Vous êtes sur la page 1sur 12

SEXUALIDADE NAS PRTICAS ESCOLARES: ENTRE OS DITOS, OS INTERDITOS E OS FEITOS Sirlene Mota Pinheiro da Silva Universidade Federal do Maranho

UFMA Resumo Estudo sobre a sexualidade e sua influncia na prtica escolar de professoras/es em sala de aula. Apresenta um recorte da dissertao desenvolvida no Mestrado em Educao, momento em que foram analisadas as representaes e prticas de professoras sobre a educao em sexualidade, destacando-se os mecanismos de controle social e os discursos de verdade influencia o trabalho por elas desenvolvido no fazer docente. Demonstra que a sexualidade humana se constitui em um tema bastante instigante, desafiador e que muitas professoras, ainda hoje, se recusam em abordar essa temtica em sala de aula. No plano terico, utiliza como aporte as discusses feitas, principalmente, por Michel Foucault (1993; 2000) e suas anlises sobre as relaes de poder, verdade, poder disciplinar e dispositivos da sexualidade. Apresenta as escolas, os sujeitos e suas representaes acerca da educao em sexualidade, bem como as influncias na prtica escolar, decorrentes do tratamento sobre as questes relacionadas a sexo e sexualidade em sala de aula, de modo particular, e no espao escolar, de modo geral. Realiza entrevistas com sujeitos de duas escolas de So Lus - MA, sendo uma da rede pblica e outra, confessional, da rede privada de ensino com um coordenador, uma coordenadora pedaggica e onze professoras. A observao foi utilizada em situaes que as professoras expressavam a circulao da sexualidade nas prticas escolares. Relaciona a sexualidade prtica educativa de professoras, demonstrando-se a nfase na materialidade biolgica, os mecanismos de controle e o desconhecimento de um saber cientfico, sobre questes da sexualidade nas escolas. Palavras-chave: Sexualidade. Mecanismos de controle. Prticas escolares.

Introduo A sexualidade constitui-se em um tema bastante instigante e, muitas professoras, ainda, hoje, se recusam em abord-lo na sala de aula. Escolhemos trabalhar apenas com as professoras, porque inferimos que as mulheres foram e so mais reprimidas sexualmente do que os homens, em face de uma educao repressora e castradora sobre esta temtica, presumindo-se, ser, em parte, a responsvel por terem mais limitaes para tratar tais assuntos. Esse debate suscita inmeras e importantes questes. Dentre elas, enfatizamos as que particularmente, interessam neste estudo: Quais as representaes das mulheres professoras sobre sexualidade? Como esta influencia suas prticas educativas, quando da abordagem de temas relacionados sexualidade, em seu cotidiano profissional?

2 Para respondermos estes questionamentos, traamos como objetivo analisar questes da sexualidade, especialmente a da mulher, com nfase nas representaes de professoras sobre a temtica, destacando-se os mecanismos de controle sociais, os discursos de verdade sobre a sexualidade e as influncias no trabalho por elas desenvolvido no espao escolar. Analisar as representaes, ou seja, os significados que as professoras possuem em torno das questes relacionadas sexualidade, para ns, significa identificar as caractersticas que influenciam em suas prticas educativas. Destarte apresentamos a temtica sexualidade e sua insero nas escolas investigadas; em seguida, enfocamos as representaes das mulheres professoras acerca da sexualidade e educao sexual e, as manifestaes da sexualidade no espao escolar e o tratamento dado s questes relacionadas a sexo e sexualidade em sala de aula de modo particular e no espao escolar, de modo geral. Esperamos suscitar a discusso sobre sexualidade e educao sexual especialmente na prtica educativa das mulheres professoras, bem como na formao inicial e continuada de professores (as).

