Vous êtes sur la page 1sur 33

CONCURSO PBLICO UFMG / 2012

MDICO / CLNICA MDICA


LNGUA PORTUGUESA / LEGISLAO ESPECFICA

S ABRA QUANDO AUTORIZADO.


Antes de comear a fazer as provas:
Verifique se este caderno contm trs provas: de Lngua Portuguesa / Legislao, com 15 questes; e Especfica, com 35 questes, com 4 (quatro) alternativas, cada uma dessas questes, sequencialmente numeradas de 1 a 50. Caso haja algum problema, solicite a substituio do seu caderno de provas. Na Folha de Respostas: Confira seu nome e nmero de inscrio. Assine, A TINTA, no espao indicado. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: Use somente caneta azul ou preta e aplique traos firmes dentro da rea reservada letra correspondente a cada resposta, conforme o modelo:
00A B C D

A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada. Para entregar sua prova, somente aps o Perodo de Sigilo, levante o brao para chamar o fiscal. O candidato dever aguardar o fiscal se aproximar para, ento, entregar o Caderno de Provas e as Folhas de Respostas.

O candidato NO poder levar consigo o Caderno de Provas. O rascunho de gabarito, localizado ao final do Caderno de Provas, s poder ser destacado pelo fiscal.
Recolha seus objetos, deixe a sala e, em seguida, o prdio. A partir do momento em que sair da sala e at a sada do prdio, continuam vlidas as proibies ao uso de aparelhos eletrnicos e celulares, bem como no lhe mais permitido o uso dos sanitrios.

Sua resposta NO ser computada, se houver marcao de mais de uma alternativa. NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA.

Durao total das provas, incluindo transcrio da FOLHA DE RESPOSTAS:

QUATRO HORAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PR-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA / LEGISLAO


INSTRUO: As questes de 01 a 11 devem ser respondidas com base na leitura do TEXTO 1. Leia-o com ateno, antes de respond-las. TEXTO 1 Inovadores solitrios trabalham bem com os outros

Tmido e quase surdo, Thomas Edison trabalhava to obsessivamente em seu laboratrio em Nova Jersey que sua prpria famlia mal o conhecia. Ele passou a personificar o mito do gnio solitrio, aps ajudar a inaugurar a era moderna inventando o fongrafo e a lmpada e conquistando mais de mil patentes. Mas na realidade Edison precisava de ajuda, mesmo que a colaborao no fosse fcil para ele. Nikola Tesla, um assistente frustrado e mal pago, e mais tarde um amargo adversrio, descreveu Edison desta maneira: Ele no tinha hobby, no se interessava por nenhuma diverso e ignorava as mais elementares regras de higiene. Desde ento, inovadores lutaram com o difcil equilbrio entre inspirao solitria e realizao coletiva, colaborativa. Muitos parecem se inclinar naturalmente para a primeira, mas por pragmatismo adotam a segunda. Quando Steve Jobs morreu, no ano passado, colegas da Apple lembraram seu estilo muitas vezes bruto e prepotente de liderana, sua arrogncia cheia de opinies e at sua desconsiderao pelas regras elementares de higiene. Mas para Jobs a colaborao era essencial. Muitas de suas 313 patentes foram compartilhadas com outras pessoas e, se seus engenheiros e projetistas no cooperassem, ele os demitia. Como relatou o Times, as patentes tambm mostram que com frequncia Jobs trabalhou com a equipe de desenho industrial para refinar cada detalhe de um produto. No livro Steve Jobs, Walter Isaacson conta que a Sony tinha todos os ingredientes para dominar a msica digital, com uma experincia de usurio
CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA / LEGISLAO

integrado que misturava hardware, software e contedo. A Apple chegou mais tarde, mas com seus iPods e iTunes criou uma indstria de bilhes de dlares. Sua vantagem? Ao contrrio das divises rivais da Sony, escreveu Isaacson, Jobs no organizou a Apple em divises semiautnomas; ele controlava de perto todas as suas equipes e as empurrava para o trabalho como uma empresa coesa e flexvel. O modelo de colaborao inovadora foram os Laboratrios Bell. Seu campus em Nova Jersey tinha longos corredores com escritrios abertos e seu diretor, Mervin Kelly, incentivava o livre intercmbio de ideias entre tericos, fsicos, qumicos, matemticos e engenheiros. Na maior parte do sculo 20, os cientistas da Bell conduziram avanos revolucionrios em transistores, fibra ptica, clulas solares e lasers, para citar s alguns. The Idea Factory: Bell LabsandtheGreat Age of American Innovation [A Fbrica de Ideias: os Bell Labs e a Grande Era da Inovao Americana], de Jon Gertner, relata como um terico, Claude Elwood Shannon, fazia malabarismo enquanto pedalava em uma bicicleta fixa no corredor. Ele tambm era conhecido por uma teoria da matemtica binria que ajudou a criar os computadores digitais. Mas o que dizer daqueles pensadores pouco sociveis que no se importam em trocar ideias com um gnio malabarista que pedala no monociclo? Escrevendo na revista Wired, Clive Thompson afirmou que, para muitos verdadeiros inovadores, a dinmica social do trabalho em equipe incessante pode ser estressante e causar distrao. Thompson ofereceu uma soluo grandiosa, mas bvia: a web. Com textos, bate-papo, atualizaes, comentrios e correio eletrnico, voc pode discutir ideias, escreveu. Mas, ele acrescentou, pode fazer isso na privacidade. Ainda melhor, se seus hbitos de higiene esto aqum de suas inovaes.
DELANEY, Kevin. Disponvel em: http://www.opovo.com.br/app/opovo/thenewyorktimes/2012/04/30/ noticiasnewyorktimes/2830277/inovadores-solitarios-trabalham-bem-com-os-outros.shtml. Acesso em: 14 mai. 2012.

