Vous êtes sur la page 1sur 8

CURSO DEFENSORIA PBLICA NOITE DATA 01/03/2012 DISCIPLINA DIREITO PENAL - CRIMINOLOGIA PROFESSOR CHRISTIANO GONZAGA MONITORA ANA

ANA MARIA MORAES AULA 01/02

N 10

Contatos do professor: Facebook: Christiano Gonzaga Gomes Twitter: @ChristianoProf E-mail: chrisleo12@hotmail.com Youtube: Christiano Gonzaga (necessrio increver no youtube, diversos vdeos gratuitos para atualizao). Bibliografia indicada: - Luis Flvio Gomes (coordenador) e Pablos Molina Criminologia - Llio Braga Calhal Resumos de Criminologia, 7 Edio (mais objetivo, bastante abordado em concursos)

Criminologia A defensoria pblica ainda no cobrou esse tema, vir neste prximo concurso pela primeira vez expressamente. Mas uma matria cobrada em diversos concursos. Caa em provas anteriores como uma parte da matria de direito penal. Hoje, tratada como cincia autnoma, com objeto prprio, estudo prprio, uma matria autnoma. 1)Crime O que vem a ser crime, no vis da criminologia? 3 aspectos: 1 Crime no aspecto legal aquele que est positivado na lei; crime aquilo que a lei diz o que ; aquele tipo (positivado na lei).

2 Crime no aspecto da segurana pblica um aspecto mais social, que diz respeito comunidade: aquela transformao que feita na sociedade e a criminologia vai estudar o meio de reao quela infrao penal, que o crime. Qual a reao social que vou ter em relao ao crime? Pode ser preveno direta e indireta, dar infraestrutura para a polcia e para a promotoria, permitir que o MP faa investigao, etc. Para garantir a segurana da populao. 3 Crime no aspecto da sociologia (que origina todo o estudo da criminologia): para entender esse aspecto, preciso viajar um pouco. Se voc entender isso, vai ser fcil o estudo da criminologia. Ns vivemos em sociedade. Sociedade que contm vrios sistemas: religio, escola, judicirio, Estado, etc. Todos convivem em harmonia. Um sistema em harmonia constante. O crime desestabiliza o sistema harmnico. Quem imaginou essa teoria: Niklas Luhmamm. Luhmamm fala que h uma constante harmonia entre os sistemas, quando existe um crime o sistema est abalado. O crime uma desestabilizao do sistema. Como fazer para o sistema voltar ao normal? Com PENA. A pena que vai permitir a reestabilizao do sistema. Vou tirar o criminoso do sistema, vai cumprir pena e o sistema vai voltar ao equilbrio. Esse aspecto o mais usual. 2)Conceito de criminologia Conceito criado pelo doutrinador: Edwin Sutherland. Segundo Sutherland: uma cincia que estuda o fenmeno crime, as causas da criminalidade, o criminoso, bem como a forma de ressocializ-lo, diante dos controles sociais. Cincia: por ser cincia, tem um mtodo e tem um objeto. Mtodo: pragmtico e o indutivo. Objeto autnomo da criminologia: crime, o criminoso, as causas da criminalidade, etc. Mtodo pragmtico: pragmatismo diz respeito s coisas prticas, estudo feito em campo. Vai penitenciria, APAC, etc. Mtodo indutivo: aqui no h como deduzir, o estudo tem que ser feito em campo. No h uma forma perfeita para deduzir o sistema crime. necessrio investigar, averigar. Da voc deduz as necessidades, as respostas, mas nada exato. (cai na prova da Polcia federal) Obs: mtodo dedutivo utilizado nas cincias exatas: teoremas, aquilo e ponto final. Ainda dentro do conceito, aproveitando: Descontroles sociais (caiu na prova do MP): so 2 tipos 1 Formais - tem 3 agentes: juiz, MP e polcia. Formal porque so reconhecidos pela lei. Questo do MP de Minas: A polcia, o MP e o poder judicrio criam criminosos, tendo em vista a teoria do etiquetamento e a criminologia no controle social formal. CERTO! Esse 3 agentes so responsveis por etiquetar/rotular os criminosos. A sociedade v isso, vindo desses 3 agentes, evidencia um rtulo bastante agressivo.

