destacada e estando as fibras da madeira paralelas aos eixos dos argoles, tambm de madeira, a ao da ruptura repentina s poderia ocorrer por uma fora atuando longitudinalmente. Esta manifestao de fora mecnica, to violenta quo inesperada, nos causou muita admirao e perguntamos a Slade o que significava. Ele contentou-se em

respondermos com um movimento de ombros, dizendo que algumas vezes, embora raramente, os fenmenos se reproduziam em sua presena. Enquanto falava, e ainda de p, colocou um pedao de lpis sobre a mesa e o cobriu com a pedra, com servi ndo a mo esquerda sobre ela. O rudo da escrita, na parte interna da pedra, se fez ouvir e quando Slade a virou, a seguinte frase achava -se escrita em ingls: Perdoem-nos o que se deu, no era inteno nossa causar danos. Ns nos admiramos ainda mais de have r-se reproduzido a escrita sobre estas condies, pois observamos com bastante ateno que as mos de Slade se conservavam completamente imveis enquanto escreviam. Na noite seguinte (sexta-feira, novembro de 1877 d ia 16), coloquei uma pequena mesa de jogar com qu atro cadeiras em um aposento em que o Sr.Slade pela primeira vez entrava. Depois de Fechner, o professor Braune, Slade e eu nos termos sentado e colocado sobre a mesa as mossas mos, tocando -se, ouvimos pancadas. Duas horas antes comprara eu uma ards ia nova e a marcara. Nela comeou a escrita do modo usual. O meu canivete, que tinha emprestado a Slade, para cortar um pedao de lpis, foi colocado sobre a ardsia e enquanto Slade colocava esta, parcialmente, sob a aba da mesa, o canivete foi repentinamente jogado altura de um p, caindo sobre a mesa, porm aberto. A experincia se repetiu por diversas vezes com o mesmo resultado. Para provar que o canivete no tinha sido projetado par movimento algum seu, Slade colocou sobre a pedra um pedao de lpis e para marcar-lhe a lugar traou uma pequena cruz. Imediatamente aps a projeo do canivete, Slade mostrou-nos a pedra e l se achava o pedao de lpis sobre a cruz que Ihe servia de marca. Um pedao de lpis foi colocad o entre as duas folhas de uma pedra bem limpa de fechar. Slade segurou a pedra sobre a cabea do professor Braune. O rumor do lpis na ardsia bem depressa se fez ouvir e quando a pedra foi aberta uma longa comunicao se achou nela. Enquanto se desenvolvia o fenmeno, uma cama que se achava por detrs de um reposteiro repentinamente se afastou da parede cerca de meio metro, puxando a cortina para fora.

Slade achava-se de costas para a cama e a mais de dois metros de distncia. O fenmeno nos pareceu to extraordinrio que W. Weber e eu resolvemos of erecer a alguns dos nossos colegas a oportunidade de o verificarem. Para esse fim dirigimo-nos no dia seguinte ao professor C. Ludwig e o informamos dos fatos. O interesse que ele manifestou pelo assunto me animo u a convidar a dois outros amigos a virem no dia se guinte domingo, 18 de novembro nossa casa e julgarem por si. Propus isso aos meus colegas os Srs. Geheimrath Thiersch, cirurgio, e Wundt, professor de Filosofia, com cuja escolha o Sr.Ludwig concordou. No dia 18 de novembro, domingo, s 3 horas da tarde, estes cavalheiros se encontraram em minha casa. Eu na vspera comprara uma mesa de nogueira em casa de um marceneiro de nome I. G. Ritter e a colocara em lugar da mesa da nossa ltima sesso. As pedras de escrever, singela e de fechar, que colocamos disposio de Slade, foram por ns comprados e marcados . Estiveram presentes sesso u nicamente os Srs. Geheimrath Thiersch, C. C. Ludwig e o professor Wundt. Depois de uma sesso de meia hora, deixaram o g abinete. Dos fenmenos por eles observados, s mencionarei o que me foi relatado pelo Sr.Thiersch: uma experincia idntica que se deu com o meu canivete e ainda a seguinte: nas folhas de pedra de fechar que Slade segurava com a mo direita, em cima da mesa e vista de todos, trs frases fo ram escritas em ingls, francs e alemo cada uma com letra diferente. A pedra acha-se em meu poder e oferece ocasio para verificar -se se houve preparao prvia. Deve-se ter em mente que os fatos aqui relatados de mo do algum pressupem terem os meus colegas formado idia da causa dos fenmenos. Estou plenamente de acordo com a opinio do prestidigitador da corte imperial, o Sr Bellachini, que diz: Declaro ser um ato de temeridade querer tirar concluso definitiva dos fenmenos de mediunidade do americano Sr.SIade em uma nica sesso (apndice B.) Slade nesta, mesma tarde voltou para Berlim. Toda quanto observamos em sua presena nos pareceu to interessante e digno de

investigaes futuras, que aceitamos com efuso a oferta do meu amigo o Sr.Oskar Von Hofftmann de convidar Slade a fim de demorar-se por mais tempo em Leipzig como seu h spede, resguardando-o da curiosidade pblica e conservan do-o inteiramente nossa disposio para as investigaes cientificas. Slade veio pela segunda vez a Leipzig na segunda -feira de 10 de dezembro ele 1877 e se hospedou em casa do meu amigo. Na manh seguinte, s 11,30 horas, veio minha casa. Coloquei a j mencionada mesa de jogar num gabinete que tinha quatro grandes janelas. Os professores W. Weber e Scheibner, Slade e eu nos sentamos imediatamente roda da mesa, que se achava no meio do aposento. Weber ficou em frente a mim, Scheibner minha esq uerda e Slade minha direita. As nossas mos se achavam sobre a mesa e em contacto. Sem que pessoa alguma esperasse, uma grande campainha, que tinha sido colocada sob a mesa, comeou a tocar e foi levantada com grande rapidez diante de ns numa distncia de dez ps horizontalmente sobre o soalho. Por algum tempo durante o qual fenmenos J descritos se reproduziram, uma mesinha fixa no portal sobre um gonzo se moveu com tamanha impetuosidade que atirou uma cadeira ao cho com grande rudo. Estes objetos se achavam atrs de Slade distncia de cinco ps. Ao mesmo t empo e a igual distncia uma pesada estante, cheia de livros, foi sacudida com violncia. Uma pequena caixa de termmetro, feita de papel, desapareceu, o que foi verificado quando Slade mostrou a depois de retir-la debaixo da mesa. Aqui e no que se seguir no mencionarei as repetid as vezes que apareceram frases escritas nas pedras. W. Weber: colocou sobre a mesa uma bssola fechada em vidro, cuja agulha podamos todos observar, tendo ns as nossas mos na mesa e unidas s de Slade. Decorridos cinco minutos, comeou a agulha a agitar -se violentamente, descrevendo arcos de 40 a 60 graus at que afinal virou completamente roda. Slade neste momento se levantou e se dirigiu janela, esperando que os movimentos da agulha, que eram muito violentos, continuassem o que, alis, no se deu. Quando, porm mesmo de p

ele colocou junto s nossas as suas mos, os movimentos da agulha recomearam, terminando por um movimento de rotao. Com o fim de procedermos a uma experincia com u ma harmnica, fenmeno reproduzido em presena de Home (descrit o por Crookes e Mugins), alm da campainha um elos meus amigos trouxe uma harmnica. A campainha foi colocada sob a mesa, como p ela manh, e Slade segurou a harmnica pelo lado sem chaves, de modo que o lado com o teclado caa ao longo da mesa. Enquanto a mo esquerda de Slade descansava na mesa, a direita segurava a parte superior da harmnica, que no tinha chaves; a harmnica de repente se ps a tocar e a campainha a soar violentamente por conseguinte sem pod er tocar o cho. Neste ponto Slade deu a harmnica ao professor Scheibner e lhe pedi u que a segurasse do modo que ele o tinha feito, sendo possvel que em suas mos ela tocasse sem o contacto de Slade. Apenas Scheibner segurou a harmnica, ela comeou a tocar e a campainha a soar exatamente como antes. Animado pelo resultado, Slade renovou as tentativas at ento infrutferas de fazer com que aparecesse escrita numa pedra segura por outra pessoa e em que ele no tocasse. Para esse fim ele passou uma das nossas pedras para o profes sor Scheibner, pedindo-lhe que segurasse com a mo esquerda sob a mesa, enquanto ele (Slade) a segurava com a sua direita, firme contra a borda da mesa. Entrementes Scheibner tinha a mo direita e Slade a esquerda sobre a mesa. Depois de esperarem por al gum tempo, Slade declarou que sentia um corpo mido tocar -lhe a mo, que segurava a pedra e ao mesmo tempo o professor Scheibner declarou sentir o contacto de um f eltro mido. Scheibner ento retirou a pedra que se achava bastante umedecida na sua parte superior, tanto no centro como nas extremidades em um dimetro de duas ou trs polegadas, como tambm as mos de Scheibner e as de Sl ade que tinham sustido a pedra. Enquanto nos admirvamos dos fenmenos da umidade, apareceu uma pequena mo pardo -vermelha sobre a borda da mesa em frente a W. Weber e visvel para todos ns, movendo -se com

muita vivacidade em todas as direes, desaparecendo ao cabo de dois minutos. O fenmeno repetiu -se por diversas vezes. Para certificar-me da elevao dos objetos acima do solo, suspendi uma bola de ao de cerca de trs quartos de polegada de dimetro por um retrs na parte interna de tubo cilndrico de vidro da altura de um p e do dimetro de meio p. A campainha assim formada foi colocada debaixo da mesa em lugar da outr a depressa comeou um alegre tinir de sons claros, produzidos pela bola de ao de encontro ao vidro. O fenmeno s se poderia reproduzir pela elevao da campainha, livre de todo o contacto. No dia seguinte, 13 de dezembro, Slade props que observssemos ns mesmos os movimentos da campainha debaixo da mesa e deste modo nos certificssemos que os movimentos se realizavam sem o contacto da sua parte. Para esse fim sentamo-nos afastadas da mesa cerca de um metro. Por meio de velas colocadas convenientemente , podamos observar tudo o que se passava embaixo da mesa. A campainha de vidro tambm foi a colocada. Algum tempo depois a campainha, sem interveno alguma de Slade, principiou a mover-se com vivacidade em sentido oblquo extremidade inferior, fazendo revolver a bola de ao contra o tubo de vidro. Naquela noite obtivemos escrita numa pedra de fechar, slidamente amarrada por uma corda e sem que pessoa alguma a tocasse. O resultado foi idntico ao obtido em S. Petersburgo e relatado pelo jornal ingl s The Spiritualist de 1 de mar o de 1878, que contm os seguintes pargrafos sob o ttulo: As Sesses do Dr. Slade com o Gro-Duque Constantino: Na ultima quarta feira o Dr. Slade acompanhado do Sr. Akasakoff e do professor Boutlerow organizou um sesso em presena do gro duque Constan tino. O duque os recebeu muito amavelmente e depois de alguns minutos de conversao as manifestaes comearam com ardor. O duque sozinho segurava uma pedra e obteve a comunicao escrita. O Gro duque j revelava interessar pelos ramos da cincia. Quando o tenente Maury se viu obrigado a fugir para os Estado Unidos durante a guerra civil

o duque reconheceu o valor de das suas investigaes sobre a geografia fsica dos mares e das correntes ocenicas e por isso acolheu e hospedou na Rssia. Dr. Slade acha muito ocupado em S. Peterburg e algumas vezes recebeu comunicaes em seis lnguas na mesma pedra. Os fatos supracitados so confirmados pelo testemunho publico do Sr. Aksakoff, imperial conselheiro: Eu como testemunha atesto que a escrita foi produzida em uma pedra que s o gro-duque segurava debaixo da mesa enquanto Slade conservava as mos sobre a mesa e no tocava na pedra. Slade teve a honra de ser convidado ainda para duas sesse s mais pelo gro-duque. Aksakof. A experincia supramencionada, que se r ealizou com o groduque, nunca a consegui nas minhas sesses no obstante o Sr.Slade com esse fim e por diversas vezes ter dado a pedra aos professores Weber e Scheibner. Em compensao a que se consegu iu na noite de 13 de dezembro comigo e com W. Weber ainda foi mais extraordinria. Duas pedras foram compradas por mim e marcadas. Amarramo-las juntas, tendo entre elas sido colocado um pedao de lpis de pedra de cerca de trs milmetros de dimetro; depois as colocamos numa mesa de jogar de nogueira. Enquanto W. Weber, Slade e eu nos achvamos sentados mesa e preocupados com a experincia da bssola, de repente comeou a escrita sem que ningum tocasse na pedra. Quando ns as separamos se achavam numa delas as seguintes palavras: Ns nos achamos dispostos a abenoar todo aquele que se sente inclinado a investigar um assunto to impopular como o Espiritismo na atualidade. Porm no ser assim para sempre e ele ocupar um lugar proeminente entre de todas as classes e espcies. A pedra tinha a marca H2 previamente colocada por mim. Aqui no se pode alegar prestidigitao ou preparo. A inda mais: a campainha grande, que se achava colocada debaixo da mesa grande do lado oposto quela em que me achava, foi colocada vagarosa e silenciosamente na minha no esquerd a que eu mantinha embaixo da mesa.

No lapso de todo esse tempo s mos de Slade se achavam sobre a mesa e os seus ps para um lado e nossa vista. Finalmente o Sr.Slade props uma experincia qu e provasse definitivamente que as pedras no tinham prepara o prvia. Ele tomou ao acaso uma pedra; colocou entre as suas folhas um pedao de lpis do tamanho de uma ervilha, segurou-a metade embaixo da mesa de modo que as aias mos pudessem ser observadas sempre e me perguntou o que queria que fosse escrito. Respondi-lhe: Littrow, astrnomo. O rudo da escrita imediatamente se fez ouvir e quando Slade retirou a pedra, as duas palavras se achavam distintamente traadas em letras garrafais e separadas. Se Slade no escreveu as palavras, no mesmo momento, que considerando a posio das mos e das letras, era impossvel tambm estas palavras terem sido previamente escritas, pois a mim mesmo elas ocorreram inesperadamente. Sexta-feira, 14 de dezembro das 11,10 s 11,40. Hoje uma das pedras por mim escolhida foi colocada aberta debaixo da mesa com um pedao de lpis. Slade tinha as suas mos sobre a mesa, ligadas s noss as; percebemos rudo de escrita e quando levantamos a pedra achava -se nela a seguinte frase: A verdade suplantar todo o erro. Em seguida duas bssolas, uma maior e a outra menor, foram colocadas defronte de W. Weber, ambas completamente encerradas em caixas de vidro. Como de costume, tocando -se, colocamos as nossas mos na mesa. Repentinamente a agulha da bssola menor oscilou violentamente at assumir um m ovimento de rotao, enquanto a maior apenas apresentava ligeiros indcios de agitao que pareciam provir de algum abano da mesa. Uma vez que se achavam fo ras operando, deixamos de parte a s ua origem, que tinha a faculdade de atuar sobre o magnetismo dos corpos. Propus a Slade que Fizesse magnetizar permanentemente uma agulha de ao no magntica; a princpio hesitou, julgando ser a tentativa impossvel. No entanto acedeu ao meu convite. Apresentei-lhe em seguida um grande nmero de agulhas de croch; W. Weber escolheu uma delas e depois de verificar no estar magnetizada, pois ambos os

plos da bssola eram atrados p or ela, a entregou a Slade, que a colocou numa pedra. Este em seguida ps a pedra embaixo da mesa como se preparasse para receber uma comu nicao escrita e aps, talvez quatro minutos, sendo de novo a pedra e as agulhas depositadas sobre a mesa, se achava esta to fortemente magnetizada numa das suas extremidades (e s nesta), que li malhas de ferro e agulha de coser se lhe aderiam com facili dade e faziam do mesmo modo a agulha de uma bssola girar totalmente roda. O plo desenvolvido foi Sul, pois o plo Norte da bssola era atrado e o Sul repelido. Ainda conservo esta agulha comigo, a qual pode ser experimentada a todo e qualquer tempo.

CAPITULO III Impresses Permanentes de Mos e Ps. Tentativas de Experincias Qumicas. Vista Anormal de Slade. Impresses num Espao Fechado de Trs Dimenses Aberto a Seres de Quatro Dimenses.

Como quase sempre em todas as nossas sesses os ps e as mos do Sr.Slade se conservavam a vista de todos ns. Percebemos como j o relatamos o contacto de mos debaixo da mesa e at vimos estas mos rpidamente. Desejei obter uma prova convincente da existncia delas. Para este fim propus ao Sr.Slade colocar embaixo da mesa um vaso de loua, raso, cheio de farin ha de trigo e que ele pedisse aos seus Espritos que antes de nos tocarem pusessem as suas mos na farinha.

Desse modo os traos visveis do contacto ficariam imp ressos em nossas roupas e ao mesmo tempo as mos e os ps de Slade poderiam ser examinados para se ver se tinham traos de farinha. Slade declarou-se sem hesita; pronto para a experincia. De fato coloquei embaixo da mesa um vaso de porcelana cheio de farinha de tribo. Ns a princpio no contvamos muito com o completo xito da experincia. Pouco depois senti o meu joelho agarrado por mo possante embaixo da mesa durante alguns segundos e no momento em que eu comunicava isto aos mais e me prepar ava para me levantar, o vaso foi empurrado um metro debaixo da mesa. Nas minhas calas ficou, em farinha de trigo, a impresso de uma mo grande e forte e na farinha de trigo eram bem visveis os traos de um polegar e quatro dedos com todas as linhas e dobras da pele: em toda a sua nitidez. Slade mostrou-se muito satisfeito com o resultado das experincias magnticas, especialmente com a das agulhas de croch, experincia essa muitas vezes por ns repetida. Ele em palavras calorosas mostrou o seu contentamento por haver conseguido interessar homens de Cincia sinceramente inclinados a aprofundar investigaes com o fim de estudar o dom to curioso que possua a ponto de com el e empregarem tanto tempo. Chegados a este ponto achei-me com coragem de iniciar experincias que eu propunha com o fim de apoia r a minha teoria de um espao de quatro dimenses. Desde que a experincia magnt ica provou que sob a influncia de foras que invisivelmente cercavam Slade, as correntes moleculares existentes em todos os corp os podiam ser desviadas, isto , alteradas no seu curso, circunstncia essa de que segundo as teorias de Ampare e Weher, principalmente, depend e a magnetizao dos corpos, e nutria a esperana de que uma experincia sugerida no primeiro volume dos meus Tratados Cientficos seria bem sucedida. Refiro -me experincia que se segue: A converso por meio da diverso de quatro dimenses das molculas do cido tartrco, que desvia o plano da luz polarizada para a direita, em cido racmico, qu e a desvia para a esquerda.