QUESTO 01 O principal objetivo deste texto A) divagar acerca da distncia que separa a ao de um gnio de seus colaboradores diretos. B) expor a forma preponderante de trabalho de determinados criadores produtos. de

C) fomentar discusses acirradas sobre o comportamento social de determinados gnios da histria. D) indicar os limites das caractersticas definidoras de aes desenvolvidas por criadores.
CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA DE PORTUGUS / LEGISLAO

QUESTO 02 So elementos que, em conjunto, sintetizam as caractersticas de Steve Jobs e Thomas Edison: A) Desejo pessoal, carreira declinante e solido. B) Gnio realizador, pouca higiene e trabalho em equipe. C) Maltratos a subalternos, insegurana e liderana. D) Trabalho individual, diverso em equipe e sucesso. QUESTO 03 Assinale a alternativa em que h trecho em que o autor do texto se expressa emitindo uma opinio prpria acerca de pessoa ou fato narrado. A) [...] relata como um terico, Claude Elwood Shannon, fazia malabarismo enquanto pedalava em uma bicicleta fixa no corredor. Ele tambm era conhecido por uma teoria da matemtica binria que ajudou a criar os computadores digitais.

B) Com textos, bate-papo, atualizaes, comentrios e correio eletrnico, voc pode discutir ideias. C) Mas o que dizer daqueles pensadores pouco sociveis que no se importam em trocar ideias com um gnio malabarista que pedala no monociclo? D) A Apple chegou mais tarde, mas com seus iPods e iTunes criou uma indstria de bilhes de dlares.. QUESTO 04 Assinale a alternativa em que a palavra ou a expresso destacada estabelece relao entre partes do texto, contribuindo para a sua continuidade. A) Desde ento, inovadores lutaram com o difcil equilbrio entre inspirao solitria e realizao coletiva, colaborativa. B) The Idea Factory: Bell LabsandtheGreat Age of American Innovation, [...], de Jon Gertner, relata como um terico, Claude Elwood Shannon, fazia malabarismo enquanto pedalava em uma bicicleta fixa no corredor. C) Na maior parte do sculo 20, os cientistas da Bell conduziram avanos revolucionrios em transistores, fibra ptica, clulas solares e lasers, para citar s alguns. D) No livro Steve Jobs, Walter Isaacson conta que a Sony tinha todos os ingredientes para dominar a msica digital, com uma experincia de usurio integrado [...]
CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA DE PORTUGUS / LEGISLAO

QUESTO 05 A alternativa em que apresentada a charge que traduz uma ideia apresentada neste texto

A)

B)

Disponvel em: www.dosisdiarias.com.br. Acesso em: 12 mai. 2010.

Disponvel em: http://revistagalileu.globo.com/ Revista/Common/0,,ERT25224917773,00.html. Acesso em: 12 mai. 2010

C)

D)

Disponvel em: http://www.fazpensar.com/tag/ charge/page/26. Acesso em: 12 mai. 2010

Disponvel em: http//domacedo.blogspot.com.br/2011/10/ charge-de-xalberto.html. Acesso em: 12 mai. 2010.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA DE PORTUGUS / LEGISLAO

QUESTO 06 Os pargrafos de um texto podem ser organizados das seguintes formas: I - Ordenao por tempo e espao. II - Ordenao por enumerao. III - Ordenao por contraste. IV - Ordenao por explicitao. V - Ordenao por causa-consequncia. Em relao a essas formas de organizao, no texto lido, o autor utilizou as seguintes formas: A) I, II, III e IV, apenas. B) II, III, IV e V, apenas. C) I, II, IV e V, apenas. D) I, II, III, IV e V.

QUESTO 07 Assinale a alternativa em que apresentado um trecho em que o autor faz uma comparao irnica para se expressar. A) Ele passou a personificar o mito do gnio solitrio, aps ajudar a inaugurar a era moderna inventando o fongrafo e a lmpada e conquistando mais de mil patentes. B) Com textos, bate-papo, atualizaes, comentrios e correio eletrnico, voc pode discutir ideias, escreveu. Mas, ele acrescentou, pode fazer isso na privacidade. Ainda melhor, se seus hbitos de higiene esto aqum de suas inovaes. C) Jobs no organizou a Apple em divises semiautnomas; ele controlava de perto todas as suas equipes e as empurrava para o trabalho como uma empresa coesa e flexvel. D) Tmido e quase surdo, Thomas Edison trabalhava to obsessivamente em seu laboratrio em Nova Jersey que sua prpria famlia mal o conhecia.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA DE PORTUGUS / LEGISLAO

QUESTO 08 Leia o seguinte trecho:

Mas para Jobs a colaborao era essencial. Muitas de suas 313 patentes foram compartilhadas com outras pessoas e, se seus engenheiros e projetistas no cooperassem, ele os demitia.

A palavra ou expresso que une os dois perodos desse trecho, sem que haja alterao de sentido A) ao contrrio. B) a menos que. C) uma vez que. D) tampouco.

QUESTO 09 Leia o seguinte trecho do texto.

[...] as patentes tambm mostram que com frequncia Jobs trabalhou com a equipe de desenho industrial para refinar cada detalhe de um produto.

As aspas nesse trecho foram utilizadas para A) assinalar transcrio feita de outra fonte textual. B) introduzir explicao acerca de fato j narrado. C) realar perodo sem autoria nitidamente expressa. D) separar frase estranha ao contexto de ocorrncia.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA DE PORTUGUS / LEGISLAO

QUESTO 10 Assinale a alternativa em que o termo destacado pode ser substitudo pela palavra ou expresso entre parnteses, sem haver alterao do sentido do original. A) Como relatou o Times, as patentes tambm mostram que com frequncia Jobs trabalhou com a equipe de desenho industrial para refinar cada detalhe de um produto. (para que) B) Ele tambm era conhecido por uma teoria da matemtica binria que ajudou a criar os computadores digitais. (na qual) C) Mas o que dizer daqueles pensadores pouco sociveis que no se importam em trocar ideias com um gnio malabarista que pedala no monociclo? (os quais) D) Tmido e quase surdo, Thomas Edison trabalhava to obsessivamente em seu laboratrio em Nova Jersey que sua prpria famlia mal o conhecia. (uma vez que)

QUESTO 11 Na construo do perodo Ele no tinha hobby, no se interessava por nenhuma diverso e ignorava as mais elementares regras de higiene, foi usado o processo da coordenao entre as oraes. Reescrevendo-o sem alterao de sentido, mas relacionando as oraes pelo processo da subordinao, a redao ser: A) Ele no tinha hobby, alm de no se interessar por nenhuma diverso, como tambm ignorava mais elementares regras de higiene. B) Ele no tinha hobby, logo no se interessava por nenhuma diverso, tampouco ignorava as mais elementares regras de higiene. C) Ele no tinha hobby, ora no se interessava por nenhuma diverso ora ignorava as mais elementares regras de higiene. D) Ele no tinha hobby, tambm no se interessava por nenhuma diverso, mesmo que ignorasse as mais elementares regras de higiene.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA DE PORTUGUS / LEGISLAO

INSTRUO: A questo 12 deve ser respondida com base na leitura do TEXTO 2, a seguir. TEXTO 2

http://www.releituras.com.br/ratodesebo47.asp. Acesso em 12 ma.i 2012.