A temtica sexualidade e sua insero no espao escolar Desenvolvemos o estudo em duas escolas do municpio de So Lus MA sendo uma pblica e uma particular, confessional. A primeira, aqui denominada pela sigla UEBS, foi criada no ano de 1967, a partir de um abaixo assinado feito pela comunidade, reivindicando uma escola que atendesse alunos/as at a 8 srie do antigo ginsio, hoje ensino fundamental; as atividades dos profissionais, que atendem um total de 2.204 (dois mil, duzentos e quatro) alunos/as nos trs turnos: o matutino com 833 (oitocentos e trinta e trs) alunos/as; o vespertino com 707 (setecentos e sete) alunos/as e o noturno com 664 (seiscentos e sessenta e quatro) alunos/as. Em seu Projeto Poltico Pedaggico (PPP), destaca como Misso propiciar ema educao gratuita, laica e de qualidade social, contribuindo para a formao de cidados autnomos, crticos e conscientes de seu papel na sociedade. Ressalta considerar as diferenas existentes entre os alunos e alunas, frutos do processo de socializao e do desenvolvimento individual. Sobre o desenvolvimento individual, a sexualidade deveria encontrar-se em destaque, visto ser intrnseco em cada indivduo.

3 A escola prope, dentre os objetivos gerais contribuir para a formao de cidados que saibam apreender e resolver problemas e a construir atitudes em relao s metas pretendidas nas mais diversas situaes da vida. Quando deseja formar sujeitos que saibam resolver problemas nas mais diversas situaes da vida, tambm, podemos relacionar ao desenvolvimento da sexualidade, dessa forma, a educao sexual deveria estar presente na proposta curricular, o que no se encontra explcito e, por conseguinte, no acontece. Embora destaque que os objetivos da escola esto concernentes s propostas apresentadas pela LDBEN, Lei 9394/96 e pelos PCNs, no foi percebido a insero dos Temas Transversais, consequentemente, a temtica sexualidade tambm no est inserida na proposta curricular desta escola. A escola ESPV iniciou suas atividades em agosto de 1941, apenas com o Jardim de Infncia, denominao a poca da Educao Infantil, atendendo apenas meninas. Posteriormente instituiu o curso Ginasial, e em 1959, criou o Curso Normal. Durante o perodo dos governos militares, passou a oferecer, alm do 1 e 2 grau, tambm o ensino profissionalizante em duas habilitaes: Habilitao Bsica em Administrao e Tcnico em Laboratrio Mdico, entretanto, estas duraram apenas trs anos. Em seu PPP a escola contextualizada, como instituio que sofre as influncias da realidade atual profundamente marcada pela violncia, insegurana, preconceito, impunidade, consumismo desenfreado, desgaste das relaes familiares e dos valores, desrespeito ao ser humano, perda da autoridade dos adultos e dificuldades na educao das crianas e jovens. Considera que estas demandas afetam diretamente as questes pedaggicas da Escola, como por exemplo, o despertar para a sexualidade cada vez mais cedo [...]; as lacunas na formao acadmica dos professores e a luta pela sobrevivncia atropelando a formao continuada destes, dentre outras. Com isso, percebemos que a escola deveria ter a preocupao com o desenvolvimento da sexualidade das crianas e adolescentes e com a formao inicial e continuada de seus professores e professoras. Todavia, embora o PPP tenha sido uma construo coletiva, a atual coordenadora pedaggica das sries finais do ensino fundamental, nossa mediadora tanto no momento do minicurso, quanto na realizao das entrevistas, possui grande interesse no tema da sexualidade, foi quem ficou responsvel em reorganizar a fundamentao e a estrutura do Projeto. Ao que inferimos serem essas questes por ela apresentada.

4 No estabelecimento dos vnculos para a obteno dos dados e informaes junto s professoras, inicialmente procuramos desenvolver um dilogo no formalizado com as mesmas. Encontramos na escola UEBS oito professoras que nos chamaram especial ateno, sendo escolhidas, tambm pela rea de conhecimento em que atuam; e, na ESVP apenas trs professoras concordaram em participar do estudo, concedendo entrevistas. Sobre esses sujeitos, convm ressaltar que no intuito de preservarmos suas identidades, escolhemos nomes de deusas da Antiguidade Clssica, de acordo as caractersticas individuais, relacionando-as entre si. Esta escolha se deu por entendemos a importncia da histria mitolgica e dos prprios deuses e deusas para a compreenso de diferentes arqutipos formados nas culturas e sociedades. As deusas, especialmente, para ns representam expresses de como a mulher foi vista em determinadas pocas, sendo que muitas dessas vises permeiam at a atualidade.