Condutas desviadas: so etiquetadas/taxadas. 2 Informais: quais so aqueles controles que a sociedade maneja e ns todos devemos uma satisfao? Controles sociais informais que esto na sociedade e nos controlam: Igreja, Escola e Famlia. No h dvidas de que estes controles exercem influncia sobre a populao. Tem um poder sobre as pessoas. STF analisou a questo da Igreja, afirmando que a exerce um controle muito grande, mas no pode afirmar que crime porque f e cada um tem a sua. No estelionato (171) a questo da venda da gua. A escola: o bullying. Criana ofendida diariamente. Depois volta com uma arma e mata. Ser que a sociedade no tem sua parcela de culpa? Ser que no fomos ns que criamos o criminoso? O bullying cria o criminoso, segundo a criminologia. Portanto, h um controle muito grande efetuado pela escola. Famlia: o que os pais fazem, as crianas fazem. A criana segue o exemplo dos pais. A famlia tambm exerce o controle social informal. 3) Reforma penal de 1984 Em que a criminologia influenciou o direito penal? A criminologia foi responsvel pela reforma penal de 1984. A parte geral sofreu vrias alteraes que a criminologia permitiu. A criminologia estudando no campo esses aspectos prticos, indicou que devamos preocupar mais com a vtima. Poltica criminal Klaus Roxing (?): uma espcie de filtragem, filtra-se o que a criminologia faz e altera ou cria-se leis. Filtragem. Alterao social feita por meio de leis. Alteraes: so 3 vitimologia, atenuante inominada e sistema vicariante. A) Vitimologia: o comportamento da vtima influencia/contribuiu para o crime? O art. 59, caput, CP permite a anlise do comportamento da vtima. Foi includa na reforma de 84, permitida pelo estudo da criminologia. Foi uma criao da criminologia caiu na DP do paran. 3 hipteses de vitimologia: 1) Vitimizao primria: quando uma pessoa vtima de um crime: furtada/roubada? Ela tem uma ofensa a um bem jurdico. Isso a vitimizao primria: ofensa a um bem jurdico. 2) Vitimizao secundria: aquele em que a vtima aps sofrer uma agresso a seu bem jurdico, procura um policial/promotor, para tentar acolh-la. Mas da, ela novamente vtima, maltratada pelo PM, pelo juiz, pelo promotor. Da, torna-se vtima do sistema. Uma das piores que ns temos. Ex. Mulher vtima de estupro e o delegado comea a apressar a vtima para falar logo o que foi que aconteceu. Mulher teve uma arma de fogo na cabea. abandonado num lugar ermo. Ao relatar o crime pressionam para saber qual arma, que cor, como que foi, onde que foi. - exige um preparo melhor do sistema penal. 3) Vitimizao terciria: envolve uma expresso que o Sutherland criou cifras negras.

Quando o Estado no pune as cifras negras, a vtima est sendo vtima pela terceira vez. Foi vtima 3 vezes do sistema. Quando no conseguem descobrir a origem de um crime, crimes no solucionados, toda a sociedade est sendo vtima na forma terciria.

Explicao das cifras: Existem 2 espcies de cifras: douradas/de ouro e negras. Cifra dourada: so os crimes que ns punimos. Que ns conhecemos e punimos. So as cifras que ns conseguimos constatar: denunciada, processada. Cifra negra: uma cifra que no chega ao nosso conhecimento, que o Estado no toma conhecimento, no entra na esttistica, no oficialmente cadastrada. Qual das duas maior? A negra, obviamente. A todo o tempo ocorrem crimes que ningum fica sabendo. De acordo com o CNJ, apenas 8% chega ao conhecimento do Estado. Em 3% h condenao. A criao dessas expresses veio com Sutherland. Ele criou com outro vis, que foi adaptado viso brasileira. Os conceitos acima so os adaptados ao Brasil. Sutherland pensou da seguinte forma: Existe o chamado blue collar e o white collar. Colarinho azul e colarinho branco. H 2 tipos de criminosos: o de baixo extrato social os assassinos, ladres so chamados de blue collar associados com o motorista de nibus. H outra parcela dos chamados de white collar crimes efetuados por executivos: diretores de indstrias, remdios adulterados, produo de armas, mensalo, etc. Crimes que ningum v, um crime silencioso. muito pior, pois cria outros criminosos. Os crimes que eram punidos cifra dourada no caso do colarinho branco praticamente no se punem. Cifra negra blue collar o tempo todo repreendido, preso. A massa punida, essa cifra infinitamente superior. Segunda parte da aula S para arrematar: Crimes que so punidos cifras douradas Crimes que no so punidos cifras negras Depois que falou disso (no aspecto brasileiro), entrou na teoria de Sutherland que no to bem dividida. As cifras douradas, crimes que so muito pouco punidos e as cifras negras no so punidos. B) Atenuante inominada (tema muito cobrado tem vdeo no youtube sobre esses temas) A criminologia trouxe a ideia de que era preciso criar uma atenuante que no prevista em lei e pode ser aplicada pelo juiz.