QUESTO 12 O efeito de humor dessa tira advm do seguinte recurso de linguagem utilizado pelo autor: A) citao de fato histrico, de forma inusitada, para demonstrar erudio da personagem. B) remisso, referncia a palavra, expresso, ou a fato citado anteriormente no texto. C) uso inadequado da palavra mais, no terceiro quadrinho, de forma a reforar a inpcia da hiena ao lidar com as formas de humor. D) trava-lngua, com sequncia de fonemas formado por assonncias e aliteraes.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA DE PORTUGUS / LEGISLAO

Analise e responda as questes numeradas de 13 a 15, de acordo com Lei n 8.112, de 11/12/1990 e suas alteraes. QUESTO 13 Redistribuio o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no mbito do quadro geral de pessoal, para outro rgo ou entidade do mesmo Poder, com prvia apreciao do rgo central do SIPEC, observados os seguintes preceitos, EXCETO: A) interesse do servidor. B) equivalncia de vencimentos. C) manuteno da essncia das atribuies do cargo. D) vinculao entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades. QUESTO 14 INCORRETO afirmar que A) configura abandono de cargo a ausncia intencional do servidor ao servio por mais de trinta dias consecutivos. B) ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punvel com a demisso. C) a acumulao de cargos lcita, no fica condicionada comprovao da compatibilidade de horrios. D) o servidor que responder a processo disciplinar s poder ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, aps a concluso do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada. QUESTO 15 So formas de provimento de cargo pblico, EXCETO: A) reverso. B) remoo. C) readaptao. D) reintegrao.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA DE PORTUGUS / LEGISLAO

10

PROVA ESPECFICA
QUESTO 16 Mulher de 32 anos de idade apresenta-se com ictercia, estado de conscincia preservado, hipertransaminasemia (25 vezes acima dos valores de referncia) e atividade de protrombina de 20%. No terceiro dia de internao, uma semana depois do surgimento da ictercia, evolui com encefalopatia heptica. Diante deste quadro, CORRETO afirmar que A) independemente do grau da encefaloptia, os nveis de bilirrubina total acima de 12mg/dL associados a tempo de protrombina maior que 50 segundos justificam a indicao do transplante heptico. B) a realizao da tomografia computadorizada de crnio torna-se mandatria a partir de nveis sricos de amnia acima de 200 g/dL. C) considerando-se como causa da insuficincia heptica a doena de Wilson, a utilizao da D-penicilamina est recomendada, pois se evita o transplante heptico. D) a antibioticoprofilaxia associada administrao de plasma fresco congelado aumentam as taxas de sobrevida.

QUESTO 17 Homem de 54 anos de idade, com diagnstico de cirrose heptica secundria a colangite esclerosante primria apresenta-se com hematmese e melena com repercusso hemodinmica secundria a ruptura de varizes esofageanas. Na abordagem teraputica, est CORRETO afirmar que A) a utilizao de antibiticos profilticos reduz as complicaes infecciosas e o risco de ressangramento. B) a transfuso de grandes quantidades de hemoderivados est associada ao aumento da hipertenso porta e hipercalcemia. C) na presena da coagulopatia de consumo, a utilizao do fator recombinante VIIa aumenta as taxas de sobrevida. D) est proscrita a utilizao de sondas nasogstricas pelo risco de ruptura das varizes esofagogstricas.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

11

QUESTO 18 Mulher de 82 anos de idade apresenta-se com hematoquezia volumosa. hipertensa e coronariopata e faz uso de cido acetilsaliclico, atenolol, hidroclortiazida e sinvastatina. Em relao abordagem diagnstica, CORRETO afirmar que A) o enema opaco de duplo contraste e a colonoscopia so os exames diagnsticos iniciais. B) a cintilografia, por ser no invasiva e por localizar anatomicamente a origem do sangramento, mais vantajosa quando comparada arteriografia. C) a realizao da colonoscopia precocemente no reduz o tempo de internao hospitalar. D) a cintilografia e a arteriografia so exames que devem ser realizados na vigncia do sangramento.

QUESTO 19 Mulher de 48 anos de idade, com diagnstico de cirrose heptica de etiologia etanlica, apresenta-se em classe funcional Child C11, com ascite (+++/4+), normotensa, sem sinais de infeco, oligrica com creatinina srica de 3,2mg/dL, em uso de furosemida e aldactone. Duas semanas antes, compareceu ao Ambulatrio de Fgado do HCUFMG e a creatinina srica era de 1,4mg/dL. Em relao s condutas iniciais, CORRETO A) manter uso de diurticos e realizar expanso plasmtica com (1g/kg/dia, mximo de 100g/dia). B) suspender uso de diurticos e realizar expanso plasmtica com (1g/kg/dia, mximo de 100g/dia). albumina albumina

C) suspender uso de diurticos e realizar expanso plasmtica com soluo de amido a 6% (na dose de 1g/kg/dia). D) manter uso de diurticos e realizar expanso plasmtica com soluo de amido a 6% (na dose de 1g/kg/dia).