Mulheres professoras e suas representaes da sexualidade Embora a vivncia da sexualidade no possua carter meramente procriador, em diversos momentos de nossa histria, este devia ser o nico objetivo da relao sexual, especialmente para a mulher. Alm disso, em diversas culturas, nem sempre a mulher fora tratada com racionalidade no que concerne deciso de ter, com quem ter, ou no ter relaes sexuais como vimos anteriormente. Na construo de representaes sociais sobre sexualidade, foram destacadas algumas de suas caractersticas. Vejamos as apresentadas por Silva (1996, p. 1114):
a) contida em um processo de seleo, regido por normas, e controlada por ele. b) So formadas unies emocionalmente intensas e mais ou menos permanentes. c) O comportamento sexual no forosamente procriador. d) O comportamento sexual parcialmente racional no que concerne deciso de ter ou no ter relaes sexuais; essa deciso abrange os dois participantes. e) A sexualidade humana sujeita a variaes culturais entre sociedades e subgrupos de sociedades. f) Em todas as sociedades humanas, a sexualidade se manifesta, at certo ponto, em formas que contrariam os valores da sociedade.

Entendemos a sexualidade como possibilidade e caminho de alongamento de ns mesmos, por isso no podemos nos fechar, com medo, aos mistrios dessa vivncia e na busca por sua compreenso, o que nos motivou a conhecer as representaes das professoras sobre sexualidade e como elas desenvolvem esse tema em suas prticas educativas.

5 O discurso obtido por meio das entrevistas em relao ao tema sexualidade foi significativo para conhecer as representaes sociais das professoras. Para isso, classificamos e categorizamos os exemplos apresentados pelas mesmas. Conforme define Moscovici (2007, p. 66-68): [...] quando ns classificamos, ns estamos sempre fazendo comparaes com um prottipo, sempre nos perguntamos se o objeto comparado normal, ou anormal [...]. Da mesma forma, para classificar preciso dar nomes e, [...] dar nomes so dois aspectos dessa ancoragem das representaes. Categorias e nomes partilham da chamada sociedade de conceitos. Assim, partilhamos algumas das categorias construdas a partir de nossas comparaes, lembrando que o resultado sempre algo arbitrrio, mas, desde que um consenso seja estabelecido, a associao da palavra com a coisa se torna comum e necessria (MOSCOVICI, 2007, p. 67). Fato que nos levou a selecionar, agrupar e apresentar algumas das representaes de professoras sobre sexualidade (Anexo A). A representao da sexualidade como ato sexual, expressa nas falas de Ariadne, Gaia e Demter, mostram-nos uma rede de significados transar, genitalidade, cpula, orgasmo, prazer, proibio, heterossexualidade, homossexualidade. Esses significados esto dentro de uma lgica da sexualidade reprodutiva, legitimada pelo moralismo vigente em nossa sociedade que privilegia o ato sexual entre um homem e uma mulher. Outra representao enfoca a questo da materialidade biolgica atravs de Hstia, Persfone e Atena. O corpo concebido como pura anatomia, em que a sexualidade se reduz ao conhecimento das estruturas dos sistemas reprodutores masculino e feminino. Nestes discursos, ela concebida como genitalidade um atributo biolgico compartilhado por todos os seres humanos independentemente de sua histria e cultura. Hstia tambm relaciona sexualidade ao conjunto de sentimentos. As representaes de sentimentos relacionadas aqui fazem aluso ao amor e a sexualidade como algo sublime, divino, emocionante. A representao de sexualidade como gnero emergiu na fala de Themis. Nela podemos perceber o carter hegemnico das representaes de masculino e feminino nas quais o comportamento generificado corresponde aos atributos fsicos. Noo reafirmada por Louro (2000, p. 90), visto que:
[...] esquecemos-nos que os corpos so significados, representados e interpretados culturalmente, que diferentes sociedades e grupos atribuem significados tambm diferentes s caractersticas fsicas: que determinados traos ou caractersticas podem ter importncia, serem considerados notveis e, ento, constiturem-se em marcas definidoras, ou, ao contrrio, permanecerem banais, irrelevantes.

