Vous êtes sur la page 1sur 13

RECURSO DE REVISTA

RECURSO DE REVISTA....................................................................................................................................... 1 RECURSO DE REVISTA....................................................................................................................................... 1 NATUREZA .......................................................................................................................................................... 1 HIPTESES DE CABIMENTO ................................................................................................................................. 2 HIPTESES ESPECFICAS DE CABIMENTO DO RECURSO DE REVISTA ..................................................................................... 3 Prequestionamento ........................................................................................................................................ 4 ESTRUTURA DO RECURSO DE REVISTA ................................................................................................................ 8 PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE ........................................................................................................................... 8 Depsito recursal ............................................................................................................................................ 9 Custas ........................................................................................................................................................... 10 TRMITE DO RECURSO DE REVISTA............................................................................................................................ 10 Hipteses em que o Relator poder negar seguimento ao RR ..................................................................... 10 ESTRUTURA DA FOLHA DE ROSTO DO RR .......................................................................................................... 11

RECURSO DE REVISTA

NATUREZA

Os recursos classificam-se em recurso de natureza ordinria ou extraordinria, segundo tabela a seguir: Recursos de natureza ordinria RO e agravo de petio Objetivo: reviso da deciso. Matrias: fatos, provas e direito. Recursos de natureza extraordinria RR, embargos ao TST e recurso extraordinrio. Objetivo: uniformizao de jurisprudncia. Matrias: s matrias de direito (smula 126 do TST) Smula 126, TST. Incabvel o recurso de revista ou de embargos (CLT, artigos 896 e 894, b, CLT) para reexame de fatos e provas.

Importante saber que o recurso de revista cabvel apenas em DISSDIOS INDIVIDUAIS DO TRABALHO.

HIPTESES DE CABIMENTO So duas as hipteses de cabimento do recurso de revista: a) de deciso definitiva ou terminativa do TRT em RO (art. 896, caput e alneas a, b e c), formando a seguinte linha do tempo:

SENTENA JUIZ

RO TRT

RR TST

MATRIA DIREITO + HIPTESES ESPECFICAS DE CABIMENTO + PREQUESTINAMENTO

As bolinhas representam o fato de que da deciso do TRT em recurso ordinrio devemos apenas pensar em recurso de revista, pois para que este recurso seja cabvel necessrio que a matria seja exclusivamente de direito, estejamos diante de uma das hipteses especficas de cabimento deste recurso e, ainda, que a matria esteja prequestionada. Da deciso do TRT em RO possvel apenas pensar em recurso de revista, pois este recurso s ser cabvel se a matria discutida for exclusivamente de direito, estivermos diante de uma das hipteses especficas de cabimento do recurso de revista e, ainda, se houver prequestionamento. b) de decises definitivas ou terminativas dos TRTs em agravo de petio (art. 896, 2 CLT), formando a seguinte linha do tempo:

SENTENA JUIZ

AP TRT

RR TST

MATRIA DE DIREITO + HIPTESES ESPECFICAS DE CABIMENTO + PREQUESTINAMENTO

Da deciso do TRT em agravo de petio possvel apenas pensar em recurso de revista, pois este recurso s ser cabvel se a matria discutida for exclusivamente de direito, estivermos diante de uma das hipteses especficas de cabimento do recurso de revista e, ainda, se houver prequestionamento.

HIPTESES ESPECFICAS DE CABIMENTO DO RECURSO DE REVISTA

Ordinrio Art. 896, alneas a, b e c, CLT: cabe RR contra acrdo do TRT em RO, quando: Alnea a, na interpretao de lei federal, contrariar: Acrdo de outro TRT; SDI; Smula; OJ;

Sumarssimo

Execuo

Alnea b: der a: Lei estadual; ACT; CCT; Art. 896, 6, CLT: cabe RR Sentena Normativa quando ofender: Regulamento de CF; empresa; Smula. De aplicao na rea de jurisdio de mais de 1 (um) TRT.

Art. 896, 2, CLT: cabe RR quando ofender: CF.