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

12

QUESTO 20 Homem de 55 anos de idade com diagnstico de cirrose heptica (lcool e vrus hepatite C) atendido no Pronto Socorro do HCUFMG com histria prvia de dois episdios de encefalopatia heptica, em restrio diettica proteica, fazendo uso de lactulose 20mL/dia. Apresenta-se com nistagmo horizontal no induzido, confuso, com marcha atxica. A pesquisa do flapping negativa e, no seu discurso, h confabulao e ideias persecutrias. Em relao a esse histrico e quadro clnico, CORRETO afirmar que A) a trade de Wernicke neste paciente afasta o diagnstico da psicose de Korsakoff. B) o uso do metronidazol, associado ao maior aporte calrico, antagoniza o mecanismo fisiopatolgico responsvel pelo nistagmo horizontal. C) o uso de tiamina por via endovenosa na dose de 1500mg/dia no dispensa a utilizao da lactulose, a fim de se obterem duas a trs evacuaes dirias. D) a suspenso da dieta oral e o incio de um esquema de hidratao, utilizando-se 200gramas de glicose, 1,5mEq/kg de sdio e complexo B pode evitar a piora do quadro neurolgico.

QUESTO 21 Homem de 37 anos de idade apresenta-se com diarreia com 6 a 10 evacuaes por dia, h 11 dias, sem vmitos, afebril e desidratado (+/4+). Em relao a esse quadro, CORRETO afirmar que A) a soluo de rehidratao a ser utilizada deve conter, obrigatoriamente, cloreto de sdio associado a glicose, pois sem esse ltimo elemento, a absoro do sdio prejudicada. B) trata-se de uma diarreia aguda e, entre as causas infecciosas, as mais comuns so aquelas de etiologia viral ( rotavirus e norovirus) e bacterianas (Salmonella sp. e E. coli enterohemorrgia). C) o exame de coprocultura til na abordagem teraputica, pois, habitualmente, define o agente etiolgico. D) alm da hidratao oral, a utilizao da antibioticoterapia (quinolonas ou sulfas) est recomendada.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

13

QUESTO 22 Homem de 88 anos de idade com diagnstico de Alzheimer atendido no Pronto Socorro do HCUFMG, cinco dias depois da alta hospitalar. Esteve internado durante 22 dias para tratamento de pneumonia por aspirao, sendo realizada gastrostomia para realizao do suporte nutricional. Evolua com diarreia desde que iniciou o suporte nutricional e, nos ltimos dois dias, tambm apresentava mal-estar e palpitao durante a infuso da dieta pela gastrostomia. A dieta enteral apresentava as seguintes caractersticas: osmolaridade 350 Osm/L, 1Kcal/ml de soluo e com lactose e sem fibras solveis. Diante deste quadro, CORRETO afirmar que A) a dieta que est sendo administrada dever ser substituda por outra com osmolaridade de 320mOsm/L e com fibras insolveis. B) a diminuio da velocidade de infuso da dieta pela sonda, associada reposio de lactase e de fibras solveis, evitar a troca da dieta. C) a dieta infundida diretamente no estmago pode evitar o mal-estar e a palpitao, uma vez que a liberao do alimento para o duodeno ocorre quando a isosmolaridade alcanada. D) a utilizao de dietas hiperosmolares e mais concentradas (1,5Kcal/mL) pode evitar a desidratao hipernatrmica.

QUESTO 23 Homem de 50 anos, alcoolista, encontrado pelos vizinhos em crise convulsiva tnico clnico generalizada. O SAMU foi chamado e o paciente foi medicado e levado ao Pronto Atendimento. O paciente retorna das crises um pouco confuso e com hemiparesia direita. Em face desse histrico e quadro clnico, qual diagnstico, NO se aplica A) acidente vascular enceflico isqumico. B) encefalopatia de Wernicke. C) acidente vascular enceflico hemorrgico. D) paralisia de Todd.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

14

QUESTO 24 Mulher de 20 anos de idade com quadro de fraqueza muscular generalizada iniciada h 2 meses, apresenta-se no servio de Urgncia com quadro de piora importante da fraqueza nos quatro membros, dispneia, disfagia, alm de ptose bipalpebral e diplopia. Qual seria o primeiro exame complementar/teste a se fazer? A) Dosagem de anticorpos anti acetilcolina. B) Anlise do lquido cfalo raquidiano. C) Imagem por ressonncia magntica do encfalo. D) Teste de neostigmina (Prostigmine ).

QUESTO 25 A alternativa em que NO uma contraindicao para o uso de tromboltico no acidente vascular enceflico isqumico A) dficit ocorrendo dentro de 4 horas e meia. B) infarto agudo do miocrdio nos ltimos 3 meses. C) paciente que acordou com o dficit. D) glicemia menor que 50 mg/ dl.

QUESTO 26 Homem de 50 anos, etilista, h 72 horas sem ingerir bebida alcolica. Apresenta-se com temperatura axilar de 39C, frequncia cardaca de 135, presso arterial de 190/100, confuso mental, desorientao, alucinaes e sudorese profusa. O diagnstico MENOS provvel para esse paciente A) meningite. B) hemorragia subaracnidea traumtica. C) delirium tremens. D) insuficincia renal.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

15

QUESTO 27 Mulher de 48 anos, previamente hipertensa, apresenta-se com flutuao do nvel de conscincia (Glasgow oscilando entre 10 e 13), pupilas isocricas, fotoreagentes, hipotonia global e mioclonias multifocais. A(s) primeira(s) abordagem(ns) do mdico plantonista ser(o) A) tomografia de crnio. B) exames toxicolgicos. C) eletrlitos, glicose, funo renal, funo heptica. D) puno lombar.

QUESTO 28 Homem de 34 anos, com histria de cefaleia intensa de instalao sbita, aps atividade sexual, apresenta-se unidade de emergncia ainda com dor e questionvel rigidez nucal. Em relao a esse histrico, INCORRETO afirmar que A) episdio prvio semelhante no afasta etiologia secundria. B) tomografia de crnio normal exclui o diagnstico de hemorragia subaracnide. C) uma das hipteses cefaleia primria aps atividade sexual. D) a resoluo espontnea da dor ou por analgesia no exclui etiologia estrutural.