Essas representaes nos mostram a equivalncia entre o corpo e as identidades sexuais ditas "normais" como a heterossexualidade. Tanto que Afrodite representa a sexualidade como uma questo opcional, exemplificando o caso de uma menina da escola que possui trejeitos masculinos, destacando ser [...] um caso serssimo e o problema dela sexual. A gente diz que uma questo de opo, a gente tenta ser moderno, mas, o nosso tradicional no deixa... no estamos preparados para admitir que nosso filho gay. Podemos notar em sua fala, o desconhecimento acerca da sexualidade, como toda e qualquer atividade que proporciona prazer e que se encontra nas mais variadas formas de atividades do ser humano, como: a amizade, a relao entre pais e filhos, o amor a si e a outra pessoa, alm de todas as sensaes fsicas agradveis. Sexualidade tambm se refere as formas como os indivduos se relacionam sexualmente, as opes que fazem e diz respeito s identidades sexuais, que esto a todo tempo em construo. Contudo, Afrodite faz apenas esta relao. Hera relaciona sexualidade ao prazer e referiu-se ao cltoris e no clitris, como se este fosse o nico rgo que proporciona prazer. Convm ressaltar que a

sexualidade no designa apenas as atividades e o prazer que dependem do funcionamento dos rgos genitais, mas sim de todas as atividades que proporcionam prazer e que se encontra nas mais variadas formas de atividades do ser humano, como: a amizade, a relao entre pais e filhos, o amor a si e a outra pessoa, alm de todas as sensaes fsicas agradveis, segundo Roudinesco e Plon (1998). Sexualidade se refere s maneiras como os sujeitos vivem seus desejos e prazeres corporais; as formas como se relacionam sexualmente que esto a todo tempo em construo. A sexualidade percebida como construo social e cultural foi destacado na fala de rtemis, quando diz que so as manifestaes construdas atravs de informaes e prticas sociais [...]. O conhecimento da sexualidade entrelaa dados da histria dos indivduos e dos grupos sociais, envolvendo valores construdos socialmente e culturalmente. Mas, trata-se de assunto presente no cotidiano, devido a sua relao com valores, tabus, crenas, cultura, religio, visto que de acordo com Foucault (1993, p. 67):
A sexualidade o correlato dessa prtica discursiva desenvolvida lentamente, que a scientia sexualis. As caractersticas fundamentais dessa sexualidade no traduzem uma representao mais ou menos confundida pela ideologia, ou um desconhecimento induzido pelas interdies; correspondem s exigncias funcionais do discurso que deve produzir sua verdade.

7 A maioria das professoras falou da importncia em se trabalhar temtica na escola, mostrando interesse em aprofundar a questo para melhor abord-la no universo escolar. Porm, apresentam como grande entrave, as famlias, que muitas vezes, no concordam com a discusso do tema. De modo, tambm, explcito aparecem os tabus e preconceitos nas prprias professoras, tendendo a reforar esteretipos e posturas que no contribuem para a reflexo abrangente do assunto. Sexualidade nas prticas escolares: entre o dito e o feito