Interpretao diferente da que lhe for dada por (nas mesmas hipteses da alnea a). Alnea c: contrariar: CF; LF. quando

Art. 896, CLT. Cabe recurso de revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decises proferidas em grau de recurso ordinrio, em dissdio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando: a) derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretao diversa da que lhe houver dado OUTRO TRIBUNAL REGIONAL, no seu pleno ou turma, ou a SEO DE DISSDIOS INDIVIDUAIS do tribunal superior do trabalho, ou a SMULA de jurisprudncia uniforme desta corte;

b) derem ao mesmo dispositivo de LEI ESTADUAL, CONVENO COLETIVA DE TRABALHO, ACORDO COLETIVO, SENTENA NORMATIVA ou REGULAMENTO EMPRESARIAL de observncia obrigatria em rea territorial que exceda a jurisdio do Tribunal Regional prolator da deciso recorrida, interpretao divergente na forma da alnea "a"; e c) proferidas com violao literal de disposio de LEI FEDERAL ou afronta direta e literal CONSTITUIO FEDERAL. o 2 Das decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em EXECUO de sentena, inclusive em processo incidente de embargos de terceiro, no caber Recurso de Revista, salvo na hiptese de ofensa direta e literal de norma da Constituio Federal. 6 Nas causas sujeitas ao procedimento SUMARSSIMO, somente ser admitido recurso de revista por contrariedade smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho e violao direta da Constituio da Repblica.

PREQUESTIONAMENTO O prequestionamento um pressuposto especfico dos recursos de natureza extraordinria, assim como o recurso de revista. Trata-se de um pressuposto de admissibilidade desses recursos, sendo exigido inclusive nas hipteses de matria de ordem pblica, como se extrai da OJ 62 da SDI-1 do TST. Assim, para que o TST possa acolher at mesmo matria de ordem pblica, ela deve ter sido prequestionada.
OJ 62, SDI-1, TST. PREQUESTIONAMENTO. PRESSUPOSTO DE RECORRIBILIDADE EM APELO DE NATUREZA EXTRAORDINRIA. NECESSIDADE, AINDA QUE A MATRIA SEJA DE INCOMPETNCIA ABSOLUTA. Inserida em 14.03.94

Matria prequestionada matria tratada no acrdo impugnado. H prequestionamento quando, no acrdo impugnado, o Tribunal tratar da matria recorrida. Logo, quando na deciso impugnada o Tribunal adotar explicitamente tese a respeito da matria recorrida (smula 297, TST).

Smula 297, TST. I - Diz-se prequestionada a matria ou questo quando na deciso impugnada haja sido adotada, explicitamente, tese a respeito. II - Incumbe parte interessada, desde que a matria haja sido invocada no recurso principal, opor embargos declaratrios objetivando o pronunciamento sobre o tema, sob pena de precluso.

III - Considera-se prequestionada a questo jurdica invocada no recurso principal sobre a qual se omite o Tribunal de pronunciar tese, no obstante opostos embargos de declarao.

Registre-se que, no inciso I da smula 297 do TST, a palavra explicitamente se refere tese sustentada na deciso. Logo, no obrigatria a referncia expressa da norma legal, de acordo com o entendimento da OJ 118, SDI 1 do TST:
OJ 118, SDI 1, TST. Havendo tese explcita sobre a matria, na deciso recorrida, desnecessrio contenha nela referncia expressa do dispositivo legal para ter-se como prequestionado este.

Caso, o Tribunal no trate da matria apelada, a parte deve opor embargos de declarao visando o prequestionamento da matria, sob pena de precluso (smula 184, TST).
Smula 184, TST. Ocorre precluso se no forem opostos embargos declaratrios para suprir omisso apontada em recurso de revista ou de embargos.

Leia Tambm: No cabe Recurso de Revista no rito sumrio:

Por ser um procedimento de instncia nica, no cabe recurso de revista neste procedimento, de modo que o nico recurso cabvel da deciso proferida na ao sob o procedimento sumrio o recurso extraordinrio, por fora do artigo 102, III da CF. Violao lei:
Smula 221, TST. RECURSO DE REVISTA. VIOLAO DE LEI. INDICAO DE PRECEITO (cancelado o item II e conferida nova redao na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 A admissibilidade do recurso de revista por violao tem como pressuposto a indicao expressa do dispositivo de lei ou da Constituio tido como violado.