QUESTO 29 O paciente que apresenta a MENOR indicao de monitorizao intracrania (PIC) sofre do seguinte mal: A) trauma grave com imagem anormal e escala de coma Glasgow de 8. B) acidente vascular cerebral extenso. C) hidrocefalia ps hemorragia subaracnide. D) hemorragia subaracnide com escala de coma de Glasgow de 11.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

16

QUESTO 30 Um homem de 45 anos, sabidamente portador de SIDA (Sndrome da Imunodeficincia Adquirida), apresenta-se no Pronto Socorro, trazido por familiar, com histria de perda ponderal de aproximadamente 6 Kg em 2 meses, febre no termometrada, cefaleia e astenia. A ltima contagem de clulas CD4+ data de trs meses atrs, e de 80 cls/mm3. Ao exame fsico, o mdico plantonista percebe reduo da fora motora no dimdio direito, sonolncia, e confuso mental. A temperatura axilar T. 38,9oC. Diante dos dados, o mdico prope a realizao de uma tomografia contrastada de seguimento ceflico (TCC). Considerando-se as principais causas de leso neurolgica em pacientes infectados pelo HIV, assinale a alternativa CORRETA: A) De acordo com a literatura disponvel, o uso de Bactrim apresenta a mesma eficcia teraputica que a combinao de sulfadiazina e pirimetamina para o tratamento de neurotoxoplamose. B) O linfoma primrio do sistema nervoso central apresenta-se geralmente como leso nica TCC, mais comum na fossa posterior, captante de contraste na sua periferia, e relaciona-se infeco pelo vrus Ebstein Baar. C) Em casos com suspeita de leucoencefalopatia multifocal progressiva, a pesquisa negativa do vrus JC no lquor por reao em cadeia da polimerase apresenta valor negativo preditivo de 99%. D) A neurotoxoplasmose geralmente se apresenta TCC, na forma de leses mltiplas, e geralmente associada sorologia positiva para toxoplasmose, tanto IgM quanto IgG.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

17

QUESTO 31 Estamos no ms de maio. Uma mulher de 58 anos, casada, me de quatro filhos, apresenta-se no pronto socorro com histria de febre, dispneia e tosse oligoprodutiva, iniciados h seis dias. Os dados vitais revelam FC: 105, FR: 28 e T: 38,8oC. A paciente evolui rapidamente para insuficincia respiratria, e intubada, sendo colocada sob ventilao mecnica com os seguintes parmetros: FiO2: 100%, PEEP: 12, PPI: 30 cmH2O, complacncia esttica: 55. A SaO2 de 90%. A radiografia simples de trax mostra infiltrado bilateral, interstcio-alveolar. Os exames laboratorias iniciais revelam LDH: 1.300 (VR: 618), ALT: 80 (VR: 44), PaO2: 60 em ar ambiente. Com base no caso descrito, considerando-se a suspeita clnica de infeco pelo vrus influenza pandmico 2009 H1N1, assinale a alternativa CORRETA: A) Quando utilizado em pacientes graves ou imunossuprimidos, e quando administrado via sonda nasoentrica, o oseltamivir deve ser administrado em doses duas vezes maiores que as habituais, por 10 dias. B) De acordo com a literatura mdica, o uso de oseltamivir est indicado nesse caso, pois poderia reduzir a chance de morte. C) Infeco bacteriana pulmonar ocorre em cerca de 4%-49% dos casos de infeco pelo H1N1, independentemente da gravidade inicial do paciente. D) No caso apresentado, a interrupo do uso de equipamentos de proteo individual (e.g, mscara) pela equipe de sade poderia ser feito uma semana aps o incio dos sintomas. QUESTO 32 Um homem admitido no Pronto Socorro com histria de febre acima de 39C e muita prostrao. A histria releva diagnstico de linfoma no Hodgkin, e tratamento quimioterpico h cerca de 11 dias. Ao exame clnico, percebe-se FR 26 e FC 96, com SaO2 92% em ar ambiente. A radiografia de trax mostra hipotransparncia em lobo mdio, acometendo tambm o lobo inferior do pulmo direito, com broncograma areo. De acordo com as recomendaes atuais, qual seria a conduta ADEQUADA para esse caso? A) Colher hemocultura e iniciar imediatamente cefepime e vancomicina. B) Colher hemocultura e iniciar imediatamente cefepime. C) Aguardar o hemograma, para definir o melhor esquema de tratamento antibitico. D) Colher hemocultura e iniciar imediatamente cefepime e anfotericina B lipossomal.
CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

18

QUESTO 33 Mulher de 38 anos internada no hospital com relato de febre, inapetncia, olhos amarelados e falta de ar. O quadro iniciou-se h cerca de 3 (trs) semanas e vem piorando progressivamente. A paciente foi submetida a transplante de clulas tronco hematopoiticas para tratamento de leucemia mielide aguda h cerca de 8 (oito) semanas. A radiografia de trax mostra infiltrado intersticial difuso e a SaO2 de 88% em ar ambiente. O mdico plantonista solicita, dentre outros exames, pesquisa de antigenemia para CMV por anticorpo monoclonal, a qual se revela negativa. Em relao a esse histrico, CORRETO afirmar que A) a interpretao do resultado da pesquisa de antgenos do CMV no depende da contagem de neutrfilos, o que justifica a sua utilizao em pacientes neutropnicos. B) na ausncia de quimioprofilaxia, a reativao do CMV ocorre em cerca de 80% dos pacientes soropositivos para este vrus que so submetidos a transplante alognico de medula ssea, sendo que 1/3 dos casos reativados cursam com doena clnica. C) o ganciclovir, usado para tratamento de infeco pelo CMV, tem como principal efeito colateral a toxicidade heptica. D) em pacientes submetidos a transplante alognico de medula ssea, a o pneumonite por CMV ocorre geralmente aps o 100 dia ps-transplante, quando a intensidade da imunossupresso atinge o seu pico.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

19

QUESTO 34 Um homem de 72 anos internado no CTI com quadro de pneumonia adquirida na comunidade e choque sptico, 18 horas aps ter sido admitido no pronto socorro. O paciente tem histria pregressa de insuficincia cardaca e o ecocardiograma feito h um ano mostra frao de ejeo de ventrculo esquerdo igual a 48%, sem maiores detalhes. O mdico plantonista do pronto socorro informa ter administrado 1.000 ml de SF 0,9%, antes de transferi-lo ao CTI. O paciente colocado sob ventilao mecnica invasiva controlada assim que chega nova unidade (PEEP 8, FiO2 60%, PPI 28, VT 420, SaO2 92%, SvO2 69%). A presso intra-arterial 68 mmHg, sob noradrelina a 0,3 microg/Kg/min. Durante as seis horas seguintes, a diurese mostra-se abaixo de 50 ml/Kg/h. A conduta CORRETA para esse caso A) iniciar dobutamina, caso a diurese permanea baixa, e objetivar SvO2 acima de 70%. B) implantao do cateter de artria pulmonar, com intuito de avaliar a presso capilar pulmonar, o que orientar a administrao de fluidos, e permitir melhor avaliao do quadro hemodinmico geral.