Teoria da co-culpabilidade: teoria que a criminologia deu embasamento para a sua criao. Isso muito bom para a defensoria pblica. Co: d ideia de coautoria, diviso de autoria. Culpabilidade pena, medida, dosimetria. Ento, como funciona? A CF/88, no seu art. 6 prev uma das grandes garantias sociais e ao mesmo tempo uma das grandes mentiras que o Estado nos conta: que o salrio mnimo ser suficiente para comida, luz, gua, telefone, sade, etc. O direito penal trabalho o livre arbtrio voc escolhe entre delinquir ou no. A pessoa que no teve oportunidades: teve livre arbtrio ou produto do meio (determinismo social)? O mesmo Estado que deveria dar as garantias, prende e condena. O Estado que deveria dar as garantias, falhou. E agora? O Estado tem que assumir sua parcela de culpa. Art. 66, CP. Co-culpabilidade criada por Zaffaroni. Que no houve livre arbtrio, que ele produto do meio, foi criado pelo determinismo social e o Estado tem que assumir sua culpa. Da h a reduo da pena pela atenuante inominada prevista no art. 66, CP. Quanto maior a vulnerabilidade, menor a culpabilidade. Prova do MP: Disserte sobre a teoria da co-culpabilidade s avessas. ESSA DEVE SER APLICADA. Criminosos extremamente ricos: so mais ou menos vulnerveis a cometer crimes? A vulnerabilidade delas muito baixa. Tem todos os luxos, no passam nenhuma necessidade. Se um desses ricos cometer um crime, a culpabilidade dele deve ser elevada. A pena dele deve ser elevada. Quanto menor a vulnerabilidade, maior a culpabilidade (a pena). Uma pessoa que tem todos os meios sociais a seu favor e comete um crime, deve ser punido de maneira exemplar. Outra vertente da co-culpabilidade s avessas, bastante criticada no deve ser aplicada: Tem certas pessoas que sero punidas, tero penas, s pela condio delas como pessoa. Sero punidas por uma conduta pequena, s por uma condio delas. Por exemplo, medicncia, vadiagem. O Estado d uma culpabilidade muito alta s por uma condio da pessoa. Contraveno penal. C) Sistema vicariante ou alternativo Outra contribuio da criminologia. Ou aplica pena ou medida de segurana. No pode aplicar as duas. Antes desse sistema vicariante, existia o sistema duplo-binrio: aplicava ao criminoso pena e medida de segurana, j na sentena. Isso violava os direitos da pessoa. Aplicar pena a um doente mental - violo os direitos dele, por no ter condio de ficar na cadeia. Aplicar medida de segurana a uma pessoa normal - viola os direitos dela, por estar em um hospcio. O direito penal (hoje), em que pese ter tido a reforma de 84, existe algum resqucio na parte especial do sistema duplo-binrio? Sim, no artigo 352, CP: o preso ou o indivduo submetido medida de segurana que foge ou tenta fugir, tem uma pena de deteno que pena privativa

de liberdade. O legislador esqueceu-se de rever esse artigo, pois o doente mental no pode ser submetido pena privativa de liberdade (comum). esse artigo no aplicado, apesar de estar no CP.

4) Marcos tericos da criminologia: escolas da criminologia A criminologia no se confunde com direito penal. Direito penal trabalha com mtodo dedutivo, lgico-abstrato. Matar algum, a pena X. A criminologia pragmtica, mtodo indutivo, com estudos de campo. Mas para chegar a esse ponto do estudo da criminologia, necessrio comear o estudo desta cincia da sua origem. 4.1) Escola clssica Estuda o indivduo a partir de um paradigma positivado/legalista. Positivado sistema lgico-abstrato. O que crime? O que criminoso? Aquilo que est na lei. Aqui surgiu o princpio da legalidade. Princpio este trabalhado por Beccaria (Dos delitos e das penas). Beccaria entendia que a lei devia ser aplicada. No discutindo se a lei boa ou ruim, se ela existe, deve ser aplicada. A criminologia se misturava ao direito penal, no era uma cincia autnoma. A pessoa comete um crime, est violando uma lei estatal, em que pese ele tenha o livre arbtrio. 4.2) Escola positiva (cuidado para no confundir com a clssica) Positiva diz respeito ao mtodo que a escola vai passar a usar, no mais o lgicoabstrato. Passa a usar o mtodo indutivo. No mais deduzia as coisas da lei. Comeou a induzir com base em aspectos pragmticos, comeou a fazer uma anlise de campo, in loco. Precursores dessa escola positiva: Lombroso, Garofalo, Ferri. Lombroso: buscava sair dessa anlise fria da lei, comeou a analisar o criminoso. Mas fez isso de forma errada, foi a um presdio no sul da Itlia e percebeu um perfil fsico semelhante entre eles e uma alta capacidade de resistir dor. Pregava que as pessoas que possuam essas caractersticas deveriam ser presas antes mesmo de cometer um crime. Garofalo e Ferri, seguindo essa linha de Lombroso, argumentavam que essas pessoas possuam um desvio de carter/um desvio moral. Que era possvel ver isso nos seus pequenos atos. Que essas pessoas tinham um perfil criminoso, que era impossvel de curar e que devi am eliminar essas pessoas = morte. Direito penal de autor: Mezger comeou a falar que certas pessoas so propensas a cometer crimes, nascem criminosas. Tem que ver como essa pessoa se apresenta: se maltrapilha, tem tatuagem, tem tudo para ser criminosa. Acusa a pessoa pelo que ela , no pelo que ela fez.