Divergncia Jurisprudencial:

A divergncia apta a ensejar o recurso de revista deve observar as seguintes condies: No h divergncia quando os acrdos so do mesmo Tribunal Regional do Trabalho (OJ 111, SDI 1, TST).

OJ 111, SDI 1, TST. No servvel ao conhecimento do recurso de revista aresto oriundo do mesmo Tribunal Regional do Trabalho, salvo se o recurso

houver sido interposto anteriormente vigncia da Lei 9756/98.

Segundo a smula 296 do TST, a divergncia jurisprudencial deve ser especfica, revelando a existncia de teses diversas na interpretao de um mesmo dispositivo legal, embora idnticos os fatos que as ensejaram.
Smula 296, TST. I - A divergncia jurisprudencial ensejadora da admissibilidade, do prosseguimento e do conhecimento do recurso h de ser especfica, revelando a existncia de teses diversas na interpretao de um mesmo dispositivo legal, embora idnticos os fatos que as ensejaram. II - No ofende o art. 896 da CLT deciso de Turma que, examinando premissas concretas de especificidade da divergncia colacionada no apelo revisional, conclui pelo conhecimento ou desconhecimento do recurso.

A comprovao da divergncia se d por meio dos seguintes documentos:

a) juntada da certido, ou cpia autenticada do acrdo paradigma, ou citao da fonte oficial, ou o repositrio autorizado em que foi publicado (smula 337, a, CLT); e, b) alm da transcrio, nas razes recursais, as ementas e/ou trechos dos acrdos trazidos configurao do dissdio, necessrio demonstrar o conflito de teses que justifique o conhecimento do recurso, ainda que os acrdos j se encontrem nos autos ou venham a ser juntados com o recurso (smula 337, b, CLT). Smula 337, TST. COMPROVAO DE DIVERGNCIA JURISPRUDENCIAL. RECURSOS DE REVISTA E DE EMBARGOS (redao do item IV alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. I - Para comprovao da divergncia justificadora do recurso, necessrio que o recorrente. a) Junte certido ou cpia autenticada do acrdo paradigma ou cite a fonte oficial ou o repositrio autorizado em que foi publicado; e b) Transcreva, nas razes recursais, as ementas e/ou trechos dos acrdos trazidos configurao do dissdio, demonstrando o conflito de teses que justifique o conhecimento do recurso, ainda que os acrdos j se encontrem nos autos ou venham a ser juntados com o recurso.

II - A concesso de registro de publicao como repositrio autorizado de jurisprudncia do TST torna vlidas todas as suas edies anteriores. III A mera indicao da data de publicao, em fonte oficial, de aresto paradigma invlida para comprovao de divergncia jurisprudencial, nos termos do item I, a, desta smula, quando a parte pretende demonstrar o conflito de teses mediante a transcrio de trechos que integram a fundamentao do acrdo divergente, uma vez que s se publicam o dispositivo e a ementa dos acrdos. IV vlida para a comprovao da divergncia jurisprudencial justificadora do recurso a indicao de aresto extrado de repositrio oficial na internet, desde que o recorrente: a) transcreva o trecho divergente; b) aponte o stio de onde foi extrado; e c) decline o nmero do processo, o rgo prolator do acrdo e a data da respectiva publicao no Dirio Eletrnico da Justia do Trabalho. Procedimento Sumarssimo no cabe RR por contrariedade OJ:

O recurso de revista cabvel em face de um acrdo do TRT que contrarie a Constituio Federal ou Smulas. Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo no cabe recurso de revista por contrariedade orientao jurisprudencial, por ausncia de previso legal (smula 442, TST).
NOVA SMULA DE 442, TST. Smula 442, TST. PROCEDIMENTO SUMARSSIMO. RECURSO DE REVISTA FUNDAMENTADO EM CONTRARIEDADE A ORIENTAO JURISPRU-DENCIAL. INADMISSIBILIDADE. ART. 896, 6, DA CLT, ACRES-CENTADO PELA LEI N 9.957, DE 12.01.2000 (converso da Orientao Jurisprudencial n 352 da SBDI-1) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, a admissibilidade de recurso de revista est limitada demonstrao de violao direta a dispositivo da Constituio Federal ou contrariedade a Smula do Tribunal Superior do Trabalho, no se admitindo o recurso por contrariedade a Orientao Jurisprudencial deste

Tribunal (Livro II, Ttulo II, Captulo III, do RITST), ante a ausncia de previso no art. 896, 6, da CLT.

Recurso de Revista na Execuo cabvel s quando ofender a CF smula 266, TST:

Nesta fase do processo, o recurso de revista cabvel somente diante de ofensa literal e direta Constituio Federal.
Smula 266, TST. A admissibilidade do recurso de revista contra acrdo proferido em agravo de petio, na liquidao de sentena ou em processo incidente na execuo, inclusive os embargos de terceiro, depende de demonstrao inequvoca de violncia direta Constituio Federal.

ESTRUTURA DO RECURSO DE REVISTA

O recurso de revista composto pelas folhas de rosto e de razes. A primeira endereada ao Presidente do Tribunal recorrido, que poder receber ou denegar o recurso, fundamentando sua deciso em ambos os casos (art. 896, 1, CLT). A segunda dirigida para o Colendo Tribunal Superior do Trabalho.

PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE

O Presidente do TRT analisar a presena dos pressupostos de admissibilidade do RR (legitimidade, capacidade, interesse, recorribilidade, cabimento, tempestividade, depsito recursal, custas processuais, regularidade de representao e prequestionamento, etc.). O Presidente pode delegar o exame dos pressupostos do RR para o Vice-presidente, de acordo com a previso do Regimento Interno.

Art. 896, 1, CLT. O recurso de revista, dotado de efeito apenas devolutivo, ser apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poder receblo ou deneg-lo, fundamentando, em qualquer caso, a deciso.

Quanto aos pressupostos destacam-se:

DEPSITO RECURSAL

Parte Recorrente Reclamante Reclamado Reclamado Reclamado Massa falida Reclamado Empresa em liquidao extrajudicial Fazenda

Condenao em pecnia No Sim Sim

Depsito No No Sim No

Fundamento Art. 899, 4 Smula 161, TST Art. 899, CLT Smula 86, TST

Sim

Sim

Smula 86, TST Art. 1, IV, DL 779/69

Sim

No

Assim, se: o recorrente o reclamante desnecessrio tratar do depsito; no h condenao em pecnia desnecessrio tratar do depsito;

h condenao em pecnia, mas o reclamado a massa falida ou Fazenda desnecessrio tratar do depsito; h condenao em pecnia, mas todo o valor j foi depositado - basta afirmar que por esse motivo descabe a realizao do depsito, nos termos da smula 128, I, TST. h condenao e o juzo ainda no est garantido - deve-se afirmar que se est fazendo o depsito no valor de, no prazo de, por meio da guia GFIP anexa, nos termos da smula 245 e 426 do TST.

CUSTAS

As custas so recolhidas pela parte vencida, diante de um RR preciso analisar todo o processo para estabelecer se as custas j foram recolhidas.

TRMITE DO RECURSO DE REVISTA

Carlos Henrique Bezerra Leite1 esclarece que


Admitido o processamento do RR pelo Presidente do TRT, ser intimado o recorrido para tomar cincia da deciso e, querendo, contra-arrazoar, oportunidade em que poder apresentar recurso adesivo (Smula 283 TST). Em seguida, os autos sero remetidos ao TST. Neste, o RR ser submetido a dois novos exames de admissibilidade: o primeiro exercido monocraticamente pelo Ministro Relator; o segundo, pela Turma.