C) administrao de 500 ml de amido hidroxietlico a 6%, e iniciar dobutamina, objetivando SvO2 acima de 70%. D) medida do ndice de variao respiratria de presso de pulso. Administrar pores de 500 ml de cristalide, se apresentar ndice acima de 12%. Repetir o procedimento aps 30 minutos.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

20

QUESTO 35 Uma mulher de 80 anos admitida na sala de emergncia com quadro de choque sptico, foco urinrio. O exame ultrassonogrfico revela hidronefrose direita, com litase ureteral. A paciente encontra-se entubada, sob ventilao mecnica, e em uso de doses crescentes de aminas vasopressoras, a despeito da reposio volmica adequada. A histria pregressa dessa paciente revela apenas hipertenso arterial sistmica e osteoporose. O residente de planto prescreve hidrocortisona, 50 mg IV a cada 6 horas, iniciada 7h aps a constatao do choque, e procura o mdico plantonista para discutir o caso. A alternativa que expressa o estado atual da literatura sobre esse tema A) o residente deveria ter solicitado a dosagem srica de cortisol, antes de iniciar a administrao de corticides. B) o residente estava certo na sua conduta, porm seria necessrio prescrever tambm fludrocortisona, 50 microg /dia por via enteral. C) em pacientes com choque sptico grave, a administrao de corticosterides em doses baixas (e.g., 200 a 300 mg/dia de hidrocortisona) associa-se recuperao mais rpida do choque, porm sem benefcio na mortalidade. D) o residente estava certo na sua conduta, mas o benefcio da administrao de corticides vlido apenas quando essa droga iniciada at 4 horas aps incio do choque. QUESTO 36 Um homem de 80 anos apresenta-se no pronto socorro com queixas de dor ventilatrio-dependente, tosse produtiva e astenia. Ao exame fsico, ele se encontra prostrado, confuso, febril (T. 38,7oC), com FR 32, PAS 85mmHg e FC 89. No h histria de internaes recentes, e h relato de tratamento para infeco urinria com Bactrim h duas semanas. A conduta adequada para esse caso encaminhar o paciente para a sala de emergncia, solicitar hemocultura e A) iniciar cefepime + claritromicina IV. B) iniciar cefotaxima + claritromicina IV. C) iniciar ceftriaxona + moxifloxacino IV. D) iniciar moxifloxacino IV.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

21

QUESTO 37 Paciente 55 anos, masculino, h 22 dias internado com quadro de pneumonia, traqueostomizado, em desmame da ventilao mecnica. Histria pregressa de angina com CAT, mostrando obstruo parcial em 2 artrias coronrias (coronria direita e circumflexa). Apresenta quadro sbito de hipotenso e fibrilao atrial. Um cateter de artria pulmonar inserido e os dados obtidos mostram: presso venosa central (PVC) 19 mmHg, presso de artria pulmonar (PAP) 45/24 mmHg (mdia 25), presso de artria pulmonar ocluda (PAPO) 14 mmHg, dbito cardaco (DC) 2,7 L/min, ndice cardaco (IC) 1,6 L/min e saturao venosa de O2 (SvO2) 44%. A causa mais provvel da hipotenso aguda deste paciente A) infarto de ventrculo esquerdo. B) infarto de ventrculo direito. C) tamponamento cardaco. D) embolia pulmonar macia.

QUESTO 38 Paciente, masculino, 21 anos, asmtico grave, apresenta-se com quadro de exacerbao da asma evoluindo com piora progressiva. admisso na sala de emergncia, apresenta-se sem resposta ao comando verbal e com sinais de insuficincia respiratria aguda com respirao paradoxal. O paciente entubado usando ketamina e um bloqueador neuromuscular. Aps a entubao, a presso de pico inspiratria medida de 50 cm H2O e a presso de plat de 25 cm H2O. Os mecanismos fisiopatolgicos mais provveis que explicam a diferena entre a presso de pico inspiratria e a presso de plat nesse caso so A) complacncia normal e resistncia aumentada em via area. B) complacncia diminuda e resistncia aumentada em via area. C) elastncia diminuda e resistncia aumentada em via area. D) complacncia e resistncia em via area aumentadas.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

22

QUESTO 39 Paciente, feminino, 68 anos, 52 kg, portador de doena pulmonar obstrutiva crnica apresenta-se com quadro de exacerbao aguda, evoluindo com piora progressiva necessitando de ser entubado e ventilado. Voc recebe o planto de um colega e encontra a paciente hipotensa (PAS 80/45) taquicrdica (FC 120), com dificuldade em ciclar o ventilador. O ventilador havia sido regulado previamente com os seguintes parmetros ventilatrios: modo ventilatrio volume controlado, volume corrente (VC) = 400 ml; frequncia respiratria (FR) = 16; relao Inspirao:Expirao (I:E) = 1:3; PEEP = 3, FIO2 = 0,5. Voc mede o PEEP intrnseco e de 18 cmH2O. A conduta imediata MAIS adequada neste momento A) reduzir a FR e o volume corrente. B) reduzir a sensibilidade do ventilador. C) mudar o modo ventilatrio para presso controlada. D) reduzir a FR e aumentar o PEEP.

