Vous êtes sur la page 1sur 6

Como ser discpulo de Jesus? a pergunta de muitos.

Ora, simples e terrvel; e to terrvel justamente porque to simples; e gera tanto esforo justamente por isso, pois nada h to difcil quanto a simplicidade, nem que demande mais esforo que descansar no descanso.

A tendncia natural da alma humana para oferecer os mesmos sacrifcios de produo prpria de Caim. Em Caim nasceu a religio. E no esprito da oferenda autojustificada de Caim que ela praticada.

difcil no oferecer nada a Deus. muito difcil apenas confiar que o sangue de outro cobriu voc. loucura para os gregos e intelectuais; escndalo para os judeus e todos os religiosos.

Para ser discpulo de Jesus a pessoa tem que renunciar o simesmo. Ora, isto significa desistir de si mesmo como produo de algo que comova Deus.

Negar ao si-mesmo abandonar a presuno da persona.

Negar a si mesmo o que se tem que fazer para que o eu seja alcanado, e, em seu estado mais verdadeiro, possa ser atingido pelo amor de Deus.

Negar a si mesmo deixar toda justia prpria e descansar na justia de Deus, que, antes de tudo, justia justificadora.

Negar a si mesmo abandonar a presuno de agradar a Deus pela imagem e pelas produes prprias.

Quem quer negar a si mesmo?

Se algum quiser, ento tome a sua cruz. Cruz? Que cruz? Ora, a nica. A minha cruz ser sempre me gloriar na Cruz.

Algum diz: Mas no sobrou nenhum sacrifcio para mim?

O sacrifcio aceitar que o Sacrifcio foi feito e consumado.

Algum pensa que isto fcil?

Tente!

Sim, tente apenas e to-somente confiar que est pago e feito.

Tente crer que Jesus suficiente, no como chefe de religio, mas como o Cordeiro que tira o pecado do mundo todo.

Tente rejeitar todo pensamento de autojustificao toda vez que voc se vir tentado a se explicar para Deus e para os homens.

Tente apenas confiar na nica Cruz, e, assim, levar a sua cruz, que andar pela f, nunca tendo justia prpria seno a que vem de Deus.

Tente, e voc ver como todos os seus sentidos se revoltaro, e como todos os seus instintos se eriaro, e voc se sentir inseguro, como se a Lei do Reino fosse a da Sobrevivncia dos mais Aptos.

Sim, porque nos sentimos seguros no sacrifcio de Caim, embora ele nada realize diante de Deus. E nos sentimos muito inseguros na hora de praticar na vida o sacrifcio de Abel.

Jesus disse Est Consumado. E a nossa alma, em si mesma, pergunta: O que mais eu devo fazer?

Jesus ter que repetir Seu sacrifcio todos os dias outra vez? Ou terei eu de oferecer alguma coisa a mais?

Ora, se a pessoa consegue desistir do si-mesmo, e tomar a sua cruz, ento, Jesus diz que esse tal vai poder segui-Lo.

Segue-me o convite.

E a? O que acontece? Fica tudo resolvido?

claro! Est tudo resolvido! Eu, agora, que preciso aprender a usufruir o que j est consumado. Assim, tendo j tudo consumado em meu favor, caminho para experimentar o que j est feito e pronto.

E como esse caminho? Como se faz para seguir Jesus?

Ora, ande aps Ele como Pedro... e os outros.

O discpulo um ser em disciplina. Disciplina o que o discpulo vai aprender.

Que disciplina? A dos centuries?

claro que no. A disciplina que o discpulo vai aprender amor.

Assim, no caminho, o discpulo cai, levanta, chora, questiona, se oferece para o que no deve, ambiciona ser maior, menor, mais amado, mais crido, mais usado, mais devotado, mais, mais... e, ento, vai aprender enquanto cai, enquanto erra, enquanto sugere equivocadamente, enquanto acerta, enquanto nega, enquanto corta orelhas, enquanto quer fazer fogo cair do cu e enquanto pensa que sabe, sem nada saber.

O caminho do discpulo igual ao caminho dos discpulos no Evangelho, e acontece do mesmo modo. E s ser discipulado se for igualmente acidentado, exposto, aberto, equivocado, humilde, capaz de aceitar a repreenso do amor e apto a aprender sempre sem

jamais acreditar que se terminou qualquer coisa antes que se oua: Vem, servo bom e fiel; entra no gozo do teu Senhor.

O caminho do discpulo no est escrito em manuais e nem em cartilhas de igreja.

O caminho do discpulo todo o cho da existncia.

O discpulo forado a s aprender se viver. E ele no precisa ter medo da vida, pois na vida que ele vai seguir a Vida.

No caminho do discpulo o mar se encapela, as ondas se levantam e os ventos sopram. Por isso, o discpulo muitas vezes tem medo, grita, v coisas, interpreta-as errado um fantasma!

Seguindo Jesus o discpulo est sempre seguro, mesmo quando pede o que no deve, e mesmo quando muitas vezes deseja o que lhe faz mal.

No caminho ele v demnios sarem e no sarem; julga e julgado e aprende que no pode julgar; afoga-se, erguido e caminha sobra as guas; v maravilhas; encara horrores... Mas adiante dele est Jesus!

Para ser um discpulo de Jesus a pessoa tem que ficar sabendo que o Evangelho no so quatro livros acerca do que aconteceu entre Jesus e alguns homens e mulheres muito tempo atrs.

Para ser um discpulo de Jesus a pessoa tem que ficar sabendo que o Evangelho est acontecendo hoje, do mesmo modo, na vida dela. E precisa saber que as coisas escritas no Evangelho so apenas para a gente ficar sabendo como que acontece na nossa prpria vida.

O Evangelho s Evangelho se for vivido hoje. No com a pretenso de dizer que seremos como Jesus. Mas pelo menos com a declarao de que seremos como os discpulos, e que adiante de ns, de todos ns, est o Senhor.

Caio

Vous aimerez peut-être aussi