Argumentava que certas pessoas deviam ser punidas pelo que aparentavam, devem ser punidas previamente. diferente de direito penal do inimigo (vai explicar mais detalhadamente depois, s para no confundir com direito penal de autor): tambm pune a pessoa pelo que ela . Criado por Gunther Jakobs. Prega que (ainda est vivo) certas pessoas so inimigas da sociedade (terroristas, traficantes, colarinho branco) e no merecem garantias processuais, no merecem ser julgadas como cidados comuns (que no devem ser julgadas com direitos e garantias). EUA so adeptos fervorosos desta corrente. No Brasil, o regime disciplinar diferenciado ((RDD) exemplo disso. Por ser inimigo e pertence a quadrila ou bando. Aqui, punido por haver, apenas, indcios de pertencer a uma organizao criminosa. Qual foi a contribuio que eles deram, afinal de contas? Eles comearam a analisar o paradigma etiolgico. Etiologia estudo das origens, estudar as causas. Origem de que? Do crime, do criminoso. Foram buscar quem era o criminoso o que tinha desvio moral? O que tinha caractersticas fsicas? Mas ela buscou apenas no criminoso, apenas no cidado delinquente. No se aprofundou mais. 4.3) Escola interacionista ou do Labelling Approach ou do etiquetamento Essa escola, fazendo uso do paradigma etiolgico, estudando as causas do crime, decidiu olhar o meio, no s o criminoso. Aspectos sociais (sociologia) do crime: a sociedade tem uma parcela muito grande na responsabilidade do cometimento de crimes. O meio em que a pessoa vive influencia muito para que ela cometa crime. Criminoso formado pela sociedade. O bullying um grande exemplo disso, o aspecto social influenciando. Surgiu na escola de Chicago, onde nasceu a verdadeira criminologia. Chicago: a escola de Chicago comeou a ver que os crimes ocorriam nos bolses de pobreza, nos entornos do centro-urbano. Quanto mais voc sai do centro, em sentido da periferia, maior a possibilidade de um crime acontecer. Nos guetos (aqui favelas). Por isso, o estudo deveria se posicionar l, nas periferias. L que aconteciam os crimes. Com essa anlise, comea a focar na sociedade e no s no criminoso. Teoria da co-culpabilidade se encaixa aqui determinismo social As pessoas que cometiam crimes, que viviam nos bolses de pobreza, tinham condutas desviadas. Desviadas do que? Dos que estavam no centro-urbano, os executivos por exemplo. Da surgiu a rotulao de que quem viviam naqueles locais eram criminosos. Quem rotulava essas pessoas como criminosas? Os controles sociais formais e informais (polcia, MP, Juiz, Igreja, escola e famlia). At hoje fazemos essa rotulao. Pessoas rotuladas no tiveram acolhimento nenhum da sociedade, e resulta em vitimizao terciria.

Dentro da escola de Chicago, surgiu uma teoria de forma autnoma. Teoria das janelas quebradas de Geoge Kelling (teoria sociolgica, tudo que o professor est falando so teorias sociolgicas): a menor conduta que o cidado fizer, tem que ser punida de forma exemplar. Por qu? Para mostrar aos que moram nas periferias que existe lei. Que se vier ao centro urbano e fizer alguma coisa errada, ser punido. Se voc deixar o cara quebrar sua janela, da sua casa, da sua empresa e voc no fizer nada, o Estado no fizer nada, no outro dia ele est dentro da sua casa, no outro dia ele est comendo a sua comida, no outro dia ele est te expulsando da sua casa. Ento, voc deve mostrar para ele que ele ser punido por qualquer conduta errada. Tolerncia zero NY: pune-se qualquer conduta, no existe insignificncia. Direito penal mximo. Questo da DP: teoria das janelas quebradas: e se a pedra vem de dentro? Quem t dentro do estabelecimento, dentro do sistema, dentro do poder e comete um pequeno ilcito. Faz um pequeno desvio, um pequeno delito. Ele vai ser punido da mesma forma? A pergunta uma crtica teoria das janelas quebradas. (teoria das janelas quebradas s avessas).

Movimento da lei e ordem: promotor pede ordem, o delinquente deve ser punido. Permitiu o surgimento do direito penal mximo. Punio a qualquer custo, mostrar que existe lei, que ser punido. Trazer para esta teoria os controles sociais formais e informais (j citados acima).

Vous aimerez peut-être aussi