QUESTO 40 Em relao terapia de substituio renal, assinale a alternativa CORRETA. A) Pacientes com risco aumentado de sangramento devem utilizar a hemofiltrao venovenosa contnua. B) Pacientes com hipertenso intracraniana devem utilizar a hemodilise intermitente com retirada rpida de volume. C) Em pacientes com hipercalemia, a hemodilise mais eficiente em remover potssio do que a hemofiltrao. D) Em pacientes spticos, a hemofiltrao venovenosa contnua mais eficiente que a hemodilise.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

23

QUESTO 41 Paciente, 40 anos, feminino, apresenta-se com quadro de cefaleia, confuso mental e ictercia h 8 dias. Foi submetida a transplante de medula ssea h 3 meses. Ao exame, apresentava-se confusa, ictrica, com sangramento gengival e leses purpricas no tronco, temperatura 38,8 C, PA 140/90 mmHg, FC 98, e FR 20. Os exames laboratoriais mostram hemoglobinria. Hemocultura e uroculturas negativas. Hematcrito 28%, hemceas 2,5 milhes/mm3, leuccitos globais 10000/mm3, plaquetas 15000/mm3, ureia 45 mg/dL, creatinina 2,9, LDH 800 U/L, bilirrubina total 4,0 mg/dL, bilirrubina direta 0,7 mg/dL. PT, PTT e dimero-D dentro dos padres da normalidade, Teste de Coombs negativo, presena de esquizcitos no sangue perifrico. Qual o tratamento inicial MAIS adequado para esta paciente? A) Prednisona 1mg/kg/dia. B) Plasmaferese. C) Transfuso de plaquetas. D) Rituximab.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

24

QUESTO 42 Paciente 21 anos, feminino, 50 kg, diabtica, apresenta-se com quadro de nuseas e vmitos. Ela tinha histria de vrias admisses prvias no servio de emergncia, com quadro de cetoacidose diabtica por uso inadequado de insulina. Sempre que tem sede, ingere suco de frutas em grande quantidade e apresenta frequentemente vmitos. Ao exame, apresentava-se sonolenta, desidratada, mas no respirava profunda ou rapidamente. Os exames laboratoriais esto descritos na tabela abaixo. O PCO2 venoso era de 69 mmHg.

Sangue venoso Glicose (mg/dL) Sdio (mEq/L) Cloro (mEq/L) Potssio (mEq/L) Albumina (g/dL) Creatinina (mg/dL) Hematcrito 900 120 80 5,5 5,1 2,0 0,55 pH

Sangue arterial 7,40 89 21 40

pO2 (mmHg) HCO3- (mmol/L) PCO2 (mmHg)

Qual o distrbio cido-base predominante nessa paciente e seu principal mecanismo fisiopatolgico? A) No h distrbio cido-base. B) Acidose metablica devido insuficincia pr-renal. C) Acidose metablica devido perda indireta de bicarbonato D) Acidose metablica devido acidose ltica.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

25

QUESTO 43 Paciente, masculino, 35 anos, obeso, descendncia asitica, apresenta-se com quadro de fraqueza muscular intensa, evoluindo para paralisia durante um perodo de 12 horas. Esse quadro de fraqueza se iniciou aps realizao de atividade fisca habitual e ingesto de uma refeio rica em carboidratos. O paciente tinha tido trs episdios semelhantes de paralisia previamente nos ltimos 6 meses, mas no tinha histria familiar de hipocalemia, paralisia ou hipertireoidismo. Ele negava o uso de laxativos ou diurticos, mas estava tomando anfetaminas para emagrecer. Ao exame fsico, ele estava alerta e orientado, PA 150/70, FC 124, FR 18. Apresentava paralisia flcida simtrica com arreflexia nos quatro membros. O eletrocardiograma mostrava ondas U proeminentes. Na avaliao subsequente, os resultados da funo tireoidiana era normal. O restante do exame fsico no apresentava alteraes. Os exames laboratrias esto descritos na tabela abaixo:

Sangue (venoso) Potssio (mEq/L) Creatinina (mg/dL) Sdio (mEq/L) Cloro (mEq/L) 1,8 0,6 140 103

Urina 10 100 100 92 pH

Sangue (arterial) 7,40 40 25 84

PCO2 (mmHg) HCO3- (mmol/L) Glicose (mg/dL)

Qual o tratamento mais adequado para este paciente? A) Reposio agressiva de potssio, devido ao risco de arritmia e hipoventilao. B) Beta-bloqueador no seletivo e reposio moderada de potssio. C) Espironolactona e reposio imediata de potssio. D) Reposio imediata de potssio e magnsio.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

26

QUESTO 44 Mulher, 32 anos, apresenta-se com palpitaes, desconforto precordial, tonteira e nuseas iniciados h 2 horas. Refere que h aproximadamente trs meses tem apresentado cansao progressivo, irritabilidade, emagrecimento e calor excessivo, alm de diarreia no ltimo ms. Nega comorbidades, drogas ou medicamentos. Etilismo social. Ao exame, ansiosa, sudortica, em regular estado geral. Extremidades frias e midas. PA 120/60; FC 160; bulhas arrtmicas e normofonticas em 2 tempos, com SS II/VI FM; FR 24; murmrio vesicular fisiolgico sem rudos adventcios. O traado do eletrocardiograma mostra:

Qual a conduta imediata MAIS adequada? A) Betabloqueador venoso. B) Cardioverso eltrica. C) Amiodarona venosa. D) Aspirina, clopidogrel, heparina de baixo peso molecular, inibidor da enzima conversora da angiotensina e betabloqueador.
CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

27

QUESTO 45 Homem, 67 anos, apresenta-se com dor precordial em aperto, iniciada h 2 horas, com irradiao para mandbula e membro superior esquerdo, associada diaforese. Obeso, relata ter hipertenso e diabetes, nega tabagismo. Uso domiciliar de hidroclorotiazida e propranolol. Ao exame, PA 150/90, P 76, FR 24, sat 92%; RCR em 3T, B3+; crepitaes em tero inferior de ambos os hemitraces. O traado do eletrocardiograma mostra:

Em relao conduta imediata, assinale a alternativa CORRETA. A) A prescrio inicial deve incluir AAS 300mg, clopidogrel 300mg, enoxiparina, inibidor da enzima conversora da angiotensina, nitrato e betabloqueador. B) Na ausncia de contraindicaes, deve ser administrado tromboltico, iniciado dentro de 60 minutos da admisso do paciente. C) A administrao de trombolticos no est indicada, pois o paciente apresenta infradesnivelamento do segmento ST em parede inferior. D) A prescrio inicial deve incluir AAS 300mg, clopidogrel 300mg, enoxiparina, inibidor da enzima conversora da angiotensina e nitrato.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