Atualmente as prticas em educao sexual nas escolas tm sido propostas, conforme j assinalado, para enfrentar os problemas relacionados s mudanas nos comportamentos e atitudes de crianas e jovens em relao sexualidade. Nesse estudo buscamos perceber algumas das atitudes de professoras diante da temtica. Perguntamos s que trabalham a questo, os contedos e as formas de abordagem da temtica (Anexo B). Em ambas as escolas, na maioria dos casos, as professoras tendem a (re) produzir e a representar a sexualidade, restringindo-a a sua dimenso biolgica (genital) e higinica sanitria, de maneira restrita, ou enfatizam, em seus discursos os elementos conservadores de uma cultura repressiva, controladora e negativista do sexo, da sexualidade e suas dimenses. Vejamos alguns exemplos, de professoras das duas escolas:
Eu tento dizer pra eles que sexo coisa sria [...] se permitir que comecem depois no conseguem parar [...] e, da, podem pegar doena, perder a virgindade sem querer, e at engravidar. (THEMIS) Ns sabemos que preciso orientar estes alunos, para que no peguem doenas, para que as meninas no fiquem grvidas [...] mas, sempre importante saber que tem idade pra tudo, que no pode deixar os meninos agarrar, beijar muito, porque seno... no demora muito e aparece buchuda. (ARTEMIS)

Com esses e outros relatos das professoras, pudemos perceber que muitas delas, embora demonstrem preocupao com os resultados negativos de uma experincia sexual sem o devido preparo, tambm reproduziam em suas prticas atitudes de vigilncia e puritanismo, buscando garantir o controle sobre as aes e os corpos dos (as) discentes, especialmente das meninas, dizendo que no podem deixar os meninos agarrar, beijar muito.... Tais discursos atuam, ao mesmo tempo, sobre as falas e sobre os silncios, questionando a suposta represso ao sexo e sexualidade, argumentando que tal represso no se d pela proibio do sexo em si, mas pela interdio das palavras utilizadas para falar socialmente sobre ele. Conforme aponta Foucault (2000, p. 143), o poder disciplinar:
[...] separa, analisa, diferencia, leva seus processos de decomposio s singularidades necessrias e suficientes [...]. A disciplina fabrica indivduos;

8
ela a tcnica especfica de um poder que toma os indivduos ao mesmo tempo como objetos e como instrumentos de seu exerccio. No um poder triunfante que, a partir de seu prprio excesso, pode-se fiar em seu superpoderio; um poder modesto, desconfiado, que funciona a modo de uma economia calculada, mas permanente.

O poder disciplinar da escola, descrito por Foucault tem a funo maior adestrar os comportamentos, procurando ligar as foras para multiplic-las e utiliz-las num todo. A vigilncia e o controle sobre as aes, que esto na base do panptico, um local privilegiado para tornar possvel a experincia com homens, e para analisar com toda certeza as transformaes que se pode obter neles, podendo at constituir-se em aparelho de controle sobre seus prprios mecanismos. [...] Funciona como uma espcie de laboratrio de poder. Graas a seus mecanismos de observao, ganha em eficcia e em capacidade de penetrao no comportamento dos homens. (FOUCAULT, 2000, p. 160). Alm disso, o panoptismo tambm fundamenta a organizao da escola, desde o seu aspecto fsico at as definies sobre os contedos e saberes a serem ensinados e as hierarquias que classificam o discente e o (a) docente. A abordagem da temtica sexualidade, muitas vezes, entra no campo dos interditos. Essa interdio est relacionada com o jogo do poder, que segundo Foucault (1993, p. 82) oprime o sexo e joga com a alternativa entre duas inexistncias: a lgica da censura e a unidade do dispositivo. A primeira supe que a interdio tome trs formas:
[...] afirmar que no permitido, impedir que se diga, negar que exista. Formas difceis de conciliar [...]: o que interdito no se deve falar at ser anulado no real; o que inexistente no tem direito a manifestao nenhuma, mesmo na ordem da palavra que anuncia sua existncia; e o que deve ser calado encontra-se banido do real como o interdito da excelncia. A lgica do poder sobre o sexo seria a lgica paradoxal de uma lei que poderia ser enunciada como injuno de existncia, de no manifestao, e de mutismo.

