Vous êtes sur la page 1sur 7

Dodo rectificador

O dodo rectificador constitudo por uma juno PN de material semicondutor (silcio ou germnio) e por dois terminais, o nodo (A) e o ctodo (K). um componente que s conduz num sentido, sendo por isso usado na rectificao da corrente alternada.

Smbolo

Identificao dos terminais

Aspecto exterior

Polarizao de um dodo No circuito 1 o dodo est polarizado inversamente (A e K +), logo o dodo no conduz e lmpada ficar apagada.

No circuito 2 o dodo est polarizado directamente (A + e K ), logo o dodo conduz e a lmpada acender.

A tenso do gerador (4,5 Volt) superior tenso nominal do receptor (lmpada) porque na juno PN do dodo, quando polarizado directamente, haver sempre uma queda de tenso que nos dodos de silcio pode variar entre 0,6 e 1 Volt, e nos dodos de germnio pode variar entre 0,2 e 0,4 Volt.

Lucnio Preza de Arajo

Dodo de tnel
O dodo de tnel foi criado pelo fsico japons Dr. Leo Esaki e, por esse motivo tambm designado por dodo Esaki. De entre as propriedades mais importantes deste dodo podemos destacar o seu baixo factor de rudo e margem de temperaturas muito ampla.

Um dodo de tnel um semicondutor com uma regio com resistncia negativa (isso significa que um aumento na tenso directa produz uma diminuio na corrente directa) que resulta em grandes velocidades de ligao at 5 GHz. Smbolo:

Curva caracterstica: A regio de resistncia negativa (entre os pontos C e F) a caracterstica importante do dodo de tnel. Nesta regio quando a tenso aumenta a corrente diminui, justamente ao contrrio de um dodo convencional. As especificaes tcnicas mais importantes do dodo de tnel so a Tenso de pico (Vp), a Corrente de pico (Ip), a Tenso de vale (VV) e a Corrente de vale (IV).

Regio de resistncia negativa

Ponto C

Vp Tenso de pico: 20 mV Ip Corrente de pico: 60 mA VV Tenso de vale: 70 mV IV Corrente de vale: 20 mA

Ponto F

A tenso inversa de ruptura para o dodo e tnel muito baixa, da ordem dos 200mV. Aplicaes: As trs mais importantes aplicaes do dodo de tnel so as de amplificao, oscilao e comutao.
Lucnio Preza de Arajo

Dodo zener
O dodo zener constitudo por uma juno PN de silcio e por dois terminais, o nodo (A) e o ctodo (K). O dodo zener quando polarizado inversamente permite manter uma tenso constante aos seus terminais (UZ) sendo por isso muito utilizado na estabilizao/regulao da tenso nos circuitos.

Smbolo

Identificao dos terminais

UZ = 6,2 Volt

Ligao do dodo zener num circuito

R Resistncia que tem por funo limitar a corrente no zener. Rc Resistncia de carga (receptor)

Se desejarmos alimentar uma carga qualquer com uma tenso invarivel, perfeitamente isenta de qualquer variao ou flutuao, nada mais h do que montar o sistema constitudo pelo dodo zener e a resistncia limitadora R, de tal modo que o dodo fique em paralelo com a carga. Os dodos zener so definidos pela sua tenso zener (UZ) mas para que possa existir regulao/estabilizao de tenso aos seus terminais a corrente que circula pelo dodo zener (IZ) deve manter-se entre os valores de corrente zener definidos como mximo e mnimo, pois se menor que o valor mnimo, no permite a regulao da tenso e, se maior, pode romper a juno PN por excesso de corrente. Para que o dodo zener estabilize a tenso nos seus terminais deve-se ter em ateno o seguinte: O dodo zener tem que se encontrar polarizado inversamente (A e K +). A tenso de alimentao do circuito tem que ser superior tenso de zener (UZ) do dodo. A carga ou cargas do circuito tm que estar ligadas em paralelo com o dodo zener.
Lucnio Preza de Arajo

Caractersticas tcnicas
um dodo de silcio optimizado para trabalhar na regio de ruptura. o componente mais importante dos reguladores de tenso, circuitos que mantm a tenso da carga praticamente constante apesar das variaes na tenso da linha e da resistncia de carga. Variando-se o nvel de dopagem dos dodos de silcio, o fabricante pode produzir dodos zener com tenses de ruptura de 2 at 200V.
NOTA: Vimos que o dodo rectificador se comportava quase como isolador quando a polarizao era inversa. O mesmo se passa com o dodo zener at um determinado valor da tenso (VZ), a partir do qual ele comea a conduzir fortemente. Qual ser ento o facto que justifica esta transformao de isolador e condutor? A explicao -nos dada pela teoria do efeito de zener e o efeito de avalanche. Efeito de zener ao aplicar ao dodo uma tenso inversa de determinado valor (VZ) rompida a estrutura atmica do dodo e vencida a zona neutra, originando assim a corrente elctrica inversa. Este efeito verifica-se geralmente para tenses inversas VR <5 Volt e o seu valor pode ser variado atravs do grau de dopagem (percentagem de impurezas) do silcio ou do germnio. Efeito de avalanche Para tenses inversas VR >7 Volt, a conduo do dodo explicada exclusivamente pelo efeito de avalanche. Quando se aumenta o valor da tenso inversa, aumenta tambm a velocidade das cargas elctricas (electres). A velocidade atingida pode ser suficiente para libertar electres dos tomos semicondutores, atravs do choque. Estes novos electres libertados e acelerados libertam outros, originando uma reaco em cadeia, qual se d o nome de efeito de avalanche. Para tenses inversas VR, entre 5V e 7V, a conduo do dodo explicada cumulativamente pelos dois efeitos (efeito de zener e efeito de avalanche).