28

QUESTO 46 Paciente com sndrome coronariana aguda com supradesnivelamento de ST de V1 a V5 evolui com confuso mental e dispneia. Ao exame, extremidades frias, jugulares ingurgitadas, FC 115, PA sistlica 60, FR 32, crepitaes pulmonares at o pice bilateralmente, sat 76%. Ritmo sinusal ao ECG. Alm do suporte ventilatrio, a conduta teraputica inicial deve incluir A) dobutamina isoladamente. B) dopamina e noradrenalina. C) dobutamina e noradrenalina. D) dobutamina e nitroglicerina.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

29

QUESTO 47 Homem, 35 anos, apresenta-se com dor torcica iniciada h 2 horas, associada a diaforese. Fez uso de cocana na ltima noite. Nega comorbidades, uso de medicamentos e histria familiar de doena coronariana. O traado do eletrocardiograma mostra:

Qual a conduta inicial MAIS adequada? A) Encaminhar rapidamente o paciente ao laboratrio de hemodinmica, para realizao de angioplastia primria. B) Investigar melhor as caractersticas da dor, pois pode se tratar de sndrome coronariana aguda sem supradesnivelamento de ST. C) Administrar AAS, clopidogrel, benzodiazepnico e betabloqueador, e solicitar troponina 12 horas aps inicio da dor torcica. D) Administrar ibuprofeno 600mg QID ou AAS 500mg TID e ficar atento aos sinais de tamponamento.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

30

QUESTO 48 Homem, 32 anos, apresenta-se com dispneia incio sbito e histria de cinco episdios de sncope nas ltimas 24 horas. Nega febre, tosse ou outros sintomas. Nega comorbidades, uso de medicamentos, tabagismo, etilismo e uso de drogas. Ao exame, sudorese fria, PA 70/40, FC 121, FR 28, hiperfonese de B2, ausncia de rudos adventcios a ausculta pulmonar. Sat 82%. O mdico plantonista administra 2.000mL de cristalide e a nova medida da presso arterial 80/60. Administra O2 suplementar por mscara facial a 8L/min, sat 89%. Radiografia de trax sem alteraes. Troponina T da admisso 2,04 ng/mL. O traado do eletrocardiograma mostra:

Angiotomografia e ecodopplercardiograma indisponveis. Mdico plantonista realiza ultrassom de emergncia (EFAST) beira do leito, o qual evidencia dilatao importante de ventrculo direito. Qual o diagnstico MAIS provvel e a conduta inicial MAIS adequada? A) Tromboembolismo pulmonar e prescrever tromboltico. B) Insuficincia cardaca crnica descompensada e prescrever dobutamina. C) Tromboembolismo pulmonar e aguardar realizao de angiotomografia de trax antes de iniciar o tratamento. D) Sndrome coronariana aguda sem supradesnivelamento de ST e solicitar cineangiocoronariografia precoce.

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

31

QUESTO 49 Homem, 52 anos, apresenta-se com cefaleia holocraniana de forte intensidade, associada a borramento visual e letargia. O acompanhante informa que o paciente tem diagnstico de hipertenso arterial h cerca de seis anos e que parou de tomar os medicamentos recentemente por conta prpria. Ao exame, paciente sonolento, confuso, PA 222/132, FC 76. Ausncia de sinais focais. Ao exame do fundo de olho, presena de hemorragias retinianas e edema bilateral da papila ptica. ECG mostra sinais de sobrecarga ventricular esquerda e alteraes secundrias da repolarizao ventricular. Tomografia computadorizada do crnio sem alteraes. Exame do lquor sem alteraes. Qual a PRINCIPAL hiptese diagnstica? A) Hemorragia subaracnidea. B) Hematoma subdural. C) Acidente vascular cerebral isqumico. D) Encefalopatia hipertensiva. QUESTO 50 Homem, 54 anos, apresenta-se com dor torcica retroesternal em queimao, intensa, 5 horas de evoluo, associada a nuseas e sudorese fria, com irradiao para pescoo, membros superiores e dorso. Apresentou episdio de crise convulsiva em domiclio. Relatou trs episdios semelhantes de dor torcica no ltimo ano, sendo prescritos antihipertensivos, os quais no usou. Tabagista e etilista. Nega diabetes e dislipidemia. Ao exame, PA 160/90, FC 98, pulsos perifricos estavam presentes e simtricos bilateralmente. Ausncia de sinais focais ao exame neurolgico. ECG: sinais de sobrecarga ventricular esquerda. Radiografia de trax: mediastino no alargado, presena de derrame pleural a esquerda. D-dmero: 980 ng/mL Qual a conduta inicial MAIS adequada? A) Checar glicemia, administrar benzodiazepnico e tiamina venosa em altas doses e manter aporte de glicose. B) Iniciar anticogulao e solicitar angiotomografia de trax ou cintilografia ventilao-perfuso para confirmar o diagnstico. C) Manter PA sistlica menor que 120 mmHg, frequncia cardaca abaixo de 60 bpm e solicitar angiotomografia de trax. D) Iniciar protocolo para sndrome coronariana aguda, realizar ECGs seriados e solicitar troponina T.
CONCURSO PBLICO UFMG/2012

PROVA ESPECFICA

32

CONCURSO PBLICO UFMG / 2012


LNGUA PORTUGUESA / LEGISLAO A B C D 1 A B C D 2 A B C D 3 6 5 A B C D 9 4 A B C D 8 A B C D 12 A B C D 7 A B C D 11 A B C D 15 A B C D 10 A B C D 14 A B C D A B C D 13 A B C D A B C D

ESPECFICA A B C D 16 A B C D 17 A B C D 18 A B C D 19 A B C D 20 A B C D 21 A B C D 22 29 28 A B C D 36 27 A B C D 35 A B C D 43 26 A B C D 34 A B C D 42 A B C D 50 25 A B C D 33 A B C D 41 A B C D 49 A B C D 24 A B C D 32 A B C D 40 A B C D 48 A B C D 23 A B C D 31 A B C D 39 A B C D 47 A B C D A B C D 30 A B C D 38 A B C D 46 A B C D A B C D 37 A B C D 45 A B C D A B C D 44 A B C D A B C D

CONCURSO PBLICO UFMG/2012

RASCUNHO DO GABARITO

33

Vous aimerez peut-être aussi