Com esse fim preparei um sacarmetro de polarizao simples, de Mitchell, cujo tubo continha uma soluo de cido tartrco. A diverso do plano de polarizao atingiu 5 graus. Eu pretendia que o tubo de vidro (200 milmetros de comprimento e de 15 de dimetro exterior), cheio da soluo, fosse colocado sobre a pedra, sendo esta ento segura por Slade embaixo da mesa como no caso das agulhas de choch que deviam ser magnetizadas, esperando depois da experincia encontrar o cido tartrco mudado em tecido racmico. Desejando em primeiro lugar fazer conhecer ao Sr.Slade a significao da experincia, comecei por explicar -lhe o aparelho, removendo o tubo e o efeito de dois prismas cruzados de Nichols. Pedi-lhe que, sentado numa cadeira, fixasse os olhos no prisma anterior e olhasse pelo aparelho para o cu. Esta experincia realizou-se em minha casa na manh de 14 de dezembro de 1877. Eu torcia vagarosamente os dois prismas e quando se achavam quase cruzados, perguntei a Slade e ele percebia obscurecer-se-lhe o campo visual. Com grande surpresa minha respondeu-me negativamente. Supus que se tivesse enganado com a luz lateral; por conseguinte dispus os prismas de modo que nem eu nem meus amigos podamos ver coisa alguma. Slade continuou a assegurar-nos que no notava a menor mudana na claridade do cu e como prova nos leu um trecho em ingls colocado diante dos d ois prismas cruzados, cobrindo o olho esquerdo com a mo. No me dei , porm por satisfeito com a prova. Na manh seguinte quando nos achvamos reunidos em minha casa muni-me de dois grandes prismas de Nichols para a reproduo de maior campo visual, aparelhados de modo a girarem rentes um sobre o outro e munidos de uma anteparo circular de tal maneira combinada com o s prismas, que os objetos no exterior s poderiam ser vistos atravs dos prismas. Ento lancei mo do um livro ingls: Faraday como Descobridor, de Tyndall , e sem que Slade visse sublinhei as seguintes palavras na pgina 81: A exploso de energia que tinha enchido os quatro anos precedentes de uma soma tal de trabalhos experimentais ficou na histria da Cincia sem paralelo. Quando novamente fiz Slade observar atravs dos dois

prismas, como no dia precedente, me disse ele no notar absolutamente diferena na claridade. Pedi-lhe que me lesse o tacho sublinhado, conservando o livro afastado dele cerca de meio metro. Para a nossa imersa admirao ele leu o trecho com o maior desembarao. Quando dez minutos mais tarde quis renovar a experincia, Slade informou-nos de que logo aps a experincia da manh notara uma inf luncia qual atribua mudana no seu estado. Encontr o certa afinidade entre o que se acabava de dar com Slade e o que se tinha dado em presena do professor Fechner com a sensitiva S ra. Ruf. Desistimos da projetada experincia com o acido tartrico vista da extraordinria prova que obtive. Eu tencionava lev-la a efeito mais tarde no prosseguimento das nossas investigaes. Reunimo-nos novamente em minha casa no sbado de 15 de dezembro de 1877, s 11 horas da manh. Enquanto de p tomvamos uma ligeira refei o no meu gabinete ele trabalha e conversava com Slade perto da, minha estante, distncia de uns vinte ps do fogo, sobre as experincias dos prismas cruzados de Nichols, a que Slade deu o nome de clarividncia, caiu repentinamente de cima um pedao de carvo de p edra do tamanho de um punho. Caso idntico deu-se meia hora mais tarde quando o meu colega Scheibner, conversando com Slade, estavam prestes a deixar a saia: um pedao de lenha em vez de carvo caiu do frro. Na manh de 11 de dezembro quando conversvamos , de p, depois da nossa sesso, estando eu ao lado de Slade, o meu canivete, felizmente fechado, voou pelos ares e foi bater na testa do meu colega Scheibner com alguma violncia, conservando -se ainda no dia seguinte a contuso visvel. Por ocasio de dar -se este fato achava-se Slade conversando comigo e de costas para o meu amigo e distante dele uns trs metros, no podendo ele, portanto ter atirado o canivete. Menciono este fato de passagem apenas por parecer -me pertencer ele classe dos fatos mencionad os. As experincias, no entanto que deixam aps si uma impresso permanente como , por

exemplo, a impresso no vaso cem a farinha de trigo, me parecem muito mais importantes. Afixei meia folha de papel de carta comum em um pedao de tbua de d imenses um pouco maiores; era a tampa de uma caixa que o Sr.Merz me havia remetido quatro dias antes de Munich com alguns prismas para espectroscpios. T endo passado algum tempo o papel Sobre uma lmpada de querosene, sem chamin, o enegreci e o coloquei embai xo da mesa roda da qual Weber, Slade e eu nos sentamos. Esperando obter sobre o papel a impresso de uma mo, como na vsp era, no vaso de Farinha, ns nos ocupvamos com a experincia magntica. De repente a tbua foi atirada abaixo da mesa a uma distncia de um metro e ao levant-la estava l impresso de um p esquerdo descalo. Imediatamente pedi a Slade que se levantasse e me mostrasse os ps, ao que ele acedeu imediatamente. Depois de ter examinado as botinas, examinamos as meias com o fim de verificar se a elas aderira qualquer poro de tisna, porm sem resultado. Em seguida fizemo-lo colocar o p num assento e verificamos medir o seu p do calcanhar ao dedo grande 22,5 centmetros, enquanto a impresso deixada sobre o papel media 18,5 centmetros. Dois dias depois, a 17 de dezembro, s 8 horas da noite, renovei a experincia com a diferena de que em lugar de usarmos. De uma tbua colei desta vez o papel sobre uma pedra que oferecia uma superfcie de 14.5 x 22 centmetros . Antes da sesso em presena de testemunhas enegreci o papel como j o explicamos. Fo i ento a pedra colocada sob a mesa, ficando para cima o papel tisnado. Decorridos quatro minutos e depois de ouvirmos o sinal usual, levantamos a pedra e l se achava impresso do mesmo p esquerdo que dias antes deixara a sua marca na tbua. Fiz reproduzir a marca fotogrficamente em escala red uzida. Vim, a saber, mais tarde pelo meu colega, o conselheiro Thiersch, que o papel tisnado para receber a impresso dos membros humanos j era usado para fins c irrgicos. Na opinio do conselheiro Thiersch, que com o fim de comparar com a impresso obtida em presena de Slade, tirara outras, a queda por ns obtida era de um homem que trazia os ps muito comprimidos pel as pontas

das botinas, de modo que como muitas vezes acontece ficava um dedo apertado entre dois outros. Assim um dos dedos no tocou o papel quando a p s deixou a sua impresso. O Sr.Thiersch mostrou-me a impresso de um p humano do quais s quatro dedos deixaram impresso sobre o papel. Para fixar estas impresses no pap el basta pass-las por uma fraca soluo alcolica de goma laca. Se algum supuser que o Sr.Slade seria capaz, ele prprio, com o seu p de produzir essas impresses, devemos admitir: 1. - Que ele tivesse podido descalar e depoi s calar as batinas sem o emprego das mos, que todo o tempo esteve sobre a mesa; - 2. - Que estava to certo da polio do papel, que sem para ele olhar e logo na primeira tentativa acertasse com ele. Devemos ainda considerar a pequena superfcie de uma pedra de escrever. Que o p de meia de Slade no tinha sido cortado, ns logo em seguida o verificamos. Isto foi insinuado por homens de cincia em Leipzig, que em observaes de pouca monta por mim feita no trepidaram em aceitar a minha opinio com absol uta confiana e, no entanto, em observaes srias como estas no hesitam em lembrar precaues elementares, que no poderiam deixar de ocorrer a qualquer nefito. Para anular essas dvidas (cujas explicaes por eles dadas so ainda mais extraordinrias que os prprios fatos), propuseram ao Sr.Slade uma experincia que de acordo com a teoria de quatro dimenses deveria reproduz ir-se com facilidade. De fato se os fenmenos por ns observados procedem de seres inteligentes, que ocupam no Espao absoluto lugares que em direo quarta dimenso esto prximos aos lugares ocupados por Slade e ns, no espao de trs dimenses, fechado por todos os lados, deve ser de to fcil acesso para eles quanto para ns, seres do espao de trs dimenses. Esse espao uma superfcie fechada por todos o s lados por uma linha, uma figura de duas dimenses. Um ser do espao de duas dimenses s pode conceber uma reta com uma nica perpendicular no respectivo espao de duas dimenses, a que pertence por natureza.

Ns pelo contrrio sabemos que h infinitas perpendiculares para uma linha no espao as quais coletivamente formam o lugar geomtrico bidimensional do plano perpendicular daquela linha reta. Por analogia podemos conceber s uma perpendicular para um pano; um ser de quatro dimenses poder conceber, no entanto inmeras perpendiculares para esse plano coletivamente formando o lugar de trs dimenses: ficar na quarta dimenso a perpendicular aquele plano. Pela nossa natureza como seres de trs dimenses no pode conceber o equivalente dessas relaes do espao, embora por analogia possamos idealmente admitir a possibilidade da sua existncia. A sua existncia real s podem ser deduzida de fatos observados. Com o fim de obter um fato observvel, tomei uma ardsia de fechar e na ausncia do Sr.Slade colei de cada lado meia folha de papel de carta enegrecido pelo processo j indicado. Fechei a ardsia e disse ao Sr.Slade que se a minha teoria de seres inteligentes de quatro dimenses na Natureza fosse bem fundada, seria para eles fcil deixar do lado interno da ardsia fechada a Impresso dos seus ps, resultado at agora somente obtido em superfcies abertas. Slade riu-se e achou isso redonda mente impossvel; mesmo os seus Espritos, a quem ele interrogou, pareceram muito perplexos ante a proposio, porm afinal responderam com a cautela costumada: Podere mos tentar. Para maior admirao minha Slade consentiu que eu colocasse a ardsia fechada no meu colo de modo qu e pudesse observ-la por todo o tempo. Estivemos na expectativa. Mais ou menos cinco minutos em plena luz do dia. As nossas mos como de costume se achavam ligadas sobre a mesa. Em seguida por duas vezes consecutivas senti uma ligeira presso sobre as minhas pernas sem ter percebido coisa aluma visvel. Trs pancadas sobre a mesa anunciaram estar tudo pronto e abrindo a ardsia achamos na sua parte interna, de um lado a impresso de um p direito e do lado oposto a de um p esquerdo e de fato do mesmo p que das vezes precedentes tinha produzido a impresso.

Os leitores devem imaginar como, depois disso, poderei tachar Slade de embusteiro e impostor. O espanto de Slade depois desse resultado ainda foi maior do que o meu. Pensem o que pensarem da minha teoria em relao existncia de seres inteligentes no espao de quat ro dissenses, ela no ser julgada intil como um ponto de partida para as investigaes no labirinto dos fenmenos espiritualistas.

CAPITULO IV Condies para as Investigae s. Homens de Cincia Anticientficos. Resposta de Slade ao professor Barrett.

Deixando de parte outros muitos fenme nos fsicos como movimentos violentos de cadeiras e outros, por terem eles sido minuciosamente descritos por alguns pesquisadores, passo a discutir, tratando-se de fenmenos rujas causas ainda no so d esconhecidas, at que ponto pode impor condies sob as quais desejamos que eles se reproduzam. Para a produo da eletricidade, na superfcie dos corpos, torna-se necessrio ar seco; uma atmosfera tmida faz abortar completamente o seu desenvolvimento. Por conseguinte aquela condio imprescindvel no pode ser prescrita a priori. Isto nos foi revelado depois de demorado estudo de fe nmenos que a Natureza oferece a nossa apreciao. justamente nesta circunstncia que o investigado: revela a sua perspiccia e penetrao, isto : sem perturbar o curso do fenmeno ele de tal modo dirige a sua observao, que compltamente exclui toda a possibilidade de erro ou engano. Teriam os primeiros

investigadores impostos condies s quedas dos meteoritos? Investigando novos horizontes cientficos, devemos sempre ter em mente as palavras: de Virchow, pronunciadas na ltima reunio de homens cientficos em Munich no seu discurso Sobre a Liberdade no Estado Moderno: O que exatamente me orgulha reconhecer a minha prpria ignorncia desde que, segundo penso, conhece mais ou menos quanto ignoro. Quando entro em novos terrenos cientficos, sempre digo a mim mesmo: Agora precisas novamente principiar a aprender. At que ponto o Sr.Virchow em pessoa faz uso dos preceitos de modstia que ele recomenda aos mais, podemos fazer idia pelas seguintes palavras do conselheiro! Aksakof As tentativas que promovi por intermdio do Sr.Witting, em Berlim, a fim de provocar um exame cientf ico dos trabalhos de Slade pelos professores Helmholtz e Virchow, falharam, e aproveitarei a oportunidade para provar com um exemplo como acertava quando dizia que encontraramos enorme oposio entre os sbios, mesmo sendo uma simples questo de exame de mediunidade, e isto simplesmente pela sua averso a esta e spcie de investigaes. Virchow de fato est disposto a ver o Sr.Slade, porm com a condio deste ltimo sujeitar-se a todas as suas exigncias. Aqui temos um homem de cincia que no conhecendo ainda o a -b-c do fenmeno que se prope investigar j que r no incio ditar condies! O primeiro passo, um passo em falso. Poder o mtodo ser adotado para o estudo de qualquer cincia natural? E quais eram estas condies? O Sr.Slade consentiria em ser amarrado de ps e mos e com uma sentinela a dois passos da mesa. Eis as condies de um sbio alemo de g rande nomeada! Quanta falta de lgica e quanta incongruncia! Admitamos que Slade se submetesse exigncia e a sesso fosse bem sucedida: o Sr.Virchow seria o primeiro e com ele toda a gente a dizer que o md ium no tinha sido amarrado, que a sentinela tinha observado mal e que a extrema habilidade do mgico os de snorteara. Numa segunda sesso,

o Sr.Virchow amarraria o mdium de outro modo e nomearia duas sentinelas; os mesmos resultados e as mesmas concluses . Na terceira sesso Slade seria amarrado ainda de outro modo, precaues mais engenhosas seriam tomadas - o mesmo resultado, as mesmas concluses e assim at o infinito. O Sr.Slade fez bem em recusar as condies do Sr.Virchow, que, impondo-as, revelou a maior ignorncia sobre o assunto que se propunha investigar. A histria dos diversos sistemas inventados para amarrar e torturar os mdiuns encheria um grosso volume. O Martirolgio dos Mdiuns um livro do futuro! O prof essor Virchow s precisa abrir o livro do coronel Olcott: Pessoas do Outro Mundo, pg. 39 para ver uma reproduo pitoresca do modo como os mdiuns tm sido tratados e torturados em nome da cincia . L se acha o mdium Eddy, com todos os dedos das mos amarrados por cordes, pregados no cho. Os dedos de Eddy, em virtude das ligaduras : que tem sido submetido durante anos, se acham comple tamente deformados. E por acaso as ligaduras convenceram algum. As condies impostas pelo professor Virchow dariam mesmo resultado. O grande mrito da Slade est em ter reduzido de muito as formalidades das suas sesses e de mod o que para algum convencer-se basta v-lo munido apenas de bom senso e de percepo clara. Do-se realmente os fenmenos em plena claridade e lhe seguram as mos e os ps e mesmo s em que toque os objetos sobre os quais os fenmenos de mediunidade devem desenvolver-se. Que mais querem? No posso furtar -me ao desejo de reproduzir a carta repleta de bom senso e hombridade que o Sr.Slade enviou ao Times em Londres em 3esposta a alguns p ontos que o professor Barrett enunciou em Dublin. Resposta do Dr. Slade a alguns pontos da carta do professor Barrett. Londres, 22 de lembro de 1876. Ilmo. Sr.

Na exposio do professor Barrett publicada hoje no Times, creio que ele se enganou, espero que sem inteno, quando diz: Slade fracassou quando tentou reproduzir escrita -direta numa ardsia fechada encerrada com um pedao de lpis numa caixa lacrada. Tambm fracassou quando lancei mo de uma caixa com passagem tortuosa para a introdu o de pedaos de lpis, conforme convinha suas fantasia, em experimentar obter uma frase escrita numa ardsia de fechar lacrada, porm o conseguiu quando o lacre foi retirado. Falhou novamente segundo um artigo do Spectator quando foi usado um cadeado de mola. Em lugar de ter experimentado obter escrita numa pedra encaixotada do professor, recusei formalmente proceder experincia. Declarei lhe que as no usariam e lhe expliquei o motivo. Ele instou muito para que eu tentasse a experincia e colocou sobre a outra ardsia que eu usava e coloquei tudo embaixo da mesa. Como esperava, no obtive resultado algum. Ele chama a is so um fracasso. O Sr. Simmons conta que o professor Rarrett, entrando na sala de visitas, lhe disse que o Dr. Slade se tinha recusado a usar as ardsias encaixotadas e que as tinha deixado ficar, esperando que ele (o Dr. Slade) mais tarde sabe resolvesse a tentar a exper incia. Tendo eu pelo menos 15 anos de experincia na demonstrao de vrios fenmenos ocorridos em minha presena, posso a rrogar-me o direito de saber quais as condies exigidas, ignorando , porm como se reproduzem. No me oponho a qu e tragam ardsias singulares de fechar, porm o ponho-me ao uso de cadeados, caixa, lacres e outras providncias. Considero-me to honesto e srio quanto aqueles que me procuram com o fim de investigar os fenmenos. Hei de continuar, pois a opor ao uso de to degradantes precaues, todas as vezes que me forem propostas. Chamo a sua ateno para o que a professora ainda escreve: Tomando uma ardsia, limpa em ambos os lados, coloquei -a sobre um pedao de lpis. Nesta posio a firmei com o meu cotovelo. Segurei uma das mos de Slade; as pontas dos dedos da

sua outra mo apenas tocavam a ardsia enquanto observava as mos de Slade, que visivelmente no se moviam. Bastante admirado fiquei ouvindo um som de arranhar que se reproduzia aparentemente no lado inferior da ardsia; quando a levantamos vimos que o lado que se achava voltado para a mesa estava completamente coberto de letras. Disse-me este ter obtido idntico resultado em outras ocasies. Ainda mais, um eminente amigo meu, cientista, obteve escrita em uma ardsia inteiramente em suas mos, estando s mos de Slade sobre a mesa. Sendo verdadeiro o que acima ficou dito pelo simples f ato dessa escrita ter sido obtida em uma ardsia fechada, prestaria mais fo ra a prova de ter sido ela executada por um agente de mim independente? Creio mais que os meus leitores concordaro comigo, que no. Por outro lado, se assim acontecesse, esse fato s serviria de incentivo a outros, que s concorreriam para embaraar a reproduo do fenmeno em vez de contentarem -se em observar os fenmenos como eles se apresentam. Em minha opinio seria o mesmo que cortar o fio e depois pedir ao telegraf ista que passasse o telegrama. Como violar as condies que a prtica me mostrou serem essenciais, nestas experincias, para obter -se um resultado positivo? Toda a vez que algum se me apresentar na qualidade de investigador da verdade, em vez de querer fazer passar por um impostor, terei o maior prazer de unir-me a ele, com o fim de irmos mais alm s nossas pesquisas. De V. Senhoria, etc., etc. Henry Slade Pela carta transcrita em que o mdium ingls to atroz injustamente caluniado chama a ateno dos nossos sbios modernos, de uma maneira to delicada e positiva, para as primeiras regras experimentais em cincias naturais, pode por enquanto o leitor chegar a formar uma idia do valor intelectual do homem que

foi condenado a trs meses de priso com trabalho peia acusao de fraude contra ele requerida por um novel sbio.

CAPTULO V Ns em uma corda sem pontas. Ulteriores Experincias. Materializao de Mos. Aparecimento e Desaparecimento de Objetos. Uma Mesa Desaparece e em Seguida Desce do Teto em Plena Luz.

O fundamento dos fenmenos fsicos acha-se no domnio dos fisicistas e se os homens do valor de W. Weber, Fechner e outros depois das mais completas investigaes experimentais confirmam publicamente a realidade dos fatos, evidentemente ser um at o de presuno por parte de pessoas alheias Cincia, a seu bel -prazer, aceitarem como fatos possibilidades absurdas de embuste e assim sem mais indagaes negarem a competncia desses homens em investigaes exatas. J descrevi pormenorizadamente as condies sob as quais os ns numa corda lacrada foram atados em presena de Slade e sem que pessoa alguma a tocasse. Toda possibilidade de terem sido os ns atados antes de terem as pontas da corda sido lacradas fica fora de toda a discusso. Deve interessar aos seus leitores sabe rem que quatro meses mais tarde a mesma experincia foi bem sucedida em Londres em presena de um outro mdi um. Sob o ttulo: Notveis Manifestaes Fsicas, o Dr. Nichols publicou o seguinte em duas cartas ao The Spiritualist de Londres em 12 e 19 de abri l de 1878:

NOTVEIS MANIFESTAES FISICAS

Pode parecer-vos fastidioso repetir fatos e acumular testemunhos, porm este me parece o nico meio de convencer os cticos. Alm disso, devemos admitir a possibilidade de cada vez que for publicado o The Spiritualist ir ter pelo menos um exemplar s mos de algum que pela primeira vez veja esta folha. NOTAVEIS MANIFESTAES FISICAS Por esse motivo relatarei alguns f atos novos para mim, embora para vs e vossos leitores no encerrem novidade. Estando eu h dias ocupado em meu, gabinete de trabalho, cerca das duas horas da tarde, veio a mim a governanta espavorida , pedindo-me que quanto antes fosse sala de visitas. Parecendo tratar-se de um caso urgente, corri escadas acima e achei a minha sala de visitas completamente revolvida. As cadeiras e o meu pesado sof achava-se de pernas para o ar e o meu grande piano de armrio completamente deitado sobre o soalho. As janelas esto a cerca de 4 metros do cho, ningum durante a manh tinha entrado naquele aposento; ningum poderia ter vindo da rua para fazer aquela caoada e com certeza ningum de casa o fez. Da minha escrivaninha posso ouvir todos os passos na sala de visitas e estou convencido de que ente algum visvel o poderia ter feito. Foram necessrios dois ho mens fortes para colocar novamente o piano onde antes se achava. O bouleversement parece -me ter ocorrido entre 1 e 2 horas enquanto a minha famlia tomava o lanche. Com eles achavam-se o Sr.W. Eglington, o Sr.A. Colman e a Sra. Nichols. Conta a Sra. Nichols que enquanto conversavam pancadas se faziam ouvir e a pesada mesa, co berta de pratos, sem que ningu m a

tocasse se levantou algumas polegadas acima do assoalho e a ssim se conservou enquanto verif icavam que todos os seus ps se achavam suspensos. Tudo isto pode ser muito comum em presena de mdiuns, porm o que se passou na sala de visitas em plena luz do dia, sem pessoa alguma perto, me parece novidade f ato notvel. Creio ter-lhe comunicar o fato de haverem sido cadeiras enfiadas nos braos de pessoas enquanto segurava firmemente as mos uma na outra. Isto to surpreend ente como o que relata o astrnomo alemo em Leipzig: amarrar ns numa corda, cuj as pontas se achavam previamente amarradas e lacradas juntas. Vi as cadeiras enfiadas nos braos de dive rsas pessoas em quem deposito a maior confiana; porm quis certificar melhor; para isso numa sesso recente amarrei os pulsos de duas pessoas com uma corda; no fim de trs segundos achava uma cadeira pendurada no brao de uma delas e a corda intacta. Segurei ento com firmeza a mo do Sr.Eglington e num momento uma das minhas cadeiras austracas ficou dependurada no meu brao. Isso sem dvida matria atravs da matria, porm se carne e osso atravessaram a madeira ou se por ela foram atravessados o que no posso dizer. No sbado por combinao prvia quatro de ns nos reunimos noite. Eglington, Colman, e Sra. Nichols e eu. Supondo poder obter alguma escrita ou desenho, coloquei uma f olha de papel e um lpis sobre a mesa. Estvamos em uma pequena sala bem iluminada. Ouvimos uma ligeira rudo num canto; olhando , vimos uma cadeira leve, de fundo de palhinha mover-se por si sobre duas pernas, balanando-se para diante e para trs e respondendo s nossas perguntas com os seus movimentos e finalmente se encaminhou para a mesa, se encostou aos meus joelhos carinhosamente e se portou em tudo como um ser dotado de locomoo e inteligncia. Foi um fato curiosssimo esse presenciado por quatro pessoas durante 10 a 15 minutos sem possibilidad e de ser levado conta de artifcio ou alucinao. Examinei a cadeira cuidadosamente, embora fosse isso desnecessrio, pois no pode haver maquinismo p ossvel que em tais circunstncias pudesse produzir o f enmeno. Em

seguida abaixamos o gs por alguns minutos durante os quais ouvimos por determinado tempo o ru do de um lpis e quando demos fora luz achamos na folha de papel traado o retrato de um amigo falecido e uma carta de mais de pgina com letra de uma querida filha nossa, cujo Esprito muitas vezes nos visita. At a presente data tenho de sua mo cinco desenhos e quatro cartas, no levando nenhum dos desenhos mais de dois minutos a ser traado. Nenhum artista vivente poderia fazer um igual em dez ou vinte vezes mais tempo. Os nossos leitores podem estimar saber que na noite de 7 de abril se reproduziu em minha casa na presena de seis pessoas, inclusive o Sr.Eglington e o Sr.Colman, o prodgio de se atarem n s em uma corda sem pontas, que tanto admirou o professor Zollner. Acho-me de posse da corda com as extremidades f ortemente amarradas e lacradas num carto de visitas meu e sobre o qual os dedos de todos os presentes descansavam enquanto cinco ns eram atados na parte central da corda. Abril, 12 de 1878. NS AMARRADOS NUMA CORDA SEM PONTAS Ao editor de The Spiritualist, 19 de abril de 1878. Ilmo.Sr. Sinto bastante no ter historiado to minuciosamente como devera a reproduo em Londres do admirvel f enmeno de ns atados em uma corda sem pontas. Permita-me, pois dizer-lhe que depois de ter lido no Daily Telegraph a narrao do professor Zollner, perguntei ao Esprito de meu amigo Joey se ele poderia reproduzir a experincia. Respondeu : Poderemos tentar. Cortei ento 4 metros de barbante comum do que uso para amarrar embrulhos grandes de livros, uni as duas extremida des com um simples n, passei-o por um buraco feito num meu carto de visitas, lacrei o n sobre o carto e pedi a um cavalheiro presente que sobre o lacre imprimisse o seu sinete.

No carto coloquei a minha assinatura e a data. Nova mente examinei a corda e verifiquei no ter n algum. Seis pessoas roda da mesa pequena. O carto lacrado foi colocado no centro da mesa e os presentes colocaram os seus dedos sobre ele, ficando o resto da corda pendurada at o cho. Essa posio foi mantida durante um minuto quando ouvimos as pancadas examinando ns e em seguida a corda. As extremidades conservavam-se firmemente atadas e lacradas e cinco ns achavam-se atados na corda com um intervalo de um p entre eles, no tendo a sua parte lacrada sado das minhas vistas u m s instante. Nenhum mortal poderia ter atado aos ns e desafio todos os filsofos e mgicos da Europa que atem idn ticos ns em idnticas circuntncias. Eis um fato que se poder provar em qualquer tribunal de justia e que todas as dimenses do espao no podero explicar satisfatoriamente. T. L. Nichos, mdico Passo agora a relatar dentre inmeras e bem sucedidas experincias com o Sr.Slade em Leipzig, de 4 a 10 de maio de 1878 as que em primeiro lugar apresentam uma modificao das experincias dos ns e que podem ser encaradas como uma confirmao experimental da realidade da existncia de uma quarta dimenso do espao. Durante a sua terceira estadia em Leipzig, Slade notadamente aceitou hospitalidade em casa do meu amigo. Von Hoffmann e aqui se demorou de 2 a 10 de maio. Com o fim de proteg-lo contra a indelicadeza do pblico ilustrado e do iletrado, assim como da imprensa e com o fim de impedir aqui a repetio da sua expulso, pela polcia a pedido do pblico, tivemos o cuidado, durante a sua segunda visita, de seqestr-lo inteiramente do pblico. Quanto s experincias que se seguem, eu as descreve rei em primeiro lugar para os fisicistas, isto , para homens cientficos, competentes para compreender as minhas investigaes e experincias fsicas anteriores, s quais durante vinte anos dei

publicidade em jornais cientficos. S estes podero formar uma opinio independente. Julgando meus trabalhos anteriores, poder avaliar a que ponto pos s merecer-lhes confiana, como investigador em Fsica. Quanto s pessoas a que, vista dos meus trabalhos passados, possa inspirar confiana, me abstenho de descrev er, com exagerada minuciosidade, desnecessria a homens cientficos, as circunstncias sob as quais foram observados os fenmenos que seguem. Suponhamos que, por exemplo, numa investigao fsica, como a dos fluidos eltricos, no desvio da bssola, algum f isicista querendo ridicularizar as minhas concluses, sugerisse a hiptese de ter eu , por exemplo, deixado ficar sobre a mesa um canivete magntico ou no considerasse as variaes dirias do magnetismo terrestre, etc., eu responderia: tais suposies seriam cabveis em relao a novatos em estudos de Fsica e para mim seria um insulto. Caso a insinuao proviesse de um colega eu julgaria abaixo da minh a dignidade como fisicista respond-la Quanto opinio de que precisamos impor as condies sob as quais deviam reproduzir-se os fenmenos, temos a ponderar que sendo este um terreno completamente novo para todos ns, como poderemos a priori impor condi es para a reproduo dos seus fenmenos? Chamamos ainda a ateno dos nossos leitores para a carta do Sr.Slade e para as observaes do Sr.Aksakoff ao Sr.Virchow, de Berlim, sobre os princpios primordiais de investigaes exatas. Depois deste prembulo necessrio, passo a descries de algumas investigaes por mim idealizadas para confirmao da minha teoria do espao. As experincias j descritas (17 de dezembro de 1878) dos ns na corda sugerem duas explicaes dependentes de espaos de trs ou de quatro dimenses. Na primeira hiptese deve ter havido a chamada passagem da matria atravs da matria ou em outras palavras: a5 molculas que compem a corda devem ter sido separadas em certos lugares e depois da passagem de determinada poro da corda novamente unida. Na segunda hiptese a

manipulao da corda estando de acordo com a minha teoria, sujeita s leis de uma regio do espao de quatro dimenses, tal separao e reunio molecular no se tornaria necessria. A corda passaria , no entanto durante a operao por certo nmero de torceduras que se tornariam visveis depois dos ns atados. Em dezembro esta circunstncia no me tinha chamado ateno e eu no examinara a direo e a espessura das torceduras. A seguinte experincia, porm, levada a efeito a 8 de maio deste ano, numa sesso que durou um quarto de hora, nos d uma soluo a favor da teoria do espao de quatro dimenses sem a separao das molculas. A experincia foi feita do seguinte modo: Cortei duas correias de um pedao de couro mole de 4 4 centmetros de comprimento e de 5 a 10 milmetros de largura cada uma com as suas pontas atadas como nas experincias com as cordas lacradas, etc. As duas tiras de couro foram colocadas separadament e sobre a mesa. Colocaram-se as cadeiras umas defronte d as outras e coloquei as minhas mos nas tiras. Slade sentou-se minha esquerda e colocou a mo direita de leve sobre a minha, todo esse tempo, vendo as correias em minhas mos. Slade declarou ver luzes saindo dos meus dedos e sentir um sopro fresco sobre as suas mos. Senti o sopro, porm no vi as luzes. Logo em seguida enquanto sentia ainda o sopro percebi ligeiro movimento das tiras de couro debaixo das minhas mos. Em seguida ouvimos trs pancadas e removendo as minhas mos achamos as duas correias atadas uma outra. As torceduras do couro so distintamente visveis. As correias no estiveram debaixo das minhas mos mais de trs minutos. Muito satisfeitos, eu e os meus amigos durante muito tempo examinamos as duas tiras de couro. Em seguida segurei eu mesmo uma pedra de escrever debaixo da mesa com o fim de obter a reproduo obtida pelo gro-duque Constantino da Rssia. Enquanto eu assim procedia, as mos de Slade, sempre visveis, se conservavam tranqil amente na mesa. Subitamente apareceu ante os meus olhos. Emergindo de sob a mesa, uma grande e robusta mo. Os dedos dessa mo se moviam com rapidez e pude observ -la com toda a ateno durante pelo

menos dois minutos. A mo era plida e de uma cor inclinada a uma verde azeitona. Enquanto eu observava Slade, a mesma mo por um movimento rpido agarrou com fora o meu antebrao por mais de um minuto. Como a minha ateno estava toda voltada em examinar a mo, nada posso dizer a respeito do brao. A presso que senti sobre o meu brao foi fortssima e antes do desaparecimento da mo senti na mo que sustinha a pedra embaixo da mesa to forte belisco, que no pude deixar de gritar. Com esta manifestao encerr ou-se a sesso. Para completar a narrao de fenmenos de mos visveis e tangveis, que ocorreram no ano precedente em presena dos meus amigos e colegas Fechner, Weber e Scheibner, mencionarei mais o ocorrido na manh de 15 de dezembro de 1877. Enquanto W. Weber e eu nos ocupvamos com Slade nas experincias magnticas, o palet de Weber foi desabotoa do debaixo da mesa, o seu relgio de ouro tirado do bolso do colete e colocado delicadamente sobre a sua mo direita, que se achava sob a mesa. Durante isso, que durou cerca de trs minutos e foi descrito em todas as suas fases por Weber, as mos de Slade se conservavam todo o tempo sob as nossas vistas. Esta sesso se realizou em minha casa, no gabinete j descrito. Aqueles que procurarem explicar os fenmenos aqui narrados e observados por diversas pessoas de confiana, atribuindo -os a membros fabricados de borracha, etc., tratam do assunto muito superficialmente, pois alm de procurarem explicar fenmenos que nunca presenciaram, provam ser de uma ingenuidade pasmosa. Que tais membros tangveis e visveis podem, debaixo de certas condies, deixarem visveis impresses como, por exemplo, na farinha de trigo e no papel tisnado, no pode haver a menor dvida. Creio ter ficado provado pelas experincias supramencionadas que fora do nosso mundo perceptvel de trs dimenses h seres organizados com todos os atr ibutos de corporeidade, podendo mostrar-se e sumir no espao de trs dimenses, no nos sendo possvel, devido nossa atual re cepo do espao, responder satisfatriamente de onde cales vm nem para onde vo. J relatei a

desapario e a reapario de uma pequena caixa de papel de termmetro e tambm a apario repentina de um pedao de madeira e outro de carvo em lugares onde estes corpos no tinham sido por ns colocados. Idntico e mesmo mais extraordinrio fenmeno sucedeu em Viena durante a estada de Slade. O baro Von Hellenbach escreveume: A desapario do livro foi muito superficialmente tratada no meu folheto, pois nele s me ocupei de fatos f ora do alcance de Slade, prevenindo a ponderao de ele f-lo de algum modo. O fato passou-se assim: Slade colocou sobre a ardsia em um ponto marcada o livro e um pedao de lpis, pondo tudo embaixo da mesa. O livro desapareceu e tendo sido procurado por toda a parte desceu por diversas vezes do teto at mesa, passando entre os globos do candelabro de trs luzes. Em uma destas vezes bateu em uma das correntes do candelabro. Projetado por uma das mos debaixo da mesa, teria sido impossvel descrever essa curva. Os braos de Slade estavam visveis e tranqilos e qualquer movimento das pernas seria notado. A experincia foi repetida por diversas vezes e a nossa ateno era a maior possvel. Considero como muito importante reproduo do fenmeno em sua presena porquanto se a ascendncia e descendncia do livro a meus ps provam existncia de uma fo ra mecnica imperceptvel, - os ns numa corda sem pontas, a existncia de um espao de quatro dimenses, assim tambm a apario e desapario do livro podem provar mais outra dimenso do espao, pode se assim dizer, na nossa proximidade, e de um modo to estupendo que em minha opinio no se pode duvidar de que a nossa aparente iluso no mais do que uma instruo tridimensional de um mundo polidimensional, a ns sugerido por uma organizao desconheci da. Se nas suas investigaes for feliz, peo-lhe que me comunique. B. Hellenbach

Recebi a carta acima s oito horas da manh de 5 de maio. Sem mencion-la a pessoa alguma, demonstrei na sesso desse dia desejos de novamente observar, como em dezembro, a desapario e a reapario de qualquer corpo de uma maneira frisante. Imediatamente Slade pediu a Von Hoffmann que lhe desse um livro e este incontinenti lhe passou um da estante. Slade colocou-o sobre uma ardsia e ps tudo debaixo da mesa, retirando logo em seguida a ardsia sem o livro. Procuramo -lo por toda a parte, porm em vo: o livro desaparecera. Decorridos cincos minutos, retomamos novamente os nossos lugares. Apenas nos sentamos, o livro caiu do teto sobre a mesa, dando-me na queda uma pancada sobre a orelha direita com alguma violncia. A trajetria do livro pareceu-me ter sido oblqua, procedendo de um ponto por cima e atrs das minhas costas. Durante essa ocorrncia, Slade achava-se sentado e imvel. Pouco antes ele asseverara como de costume nestas manifestaes fsicas que via luzes flutuando ou emanando dos corpos, apesar de nem eu nem meus amigos podermos perceber coisa alguma. Na sesso do dia seguinte claridade do dia devia eu presenciar outro fenmeno dessa ordem, ainda mais curios o. Como de costume, tinha-me sentado com Slade mesa de jogar. Defronte de mim estava como quase sempre uma pequena mesa redonda. A sua altura era de 77 centmetros o seu dimetro de 46 centmetros e o seu peso de 4 quilogramas. Depois de estarmos sentados durante um minuto, tocando -se as nossas mos, a pequena mesa comeou a oscilar vagarosamente, o que percebemos com facilidade. O movimento pouco a pouco se tornou mais pronunciado e a mesa pequena aproximou -se da maior onde nos achvamos, acabando por desaparecer embaixo desta, tendo os seus ps virados em minha direo. Esperamos durante um minuto sem s aber com o que podamos contar. Slade preparava-se para por meio da ardsia perguntar aos seus Espritos com o que deveramos ainda contar, quando me ocorreu examinar a posio da mesa redonda que, pensava eu, podia ac har-se

por debaixo da outra. Par a nossa surpresa, achamos o espao embaixo da mesa maior, vazio. No achamos traos da mesa redonda em todo o aposento. Contando com a sua reapario, sentamo -nos novamente e esperamos cerca de 6 minutos, quando Slade declarou ver as costumadas luzes flutuarem no espao. No obstante nada poder ver, segui instintivamente o olhar de Slade; repentinamente vi, na a ltura de cinco ps, a at ento invisvel mesa com as pernas viradas para cima, flutuando no ar e descendo em nossa direo. Conquanto tivssemos desviado as nossas cabeas, Slade para a esquerda e eu para a direita, com o fim de evi tarmos o contacto da mesa, na sua descida, apanhei to forte pancada que durante mais de quatro horas depois ainda sentia dores.

CAPITULO VI Consideraes tericas. Experincias projetadas para a prova da quarta dimenso. O inesperado na Natureza e na Vida. Transcendncia do destino em Schopenhaur.

As precedentes observaes de fatos ficam experimentalmente em contradio com o dog ma da imutabilidade da quantidade da matria no nosso mundo de trs dimenses. O dogma da constncia da substncia no pode tirar sua existncia dogmtica da experincia, mas somente dos princpios da nossa razo, as inerentes na idia, exatamente co mo na lei a priori da causalidade, isto , antes de toda a prova, as quais impem nossa

razo a tarefa de libertar o nosso entendimento de tal cont radio entre os fatos observados e os princpios da nossa razo. J demonstrei minuciosamente no primeiro volum e das minhas obras com que facilidade se pode resolver este problema, pela aceitao da quarta dimenso do espao. A mesa, que durante seis minutos desapareceu, deve , no entanto ter existido em algum lugar e a quantidade de substncia que a compe deve de acordo com o citado princpio de a razo ter-se conservado sempre a mesma. Se a palavra onde? Apenas designa um lugar e tendo sido empiricamente demonstrado que esse lugar n o pode estar situado no espao de trs dimenses, perceptvel para ns, segue que necessriamente at agora a resposta pergunta onde? Tornou-se uma resposta incompleta e, por conseguinte incapaz e necessitada de ampliao. E tambm como por este meio a concepo da justa posio se desenvolve pelo recurso da quarta dimenso do espao absoluto, o que por mim j foi minuciosamente demonstrado. Tambm no meu tratado d a Ao a Distncia, vol. I ,pg. 269, demonstro que o axioma da conservao da energia mantm todo o seu valor para o espao de dimenses. Em outro lugar disse: Se observar distncia de dois tomos e a intensidade da sua interao no nosso espaa de trs dimenses, como projees de magnitudes similares de um espao de quatro dimenses, uma mudana se operar na magnitud e, forma e desenvolvimento da fora cintica da projeo de trs dimenses (o corpo material), simplesmente pela mudana das posies relat ivas do objeto de quatro dimenses sem que as suas propriedades sofram mudana alguma. O axioma da conservao constante de uma quantidade de energia conserva assim pleno v alor para o espao de quatro dimenses. Ainda mais, considerando -se melhor, a base em que descansa a concepo do espao para as ocorrncias fsicas. As consideraes desenvolvidas no princpio d este tratado com referncia atual ou ideal base do espao , posso ajuntar as seguintes palavras de Riemann: O assunto dos postulados de Geometria em relao ao in f finitamente pequeno est em conexo com o p rincpio ntimo das

relaes no espao. Neste assunto que bem se pode dizer pertence ainda doutrina do espao, a observao acima tem a seguinte aplicao: Numa discreta diversidade, o princpio das relaes da matria j se acha compreendido na concepo da diversidade, ao passo que numa diversidade contnua este princpio lhe deve vir de fora. Desse modo, ou a realidade das leis segundo o espao deve formar uma discreta diversidade ou o princpio das relaes da matria deve ser procurado, investigado fora dela em foras combinadas, atuando sobre ela. A deciso desse assunto s pode ser resolvida transcendendo a at agora concepo emprica do fenmeno, cujo princpio Newton estabeleceu gradualmente, modificando o por fatos que a mesma lei no pode explicar. Investigaes que, como o presente, ultrapassa a concepo ordinria, concorrem para o progres so dessas idias que de outro modo que ficariam paralisadas devido s prevenes das tradies e assim impediriam o conhecimento da conexo das coisas. Isso levanos a terrenos de uma outra cincia, a Fsica, que a natureza do nosso assunto no nos permite invest igar. As palavras de Riemann provam incontestvelmente que ele, como um dos esclarecidos fundadores da teoria da concepo do espao ampliado, reconhecia como indispensvel aceitao do elemento fsico deduzido de fatos observados. Prossigo na descrio de mais algumas experincias procedidas em companhia do Sr.Slade, confirmando e ampliando as experincias j conseguidas. De modo a excluir o mais possvel o testemunho humana nestes fenmenos para ns inexplicveis, procurei propor experincias que deixassem efeitos duradouros. Para conseguir este desideratum, imaginei: I - Duas argolas feitas de madeiras diferentes, sendo uma de carvalho e a outra de nogueira, to rneada cada uma de um pedao de madeira inteiria. O dimetro exterior das argolas era de 10 milmetros e o interior de 74. Se introduzssemos essas argolas uma na outra sem soluo de continuidade, esse fato constituiria por si s um milag re. Por um