Na segunda, o poder sobre o sexo seria exercido do mesmo modo a todos os nveis:
[...] Essa forma o direito, com o jogo entre o lcito e o ilcito, a transgresso e o castigo [...]. Em face de um poder, que a lei, o sujeito que constitudo como sujeito que sujeitado aquele que obedece. [...]. Quer se trate do sdito ante o monarca, do cidado ante o Estado, da criana ante os pais, do discpulo ante o mestre a forma geral de submisso. Poder legislador, de um lado, e sujeito obediente do outro.

Nas escolas apresentadas e nas falas das professoras, tambm nos deparamos com as duas formas de interdio: por um lado, no h em suas propostas curriculares a insero da temtica, o que refora a negao da sexualidade, a no conciliao nas diversas reas de conhecimento e no abordagem durante as aulas.

As (in) concluses... Ao nos debruarmos neste estudo, buscvamos encontrar concepes gerais sobre sexualidade e as prticas educativas das mulheres professoras e nos deparamos com o que procurvamos, reconhecendo que tais representaes permanecem fortemente

condicionadas a normas de conduta e materialidade biolgica. Relacionamos algumas das representaes de mulheres professoras acerca da sexualidade e educao sexual, exemplificando-se manifestaes da sexualidade no espao escolar e a/s formas como a escola e seus profissionais tratam questo, ratificando-se que s mulheres professoras oprimidas e reprimidas sexualmente, no sabem lidar com a questo. Encontramos representaes impregnadas por uma forte delimitao sexista, que apontam mulher como um corpo a ser controlado, corpo este que deve ser julgado pelas instncias sociais, como a religiosa, e, de tantos outros tabus voltados para a mulher ao longo da histria da humanidade. Confirmamos que embora os PCNs e os Temas Transversais, dentre eles a Sexualidade, tenham sido aprovados a mais de dez anos, ainda hoje um tema pouco discutido nas escolas. E, quando h essa discusso, so trabalhadas as questes disciplinares, atuando como vigilncia das prticas sexuais, de acordo com os ideais do Estado e da sociedade, utilizando-se de seus diversos mecanismos, dentre eles a escola, para controlar o exerccio da sexualidade, tratando apenas questes biolgicas, como reproduo, aparelho genital e preveno da gravidez precoce, as DSTs e AIDS. Ao pensar que essas profissionais possuem formao em nvel de graduao e ps-graduao, e, desconhecem a importncia do trabalho com educao em sexualidade na escola, ou tratam a questo de forma superficial, enfatizando apenas questes biolgicas, ou com atitudes preconceituosas em relao homossexualidade, questionamos: Como as instituies de educao superior que formam profissionais para a educao, ensinam a sexualidade? (Se que ensinam). Quais os conhecimentos dessas professoras para abordarem assuntos relacionados sexualidade em sala de aula, refletindo sobre suas prticas educativas? Como a sexualidade uma questo da prpria sociedade, uma questo de cidadania, a educao sexual escolar deveria proporcionar uma reflexo voltada para as diferentes formas de manifestaes da sexualidade humana e os lugares que estas

10 manifestaes ocupam na sociedade: o sexo, o prazer, o desejo, o medo, as angstias, o corpo biolgico, o corpo social, o corpo cultural, os sentimentos, a sensibilidade, os papis e identidades sociais/sexuais. Convm ressaltar que as anlises apresentadas no visam esgotar todas as questes sobre a temtica sexualidade, mas sim, contribuir para que seja repensada a prtica educativa voltada Educao Sexual e como ela vem sendo desenvolvida no espao escolar. Temos o propsito de dar prosseguimento a esse estudo num futuro estudo, com discusso sobre a questo da formao inicial e continuada de professoras/es, com nfase na formao para a educao em sexualidade, visto que, para alm dos valores individuais, responsabilidade da escola e seus agentes, respeitar e promover o direito de cada pessoa viver, procurar sua felicidade e manifestar-se de acordo com seu desejo. Esta responsabilidade implica um trabalho de reflexo e aprendizado individual e coletivo, a partir de situaes e conhecimentos sobre a sexualidade e as relaes de gnero.