A utilizao do dodo zener limitada pelos seguintes parmetros:


Vz: Tenso de zener Izmx: Corrente zener mxima 135 mA 121 mA Izmin Corrente zener mnima 20 mA 5 mA Pz: Potncia zener 0,5 W 0,4 W

Exemplos
1N746 BZX79C3V3 3,3 V 3,3 V

Curva caracterstica de um dodo zener

O grfico de funcionamento do zener mostra-nos que, directamente polarizado (1 quadrante), ele conduz por volta de 0,7V, como um dodo comum. Porm, na ruptura (3 quadrante), o dodo zener apresenta um joelho muito pronunciado, seguido de um aumento de corrente praticamente vertical. A tenso praticamente constante, aproximadamente igual a Vz em quase toda a regio de ruptura. As folhas de dados (data sheet) geralmente especificam o valor de Vz para uma determinada corrente zener de teste Izt. O dodo zener s vezes chamado de dodo regulador de tenso por manter uma sada constante, mesmo que a corrente que passe por ele varie. Em funcionamento normal, o zener deve ser inversamente polarizado e a tenso aplicada aos seus terminais deve ser maior que a tenso especificada Vz. usada sempre uma resistncia em srie com o zener para limitar a corrente evitando que se queime por dissipao de potncia excessiva.
Lucnio Preza de Arajo

FOTO-DODO
O fotododo um dodo semicondutor no qual a corrente inversa varia com a iluminao que incide sobre a sua juno PN. A corrente que existir sem nenhuma iluminao aplicada geralmente da ordem dos 10A nos fotododos de germnio e de 1A nos fotododos de silcio.

A
O fotododo polarizado inversamente aproveitando a variao da corrente inversa que se verifica quando a luz incide nele.

+ -

A energia luminosa incidente sobre a lente do fotododo concentra-se na juno PN e cria pares lacuna electro, dando origem a uma corrente, na presena de uma tenso.

Curva caracterstica tpica de um fotododo.


(Corrente inversa)

Para uma mesma tenso inversa de polarizao, a corrente inversa aumenta de valor ao aumentar o fluxo luminoso incidente. Quando incide luz no fotododo, a corrente inversa varia quase linearmente com o fluxo luminoso.

Comprimento de onda () da luz que accionar o dispositivo. rea sensvel do componente que dever receber o feixe de luz. Aplicaes dos fotododos: Sistemas de segurana anti-roubo. Abertura automtica de portas. Regulao automtica de contraste e brilho na TV.
OTA: O nvel de corrente gerada pela luz incidente sobre um fotododo no suficiente para que ele possa ser usado num controle directo, sendo necessrio para isso que haja uma etapa de amplificao.

(Tenso inversa de polarizao)

Caractersticas de um fotododo:

Lucnio Preza de Arajo

Dodo emissor de luz (led)


O dodo emissor de luz constitudo por uma juno PN de material semicondutor e por dois terminais, o nodo (A) e o ctodo (K). A cor da luz emitida pelo led depende do material semicondutor que o constitui. H leds de 3, 5, 8 e 10mm de dimetro, cilndricos, rectangulares, triangulares, etc. No mercado existem leds bicolores, tricolores e intermitentes.

Smbolo

Identificao dos terminais

Caractersticas tcnicas genricas


A corrente directa mxima (IF) dever estar compreendida entre 10 e 100 mA. VF Tenso mxima de polarizao directa. VR Tenso mxima de polarizao inversa.

Led vermelho

Material semicondutor que o constitui: Fosfoarsenieto de glio Material semicondutor que o constitui: Fosforeto de glio Material semicondutor que o constitui: Arsenieto de glio

VF = 1,6 V VR = 3 V

Led verde Led amarelo Led infra vermelho

VF = 2,4 V VR = 3 V

VF = 1,35 V VR = 4 V

Polarizao de um led

Na figura, o led est polarizado directamente (A + e K ), logo a corrente passa e o led acende.

Na figura o led est polarizado inversamente (A e K +), logo a corrente no passa e o led no emite luz.

A resistncia em srie com o led tem por funo limitar a corrente directa (IF) no dodo emissor de luz, evitando que se queime.

Lucnio Preza de Arajo

Aplicao dos led O display de sete segmentos ou visualizador de sete segmentos constitudo por dodos emissores de luz, tantos quantos os segmentos do display. Na figura pode ver-se um display constitudo por sete segmentos (cada segmento corresponde a um led) e um ponto decimal (ou seja, constitudo por oito led). O ctodo de todos estes dodos emissores de luz comum, pelo que aplicando uma tenso directa de polarizao aos diferentes nodos se acender um ou outro dos segmentos.
a b c d e f g

Ctodo comum

Combinando ordenadamente as tenses directas aplicadas aos nodos pode formarse qualquer caracter. A seguir mostra-se como se formam as cifras de 0 a 9. Para isso deve aplicar-se polarizao directa aos segmentos adequados, segundo a seguinte tabela:

a X X X X X X X X

Segmento b c d X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

aceso e f X X X X X X X X

X X

X X X X X X X

Cifra formada 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Este display formado por oito led tem a particularidade de todos os ctodos estarem unidos entre si e dispe de 10 terminais de ligao, correspondendo os dois terminais centrais de cada fila ao ctodo comum.

Lucnio Preza de Arajo

Vous aimerez peut-être aussi