exame microscpico se verificaria a continuidade das fibras e tendo sido escolhidas duas madeiras diversas no se poderiam supor terem as argolas sido cortadas do mesmo pedao de madei ra. O fenmeno seria inexplicvel pelos nossos atuais conhecimentos de fsica e constituiria conseguintemente um milagre. II - Em certos produtos da Natureza a dis posio das suas partes, obedecendo a uma determinada direo, como p or exemplo, as conchas dos caracis torcidas para a direita ou para a esquerda, essa disposio poder ser alterada por uma torcedura de quatro dimenses. Premuni-me de grande nmero dessas conc has e pelo menos duas de cada qualidade. III - De um pedao de tripa sca (gut) cortei uma tira sem pontas da largura de 4 ou 5 milmetros e formando um crculo de 400 milmetros. O meu intuito era fazer dar um n nessa corda e um exame microscpico revelaria se ela tinha sido cortada. IV - De modo a demonstrar a chamada penetrabilidade da matria, que faz parte de todas estas experincias, encomendei na fbrica de vidros do Sr.Gotze desta cidade uma bola de vidro hermticamente fechada e de cerca de 40 milmetros de dimetro. De uma vela de composio cortei um pedao que coubesse exatamente no interior da bola. Indaguei do Sr.Gotze se ele julgava possvel fabricar-se uma bola como essa, encerrando no seu bojo sem derret-la pelo menos nas extremidades. Disse-me ele isso completamente impossvel. Mesmo independentemente dessa opinio creio no me arriscar a uma contradita afirmando que um pedao de vela colocado no interior de uma bola de vidro seria vista dos nossos limitadssimos conhecimento das leis naturais um milagre inexplicvel. Os preparos mencionados fcilmente deixam antever os fenmenos que eu desejava obter em presena de Slade. Tendo-me convencido em mais de trinta sesses efetuadas na presena de Slade de que ele absolutamente no fazia as co isas misteriosas que presenciei, eu no podia racionalnente pedir-lhe que me mostrasse tal e tal fenmeno. Muito menos razovel me parece impor

condies sob as quais os fenmenos para ele prprio inexplicveis deveriam reproduzir-se. Preferi, pois proceder para com Slade e os fenmenos exatamente como tinham procedido para com a natureza durante as minhas investigaes fsicas ou nas previstas que da dos meteoros, cujo acontecimento ocorreu quando a Terra cruzou a rbita do cometa de Biela em 27 de novembro de 1872. Conservei-me calmo e na expectativa do que deveria acontecer, esperando que a Natureza livremente me desvendasse os seus segredos medida que achasse conveniente de modo que no cegasse os olhos do meu entendimento com o esplendor da sua majestade, recordando-me das palavras de Goethe: Impenetrvel luz flamejante do meio dia, A Natureza no consente que se lhe rompa o v u. E o que ela por sua livre vontade no quiser Sem convite vossa alma desvendar, Vs no conseguireis arranc ar com alavancas ou sacarrolhas E de fato no conhecemos melhor com parao para explicar o modo que o destino conduz o homem para a revelao inesperada e sucessiva dos mistrios da Natureza. Raras vezes acontece o que ns de acordo com o nosso pequeno saber desejamo s. Se, porm no decurso de alguns anos examinamos o que se passou, reconhecemos cheios de gratido superioridade daquele que de conformidade com um plano sensato conduz os nossos destinos ao verdadeiro bem-estar da nossa natureza moral e a n ossa vida a uma harmonia geral. Volentem facta ducunt, volentem trahunt, diz um antigo provrbio freqentemente citado por Schopenhauer. Que a concepo intelectual da conexo ntima do nosso destino no nasce somente de um idealismo colorido pelo otimismo, porm se im pe poderosamente mesmo a um pessimista de faculdades intelectuais

bastante desenvolvidas, temos uma prova frisante no tratado de Schopenhauer: Desgnios Aparentes do Destino dos Indivduos.

VII
Diversos exemplos da chamada Passagem da Matria Atravs da Matria.

Depois desta digresso passo a descrever algumas modi ficaes efetuadas em objetos sem que fossem tocados por Slade. Em 3 de maio deste ano, s 8 horas da noite, durante uma sesso em que eu e o Sr.Von Hoffmann tomamos parte, se achavam sobre a mesa, alm de outros objetos, dois dos j mencionados caracis. Eu comprara ambos nessa manh a um mercador ambulante italiano, que negociava na feira de Leipzig. O caramujo menor encontrava se fcilmente aqui, o outro per tencia a uma espcie que, segundo o vendedor, que encontrara nas praias do Mediterrneo. Ele a meu pedido, escreveu o seu nome Capo Turbus (em latim Caput Turbo.) A abertura quase circular desse caramujo tinha um dimetro de cerca de 43 milmetros, ao passo que o menor media apenas 3 2 milmetros na sua maior extenso. Nessa noite sem inteno pus o caramujo maior sobre o menor, ficando este totalmente coberto. Isto se deu em uma sesso durante a qual se su cederam fenmenos totalmente diferentes. Quando Slade, segundo o seu hbito, segurou embaixo da mesa uma lousa, ouviu-se imediatamente um rudo como o da queda de um corpo slido sobre ela. Sendo retirada a lousa, sobre ela se achou o caramujo, que apenas um minuto antes estivera na mesa coberto

pelo outro. Desde que esse fenmeno se tinha produzido sem o concurso das nossas mos, a estava o que se chama penetrao da matria, que tem sido tantas vezes observado e desta vez to inesperadamente. Logo depois de ter o Sr.Slade retirado lousa de sob a mesa, segurei no caramujo com o fim de verificar qualquer alterao fsica que por acaso pudesse ter ocorrido. Surpreendeu -me ach-lo to quente que quase se me tornou impossvel conserv -lo entre os dedos. Passei-o imediatamente ao meu amigo, que verificou essa extraordinria mudana de te mperatura. Esta circunstncia parece me ser de certa importncia em relao aos fenmenos que se seguem. s 7 horas da noite de 9 de maio achava -me s com Slade no nosso gabinete. Os dois argoles de madeira e as j mencionadas tiras estavam ligados a um pedao de catgut(corda fina) de um milmetro de espessura e de 1 metro e 5 centmetros de comprimento. As duas extremidades do categute foram amarradas juntas e depois lacradas exatamente como as cordas. Depois de nos termos, Slade eu, sentado mesa, colo quei as mos na extremidade lacrada do categute. Decorados alguns minutos, Slade assegurou-me, como geralmente o fazia durante os fenmenos fsicos, que estava vendo l uzes e em seguida sentimos um cheiro de queimado como que procedendo de sob a mesa e fazendo lembrar o cheiro do cido sulfrico. Logo depois ouvimos um ligeiro rudo que vinha da mesa prxima como de pedaos de madeira chocando -se. Quando indaguei se devamos suspender a sesso, o mesmo som foi repetido por trs vezes. Em seguida abandonamos os nossos lugares a fim de verificarmos a causa do rudo observado. Com imensa surpresa achamos os dois argoles da madeira, que minutos antes se achavam presos ao categ ute circulando ao p da mesa pequena. O categute achara -se amarrado em dois ns soltos e o pedao de tripa dependurado sem alterao alguma. Muito satisfeito pelos resultados permanentes obtidos, chamei para o gabinete o meu amigo Von Hoffmann e sua mulher; Slade

caiu num dos seus transes habituais e me i nformou que os seres invisveis que o cercavam lhe comunicavam que, segundo o meu desejo, tentaram dar os ns na corda de tripa, mas que se viram obrigados a abandonar o seu intento visto estar corda em risco de derreter-se devido elevada temperatura e que isso poderamos verificar examinando um ponto branco que se achava na corda. Imediatamente depois da experincia fiquei de posse: da tira de couro e assim que Slade me fez esta revelao procurei certificar me. De fato l se achava o ponto branco indicado e quando tomamos um pedao da mesma corda o submetemos chama de uma vela o excesso de temperatura deu em resultado um idntico ponto branco. Esse fato, junto ao cheiro de queimado, notado durante a sesso e o aumento de temperatura verificado em outra experincia (a do caramujo) devem sempre ser recordados em futuras experincias de movimentes de quatro dimenses dos corpos. Se de acordo com a citada alternativa de Riemann a realidade regendo o espao deve ser investigada nas foras operando no mesmo espao, tambm poder tal aumento de temperatura ser produzido de igual modo pelo movimento de corpos condutores no campo magntico. Suponhamos que ignorssemos a induo magntica descoberta por Faraday e observssemos num espao limitado pelos plos de uma agulha eletromagntica, de outro modo imperceptvel para ns, o aumento da temperatura em corpos condutores em movimentos rpidos; isto nos pareceria to incompreensvel e misterioso quanto o calor produzido em corpos terrestres como nos exemplos citados por mudana de lugares de quatro dimenses. Sem dvida um intelecto fortemente desenvolvido, que por princpios metafsicos, isto , por princpios deduzidos pela razo, reconhecesse a necessidade e a significa o geral da lei de Weber para toda a interao dos co rpos, separados pelo espao, deveria ter inferido a existncia a priori da induo magntica de Faraday. Este encararia a elevao de temperatu ra dos corpos condutores nos seus movimentos uma confirmao emprica das suas dedues a priori e

desse modo inferiria a existncia real d e um eletromagntico, mesmo que nunca o tivesse visto nem lhe tocado. Pelo que ficou dito se v que a minha investigao projetada no se efetuou como esperei. Por exemplo, as duas argolas de madeira no foram encadeadas; em vez, porm disso em cinco minutos foram transportadas do categute la crado para o p da mesa redonda. Desde que o lacre no foi desfeito e o tabuleiro da mesa no foi removido, segue-se pela nossa atual concepo do espao que ambos os argoles de madeira atravessaram p rimeiramente o categure e em seguida a perna da mesa. Se eu fizer a pergunta, qual das duas experincias aos olhos de um ctico deve causar maior impresso, se a que eu projetava ou a que se efetuou; depois de refletirem, es tou certo de que optaro pela ultima. A prova fornecida pelas argolas encadeadas atuaria u nicamente sobre o botnico microscopista, para quem teria de apelar para provar no terem as fibras de madeira sido alteradas. Quo inteis , no entanto se tornam estes testemunhos na atualidade quando, no dizer de Goethe, a incredulidade se torna como uma superstio invertida paca a cegueira do nosso tempo. Vimos o modo por que os literatos de Berlim trataram o testemunho de Bellachini. Perguntaro por que em Leipzig foram as investiga es com Slade coroadas de to bom xito, ao passo que na Rssia a dos ns , por exemplo, nem uma s vez foi conseg uida, apesar de to desejada. Se considerarmos o desejo que Slade deveria ter para ver realizado um fenmeno to simples e convincente, as pessoas imparciais devem mesmo por essa circunstncia ver a prova mais forte de que o Sr.Slade no um impostor, que por meio de manipulao engendradas dava ele prprio os ns. Pois tal se esforaria para cada vez mais aumentar a sua destr eza de modo a poder enganar qualquer sbio. Como prova de no Ihes ter ocorrido to singela reflexo sugerimos justamente considerarem o mau xito da experincia na Rssia, como prova de no nos ter Slade enganado eis Leipzig. Recebi as seguintes linhas de um amigo cientista da Rssia a quem enviei o meu Tratado:

22 de fevereiro de 1878. Talvez possa a seguinte narrao abrir os vossos olhos. H dois dias em conseqncia da vossa carta, ami gos meus, cientistas, visitaram o Sr.SIade e lhe pediram que procedesse sua vista operao dos ns. A resposta d o Sr.Slade foi: este fenmeno s consegui duas vezes (Em Leipzig) Atualmente a minha mediunidade no se acha bastante forte. Depois disso ainda encarais o fenmeno c omo prova da quarta dimenso? Por diversas vezes tem sido ponderado por que motivo sendo as frases que aparecem nas pedras do Sr.Slade comunicaes de Espritos na sua maior parte to banal e at com erros ortogrficos? Tendo um professor particular de Filosofia de Berlim feito a observao, ponderei lhe que qualquer comunicao ultrapassando o atual horizonte dos nossos conhecimentos deve necessariamente parecer-nos absurda e incompreensvel e lhe citei as seguintes palavras de Litchemberg: Se um anjo discutisse conosco filosofia muitas das suas proposies, creio -o eu, nos haveriam de parecer como dois mais dois iguais a treze. Longe de compreender aquele novel filsofo perguntou -me muito srio e Com uma expresso da mais alta curiosidade se tais asseres apareceram algum dia nas lousas do Sr.Slade para confirmar a sua origem Anglica? Tomado completamente de surpresa por to ingnua pergunta, conservei o silncio e o olhei admirado. Ele j tinha escrito um livro sobre a teoria do espao. Sem responder-lhe, pensei de mim para comigo: Ters pouco que esperar; em breve descansars como professor de Filosofia no seio de alguma formosa universidade alem e ento acontecer com os teus estudantes exatamente como aconteceria conosco se um anjo discursasse sobre a filosofia. Litchemberg diz: Estamos num mundo onde um tolo faz muitos tolos, porm um homem sensato s consegue fazer poucos homens sensatos. Justamente o fato de terem aqui em Leipzig sido coroad as

de bom xito as experincia em presena de Slade, como prova da minha teoria do espao, encaro isto como prova da inteligncia superior desses seres invisveis que o cercam. Se sem me parecer pretensioso me incluo na classe dos seres inteligentes qual os homens pertencem, conhecidos sob o nome de homo sapiens, mesmo assim quisera ma is amplamente expor e mais detalhadamente explicar as minhas inve stigaes filosficas, porm somente queles a quem eu julgasse suficientemente instrudos. Numa sociedade de democratas -sociais, ou de cientistas alemes ou inglses, onde o Sr.Tyndall ou sir W. Thompson to fcilmente vendem os seus trabalhos, sim, mesmo na Academia Britnica, eu me absteria de falar das minhas investigaes acerca da minha teoria do espao. Fora eu, porm, um dos invisveis seres que flutuam em volta do Sr.Slade e fosse o meu mdium convidado para um exame cientfico pelos acadmicos de Berlim, ser fcil escrever numa pedra a s seguintes proposies: Somos joguetes das nossas molculas enceflicas ou O princpio vital na terra teme o seu incio de germes contidos nas concavidades glidas de uma pedra meterica. Tais proposies seriam acol hidas com alegria pelo Sr. Du BoisRaymond e pelo Sr.Helmholtz como prova evidente da inteligncia daqueles seres invisveis e trariam naturalmente muita honra e glria ao mdium. Como Esprito talvez eu fizesse esta caoada com os acadmicos de Berlim do mesmo modo que sir W. Thomson fez com a sua gente sem cincia num meeting de cientistas em Edimburg h sete anos. Porm, desde que no mundo superior dos Espritos a verdade tida como uma coisa sagrada, da qual somente Espiritos inferiores caoam pela minha comunicao pela ardsia eu seria ru de injria lei moral, de acordo com as leis da divina e eterna justia, o que traria em tempo o seu castigo . No poderiam essas condies ter obstado aos invisveis Espritos de Slade a exposio de seus tesouros em outro lugar, o que aqui em Leipzig foi feito com tanta e to surpreendente liberalidade?

Por ltimo podemos notar de passagem uma circunst ncia que no tem tanta relao com as qualidades morais e intelectuais dos Espritos invisveis, como com as dos m diuns visveis dos quais os Espritos carecem para as suas manifestaes. Tem sido alegado, como caracterstico desses mdiuns, que no obstante os mais surpreendentes fenmen os ocorrerem em sua presena, eles ainda assim quando se oferece ocasio procura m enganar aos demais, empregando para isso meios materiais que com todo o cuidado ocultam. Deve-se ter em mente o grande risco que corre quem assim procede e a completa diferena que se nota entre as manifestaes de um suposto mdium, isto , de um charla to e as manifestaes verdadeiras de um mdium de fa to. O mdium charlato no passa de um cleptomanaco. A mania bem conhecida. Em Berlim , por exemplo, havia uma senhora da ma is alta sociedade que tinha por hbito Entrar em lojas de jias e depois de f azer compras avultadas subtraa qualquer objeto por mais insignificante que fosse, porm logo que chegava a casa o devolvia infalivelmente. Tem-se notado em mulheres grvidas essa perverso dos instintos morais. Consideramos esses manacos compl etamente irresponsveis. Acrescentarei uma observao descrio detalhada da manifestao fsica ocorrida durante a primeira visi ta de Cad em 16 de novembro de 1877 em minha residncia e em presena dos meus colegas e amigos Weber e Scheibner ; refiro-me ruptura do reposteiro. Nesses fenmenos espritas, que se realizam em pres ena de mdiuns, o que sempre mais discutido o modo operante. Argumentam que os prestidigitadores alcanam idnticos efeitos em um teatro e, no entanto no nega ser apenas uma questo de ligeireza e de aparelhos, embora ocultem aos esp ectadores o modo operante. Este argumento baseia-se na pressuposio de que os recursos empregados pelos prestidigitadores se conservam dentro dos limites que de acordo com a experincia so prescritos aos s eres humanos, em relao sua organizao fsica. Se por exemplo um homem s tivesse que desenvolv er um ato de prestidigitao que necess itasse da fora de dois cavalos, o

argumento no seria mais admissvel desde que no houvesse um modo operante capaz de produzir o resultado. Em relao ao meu reposteiro, na manifestao j mencionada, felizmente posso apresentar argumentos convincentes. O material da galeria era pau de lamo. A fa zenda do reposteiro nova e comprada havia apenas um ano. U corte dos dois pedaos de madeira, longitudinal, os quais foram simultaneamente quebrados , de cima para baixo, era de 3m 142. De acordo com as experincias de Ettelwein. A fora do puxo necessrio para a ruptura longitudinal de tal pedao de madeira seria de 4,579 quilo s; desde que dois desses pedaos de madeira foram ao mesmo tempo partidos, para alcanar-se este resultado seria necessrio desenvolver -se uma fora igual a 4,579 quilos por 2. Para que se passa comparar o que se deu com a fora humana, transcrevo literalmente o que se acha no Dicionrio de Fsica, de Gehler, pg. 976 do vol. II: Os msculos da coxa conservam perpendicularmente o corpo, cujo peso pode calcular-se em 150 libras e desde que h msculos que suportarei 300 libras mais, temos 450 libras. Com o fim de mencionar alguns exemplos de fora extraordinria, citarei a de um homem que conheci, o qual sem preparo algum carregava seis ps cbicos renanos de trigo e em cima um homem. Subia com esse peso alma escada de oito degraus. S o peso que ele suportava podia-se calcular em 450 libras e adicionando -se o peso do carregador segue-se que as suas pernas suportavam um peso de 600 libras. H exemplos de fora ainda mais extraordinria, desenvolvido pela tenso dos msculos da coxa e como o citada por Desaguliers de um homem que com as pernas rebentara urna corda que aumentava um peso de 1.800 libras, e este como outros suspendendo do cho por uma tira de couro amarrada na cintura o peso de 1.900 libras com o simples esforo de retesar as pernas. J vi um Hrcules suspender 2.000 libras colocando -se dobrado debaixo de urna tbua sobre a qual o peso descansava, estabelecendo o centro de gravidade mais ou menos na altura d a cintura, apoiando

os braos nos joelhos e em seguida endireitando as pernas recurvadas. Os msculos em jogo nesse caso so, entre todos os do corpo , os mais adequados a suportar o maior peso e desse modo numa pessoa esto habilitados a maior desenvolvimento de fora do que nos ombros, ou de qualquer outro modo em que espinha dorsal tenha de ficar em linha reta. Conheci um homem que suspendia de cima de uma cadeira para cima de uma mesa, na ponta do dedo mnimo da mo direita e conservando sempre o brao estendido, um peso de 100 libras. Esse exemplo ainda no dos mais admirveis. Vi o Hrcules que suspendia as 2.000 libras agarrarem com a mo direita uma barra que se achava fixa, perpendicul armente, e com o brao estendido conservar o corpo no ar em posio horizontal seguramente um minuto. Comparando o que ficam ditos com a fora de 9, 914 q uilos necessrios para romper o meu reposteiro, ver que o mesmo Hrcules para obter idntico resultado teria necessidade de multiplicar a sua fora quase por 10 e aplic -la em posio favorvel. Desde que a fora em desenvolvimento para o transporte de peso em um plano no cavalo igual a cinco vezes a fora de um homem, para se desenvolver o efeito mecnico produzido em presena de Slade seriam preciso dois cavalos. E uma prova da lucidez de W. Weber e do alcance da sua teoria ter ele h trinta e dois anos passados imediatamente aps a discusso analtica da sua teoria (vide os meus Princpios de um a Teoria Eletrodinmica da Matria) escrito o seguinte sobre a fora cataltica na Natureza: Esta fora depende da quantidade das massas, da sua distncia, velocidade relativa e mais da sua acelerao relativa, que lhe vem parte pelo movimento j desenvolvido e parte por foras desenvolvidas por outros corpos atuando sobre eles. Parece-nos da que a interao direta entre duas massas eltricas no depende exclusivamente das prprias mass as e das relaes mtuas, mas tambm da presena de terceiros corpos.