Referncias

BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientao sexual. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade I: A Vontade de Saber. 11 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1993. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Rio de Janeiro: Grall, 2000. PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgncia, decidir na incerteza. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. LOURO, Guacira Lopes. Gnero, sexualidade e educao: uma perspectiva ps estruturalista. 3 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997. LOURO, Guacira Lopes. As mulheres na sala de aula. In: PRIORE, Mary Del. Histria das mulheres no Brasil. 5 ed. So Paulo: 2000. MOSCOVICI, Serge. Representaes sociais: investigaes em psicologia social. 5 ed. Rio de Janeiro, Vozes, 2007. ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionrio de psicanlise. Trad. Vera Ribeiro; Lucy Magalhes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

11 SILVA, Benedito (coord.); MIRANDA NETO, Antonio Garcia et al. Dicionrio de cincias sociais. Instituto de documentao. Rio de janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1996. SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da. A mulher professora e a sexualidade: representaes e prticas no espao escolar. 2009, 159 f. Dissertao (Mestrado em Educao) Programa de Ps-Graduao em Educao, Universidade Federal do Maranho, So Lus, 2009.

Anexo A Representaes de professoras sobre Sexualidade


CATEGORIAS EXEMPLOS Uma necessidade de dar e receber afeto e contato uma sensao prazerosa para cada indivduo, que pode ser um abrao, um beijo, um carinho, relao sexual (ARIADNE). o despertar do desejo sexual (GAIA) tudo o que abrange a relao sexual (DEMTER) [...] envolve todo o desenvolvimento fsico do corpo. (HSTIA) o conjunto de caractersticas, comportamentos, acontecimentos fisiolgicos prprios do indivduo. (PERSFONE) So caractersticas fsicas apresentadas por indivduos de acordo com o sexo a qual pertence. (ATENA) Gnero Sentimentos Identidade sexual Prazer toda uma manifestao do corpo, so fatores internos e externos, como homens e mulheres se comportam, se vestem, vivem [...] (THEMIS) tambm um conjunto de sentimentos, emoes [...]. (HSTIA) [...] para mim sexualidade uma questo opcional, que vai determinar se um indivduo gay, ou no. (AFRODITE) [...] uma coisa que se no fosse para proporcionar prazer, Deus n o tinha criado o cltoris na mulher (HERA) Conhecimento do fenmeno sexual em seus aspectos diversificados como: orientao para uma vida saudvel fsico psicolgico emocional, auto conhecimento, aceitao prpria e do outro, todas as manifestaes construdas atravs de informaes e prticas sociais, coerentes com o bem estar individual [...] (ARTEMIS)

Ato sexual

Materialidade biolgica

Construo social e cultural Fonte: SILVA, 2009, p. 106.

Anexo B Prticas educativas em educao sexual

CATEGORIAS

EXEMPLOS Trabalho com temas relacionados a comportamentos e sade. (ARIADNE)

sexualidade:

doenas,

12
[...] relacionada ao contedo sobre reproduo nas aulas de cincias e biologia. (GAIA) [...] trata algumas questes relacionadas a reproduo, preveno de DSTs e AIDS (AFRODITE) Sendo professora de Cincias, alm de uma boa exposio sobre o assunto, apresento vdeos, abro espao para discusso sobre o tema, pesquisas na Internet [...]. (PERSFONE) Quando existe a possibilidade, quando algo relacionado ao assunto mencionado [...]. (THEMIS) Mecanismos de controle Quando questionamentos duvidosos e prejudiciais servem de instrumentos de constrangimentos ou interpretao equivocada da sexualidade entre os alunos. (ARTEMIS)

Materialidade biolgica

Fonte: SILVA, 2009, p. 125.

Vous aimerez peut-être aussi