HIPTESES EM QUE O RELATOR PODER NEGAR SEGUIMENTO AO RR O Ministro Relator pode negar prosseguimento ao RR monocraticamente, quando: a) a deciso recorrida estiver em conformidade com o enunciado de smula do TST. Isto, tambm pode ocorrer com os Embargos e com o Agravo de Instrumento. b) por motivo de intempestividade, desero, falta de alada e ilegitimidade de representao. Dessa deciso cabvel a interposio de agravo (art. 896, 5, CLT).
Art. 896, 5, CLT. Estando a deciso recorrida em consonncia com enunciado da Smula da Jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, poder o Ministro Relator, indicando-o, negar seguimento ao recurso de revista, aos Embargos, ou ao agravo de instrumento. Ser denegado seguimento ao recurso nas hipteses de intempestividade, desero, falta de alada e ilegitimidade de representao, cabendo a interposio de agravo.
1

LEITE. Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. 7. ed. So Paulo: Ltr, 2009. p. 712.

10

ESTRUTURA DA FOLHA DE ROSTO DO RR

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR FEDERAL PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA ___ REGIO

Processo n: NOME DO RECORRENTE, j qualificado nos autos em epgrafe, em que contende com NOME DO RECORRIDO, tambm qualificado, vem respeitosamente perante Vossa Excelncia, por intermdio de seu advogado abaixo assinado, com fulcro no art. 896, ___ da CLT, INTERPOR: a alnea pode variar dependendo do rito e da hiptese de cabimento.

RECURSO DE REVISTA

Para o Colendo Tribunal Superior do Trabalho.

Encontram-se presentes os pressupostos de admissibilidade deste recurso, dentre os quais se destacam: a legitimidade, capacidade, interesse processual, tempestividade e regularidade de representao. Alm destes, ressaltam-se ainda: a) b) Depsito Recursal: recolhido no valor de ____, no prazo de _____, por meio da guia GFIP anexa, nos termos da smula 245 e 426 do TST. Custas Processuais: j foram recolhidas na interposio do recurso ordinrio. Frisase que no houve acrscimo no valor das custas e, portanto, no h valor algum a ser recolhido. Prequestionamento: a matria est prequestionada, uma vez que foi tratada no acrdo impugnado, nos termos da Smula 297 do Colendo TST.

c)

Diante do exposto, requer o recebimento do presente recurso, a intimao da outra parte para apresentar contrarrazes ao recurso de revista, no prazo de 8 dias, conforme estabelece o artigo 900, CLT e a posterior remessa ao Colendo Tribunal Superior do Trabalho.

11

Nesses Termos, Pede deferimento. Local e Data. Advogado OAB n

COLENDO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO

RAZES DO RECURSO DE REVISTA

(ELOGIO AO ACRDO + PEDIDO DE REFORMA)

I PRELIMINARES DE MRITO II PREJUDICIAIS DE MRITO II MRITO 1 2 O E. TRT ... Tal deciso caracteriza (...). Observe-se: CF ofensa literal e direta a CF LF ofensa literal a Lei Federal (CLT) Smulas OJs TRT SDI divergncia jurisprudencial

3 O (dispositivo legal) estabelece o seguinte: (transcrever o dispositivo) 4 Apesar de (dispositivo legal), dispor que (...), o juzo a quo posicionou-se de forma contrria, estabelecendo que (...) 5 Criar frase para defender o melhor posicionamento ...

12

6 Diante do exposto, requer a reforma da deciso a fim de (...).

III REQUERIMENTOS FINAIS Diante do exposto requer o conhecimento do presente recurso, o acolhimento das preliminares para ..., sucessivamente, o acolhimento das prejudiciais de mrito para .... e, sucessivamente, no mrito, o provimento do recurso para fins de reforma do acrdo para.... .

Nesses Termos, Pede deferimento. Local e Data. Advogado OAB n... Aps finalizar o estudo do recurso de revista e ter aprendido detalhadamente como montar este recurso, agora hora de colocar os conhecimentos adquiridos em prtica; a seguir h alguns exemplos de casos prticos para que voc possa analis-los e apresentar a medida processual cabvel para a defesa dos direitos dos seus virtuais clientes, a partir dos dados apresentados pela Banca Examinadora.

13

Vous aimerez peut-être aussi