Agora sabido que Berzelius j tinha previsto a dep endncia da interao direta de dois corpos da presena d e terceiro corpo e designou a fora procedendo desta combinao sob o nome de fora cataltica. Aceitando-se este nome, pode-se dizer que at os fenmenos eltricos procedem em parte de foras catalticas. Esta prova das foras catalticas em relao eletricidade no rigorosamente falando uma conseqncia dos princpios conhecidos da eletricidade. Assim poderia ser considerada se a estes estivesse intimamente ligada a noo de que Somente as foras pelas quais as massas eltricas atuam diretamente e m reciprocidade, distncia, fosse por essa causa determinadas. , no entanto concebvel que entre as fora s compreendidas sob os princpios descobertos h algumas desenvolvidas diretamente pelas massas eltricas umas sobre as outras, que, por conseguinte , no primeiro caso, de mdium interposto e ainda de todo s os corpos atuando sobre esse mdium. Estas foras, se o mdium fr retirado das nossas vista , poder com facilidade passar por foras catalticas, no obstante de fato no o serem. A concepo das foras catalticas deve pelo menos na sua essncia ser considerada modificada neste caso . Isto , sob a designao de fora cataltica deve-se entender uma fora exercida diretamente e que possa ser definida de acordo com uma regra geral por meio de certo conhecimento dos corpos a cuja in fluncia o mdium interposto se acha sujeito embora sem cincia. As leis fundamentais conhecidas da eletricidade do -nos uma regra geral para a determinao da fora cataltica neste sentido. Mesmo que se admitisse ser Slade um gigante e lhe atribussem faculdade de mover-se to rpidamente que es meus amigos Weber e Scheibner e eu no percebssemos, poder depois da exposio feita os cticos racionais pensar que o reposteiro poderia ter sido rompido por Slade. Porm para justificar o termo racional mencionarei que no dia seguinte ao da sesso estiveram comigo um colega e mais dois

amigas noutra sesso com o Sr.Slade. O meu colega com o fim de apaziguar a sua conscincia cientifica sugeriu a possibilidade de ter o Sr.Slade trazido consigo uma dinamite, escondendo -a debaixo de algum mvel e em ocasio oportuna ter -lhe chegado fogo. Esta explicao lembra a de um campons da Pomernia para explicar o movimento de uma locomotiva. Para atenuar de algum modo o terror que podia inspirar pel a primeira vez o aparecimento de uma locomotiva, o proco de uma aldeia de Pomernia procurou fazer compreender as suas paroquianas o que era o vapor. Quando assistiram passagem da primeira locomotiva, todos sacudiram incrdulamente a cabea e um deles disse: No, padre, dentro h cavalos escondido s. J observei no meu primeiro volume que no interior de todos os corpos h foras eltricas potencialmente latentes, que se fosse subitamente soltas poderiam produzir uma exploso, cujos efeitos seriam muito mais enrgicos do que os da dinamite. Eu j esc revi: Est provado que a energia eltrica existente em um miligrama dgua (ou de qualquer outro corpo) poderia se solta repentinamente, produzir o mesmo deslocamento que a exploso de uma carga de 16.7 quilos de plvora, no maior dos canhes at agora exis tentes, pode imprimir Q uma bala de 5,20 quilos. Em presena de um mdium, desenvolve -se o que se chama fora cataltica, fora esta at agora de ns desconhecida e que uma vez desenvolvida converte em fora ativa uma pequena parte da energia potencial armazenada em todos os corpos. H cinqenta anos passados no poderia um fisicista com impunidade afirmar publicamente a existncia provvel de foras at agora desconhecidas para ns sem sujeitar-se a ser enxovalhado por escritores annimos, srios, e isto se prova pelas seguintes palavras do ento professor de Fsica da Universidade de Meidelberg no ano de 1829: No poucos, e entre estes, conhecidos investigadores tm chegado concluso da existncia de diversas foras desconhecidas na Natureza e especialmente no homem. Certamente no se poder a priori negar a possibilidade da sua existncia, por cuja ao muitos fenmenos at agora desconhecidos do processo vegetal e animal

podem ser explicados. Mas tambm se deve recomendar a maior circunspeo e cuidado ao fisicista que se propuser investigar essa suposio. Da justia destes conselhos, quando referentes a homens da eminncia cientfica de Weber ou Fechner, especialmente por parte de literatos e pretensos homens de cincia, a posteridade julgar. Por enquanto nos consolaremos com as palavras dirigidas por Galileu a Kepler: Que idia fars tu dos mais eminentes professores do Ginsio de Pdua, quando souberes que lhes oferecendo o telescpio absolutamente no quiseres examinar nem os planetas nem a lua? Tais homens encaram a filosofia como um livro igu al Eneida ou Odissia e crem que a verdade no deve ser investigada na Natureza, mas simplesmente na comparao de textos. Como havias tu de rir quando em Piza o primeiro profe ssor do Ginsio de l tentou em presena do gro-duque arrancar com argumentos lgicos, como exorcismos mgicos, os planetas do firmamento! Kepler respondeu a Galileu: Coragem. Galileu, avante! Um pressentimento me diz que poucos dos eminent es matemticos da Europa se afastaro de ti, TO GRANDE O PODER DA VERDADE!

CAPITULO VIII

Fenmenos que se prestaras a investigaes. A sua reproduo em diferentes pocas e lugares. Experincias do Dr. Friese e do professor Wagner confirmando as do autor.

Devo observar que os principais f enmenos por mim obtidos em companhia de Slade (e desses justamente os mais notveis) j foram reproduzidos em presena de outros indiv duos com o dom da mediunidade e nas mais severas condi es. Esta circunstncia destri por completo a alegao de ser o Sr.Slade um intrujo, baseada apenas no Fato de ser ele um mdium profissional e, por conseguinte fazer disso um meio de vida como um mgico vulgar. O caracterstico dos fenmenos naturais poder provar se que ocorreram em diferentes pocas e locais. D este ma do fica provado que h certas condies gerais das quais dependem estes fenmenos. No discutamos se as causas so desconhecidas ou no e se podemos de algum modo concorrer para elas. A tarefa do investigador cientfico consiste justamente na descober ta e enumerao das condies sob as quais devem estes fenmenos naturais ocorrer. O mtodo por meio do papel tisnado por mim usado para demonstrar a impresso de membros h umanos se tornou de uma utilidade indiscutvel. O papel sujeito a este p rocesso torna-se como uma cmara escura fotogrfica, que pode ser colocada nas imediaes do mdium com todas as cautelas sem que ele o saiba, de modo a ardil uma impossibilidade. Por este meio o Dr. Friese de Breslau, em uma sesso com uma famlia daquele lugar onde se achava uma senhora mdium, obteve a impresso de uma mo sobre o papel colocado numa ardsia que estava sobre o fogo, coberta com um papel para proteger da poeira. A mdium sonambulizada viu distintamente uma figura a proximarse do fogo e colocar a mo na ardsia. A operao foi descrita pela mdium, embora o Dr. Friese e as mais pessoas nada vissem. Imediatamente aps o despertar da mdium, foi retirada a ardsia do fogo e encontrada a impresso da mo conforme ela descrevera. A m ais brilhante reproduo da minha experincia com papel tisnado foi a que se realizou no outono do ano passado com um mdium no profissional em S. Petersburb. O Dr. Nikolaus Wagner, professor de Zoologia e membro h onorrio da Universidade de S. Petersb urb, publicou em o nmero de julho do

Psychische Studien, com uma fotolitog rafia, a impresso em apreo. Transcrevo literalmente artig o para por ele tambm avaliar-se a oposio religiosa e eclesistica que hoje como no tempo de Galil eu procura impedir as investigaes cientfic as: Reproduo ele uma das experincias do professor Zollner com mdiuns particulares por Ni lzolaus Wagner, professor de Zoologia da Universidade de S. Petersburgo. A reao contra o movimento esprita seguiu o seu curso com a mesma violncia de toda a oposio fantica. Se a f cega o motivo do fanatismo religioso, tambm a direo deste sentimento em contrrio determinada por uma fora igualmente ilgica: ceticismo cego. Em uma e outra a causa a mesma: uma paixo excitada, resistindo a toda considerao calma e ajuizada. No p ode haver melhor prova ao que fica dito do que os ataques dos sbios contra aqueles dos seus colegas que tiveram a indesculpvel temeridade de convencer-se da realidade dos fenmenos mediunmicos e de publicar o resultado das su as investigaes. At carem em terreno esprita, os trabalhos e opinies d estes homens eram tidos como perfeitamente lgicos acertados e satisfazendo plenamente s exigncias, porm to depressa levam as suas investigaes s regies dos fenmenos medianmicos, encontram logo uma antipatia geral e isto mesmo antes de se pronunciarem favorveis a eles. Impelido por esta antipatia todo o raciocnio cega-se; procuram argumentos to ingnuos que se tornam absurdos. Em relao aos sbios e ao meu colega o professor Zllner, que ltimamente entrou em investigaes no campo da mediunidade, tem a mais ampla certeza do que dissemos acima. Convencido pela realidade dos f atos da mais completa objetividade dos fenmenos medianmicos, ele publicou o resultado das suas investigaes. Como no caso, porm das investigaes de Crookes e de Butlerow, foi ele tambm dado por suspeito e atriburam tordo prestidigitao bem executada e o nom e de mais um investigador consciencioso foi avolumar a lista dos cientistas enganados pelos chamados charlates.

Como todo o peso das acusaes recai puramente na suposta fraude dos mdiuns, no ser suprfluo confiar eu imprensa o resultado de algumas investigaes anlogas s de Zollner, que obtive com um mdium no profissional. Absolut amente no espero que esta narrativa como centenares de outras anteriores a esta, f aa a menor impresso na cegueira dos cticos, porm creio firmemente que servir para reforar a convico daqueles que, no sendo fanticos, no se recusam a convencer -se da verdade das coisas. Desde que a fora da evidncia depende principalmente da confiana que nos inspiram os mdiuns e das pessoas que compem a sesso, julgo essencial primeiramente considerar-se o fato e depois ilustr-lo com algumas asseres histrica s. Instigada por escritos meus e do meu coleg a Butlerow em certos peridicos russos, a famlia do engenheiro e qumico E.. em companhia de alguns amigos ntimos, resolveu certi ficar-se da realidade dos fenmenos medianmicos. Deve-se notar que na famlia j se tinham revelado casos de mediunidade, mas f oram atribudos a diversas causas tais como a alucinao e outras. Trs senhores assiduamente tomavam parte nas ses ses: a mulher do qumico, Sofia E . . ; a sua irm, A. . . M .. . E a sua amiga A. . . L. que durante anos professava a mais sincera amizade pela Sra. E . . . Destas, as duas primeiras eram dotadas dos mais extraordinrios dons de mediunidade. Todas as trs se faziam notar pelo seu arraigado sentimento religioso e qualquer embuste, mesmo para um bom fim, seria por elas reputado como um pecado gravssimo. As manifestaes desde o seu incio eram por elas encaradas como miraculosas, e disto tanto mais se persuadiam quanto mais os fenmenos se desenvolviam. A quarta senhora, que tamb m constantemente se achava presente, era a senhorita Catarina L . . . , uma das maiores amigas de Sof ia E . . . , esposa do qumico. No comeo das sesses esta nem em Deus acreditava. Todas as suas crenas eram materialistas. Ela su stentava os princpios do conhecido publicista russo o Sr. Pisaref como dogmas indiscutveis. O poder das manifestaes tornou-a indecisa e final destruiu por completo o seu ceticismo arraigado. Este pequeno grupo foi formado

com o firme propsito de demonstrar que as manifestaes medinicas no eram mais que ampliaes de fenmenos fsicos j conhecidos. Com este fim, roda da mesa de que se serviram e que se achava sobre descansos de vidro, foi corrido um arame, cujas pontas foram ligadas a um galvanmetro. Em lugar, porm do esperado fenmeno fsico a mesa logo na primeira sesso pediu insistentemente o al f abeto e por meio de pancadas com os ps da mesa foi soletrada a seguinte frase: - Eu sofro por no acreditares. - A quem se refere isto? - A Catarina L . . . - Quem voc? - perguntou L. . - Eu sou a sua amiga, a Olga N . . . Esta amiga querida, tambm incrdula, tinha morrido havia um ano e por isso Catarina L . Ficou muito admirada e comovida; pela comunicao dada pela mesa e que se referia a f atos s conhecidos de Catarina L. . . Convenceu-se ela da existncia da alma da sua querida amiga, embora em outro mu ndo. Desde esse momento a projetada experincia fsica foi posta de parte, as comunicaes tornaram-se cada vez mais claras e co nfirmaram cada vez mais a sua f na existncia de outro mundo. Esta crena em breve se tornou geral entre todos. Para demonstrar o efeito moral do fenmeno sobre todos, transcrevo aqui um extr ato do dirio de Catarina L. a mim comunicado depois da sua morte, que se deu algum tempo mais tarde. Maro, 29, 1876, 1.30 a. m. - Apenas nos tnhamos S . . . E eu retirado para dormir e deixado de conversar, ouvi umas pancadas na parede junto da minha cabea. A princpio pensei ser algum que subia a escada; passados, porm alguns minutos recomearam as pancadas com tal fora que S. Tambm as notou e me perguntou se eu havia batido. Ento ocorreu a explicao do fato. Provvelmente a minha amiga Olga procura-me - disse eu. Imediatamente soaram trs pan cadas seguidas e como que abaf adas.

- voc, Olga? - perguntei em voz alta. Trs pancadas regulares responderam-me. - Poderei dormir tranqilamente esta noite. Novamente trs pancadas se fizeram ouvir. 30 de maro, 6.45 da tarde. - Por que voc bateu ontem na parede Olga? - Espritos maus quiseram impedi -la de ir comunho. A princpio voc queria, depois desistiu do intento. Vim ontem, minha querida, preveni-la de que no deve obedecer-lhos. No poderei vir durante uma semana. Ten ho muitas ocupaes. Na tera -feira a visitarei de novo. - Se eu comungar vir ter comigo? - Sim e lhe farei um presente. - Que espcie de presente? - Um que poder mostrar a todos. - Quer dar-me no dia da comunho? - Sim, na igreja. 1 de abril. J me confessei. Aps a comunho tomei lugar entre os mais na igreja. Repentinamente veio ter s minhas mos um ramo de rosas brancas e musgo, amarrado com o to conhecido e querido cabelo da minha amiga. Era o presente prometido. Assim que voltamos da igreja nos sentamos mesa. A nossa amiga celestial j se achava entre n s. As suas primeiras palav ras foram: - Desejo a todos a felicidade. Sinto-me feliz por vocs; e voc est satisfeita com o presente? - Sim, mas que significao tem? - Puro amor, eternidade. No pude conter as lgrimas. 30 de abril, 10 horas. Sofia F. sentada numa poltrona e de repente ficou sonambulizada. Fomos prevenidos pelo Esprito. E m seguida urna mo apareceu-nos. A nosso pedido tocou as nossas e se aproximou dos olhos daqueles que no puderam v -la distintamente. Perguntei ao Esprito se lhe podia beijar a mo. Respondeu -me que iria p-la entre a toalha e a mesa e que a poderia beijar Por

duas vezes beijei a querida mo e me convenci da sua existncia real. Era uma mo de vivente e f lexvel. Dou estes detalhes para mostrar a amizade entre a f alecida e as pessoas que compunham o grupo. Repito que o dirio foi escrito unicamente para a prpria autora e e la com certeza nunca pensou que trechos dele viessem um dia a ser impressos. As pessoas que tomavam parte nas sesses no se interessavam absolutamente pelo Espiritismo, porm unicamente pelos fenmenos que presenciavam. Todos os fenmenos mediunmicos, tais como objetos em movimento, luzes, aparies de mos, e o utros tantos mais, reproduziram-se nas sesses. Freqentes vezes foram objetos trazidos para o nosso meio , como flores, cabelos e at fotografias de santos. Durante uma sesso a mesa foi completamente coberta de flores. Em outra ocasio a filha de Sof ia E . . . , uma mocinha de 14 anos, recebeu uma perereca em substituio outra que tinha morrido poucos dias antes Esse animal se conservou em seu poder por alguns dias, desaparecendo depois. Em uma ocasio o Esprito de Olga declarou que pretendia materializar -se e disse ser Sofia E. a mdium mais forte entre os presentes e que por seu intermdio se efetuaria o fenmeno. Na noite designada pelo Esprit o deitou-se a mdium em um sof e separada dos mais por uma cort ina improvisada com um chal, ficando, porm em parte visvel. A sala achava-se fracamente iluminada. Depois de ter a mdium adormecida, foi por diversas vezes levantada no ar, colocada no assoalho e outra vez colocada no sof. Depois uma figura coberta com um vu se erguer por detrs da cortina. Sossegada e calma, passou por cima da cortina e se dirigiu para a mesa onde se achavam todo s reunidos. Aproximou-se de Catarina L. abraou-a, beijou-a, tocou-lhe no rosto com as mos e desapareceu. Na seguinte sesso, que foi s escuras, o fenmeno se repetiu e Catarina L.. . Foi coberta com um vu, que ela conservou. Depois desses fenmenos as sesses quase cessaram. Admirados do que tinham assistido, todos supuseram ser um pecado

continuar as sesses, tendo obtido to irrecusveis provas do outro mundo, no obstante no e recusarem a receber comuni caes e conselhos; para esse fim usava dos meios comuns como pancadas na mesa e a psicografia. Isto durou cerca de um ano at o inverno de 1877, quando etc. por acaso me relacionei com a famlia do qumico E. . . Desejando obter alguma prova da objetividade e da realidade dos fenmenos, pedi aos freqentadores das sesses que me proporcionassem os meios de faz-lo. Obtive o seu completo consentimento, em hora as opinies de todos fossem abertamente contrrias s minhas. Quem mais achei contra mim foi Catarina L . . . , que como para compensar o seu materialismo passado era agor a ultra-ortodoxa e intransigente. Continuamente repetia-me que nenhuns dos fenmenos me convenceriam por serem questo de f e no de cincia. Durante a primeira sesso em que to mei parte, uma pequena mo se formou sobre a mesa, coberta por lima toalha. Em seguida, saiu ela debaixo da toalha, conservando -se na mesa por alguns minutos, depois se movendo vagarosamente tocava os rostos daqueles que para ela se inclina vem. Este foi nico fenmeno de materializao e o nico importante durante a srie das sess es que duraram at o f fim do inverno. Catarina L. Havia muito tempo sofria de um catarro crnico, que na ocasio, agravand o-se, se declarara em tsica. Ela ainda me fazia oposies de tal modo, que tivemos de desistir das sesses. Pouco depois, morria ela nos braos de Sofia E. entre as maiores provas de afeto e amizade. No outono de 1878 resolveram recomear as sesses. Depois de obtida a permisso de Catarina L. que observou que os fenmenos seriam recebidos com desconfiana, foram acrescentados mais pessoas ao grupo; o engenheiro -mecnico M. . . Era dos mais assduos e algumas vezes o mdico L . . . Tomava parte nas sesses. Logo na primeira sess o soubemos por meio de pancadas que podamos tentar a experincia do professor Zollner.

Sendo o fim de esta publicao confirmar aquela notvel experincia, no nos demoraremos na descrio de outros fenmenos mais ou menos notveis por ns observados. Tomamos uma lousa de f echar; na parte interna de cada lado fixamos com lacre um pedao de papel tisnado. A lousa foi ento amarrada com um barbante e as pontas, como os ngulos da lousa, lacradas e sobre o lacre afixado o sinete do qumico E. . . Por meio de pancadas, soubemos que a lousa deveria ficar sobre a mesa durante quatro sesses e ento impresses seria encontradas sobre o papel. No decorrer do fenmeno a lousa principiou a mover -se por si, j de um a outro assistente, demorando -se por algum tempo entre as mos de cada um. Na terceira sesso pediram-nos que selssemos a lousa com sete lacres com a impresso do sinete do qumico E. . . Perguntamos: - J h qualquer coisa na lousa? Responderam -nos: - No sabemos. Perguntamos-lhes se podamos abrir a lousa -Responderam-nos: - Sim, podem. Abrimos a Lousa e achamos o papel completamente em branco. Fechamo-la novamente, amassamo-la e lacramo-la com sete selos. Eu levei o sinete comigo. Na sesso seguinte movimentos v iolentos da lousa novamente se fizeram ouvir finalmente. Disseram-me que a colocasse sobre os meus joelhos. Assim o fiz e pus as mos em cima da mesa. Durante alguns segundos a lousa se conservou i mvel e pouco depois pareceu perceber que algum a tocava de leve. Em seguida fomos avisados por pancadas f ortes que podamos retirar as lousas. nossa pergunta: - H alguma coisa nela? Responderam-nos afirmativamente. Perguntamos-lhes se podamos abrir a lousa. Responderam -nos: - Sim, podem.

Riscamos um fsforo (a sala estava s escuras), abrimos lousa e vimos uma impresso de cada lado; do direito a impresso era de uma mo e do esquerdo a de um p. As senhoras mdiuns e o qumico e imediatamente reconheceram a mo de Catarina L..., que possua caractersticos particulares. Era grande e larga em demasia para mulher e o dedo mnimo muito curvo para fora. O p tambm muito grande no se pde acomodar todo dentro da lousa e esta impresso era muito ntida, embora no tanto quanto a obtida por Zollner. Para maior certeza esta impresso foi mostrada a um escultor que bem conhecia a mo da falecida e ele logo pergunta se a impresso era a mo de Catarina L. . .Ele supunha ter sido esta impresso obtida do seu falecime nto. Todos que tm assistido fenmenos mediunmicos sabem que muitas vezes promessas feitas durante as sesses no cheg am a realizar-se. No tendo certeza da realizao do fenmeno, preparamos a lousa sem esmero, no espalhamos o papel por igual sobre a lousa eminentemente. Se quando abrimos a pedra pela primeira vez tivssemos encontrado alguma coisa que nos desse a certeza de bom xito, teramos ento arranjado tudo com mais cuidado. Esta prova objetiva a encaro como suficiente para desviar toda a suspeita de ardil. Se fosse possvel evitar o sinete e abrir a lousa, seria impossvel imitar a impresso da mo. E com que fim prtico? Todos os que tomaram parte na sesso eram crentes; todos igualmente se interessavam pela experincia nenhum e to depravado a ponto de querer proporcionar uma mistificao. Na verdade seria uma crueldade para aqueles que conservavam como uma coisa sagrada memria da falecida. Aquela jovem era mais que uma parenta na famlia do qumico E. . . Ningum que visse a alegria das mdiuns, quando reconheceram a impresso da mo, poderia deixar de ficar sensibilizado. Todos se persignaram e choraram e encararam o fenmeno como um milagre. Depois do f enmeno algum presente

props pormos termo s sesses, visto no podermos esperar nada de mais objetivo, positivo e convincente. Propus que continussemos. As nossas sesses seguintes perderam todo o interesse das anteriores. Os fenmenos reproduziam-se fria e demoradamente. O Esprito de Catarina L.. . Declarou-nos que durante um ms no nos poderia aparecer. Outras circunstncias imprevistas ocorreram de modo que suspendemos as nossas sesses at poca mais favorvel; por u ltimo uma desgraa inesperada obrigou -nos a desistir delas por mui to tempo, talvez para sempre. Relatando esta simples histria com toda a singeleza, plena convico e f na existncia real dos Espritos, repetem que absolutamente ela no in fluir no ctico teimoso que se tornou escravo do seu julgamento a priori. Esta narrativa s pode tornar os cticos fanticos at o ponto de, mesmo admitindo a realidade dos f atos, procurarem uma causa ainda mais extravagante que a de Carpentier: irritao cerebral inconsciente. Para aqueles porem a quem o Espiritismo n o um resultado subjetivo do nosso crebro e dos nossos nervos e que conhecem a necessidade e a legitimidade da individualidade como a alavanca do desenvolvimento da humanidade e do bem -estar, esses encontraro nos fatos a prova e a confirmao das suas vistas. Estes fatos convenceram-nos mais que tudo da necessidade de alargarmos o domnio da cincia e dos seus mtodos e meios para as investigaes do mundo invisve l e desconhecido de cuja existncia tem em nossos coraes, desde a inf ncia, um pressentimento to claro, simples e fervoroso.

CAPITULO IX

Terico: As Quatro Dimenses As Experincias do Professor Mare. Prosseguimento das Experincias do Autor e de Slade. Moedas Transferidas de Caixas Hermticamente Fechadas. Clarividncia.

Continuando na exposio das experincias com o Sr.Slade, mencionarei em primeiro lugar as que imaginei como prova experimental da realidade de uma quarta dimenso. Entre elas no h nenhuma to instrutiva e convincente como o transporte de corpos materiais de um espao fechado por todos os lados. No obstante para a nossa intuio de trs dimenses este espao aparentemente no se a dmite outra sada seno atravs dos limites materiais. Na quarta dimenso esse espao pode ser aberto e d este modo o transporte dos corpos nesta dire o pode ser levado a efeito sem embargo das paredes materiais de trs dimenses. Desde que a chamada intuio de um espao de quatro dimenses nos falta como seres de trs dimenses, ns s podemos formar uma concepo desse proceder por analogia com a regio do espao imediatamente inferior. Suponhamos em um plano uma figura de duas dimenses fechada em todos os sentidos por uma linha e dentro da qual h um objeto mvel. S por um movimento no plano esse objeto no poderia sair do interior desse espao de duas dimenses seno por uma abertura na linha que a fecha. Porm se o objeto fosse cabaz de um movimento de terceira dimenso, necessitaria somente ser suspenso perpendicularmente ao plano para escapar-se e descer ao outro lado da linha. Para os seres de duas dimenses, essa ascen so seria tida por um milagre. Porquanto o corpo, que eles supunham estar completamente Fechado, devia ter desaparecido de certo lugar para reaparecer em outro.

No obstante fatos idnticos terem sido freqentemente observados em sesses espritas e publicamente atestados por homens inteligentes e dignos do maior crdito, em todo o caso, como prefcio s descries das minhas prprias experincias no posso deixar de mencionar o seguinte fato observado pelo eminente qumico e cientista americano universalmente conhecido e admirado, o professor Hare . Refiro-me descrita pelo conselheiro Aksakoff em Psyche Studien, editada por ele no nmero de julho de 1879 sob o ttulo Algumas Experincias do professor Hare em confirmao s do professor Zollner. Limito-me primeira experincia descrita em uma carta publicada em 1 de maio de 1858 por uma testemunha de vista: o Sr.Dr. S. A. Peters, que procurou o Dr. Hare no seu laboratrio com v fim de certificar -se da exatido de alguns fenmenos dados J publicidade pelo mesmo Dr. Hare. A carta foi dirigida ao editor de The Spiritual Telegraph nos seguintes termos: Filadlfia, 18 de abril de 1858. Senhor editor. Achando-me de visita nesta cidade, vindo do Estado de Missouri, aproveitei a oportunida de para visitar o professor Hare, a fim de verificar os progressos por ele feitos no estudo do Espiritismo. So provveis que em breve venha publicidade uma relao das admirabilssimas manifestaes espritas que se esto desenvolvendo no laboratrio do professor. Nesta confirmarei o que vi. O Dr. Hare, o mdium (um moo de 18 a I9 anos a quem pela primeira vez eu via, chamado Ruggles) e eu ramos os nicos presentes. O mdium sentou -se em frente ao espiritoscpio, que estava na mesa no meio do aposento. O Dr. Hare e eu sentamo-nos defronte e junto mesa. Depois de alguns minutos nos foi dito pelo instrumento que o Dr. Peters ponha dois tubas de vidro de metal russo na caixa. O Dr. Hare levantou-se e foi buscar dois tubos de vidro de 6 x 1 /2 polegadas, hermticamente lacrados nas extremidades e dois pedaos de platina do f eido de balas de espingarda.

Primeiramente examinei a caixa onde devia depositar os tubos. Achava-se sobre uma mesa em frente a mim. Assemelha -se a uma escrivaninha; era de dois ps de altura por meio de largura e tinha tampa que se fechava obliquamente com dobradias e f echadura. Nesta caixa coloquei os dois tubos de vidro e as balas de platina, nada mais havia nela. Fechei-as. Hare e eu sentamo-nos e o mdium continuou no espiritoscpio. Depois de um lapso de um minuto nos foi dito: Temos um presente para o Dr. Peters; ele que o tire da caixa. Dirigime caixa, abri-a e encontrei os dois pedaos de platina dentro dos tubos hermticamente lacrados. No comentarei o fato, apenas julgo do meie dever dar-lhe publicidade. No tenho outro inter esse seno tornar-me til aos meus semelhantes. S. A. Peters. Agora relatarei uma experincia por mim feita e que convenceu completamente da realidade do que cha mam clarividncia. Em 5 de maio de 1878, s 4, 1/2 horas da tarde, sentamo -nos mesa Von Hoffmann, Slade e eu. Alm de algumas lousas compradas por mim, havia sobre a mesa entre outros objetos duas caixas de papelo nas quais durante a estada de Slade em Leipzig eu pusera algumas moedas e grudara o encaixe com uma forte tira de papel. Eu j nessa poca esperava que as moedas da fossem retiradas sem que se abrissem as caixas. Esta experincia foi por ns abandonada em vista de nos acharmos muito preocupados com a profuso de fenmenos por ns observados. L1ma dessas caixas era de forma circular e dentro se achava uma moeda grande. Esta caixa estava grudada por uma tir a de papel, cuja largura era da altura da caixa e cujo comprimento excedia em muito a sua circunferncia. A outra era retangular, semelhante s em que se guardam penas. Nesta tinha eu colocado duas pequenas moedas. Como disse acima, desde 1877 eu tinha grudado s caixas e no tinha tomado nota nem do valor nem da data da cunhagem das ditas moedas e s podia certificar -me da sua existncia no interior das caixas pelo rudo que produziam quando as caixas eram sacudidas.

A que tinha sido encerrada na caixa grande era uma moeda de um tler (cinco marcos) na retangular, duas pequenas de cujos varres me havia esquecido inteiramente. Depois de nos termos sentado tomei das caixas e sacudindo -as certifiquei-me da existncia das moedas. Em seguida, Von Hoffmann e Slade fizeram o mesmo, perguntando -me o que pretendia fazer com as caixas. Em poucas palavras, decl arei-lhes o meu intento, dizendo que se os seres invisveis conseguissem, sem abrir as caixas, retirar as moedas q ue encerravam, seria uma das mais belas confirmaes da existncia da quarta dimenso. Slade pronto como sempre tomou uma lousa, colocou -a com a mo direita metade embaixo da me sa; ouvimos rudo de escrita e quando ela foi retirada, achamos nelas o pedido de mais um pedao de lpis. Em seguida Slade, que se achava minha esquerda, novamente colocou a lousa com os dois pedaos de lpis sobre a mesa. Depois de passados alguns minu tos, Slade olhando fixamente para um lado do aposento disse vagarosamente como que admirado e arrastando as palavras: Estou vendo, estou vendo. . . funt e mil oitocentos e setenta e seis. Eu no podia compreender o que isso significava; ao mesmo tempo Von Hoffmann e eu dissemos que funt Significava que 5 +1876 = 1881. Enquanto dizamos isto em tom de gracejo, ouvimos um objeto duro cair sobre a lousa que Slade segurava embaixo da mesa. Sendo a lousa retirada, sobre ela foi achada a moeda de cinco marcos com a data de 1876. Instintivamente agarrei a caixa em que estava moeda e em que durante todo este tempo pessoa alguma tocara; ao sacudi-la verifiquei que estava vazia. Como bem se de imaginar, a nossa alegria foi imensa diante desse resinado que prova a ex istncia da percepo direta dos objetos fora dos meios comuns da percepo dos sentidos. A isso no se poder chamar de leitura do pensamento pelo mdium, pois nenhum de ns, muito menos Slade, sabia a espcie de moeda que se achava encerrada na caixa nem a data da sua cunhagem.

Senti-me to satisfeito com este resultado que propus encerrarmos a sesso. Slade declarou-nos no se achar absolutamente fatigado pela sesso, que durara apenas dez minutos. Conservamo-nos mesa numa conversa animada sobre as sesses do gro-duque Constantino da Rssia e pedi a Slad e que nos contasse detalhadamente os fen menos nelas desenvolvidos e dos quais apenas soubemos pela lacnica notcia da imprensa. A vista do convite, Slade relatou-nos uma notvel experincia que se efe tuara em presena do gro-duque Constantino. Por acaso tinham sido colocados dois pedaos de lpis sobre a lousa; quando ele a colocou sob a mesa, um dos lpis escrevia para a direita enquanto 0 outro ao mesmo tempo escrevia para a esquerda. Imediatamente pedi a Slade que tentasse a reproduo da experincia em nossa presena. Esta lembrana me ocorreu por nos terem sido pedidos dois pedaos de lpis sem sabermos para que fim. Slade imediatamente colocou a lousa com os doi s pedaos de lpis debaixo da mesa e logo ouvi o rudo de escrita. Quando a lousa foi retirada, l se achava esta comunicao em ingls: 10 - Pfenings 1876 - 2 Pfenings - 1875. Que isto sirva de prova de clarividncia. Depois de nove dias necessrio que descanse a fim de evitar algum mal, a vs e ao mdium. Creia-me seu amigo. Imediatamente atribumos primeira parte desta comunicao s duas moedas que se achavam encerradas na caixa retangular. Ia abri-la depois de me haver certificado da existncia das moedas, sacudindo-as, porm mudei de resoluo e a coloquei novamente; no meio da mesa. Slade e Von Hoffmann sugeriram a idia de serem retiradas s moedas da caixa como pouco antes fizemos com a moeda grande. Apenas formulado este desejo, ouvimos a queda das moedas sobre a lousa. Segurei a caixa e a sacudi, pensando no conter ela coisa alguma. Julguem da minha surpresa vendo que dentro havia qualquer corpo, que absolutamente no podiam ser as moedas. J me preparava para abrir a caixa quando Slade, na firma do costume, ia interrogar, por meio da lousa, os seus Espritos. Apenas colocada lousa, ouviu-se o rudo de escrita. Na parte superior da

pedra estava escrito em ingls: Os dois pedaos de lpis de pedra esto na caixa. Realmente quando abrimos a caixa l se os encontravam. Os fatos acima so de grande importncia pelos seguintes motivos: 1. - Fica provado ter ocorrido escrita sob a influncia de Slade, embora ele ignore o seu sentido. impossvel que esta escrita se tenha realizado sob a sua inf luncia consciente, seja o modo operante qual for. 2. - A aparente passagem da matria atravs da matria fica provada de uma maneira indiscutvel. Para poder chegar superfcie da lousa, as moedas devem ter aparentemente atravessado no s os lados da caixa como tambm cerca de vinte milmetros, a espessura da tbua de carvalho do tabuleiro da mesa. Os dois lpis devem ter percorrido 0 mesmo caminho em sentido inverso para chegarem caixa. 3. - Por esta experincia tivemos uma prova robusta de clarividncia e de maneira dupla. A primeira vez com a moeda de cinco marcos. O contedo da caixa fechada apareceu sob a forma de uma imagem real na vista intuitiva de Slade. Ele viu os nmeros 5 e 1876. Da segunda vez este no foi o caso, porm o contedo foi comunicado por meio da escrita sobre a lousa. O contedo da caixa retangular dev e ter sido refletido em outra vo tridimensional intelign cia antes de poder ser esta imagem a ns transmitida por meio da escrita. Parece -me ficar provada a existncia de seres inteligentes para ns invisveis e a sua ativa participao nas nossas experincias. J demonstrei que o fenmeno da clarividncia fcil e naturalmente explicado pela quarta dimenso Pela eleva o quarta dimenso h um aumento do raio visual sobre as trs dimenses exatamente como pela elevao sobre a superfcie da terra, de acordo com as leis geomtricas h aumento do raio visual sobre as duas dimenses. Deste modo a alma de Slade estava de tal modo elevada na quarta dimenso que o contedo das caixas se lhe tornou visvel nos seus menores detalhes. No segundo caso, um daqueles seres invisveis da quarta dimenso nos olhava de to alto que o

contedo da caixa retangular se lhe tornou visvel e nos deu na lousa a sua descrio. interessante comparar-se a teoria da clarividncia aqui descrita com a feita por pessoas que se tornaram clarivide ntes por meio do chamado sono magntico com o concur so do magnetizados, de acordo com a teoria acima e com o princpio de continuidade. Vemos que o seu desenvolvi mento deve ser seguido de uma ampliao do crculo visual no espao de trs dimenses, isto , os corpos devem gradualmente tornar -se cada vez mais transparentes em completa analogia com o aumento numrico dos objetos, que percebemos pela contnua elevao acima da terra como , por exemplo, nos bales. Esta suposio acha -se confirmada pela descrio do mdium americano Davis, que assim se refere sua percepo durante o sono magntico: O meu horizonte visual comeou a alarga sse. Em seguida eu podia perfeitamente distinguir as paredes da cas a. A princpio pareceu-me muito escura e opaca em seguida porem se tornaram mais claras e afinal transparentes. Pouco depois eu via as paredes dos aposentos prximos que por sua vez se desf aziam como nvoa diante da minha penetrante vista. Agora podia ver a moblia e as pessoas na casa vizinha com a mesma facilidade com que via as que se achavam no mesmo aposento que eu. Neste momento ouvi a voz do presidente da sesso que me perguntava se podia ouvi -lo. Respondi-lhe afirmativamente. Perguntou-me em seguida o que sentia e se podia ver a lguma coisa. minha resposta afirmativa, desejou que eu convencesse a algum dos presentes, lendo o ttulo de um livro por baixo de outro s quatros ou cinco e de olhos fechados. Tendo -me amarrado um leno nos olhos, colocou o livro ao nvel da minha testa e li o ttulo sem a menor hesitao. Esta prova e outras mais foram obtidas por diversas vezes, ficando assim provada a vista independente dos rgos materiais. A minha percepo, porm continuou a desenvolver-se. A superfcie da terra em um raio de muitas centenas de milhas se tornou transparente como a mais cristalina gua. Eu via os miolos, as

vsceras e todo o sistema anatmico dos animais que naquele momento dormiam ou pastavam nas f lorestas orientais, centenas e mesmo milhares de milhas distantes do lugar onde me achava. Admitindo-se a descrio acima das representaes no campo magntico, pressuposta a condio de clarividncia e conservando se em mente que estas experincias tm sido repetidas e confirmadas de acordo com uma lei, por outros indivduos sob outras condies, no estado de vidncia, ver-se- em conexo com o sono magntico e com o aumento de durao e intensidade, aumento tambm de campo visual, de acordo com as leis de perspectiva em relao elevao sobre a terra. A verificao destas leis de perspectiva para a ampliao da intuio do espao, por mais uma dimenso, deveria antes ser tarefa de geometria, exatamente como os elementos de Euclides devem ser conhecidos dos f isicistas e astrnomos, artes de poderem compreender os fenmenos celestes no espao. Est provado que na nossa alma se desenvolvem as imagens etc., revestidas de todos os seus atributos. Desenvolvem -se, modificam-se e desaparecem sem a interveno da nossa vista fsica. Tais so os sonhos, as alucinaes e as iluses. Das causas que desenvolvem estas imagens nada sabemos e , por conseguinte s podemos apresentar hipteses. Porm se indagarmos de ns mesmos em que consiste a diferena entre essas imagens e as que so produzidas diriamente em n ossa vida por meio do rgo da vista, vemos que h mais regularidade, vivacidade e continuidade nestas ltimas. A causa pela quais essas imagens so reproduzidas ficar ignorada enquanto a sua homogeneidade no puder ser experimentalmente provada. Sabemos por experincia ntima que a nossa vontade pode at certo ponto por meio da chamada fora de imaginao reproduzir o nosso bel-prazer objetos da vista da nossa prpria alma. Neste caso reconhecemos a nossa prpria vontade como causa desta representao. Se, porm pudermos empreender experincias que nos insinuem a possibilidade da vontade de um indivduo, a seu bel-prazer, produzir imagens na alma de outro, estando estas imagens revestidas de todos os atributos da realidade,

ento por essas experincias f icaria provado que os fenmenos de um mundo real externo podem ser reproduzidos e evocados por uma vontade individual de concerto com a inteligncia em outro indivduo. Porm neste caso seria uma concluso necessria de acordo com a induo dos princpios cientficos aceitarem ta mbm uma causa quantitativamente igual para representa r a totalidade do mundo corporal real, isto , a vontade individual combinada com a inteligncia, embora excedess e essa vontade individual em qualquer proporo em fora e em inteligncia quantitativamente. Mantenho ser cientfica a deduo supramencionada e logicamente necessria e a nica possvel a um intelecto racional. Newton diz o mesmo no terceiro livro dos seus Principia, no terceiro Regular Philosophandi, nos seguintes termos: Ideoque e fectum naturalium ejusdem generis e odem assignandae sunt causae quatenus feri potest; utique respirationis in homines est in bestia; descensos lapidum in Europa et America; lucis in igne et in Sole; ref lexionis lucis in terra et in planet is: Por conseguinte s mesmas causas devem ser atribudos tanto quanto possvel os efeitos naturais da mesma espcie; como a respirao no homem e no animal; a descida de pedra na Europa como na Amrica; a luz num fogo como no sol; o reflexo da luz sobre a terra como sobre os planetas. O que resta resolver se a experincia po de demonstrar que a vontade humana ser capaz de desenvolver no crebro humano de outras reprodues a que chamamos objetos reais ou corpos. Estas experincias publicamente feitas pelo magnetizador Hansen tiveram um resultado to surpreendente e convincente que se torna impossvel duvidar da realidade da influncia da vontade inteligente de um indivduo sobre o outro. Conseqentemente o nosso entendimento obrigado de acordo com as leis da induo cientfica de Newton, no terceiro Regular Philosophandi, a aceitar uma vontade individual junto inteligncia como causa do mundo de representaes que nos cerca o mundo real externo ou natureza. Quais as leis que determinam diretamente esta influncia nos por ora de importncia secundria.

Isto deve ficar de p: que um indivduo dotado de inteligncia e vontade deve pressupor-se a causa do nosso mundo real de representaes. Devo aqui dizer que as indues acima no so novas nem tenho as primcias delas. A sua prioridade devem-se incontestvelmente ao filsofo ingl s Berkeley, contemporneo e discpulo de Newton. No seu clebre tratado Dos Princpios dos Conhecimentos Humanos, seo 33, Berkeley diz: As idias impressas em nossos sentidos pelo Autor da Natureza so chamadas coisas reais e as provocadas na nossa imaginao, sendo menos regulares, vividas e constantes so com mais propriedade chamadas idias ou imagens das coisas, as quais representam e das quais so cpias. Mas ento as nossas sensaes, embora vividas e distintas, no passam de idias, isto , existem na imaginao ou so por ela percebidas com tanta clareza como as idias do seu prprio desenvolvimento. As idias dos sentidos tm maior real idade nelas, isto , so mais fortes, coordenadas e coerentes que as criadas pelo crebro, porm isto no um argumento a f avor da sua existncia sem a idia. Dependem menos do Esprito de seres pensantes que os percebem do que so excitados pela v ontade de outro Esprito mais forte, no obstante so idias e certamente uma idia, fraca ou f orte, no pode existir sem um crebro que a possa perceber. De acordo com esta deduo, Berkeley na sua 30 seo escreve o seguinte com relao s leis da Natureza: As idias dos sentidos so mais f ortes, vividas e claras que as da imaginao; elas tm mais firmeza, ordem e coerncia e no so desenvolvidas ao acaso como geralmente as que so ef eitos da vontade humana, porm numa srie regular a admirvel conexo que da provm testifica o saber e a benevolncia do seu Autor. As regras aceitas ou mtodos estabelecidos pelos qual a nossa mente, da qual dependemos, desenvolve em ns a percepo dos sentidos so chamados leis da Natureza. Estas aprendem pela experincia que nos ensina que tais e tais idias so seguidas de outras no curso geral das coisas.

CAPITULO X

Uma Experincia Para os Cticos. Uma A posta. Censura dos Espritos. Um Resultado Inesperado. Objees Capciosas.

Para convencer as pessoas que no tomaram parte nas sesses com Slade, sobre os fenmenos a obtidos, especialmente o das lousas, lembrei-me do seguinte expediente: Comprei numa papelaria um grande nmero destas lousas de fechar do fabricante A. W. Faber, N.58, que internamente tm uma superfcie livre de 220 x 144 milmetro s e 6 milmetros de altura. A lousa fechada fica com dois lados da moldura to justos que se torna impossvel, sem abri-la, introduzir mesmo uma folha de papel. Na parte anterior e oposta quela em que se acham as dobradias, h duas espirais de lato que, quando a lousa est Fechada, serve de porta-lpis. Com uma destas lousas, na tarde de 6 de maio de 1878, dirigime residncia do meu colega Wach, professor de Direito Criminal desta Universidade e lhe expus a minha idia. O professor foi da minha opinio que se esta Lousa depois de bem lacrad a reproduzisse em presena de Slade alguma escrita, seria a prova indiscutvel de um fenmeno notabilssimo mesmo para aqu ele que no assistisse s sesses. O meu colega prontificou -se a tentar a experincia. A lousa depois de colocado dentro um pedao de lpis, foi fechada, sendo colada em cada cabeceira uma tira de papel de 35 milmetros e de 184 de comprimento.

Depois de grudado o papel, o professor lacrou os pontos afixando o seu sinete. Propus a aposio de mais dois lacres na parte anterior, o que o meu colega achou suprfluo, assegurando serem mais que suficientes s precaues j tomadas para prevenir qualquer embuste. Com esta lous a dirigi-me casa do meu amigo Von Hoffmann e lhe expliquei a minha inteno. F omos de opinio ser esse o melhor meio de bons mdiuns convencerem os incrdulos, tornando assim Slade a sua vida mais suave, ajustando estas lousas a tanto cada uma e devolvendo -as escritas. Compreende-se que toda a garantia de quem lhe enviasse as lousas repousava nas precaues que ele prprio tomasse. A segurana do lacre aceita mesmo pelas autoridades postais para a remessa de dinheiro. Depois da minha conversa com o meu amigo Hoffmann guardei a lousa que este meu amigo destinava s sesses. Slade nesta ocasio no se achava presente e s o vi noite na hora da sesso. Mostrando-lhe a lousa, expliquei-lhe a minha inteno e em seguida todos os presentes se certificaram do perfeito estado das lacragens e outras providncias. Depois de sentados roda da mesa sobre a qual havia uma vela acesa, Slade pegou na lousa, observando sempre os seus movimentos e perguntou-me se eu no desejava tambm afixar o meu sinete na pedra. Havendo sobre a mesa um pedao de lacre e tendo eu o meu sinete comigo, coloquei mais duas lacragens, tendo tido o cuidado de apertar o mais que fosse possvel s duas folhas da lousa que depois de assim lacradas seria impossvel passar uma folha de papel entre as partes que no tinham levado o lacre. Depois disso feito, perguntei a Slade se ele no houvera ainda tentado obter escrita em papel em vez de sobre a lousa. Sucede disse-me que no, porm tentaria agora. Tomei de meia folha de papel de carta de 291 mm x 143 mm, dobrei-a pelo meio e coloquei entre estas duas metades um pedao de grafite de 5 x 1 milmetro dos usados para lapiseiras. Ia colocar este pedao de papel debaixo d3 ousa quando Slade, que se achava em transe, props que se cortasse um pedao de cada canto do papel, a fim de verificarmos se era o mesmo papel depois da expe rincia.

Cortei dois pedaos dos cantos da folha de papel e guardei os no compartimento da minha bolsa em que guardava o curo. Depois disso, coloquei o papel debaixo da lousa sobre a mesa. Em seguida colocamos as mos na mesa, cobrindo eu com as minhas as de Slade. Durante alguns minutos nada sucedeu. Slade de vez em quando estremecia; porm n ada de novo se notava. Slade, impacientando-se, resolveis por meio da lousa interrogar os seus Espritos e para este fim colocou sob a mesa uma lousa e um pedao de lpis. Imediatamente ouvimos o rudo de escrita seguido das tr s pancadas. Quando ansiosamente lemos resposta, estava escrito: Procurem o papel. Levantamos a lousa e a papel havia desaparecido. Admirei-me do fenmeno, embora j tivesse presenciado diversos da mesma espcie. Por muitas vezes olhei para o teto, esperando ver descer o papel, talvez com alguma coisa escrita. Depois de esperar por algum tempo, pedi a Sl ade que perguntasse aos seus Espritos pelo papel. Pela lousa foi -nos respondido: O papel acha-se escrito entre as duas folhas da lousa. Muito satisfeito, imediatam ente tomei a lousa, sacudia e facilmente percebi o rudo de um papel no seu interior. Apesar de j ser tarde (cerca de 10,50 da noite), dirigi-me casa do meu colega Wach, a fim de faz-lo abrir lousa que ele houvera lacrado pela manh. No o encontrando em casa, deixei dito que voltaria pela manh. Passei pela casa do meu amigo Hoffmann e o preveni de que no tinha encontrado Wach. Decidimos pedir a este ultimo que fosse conosco casa do conselheiro Thiersch e l abrirmos a lousa. O conselheiro achava-se to empenhado nessa experincia que tambm nos forneceu uma lousa lacrada para mesmo fim. Eu tinha tanta confiana no xito sempre crescente da realizao dos fenmenos em nossas sesses que impensadamente firmara com o meu colega Thiersch uma aposta de 300 marcos. No caso de falhar a experincia, eu daria ao conselheiro um milheiro de charutos desse valor, o que ele imensamente apreciava; no caso de ganhar eu a aposta o conselheiro dari a a Slade 300 marcos. Pedi ao conselheiro que enviasse a sua lousa lacrada para

casa de Hoffmann na noite Em que em companhia de minha genitora fomos cear na casa do meu amigo, estando Slade tambm presente. Quando nos sentamos mesa mais ou menos s 8 ho ras me foi entregue a lousa e a mostrei a Slade, relatando-lhe a aposta. Notei logo na sua fisionomia que isso o tinha desgostado e ele me disse que tentaria obter que os seus Espritos escrevessem na lousa, porm desde j desistia de qualq uer lucro material e me pediu que fizesse o mesmo. Imediatamente escrevi ao meu colega prevenindo de que a pedido de Slade a nossa aposta ficava sem efeito. Relato este incidente para provar como so injustos os que dizem ser Slade um ganhador sem escrpulo e ainda para m ostrar moral dos seres inteligentes do espao de quatro dimenses, que coadjuvam a Slade. A comunicao foi dada em ingls e exatamente a que segue: Queridos amigos. Diante de vocs est um trabalho do maior interesse para toda a humanidade e ser melhor seguir o plano por ns oferecido de modo a me lhor desenvolver o bem que h de advir das suas investigaes. Nunca se gabem d este sagrado assunto nem apostem sobre ele. Ele uma lei no feita pelo homem, porm por Deus. Ns lhes traremos luzes to rpidam ente quanto puderem receb-ls sem correrem o risco de por ela se cegarem. Quando na manh seguinte apareci em casa do meu a migo Hoffmann com a lousa lacrada, Sl ade durante o almoo caiu inesperadamente em transe e de olhos fechados e com voz alterada se me dirigiu em ingls, dizendo -me o que encontraramos quando abrssemos lousa no pedao de papel que l se achava. Como quase sempre em casos idnticos Von Hoffmann anotou mais ou Slade dizia: Perseverai firmes, corajosos e imperturbveis, apesar dos voss os adversrios, cujos punhais contra vs desembainhados sero virados contra eles. A semente espalhada encontrar boa terra, o entendimento das pessoas boas, no obstante no poderem avali -la as naturezas mais baixas. No que testemunhas tes para o futuro outros descobriro novas belezas que vos esca pam atualmente. Para a cincia ser um acontecimento de importncia.

Ns nos alegramos em nos terem as condies atmosfricas sidas favorveis e em parte preparadas. No podem ter outra explicao seno, por exemplo, as que imediatamente precedera o sono. Em nenhum destes casos podem elas ser obrigadas. Muitos dos nossos atuais inimigos sero em breve vossos amigos como Carpenter, um dos mais importantes, cuja disposio antagnica j agora abalada ser em breve u m dos vossos companheiros de lutas. Quanto s manifestaes de ontem noite, achareis no pa pel trs frases em lnguas diferentes. H alguns erros em alemo e ingls. Na parte inferior, achareis crculos que demonstram as dif erentes dimenses do espao. Amanh pela manh Von Hoff mann dever tomar parte na sesso e noite alguma coisa de ex traordinrio suceder. Trs horas mais tarde achava -me com os meus colegas Wach e Hoffmann em casa do conselheiro Thiersch com o fim de abrirmos lousa lacrada todo este tempo sob a minha guarda. Aberta a lousa achamos dentro dela o parei que na vspera eu dobrara com o pedao de grafite completamente aluado sem denunciar amarrotamento por ter ido forado por uma abertura pequena. Isto se tornaria impossvel sem danificar o lacre. Dei-lhe uma resposta evasiva ele props-me tentar a experincia coroada de to bom xito na noite de 13 de dezembro de 1877 em presena de W. Weber. Aceitando o seu convite, amarramos duas lousas novas, ju ntas, depois de termos colocado entre elas um pedao de lpis. Lacramos ias bem. Em seguida colocamos essas lousa s na parte da mesa mais afastada de ns. Apenas isto feito, foi s lousas muitas vezes erguidas acama da mesa numa das suas extremidades, o que podamos fcilmente perceber por estar o aposento bem iluminado. Imediatamente a escrita comeou o que se percebia pelo rudo. Depois das pancadas do costume separamos as nossas mos, levantamos a sesso e nos dirigimos sala onde Von Hoffmann e suas senhoras nos esperavam. Em presena dessas pessoas foram as lousas desamarradas. Achavam-se completamente escritas em ingls. Eis comunicao

Isto uma verdade no para determinados indivduos, porm para toda a humanidade sem restrio de posio ou raa. Embora os que a investigam sejam insultados ou perseguidos, isso no retirar deles a verdade. Pelo f ato de um cego dizer que no v a luz do sol no quer dizer que o sol deixe de brilhar. O cego diz que o sol no brilha, porque ele no v a sua luz. O homem que diz no ser isto verdade o diz por no ter tido uma prova da su a realidade. No o censureis por isso, mas ajudai-o mostrando-lhe o caminho para esta verdade divina. Agora no podemos dizer mais por no haver espao. Continuai nas vossas investigaes, que recebereis a recompensa. Depois de aberta a lousa tirei da minha bolsa os dois pedaos de papel por mim cortados e mostrei aos meus colegas a sua adaptao perfeita. Todas as pequenas irregularidades das pontas condiziam to bem que no podia haver a menor dvida de terem sido cortados da mesma meia folha de papel encontrada dentro da lousa. Reproduzo com exatido possvel as frases que encontramos: Est provada a quarta dimenso? No estamos trabalhando com o lpis de lousa nem na lousa , o nosso poder acha-se agora em outra direo. A terceira frase era em lngua desconhecida. D este modo ficou provada a exatido do que Slade dissera sonambulizado a respeito do contedo da lousa, trs horas antes dela ser aberta. Se no fosse a precauo de ter eu sempre a lousa em meu pode r, poderiam desconfiar ter Slade introduzido o papel entre as suas folhas como foi o caso com os meus colegas Thiersch e Wache pelo simples fato de achar-se a escrita no papel e no na lousa. Eu que por diversas vezes j havia assistido a pequenas variaes dessas manife staes pedidas me sentia satisfeitssimo. Isto para mim tinha muito mais alcance que a escrita na lousa, pois tanto s como com o meu distinto amigo W. Weber me achava farto de comunicaes pela lousa. Esta ltima experincia foi muito produtiva nos seus efeitos. 1. - Por ficar provado poder obter escrita em papel.

2. - Por se ter obtido uma prova indiscutvel d:r penetrabilidade da matria. 3. - Prova esmagadora da clarividncia de Sl ade que no obstante no saber o que se achava escrito no pa pel encerrado entre as folhas da lousa nos revelou o seu contedo com a mxima exatido. Esta prova, mais que qualquer outra por ns at ago ra obtida, me convenceu da alta inteligncia e da disposio amigvel dos seres invisveis sob cuja direo estas experinci as se tinham realizado.

CAPITULO XI Escrita Atravs de uma Mesa. Uma Prova Decisiva da Escrita em uma Lousa Provando a Ausncia da Participao Direta de Slade.

O fenmeno fsico mais admirvel obtido at agora foi sem dvida o que demonstra a fac ilidade com que os corpos materiais so penetrados por outros. Assim uma folha de papel dobrada sem denunciar o menor amarrotamento aparentemente penetrou atravs de u ma lousa coberta no seu exterior por madeira. Na sesso de 9 de maio, das I 1 s 11,15 horas da manh, teve disto uma prova bastante evidente, isto , da aparente supresso da lei da impe netrabilidade da matria Logo ao sentarmo-nos mesa comeamos a conversar a respeito do poder dos seres invisveis e inteligentes por cujo concurso matria se tornava aparentemente to penetrvel quanto permevel.

Slade mostrou-se to admirado quanto eu dizendo que nunca cimo agora tinha obtido ocasio de observar o fenmeno com tanta liberalidade. Em seguida tomou duas lou sas e me pediu que segurasse uma em cima da mesa, outra embaixo, ambas contra o tabuleiro com a mesma mo com a mesma mo com a mesma mo com a mesma mo. Colocamos um pedao de lpis sob a lousa que se achava na mesa. Slade ps as mos na mesa e me pediu que colocasse sobre elas a minha mo direita. Apenas assim fiz, ouvi o rudo de escrita. Em seguida as pancadas anun ciaram estar concluda a escrita. Retiramos as lousas e muito naturalmente espervamos encontrar a escrita na lousa que se achava sobre a mesa tanto mais que ali estava: inda o lpis, mas imaginem a minha surpresa vendo a comunicao escrita na lousa que se achava sob a mesa e de encontro a ela. Nessa lousa se lia o seguinte: No faremos muito esta manh, desejamos poupar as vossas foras para logo noite. Precisamos de pa ssividade completa, do contrrio no conseguiremos o que pretendemos. A mesa no nos atrapalha absolutamente. Poderamos escrever assim mais vezes, mas no estais preparados para isso. Na noite desse dia realizou-se o surpreendente transporte das argolas de madeira (6 de maio de 1878) da corda do categute para o p da mesa. Na noite de 7, s 8,30 horas, fomos para o aposento e m casa do meu amigo Hoffmann para esse fim preparado; levei algumas lousas, coloquei-as sobre a mesa. Apenas sentado, Slade sonambulizou-se e de cabea erguida e voz alterada recitou to bela prece que nunca me esquecerei do efe ito que em mim causou no s pela sua beleza como pelo fervor com que foi ela recitada. A prece era uma petio a Deus, rogando -lhe que abenoasse as nossas experincias e que consentisse na feliz terminao dos nossos trabalhos para felicidade da humanidade. Slade como sempre ao acordar moveu a cabea de um fiado para outro e se levantou com um Frmito que lhe sacudiu o corpo todo e antes de abrir os olhos lhe es talaram os msculos do pescoo e

maxilares. Do que dissera sona mbulizado me garantiu no se lembrar. Os que tm assistido a experincias do magnetizador Hansen devem recordar-se do despertar desses magnetizados. A mesma impresso me deixou Slade ao despertar do seu: sono sonamblico. Slade ao despertar perguntou-me a que destinvamos as novas lousas que se achavam sobre a mesa.

CAPITULO XII

Uma Falha no Fio. Um Jato de gua. Fumaa. Fogo por Toda a Parte. Explicao Sobre a Hiptese da Quarta Dimenso. Uma Sesso com Luz Fraca. Movimentos de Objetos. Um Corpo Luminoso.

Continuo a relatar fatos por mim observados, que provam conexo ntima de outro mundo material com o noss o e podem servir de confirmao geral s numerosas observaes do Sr.Crookes e outros fisicistas. At agora em geral s tenho relatado o desaparecimento e o reaparecimento de corpos slidos. Os fatos que se seguem demonstraro a apario dos corpos fludicos a cuja apario o atual estado da Fossa concepo no nos permite responder pergunta de onde? A 7 de maio de 1878, s 11,15 horas da manh, depois de Slade e eu termos tomado os nossos costumados lugares, mostrei desejos de saber o que presenciaramos ness a sesso. Slade pediu-me que eu mesmo segurasse a lousa. Assim o fiz, segurando com a mo direita uma das mos de Slade. Apenas fiz isso, comeou a escrita. Nesta

ocasio confirmei uma observao j notada por mim: toda a vez que eu retirava a mo de cima da de Slade, a escrita parava, recomeando to depressa eu segurava no vamente a sua mo. Tendo sido dado o sinal de achar-se concluda a comunicao, retirei a lousa de sob a mesa e achamos as seguintes palavras no lado da lousa que havia estado contra a mesa: Amanh pela manh desejaramos ter con osco o baro H. Durante a sesso desenvolveremos uma nova fora e vos mostraremos o que eu podemos fazer. Amanh vos diremos mais alguma coisa com o mdium sonambulizado. Slade e eu levantamo-nos com o fim de procurarmos um pedao de lpis maior, porm neste momento fomos salp icados por uma espcie de chuvisco, que nos molhou li geiramente, ficando o assoalho todo respingado. Durou o fenmeno cerca de um minuto. Tendo ficado algumas gotas sobre as minhas mos, passando lhes a lngua notei que o seu gosto era o de gua pura. Devo mencionar que no aposento em que nos achamos no havia vasilha alguma com gua, embora no contguo a houvesse. Parece -me que este transporte de corpos lquidos de um aposento para outro pertence ao mesmo gnero de fenmenos que o transporte de corpos slidos. amos sentar-nos novamente mesa depois de secarmos as nossas roupas, quando o mesmo fenmeno se repetiu; desta vez , porm em maior escala. Agora o teto e as paredes do a posento ficaram tambm molhados e pareceu -me, a julgar pela direo da gua, proceder de diferentes jatos do meio do quarto ao mesmo tempo e de uma altura de quatro ps acima de nossas cabeas como se um jato fosse descarregado perpendicularmente sobre um plano e da espalhado em todas as direes. Eu j tivera ocasio de assistir ao mesmo fenmeno em presena de Slade ao qual assistiu tambm o Sr.Gillis, de S. Pertersbug. Este fenmeno efetuou-se na sala de espera do hoteleiro da estao da Estrada de Ferro da Turngia na qual pela primeira vez Slade entrava. No se pode por isso alegar ter havido preparo. Estes fenmenos tm sido testemunhados por diversas pessoas.

Na manh seguinte, s 11 horas, Von Hoffmann tomou parte na nossa sesso, sentando-se minha direita; Slade como de costume minha esquerda. Depois de obtermos algumas comunica es escritas, de repente vimos surgir de debaixo da mesa e de diferentes lugares uma coluna de fumo que a j ulgar pelo cheiro devia provir de cido sulfrico e salitre. Imediatamente olhamos embaixo da mesa e vimos uma tnue fumaa como procedendo de um f sforo riscado. Logo em seguida se repetiu o fenmeno, porm mais pronunciadamente. Slade props colocarmos uma vela embaixo da mesa para vermos se os seres invisveis seriam capazes de acend -la. Von Hoffmann tomou dois castiais com velas ainda no usadas e os colocou embaixo da mesa na parte mais dist ante de Slade. Juntamos as nossas mos. Log o em seguida surgiu fumo debaixo da mesa em todas as direes e um dos castiais surgia com a vel a acesa. Depois de alguns segundos, novamente baixou e quando examinamos embaixo da mesa l se achava uma das velas ardendo. Para certificar-me da ausncia de uma alucinao, tomei de um pedao de papel e o coloquei sobre a chama da vela, queimando assim um buraco. Em seguida tomei de um lacre, derreti -o na vela e o deixei pingar no papel e pus o meu sinete. Depois de termos acalmado a nossa admirao, sentamo -nos novamente mesa, colocando no centro a vela aind a aceso. Slade sonambulizou-se e de olhos fechados nos dirigiu as seguintes palavras que Von Hoffmann copiou: Tudo aquilo que no compreendemos estranhamos. Fogo em toda parte. Pensai no slex do qual o extrai. Ele existe em todos os elementos a roda de vos. Que esta luz seja o vosso farol no caminho das vossas investigaes, que seja ela o smbolo da luz que deve romper as trevas do mundo. A luz do crebro iluminar o vosso caminho! Esta noite entraremos em uma nova fase. Amanh de manh refaremos as nossas foras e noite vos mostraremos ainda outra fase se a atmosfera nos for f avorvel. Realmente os nossos amigos invisveis cumpriram a promessa de maneira admirvel. s 7,30 horas da noite achvamos tomando n nosso ch. Sobre a mesa estava uma grande lmpada. Slade sentava-

se em frente a mim com as costas para uma jane la que tinha as cortinas cerradas. minha esquerda do mesmo lado da mesa se sentava a Sra. Von Hoffmann e em frente a ela o Sr.Von Hoffmann. No contvamos com manifestao alguma; visto nunca termos assistido nada de notvel durante as nossas ref eies, excetuando movimentos da mesa, levantamento de c adeiras e pequenos fenmenos desta ordem. Repentinamente a Sra. Von Hoffmann deu um grito e disse ver na parede e na porta para a qual eu tinha as costas v oltadas o reflexo de uma luz clara que parecia vir de um ponto embaixo da mesa. Examinamos embaixo da mesa por toda a parte, mas nada vimos que nos explicasse a procedncia ela luz. Contand o que o fenmeno se repetisse, por diversas vezes olhamos para a parede e eu a fim de melhor poder apreci-lo voltei minha cadeira de lado. Pouco depois o fenmeno se repetiu e logo em seguida mais uma vez. A cor da luz era de um azul desmaiado como procedente de uma lmpada eltrica repentinamente acesa. Para mim o que se tornava mais notvel era serem os ps da mesa ntid amente projetados, no obstante, conforme a ob servao que em to curto espao de tempo pude fazer, os ps de a mesa ser do mesmo tamanho que a sombra projetada. No obstante eu poder considerar o fenmeno como um fato no provado cientificamente em razo de falta de precaues cientficas, em todo o caso considero meu dever cientfico consign -lo de modo a provocar a ateno de futuros observadores acerca de um fato to notvel. Se por exemplo a origem dessa luz fosse um ponto luminoso embaixo da mesa, a sombra dos ps d'a mesa deveria de acordo com a lei da projeo das sombras ser muito maior na parede que os prprios ps da mesa, o que qualquer pessoa pode verificar colocando uma vela embaixo de u ma mesa que tenha muitos ps. O tamanho e forma de uma sombra projetada aproximam -se como todos sabem tanto mais do tamanho e forma do objeto que os projeta quanto mais afastado se acha o foco luminoso; ou em outras palavras quanto mais prximos se acham os raios do paralelo. A

nitidez das linhas da sombra nos oferece ainda uma infe rncia do tamanho do foco luminoso. Se por exemplo o dimetro aparente do disco do sol fosse vinte vezes maior do que de fato , as sombras projetadas pelos corpos opacos durante o dia seriam muito mais: apagadas nas suas extremidades do que de fato o so. Independente dos fenmenos de refrao um corpo projeta uma sombra exatamente do seu tamanho se os raios luminosos procedem de um ponto infinitamente remoto. Desde que, como no caso presente, as sombras dos ps da mesa eram perfeitamente idnticas em forma e tamanho aos prprios p s, segue-se que os raios luminosos que produziam aquelas sombra s deviam proceder de um foco: I. - De um tamanho aparentemente muito diminuto; 2. Estando a grande distncia. Lugar algum embaixo da mesa satisfazia segunda condio. Tendo tambm o rest o do aposento sido examinado e mesmo a distncia da mais rem ota parede da sala, no satisfazendo s condies, o dito fenmeno exige outro ponto de partida que no pode ficar nos limites do espao de trs dimenses. Esta contradio resolvida to depressa admitamos uma regio de quatro dimenses em que vivem aqu eles seres inteligentes e invisveis, que tantas vezes nos mostram o seu poder, os quais podem tambm distrair raios de luz que se acham difundidos na direo da quarta dimenso de modo a convergir em na nossa direo do espao de trs dimenses. Ns igualmente por meio do reflexo e refrao da luz podemos distrair os seus raios de tal maneira que mudamos o seu ponto de partida para lugar diverso do verdadeiro. Desta diverso de raios luminosos depende a maioria das iluses fisicoticas. Sendo m ais fenmenos luminosos muito freqentes em sesses espritas, tendo sido entre outros testemunhados por Crookes. Publicamente , deve ser permitido chamar a ateno de outros observadores para as circunstncias acima mencionadas. Para uma determinao aproximada de um ponto de divergnc ia dos raios de tais fenmenos lu minosos, recomendo o seguinte meio como o mais simples: Fenmenos lu minosos so apreciveis por

meio de um binculo de teatro com cujo emprego o objeto pode ser muito afastado. Objetos a to pouca distncia como os que se acham num aposento exigem um modo particular de assestar o binculo. A distncia determinada pela pea ocular da obje tiva nos proporciona o meio de acordo com as leis da tica de determinar a distncia do objeto, isto dos pontos luminosos que espargem os seus raios no espao. Se, porm descobrir-se em relao aos fenmenos luminosos espritas, que a divergncia dos raios no coincide com a distncia dos pontos luminosos, a diferen a dessas duas distncias indicar a extenso de uma linha alcanan do quarta dimenso e por esse meio ter sido dado o primeiro passo para precisar por meio de determinaes quantitativas o campo do espao de quatro dimenses. Tal observao na histria dos Fenmenos de Desmaterializao seria comparvel s primeiras determinaes tias paralaxes na histria da Astronomia, ao que devemos as primeiras concepes aproximadas da distncia da Lua, corpo celeste mais prximo de ns. Mencionarei de passagem que os fenmenos luminosos acima descritos se repetiram em duas noites mais, a 9 e 1 9 de maio, em idnticas circunstncias e em presena de muitos que se achavam reunidos para tomarem ch. Nessas ocasies para melhor observar Slade e o fenmeno me sentei a seu lado. A nica diferena aprecivel no fenmeno consistia na cor da luz, sendo nessa ocasio de um amarelo avermelhado em vez de um azul desmaiado. Ser conveniente em futuras e idnticas observaes munirem se os observadores de um espectroscpio a fim de examinarem a natureza dessas luzes. Para terminar mencionarei uma sesso que se realizou com Slade s 5 horas da tarde de 15 de dezembro de 1877 no gabinete de costume em casa do meu amigo Hoffmann, estando tambm presente a sua esposa. Achava-se o aposento fracamente iluminado, a fim de verificarmos se a presena de Slade como se deu com a presena da Srta. Cook, uma mocinha de 15 anos, fato

descrito por Crookes sob a epgraf e Formas e Rosto de Fantasmas conseguiria provocar a apari o de um desses fantasmas. Improvisamos um gabinete amarrando em diagonal uma corda em toda a extenso da sala em frente ao meu lugar do costume, cerca de dois metros acima do assoal ho a da largura mais ou menos da mesa. Sobre a corda coloca uma corda em toda a extenso da sala, em frente ao meu lugar de co stume, sua direita a Sra. Hoffmann e minha Von Hoffmann. Tnhamos colocado as mos na mesa quando me lembrei que nos faltava uma campainha. Nesse momento uma que se achava sobre o aparador comeou a tocar distncia pelo menos de dois metros da mesa. Vimos campainha descer do lugar onde se achava para o cho e aos pulos encaminhar-se para debaixo da mesa. Feito isto, a campainha ps-se a tocar animadamente uma mo repentinamente apareceu pela parte superior da cortina com a campainha e a depositou sobre a mesa entre ns. Formulei o desejo de um momento apertar essa mo. Apenas o fiz, apareceu novamente a mo. Enquanto com a minha direita segurava ambas as mos de Slade, com a esquerda apertava a que me aparecia por cima d a cortina. Deste modo cumprimentei um amigo do outro mundo. Essa mo tinha todo o calor vital e retribuiu me o aperto com toda a efuso. Depois de soltar a mo, tomei uma lousa de escrever e propus ao Esprito que experimentssemos as nossas foras, pedindo-lhe que procurasse arrancar -me a lousa das mos. Aceito o desafio, o Esprito pegou em uma extremidade da lousa enquanto eu retinha a outra. Nos diversos pux es notei os mesmos movimentos musculares como se fosse um homem que segurasse a outra extremidade da lousa. Por um forte puxo fiquei com a lousa em minhas mos Enquanto pensava no que acabava de se passar, vi de repente emergir acima da cortina um corpo semicircular b rilhando com urna luz fosforescente do tamanho de uma cabea humana. Movia -se de um lado para o outro acima da cortina e pareceu -nos pertencer a uma forma luminosa que se achava por detrs da tapagem.

Aproximando-se do lado onde se achava Slade, tornou-se completamente visvel. Slade recuou assustado, o que nos fez rir e a forma imediatamente se afastou para trs da cortina e do lado oposto tornou a mostrar-se at meio corpo. No podamos distinguir feies ou membros. Em intensidade e cor, a luz fosforescente assemelhava -se observada nos tubos de Geissler. Senti muito no ter comig o o meu espectroscpio de modo a poder examinar com mais fidelidade natureza da luz emitida.

CAPITULO XIII Fenmenos Descritos por Outros.

O que relatei compreende a parte essencial de fenmenos por mim observados em companhia de Slade, em mais de trinta sesses e outras reunies. As precaues por ns tomadas foram tais que no meu entender toda a possibilidade de engano ou iluso subjetiva fica excluda. No tenho, no entanto a pretenso de pensar que estas precaues satisfaro a todos. Acho -me, por conseguinte pronto a aceitar de boa vontade instrues e esclarecimentos a fim de precaver-me melhor para o futuro, uma tez que os meus conselheiros tenham dado prova de competncia superior minha, a fim de poder reconhecer neles aptido para julgar de fatos e observaes a que eles no assistiram e deles tiveram notcia pela primeira vez pelas minhas descries. Antes de o Sr.Slade deixar a Alemanha visitou Annathal, na Bomia, para satisfazer a um convite especial do Sr.J. E. Schmid, proprietrio de uma fbrica daquele lugar.

Teve um caloroso acolhimento da famlia desse cavalheiro e ali se demorou uma semana. Dessa visita j o Sr.Schmid publicou o resultado em uma carta ao Psychische Studien de julho de 1878. A minuciosa descrio que se segue devi ao Sr.llcinrich Gossmann, guarda-livros do Sr.Schmid. Sue presenciou todos o s fenmenos e nas relatou verbalmente quando aqui veio em visita. Satisfazen do a um pedido meu e com permisso do Sr.Schmid, mais tarde enviou me as seguintes notas: O Sr.Slade chegou aqui em 14 de maio de 1876, porm se sentia to fatigado que no preten damos fazer sesso nesse dia. No obstante essa resoluo, com surpresa nossa, assim que ele entrou na sala ouvimos fortes pancadas no sof. No pudemos admitir a hiptese de ter o Sr.Slade feito preparativo algum, pois era a primeira vez que entrava nessa casa. pergunta se aquilo era uma manifestao, respondeu -nos que sim, acrescentando que os Espritos no tinham podido esperar at o dia seguinte para manifestarem se e que muitas vezes se verificava esse fato onde havia um bom ambiente. Tomamos lugares roda da mesa sem , contudo contarmos com uma sesso em ordem. Apenas nos havamos sentado, uma cadeira que se achava junto ao piano se encaminhou para ns sem que pessoa alguma a tocasse. Embora muito admirados, no deixamos um s instante de observar o Sr.Slade. Achava-me perto dele e inesperadamente fui suspenso no ar com a cadeira em que me sentava e carregado em um semicrculo tendo sido quase atirado ao cho. Outras pessoas da mesma forma foram tocadas umas de leve e outras com mais fora. A mim isto sucedeu por diversas vezes. As manifestaes sucediam-se umas as outras. Cadeiras moveram-se at a mesa, sentamos constantemente tocar os nossos joelhos; colocaram um garfo e uma faca em cima de uma toalha na extremidade da mesa como se estivessem cortando carne; em seguida de uma extremidade da mesa atira um garfo a outra extremidade descrevendo uma pequena curva. Nos trs dias seguintes f fizemos sesses em outro apo sento com uma mesa apropriada juntamos as nossas mos e entregamos ao

Sr.Slade uma lousa de escrever completamente nova. Ele colocou um pedao de lpis e perguntou ao Esprito da sua f alecida mulher se era possvel a qualquer dos membros falecidos dessa famlia manifestar-se por aquele meio. Slade mostrou-nos que a lousa se achava inteiramente limpa e a colocou sobre a mesa encobrindo o lpis. O rudo da escrita se fez ouvir. Esta sesso como todas as outras se realizou durante o dia. Termina da a escrita pelo Esprito, ouvimos treis pancadas. Quando erguemos a lousa, o lado que se achava de encontro mesa estava todo escrito. Lima comunicaes da mulher de Slade, em ingls, e um recado do Esprito de um parente falecido, em alemo. A comunicao do pai da dona da casa era muito interessante, pois com f acilidade se averiguava ser ela autentica pelo uso de algumas expresses que o falecido sempre empregava tais como: Todos ns havemos de morrer e , alm disso, a incontestvel semelhana da letra que se achava na lousa com a do finado. Entre outras tivemos uma comunicao do irmo da dona da casa, em verso, costume que ele adotava para escrever sua irm quando na terra. Ela o reconheceu nisto e comparando a letra com a de cartas dele, que ainda conservava, reconheceu ser em em tudo idnticas. Esta comunicao foi obtida do seguinte modo: Uma mocinha da famlia que se sentava numa extremidade da mesa defronte de Slade tomou na mo esquerda, a pedido d este, uma lousa de fechar. Colocou entre as duas f olhas um pedao de lpis e juntou a mo direita da cadeia formada pelas mos das outras pessoas presentes. Nessas condies ouvimos o rudo de escrita. A mocinha, segundo a opinio do Sr.Slade, era mdium e era esse o motivo de poder ela obter comunicao escrita sem a sua interveno, o que no se dava com os demais. Ela percebeu presso na parte inferior da lousa enquanto escreviam. Estas comunicaes cobriam doze lousas aqui compradas para este fim. O Slade muitas vezes segurava a lousa obliquamente, no esco rregando o lpis da sua superfcie e continuando a escrita sem interrupo. A hiptese tantas vezes sugerida de preparo prvio pelo Sr.Slade no resiste a um exame srio, pois cada vez que ele recebe uma

resposta dos Espritos lava a lousa, usando -a novamente. Em uma ocasio, um dos assistentes retirou a mo sem que ningum visse; imediatamente a escrita cessou por achar -se a corrente interrompida. O Sr.Slade, levantando os olhos, observou o que se passava e pediu ao cavalheiro que repetisse a experincia diversas vezes. Toda a vez que assim se fazia imediatamente se interrompia a escrita que era recomeada to depressa novamente se relegavam s mos. Houve muitas outras manifestaes, por exemplo: uma campainha posta embaixo da mesa se elevou por si s a uma boa altu ra, tocando sempre e em seguida desceu vagarosamente at a mesa. Lima lousa colocada embaixo da mesa se f ez em estilhaos como por um raio, os quais se projetaram em todas as direes. Durante uma sesso uma mesa pesada, que se achav a a alguma distncia daquela onde nos sentava veio com tal fora e rapidez para n lado ele um cavalheiro que se achava entre ns, que o supusemos machucado; porm a mesa apenas o tocou muito de leve. Os Espritos deram a prova da simpatia a um mdico hidropata, presente entre ns, molhando -o com um jacto dgua, que provinha de um dos cantos da sala em frente ao lagar onde ele se encontrava sentado. Em seguida o meu joelho foi apertado por uma mo molhada de modo a sentir perfeitamente os dedos e examinando as minhas calas as achei umedecid as. Durante todo esse tempo o Sr.Slade conservava as suas mos na mesa. Outro fato interessante foi quando o meu patro, o Sr.Slade e eu, numa ocasio, nos achvamos nos com as mos ligeiramente colocadas na meia; esta se elevou no ar e virou-se sobre as nossas cabeas de modo a ficar com as pernas para cinza. A enorme fora que o Sr.Slade empregava para conseguir as manifestaes, pode-se conceber pelo seguinte: Estando ele uma ocasio sentado e eu a pequena distncia d ele, esticou o brao e colocou a mo nas costas da minha cadeira. Repentinamente f ui erguido no ar cerca de um pe sem visvel esforo de Slade, que simplesmente levantou a mo e a cadeira a seguiu como se f 8it um m. Esta experincia ele muitas vezes fez com outros.

O Sr.Slade pegou numa harmnica embaixo da mesa, segurando-a por uma corda do lado. A sua outra mo conservava-se na mesa. Em seguida ouvimos o rudo das chaves e uma linda melodia se fez ouvir. A experincia com as duas bssola s tambm foi realizada. Estas foram colocadas juntas e quando o Sr.Slade colocou as mos sobre elas a agulha de uma delas comeou a agitar-se e afinal rodou completamente em um crculo enquanto a agulha da outra bssola se conservava imvel e vice-versa. De acordo com as leis da fsica at agora conhecidas, se o Sr.Slade tivesse algum m escondido consigo, o que tem sido freqentemente conjeturado pelos seus adversrios, ambas as agulhas teriam sido movimentadas simultaneamente por estarem muito juntas. Tal no foi o caso. Uma das mais curiosas manif estaes foi a seguinte: o Sr.Slade estava no meio do quarto, eu sua direita, minha direita o meu patro e atrs de ns a uma janela uma mocinha. Em quanto conversvamos o meu patro ia retirar -se do aposento com o fim de ir buscar um objeto na sala contgua. Uma pesada pedra como se formada no ar e vista de todos ns caiu com grande rudo aos ps do meu patro, fazendo um grande rombo no assoalho. Logo depois caiu segunda pedra. Isto no se deu perto de Slade, pois eu e o meu patro estvamos entre ele e o lugar. Algumas vezes em nossas sesses vimos uma mo arrancando a lousa da mo de Slade. Aparecia rpidamente na borda da mesa e do mesmo modo desaparecia. Era uma mo forte, com todas as aparncias de carne e ossos. Em uma ocasio uma lousa foi arrancada da mo do meu patro e fez a volta da mesa flutuando no ar vista de todos ns. Slade veio para aqui s, sem companhia alguma. O professor Zollner refere em seguida as manifestaes obtidas por Slade em Berlim das quais recebeu informao de correspondentes e pessoas que o visitaram. Entre as lousas que lhe foram trazidas ou remetidas se achava uma com comunicaes em seis lnguas diferentes. Estas lousas foram recebidas diretamente das mos dos investigadores, no podendo assim o Sr. Slade substitu-

las. O correspondente que enviou a comunicao escrita ao professor Zollner foi o diretor, o Sr.Liebing, de Berlim, que obteve os detalhes do dono da lousa em cuja presena foi escrita. No obstante ter sido prefervel obter-se a comunicao diretamente d este cavalheiro, parece pela carta que acompanha a lousa (no reproduzimos a carta por muito longa), que o dito cavalheiro leu e aprovou a carta a todos os respeitos. Este era o Sr.Kleeberg, residente em Berlim na Rua Schmid, n. 5, de uma respeitvel firma daqu ela praa. Ele tinha um amigo, um ctico incorrigvel, que todo o tempo segurou a lousa em plena luz do dia, sendo que a escrita comeou imediatamente. Quando cessou esta e a lousa foi aberta, a parte inferior se achava completamente coberta com letras (como se pode registrar). Lima longa frase em ingls, cinco peq uenas em francs, alemo, holands, grego e chins.

Fim

Vous aimerez peut-être aussi